sábado, outubro 17, 2009

O jornalista Políbio Braga divulgou em seu site de notícias na última terça-feira, 13, em primeira mão, a filiação da jornalista Ana Amélia Lemos ao Partido Progressista (PP) e sua possível candidatura a uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2010. Procurada por Coletiva.net, Ana Amélia Lemos confirmou ter recebido o convite, mas disse que a decisão só será tomada em março de 2010. Pretende amadurecer o assunto, até porque uma eventual candidatura a afastaria de vez dos veículos do Grupo RBS, cujo código de ética não admite a militância partidária. (Coletiva.Net)

sexta-feira, outubro 16, 2009

Pós-Graduação em Direito inscreve até o dia 30
O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS recebe inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado. As linhas de pesquisa oferecidas são "Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado", "Hermenêutica, Justiça e Estado Constitucional" e "Jurisdição, Instrumentalidade e Efetividade do Processo". São oferecidas 25 vagas para o Mestrado e 6 vagas para o Doutorado. O procedimento segue até 30 de outubro. Informações no site www.pucrs.br/direito/pos ou pelo telefone (51) 3320-3537.
...
Dieta de Darwin é tema de curso
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) realiza na segunda-feira, 19 de outubro, das 19h30min às 22h30min, o curso de extensão "A dieta de Darwin". Ministrada pela professora da Faenfi Raquel Dias e a chef Juliana Machado, a atividade busca resgatar a importância que a alimentação teve na evolução da espécie humana e mostrar a vida de Darwin através do livro de receitas criado por Emma Darwin, esposa do cientista. Durante as aulas práticas, os alunos irão assistir a preparação de alguns pratos baseados no livro de Emma, além de degustá-los.
Informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Concerto do Coral e Orquestra Filarmônica comemora a primavera
Neste domingo, 18 de outubro, o Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob regência do maestro Frederico Gerling Junior, realizam mais uma apresentação da série "Concertos Comunitários Zaffari - Ano 22". Será às 16h no Teatro Bourbon Country (avenida Túlio de Rose, 80 - Porto Alegre).
Serão executadas obras de Verdi, Strauss, Dvorak, Piazzolla, Lehàr e Elgar. Participam como solistas Adriana de Almeida, Marcello Vannucci, Flavio Leite e Pedro Spohr. Também haverá a participação do Ballet Concerto e da Cia. de Dança Tracy e Alexandre. A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3582.
...
Gestão de Carteiras e Alocação de Ativos é tema de curso
A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) realiza no sábado, 17 de outubro, o curso de extensão "Gestão de Carteiras e Alocação de Ativos". Ministrado pelo professor de economia da PUCRS Carlos Renato Salami, a atividade abordará temas como "Moderna Teoria de Carteiras", "Modelos de Precificação de Ativos", "Indicadores de Desempenho de Gestão", "Análise de Risco e Composição de Portfólio" e "Alocação de Ativos". O encontro ocorre das 9h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Al egre). Inscrições no site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações adicionais pelo telefone (51) 3353-7753.
...
Oficina gratuita debate Memórias e Subjetividades
A próxima oficina do Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), falará sobre "Memórias e Subjetividades: Do que se trata mesmo?". A atividade será neste sábado, 17 de outubro, das 9h às 12h, na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A ministrante é a professora Suzana Huerga.
O LAM promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores, alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrem aos sábados pela manhã e os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês.
Informações adicionais e inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo telefone (51) 3353-4768.
...
Inscrições abertas para projeto na área de manutenção e configuração de computadores e redes
A Fundação Pensamento Digital, com sede no Tecnopuc, recebe apoio do Criança Esperança na realização do Projeto "Formação em Manutenção e Configuração de Computadores e Redes". O curso é voltado para quem reside em Viamão, com com idade entre 14 e 26 anos. As inscrições podem ser feitas no Campus Viamão da PUCRS (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão). Informações pelo telefone (51) 3433-5150 ou e-mail sabrina@pensamentodigital.org.br.
...
Workshop gratuito fala da formação e do trabalho do assistente social
A Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS) promove neste sábado, 17 de outubro, das 10h às 12h, e na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, das 17h às 19h, workshops sobre a formação e o trabalho do assistente social na atualidade. Os encontros acontecem na sala 330 do prédio 15 no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A atividade tem entrada franca. Informações e inscrições pelo telefone (51) 3320-3546 ou pelo e-mail servico-social@pucrs.br.
A Feevale promove de 24 de outubro a 21 de novembro o curso Jornalismo de Blogs na era do Twitter, uma capacitação focada no cenário atual do mercado de blogs e na atividade jornalística deste nicho através de teoria e atividades práticas. O curso, voltado para acadêmicos e demais interessados em tecnologia e jornalismo, tem como objetivo apresentar a importância do jornalismo de blogs para uma empresa ou para um profissional que está no mercado. O curso será ministrado por Diego Guichard, redator do site www.clicesportes.com.br, blogueiro do espaço Canal dos Games, colunista do jornal Zero Hora e A Notícia. Camila Saccomori, editora do Diário Gaúcho online, colunista de TV da Zero Hora e blogueira do site www.zerohora.com, divide o conteúdo com Diego. Na programação do curso constam os temas: blogs, twitter e redes sociais, podcast e videocast, audiência em blogs e blogs na mídia. A capacitação ocorrerá aos sábados, das 8h30 às 12h30, e as inscrições podem ser realizadas até 22 de outubro pelo site da Feevale, na Secretaria de Extensão do Campus I ou no Atendimento Feevale no Campus II. Informações pelo telefone (51) 3586.8822. (Coletiva.Net)

quinta-feira, outubro 15, 2009



Até o dia 04 de novembro estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de 600 salva-vidas civis temporários, de acordo com a Lei nº 12.852, de 04 de Dezembro de 2007. Os candidatos selecionados serão contratados nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, podendo o respectivo período ser prorrogado ou reduzido, conforme as necessidades da atividade.
Mais informações no site da BM ( http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/ ) ou no Departamento Administrativo (Rua Andradas, 498, Porto Alegre, fone (51) 3288-2812) e nos Comandos Regionais de Policiamento e de Bombeiros.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar e entregar o comprovante original de pagamento no valor de R$ 29,06 (Banrisul 041- Agencia 0051, Conta nº 03.058424.03, em nome de FESP BM DF ARREC CENTRAL) e preencher os requisitos para a inscrição, conforme o edital.
As 600 vagas obedecem a seguinte distribuição: - Águas do Mar - Litoral Norte - 445 - Águas do Mar - Litoral Sul - 90 - Águas Internas - Região Metropolitana - 10 - Águas Internas - Capital - 15 - Águas Internas - Região Sul - 20 - Águas Internas - Região Central - 5 - Águas Internas - Vale do Rio Pardo - 5 - Águas Internas - Vale do Rio do Sinos - 5 - Águas Internas - Fronteira Oeste - 5.
O projeto Curta nas Telas apresenta a partir de amanhã, 16, o filme Picolé, Pintinho e Pipa, de Gustavo Melo, na sala 8 do Unibanco Arteplex (Shopping Bourbon Country), acompanhando a exibição do longa Apenas o Fim, de Matheus Sousa. O curta será exibido até 29 de outubro, nas sessões das 14h, 16h, 20h e 22h.
No filme, o carro do troca-troca está passando na sua rua: garrafa velha, bacia velha, garrafão de vinho vazio, motor de geladeira; o moço troca por picolé, pintinho e pipa. A produção ganhou o prêmio Porta Curtas no Iguacine do Festival de Cinema de Nova Iguaçu, em 2008.
Foi um dos 11 filmes selecionados na 34ª edição do projeto Curta nas Telas, fruto de convênio entre a prefeitura, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas. O objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, com a exibição no circuito de cinema de Porto Alegre.
Ficha técnica - Gênero: Ficção. Ano: 2006. Duração: 15 minutos. Cor: Colorido. Bitola: 35mm. Classificação: livre. Diretor: Gustavo Melo. Produção: Luciana Bezerra. Fotografia: Fabrício Tadeu. Roteiro: André Santinho e Gustavo Melo. Som Direto: Evandro Lima e Adriano Guerra. Rio de Janeiro. Montagem: Alessio Slossel. Elenco: Ana Miranda, Arthur Bispo, Chico Santana, Diego Francisco, Henrique César, Newton Magalhaes, Wallace Coutinho, Xande Alves.
Seleção para 2010 - Até 23 de outubro, estão abertas as inscrições para a próxima seleção de curtas-metragens que serão exibidos nas salas de cinema de Porto Alegre em 2010. Informações: 3289-8137 ou curtanastelas@smc.prefpoa.com.br.
A Secretária Municipal de Administração (SMA) publica na edição de amanhã, 16, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital nº 198, referente aos Concursos Públicos Nº 431 – Assistente Administrativo e Nº 439 – Médico – Várias Especialidades. Além de um assistente administrativo, estão sendo chamados seis médicos das áreas de: Cirurgia Plástica (1), Infectologia (1), Medicina Intensivista Pediátrica (1), Otorrinolaringologia (1) E Pediatria (2).
Os candidatos citados no edital terão prazo de cinco dias úteis, a contar da data de entrega da correspondência, para comparecer junto à Coordenação de Seleção e Ingresso (Siqueira Campos, 1.300, 9º andar, sala 900), a fim de tratar de suas nomeações e encaminhar os exames complementares de ingresso. O não comparecimento, no prazo determinado, será entendido como desistência do candidato à nomeação no referido cargo.
A listagem completa pode ser conferida no Diário Oficial de Porto Alegre (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/) e na Internet, através do site: http://www.portoalegre.rs.gov.br/concurso .
Devido ao processo de seleção de professores e educadores, as aulas do ProJovem Urbano começam no dia 9 de novembro. De acordo com o secretário municipal da Juventude, Alexandre Rambo, o adiamento foi necessário para atender todas as determinações previstas no edital de licitação pública.
A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul), que venceu a licitação para executar o programa em Porto Alegre já encerrou o processo de inscrição de docentes. Com salário é de R$ 1.173,20 por 30 horas semanais de trabalho, agora inicia a seleção de professores de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Humanas, Inglês e Matemática. Também serão selecionados educadores de Participação Cidadã e de qualificação profissional nas áreas de Saúde, Construção e Reparos, Esporte e Lazer e de Gestão Pública no Terceiro Setor.
Matrículas abertas – As inscrições para o ProJovem Urbano prosseguem até o dia 16 de outubro. Até lá, a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) manterá agentes de matrículas no Mercado Público, na Esquina Democrática e no posto do Sine de Porto Alegre (avenida Mauá, 1.013), das 9h às 18h, e nos bairros da Capital, no período da tarde, em busca de novos estudantes. Mais informações pelos telefones 3289.1724 e 3289.1728.
Os interessados em participar do programa devem ter entre 18 e 29 anos e saber ler e escrever. Para se inscrever é necessário carteira de identidade, comprovante de residência em Porto Alegre e histórico escolar, se tiver. Durante 18 meses, os alunos receberão qualificação profissional, iniciação à informática e bolsa-auxílio de R$ 100.
O Centro Acadêmico Maurício Cardoso (CAMC) da Faculdade de Direito da PUCRS promove, de 19 a 21 de outubro, a "6ª Jornada Lia Pires", que trabalhará temas como os desafios à atuação do Ministério Público no tribunal do Júri, o sigilo no inquérito policial e no processo penal, o que é justa causa, a presunção de inocência no processo penal, as rupturas e desafios e as questões atuais da criminalidade econômica.
Além das palestras, a programação prevê a realização de júris simulados, onde equipes acadêmicas debaterão casos reais. Na terça-feira, 20 de outubro, às 14h, o júri será entre a Unilasalle e a Univates e na quarta-feira, dia 21, às 14h, entre a PUCRS e o IPA. A atividade ocorre no Centro de Eventos da Universidade, no prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), a partir das 8h30min. As inscrições para as palestras podem ser feitas no CAMC, no térreo do prédio 11. Na quarta-feira, às 20h30min, o renomado advogado Oswaldo de Lia Pires realiza a conferência de encerramento. Informações no telefon e (51) 3353-7976, ramal 204.
Os alunos da Ulbra terão a oportunidade de pesquisar e planejar a imagem da Universidade. A nova professora de Relações Públicas da Ulbra, Tânia Almeida, propôs aos estudantes uma pesquisa a respeito do tratamento dado pela mídia à Universidade, durante o período de crise na instituição. A ideia é de fornecer um detalhado dossiê com sugestões de ações para o fortalecimento da marca Ulbra como excelência em educação. “As empresas sempre analisam seus departamentos de comunicação pelo viés da imprensa, pois a mídia dá visibilidade imediata. No entanto, existem diferentes linguagens e processos que também dão resultados, tanto com o público interno quanto com o externo”, ressalta. Tânia dividiu a turma em quatro grupos de trabalho. O primeiro vai analisar o comportamento da assessoria de comunicação da Ulbra, seus releases e posicionamento da reitoria no período. O segundo fará um levantamento do que foi publicado nos principais jornais do Estado, enquanto o terceiro mapeará a conduta das entidades sindicais na época. O último grupo fará um rastreamento na internet. Todo o material recolhido será a base do estudo, que vai traçar uma sugestão de planejamento de imagem para a instituição. “Os alunos vão realizar esse trabalho fundamentados em técnicas e metodologias de pesquisa em comunicação. Isso vai facilitar o aprendizado”, esclarece a professora. (Coletiva.Net)
Estão abertas até 30 de outubro as inscrições para vagas na educação infantil da rede municipal de ensino. As solicitações devem ser feitas na escola mais próxima à residência do interessado, sendo 40 de educação infantil e 26 de ensino fundamental, que também oferecem turmas de pré-escola. As vagas variam de acordo com a disponibilidade de cada instituição e se destinam a crianças de zero a 5 anos e 11 meses, completados até 28 de fevereiro de 2010.
No ato da inscrição, os pais ou responsáveis devem portar comprovante de residência e de renda, além da certidão de nascimento da criança. O resultado e o período de matrícula serão informados pelas instituições.
A Escola Municipal de Educação Infantil dos Municipários Tio Barnabé (Otto Ernst Meyer, 55, bairro Azenha) é a única da rede que dá prioridade para o atendimento dos filhos dos municipários, mas aceita inscrições de qualquer criança, conforme resolução 006/03 do Conselho Municipal de Educação. A instituição atende a 125 crianças com idade entre 4 meses a 5 anos e 11 meses, divididas em cinco turmas. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, pois a frequência é em turno integral.
A Secretaria Municipal da Cultura informa que as inscrições para a 35ª edição do Concurso Curta nas Telas estarão abertas de 28 de setembro a 23 de outubro. Poderão participar filmes de curta-metragem brasileiros, em bitola 35 mm, com duração de até 15 minutos, incluídos os créditos, que não tenham sido exibidos através da Lei Federal nº6821/1975 e que tenham sido realizados após o ano de 1990, inscritos por pessoas físicas e jurídicas.
O regulamento com as normas do concurso, bem como a ficha de inscrição, está disponível no link abaixo. Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, pelos fones: (51) 3289-8137 e (51) 3289-8133 ou pelo e-mail curtanastelas@smc.prefpoa.com.br.
Clique aqui para ler ou imprimir o regulamento.
Realiza-se sábado, 17, com saída às 10h no Totem dos Antiquários (praça Daltro Filho, Centro Histórico) a Caminhada Literária, um passeio pela literatura, revisitando pontos do Centro Histórico da Capital, transferido de sábado passado devido à chuva. Ele faz parte dos roteiros do programa Viva o Centro a Pé, e será orientado pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer.
Quem quiser participar da Caminhada Literária pode se inscrever pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor é um litro de leite ou um quilo de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. As inscrições por e-mail devem ser feitas até sexta-feira, 16, às 14h.
O roteiro de aproximadamente duas horas inclui o Viaduto Otávio Rocha, Livraria do Globo (rua da Praia), Chalé da Praça XV, Mercado Público e Praça da Alfândega. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte.
Luis Augusto Fischer - O orientador da Caminhada Literária, Luis Augusto Fischer, é formado em letras, professor de literatura brasileira na Ufrgs. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de São Paulo e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária publicados. Seus maiores sucessos de vendas são o “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004). Em 2005 publicou seu primeiro texto de ficção, “Quatro Negros”. Em 2008 publicou outra novela com o nome de "Duas águas", e em 2009 o "Dicionário Colorado".
O Caminho dos AntiquáriosA feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura e, na caminhada literária, por um escritor.A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

quarta-feira, outubro 14, 2009


Exposição apresenta acervo de Moysés Vellinho
Até o dia 20 a Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS expõe originais de livros, medalhas e condecorações do crítico literário Moysés Vellinho. A mostra comemora os 70 anos da publicação, por Vellinho, de um ensaio sobre a obra de Machado de Assis, cujos originais estão no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade. A exposição está localizada no hall de entrada da Biblioteca e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. A entrada é franca.
...
Torneio Empreendedor inscreve até sexta-feira
O Núcleo Empreendedor da PUCRS recebe inscrições para o "3º Torneio Empreendedor" até esta sexta-feira, 16 de outubro. A atividade busca despertar o espírito empreendedor e estimular a cultura empreendedora na Universidade. O evento premiará os três primeiros colocados com bolsas de estudos no valor total de R$ 19.000,00, seis meses de pré-incubação no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idéia) e o direito de entrar na etapa final do processo de seleção da incubadora Raiar.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor ou pelo telefone (51) 3353-7754.
...
Seminário internacional sobre a história da literatura ocorre na PUCRS
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do "Seminário Internacional de História da Literatura", que será realizado entre 27 a 29 de outubro. Renomados pesquisadores e professores do Brasil e do exterior vão debater assuntos da área em conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e workshops.
No dia 29 de outubro às 18h, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da obra "1808", fala do tema "O desafio da linguagem na democratização do conhecimento". As atividades ocorrem no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições de trabalhos pelo site www.pucrs.br/eventos/historiadaliteratura ou na na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, até esta quinta-feira, 15 de outubro. Para participar como ouvinte é possível se inscrever até o dia da atividade.
O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Informações no site citado ou telefone (51) 3320-3680.
...
Técnicas para investir na bolsa de valores
O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para a terceira edição do curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores". Destinado a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes, o encontro irá mostrar os benefícios de um planejamento financeiro pessoal e explicar o funcionamento do mercado de ações, ensinando de forma prática como analisar empresas, precificar ações e montar uma carteira segura de investimentos.
A atividade acontece neste sábado, 17 de outubro, das 9h às 19h, e será ministrada pelo professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Leandro Rassier. Inscrições por meio do site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
...
Promusit participa de evento em Mato Grosso
O Projeto Museu Itinerante (Promusit) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS participa, entre os dias 19 e 23 de outubro, da Semana de Ciência e Tecnologia em Cuiabá, no Mato Grosso. O convite foi feito pela Coordenadoria de Popularização da Ciência da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
...
Gre-Nal com ex-atletas comemora o Dia do Idoso
O 1º Gre-Nal de Idosos, promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), no dia 10 de outubro, foi uma verdadeira celebração à saúde na longevidade, dos ex-atletas da dupla e de todas as pessoas que podem se redescobrir na fase mais madura de suas vidas. O placar final de 1 X 1 foi o que menos importou frente ao clima de amizade e confraternização que tomou conta do evento.
A primeira demonstração de paz e integração, grande bandeira do evento, começou no vestiário. As equipes se prepararam no mesmo local, em clima de descontração e lembrança dos tempos em que jogavam profissionalmente. Após estarem devidamente preparados e aquecidos, subiram as escadarias que levam ao gramado do Parque Esportivo da PUCRS e foram recebidos com aplausos, gritos e assovios pelos torcedores presentes. Para retribuir, cada jogador entregou rosas brancas a quem estava na arquibancada.
O pontapé inicial foi dado pelo secretário municipal da Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos, que representou o prefeito José Fogaça. "A Prefeitura é parceira desse evento de prestígio aos idosos, que são uma grande parcela da população brasileira e merecem todo o nosso respeito", afirmou.
O jogo, realizado em dois tempos de 35 minutos, mostrou que talento não se perde com o aumento da idade. Embora num ritmo moderado, as equipes trocaram passes precisos e criaram diversas chances para abrir o marcador na primeira etapa. As substituições, que ocorreram sem o limite tradicional de três para cada lado, também se tornaram motivo de festa. Amigos e familiares irrompiam em aplausos reconhecendo os que deixavam o campo e incentivando quem entrava no lugar. Os gritos de gol, porém, ficaram guardados para o segundo tempo.
De volta ao gramado, as equipes foram renovadas com a presença dos jogadores que estavam no banco. A partida ganhou mais velocidade e, aos 20 minutos, Altair abriu o placar para o Internacional. Com boa movimentação, o jogo seguiu aberto, com os dois times buscando o gol. Mas dessa vez foi o Grêmio que chegou às redes, com Nenê, faltando cinco minutos para acabar a disputa. Placar final: 1 x 1 e muita comemoração de ambos os lados, que foram reconhecidos cada qual com um troféu entregue pelo Dr. Newton Terra, idealizador do evento e coordenador do IGG.
Para Altair, 54 anos, essa "foi uma oportunidade de reencontrar os amigos e incentivar os jovens à prática do esporte, principalmente agora que o Brasil vai ser sede de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas". Senimicaelso Rosa, o Nenê, 59 anos, disse manter o hábito de jogar "para chegar com saúde à terceira idade".
Os ex-atletas mais longevos em campo foram Breno Maranghello, 77 anos, pelo Grêmio, e Elton Fensterseifer, 72 anos, pelo Internacional. Caminhadas constantes, distância do cigarro e alimentação equilibrada compõe a receita de bem-viver dos dois.
A atividade teve o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e de Assuntos Comunitários da Universidade, Programa Geron, Programa RS Amigo do Idoso, Fetapergs e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Após a partida, um jantar oferecido pelo IGG reuniu os jogadores e equipes técnicas no restaurante Vila Olímpica, no prédio 80.

Escalações


Grêmio

Alberto
Detefon
Vilson
Cebola
Breno
Gaspar
Caio
Jurandir
FlechaVolmir
Loivo
Banco: Nenê, Fernandão, Taxinha

Internacional

Cavalheiro
Tadeu Xavier
Flávio
Larry
Jorge Andrade
Elton
Bolinha
Leitão
Dorinho
Lino
Harlen
Banco: Maninho, Claiton, Altair, Sarará, Betão e Itacir
O II Fórum Interlocuções do Imaginário - Fotografia, Subjetividade e Cultura Urbana chega à última semana com exposições, palestras, oficinas e audiovisuais até sábado, 17 de outubro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223). Nesta terça-feira, dia 13, chegam a Porto Alegre os fotógrafos Luis René Morilla, de Buenos Aires, e Flávio Samelo, de São Paulo, que apresentam a exposição Charla Fotográfica, com 50 fotos em preto-e-branco. Eles estarão nas palestras, gratuitas, que começam na quarta-feira, às 18h, e em oficinas, a partir do dia 14, à tarde, até sábado. René Morilla, 73, com 50 anos de carreira, fotodocumentou a transformação do bairro La Boca, na Argentina, desde a década de 1950. Seu olhar reflete a beleza da cidade e a sensualidade do tango, com lapidado senso estético, revelando a força de suas imagens. O artista Flávio Samelo, 31, participou da exposição Transfer, no Santander Cultural. É um dos nomes da fotografia de skate e tem imagens marcadas pelo grafismo. A 2ª edição do fórum busca construir um diálogo entre a cidade e a arte urbana, tendo a fotografia como narradora das histórias de pessoas nos espaços públicos, na sua relação com a arquitetura, monumentos, esculturas, grafite, street art ou a performática arte do skate. O evento marca os 10 anos da Escola de Fotografia Câmera Viajante e tem a participação de 30 profissionais - fotógrafos, artistas plásticos, cineastas, historiadores, arquitetos, jornalistas, psicólogos. As palestras acontecem nesta quarta-feira, 14, das 18h às 20h; quinta e sexta-feira, das 14h às 21h, e sábado, 17, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. Entre os participantes estão: Maristela Salvatori, Charles Monteiro, Tiago Holzmann da Silva, Gisele Becker, Luciana Gruppelli Loponte, Leopoldo Plentz, Tadeu Vilani, André Venzon, Adroana Xaplin, Liana Timm, Fernanda Chemale, Luís Flávio Trampo, Ada Luz e Rogério Ferrari. (Coletiva)
A RBS TV exibiu na sexta-feira, 9, durante o telejornal RBS Notícias, um vídeo em que o vice-governador do Estado, Paulo Feijó, faz denúncias de como funcionaria o esquema de caixa dois na campanha eleitoral da governadora Yeda Crusius. O vídeo inicia com o esclarecimento de que o vice-governador estava concedendo depoimento a convite do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul. O advogado de Yeda, Fábio Medina Osório, protocolou reclamação ao Conselho Nacional do Ministério Público contra o que considera “seguidas interferências políticas do MPF na política do Estado”. Segundo ele, o vídeo foi liberado por agentes do MPF, sem autorização da juíza Simone Fortes, encarregada do caso, e com exclusividade para a RBS. Procurado por Coletiva.net, o gerente de jornalismo da RBS TV, Eurico Meira, nega que a emissora tenha revelado a fonte que divulgou o vídeo. O repórter da rádio Gaúcha e RBS TV Daniel Scola teria obtido o vídeo junto a uma fonte que pediu para não ser identificada. No entanto, ainda na sexta-feira, 9, o próprio site da RBS informava que o material havia sido obtido “junto ao MPF”. Esta revelação foi feita pelo jornalista Políbio Braga, que publicou em seu site de notícias o link para o conteúdo, que somente na manhã desta terça-feira, 13, foi alterado. Onde se lia “junto ao MPF”, consta agora “junto a uma fonte que pediu para não ser identificada.” (Coletiva.Net)
O Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido (Neto) promove a partir de amanhã, 14, na sala 502 da Usina do Gasômetro, uma oficina com 20 horas de duração, onde serão experimentados jogos e exercícios teatrais do método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão, peça que poderá ser levada a público se for vontade dos autores. E o "espect-ator" poderá intervir nos rumos da história, tentando solucionar os conflitos.
As aulas serão desenvolvidas nas quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h30, até 6 de novembro. Inscrições a R$ 80,00 (oito encontros de duas horas e meia), pelo telefone 9161-5014 ou e-mail celso.veluza@gmail.com.
Teatro do Oprimido:Método estético que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual dos praticantes e a democratização do teatro. Cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e, assim, amplie suas possibilidades de expressão, além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores. Idealizado e estruturado pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido procura redimensionar o teatro, tornando-o um meio eficaz na compreensão e na busca de alternativas para problemas pessoais e interpessoais.

domingo, outubro 11, 2009

Agentes de educação para o trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) distribuirão material para um trânsito seguro aos motociclistas presentes na Procissão de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira, 12, na Capital. A procissão tem sua saída prevista para as 9h, na av. Castelo Branco, entre a Rodoviária e a av. Sertório, com a participação prevista de cerca de dez mil condutores.
O trajeto prosseguirá pela BR-290, Assis Brasil, Bernardino Silveira Amorim, Francisco Silveira Bittencourt, Plínio Kroeff e rua 1937, encerrando no Porto Seco, com uma missa. Durante a passagem dos motociclistas acontecerão bloqueios momentâneos.
As ações educativas prosseguem durante toda a próxima semana com atividades na quarta-feira, 14, nas escolas Nossa Senhora do Brasil e Especial Lilian Mazeron (manhã); Santo Antônio e Marista Ipanema (tarde); quinta-feira, 15, Glória e Madre Raffo (manhã); Champagnat e Sevigê (tarde); sexta-feira, 16, Pão dos Pobres (tarde).
Uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, empresários, secretários e dirigentes de Turismo europeus de 17 comunidades que integram a Rota Romântica da Alemanha (Romantischer Strasse) foi recepcionada hoje, 9, na Secretaria Municipal de Turismo. Tomaram chimarrão e assistiram apresentação do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, que mostrou danças e músicas regionais. Depois, a comitiva embarcou no ônibus Linha Turismo para um city tour pelos principais pontos turísticos da Capital.
O grupo, com cerca de 20 integrantes, veio conhecer a Capital depois de um tour pelos 13 municípios da Rota Romântica Brasileira, inspirada na iniciativa alemã e que se estende por 184 quilômetros entre a região do Vale do Sinos e a Serra gaúcha, integrando atrativos naturais, históricos e culturais de 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul.
A comitiva está no Estado desde o dia 1° deste mês com o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações e parcerias entre as rotas românticas dos dois países, numa aproximação que se iniciou em 2005. A Romantischer Strasse é um roteiro turístico famoso da Alemanha. Composto por 27 cidades do centro-sul do país, tem uma extensão de 370 quilômetros e completará 60 anos em 2010. O grupo fica na Capital gaúcha até amanhã, 10.
Essa é a primeira vez que a Romantischer Strasse veio ao Estado. Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica (AMRR), Heitor Luiz Borella, a visita é muito importante para mostrar que a cultura alemã está espalhada pelo mundo todo. No Rio Grande do Sul, integram a Rota Romântica as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
O feriado de 12 de outubro será uma oportunidade especial para levar os filhos a passear no ônibus colorido do city tour Linha Turismo, que funcionará regularmente tendo em vista as comemorações pelo Dia da Criança.
Para estimular esta opção de lazer e a aproximação das crianças com os atrativos históricos e naturais da cidade, excepcionalmente neste dia a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) dará um desconto de 50% na tarifa para crianças de seis anos a 12 anos. O benefício será concedido mediante a apresentação de documento pelos pais ou acompanhantes comprovando a idade dos pequenos. Vale lembrar que crianças de até cinco anos são normalmente isentas, desde que façam o passeio no colo.
A recomendação da SMTur é que as reservas sejam feitas antecipadamente como forma de garantir lugar no ônibus, sempre muito procurado por moradores e turistas. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3289-6744 ou diretamente no balcão de atendimento do Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa), mesmo endereço do terminal de embarque e desembarque do ônibus. Roteiros - O Linha Turismo oferece cinco horários de passeios e dois roteiros diferentes: 9h, 10h30 e 15h, para o roteiro tradicional que destaca a região do Centro Histórico; às 13h30 e 16h30, para o roteiro Zona Sul, que contempla, entre outros locais, a orla da praia de Ipanema, o Santuário Mãe de Deus e recantos da área rural de Porto Alegre. Em caso de chuva, os passeios não ocorrem.
Manutenção - Devido à operação na segunda-feira, 12, dia da semana reservado para a manutenção regular do ônibus, o Linha Turismo não irá circular na quinta-feira, 15, quando permanecerá nas oficinas da Carris.
A Rádio Guaíba AM (720), que exibe nova grade de programação desde o início desta semana, estreia na segunda-feira, 12, das 16h às 18h, o programa ‘Balanço da Tarde’. Apresentada por Alexandre Mota, a atração tem a proposta de ser um canal aberto com o ouvinte, com informações sobre previsão do tempo, ronda policial e prestação de serviços. Outra novidade da emissora são os programas de notícias e assuntos da hora ‘Guaíba.com’, com o apresentador André Haar, que vai ao ar das 14h às 15h, e o ‘Em cima da Notícia’, com Sílvia do Canto, entre 19h e 20h.
Desde a segunda-feira, 5, Farid Germano Filho apresenta nas manhãs da emissora o ‘Guaíba Cidades’. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h05 ao meio-dia, com participação ao vivo de repórteres em diferentes locais da Capital e do Interior, prestação de serviços e ligação direta com a comunidade. A locutora e cantora Maria Luiza Benitez também está nas manhãs da emissora. Traz as informações do agronegócio e o melhor da música nativista no programa ‘Quadrantes do Sul’, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 5h às 6h.
Outra mudança importante afetou o principal noticioso da emissora, o Correspondente Guaíba, que perdeu cinco minutos em cada uma de suas quatro intervenções diárias. Segundo informou a Coletiva.net o gerente de Jornalismo da rádio Guaíba, Ataídes Miranda, os apresentadores dos programas que saíram do ar continuam na emissora. São os casos de Gustavo Motta, Jurandir Soares e Samuel Vettori. (Coletiva)
Mais conteúdo: Confira a nova programação.

A jornalista Lurdete Ertel deixou o Jornal Zero Hora para atuar como repórter do jornal Brasil Econômico, em São Paulo. A matéria da página 34, sob o título ‘Compra de US$ 1,4 bi consolida entrada da CMPC no país’, publicada nesta sexta-feira, 9, já é assinada pela jornalista gaúcha. Clique aqui para ler a reportagem.
Lurdete estava atuando há cerca de 18 anos em ZH. Durante uma década foi titular da coluna de Economia do jornal, e nos últimos meses havia sido deslocada para a editoria das páginas 2 e 3. O editor de Geral da Zero Hora, Alexandre Elmi, é quem está como interino da Coluna Informe Especial. De acordo com ele, a atividade será exercida interinamente por tempo indeterminado, já que a diretoria do jornal ainda não definiu um substituto para a função.
Lei mais sobre o assunto: (Coletiva.Net)
Brasil Econômico terá representação em Porto Alegre