sábado, julho 14, 2018

A primeira emissora de televisão de Alagoas só foi inaugurada em 1975

O Rio Grande do Sul inaugurou a sua primeira emissora de televisão em dezembro de 1959 - foi a TV Piratini, canal 5, hoje SBT. Ao longo do tempo, os demais estados da federação passaram a contar com tais emissoras, mas Alagoas só inauguraria o seu no ano de 1975, 25 anos depois da primeira transmissão de tevê no Brasil, feita pela Tupi, de São Paulo, em setembro de 1950.
Reprodução do Correio do Povo

terça-feira, julho 10, 2018

Friendenreich, o mito, é homenageado em Porto Alegre: 1953

Arthur Friendenreich, filho de pai alemão e mãe negra, foi o primeiro grande astro do futebol brasileiro e um dos jogadores mais habilidosos de todos os tempos - dizem aqueles que o viram jogar, especialmente no Paulistano e no São Paulo. Nascido em 18 de julho de 1892 - portanto, faria 126 anos este mês - El Tigre - Friendenreich foi um centro-avante de rara inteligência, tendo feito muitos gols entre as décadas de 10 e 30 do século passado, quando abandonou o futebol, já devido à idade e ao fato de não concordar com a profissionalização da atividade. Pertencente à época romântica do "esporte bretão", não ganhou nenhum dinheiro com o futebol, tanto que, ao se afastar dos campos, passou a trabalhar em uma fábrica de bebidas. Morreu em setembro de 1969, morando em uma casa que o São Paulo, clube, lhe havia dado. 
Em outubro de 1953, já com 51 anos de idade, Friendenreich esteve em Porto Alegre, onde assistiu a um jogo do Grêmio contra o Floriano (Novo Hamburgo) e foi alvo de uma série de homenagens. A reprodução acima é da Revista do Globo. El Tigre faleceu em 1969, aos 77 anos.

domingo, julho 08, 2018

No tempo em que Walter Casagrande era jovem, rico, libertário e viciado




Walter Casagrande, hoje comentarista de futebol da Rede Globo, gordo e pai de família, teve a coragem de reconhecer, publicamente, em rádio, jornal, revista e tevê, e também no livro em que conta a trajetória da sua vida, os problemas que enfrentou com drogas e álcool no início da carreira. Nascido na capital em abril de 1963, hoje com 55 anos, Casagrande marcou época nos anos oitenta no futebol paulista  por suas belas jogadas e suas posições políticas libertárias e de esquerda - bem ao estilo da época que precedeu a redemocratização do Brasil. Com apenas 18 anos ele foi atuar no Corinthians, clube que, por sua rebeldia, o emprestou à Caldense, de Poços de Caldas, MG, reintegrando-o à equipe em 1982. Foi por essa época que surgiu a "democracia corintiana", liderada, entre outros, pelo "doutor Sócrates". Jovens e rebeldes, imaturos, ricos e famosos, eles se envolveram com muitas coisas extra-campo - no caso de Casagrande, com o uso de cocaína, como se vê nesta matéria do Correio do Povo de 1983, quando o atacante paulista contava apenas 20 aninhos. Hoje, o "Casa", como chamam, é um conhecido comentarista esportivo e renega grande parte do seu passado turbulento e autodestrutivo.