sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Hoje Jennifer Aniston faz 42 anos, Kelly Slater 39 e Burt Reynolds 75.





*A Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS) realiza, a partir de março, o curso de especialização em "Segurança Alimentar, Trabalho e Inclusão Produtiva". O objetivo é formar especialistas na área, possibilitando o aperfeiçoamento teórico e prático em políticas públicas e ênfase na visão social, econômica, cultural e de geração de trabalho e de renda.
Entre as disciplinas que serão trabalhadas estão a avaliação de políticas e indicadores sociais, o direito ambiental e a segurança alimentar, os direitos humanos e a soberania alimentar, a ética e processo de gestão, linguagem acadêmica e produção textual, nutrição, família e segurança alimentar e sistema de segurança alimentar nutricional, entre outros temas.
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações também pelo telefone (51) 3320-3727 ou na FSS, no (51) 3320-3539.

*O Laboratório de Astronomia (Laborastro) da Faculdade de Física da PUCRS (Fafis) oferece durante as férias o projeto "Descobrindo as Constelações do Verão", que proporciona aos visitantes o reconhecimento de constelações e a observação do espetáculo proporcionado pelo planeta Júpiter e seus satélites. As visitas podem ser realizadas até o final de fevereiro. Os contatos para agendamento podem ser feitos pelos telefones (51) 3320-3535 (das 8h às 19h) ou (51) 3353-4436 (após as 17h). Informações também no site www.pucrs.br/fisica/astronomia.
O Laborastro funciona de segunda a sexta, das 17h às 23h, no terraço do prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

* A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) recebe inscrições para os cursos de especialização em "Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação", "Marketing Estratégico", "Controladoria e Finanças" e "Gestão Estratégica de Negócios".
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3727.

*A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) recebe inscrições para o curso de especialização "Cinema Expandido". A atividade busca a reflexão da dinâmica do universo audiovisual contemporâneo, bem como orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico ou nas diretrizes conceituais de um projeto prático.
Serão trabalhadas as disciplinas de expansão visual em novas plataformas, jornalismo insubordinado e a expansão do olhar, transcinemas, documentário e a linguagem do falso, narrativas sonoras, ficção seriada no cinema, na TV e na rede, imagem e pintura, entre outras.
As aulas começam em abril e as inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações pelo telefone (51) 3320-3727.

*As Faculdades de Comunicação Social (Famecos) e Informática (Facin) da PUCRS oferecem o curso de especialização "Desenvolvimento de Jogos Digitais". As aulas capacitam artistas, designers e programadores para trabalhar na indústria do videogame. Os alunos terão disciplinas voltadas para as áreas de programação, design e desenvolvimento de roteiros interativos.
Inscrições no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3727 ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada.
*Dando continuidade ao projeto Postais, a DCS acaba de lançar o livro Postais do Rio Grande do Sul. A obra apresenta informações, curiosidades e revelações sobre os hábitos e costumes do povo gaúcho. Com tiragem de 1.500 exemplares, a obra está sendo distribuída a toda imprensa gaúcha, formadores de opinião e clientes da agência.
O conteúdo oferecido é resultado de uma pesquisa realizada com 1.200 gaúchos em 20 cidades-chave, abrangendo todas as regiões do Estado. As pessoas foram escolhidas proporcionalmente em perfis de sexo, classe e idade. O trabalho é uma realização do departamento de Pesquisa e Planejamento da DCS, com execução da Segmento Pesquisas de Marketing.
A obra, que em 2010 teve uma edição sobre Porto Alegre, tem como objetivo servir de referência para profissionais que trabalham com Comunicação e Marketing, sobre comportamento do consumidor, do comprador, do influenciador e do cidadão. Entre os dados levantados pela a pesquisa estão informações como: cerca de 83% dos gaúchos desejam fazer uma viagem dos sonhos; 77% declaram o churrasco como o prato preferido e 53% identificam o cavalo como a cara do Estado.
A distribuição é gratuita e interessados em adquirir um volume podem entrar em contato com o gerente de Comunicação da agência, Miltinho Talaveira, através do e-mail miltinho.talaveira@dcsnet.com.br, ou pelo telefone (51) 2123-4718. O contato também pode ser pela assessoria de imprensa da agência, Fróes & Berlato, com Laura Wilke Gomes.
*A Rede Band de Televisão conseguiu se isentar do pagamento de indenização a um telespectador por falha na prestação de serviço anunciado em programa ao vivo pelo apresentador Gilberto Barros. A decisão é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Band recorreu ao STJ contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que condenou a emissora e a prestadora do serviço anunciado, a financeira Megainvest, a devolver os R$ 400,00 depositados e a pagar reparação por danos morais no valor de R$ 5 mil ao telespectador Paulo Roberto Merg Jardim.
Conforme divulgado no site Espaço Vital, os ministros entenderam que a tese adotada pelo Tribunal de Justiça gaúcho atribui à emissora uma parceria e corresponsabilidade que não existem em contrato nem no Código de Defesa do Consumidor ou outra lei. Dessa forma, a chamada ‘publicidade de palco’ não implica a corresponsabilidade da empresa de televisão pelo anúncio divulgado. “O apresentador está ali como garoto-propaganda e não na qualidade de avalista do êxito do produto ou serviço para o telespectador que vier a adquiri-lo”, conclui o julgado.
No Estado, a sentença de primeiro grau foi do então juiz da 16ª Vara Cível - e atual presidente da Associação dos Juízes (Ajuris), João Ricardo dos Santos Costa. Em segundo grau, o julgado foi confirmado pela 9ª Câmara. O relator Tasso Caubi Delabary entendeu tratar-se de "propaganda enganosa". A Bandeirantes foi defendida pelo advogado Francisco Martins Codorniz Neti.
Comportamento humano frente às mudanças climáticas é avaliado

*A Empresa Evolva, instalada na incubadora Raiar da PUCRS, está realizando pesquisa para avaliar o comportamento humano em relação às mudanças climáticas. As respostas contribuem para a criação dos programas Home e Office Carbon (HOC), que serão lançados em março. Os produtos têm o objetivo de conscientizar e instrumentalizar as pessoas em seus lares e locais de trabalho sobre como construir, de forma sustentável e autônoma, um novo padrão de comportamento reduzindo o impacto no meio ambiente e, consequentemente, as emissões de CO2 de cada indivíduo no planeta. Para responder à pesquisa, clique aqui ou acesse o site https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFRrUVlfNnVLa2RsVHF6YnZ5cXd0MXc6M Q.Liana Rigonliana.rigon@pucrs.brIncubadora RaiarAvenida Ipiranga, 6681 - Prédio 94 / Porto Alegre, RSwww.pucrs.br/raiartwitter.com/raiardapucrs(51) 3320-3673, ramal 27(51) 9800-1410(51) 8459-2230
*A exposição Afetividades Aleatórias II: Varal com Clips reúne programas de teatro e dança guardados desde o final dos anos 1970 pelo diretor de teatro Celso Veluza, e passam a ser expostos a partir de quinta-feira, 10, no 5º andar do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551). São 70 programas que podem se vistos até o dia 27 de fevereiro. Entre as raridades, está o programa de "Antígona", dirigido por Luiz Paulo Vasconcelos, de 1979.
Serviço
Exposição Afetividades Aleatórias IIDe 10 a 27 de fevereiroVisitação de terças a domingos das 9h às 21hLocal: Usina do Gasômetro - 5° andarEntrada Franca
*O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe inscrições para seleção do projeto Quartas na Dança 2011. O prazo final para entrega dos projetos é 28 de fevereiro, e a divulgação dos selecionados acontece no dia 18 de março.As inscrições estão abertas para grupos e companhias profissionais do Estado de todos os estilos, modalidades e linguagens, da dança afro à contemporânea, do jazz ao balé, da dança flamenca à dança de salão, entre outros. Os espetáculos devem ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro do espetáculo em DVD ou projeto detalhado da montagem.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias da capital e garantir o acesso do público a essa produção. O projeto é realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença, sempre com grande sucesso de público.Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-8065 ou no e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br
*O ex-secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Julio César Ferst, passa a compor o quadro de colaboradores do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Ferst focará a sua ação no desenvolvimento e dinamização do Parque em Viamão. "Acredito neste grande desafio de ajudar na construção de mais esta etapa do Tecnopuc, um parque cientifico e tecnológico reconhecido nacional e internacionalmente como gerador de inovação e desenvolvimento para o Rio Grande do Sul", afirma.
Licenciado em Ciências e Física, Ferst tem vasta experiência em administração de ambientes de inovação. Foi diretor superintendente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e, na Secretaria da Ciência e Tecnologia, trabalhou pela implementação da Lei Estadual de Inovação, do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec) e no desenvolvimento do programa Pró-Inovação
*A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) recebe inscrições para o curso especialização "Treinamento Físico Personalizado". A área é uma das mais procuradas atualmente pelo profissional de educação física e a formação irá capacitar para atuação em academias, clubes e hotéis.
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou na Fefid, no (51) 3320-3683.
*O Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Premus/Hospital São Lucas da PUCRS) recebe inscrições para a seleção a 12 vagas, distribuídas entre Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social e Educação Física.
Entre as ênfases estão "Apoio Diagnóstico e Terapêutico", "Saúde da Criança e Adolescente", "Saúde do Idoso", "Urgência" e "Saúde Bucal - Atenção Especializada em Saúde - Cirurgia Bucomaxilofacial".
O Premus/HSL tem por base a legislação para residências multiprofissionais e insere-se na cooperação entre PUCRS e Secretaria Municipal da Saúde. O ingresso da turma está previsto para abril, após seleção. A Residência tem a duração de dois anos e inclui bolsa mensal de R$ 2.338,06, custeada pelo Ministério da Saúde.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro no site www.pucrs.br/educacaocontinuada/cursos/premus. Informações adicionais na Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi), pelo telefone (51) 3320-3646.

*O Instituto de Cultura Musical da PUCRS (ICM) seleciona integrantes para o Coral da Orquestra Filarmônica e o Coral da TotalIdade (para pessoas com 60 anos ou mais). Os testes para o Coral da Orquestra ocorrerão de 28 de fevereiro a 4 de março, das 15h às 20h, no Salão de Atos da Universidade, no prédio 4 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e não precisam ter nenhum conhecimento musical.
O Coral da Totalidade fará testes nos dias 10 e 11 de março, das 14h às 17h, também no Salão de Atos. Mais informações no telefone (51) 3320-3582 ou pelo e-mail cultura-musical@pucrs.br.
*No dia 19 de fevereiro acontecerá a terceira Caminhada Turística de Verão, organizada pelas secretarias municipais de Turismo (SMTUR), Planejamento (SPM) e Cultura (SMC), em parceria com o Programa Viva o Centro e o Gabinete da Primeira-Dama. O evento, que contou com cerca de 200 participantes nas edições de janeiro, é bastante procurado pelo público.
Sempre aos sábados, as caminhadas se iniciam às 10h, com duração média de duas horas em roteiros diferenciados. A saída será no totem do Caminho dos Antiquários, em frente à Praça Daltro Filho, entre as ruas Demétrio Ribeiro, Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Roteiro - O trajeto prosseguirá pela Praça dos Açorianos, Monumento Mãe Bebê, Instituto Pão dos Pobres, Travessa dos Venezianos, curiosa ruela de casas populares e arquitetura açoriana remanescente, além de visita ao Museu Joaquim José Felizardo. Inscrições - Interessados podem fazer inscrições por telefone (51) 3333-1873 ou e-mail vivaocentroape@gmail.com. O ingresso é a doação preferencial de um quilo de feijão, arroz, farinhas ou um litro de óleo, a ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas ao município.
O encerramento do programa Caminhadas Turísticas do Verão 2011 ocorrerá dia 26 de fevereiro, com o Roteiro Territórios Negros. Nesta data, a saída será do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. O roteiro seguirá pelo Largo Zumbi dos Palmares, Museu Joaquim José Felizardo, Ginásio Tesourinha e Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues.
*Está marcado para acontecer de 28 a 30 o 8º Encontro Nacional de História da Mídia, promovido pela Associação Nacional de Pesquisadores em História da Mídia. O congresso, que acontecerá na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, interior do Paraná, recebe inscrições de trabalhos até o dia 15 de março. Nesta edição, a novidade é a entrega do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia. Todos os trabalhos inscritos no congresso por alunos graduandos estarão automaticamente credenciados a concorrer ao Prêmio.
Os projetos podem ser inscritos de acordo com os grupos temáticos: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual e História da Mídia Alternativa, Historiografia da Mídia.Os vencedores do Prêmio José Marques de Melo serão divulgados na sessão de encerramento do evento, na manhã do dia 30. O professor doutor José Marques de Melo, homenageado com o nome do prêmio, estará presente na cerimônia de anúncio dos ganhadores. O primeiro colocado ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer a Central Globo de Produção (CGP/Projac), além de um kit de obras lançadas pela Globo Universidade, braço educacional das Organizações Globo. O professor orientador do trabalho vencedor também será contemplado com a mesma viagem. Os segundos e terceiros colocados receberão kits de livros sobre Comunicação.O júri desta primeira edição é composto pelos coordenadores de grupos temáticos e membros da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em História da Mídia (Alçar). Mais informações no site do congresso.
COLETIVA
Aniversário de Porto Alegre ganha concurso fotográfico
Parceria entre a Fnac e a Escola Câmera Viajante vai premiar melhor imagem da capital gaúcha
Com o objetivo de incentivar a produção de imagens e revelar novos talentos de Porto Alegre, tendo como tema central o aniversário da cidade, a data ganha um concurso fotográfico. Uma parceria entre a Fnac e a Escola Câmera Viajante vai premiar melhor imagem da capital gaúcha. O tema da promoção é ‘Manifestações da Arte Urbana em interação com a paisagem da cidade e seu povo’.
O homenageado da promoção é o editor de fotografia de Zero Hora, Ricardo Chaves. Ele fará parte da comissão composta também por representantes da Fnac Porto Alegre, Escola Câmera Viajante e do apoiador SulFotos. O grupo escolherá 20 finalistas, que ficarão expostas na Galeria de Fotos da Fnac, no período de 23 de março a 4 de abril.
Podem concorrer fotógrafos profissionais ou amadores e o concurso terá apenas uma categoria: foto colorida impressa. O trabalho cadastrado deverá ser em papel fotográfico fosco e com o tamanho 30x45cm. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 15 de março, na Fnac Porto Alegre (Avenida Diário de Notícias, nº 300 - 1121) ou na Escola Câmera Viajante (Rua 24 de Outubro, 507, conj. 101). Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones :(51) 3396-2035 e (51) 3012-0421, ou pelo site da escola.
Mais conteúdo: Confira as premiações:



Estudo revela midias sociais no Brasil

Servem mais como ‘caixa de ressonância’ da grande mídia, segundo pesquisa da JWT
As mídias sociais ainda são pouco influentes no Brasil, servindo mais como uma caixa de ressonância ao repercutir notícias geradas pela mídia tradicional. A conclusão é de uma pesquisa inédita realizada pela agência JWT e divulgada na tarde desta terça-feira, 8, durante a Social Media Week, que se realiza em São Paulo. O estudo revela que as mídias sociais – blogs, Twitter, Facebook e, Orkut, entre outros – são "totalmente" pautadas pela mídia tradicional. A mídia tradicional, por sua vez, é "pouquíssimo" pautada pelas mídias sociais -- e, em especial, pelos blogueiros independentes.
"A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos Estados Unidos geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil", disse o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka. Para elaborar a pesquisa, a JWT realizou entrevistas e analisou o arquivo das reportagens de 2010 do Jornal Nacional e das revistas Época e Veja. Foram analisadas 7.418 matérias. Nas mídias sociais, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios de assuntos populares divulgados no final do ano pelo Twitter e pelo Facebook.
O estudo, diz Fujioka, aponta para algumas hipóteses sobre por que as mídias tradicionais, em especial os blogs independentes, são tão pouco influentes no Brasil: "Quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes. E no Brasil a internet é muito concentrada". Os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todos os pageviews do Brasil, segundo o Ibope. Segundo o dirigente da JWT, "a concentração é resultado da competência desses portais. Eles ensinaram o brasileiro a navegar e souberam manter o tráfego".
Ao concentrar o tráfego, os portais atraem investimentos e competência técnica. "Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais", afirmou Fujioka. "E eles vão contentes, pois os portais têm um modelo de negócio que funciona."
Em sua segunda edição, o Social Media Week é um fórum de discussão e debates sobres as tendências no universo das mídias sociais. O evento acontece durante toda a semana na faculdade FAAP, em São Paulo. A semana é realizada simultaneamente em outras oito cidades, nos EUA, Europa e Ásia. A transmissão ao vivo do evento pode ser acompanhada no site: http://smw.oi.com.br/.

Burtisul reinaugura sede de Porto Alegre

Tornar-se a melhor e maior empresa de oferta de serviços para o mercado de marketing do sul do País. Esse é o objetivo da Burti, empresa de produção de imagens, soluções digitais e de impressão, que reinaugura a BurtiSul, filial da empresa em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 10. A unidade foi reformulada em um novo local e passa a atender no bairro Três Figueiras (Rua Carlos Gomes, 1.340, conjunto 802). A iniciativa visa permitir a verticalização de todos os serviços ligados à produção publicitária em um único lugar.
Com esse movimento, o foco é aumentar o faturamento em 50% até o final de 2012. Atualmente, a BurtiSul responde por cerca de 8% do faturamento do Grupo Burti. Para alcançar esta meta, a reformulação englobou investimentos em novos equipamentos de alta tecnologia, além do incremento na infraestrutura e na equipe de vendas. Segundo Leandro Burti, vice-presidente executivo da Burti, a empresa leva à Região Sul o conceito Burti360, que consiste em concentrar uma gama de serviços no segmento, proporcionar aos clientes inteligência à cadeia produtiva e a melhor relação custo-benefício. “A BurtiSul oferece ao mercado local qualidade premium reconhecida internacionalmente com condições absolutamente competitivas”, explica o executivo.
Entre os clientes da BurtiSul estão as agências Competence, Escala, Paim e Selin, incluindo a produção de campanhas para anunciantes como Azaléia, Banrisul, Colite, Dellano, Gerdau, Grupo Zaffari, Italinea e Lojas Colombo.
Mais conteúdo: Saiba mais sobre o Grupo Burti.
COLETIVA

Gaucho de 54 anos cria Wikileaks brasileiro


Sem vínculo com o site original, página segue a mesma linha de denúncias

Está no ar desde dezembro o site Wikileaks Brasil. A página, embora não seja vinculada à original Wikileaks, de Julian Assange, segue a mesma linha de denúncia. O criador e fundador do espaço é o gaúcho Luiz Afonso Donati Pasko. Com formação em informática pela PUC e pela Ufrgs, ele é proprietário da empresa Perfumes do Mundo. A inspiração para a criação da página, segundo ele, existe desde os tempos da faculdade. “Me identifiquei com a causa de Assange e resolvi colaborar”, explicou a Coletiva.net. Luiz Afonso ainda não conta com equipe para a produção de conteúdo e investigações maiores, por isso, todo o material divulgado no site é fruto de pesquisas feitas na internet e demais meios de Comunicação.
A linha editorial seguida por Luiz Afonso são os principais problemas sociais do mundo, como política, religião, tráfico de drogas, trabalho escravo e irregularidades de todo o tipo. Esta semana, por exemplo, ele faz denúncias sobre a forma como são escolhidos os participantes do Big Brother Brasil, acusa os discursos de Pedro Bial de manipulativos e considera o Ministério Público “frouxo”, por não intervir.
Por questões de segurança, ele está migrando todo o sistema do site para fora do Brasil, avaliando hospedagem no Canadá ou nos Estados Unidos nas próximas semanas. “Estou me precavendo, caso venham para cima de mim”, disse. OS custos com o site ainda estão sendo bancados pelo prórpio Luiz Afonso, que estuda a possibilidade de trabalhar com anúncios ou donativos.
O criador do Wikileaks Brasil conta com um parceiro, o blog Tijoladas, de Santa Catarina, que possuiu link no site. Em busca de novos parceiros em outros Estados, ele pede que os interessados entrem em contato pelo e-mail luiz.afonso@wikileaksbrasil.net.br. Aos 54 anos, diz que está disposto a discutir e denunciar todo o tipo de problema social no País, mas que não pretende se esconder. “Se tu vais falar de outros, antes de mais nada deves te apresentar”, ressaltou. COLETIVA.NEWS

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

O dia 7 de Fevereiro na História

Hoje Ashton Kutcher faz 33 anos, Gabriel Braga Nunes 39 e Pepeu Gomes 59.





457 – Coroação de Leão I de Bizâncio.
1550 – Eleito o Papa Júlio III, sucedendo ao Papa Paulo III.
1756 – É assassinado Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões.
1778Voltaire é iniciado na Maçonaria, numa das cerimônias mais brilhantes da história da maçonaria mundial
1785 – Descoberta da galáxia NGC 4038 por William Herschel.
1792Tabela cronológica da Revolução Francesa: aliança entre Áustria e Prússia.
1821História da Antártica: o caçador de focas estadunidense, capitão John Davis faz o primeiro desembarque no continente.
1857 – Fundação dos condados de Alpena e Antrim.
1857 – Gustave Flaubert é absolvido da acusação contra seu livro Madame Bovary, considerado imoral.
1900 – Formação do Partido Trabalhista do Reino Unido.
1923 – O dia do gráfico é comemorado nesta data em função da grande greve dos operários gráficos de S. Paulo dirigida por João da Costa Pimenta.
1944Segunda Guerra Mundial: Em Anzio, forças italianas lançam uma contra-ofensiva.
1969AI-6: são realizadas 33 cassações, dentre elas de 11 deputados da Arena.
1974 – Independência de Granada.
1992Tratado de Maastricht: assinado em Maastricht o tratado que institui a União Europeia.
1996Letsie III assume o trono do Lesoto.
1999Exploração espacial: lançamento da sonda espacial Stardust.
2004 – O Legislativo do Sri Lanka é dissolvido.
2005 – Cinco localidades e aldeias do antigo distrito de Mugi (dissolvido a partir desse momento) fundiram-se à cidade expandida de Seki.

De SP a Marabá, aterrissando em plena selva


Domingo, 3 de setembro de 1989. O Brasil estava em plena campanha eleitoral, nas primeiras eleições diretas para Presidente da República depois da redemocratização que sucedeu o regime militar.

Nesse dia, às 9 horas da manhã, o Boeing 737-200, prefixo PP-VMK, da Varig, decolava para uma viagem (vôo 254) que se transformaria em um estranho desastre aéreo, matando onze pessoas. Partindo de São Paulo, o vôo tinha como destino a cidade de Belém do Pará, passando por Marabá, no sul daquele estado. A bordo, nessa última escala, estavam 48 passageiros. Muitos já haviam desembarcado antes, em aeroportos como o de Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Brasília e Imperatriz do Maranhão - afinal, era um típico roteiro "ping-pinga".

Quando já estava começando a cair a noite o avião - pilotado pelo comandante César Augusto Padula Garcez, de 32 anos - sobrevoava a selva amazônica, onde não há pistas de pouso e qualquer problema se torna um grande problema. Naquele momento, sem saber, o piloto estava completamente perdido, sem saber o que fazer. Na verdade, ele havia cometido um erro grotesto em seu plano de navegação: em vez de acionar a rota de 27 graus norte, direcionou o avião para 270 graus oeste - o que, se levado a efeito, em linha reta, levaria o aparelho a sobrevoar a Cordilheira dos Andes, rumo a La Paz.Acontece que, ao descobrir o erro, o piloto também descobriu que já não tinha combustível e o jeito foi mesmo tentar, em plena noite, sem nenhuma luz a orientá-lo, tentar uma aterrissagem em uma clareira da floresta amazônica, na região de São José do Xingu, no Mato Grosso, a 500 quilômetros da cidade de Carajás e 1000 de Belém do Pará.Quase milagrosamente, e graças à maestria do piloto abilolado, o avião de 56 toneladas pousou corretamente na selva: o piloto reduziu a velocidade a 210 km por hora e, usando os flaps (freios aerodinâmicos), caiu de cauda e depois pousou o resto do corpo, o que amenizou o impacto. Quando, por fim, o inferno daquele momento passou, quando a maioria dos passageiros certificou-se de que estava vivo, quase uma dezena de passageiros estavam mortos. A maioria morreu esmagada pelas poltronas que se soltaram na hora da aterrissagem.

Naquele instante, para os sobreviventes, incluindo dezenas de feridos, iniciava um outro drama: esperar pelo resgate, o que só aconteceria na quarta-feira. Uma série de trapalhadas, descaso e incompetência das autoridades aeronáuticas e militares custou a vida de mais algumas pessoas que se encontravam feridas, em estado grave.

TEXTO E PESQUISA- CONSELHEIRO X.
Nani e Pater, a Charge On Line