sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Carlos Nobre: já é hora de voltar a brincar "pega ladrão"...

José Evaristo Villalobos Júnior - mais conhecido como Carlos Nobre - faleceu no dia 16 de dezembro de 1985 e deixou saudades em quem tem hoje mais de meio século de vida. Natural de Guaíba, Nobre foi, sem dúvida, o maior humorista gaúcho depois do Barão do Itararé, ou talvez até rivalizasse com ele. Sua página na Zero Hora, sempre com fotos de muitas mulheres bonitas e preferencialmente com pouca roupa, era a mais lida do jornal. Suas tiradas e aforismos hilários misturam o humor gaiato do povo com a crítica social e a sofisticação da inteligência crítica. Por exemplo, nada mais atual do que esta, de um humor amargo: "Já está na hora do Brasil voltar a brincar de "pega ladrão". 
Nesta reprodução da Revista do Globo, de abril de 1961, Nobre aparece assinando o contrato de sua renovação com a Rádio Gaúcha, já que era um humorista completo, de jornal, rádio e televisão. 
Nicolielo, Jornal de Bauru. A Charge Online.

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Sexus, clássico de Henry Miller, é censurado em 1976

As coisas não eram exatamente fáceis em 1976, durante o governo Ernesto Geisel, que mesmo assim promoveria a abertura política "lenta, segura e gradual". O ministro da Justiça era, então, Armando Falcão, um linha dura que se celebrizou por dizer à imprensa, em resposta às perguntas dos repórteres: "Nada a declarar". Embora já se notasse um certa distensão política, a censura aos meios de comunicação e na área cultural continuava ainda muito viva, conforme se vê nesta nota publicada pelo Correio do Povo, de Porto Alegre, informando que Falcão havia proibido, "em todo território nacional", a circulação do clássico do escritor norte-americano Henry Muller, Sexus. Coisa de quarenta anos atrás.

domingo, fevereiro 07, 2016

A VARIG e seus Caravelles, em 1961: eficiência reconhecida

A VARIG - Viação Aérea Riograndense - foi a primeira companhia aérea a nascer no Brasil, em 1927. Durante muitos anos ostentou a honra de ser a maior e a mais eficiente das empresas de transporte comercial de sua área no Brasil, até entrar em processo de falência e sucumbir definitivamente. No início dos anos 60 - como vemos nesta propaganda publicada na Revista do Globo, em 1961 - ela já se preparava para ser a número um, expandindo suas rotas nacionais e internacionais e reforçando sua frota com modernas aeronaves, entre as quais o Caravelle. Note-se que, partindo de Porto Alegre, havia roteiros, quatro vezes por semana, diretamente ao Rio de Janeiro, que recém deixara de ser a capital federal, afora São Paulo e a "Novacap" - Brasília, além disso seguia para Montevidéu e Buenos Aires, conduzindo satisfeitos passageiros que desfrutavam do serviço de primeira qualidade prestado a bordo.