sábado, julho 18, 2009

Neste domingo, 19, o ginásio municipal Tesourinha será palco da decisão do Campeonato Municipal de Handebol deste ano. No final de semana anterior, as equipes femininas Dorflex e Hand Clube Canoas ficaram com a terceira e quarta posição respectivamente, e no masculino Johnie Walker foi o terceiro colocado ao vencer 100% Polar. As finais do campeonato começam às 9h com as mulheres e às 10h com os homens.
Final Feminina:9h - Várzea HC x João XXIIIFinal Masculina:10h - ADC x Cristo Adulto
A categoria feminina Série B do Campeonato Municipal de Vôlei 2009 define, neste domingo, 19, as quatro equipes finalistas. No mesmo dia, prossegue as disputas na série A masculina. Os jogos acontecerão no ginásio de esportes do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (Luiz Camões, 337, bairro Santo Antônio, Zona Leste).
Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), o Municipal de Vôlei tem como público-alvo a categoria adulto. A competição pretende incentivar a prática do vôlei, buscando a integração entre as equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Confira os jogos deste domingo:Série A - Masculino (quadra 2)09h00 - Búfalos x COM Canoas09h45 - Claro x CETE/MADELÂMINA10h30 - VS Digital x COM Canoas11h15 - Búfalos x CETE/MADELÂMINA12h00 - Claro x VS Digital13h00 - CCR x UFRGS13h45 - PQP x SINODAL/UNISINOS14h30 - ACM x Vôlei Guaíba15h15 - CCR x SINODAL/UNISINOS16h00 - PQP x Vôlei Guaíba16h45 - ACM x UFRGS17h30 - CCR x Vôlei Guaíba
Série B - Feminino (Quadra 1)09h00 - R^Unidas x Wiki-Vôlei09h45 - Maxxi Vôlei x Jogadoras do Parque12h45 - Paladino T. C. x Lindóia T. C.13h30 - E. C. São José x Amigas da Fita14h15 - Gaúchos Metodistas x Tederke10h30 - Vencedor do jogo 19 x Vencedor do jogo 2011h15 - Vencedor do jogo 21 x Vencedor do jogo 1910h30 - Vencedor do jogo 21 x Vencedor do jogo 2015h - Vencedor do jogo 22 x Vencedor do jogo 2315h45 - Vencedor do jogo 24 x Vencedor do jogo 2216h30 - Vencedor do jogo 24 x Vencedor do jogo 23
O campeonato municipal de bocha prossegue no final de semana. Nas canchas naturais acontece a 11ª rodada do returno e em canchas sintéticas a disputa da quarta rodada das séries A e B.
O municipal de bocha de Porto Alegre é um evento tradicional para os bochófilos das praças, parques, associações comunitárias, CTGs e clubes na sua 18ª edição, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
O campeonato desenvolve-se na forma de auto-gestão, cabendo à SME a centralização das informações e a manutenção do espírito original da proposta que é a integração e o congraçamento entre os praticantes da bocha em diferentes pontos da cidade. Participam do campeonato em torno de 30 entidades, 700 atletas, disputando mais de 1.100 jogos no período entre abril e dezembro.
OS JOGOS
Canchas Naturais - Returno - 11ª RodadaProtásio x AbamfCecoflor x Alim. PedroBom Jesus x Isaak RadimChico Mendes x Minas Gerais
Série A - 4ª RodadaAmvep x TTCAmvipam x Caminho do MeioProgresso x Independente
Série B - 4ª RodadaJardim Itu x Piratini "B"Assercrir x AcombaAsstbm x ChácaraPiratini "A" x Frank LongAstti x ArarigbóiaSoeral x Intercap
Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira, 23, as inscrições para admissão de pessoal por um prazo máximo de 90 dias, para a função de Médico com especialização em Pediatria (nove vagas) e Medicina Intensivista Pediátrica (três vagas). Os profissionais irão atuar no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A iniciativa visa atender necessidades temporárias de excepcional interesse público da Operação Inverno, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Remuneração - Para uma carga horária semanal de 40 horas, que poderá ser em regime de plantão, com prestação de serviços à noite, sábados, domingos e feriados, a remuneração é de R$ 2.024,10, mais vale transporte.
Informações completas sobre o Processo Seletivo poderão ser obtidas no Edital nº 128, publicado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA) na edição do dia 15 do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O documento também está afixado nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300), e, em caráter meramente informativo, pela Internet: www.portoalegre.rs.gov.br/concursos/.
Inscrições e seleção - As inscrições estarão abertas até as 24 horas de quinta-feira, 23, e deverão ser feitas exclusivamente via Internet. Acesse aqui o formulário de inscrição. Depois de preencher o formulário, o interessado deverá transmitir os dados e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 66,50.
A seleção se dará pela análise de currículo, na qual serão considerados os aspectos de qualificação e experiência profissional. Será exigida experiência comprovada na área de Pediatria Hospitalar (Internação Pediátrica, Emergência Pediátrica, UTI Pediátrica ou Neonatal) de, no mínimo, 12 meses.
*O Concurso Histórias de Trabalho está com inscrições abertas até 10 de setembro. O concurso abrange seis categorias: histórias Verdadeiras; histórias inventadas; poesia; fotografia; ensaio acadêmico; histórias em quadrinhos e cartum.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou pelo site da prefeitura. Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita uma comissão julgadora composta por 12 especialistas - três em cada categoria, que elege, por consenso ou por maioria, de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Esses trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.
Para realizar a inscrição é indispensável a leitura atenta do regulamento, pois a organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o texto e venham a ser anuladas. Leia aqui o regulamento.
A Coordenação do Livro e Literatura do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Informações podem ser obtidas através do telefone 3289.8072 ou 3289.8073 ou pelo endereço eletrônico historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br .

sexta-feira, julho 17, 2009

*Mais uma edição do Programa Missão Amazônia no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, será realizada a partir deste domingo, dia 19. Os estudantes Márcio Kessler, da Faculdade de Medicina, Alexandre de Cesaro, da Engenharia, e Vivian Cunha Tanscheit, da Enfermagem, acompanhados do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena da Universidade, Irmão Édison Hüttner, vão ao local coletar dados para a realização de exames oftalmológicos para auxílio na prescrição de óculos e identificações de possíveis doenças oculares nos pacientes do Posto Leonardo Villas Boas, que atende a comunidade.
O grupo retorna no dia 2 de agosto e os dados coletados no Alto Xingu serão enviados ao professor da Faculdade de Medicina da PUCRS Flávio Antonio Romani, que enviará a segunda-opinião ao médico no Xingu. As missões assistenciais a áreas remotas do Brasil ocorrem desde 2006. As missões ao Xingu contam com apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Parque Indígena do Xingu (PIX) foi criado em 14 de abril de 1961 pelo presidente Jânio Quadros. Localizado na região noroeste do Estado do Mato Grosso, na Bacia do rio Xingu, é considerado uma das maiores reservas indígenas, com uma extensão de 2.642.003 hectares. Atualmente, vivem na área aproximadamente 5.500 índios, de quatorze etnias diferentes: Kuikuro, Kalapálo, Nahukuá, Matipú, Txikão (Ikpeng) (linguagem carib), Mehináku, Waurá, Yawalapití (linguagem Aruak), Awetí, Kamaiurá, Juruna, Kayabí (linguagem tupi-guarani), Trumãi (língua isolada), Suiá (linguagem Jê).
O "7º Congresso Brasileiro de Estomatologia", encontro anual realizado pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, ocorre na próxima semana na PUCRS. Entre os dias 20 e 23 de julho, reunirá especialistas em Estomatologia, Patologia Oral, Radiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, além de cirurgiões-dentistas clínicos e médicos e abordará temas com ênfase na clínica, histopatologia e na pesquisa científica. Haverá, também, debates sobre as mais variadas enfermidades da região bucomaxilofacial.
As inscrições estão encerradas e as atividades ocorrerão no teatro do prédio 40, Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Outras informações no site
www.ccmeventos.com.br/estomatologia2009/
.
...Especialização em Psicoterapia Cognitivo Comportamental à distância
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Psicoterapia Cognitivo Comportamental", primeiro curso na modalidade à distância. Oferecido pela Faculdade de Psicologia em parceria com a PUCRS Virtual, será realizado a partir de setembro, até abril de 2011. As inscrições foram prorrogadas até 31 de agosto.
Voltado para psicólogos e médicos, apresentará as principais patologias da infância, adolescência e da vida adulta e as principais técnicas de tratamento utilizadas. Dentre as disciplinas previstas estão as de "Introdução à Psicoterapia Cognitiva", "Avaliação Psicológica", "TCC e Neurociências", "Psicopatologia", "Psicofarmacologia" e "Técnicas Psicoterápicas".
O curso será desenvolvido no ambiente virtual Moodle, disponível para acesso 24 horas por dia, utilizando recursos como ferramentas de comunicação (fóruns e atendimento virtual para dúvidas). As aulas são gravadas, facilitando o acesso para o aluno que pode assisti-la em qualquer momento. Cada disciplina contará com uma sala de aula virtual onde os estudantes realizarão atividades variadas, como bate-papos com colegas e professores, debates, leitura de textos e hipertextos e trabalhos. Haverá a participação de professores convidados em palestras nas disciplinas. As provas serão presenciais, devendo ser realizadas no local selecionado no momento da matrícula. Ao final os participantes terão seis meses para elaborar e defender o trabalho de conclusão de curso. Informações no site www.ead.pucrs.br ou telefone (51) 3320-3651.
...Canções espanholas no Sobremesa Musical
O projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 22 de julho, fará a apresentação "Cancioneiro Espanhol". No repertório, o tenor Flávio Leite e o piano de Paulo Bergmann executarão "Bella enamorada", "Cancion al arbol del olvido" e "De este apacible rincón de Madrid", entre outras.
A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical.
Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.
Hoje Donald Sutherland faz 74 anos, Ronnie Von 65 e Angela Merkel 55.





*Morreu ontem, aos 71 anos, na Capital, o criador da primeira rádio voltada ao público jovem no Rio Grande do Sul, Fernando Westphalen. Ele estava internado com problemas pulmonares no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre. O enterro aconteceu nesta quinta-feira, 16, às 11h, no Cemitério da Santa Casa, na Capital. O comunicador deixa a mulher, Judith, os filhos Marcelo e Marcia, além do neto, Pedro.
Judeu, apelido que tinha desde os 10 anos, foi o responsável pelo fenômeno Rádio Continental AM 1.120, que marcou os jovens gaúchos dos anos 70. Com ele, o rádio perdeu a formalidade, usou gírias e se aproximou de uma geração que o considerava um veículo de comunicação para velhos. A sátira ao regime militar também foi outro destaque do comunicador que levou um pouco de política para quem não costumava ler o tema nos jornais.
Westphalen nasceu na Capital em 1937. Seus pais, no início da década de 30, mudaram-se de Palmeira das Missões para Porto Alegre. Apaixonado por turfe e por rádio, começou como narrador de corridas de cavalo. Com 18 anos, paralelo aos estudos no Colégio Júlio de Castilhos, iniciou na Rádio Metrópole. Depois, passou pelas rádios Gaúcha, Continental, Difusora e Guaíba. Em 1963, com 24 anos, saiu da Guaíba para a MPM Propaganda, a maior agência do Rio Grande do Sul na época. No início dos anos 70, foi procurado pelo Sistema Globo de Rádio para tirar a Rádio Continental de Porto Alegre do prejuízo. O resultado superou todas as expectativas. Entre 1971 e 1977, o veículo dominou o segmento jovem que criou. Em 1978, voltou a se dedicar à publicidade, trabalhando na área até 2007, quando aposentou-se. (Coletiva)

quinta-feira, julho 16, 2009

Cascalho, o irriquieto

Cascalho, direita.
Ele se define como um homem inquieto, ao tentar explicar o que o levou a se formar no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, PUC, em 1975, e como se tornou o comunicador que marcou uma época. Hoje o jornalista Antonio Carlos Contursi ainda se emociona ao lembrar da infância vivida entre as redações dos jornais e os passeios de pedalinho no Parque da Redenção. O pai era repórter fotográfico, e com ele Cascalho, como todo mundo o conhece, frequentava a Prefeitura, o Palácio Piratini e as redações dos jornais.
Cascalho acha que é devido à ascendência italiana que o pai sempre fez questão de que ele tivesse contato com as origens, levando-o a passear na Serra gaúcha, um dos berços da colonização italiana. “Meu pai para mim foi mais que um pai, foi um homem extraordinário”, diz, acrescentando que sempre uniu a participação nas empreitadas jornalísticas do pai com as brincadeiras realizadas nas proximidades da antiga Assembleia. “Eu brincava muito perto da Assembleia, pois tinha uma tia que morava próximo e então eu fiz amigos por ali. Sempre fui um menino muito ativo, muito de rua, eu era endoidecido”, relembra. Eram brincadeiras que se estendiam também para a rua Olavo Bilac, onde morava e onde ganhou o apelido de Tonico. Buscava pneu e madeira para fazer fogueira, curtia a rua, gostava de brincar de bolinha de gude, de jogar taco. Isto é, foi sempre uma criança bastante ativa, característica que o quase sessentão – ele nasceu em 30 de dezembro de 1949 – ainda carrega.
Já nesta época era um apaixonado pelo rádio. E gostava muito porque o rádio carregava emoção, inclusive nos programas de humor que vinham da Rádio Nacional de São Paulo e do Rio de Janeiro, e depois os que eram adaptados aqui pelas rádios Gaúcha e Farroupilha. Nesta época, Tonico conseguia imaginar o que os radialistas tentavam passar. “Como não tinha imagem, eu usava a imaginação para identificar o que estavam interpretando. Ou seja, uma forma criativa que já me acompanhava desde a infância”.
Em 1958, quando começaram as transmissões esportivas de rádio pela Guaíba, na Copa do Mundo da Suécia, novas inspirações agitaram o garoto. “Eu ouvi aquele som que até hoje me emociona, aquele som que vinha através de um rádio chamado SSB, uma transmissão fantástica por uma frequência de rádio, então eu pegava uma xícara de café, colocava na boca e imitava aquele som abafado”.
O comunicador da juventude
O começo da carreira foi como estagiário na Rádio Gaúcha, atuando da técnica à reportagem. “Eu peguei uma época muito rica, quando o Maurício Sirotsky Sobrinho fez uma renovação na rádio e criou o departamento de esportes. Esta foi uma experiência importante para minha formação. Eu tive a sorte de pegar tudo no inicio, toda a origem, o que foi uma grande escola”. Na época, com apenas 17 anos, o jovem tinha ânsia de vencer. Gostava muito de ouvir música e, bom observador, registrou que as rádios não tinham programas de música direcionados ao público jovem. Daí a decisão pela criação de um programa jovem: “Eu sabia que se isto acontecesse, eu arrasaria”.
A intuição do ainda adolescente deu certo, e em maio de 1970 já estreava o programa ‘Bier Show’, na Rádio Continental. Após dois anos, a atração passou a se chamar ‘Cascalho Time’ – e foi aí que o programa alavancou. Cascalho se transformou num ícone da geração dos anos 70. “Foi uma revolução este programa, eu criei uma personagem louca, que gritava e tinha uma voz rouca, como uma anarquista. Até então, o rádio não tinha nada disto”.
O programa tinha um ritmo alucinante para a época, tocando uma música atrás da outra, com o personagem encarregando-se de levar emoção para o ouvinte. “Eu fazia mais ou menos o que minha imaginação pensava lá quando eu ainda era pequeno, tentava fazer com que os ouvintes ficassem imaginando como eu era. E dito e feito, os ouvintes me imaginavam gordo, sujo, com calça Lee esfarrapada, de chinelo de couro. Mas não era nada disso, eu era até meio Mauricinho”.
A partir disso, o filho mais novo de Irene Galante Contursi e do jornalista Carlos Cunha Contursi ficou conhecido pelo nome artístico, Cascalho, apelido que recebeu na praia de Capão da Canoa. “Eu era um italiano muito clarinho, minha mãe raspava o meu cabelo bem curtinho e então apareciam as minhas orelhas de abano. O sol me deixava com a pele vermelha, então um menino começou a dizer que eu parecia um cascalho” – apelido que colou, talvez porque o menino ficava furioso a cada vez que era chamado assim. “Mas hoje agradeço e sou reconhecido por Cascalho”, resigna-se.
De Tonico a Cascalho, o certo é que o comunicador teve uma influência forte sobre a formação da juventude porto-alegrense da época. Criou o ‘Baile dos Magrinhos’, que eram festas populares de jovens, nos anos 70. Aos finais de semana, Cascalho lotava os clubes com cerca de três mil pessoas, ao som dos DJs da época, que eram naturalmente chamados de disque-jóqueis mesmo. Assim viajou por este Rio Grande do Sul afora, e graças a este agito as portas da televisão se abriram para ele.
Começou no Jornal do Almoço, na fase, como diz, “colorida” da televisão gaúcha. Depois foi para a TV Difusora, atual Band TV RS, com o programa Porto Visão, e no início dos anos 80 participou da inauguração da TV Guaíba – sempre com programa direcionado ao jovem, sempre tratando de música.
Em mais uma missão pioneira e inovadora, ele fundou em 1979 a VTR, a primeira produtora de vídeo independente. “A TV Guaíba foi inaugurada, com Câmeras minhas, pois a importação das câmeras portáteis deles não tinha chegado ainda, e eu fui contratado pela Caldas Júnior para isto. Este foi um fato muito marcante para mim”, faz questão de registrar.
Em seu currículo ainda constam um cargo de diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE), a participação como fundador da Companhia de Gás do Estado do RS (Sulgás), a propriedade da Rádio Sucesso e uma candidatura frustrada a deputado estadual, em 1990. “Gostaria de ter feito muitas coisas, mas não me arrependo de nada do que fiz”, garante. “Tudo o que fiz, eu fiz porque queria fazer”.
O refúgio em casa
Está casado há 33 anos com Maria Amélia, com quem tem três filhos: o advogado José Vicente, 30 anos, a gerente da Dell Computer Fernanda, 28, e a administradora Carolina, 25.
Depois que se mudou, em 2002, para a casa na beira do Guaíba, na Ilha da Pintada, sossegou um pouco, como ele mesmo diz. “Depois que construímos a casa nos tornamos mais caseiros, mais comodistas. Preferimos acender a lareira e beber um vinho do que sair”. Nos finais de semana, passeios de lancha, jet esqui e churrasco animam a programação da família. Este contato com a água, seja de mar ou de rio, tem um duplo efeito sobre Cascalho: “Ao mesmo tempo em que me acalma, me excita”. É o que diz.
Apaixonado por carros antigos, ainda sonha em ter uma destas relíquias. “Gosto muito de ver pela internet ou em revistas. Eu ainda irei me realizar tendo um ou dois destes carros placa-preta. É um sonho, pois vejo me dirigindo um carro antigo e isto é como se eu voltasse no tempo”. O desejo de igualdade é outro sonho que o marca: “Eu gostaria que todo mundo fosse igual, não gostaria que por isso me rotulassem como um socialista, mas que no mundo não existisse pobreza. Que todos tivessem sua moradia, acesso a transporte, saúde, que fosse tudo muito planejado”.
Por uma nova revolução
Hoje, Cascalho voltou a ser o Antonio Carlos Galante Contursi, cidadão que atua na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, onde faz captação de tênis novos e usados junto à comunidade, e os distribui para jovens carentes. É o projeto Banco do Tênis, liderado pelo secretário e também jornalista João Bosco Vaz. Também participa como convidado do Programa Atividade, na Ulbra TV, onde faz um contraponto com o apresentador e com um convidado.
Agora mais experiente e renovado, Cascalho acredita que está faltando uma revolução na comunicação para voltar a trabalhar com rádio ou televisão. “Estou aguardando uma oportunidade para voltar para uma segunda fase da minha vida, daquilo que eu fui, revolucionando o rádio jovem, para hoje, onde já tenho uma trajetória, uma experiência. Estou esperando um momento de ascensão para assumir algo que possa ter uma repercussão semelhante à da minha época do rádio, pois posso afirmar que alguma coisa está faltando”.
Enfim, ele acredita que pode, sim, ser muito útil, e anseia por voltar a sentir que pode contribuir para alegrar e divertir o público. “Seja de uma forma séria ou brincalhona, acredito que isto é que está faltando”, afirma, com convicção. (Coletiva)
*A TVE estreou no último sábado, 11, às 11h30, o programa ‘Repórter Futuro’, que apresenta programas e reportagens desenvolvidas por acadêmicos do curso de Jornalismo da Feevale. Além da exibição de programas originalmente produzidos para a TV Feevale, esta emissora também vem ganhando destaque na vinheta de abertura do programa da TVE, que conta com imagens de entrevistas e diversas produções realizadas por estudantes da Faculdade. No dia 18, será exibido o ‘Faça Mais’, sobre a Fundação Semear, e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo; e no dia 25 vão ao ar os programas ‘Ativado e Faça Mais’, sobre o projeto Futsal Social ambos da TV Feevale. Os trabalhos podem ser conferidos aos sábados, das 11h30 às 12h, na TVE. Além da Feevale, participam do programa a UFRGS, Ucpel, Unisinos, Federal de Santa Maria, e Unicruz
CQC faz concurso para escolher novo integrante
Candidatos devem ser irreverentes, divertidos e caras de pau
O CQC, atração nacional da Rede Band, anunciou que abrirá concurso para eleger o novo integrante do programa. As inscrições podem ser feitas por homens e mulheres, maiores de 18 anos, desde que sejam irreverentes, divertidos e “caras de pau”. O anúncio foi feito pelo apresentador Marcelo Tas, que prometeu dar maiores detalhes nos próximos dias. De acordo com a assessoria da Band, outras informações sobre a seleção serão dadas no próximo programa, no dia 20. A equipe do CQC é formada por Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marco Luque, Danilo Gentili, Rafael Cortez, Felipe Andreoli e Oscar Filho. Agora, o programa vai em busca do seu oitavo elemento. (Coletiva.Net)
*Até domingo, 19, a Sala P. F. Gastal, no 3º andar da Usina do Gasômetro, segue exibindo as sessões do "V Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre". Ingressos a preço único de R$ 4.
Grade de Horários
16 de julho (quinta-feira)15h – Pule! Grite! Berre! – Classificação 14 anos (85 min)17h – Enxame Negro – Classificação 16 anos (89 min)19h – Sangue na Estrada – Classificação 16 anos (88 min)
17 de julho (sexta-feira)15h – Alguém está Batendo na Porta – Classificação 18 anos (72 min)17h – Caça aos Porcos – Classificação 16 anos (100 min)19h – The Machine Girl – Classificação 16 anos (96 min)
18 de julho (sábado)15h – Morte por Noivado – Classificação 16 anos (98 min)17h – O Diabo Me Desafiou – Classificação 16 anos (75 min)19h – Doutor Inferno – Classificação 18 anos (84 min)21h – Guerra para Morte – Classificação 16 anos (85 min) – Sessão com comentários do diretor David Blyth. Além disso, exibição de curtas-metragens produzidos através de curso realizado no V Fantaspoa.
19 de julho (domingo)15h – Sangue na Estrada – Classificação 16 anos (88 min)17h – Sessão Surpresa 19h – Patrícia Gennice (58 min) – Sessão comentada pelo diretor-roteirista Felipe M. Guerra.21h – O Monstro de Um Olho Só – Classificação 18 anos (84 min)
* O teatro e a dança indianos apresentam-se em programa duplo nos dois últimos finais de semana de julho (18 e 19, e 25 e 26), às 17h30 e 18h, na sala 302 da Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551).
Às 17h30, apresenta-se o Bollywood Group do Estúdo Mahaila Diluzz, com dança indiana moderna - fusão de dança clássica indiana, Bhangra Dance (estilo de música e dança folclóricos do estado do Punjab), com influência árabe. Às 18h, o Grupo Om mostra uma performance dramática do Bhagavad Gita, o livro sagrado da filosofia indiana, e cena central do épico Mahabharata. No elenco, Kali e Cristiano Samuel.
Os ingressos custam R$ 5 para cada apresentação. A produção é do Grupo Om, com apoio da Usina das Artes, projeto da Secretaria Municipal da Cultura, e Jaya - Espaço Cultural Indiano. Informações pelo (51) 8150-4054 ou grupoom@uol.com.br e www.grupoom.blogspot.com
*O canil do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem um grande número de cães e gatos, adultos e filhotes, tratados e prontos para serem adotados. Eles aguardam um lar e uma adoção responsável. A equipe de Zoonoses presta orientações sobre os cuidados necessários com os animais, todos vacinados, esterilizados e com chips.
Para fazer a adoção, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e ser maiores de 18 anos, além de assinar um termo de responsabilidade. O Centro de Zoonoses fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, Lomba do Pinheiro, e atende o público das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
*Exposição permanente. Mostra itinerante. Projeto educacional e, no futuro, a construção de uma sede própria. Estes são alguns dos objetivos do Memorial de Ipanema, que tem curadoria e pesquisa da gestora cultural Michele Kara.
Segundo Michele, que há dois anos dedica-se à pesquisa e formatação do projeto, trata-se do primeiro memorial de bairro da Capital. A iniciativa é sustentável, totalmente bancada pela comunidade, com a ajuda de empresários da Zona Sul. O projeto tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Campanha – A primeira etapa do memorial foi o lançamento de um site (www.memoriasdeipanema.com.br), no ar desde o início de junho. Além de explicar detalhes do projeto e adiantar algumas das atrações do novo espaço, o site também vai funcionar como instrumento para que os moradores da região participem com doações, e apoiadores tenham visibilidade de suas marcas. “Vamos fazer uma campanha para que as pessoas colaborem com fotos antigas, mapas, documentos, resgate da memória oral e objetos que ajudem a contar a história do bairro”, explica Michele.
Como funciona – A primeira mostra permanente, com data a definir, será montada em espaço localizado na Avenida Tramandaí, 339, bairro Ipanema (ao lado do posto de saúde). Além de fotos antigas, mapas, depoimentos e objetos, serão instalados recursos multimídia para interação dos visitantes com o que está sendo apresentado. Também haverá mostra itinerante e um projeto educacional junto às escolas da região. “Teremos projeções, reproduções em áudio resgatando antigas histórias do bairro”, afirmou a curadora.
Curiosidades - O acervo do Memorial de Ipanema já conta com documentos, livros, mapas e fotografias pesquisadas em acervos públicos e pessoais. Os documentos comprovam e relatam detalhadamente o processo de formação do bairro e da região, desde 1832 até os dias de hoje.
Fotos do bairro.
Leia matéria sobre o assunto publicada em Zero Hora.Contatos e entrevistas:Michele Kara, telefone (51) 8503-6060.michelekara@terra.com.br
*A 11ª edição do Curso de Uso Legal e Progressivo da Força e da Arma de Fogo ocorrerá entre os dias 27 e 31 de julho deste ano, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso visa dar continuidade ao convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Acadepol e acontecerá na sede da Academia, sala 05, na Rua Comendador Tavares, 360, bairro Navegantes, em Porto Alegre. O horário do curso será das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h 30min, e serão disponibilizadas 35 vagas para servidores policiais de Porto Alegre e Grande Porto Alegre.
Os inscritos deverão portar a arma funcional com coldre e cinto (inclusive o revólver 38, caso não tenha pistola) e algema, para facilitar as aulas práticas. Os alunos deverão vestir “roupas táticas”, ou seja, apropriadas para exercícios e sapatos confortáveis, bem como deverão trazer o ofício de apresentação firmado pelo superior imediato.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3288-9327, informando nome, cargo, número de identidade funcional (ID) e lotação. As vagas serão distribuídas para os primeiros 35 que ligarem.
Fonte: Ascom
*Quem quiser participar da 18ª edição do projeto "Poemas no Ônibus e no Trem" poderá fazer sua inscrição até 24 de agosto. Os interessados deverão entregar o material diretamente no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Também será possível fazer a inscrição pelos Correios ou via Internet.
O resultado do concurso será divulgado durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e em um jornal de grande circulação. Estará acessível ainda pelo telefone 156, número de informações da prefeitura, e no site da Secretaria Municipal da Cultura na página da prefeitura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.
Veja o blog do concurso: http://poemasnoonibus.blogspot.com
Clique aqui para ver o regulamento. Para fazer a inscrição via Internet, clique aqui.
*Estão abertas até segunda-feira, 20, as inscrições para admissão de pessoal por um prazo máximo de 90 dias, para a função de Médico em Pediatria (nove vagas) e Medicina Intensivista Pediátrica (três vagas). Os profissionais irão atuar no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A iniciativa atenderá necessidades temporárias de excepcional interesse público da Operação Inverno, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Informações completas sobre o Processo Seletivo poderão ser obtidas no Edital nº 128, publicado pela Secretaria Municipal de Administração na edição de ontem, 15, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O documento também está afixado nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300), e, em caráter meramente informativo, pela Internet: www.portoalegre.rs.gov.br/concursos/.
Vencimentos - Para uma carga horária semanal de 30 horas, que poderá ser em regime de plantão, com prestação de serviços à noite, sábados, domingos e feriados, a remuneração básica é de R$ 1.349,40. De acordo com a necessidade da Administração, o servidor poderá ser convocado para regime especial de trabalho de Tempo Integral (RTI), que altera a carga horária semanal de 30 horas para 40 horas semanais, obtendo um acréscimo de 50% sobre o vencimento básico: R$ 674,70.
Inscrições e seleçãoAs inscrições estarão abertas até a meia-noite de segunda-feira, 20, e deverão ser feitas exclusivamente via Internet. Acesse aqui o formulário de inscrição. Depois de preencher o formulário, o interessado deverá transmitir os dados e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 66,50.A seleção se dará pela análise de currículo, na qual serão considerados os aspectos de qualificação e experiência profissional. Será exigida experiência comprovada na área de Pediatria Hospitalar (Internação Pediátrica, Emergência Pediátrica, UTI Pediátrica ou Neonatal) de, no mínimo, 12 meses.
Especialização em Psicopedagogia recebe inscrições
Preparar especialistas na área de psicopedagogia para investigar as causas e dificuldades de aprendizagem, e promover a compreensão dos processos sócio-culturais, biológicos, afetivos e cognitivos. Com esta idéia, a Faculdade de Educação da PUCRS realiza o curso de especialização em Psicopedagogia a partir de agosto. Interessados em participar podem realizar a inscrição até a próxima quarta-feira, dia 22, no site www.pucrs.br/faced/pos, no link Especialização. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3620.
Dissertação do Mestrado em Ciências Criminais é premiada
A dissertação "A justiça restaurativa: da teoria à prática", da mestre em Ciências Criminais pela PUCRS Raffaella da Porciúncula Pallamolla foi premiada no 13º Concurso de Monografias de Ciências Criminais realizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. O prêmio será entregue durante o 15º Seminário Internacional do Instituto, em agosto. Raffaella também é formada em Direito pela Universidade.
...Processo Seletivo Complementar recebe inscrições
A PUCRS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento pode ser realizado até a próxima sexta-feira, 20 de julho, por meio do site www.pucrs.br/vestibular ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681); nos Campi Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão) e Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana).
Quem realizou o Vestibular de Inverno 2009 e não foi aprovado, por exemplo, e gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição (R$ 40,00) no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 25 de julho (sábado), das 14h às 16h, no Campus Central. A lista de cursos com vagas abertas pode ser conferida no sitewww.pucrs.br/vestibular. A lista de classificados será divulgada no dia 28 de julho. Informações no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.

quarta-feira, julho 15, 2009

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro exibe a partir de terça-feira, 21 , o documentário brasileiro Descaminhos, produção mineira dividida em seis episódios (assinados por oito diretores) que retrata o abandono das linhas ferroviárias no Brasil. O filme propõe uma viagem antropológica pelas cidades e pela vida das comunidades à margem de ferrovias. Durante 36 dias, os diretores do filme percorreram seis trechos ferroviários em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Atravessaram 55 cidades e 8000 km de linhas férreas. A partir de depoimentos sobre o presente ou o passado, foi traçado um painel do cotidiano de comunidades distintas que mantêm um ponto em comum – a linha férrea.
Descaminhos fica em cartaz na Sala P. F. Gastal até domingo, 26. Todas as sessões têm entrada franca.
Sinopse1º episódio - Direção: Marília RochaUm trem percorre regiões da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. Uma voz anônima narra um encontro do passado.2º episódio - Direção: Luiz Felipe Fernandes e Alexandre BaxterObras e memórias que se perdem com o tempo. O trem que trouxe o progresso é o mesmo que o tirou. 3º episódio - Direção: João FloresQuatorze horas de viagem, mil pessoas subindo e descendo na única linha de transporte de passageiros filmada. Histórias, paisagens, ruídos e chiados. 4º episódio - Direção: Maria de Fátima AugustoA busca de um tempo perdido na memória dos aposentados da ferrovia. Um tempo redescoberto, presente nas lembranças. 5º episódio – Direção: Leandro HBLUm trem jogado ao relento, ao abandono. Agora, ele é parte de uma história precária, corrupta e envelhecida. 6º episódio – Direção: Armando Mendz e Cristiano AbudUm percurso através das paisagens e ruínas da extinta Bahia - Minas. Na memória dos moradores ficou a lembrança, o vazio e o descaso.
Descaminhos. Minas Gerais, 2007. Direção de Marília Rocha, Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz e Cristiano Abud. Duração: 75 minutos. Exibição em DVD.
Grade de horários Terça-feira (21 de julho)16h30 – Descaminhos18h15 – Descaminhos19h30 – Descaminhos
Quarta-feira (22 de julho)16h30 – Descaminhos18h15 – Descaminhos19h30 – Descaminhos
Quinta-feira (23 de julho)16h30 – Descaminhos18h15 – Descaminhos19h30 – Descaminhos
Sexta-feira (24 de julho)16h30 – Descaminhos18h15 – Descaminhos19h30 – Descaminhos
Sábado (25 de julho) – 15h30 – Descaminhos17h – Memória para Uso Diário, de Beth Formaggini (duração 94 min)18h30 – Bate-papo sobre Violência de Estado e Direitos Humanos com a presença de Vera Vital Brasil (Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro) e Rosane Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), seguida de lançamento dos livros Clínica e Política II e 20 anos da Medalha Chico Mendes de Resistência – Memória e Lutas, do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro20h – Descaminhos
Domingo (26 de julho)16h30 – Descaminhos18h15 – Descaminhos19h30 – Descaminhos
Estão abertas até segunda-feira, 20, as inscrições para admissão de pessoal por um prazo máximo de 90 dias, para a função de Médico em Pediatria (9 vagas) e Medicina Intensivista Pediátrica (3 vagas). Os profissionais irão atuar no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A iniciativa irá atender necessidades temporárias de excepcional interesse público da Operação Inverno, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Informações completas sobre o Processo Seletivo poderão ser obtidas no Edital nº 128, publicado pela Secretaria Municipal de Administração na edição de hoje, 15, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O documento também está afixado nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury (rua Siqueira Campos, 1300), e, em caráter meramente informativo, pela Internet: www.portoalegre.rs.gov.br/concursos/.
Vencimentos - Para uma carga horária semanal de 30 horas, que poderá ser em regime de plantão, com prestação de serviços à noite, sábados, domingos e feriados, a remuneração básica é de R$ 1.349,40 (vencimento básico). De acordo com a necessidade da Administração, o servidor poderá ser convocado para regime especial de trabalho de Tempo Integral (RTI), que altera a carga horária semanal de 30 horas para 40 horas semanais, obtendo um acréscimo de 50% sobre o vencimento básico: R$ 674,70.
Inscrições e seleção
As inscrições estarão abertas até as 24 horas de segunda-feira, 20, e deverão ser feitas exclusivamente via Internet. Os interessados deverão entrar no site da Prefeitura de Porto Alegre (www.portoalegre.rs.gov.br) e clicar no link correlato ao Processo Seletivo 04/2009 – Operação Inverno, onde deverão preencher o formulário de inscrição, transmitir os dados e imprimir o boleto bancário necessário para o pagamento da taxa de R$ 66,50.
A seleção se dará pela análise de currículo, na qual serão considerados os aspectos de qualificação e experiência profissional. Será exigida experiência comprovada na área de Pediatria Hospitalar (Internação Pediátrica, Emergência Pediátrica, UTI Pediátrica ou Neonatal) de, no mínimo, 12 meses.
O roteiro do Viva o Centro a Pé será estendido ao bairro Moinhos de Vento no sábado, 25 de julho. A saída, como de costume, ocorrerá no totem Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, às 10h. Os participantes da caminhada orientada serão levados ao Moinhos de Vento em ônibus da Carris. O roteiro completo (leia no box abaixo) tem duração prevista de duas horas.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, ou pelo telefone (51)3289-3738. As inscrições por e-mail devem ser feitas até o dia 24, às 14h. É solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados a instituições do município. Haverá caixas para o recolhimento no ponto de saída da caminhada.
O passeio será orientado por Silvio Belmonte de Abreu Filho, arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pelaUniversité de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pela Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre", professor e pesquisador da Ufrgs e representante da Universidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA).
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários integra os programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. Esta edição é realizada pelas secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira-Dama, com apoio da Carris.
RoteiroSaída do Centro Histórico às 10h, em ônibus da Carris. Parada na Praça Júlio de Castilhos e rua Jardim Cristofel, com caminhada até a hidráulica do Moinhos de Vento (Departamento Municipal de Água e Esgotos), com visitação interna. Depois, roteiro a pé pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Hilário Ribeiro, Luciana de Abreu e Santo Inácio até o belvedere do Morro Ricaldone, e praça Maurício Cardoso. A confirmar visitação à Associação Leopoldina Juvenil.

segunda-feira, julho 13, 2009

*No próximo encontro do projeto "Relendo a Literatura", nesta quarta-feira, 15 de julho, a professora da Faculdade de Letras Maria Tereza Amodeo fará a análise da obra "Lucíola", de José de Alencar. A atividade será realizada das 17h30min às 19h, na Arena do Celin, sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da Fale.
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
...Coral da Totalidade se apresenta nesta quarta-feira
O Coral da Totalidade da PUCRS, com cerca de 65 integrantes com 60 anos ou mais, se apresenta nesta quarta-feira, 15 de julho, no Projeto Sobremesa Musical. A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O Coral integra o Programa Geron, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade. Os ensaios ocorrem no Salão de Atos da Universidade, às terça-feiras, das 15h30min às 17h30min. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (51) 3320 3582 ou e-mail cultura-musical@pucrs.br.
...Oficinas de astronomia ensinam a monitorar a passagem da Estação Espacial
Durante todo o mês de julho, o Laboratório de Astronomia da Faculdade de Física da PUCRS realiza oficinas que ensinarão a monitorar a passagem da Estação Espacial Internacional. Os encontros ocorrerão das 20h às 22h e podem ser agendados gratuitamente no site www.pucrs.br/fisica/astronomia, link "
Agenda Eletrônica
". O Laboratório fica na sala 601 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também pelo telefone (51) 3320-3535.
*O acervo de Maria Dinorah Luz do Prado será doado para a PUCRS nesta terça-feira, 14 de julho, com documentos inéditos, manuscritos, cartas e fotos. A solenidade será às 15h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade, no prédio 1 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681), com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, e familiares da escritora. Os materiais ficarão no Delfos ¿ Espaço de Documentação e Memória Cultural, situado no 7.º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão. A professora da Faculdade de Letras Helenita Franco, que intermediou o contato da Universidade com a psicóloga Carmen, filha de Maria Dinorah, lembra que a autora gostava de escrever para a família e homenagear os parentes em aniversários com poesias.
Entre as raridades do acervo estão esboços e notas manuscritos em cadernos. Helenita diz que o material veio muito organizado pela própria Maria Dinorah, com recortes de jornais colados em pastas mantendo a ordem cronológica, por exemplo. Há ainda a fortuna crítica da escritora (com comentários, fotos e artigos resultantes de suas obras).

A professora cita que vários textos de Maria Dinorah ¿ com mais de cem livros ¿ viraram peças de teatro. Ela também participava muito de feiras de livros escolares. Esse trabalho recebeu homenagem em 2008, com a renomeação da Biblioteca Ecológica Infantil do Parque Moinhos de Vento, na Capital, que agora se chama Maria Dinorah. Além da possibilidade de pesquisas na área de Letras, o acervo poderá suscitar estudos de Educação e relacionados à leitura infantil, destaca Helenita.Breve bibliografia
Nascida em Porto Alegre, a professora e jornalista Maria Dinorah publicou obras por 22 editoras nacionais. O primeiro livro de poesias, "Alvorecer", é de 1944. Estudou Letras na Faculdade Porto-Alegrense e fez mestrado na UFRGS. O livro "Macaco preguiçoso"ganhou o Prêmio Melhores de 1975 da Associação Paulista dos Críticos de Arte/SP. "A fábrica de gaiolas", "Solidão e mel" e "Uma a uma" renderam o Prêmio Guararapes, da União Brasileira de Escritores/SP, em 1982. Dez anos depois, "Geometria de sombras" ganhou as distinções Jabuti e Jorge de Lima. Na literatura infantil, publicou "A mudança da Dona Aranha", "Boi Boá", "Dedé", "Meu gatinho", "A cesta de gatos" e "A lagoa encantada", entre muitas obras. Morreu em 2007, aos 82 anos.Fonte: www.mariadinorah.com.br
*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) realiza até o dia 24 de julho o curso "Segurança de Voo: Elemento Credenciado ¿ Aviação Agrícola". Na manhã desta segunda-feira, dia 13, ocorreu a abertura oficial da atividade, com a presença do coronel Dilton Sckuck, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Ele reiterou a importância do curso para a segurança aérea do país. "Os alunos vão adquirir o conhecimento eficaz e com credibilidade. Com isso, buscarão evitar acidentes e por consequência salvar vidas".
O tenente coronel aviador Luiz Fernando Aquino da Silva também esteve presente e declarou que a realização do curso é um grande passo para a redução dos acidentes na aviação agrícola. "Estamos em busca do índice zero de acidentes desse tipo", salientou.
A atividade reúne pilotos, mecânicos e técnicos-executores que atuam na aviação agrícola e estudará a estrutura e o funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do país, os princípios e ferramentas da gestão da prevenção de acidentes organizacionais, identificação do papel do piloto na prevenção e atuação segura na cabine de comando, entre outros conteúdos. Atua como ministrante o professor de segurança de voo da Faca Eder Henriqson.