sexta-feira, dezembro 19, 2008

Musica eletrônica na Usina, neste domingo


A Cia. Teatrofídico comemora cinco anos no domingo, 21, das 14h às 22h na sala 302 e terraço, com o ciclo de encontros Estudo do Elemento, onde pretende experimentar e discutir os elementos estéticos que compõem a construção teatral: a música, o figurino, a cenografia, a iluminação, a fotografia e a maquiagem. Neste primeiro encontro, com entrada franca, a música eletrônica será o foco. Inicialmente será feito um Workshop com o DJ Luciano Benites onde será mostrado um pouco do trabalho que os deejays exercem sobre os aparelhos (toca-discos, cd players, computadores, etc.) além do bate-papo com o público e profissionais ativos envolvidos no meio musical da cultura eletrônica.Após, o diretor teatral Eduardo Kraemer irá falar do processo de inserção da música num espetáculo. Logo em seguida haverá amostra audiovisual dos artistas Daniel (Posnormal) e Cristiano (Panetone) em que eles mostrarão a mistura entre sons e imagens numa atmosfera experimental adicionado às sonoridades extraídas dos circuitos de brinquedos eletrônicos.
Apresentações- Em seguida acontecerá uma sequência de apresentações com DJs. Eles estarão demonstrando ao vivo as últimas tendências da música eletrônica mundial. Estarão tocando house, techno e respectivas vertentes os artistas: Rafael Malhão, Eliéser Paze, Freaknobs (composta pelos dj’s Márcio “Mix”, Cláudio J. e o guitarrista Educs), Luciano Benites, Dani, Calvin e Cris Mattos.
Mais informações sobre o Electro Usina pelo 9982 9283 ou edu.kraemer@gmail.com

Kledir Ramil neste sábado, no Caminho do Livro


O escritor, músico e compositor Kledir Ramil participa da programação da Feira do Caminho do Livro amanhã, 20. O encontro, com entrada franca, ocorrerá no auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257), às 14h30. Logo após, haverá sessão de autógrafos do autor, no mesmo local.
Kledir Ramil, que tem dois livros editados - Tipo Assim e Pai Invisível - fará uma apresentação em data show e conversará com o público, tendo como mediador o escritor e músico Frank Jorge. Antes disso, às 12h30, ocorrerá a apresentação do grupo instrumental Los Tres Pesos, integrado por Gerson Souza, Rafael Lopes e Zinho. Durante o evento, estará em exposição o primeiro carro de bombeiros, Mullag, fabricado na Alemanha em 1909.
Cultura - O Caminho do Livro, nome que recebe o trecho da Rua Riachuelo entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara, é uma parceria da prefeitura com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). A feira de livros é o grande atrativo do Caminho, que pode ser percorrido sempre aos sábados, das 10h às 16h. O auditório do Cultural tem 200 lugares e os interessadas podem obter informações pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504.



Últimos dias para pagar IPTU com desconto

Os contribuintes da capital gaúcha têm até 2 de janeiro para pagar a guia em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com 20% de desconto. Descontados os feriados e os dias em que a rede bancária funciona apenas até o meio-dia, são apenas seis dias para quitar a guia.
O pagamento deve ser feito em bancos conveniados e casas lotéricas. Todas as guias foram enviadas pelo correio e podem ser consultadas pelo site da prefeitura, no quadro IPTU, link guia de pagamento. O acesso pode ser realizado também através do site da SMF, no espaço IPTU, mediante informação da inscrição do imóvel. O endereço direto é www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/GUIANOVA.
Oportunidade - O secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, lembra que é uma boa hora para realizar o pagamento. “Quanto antes os contribuintes quitarem a guia, melhor, pois se evita o movimento dos últimos dias. É uma grande oportunidade, já que é um dos maiores descontos entre as capitais de todo país”, ressalta.
Quem não aproveitar o desconto de 20% terá duas opções: 10% de desconto para os pagamentos efetuados até o dia 10 de fevereiro ou pagamento em 10 vezes, sem desconto. A guia e o carnê com as duas opções serão enviados pelos Correios na segunda quinzena de janeiro. Em 2007, 50% das cerca de 500 mil guias de IPTU foram pagas até o dia 2 de janeiro.
Conforme prevê a legislação municipal, a correção do tributo e da taxa é feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses (dezembro de 2007 a novembro de 2008), correspondente a 6,39%.
IPTU e TCL 2008 - 20% de desconto para pagamento até o dia 2 de janeiro- 10% de desconto para pagamento até o dia 10 de fevereiro- sem desconto para pagamento parcelado em 10 vezes
Informações:Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da FazendaTravessa Mário Cinco Paus, s/nº - CentroTelefones: 3289-1540 / 1550
Site: www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/GUIANOVA

Praias próprias para o banho no Lami e Belém


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do Programa Guaíba Vive, divulgou o relatório com os resultados das análisees da balneabilidade realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa legislação considera a água própria para banho quando, no conjunto das cinco últimas amostras coletadas, apenas uma delas apresentar mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.Veja os pontos: Praia do LamiPosto 1 (Extremo Sul) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho. Praia de Belém NovoPosto 1 (Leblon) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (Veludo) - águas PRÓPRIAS para banho. Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515, ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br .


* A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que dia 25 de dezembro, quinta-feira, Natal, haverá passe livre na frota de ônibus da capital, que circulará com 810 veículos. A EPTC atenderá pelo fone 118 (24 horas), para informações gerais sobre trânsito e transporte.

Faculdade de Farmácia seleciona professor

A Faculdade de Farmácia da PUCRS está selecionando professor para contratação temporária a partir de março de 2009. O candidato deve possuir graduação em Farmácia e experiência na área de Farmácia Hospitalar. Os interessados devem enviar currículo até terça-feira, 30 de dezembro, pelo e-mail farmacia@pucrs.br ou para o endereço da Faculdade, na sala 202 do prédio 12, bloco A, na avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3512.

Inscrições para oficineiros iniciam nesta segunda

A prefeitura selecionará interessados em participar do projeto de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura. Os novos oficineiros irão trabalhar durante o ano que vem. A inscrições podem ser feitas na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), entre os dias 22 de dezembro e 23 de janeiro de 2009. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas (no caso de Inclusão Cultural) nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária, (rádio, jornal, fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
Seleção - A pré-seleção será realizada no dia 6 de fevereiro de 2009, com publicação no Diário Oficial. A entrevista com os pré-selecionados ocorre de 23 de fevereiro a 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. Dia 16 de março, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8115 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.
Charge de Mariano.

Fatos e aniversariantes do dia 19 de Dezembro

Hoje morreu o ator Marcelo Mastroiani e o cronista Rubem Braga. E nasceu a cantora Edith Piaf. E hoje Boris Yelsin chegou ao poder na Rússia.









Em 19 de dezembro de 1991, Boris Yeltsin assume o comando do Kremlin, após quatro meses do início de um golpe que acabou com a União Soviética. Yeltsin saiu fortalecido, depois de liderar a resistência no Parlamento, pedindo que a ordem e a democracia fossem respeitadas.
1154 - Henrique II é coroado rei da Inglaterra. Seu grande feito como monarca foi ter fortalecido a administração de seu país.

1562 - Começam na França as Guerras Católicas entre huguenotes e católicos.

1683 - Nasce em Versalhes Felipe V, da Espanha.

1741 - Morre Vitus Jonassen Bering, navegador que demonstrou que a América do Norte e a Ásia são dois continentes separados.

1853 - Instalação da província do Paraná, com a posse do primeiro presidente, Zacarias de Goes e Vasconcelos.

1906 - Nasce o político soviético Leonid Brejnev, secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1964 e 1982.

1912 - Fundação da Universidade do Paraná.

1915 ¿ Nasce Edith Piaf, cantora francesa.

1915 - Morre o psiquiatra alemão Alois Alzheimer. Ele realizou notáveis contribuições no estudo da doença que leva o seu nome.

1939 - O cruzeiro alemão Columbus é afundado pela sua tripulação depois de ter sido seguido por um navio americano, no Atlântico.

1944 - Casamento de Dom Pedro Gastão com a Princesa Dona Esperanza de Bourbon-Sicílias, em Portugal.

1946 - Começa na Indochina a guerra entre a China comunista de Ho Chi Minh e a França.

1950 - Dwight Eisenhower é nomeado comandante-supremo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

1965 - Charles De Gaulle, heróico general francês durante a Segunda Guerra Mundial, é eleito presidente da França.

1972 - Retorna à Terra, após 13 dias, a nave Apollo 17, última de sua série.

1984 - O Reino Unido e a China Popular assinam acordo determinando a devolução de Hong Kong aos chineses em 1º de julho de 1997.

1990 - O cronista Rubem Braga morre aos 77 anos, em virtude de um câncer na laringe.

1991 - Boris Yeltsin assume o controle do Kremlim, no mesmo ano em que a União Soviética é extinta.

1994 - Depois de 30 anos proibido, o boxe volta a ser liberado na China. O país suspendeu a prática depois da morte de um lutador.

1996 - Morre o ator italiano Marcelo Mastroianni.

1999 - Macau passa a ser de domínio chinês.

2001 - O novo líder interino do Afeganistão, Hamid Karzai, recebe bem as propostas de criação de uma força de paz internacional no país.

quinta-feira, dezembro 18, 2008


Ônibus Vila Jardim - Porto Alegre - 1951. O ônibus da imagem foi o primeiro do empresário Enio Reis, de Porto Alegre, e fazia a linha Vila Jardim em 1951. Em 1955, a pedido das autoridades, colocou seus dois ônibus na linha Intendente Azevedo, o que lhe proporcionou excelente retorno, que lhe permitiu a expansão de seus negócios
Foto de Sebastião Salgado.

Padre Paulo se diz decepcionado com empresas

Padre Paulo: "O dinheiro vem das pessoas físicas."Orçada em cerca de 800 mil reais, a nova igreja de São Luís Gonzaga, na rua Guilherme Alves, não tem uma previsão certa da conclusão definitiva. Embora já se erga contra o céu, em um formato triangular que lembra as pirâmides egipcias, a obra - cujo término seria para este ano de 2008 - vem se arrastando lentamente. A nova igreja é um sonho do padre Paulo Kunrath, o pároco, que se diz decepcionado com algumas "pessoas jurídicas" (leia-se empresas) do bairro, que se recusaram a colaborar financeiramente para a empreitada. "Bem concluída, é difícil de dizer, mas vai passar de um ano", informa ele.
De qualquer forma, uma data já foi fixada - 21 de junho do próximo ano, o dia de São Luís, o patrono da Juventude. Nesse dia, garante o padre, irá haver uma inauguração simbólica, embora a obra possivelmente não conte com o piso definitivo e nem com a pintura externa. "No momento estamos encerrando uma ação entre amigos para arrecadar recursos para fazer a parte elétrica", conta ele.
Dos 8oo mil reais projetados, cerca de 550 mil já foram captados, a maioria junto a paroquianos e amigos da paróquia, revela o pároco. Parte desses recursos veio da Alemanha e também da receita de eventos realizados na paróquia. De origem alemã - que fala fluentemente - o padre Paulo tem estreitas ligações com paróquias católicas da região do Saar, na divisa entre a Alemanha e a França, e na Baviera, onde tem parentes. Há uma pessoa contratada, captando os recursos, mas as dificuldades têm sido grandes. "Nós não contávamos com a dificuldades de angariar recursos junto ás pessoas jurídicas. Várias grandes empresas do bairros nos disseram não", afirma.
Comandando a paróquia desde 2001, o padre Kunrath sempre sonhou com uma "igreja de verdade", onde possam ser realizados casamentos, algo que, neste anos, só aconteceu em duas oportunidades. A concorrência das grandes igrejas de São Jorge, Santo Antonio e São Sebastião tira de muitos casais a disposição de contrair matrimônio em uma outra, pequena, em uma rua secundária. Para piorar, há a superstição de ser uma igreja com entrada lateral e não frontal. "Mas já há gente esperando para casar na igreja nova", alegra-se ele.
A nova igreja de São Luís transformará a atual em um salão paroquial. Embora não seja luxuosa, terá piso de granito e um visual, digamos, modernoso, como já pode se ver. As cores da pintura externa ainda não foram definidas.
Em agosto deste ano a paróquia comemorou os seus 40 anos de existência, com a presença do arcebispo metropolitano, D. Dadeus Gringgs.
2008 - O ano que está encerrando foi um ano estável para o catolicismo no Jardim Botânico, afirma o padre Paulo. "Conseguimos manter o que havia há um ano atrás". Indagado sobre a possibilidade de ser transferido para outra paróquia, o pároco diz: "Isso só o Bispo e Deus sabem."

* Diante dos novos desafios apresentados com a transmissão da TV Digital no Rio Grande do Sul, a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) promove um curso de extensão sobre o assunto. Durante as 30 horas de discussão do tema "TV Digital: novas oportunidades tecnológicas e profissionais", jornalistas, publicitários, engenheiros e radialistas terão encontros pautados pela discussão do contexto cultural, atividades práticas de edição em alta definição e criação de matéria jornalística interativa.Além disso, será abordada a adaptação do conteúdo para dispositivos móveis. As aulas serão ministradas pelos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Roberto Tietzman e André Pase, com experiência no manejo de novas tecnologias e pesquisa na área. Em 2008, realizaram atividade pioneira na graduação de Jornalismo registrada em
http://cyberfam.pucrs.br:16080/tvdigital.
Para participar, é necessário ter básicos de edição não-linear de vídeo e conhecimento sobre o funcionamento de uma emissora de TV. As aulas serão ministradas em janeiro, de 5 até 8 e de 12 até 15. De segunda até quarta, as aulas começam às 14h com encerramento às 18h, enquanto nas quintas os encontros vão das 14h até 17h.A inscrição é realizada na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelos telefones (51) 3320 3506 e (51) 3320 3543 ou no site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, ocorre na PUCRS a missa em preparação do Natal, às 18h30min, na Igreja Universitária Cristo Mestre, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576.
*Num recipiente, as cenouras estão picadas, prontas para irem ao liquidificador. O forno pré-aquecido espera pela massa do bolo, que vai passar pela batedeira até ficar no ponto. Enquanto isso, o som da cafeteira avisa que um café novinho está saindo, exalando aroma por todo o ambiente. Perto dali, fraldas limpas são retiradas da lavadora de roupas, vão para a secadora e, em seguida, serão passadas a ferro quente. Seria esta a residência de uma mãe zelosa? Definitivamente, não. Trata-se do principal laboratório de calibrações e ensaios do Brasil na área elétrica, situado no Campus Central da PUCRS. As etapas acima descrevem, em parte, o cotidiano dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios, o Labelo. No local, simula-se, à exaustão, o uso real de itens como fogões, lavadoras, refrigeradores e outros eletrodomésticos comercializados no País, antes de chegarem ao consumidor. Mas o trabalho de profissionais das engenharias elétrica e mecatrônica, químicos, físicos, técnicos e estagiários vai além, contemplando desde lâmpadas fluorescentes compactas até complexos equipamentos para plataformas de petróleo.
Criado em 1966 para auxiliar no aprendizado prático de alunos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, o Labelo evoluiu até obter, em 1991, a primeira acreditação (termo técnico para certificação) pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). "À época, aprovamos o primeiro projeto com o governo federal no valor de US$ 150 mil, para aquisição de equipamentos. Em 2008, somamos 18 projetos aprovados, em 1º ou 2º lugar, garantindo uma infra-estrutura de US$ 40 milhões", informa o vice-diretor, engenheiro Álvaro Theisen. Ligado à Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade, o Labelo realiza, em média, 900 atendimentos e 700 orçamentos mensais, principalmente para indústrias. A área física, com mais de 3.000 m2, ocupa parte do prédio 30, da Faculdade de Engenharia, e o prédio 13. Entre os referencias do setor está a formação e qualificação de recursos humanos. "Atualmente 95% das pessoas contratadas participaram de nosso Programa de Desenvolvimento de RH, que atrai alunos de cursos técnicos e dos primeiros semestres da Faculdade de Engenharia. Depois de formados, muitos foram efetivados", conta o vice-diretor. Embora o ambiente de trabalho seja altamente profissional e organizado, o Labelo revela algumas situações inusitadas. Certa vez, para um ensaio de refrigeradores comerciais - com portas de vidro temperado, para se escolher as bebidas antes de abri-los - foram compradas diversas latas de refrigerante. Depois de constantes trocas de temperatura na câmara de testes, para verificar o isolamento térmico, um susto: quase todas as latas explodiram, devido à pressão do gás das bebidas. "Foi só o impacto, pois nosso trabalho tem monitoramento constante do Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho", comenta Álvaro. "Hoje, o nível de eficiência evoluiu muito, com os fabricantes engajando-se e dando respostas positivas", pondera o engenheiro. No Laboratório de Teste de Vida de Lâmpadas, 4 mil pontos de luz são mantidos acesos, num sótão de 60m
2, analisando o tempo de desgaste. Muitas atividades do Labelo estão ligadas à qualificação de serviços públicos. Em 1998, foi desenvolvido na PUCRS o processo de calibração de etilômetros (bafômetros), adotado pelo Inmetro. Em 2006, em parceria com a Eletrobrás, inaugurou-se o Centro de Excelência em Iluminação Pública. Com o suporte técnico da Universidade, a Prefeitura de Porto Alegre trocará 80 mil pontos de luz da Capital, reduzindo o consumo e ampliando a eficiência. No Laboratório de Medidores de Energia Elétrica foram descobertas 80 diferentes formas de adulteração de relógios medidores de energia.
Embora tenha um amplo espectro de ação, o Labelo oferece dois produtos básicos: relatórios de ensaios e certificados de calibração. A partir deles, várias conquistas foram obtidas, com destaque para as acreditações pelo Inmetro e Underwriters Laboratories (EUA). Atualmente, 100% dos ventiladores de teto e das lavadoras de roupas, 80% dos condicionadores de ar e 70% dos refrigeradores vendidos no Brasil passam pelo Labelo. "O governo define controles para fabricantes e importadores, mas não tem laboratórios suficientes para averiguar a qualidade. Por isso, o Inmetro acredita laboratórios como o nosso para atuarem na defesa dos interesses do consumidor", esclarece Álvaro. Em breve, o espaço do Labelo deve ser ampliado, garantindo fôlego à demanda constante que permitiu, nos últimos dez anos, um crescimento médio de 25% a 30%.

A 5 reais, Linha Turismo passa pelo Botânico

Com decoração natalina, o ônibus passa pela avenida Salvador França. VEJA O VÍDEO AQUI. Um veículo de dois andares e quatro metros de altura, iluminado, com mensagens de Boas Festas e tocando músicas natalinas foi a grande atração da noite de terça-feira. A iniciativa foi recebida com acenos e aplausos por quem caminhava ou descontraía em mesas de bares nas calçadas de ruas e avenidas de vários bairros da Capital. (Veja Video)
A novidade foi a inauguração do Passeio Iluminado Linha Turismo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a Carris, que será oferecida até o dia 28 deste mês. Além de uma nova opção de lazer a visitantes e porto-alegrenses, o roteiro especial integra o ônibus Linha Turismo, primeiro do gênero a circular no país, há quase seis anos, ao clima natalino e de virada de ano que começa a tomar conta da cidade.
O roteiro de inauguração realizado nesta terça-feira contou com a presença da primeira-dama Isabela Fogaça, dos secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, de Captação de Recursos, Cláudio Gandolfi, e de dirigentes de entidades do trade turístico de Porto Alegre. Antes do embarque, na recepção da Central Linha Turismo, os convidados participaram de um brinde de final de ano.
Tarifa mais barata - Desde ontem, 17, o "Passeio Iluminado Linha Turismo" está aberto ao público, com tarifa especial, mais barata que a dos roteiros que o ônibus turístico realiza regularmente: R$ 5, preço único que valerá para as poltronas dos dois andares do veículo panorâmico. O passeio especial tem duração aproximada de 60 minutos, a partir do terminal de embarque localizado em frente à sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84 - Bairro Cidade Baixa).
O city tour noturno será oferecido até 28 de dezembro, com exceção dos dias 22 (segunda-feira, dia de manutenção regular do ônibus), 24 e 25. O ônibus iluminado sairá do terminal (Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa) sempre às 20h. Durante o dia, o Linha Turismo fará os roteiros regulares, com cinco saídas (9h, 10h30, 14h, 16h e 18h) de terça-feira a domingo e tarifas de R$ 8, e R$ 10, (roteiro tradicional) e R$ 10, e R$ 15, (roteiro Zona Sul). As reservas podem ser feitas pelo telefone 3212.1628, 3212.3464. Grupos acima de dez pessoas devem usar o mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.
Itinerário - O passeio especial passa pelos bairros Cidade Baixa, Centro, Menino Deus, Azenha, Santana, Santa Cecília, Jardim Botânico, Petrópolis, Auxiliadora, Moinhos de Vento e Floresta. No itinerário, estão atrativos como o Capitólio, Monumento aos Açorianos, Ponte de Pedra, Planetário, Jardim Botânico, Igreja Auxiliadora, Parcão, Hidráulica Moinhos de Vento, Cais do Porto, Usina do Gasômetro e Lago Guaíba. O trajeto compreende as ruas Lima e Silva, Loureiro da Silva, Borges de Medeiros, Ipiranga, Salvador França, Carlos Gomes, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Ramiro Barcelos, Cristóvão Colombo, Santo Antônio, Farrapos, Mauá e Loureiro da Silva, retornando ao terminal.
Ique, hoje, no Jornal do Brasil (RJ)

Fatos e aniversariantes do dia 18 de Dezembro

Hoje Brad Pitt completa 45 anos, Christina Aguilera faz 28, Keith Richard faz 65, Katie Holmes faz 30, Ray Liotta faz 54 e Steven Spielberg completa 64.














Nasce o mestre do cinemaEm 18 de dezembro de 1947, nascia um dos maiores gênios do cinema. Junto com Coppola e George Lucas, Steven Spielberg reinventou o cinema na década de 70. Tubarão e E.T., entre outros, estão entre as maiores bilheterias de toda a história. O primeiro Oscar veio com A Lista de Schindler, em 1993.
1737 - Morre o construtor de instrumentos de corda Antonio Stradivarius.
1812 - Napoleão Bonaparte retorna à Paris após sua desastrosa campanha militar na Rússia.
1865 - Morte do maestro Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional brasileiro.
1865 - Ratificada nos Estados Unidos a 13ª emenda que estabelece a abolição da escravatura.
1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk.
1890 - Nasce o engenheiro eletrônico e inventor Edwin Armstrong, pioneiro do rádio e inventor da FM.
1916 - Acaba a Batalha de Verdun, uma das piores da I Guerra Mundial, onde morreram 720 mil soldados.
1917 - O Congresso norte-americano aprova a Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no país.
1935 - Eduard Benes é eleito o segundo presidente da Checoslováquia, após a renúncia de Tomas Masaryk.
1936 - Leon Trosky é admitido como refugiado pelo governo mexicano.
1939 - Morre em Madri Leonardo Torres Quevedo, engenheiro e inventor espanhol, precursor da robótica moderna.
1943 - Nasce Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones.
1940 - Hitler ordena ao alto comando das forças armadas alemãs que comecem o planeamento de uma invasão da União Soviética, com o nome de código Operação Barbarossa.
1947 - Nasce em Cincinatti, nos Estados Unidos, o cineasta Steven Spielberg.
1950 - Países da Otan resolvem criar força armada conjunta.
1956 - A Assembléia Geral da ONU vota por unanimidade a admissão do Japão na organização.
1969 - É abolida a pena de morte na Grã-Bretanha.
1971 - O presidente Emílio Garrastazu Médici determina reformas na língua portuguesa, retirando acentos e tremas de palavras. As alterações são aprovadas pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia de Ciências de Lisboa.
1971 - Nasce a tenista espanhola Aranxa Sanchez Vicario.
1980 - O ex-primeiro-ministro soviético Alexei Kosygin morre de insuficiência cardíaca. Ele lidera o país entre 1964 e 1980.
1987 - O presidente José Sarney proíbe a pesca da baleia.
1989 - Os presidentes dos cinco países integrantes do Pacto Andino, reunidos nas ilhas Galápagos, acordam reativar o programa.
1998 - Wellington Camargo, irmão dos cantores da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, é seqüestrado em Goiânia. Sua libertação acontece 94 dias depois.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Brechó na rua Guilherme Alves: calças a 3 reais

São mais de 800 peças, incluindo muitas camisas e vestidos.
Uma boa e barata opção para presentear ou presentear-se neste Natal, no Jardim Botânico, é o pouco conhecido brechó da igreja de São Luís, na rua Guilherme Alves, 574. Funcionando unicamente às quartas-feiras, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, está localizado em uma pequena sala atulhada com cerca de 800 peças, entre roupas, calçados e bolsas. São doações feitas pelos paroquianos e que, colocadas à venda, custam quantias irrisórias - uma calça de brim, por exemlo, custa apenas 3 reais, o mesmo acontecendo com os sapatos.

Quem cuida do local é dona Celita Martinez, aposentada e uma das responsáveis pela organização da liturgia na paróquia. Ela mora na rua Felizardo Furtado e trabalha como voluntária. "Não abrimos nos outros dias por falta de voluntários", explica ela.

As roupas estão em estantes, sem muita organização, o que exige do freguês uma boa disposição para garimpar o que lhe interessa. E, nesse aspecto, há coisas boas - calças de griffe, de variados tamanhos, que custariam, se novas, cerca de 80 reais, aqui podem ser adquiridas pelo preço de uma garrafa de cerveja. A maioria das peças são femininas - há shorts, bermudas, saias, blusas e até jaquetas. "Temos fregueses que se vestem e calçam com coisas daqui. Se vestir bem não exige muito dinheiro", afirma ela. "Há uma freguesa que vem de Cachoeirinha e uma outra que vem de Viamão atrás de roupas".

Neuróticos Anônimos, terapia de grupo no JB

O NA garante o sigilo e não interfere na vida pessoal dos seus frequentadores. Todos os credos são bem aceitos. Eles se reúnem todas as quartas-feiras, à tarde, no segundo pavimento da igreja de São Luís Gonzaga, na rua Guilherme Alves, no Jardim Botânico, e formam uma "irmandade" - como os próprios chamam. Durante mais de uma hora - às vezes duas - contam seus problemas, seus anseios, suas esperanças, relatam experiências de vida, botam para fora o que sentem - e com isso se sentem melhores. Alguns estão aqui há muitos anos, e raramente faltam às reuniões semanais.
São os Neuróticos Anônimos, um grupo de auto-ajuda similar aos Alcoólicos e aos Narcóticos Anônimos. Criado, no Jardim Botânico, em 21 de junho de 1989 (dia de São Luís), ainda no tempo do padre Irineu, o NA da Guilherme Alves irá completar 20 anos de atividades. Por ele passaram muitas centenas de pessoas (a rotatividade é alta), todas com algum ou alguns distúrbios emocionais - as neuroses. Embora não tenha vínculos diretos com a Igreja Católica, e abrigue gente de todos os credos, eles formam um grupo que acredita que as neuroses "são uma doença espiritual" e que, através da auto-educação, da força de vontade, da humildade e da disposição em mudar hábitos e atitudes a vida pode se tornar melhor. Em outras palavras, é uma espécie de terapia sem terapeuta, em que todos - inclusive o próprio coordenador - são os analisados. "A pessoa, primeiramente, tem que descobrir que ela própria é o problema, e não que o problema está nos outros", afirma A., o coordenador do grupo.
A primeira regra de tais grupos é o sigilo e o anonimato - o que eles falam e ouvem não deve passar das quatro paredes e nem comentado fora. Até porque a palavra "neurótico" ainda soa como algo muito pesado para o restante da sociedade, muito embora as neuroses - sejam elas quais foram - existam de forma manifesta ou latente em todas as pessoas. No NA, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interfiram ou prejudiquem o seu comportamento e a sua vida. Pode ser um tique nervoso, uma ansiedade constante, tristeza, depressão, agressividade.
IRMANDADE - O NA do Botânico tem, a exemplo dos demais, um alta rotatividade - pessoas que assistem uma, duas ou três sessões e não voltam mais. Aberto à comunidade, sem distinção (e pode-se entrar mudo e sair calado, só escutando), conta porém com frequentadores assíduos, que estão aqui há muitos anos.
Nesta quarta-feira eram quatro pessoas - tres mulheres e um homem - todos da meia ou da terceira idade. Uma delas, T.C., moradora do Jardim do Salso, relatou a sua trajetória de vida com franqueza singular. "Quando eu cheguei aqui eu estava em profunda depressão, e na época eu nem sabia o que era neurose ou neurótico. Nas reuniões, aos poucos, fui entendendo o que estava se passando comigo, através da troca de informações e experiências comuns. Eu acho que a depressão é uma doença espiritual. Aos poucos fui saindo da depressão, passei a viver depois que conheci o programa, e com isso salvei também os meus filhos. Devo minha vida ao programa", afirma ela.
Outra - a mais antiga e que frequenta tais grupos desde 1977 (na igreja do Rosário, o primeiro, onde tudo começou em 1975), tem o mesmo discurso. " Eu mudei muito. Antes eu gritava e brigava muito, coisa que há muitos anos não faço mais. A neurose deixa a gente burra e ignorante, e a pessoa, quando briga, fica cega e surda. Eu enviuvei muito cedo, tinha três filhos para criar. " P. - vamos chamá-la assim - diz ter tendência à solidão: "Eu cheguei aqui me arrastando emocionalmente, e aqui aprendi muitas coisas. Antes eu gritava e sapateava. Quando meus filhos pequenos pisavam em um cocô de cachorro eu chorava, achava aquilo o fim do mundo, uma coisa tão boba. Hoje eu consigo me controlar".
Os NA se consideram uma irmandade - aos poucos foram ficando amigos e hoje até fazem festas e excursionam juntos. O próprio coordenador do grupo abre seus problemas para os restantes e para o repórter, sem constrangimentos. "Sou orgulhoso? Acho que hoje já não sou mais orgulhoso como eu era. Mas acho que o fato de ficar tolhido por achar que não causo uma boa impressão aos outros é um ponto a resolver. Eu sei que estou sempre me policiando, tentando causar uma boa impressão, não sei se isso se deve à minha formação familiar ou a outra coisa. Se eu não puder causar uma boa impressão eu fico com receio de comparecer a um evento. Sou bastante antissocial, o único local que eu me sinto à vontade é aqui, onde eu me solto."
A. tem mais de 60 anos e sotaque carioca. Aparentemente calmo e afetuoso, nada nele - à primeira vista - faz lembrar a palavra neurótico. Sabe deixar as pessoas à vontade não força a barra. Para A., a principal característica do neurótico é o egoísmo, "que deve ser substituído por amor". Ou seja, o neurótico - seja quem for - procura sempre culpar os outros por seus problemas, "quando o problema é ele." Sem vínculos com a igreja católica - que apenas empresta o local, sem cobrar nada - ressalta que o grupo é aberto a todos os credos, e que não há mensalidades ou taxas a pagar. Apenas uma contribuição voluntária e anônima - a pessoa coloca a mão em um saco, deixando qualquer valor lá dentro.
Com a chegada dos meses de verão e de férias, o grupo normalmente se esvazia - já chegou a ter mais de 15 participantes anteriormente. Esvazia mas não se dissolve - muitos frequentam outros grupos em outros locais, uma vez que o intercâmbio entre eles é constante. Organização mundial, o Neuróticos Anônimos foi criado em 1964, por um ex-alcoólatra norte-americano, e hoje está presente em quase todos os países do mundo.

SERVIÇO

Neuróticos Anônimos - rua Guilherme Alves, 574, paróquia São Luis gonzaga.

Reuniões às quartas-feiras, às 15 horas.

Informações: Tel. 3336-1065.
Site oficial no Brasil: www.neuroticosanonimos.org.br
* A área de pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS recebeu recentemente uma distinção em nível internacional. A Unidade de Pesquisa Clínica em Reumatologia, coordenada pelo médico Carlos Alberto von Mühlen, se classificou em 1º lugar no estudo multicêntrico mundial da medicação biológica ocrelizumab na artrite reumatóide, com maior número de pacientes triados e randomizados (incluídos no estudo). O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as equipes dos médicos Nasonov da Rússia, e Zerbini, do Hospital Heliópolis de São Paulo. O estudo, patrocinado pelos laboratórios Roche e Genentech, abrangeu 37 países e 260 centros de pesquisa clínica. Com duração de três anos, avalia a eficácia e a segurança da medicação ocrelizumab, um inibidor de ativação de linfócitos B, em comparação com tratamento tradicional à base de metotrexato.
* A Incubadora Raiar do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) é uma das 18 incubadoras-âncora do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O repasse para a Raiar operar o Prime será de 12 milhões para aproximadamente 100 empresas que serão selecionadas. A meta do programa é ajudar na estruturação de planos de negócio e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Cada incubadora também vai operar com recursos diferenciados, entre R$ 9 milhões e R$14,4 milhões, que já estão sendo liberados pela Finep. No cálculo, foram levadas em consideração as estimativas de demanda local apresentadas pelas instituições parceiras. A maioria, no entanto, receberá o maior valor. No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros. O Prime prevê, ainda, a capacitação dos empreendedores para atuarem na consolidação das novas empresas. Antes de assinar o contrato, os empresários passarão por um curso de imersão em negócios na modalidade presencial e a distância. Nele, decidirão se, realmente, estão aptos a receber os recursos.
Até 2011, a Finep planeja apoiar cerca de cinco mil empresas nascentes. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões no Programa que, em 2009, também vai selecionar novos parceiros. "Queremos fechar o mapa do Brasil com a participação de incubadoras de todos os estados", disse o presidente da Finep, Luis Fernandes.
Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras no país.
* Com o título "Anistia: Nem perdoar, nem esquecer", a aluna do sexto semestre do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), Cínthia Soares Barbosa, recebeu o primeiro lugar, na Categoria Acadêmico, o "Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo". A entrega ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), no dia em que se comemora dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro. Cínthia realizou o trabalho como atividade para o estágio curricular na TV Foca, supervisionado pelos professores Aline Dallago, Cristiane Finger e Marco Antônio Villalobos. "É muito emocionante, foi meu primeiro reconhecimento. Também fiquei satisfeita por a premiação ter esse viés moral e ético", comemorou a estudante. O objetivo do Prêmio é estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo gaúcho na denúncia de violações e na vigilância de respeito aos Direitos Humanos. Nesta edição, o evento abordou os "60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem: em busca da Justiça". A honraria é promovida pela OAB/RS, pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e pela Secretaria Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins (Uita), com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc/RS) e da Arfoc/Brasil e está na 25ª edição.
* O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:
Programação orientada a objetos com C# Básico
Programação orientada a objetos com C# Avançado
Programação para web com ASP.NET e C#
Introdução ao Microsoft Silverlight 2.0
Windows SharePoint Services
MS-Project
Introdução ao teste unitário de software usando o VSTS
Introdução ao XNA
Programação com .NET Windows Presentation Foundation
Programação para dispositivos móveis com .NET
Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* A estudante do curso de Engenharia de Produção, da Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng), Mônica Federhen, recebeu o prêmio "Destaque Acadêmico 2008" pela Sociedade de Engenharia do Grande do Sul. Na 8ª edição, a premiação é voltada ao aluno melhor classificado entre todas as engenharias da Universidade.

Madonna, superstar, chegou a viver de favores

Madonna: perda da mãe aos cinco anos.
Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida como Madonna, (Bay City, Michigan, 16 de agosto de 1958) é uma cantora, compositora, dançarina, produtora musical e cinematográfica, atriz e escritora norte-americana. Vencedora de nove Prêmios Grammy, e de dois Globo de Ouro e dois Oscar. Madonna é a maior vencedora da história do VMA com 21 Prêmios ganhos. Também é vencedora de 4 EMA. Em 11 de Março de 2008, Madonna entrou para Hall da Fama do Rock and Roll título americano cedido aos artistas que fazem história e tem grande importância e influência no mundo da música por no mínimo 25 anos. Madonna adquiriu muitos prêmios ao longo de sua carreira e estes somam um pouco mais de 120, sendo uma das cantoras mais premiadas no mundo da música, segundo a Agência FamaPress. Madonna é mais conhecida pelas polêmicas que causa ao misturar temas políticos, sexuais e religiosos à sua obra.
Desde o início de sua carreira em 1982, Madonna tem lançado vários discos e singles e vendeu mais de 280 milhões de álbuns e 160 milhões de singles no mundo inteiro, tornando-se a cantora que mais vendeu na história da música mundial. Em 2006, a Billboard divulgou que a sua turnê de 2006, Confessions Tour, é a turnê feminina que mais arrecadou na história. De acordo com o Guinness Book of Records e com a Revista Forbes, ela é a cantora mais rica do mundo com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 Bilhão de dólares, e o Guinness Book of Records, listou Madonna como a Artista Feminina mais Bem Sucedida de Todos os Tempos.
Madonna é chamada constantemente por "Material Girl" e "Rainha do Pop", devido às suas vendas notórias e sua influência inigualável na história da música.

Biografia
Madonna nasceu às 7h09 da manhã no hospital Bay City Mercey na cidade de Bay City. Os seus pais viviam em Pontiac, subúrbio de Detroit, mas a mãe de Madonna tinha decidido visitar a avó em Bay City nos dias próximos ao seu nascimento.
O pai de Madonna, Silvio P. Ciccone, era um engenheiro da Chrysler, natural dos Estados Unidos, mas de antepassados oriundos de Pacentro, na Itália. A mãe de Madonna, Madonna Louise Fortin, tinha raízes no Quebec e na França. Madonna tem quatro irmãos (Martin, Mario, Christopher e Anthony) e três irmãs (Melanie, Paula e Jennifer).
Madonna passou a sua infância em Pontiac e mais tarde em Rochester Hills (outro subúrbio de Detroit). Foi educada no catolicismo, que mais tarde abandonou. Quando Madonna realizou o crisma tomou o nome Veronica, que é por vezes apresentado como parte integrante do seu nome civil. Em Dezembro de 1963, quando Madonna tinha cinco anos, a sua mãe morre de câncer da mama aos trinta anos de idade. O pai voltará a casar com Joan Gostafson, contratada como empregada da família após a morte da mãe de Madonna, que é sua esposa até hoje.
Contra a vontade do pai, Madonna começa a ter aulas de dança aos catorze anos, tendo sido seu professor Chrystopher Flynn. Frequentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como boa aluna (QI 140) e membro da equipe de "cheerleaders". Concluiu o ensino secundário em 1976, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Michigan no curso de dança. Encorajada por Flynn Madonna abandona o curso e com apenas 35 dólares muda-se para Nova Iorque com o objetivo de seguir uma carreira de bailarina.
Durante este período da sua vida passou por dificuldades económicas, tendo frequentemente dependido da ajuda dos amigos. Em 1979 integrou a digressão mundial do cantor disco Patrick Hernandez (conhecido por seu único sucesso, "Born to be alive"), durante a qual conheceria em Paris Dan Gilroy, que seria seu namorado e junto com o qual fundaria, já em Nova Iorque, a banda "Breakfast Club".

Anos 1980

Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista, tinha terminado. Depois do fim da banda, Madonna criou outra, a "Emmy", com um antigo namorado, Stephen Bray. Os dois brevemente decidem afastar-se da "Emmy" e começam a trabalhar em conjunto em canções.
Em 1981, devido a dificuldades financeiras, Madonna participou como "vocal de apoio" em três canções do cantor alemão Otto Von Wernherr ("Wild Dancing", "Cosmic Climb" e "We Are The Gods"). Mais tarde, quando Madonna se tornou famosa, Otto seleccionou as pequenas frases cantadas por Madonna e lançou-as como "canções".
Entretanto, uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.
"Everybody", o primeiro single de Madonna, produzido por Mark Kamins, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Burning Up" e em Junho de 1983,"Holiday", música produzida por Jellybean Benitez. Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.
O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rolar pelo chão. A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio. A música permaneceu durante seis semanas no topo das paradas de sucesso.
Em 1985 Madonna conquistou fama mundial com os sucessos "Material Girl" e "Crazy for You". Em Julho do mesmo ano estréia o filme Procura-se Susan desesperadamente (em Portugal, Desesperadamente Procurando Susana) no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. Aos 13 de Julho de 1985, participa da edição do Live Aid, evento organizado por Bob Geldof, que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia. Também nesse ano, Madonna se casa com Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour.
No começo de 1986, Madonna iniciou uma colaboração com Patrick Leonard que se prolongaria até finais da década de oitenta e da qual nasceram muitas das canções mais conhecidas da artista. Em Agosto de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos[1]. Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise" (em Portugal, A Surpresa de Xangai), que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o primeiro.
Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme "Quem é essa garota?" (em Portugal, Quem é Aquela Rapariga), no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who´s that girl Tour"). Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed:the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projeto. Em Dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.
Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo fato da artista se envolver romanticamente com um santo negro em uma igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo. Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como trilha. Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself" e "Cherish".

Anos 1990

Em 1990 Madonna regressou ao mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o ator Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa. O filme foi acompanhado por uma trilha sonora, o disco I'm Breathless: Music from and Inspired by the Film 'Dick Tracy', onde foi também incluída a canção "Vogue". Uma das canções do disco, "Sooner or Later (I Always Get My Man)" ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimônia de entrega dos prêmios em 1991. Seu acompanhante naquela noite foi ninguém menos que Michael Jackson.
No final do ano, Madonna lançou a sua primeira coletânea de sucessos, The Immaculate Collection. Além de quinze sucessos dos anos 80, Madonna incluiu duas novas canções, "Justify My Love" (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e "Rescue Me".
O videoclipe de "Justify My Love" foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A gravadora de Madonna decidiu lançá-lo comercialmente, tornando-se o primeiro vídeo single já lançado (no formato VHS) e vendendo mais de 400.000 cópias apenas nos EUA.
Em 1991, Madonna lançou o documentário "Truth or Dare" (título nos EUA)/"In Bed with Madonna" (título internacional) ("Na Cama com Madonna") no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da turnê mundial "Blond Ambition Tour".
Também em 1991, Madonna ganhou seu primeiro Grammy. Foi na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo por "Blond Ambition Live".
A 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro Sex, um trabalho com fotografias de Steven Meisel, onde na maioria a cantora está nua, sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista, voyeurismo, lésbica e pansexual). Imagens como a da cantora pedindo carona em estradas americanas, exibindo seu recente dente de ouro, chicotes, correntes e máscara e unhas negras acabaram por contribuir para o período mais escandaloso de sua carreira. Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como "Deeper and Deeper", "Rain" e a própria faixa título, de novo acompanhada por um video controverso devido ao seu conteúdo erótico. No ano seguinte a cantora visitaria pela primeira vez o Brasil com sua turnê "The Girlie Show", com shows esgotados nos estádios do Morumbi (São Paulo) e do Maracanã (Rio de Janeiro).
Depois da controvérsia, Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como "Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story", e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, "Human Nature" (onde canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana).
Em 1995, foi lançada a primeira colectânea romântica, Something to Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas: "You'll see", "One More Chance", "I Want You".
Em 1996, Madonna ficou grávida do seu treinador pessoal, Carlos León. No dia 14 de Outubro daquele ano, deu à luz a sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola". A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o fato da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.
Em seguida Madonna estrelou o filme mais marcante de sua carreira, Evita, no qual ela encarna a ex-primeira-dama argentina Eva Perón. O filme concorreu em várias indicações nas premiações de cinema, como Oscar e Globo de Ouro. Madonna ganhou dois Globo de Ouro: um de Melhor Atriz e outro de Melhor Canção Original por You Must Love Me e um Oscar de Melhor Canção Original por You Must Love Me, escrita especialmente para o filme.
Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece aparentemente mais madura, com um estilo musical novo. O álbum Ray of Light reflete influências da música techno com toques de guitarra e violão em camadas de produção do estilo chamado ambient, misturados com uma estética de cunho místico extraída de religiões como o hinduísmo e budismo, bem como da tradição mística do judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa. A nível das letras estas revelam-se mais pessoais e a voz de Madonna, depois da experiência musical de Evita, mostra mais afinação, vibração e visceralidade em contraste com seu timbre sem potência e infantil. Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer. Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammy, seis VMA incluindo Vídeo do Ano e dois EMA incluindo Melhor Álbum. "Frozen", "Ray of Light", "The Power of Goddbye" e "Nothing Really Matters" (cujo video a cantora retrata as gueixas do romance que daria origem ao filme Memórias de uma Gueixa) foram os sucessos mundias.
Também em 1998, Madonna acompanhou a Copa do Mundo de 1998 de futebol. O jogador chileno Iván Zamorano despertou sua atenção a ponto dela chamá-lo de "símbolo sexual da Copa do Mundo".
Em 1999, foi sucesso a canção "Beautiful Stranger", da trilha-sonora do filme "Austin Powers: The Spy Who Sagged Me", vencedora da categoria de melhor vídeo de trilha-sonora no VMA e do Grammy de melhor música de um filme.

Anos 2000

Em 2000, lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo das paradas mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don´t Tell Me" e "What It Feels Like For a Girl".
A 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o realizador de cinema inglês Guy Ritchie no Castelo Skibo na Escócia. Na mesma ocasião foi batizado o filho do casal, Rocco.
Em 2001, Madonna ganhou o Grammy de Melhor Design/Embalagem/Encarte por "Music".
Ainda em 2001, Madonna lançou-se numa digressão mundial denominada "Drowned World Tour". No mesmo ano a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura pop contemporânea.

Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica, em cuja capa e encarte Madonna se inspira em Che Guevara. O seu primeiro single, "American Life", teve seu clipe proibido de passar na televisão um dia após seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra. Nessa versão do clipe, ela (de um tanque de guerra sobre uma passarela de desfiles de moda com um fundo projetando fogo) joga uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto, sem contar o inusitado rap condenando a obsessão por fama e fortuna da canção. Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico. American Life é o grande fracasso da carreira de Madonna, se considerarmos os baixos índices de vendas. Apesar das vendas fracas, a faixa título, Love profusion e Hollywood se destacam nas paradas musicais deste período, esta última canção foi interpretada por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera. Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a actuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo, com a participação da rapper Missy Elliot. Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um acto que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (publicidade, afinal Madonna ainda estava promovendo seu novo álbum e outras coisas), um tema controverso na época nos Estados Unidos. Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Agaisnt The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.
Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa turnê mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira. A turnê terminou na cidade de Lisboa, com dois dias de espectáculos no Pavilhão Atlântico, a 13 e a 14 de Setembro. Durante a turnê , foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a turnê e a vida pessoal de Madonna. Previa-se que o documentário fosse apresentado em festivais de cinema (como o de Cannes ou de Veneza) durante 2005, mas este foi rejeitado. O documentário acabou por ser apresentado em vários canais de televisão no Outono de 2005.

Confessions On A Dance Floor, Confessions Tour e adoção

Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. O álbum estreou em #1 em 41 países, tornando-se o disco que estreou em #1 em mais países em toda a história. Confessions On A Dance Floor vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O álbum, de estilo marcadamente eletrônico com influências de house e disco, foi produzido por nomes como os suecos Bloodshy & Avant, Mirwais e principalmente por Stuart Price, além da própria Madonna. O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 no MTV Europe Music Awards em Lisboa. Hung Up ficou em #1 em 47 países, tornando-se a música que ficou em #1 em mais países na história, quebrando o recorde dos Beatles. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.
Em 2006, Madonna iniciou a turnê mundial "The Confessions Tour" na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco". É considerada, pelos críticos, a melhor turnê da Madonna desde a histórica Blond Ambition. A turnê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos, segmentados em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". A turnê veio a ser a de maior sucesso de uma artista feminina, com arrecadação recorde de US$ 200.000.000,00 e um público de 1.808.957 de pessoas, até então, a turnê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 shows. Madonna ainda não havia terminado sua tour de quatro meses e 60 shows, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.
Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 150 milhões de dólares mais rica em 2005.
Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, que estreou nos cinemas em finais de 2005.
A 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país. A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.
O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007. O DVD inclui o show completo da turnê e um CD com algumas canções em versão ao vivo. O DVD atingiu o primeiro lugar nas paradas de países como Itália, México, China, Rússia, França, Portugal e Brasil.
Em fevereiro de 2007, Madonna foi garota-propaganda da marca sueca de roupas H&M, em uma campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna". Fotografada por Steven Klein, a campanha teve lançamento comercial a partir de março de 2007. A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Além disso, a cantora recebeu um Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico por "Confessions On A Dance Floor".
Em Março de 2007, Madonna foi garota-propaganda milionária de um projeto arquitetônico de luxo na baía de Tóquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake. As fotos da campanha e os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein.
Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. Seu download ficou disponível temporáriamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.
No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo. A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo. Madonna surge em 2º lugar devido ao faturamento de 200 milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey, A lista inclui outros nomes da música, casos de Elton John (7º), Jay-Z (9º), Bon Jovi (18º), Celine Dion (20ª), U2 (22º) ou 50 Cent (32º), somente.
Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up. Madonna domina a mídia aparecendo em várias revistas e jornais que não deixam de elogiar a boa forma e o pique da Rainha do Pop.
Após muita especulação, no dia 16 de Outubro a cantora assina com a Live Nation, deixando de lado a Warner Music. A Live Nation empresa, expert em turnês e eventos ao vivo, criou uma gravadora para abrigar o mega conglomerado multimédia que é Madonna. O novo contrato tem duração de 10 anos e inclui a exploração sem limites da marca Madonna. O valor do contrato é estimado em 120 milhões de dólares. Madonna também detem ações da Live Nation como sócia marjoritária.
Em 2008, Madonna recebeu mais um Grammy. Dessa vez de Melhor Performance em Vídeo Longo por "The Confessions Tour".
Em Fevereiro de 2008, A Imagem de Madonna é usada na Campanha da "SunSilk" (Unilever) uma linha de produtos para cabelos. Madonna ficou 15 milhões de dólares mais rica sem trabalho algum, apenas emprestando sua imagem em cenas de arquivos em fotos e por um trechinho da música de "Ray of Light", que foram usadas mundialmente na campanha dos produtos de cabelos.
Depois de dirigir o comercial de TV da H&M, Madonna também decidiu dirigir seu primeiro curta-metragem, entitulado "Filth and Wisdom", o curta conta com atuações de Elliot Levey e Richard E.Grant.

Hard Candy, Sticky & Sweet Tour e separação
O novo disco possui uma nova sonoridade jamais trabalhada diretamente por Madonna, R&B e Hip-Hop mesclados e unidos ao bom e velho Pop e Dance no estilo mais anos 80, e entre os colaboradores da produção estão Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams. O álbum estreou em #1 em 37 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Foi o sétimo álbum da Madonna a estrear em #1 na Billboard 200, tornando-a a segunda cantora com mais discos #1 na parada, atrás apenas da Barbra Streisand que tem 8 discos #1. Até agora Hard Candy já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o terceiro álbum mais vendido de 2008, atrás apenas de Rockferry da Duffy e Viva la Vida or Death and All His Friends do Coldplay. O primeiro single do novo álbum Hard Candy chama-se "4 Minutes" (#3 na Billboard Hot 100) e foi lançado no final de Março de 2008 e cujo vídeo foi dirigido pela dupla Jonas&François. O segundo single é Give It 2 Me, gravado em Abril de 2008, e lançado em 31 de maio do mesmo ano. Foi dirigido por Tom Munro. No dia 23 de Agosto de 2008, Madonna começou a turnê mundial batizada de Sticky & Sweet em Cardiff, País de Gales, Madonna percorrerá a América do Norte, Europa e América do Sul, incluindo o Brasil! A cantora visitará países que não vai à mais de 15 anos como Brasil, Argentina, Chile, México entre outras cidades européias e norte-americanas. O porta-voz da Live Nation, John Vlautin disse que as vendas mundiais devem registrar mais de 250 milhões de dólares, o que bateria o recorde para performance feminina, atualmente detido pela própria Madonna. A turnê "Confessions Tour", feita há dois anos, arrecadou 200 milhões de dólares.
Em 15 de Outubro de 2008, a porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, confirma o divórcio entre a cantora e Guy Ritchie. O divórcio oficial deu-se a 21 de Novembro do mesmo ano, acabando com o casamento que em Dezembro, faria 8 anos.

Recordes
Maior venda de ingressos em menor tempo: Madonna bate mais um recorde com a turnê Sticky & Sweet. A cantora conseguiu vender cerca de 50.000 mil ingressos em 29 minutos. Lembrando que o recorde até o momento era dos Rolling Stones com 45 mil ingresos em 40 minutos.
Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos: Com vendas estimadas em mais de 280 milhões de cópias e 160 milhoes de singles.
Cantora mais bem paga do mundo: Madonna entrou para o Guinness em 2004 como a cantora mais bem paga do mundo recebendo 80 milhões de Euros
Cantora mais rica de todos os tempos: Madonna é a cantora mais rica de todos os tempos com uma fortuna pessoal avaliada em mais de um bilhão de dólares.
Turnê mais lucrativa por uma artista feminina: A Turnê Confessions Tour faturou US$ 200 milhões com um público de 1.8 milhão de pessoas, o que representa aproximadamente US$ 3.2 milhões por show. Até então, a turnê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 shows. Madonna ainda não havia terminado sua tour de quatro meses e 60 shows, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.
Coletânea mais vendida da história: The Imaculte Colection é a coletânea mais vendida da história, vendendo mais de 32 milhões de cópias.
Mais listas em primeiro lugar: O álbum Confessions on a Dance Floor ficou em primeiro lugar em 41 países e o single Hung Up bateu o recorde ficando em primeiro lugar em 47 países, quebrando o recorde dos Beatles.
Maior audiência de Show pela internet: O Show, na Brixton Academy, foi transmido ao vivo pela internet, e foi visto por nove milhões e meio de pessoas, quebrando o recorde de Paul McCartney.
Filme-documentário mais visto da história: O filme-documentário “Truth Or Dare: In The Bed With Madonna”, as bilheterias superaram $35 milhões de dólares em todo mundo fazendo desse o documentário mais visto da história de Hollywood.
Clipe mais caro por uma artista feminina: Em 1995 o vídeo “Bedtime Story” custou o clipe mais caro da história por uma artista feminina, 2 milhões de dólares.
Roupas que mais venderam em uma semana: A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Arstista com mais canções Top 10: Madonna é a artista com mais Top 10 da história da Billboard somando 37, também é a única artista feminina a ter 51 canções Top 40.
Artista com mais canções em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar da história da Billboard, dividindo o recorde com Elvis Presley.
Artista de maior sucesso no mundo desde 1999: Madonna é a artista feminina de maior sucesso no mundo desde de 1999 em quesito de venda e audiência de singles.
Artista com mais canções em primeiro lugar: Madonna é artista com mais canções em primeiro lugar da história da United World Chart somando 13.
Artista com mais canções Top 10: Madonna é artista com mais canções Top 10 da história da United World Chart somando 23.
Artista com mais semanas em primeiro lugar: Madonna é a artista com posições em primeiro lugar somandos 80 semanas com seus 13 singles número um.
Artista com mais singles em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar na United World Chart somando 4, recorde dividido com Mariah Carey.
Artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar: Madonna é a artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar na United World Chart com Hung Up sucedido de Sorry somando 22 semanas.
Cantora que mais vendeu singles: Madonna é a cantora que mais vendeu singles em toda história da música totalizando 150 milhões. (Wikipedia)