sexta-feira, abril 02, 2010





Mariana Weickert filma para Paquetá
Apresentadora da GNT participa da campanha de lançamento da marca ‘Pra você andar sempre na moda’

A Competence criou para a Paquetá o filme que lança o novo conceito da marca ‘Pra você andar sempre na moda’. Quem estrela é a apresentadora do GNT, Mariana Weickert. O comercial foi produzido pela Cápsula, em Porto Alegre. A direção é de Robson Langhammer, styling de As Modistas (Mariana Pesce e Roberta Ahrons) e make up de Aline Matias.
Além do comercial, Mariana gravou um programa exclusivo para internet. As dicas da apresentadora poderão ser conferidas no site da Paquetá. Mariana também participa do desfile da Paquetá no Donna Fashion Iguatemi, marcado para o dia 9 de abril. Ela exibirá os sapatos da coleção Outono-Inverno, representando a versatilidade, o conforto e a beleza dos novos modelos.
COLETIVA.NET






Carregando...

quinta-feira, abril 01, 2010


Smic realiza Feira do Gibi no Mercado
Neste sábado, 3, será realizada pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) mais uma edição da Feira do Gibi no 2° andar do Mercado Público das 9h às 18h. Os oito expositores oferecerão ao público mais de cinco mil gibis, entre eles clássicos dos anos 1940 e 1960, como Guri, Zorro e Fantasma. O coordenador da Feira do Gibi, João Moacir, ressalta que as revistas antigas são as mais procuradas no evento. "Os colecionadores especializados e o público em geral têm a chance de encontrar exemplares raros já fora de circulação, bem conservados e com bom preço", diz. A Feira do Gibi é realizada no Mercado Público desde 2002. A coordenação da feira estima receber a visita de mais de 300 pessoas às bancas.













ZH promove concurso cultural de Páscoa
Seis melhores textos, enviados por crianças de até 12 anos, serão publicados na edição dominical
O jornal Zero Hora está promovendo um concurso cultural de Páscoa. ‘Onde está o Coelhinho?’ é aberto a crianças de até 12 anos. Os seis melhores textos enviados pela internet até o meio-dia desta quinta-feira, 1º, com um final para a história ‘Mistério no Domingo de Páscoa’, do jornalista e escritor Carlos Urbim, serão publicados na edição dominical.
Os textos para a promoção devem ser encaminhados para o site do veículo. Nele também está publicado o início da história de Urbim, patrono da última Feira do Livro de Porto Alegre, além de várias dicas para auxiliar na produção das crianças.



Carregando...

Prefeitura mantém serviços essenciais no feriado de Páscoa
No feriado de Páscoa, de 2 a 4 de abril, a prefeitura mantém os serviços descritos a seguir. Na quinta-feira, 1º de abril, é ponto facultativo a partir do meio-dia. LIMPEZA URBANA - Atendimento de coleta normal na quinta-feira, 1º, sexta-feira, 2, e sábado, 3. Coleta domiciliar, coleta seletiva, coleta de lixo público e capina normais. Varrição, na Sexta-feira Santa, das 8h às 13h. Todas as seções operacionais trabalharão das 8h às 13h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.
ÁGUA E ESGOTOS - O plantão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pelo telefone 115 atende solicitações de serviços, como consertos de fugas d´água e de extravasamento de esgoto cloacal; esclarece alguns assuntos da área comercial; recebe denúncias de ligações clandestinas de água e reclamações referentes a água e esgoto cloacal. Os postos de atendimento comercial da Azenha, Moinhos de Vento, Zona Leste e Zona Norte estarão fechados no feriado e na quinta-feira, estarão abertos até o meio-dia.ESGOTOS PLUVIAIS - O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30 às 17h. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone 3289-2200. Zonais: Centro (3289-2344 e 3289-2345), Sul (3289-2388 e 3289-2389), Norte (3289-2370 e 3289-2371) e Leste (3289-2359 e 3289-2356).
TRANSPORTE - A EPTC atenderá pelo fone 118 (24 horas) para informações e reclamações sobre trânsito e transporte. Feriado com frota de ônibus reduzida.
LINHA TURISMO - Em função da realização da poda, a Linha Turismo não circulará na quinta-feira, 1º de abril. Nos demais dias (Sexta-feira Santa, sábado e domingo), os roteiros circularão normalmente, com saídas do Roteiro Tradicional às 9h e às 15h30 e Zona Sul às 10h30 e 13h30. Devido ao feriado, recomenda-se que os interessados façam reservas para garantir lugares no ônibus pelos telefones 3289-6744 ou 3289-6745.
ATENDIMENTO AO TURISTA - SAT Mercado do Bom Fim (aberto diariamente, das 9h às 18h), SAT Aeroporto Internacional Salgado Filho (aberto diariamente, das 8h às 22h), SAT Centro Histórico (aberto no sábado das 9h às 18h, fechado sexta e domingo), SAT Usina do Gasômetro (aberto diariamente, das 9h às 18h), SAT Linha Turismo (aberto diariamente, das 8h às 18h). O SAT disponibiliza também o número 0800-517686, com atendimento das 9h às 22h.
SAÚDE - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo fone 192.-Unidades de pronto atendimento 24 horas-PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro) PA Restinga (Rua Álvaro Diffini, 520, Restinga)PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/n – tel 3289-3456)HospitaisHospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) – funcionamento e atendimento plenosHospital Materno-Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica(Avenida Independência, 661)
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Unidades de Abrigagem Adulta: Albergue Municipal (Rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h, 3346-3238; Abrigo Municipal Marlene (Avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h; Abrigo Municipal Bom Jesus (rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24h. Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h, telefone 3221-2024. Plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): 9955-0270.FAZENDA - A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda fará quinta-feira, 1º de abril, expediente externo das 9h às 11h30 e não abrirá na Sexta-feira Santa, 2. O expediente regular retorna segunda-feira, 5.
DEFESA CIVIL - A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atende chamados de emergência para desastres naturais ou provocados pelo homem, com o objetivo de socorrer e assistir as comunidades atingidas e minimizar danos.
IMPRENSA - A Assessoria de Comunicação Social atende a solicitações da imprensa pelos plantões da Coordenação de Jornalismo (9292-7660) . /servico










Catedral Metropolitana no roteiro de caminhada pelo Centro
A próxima edição da caminhada orientada do Viva o Centro a Pé será em 10 de abril, sábado, com orientação do arquiteto Luiz Merino Xavier. O roteiro de aproximadamente duas horas terá saída às 10h do Caminho dos Antiquários, passando pela rua Fernando Machado, avenida Duque de Caxias, Pinacoteca Ruben Berta (com interiores) e Catedral Metropolitana.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com ou pelo telefone 3333-1873. O valor é um quilo de feijão ou arroz, óleo de cozinha ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As inscrições por e-mail devem ser feitas até 9 de abril, sexta-feira, às 14h. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o sábado seguinte.
Quem orienta - Luiz Merino Xavier é arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), mestre em Planejamento Urbano e Regional e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Caminho dos Antiquários - Para revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A promoção é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama.
Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro/arquitetura /cultura










Instituto Idéia e Incubadora Raiar recebem empresas para pré-incubação

O diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idéia), Carlos Nelson dos Reis, e a gerente da Incubadora Raiar, Moema Nunes, receberam, na manhã desta segunda-feira, 29 de março, os empresários Valéria Dos Santos, Nikolas Carraro e José Barbosa, da MateTur, e Fabrício Freitas, da OdontoHome, formalizando o início do processo de pré-incubação das duas empresas. Ambas foram vencedoras do 3º Torneio Empreendedor em 2009 e premiadas com essa oportunidade.
O ato marcou o início de nova fase para os processos de pré-incubação na PUCRS. A partir de agora, a Incubadora passa a operacionalizar essas ações. Além do acesso a pesquisas e projetos da Universidade, os empresários irão contar com o Serviço de Apoio à Gestão Empresarial (Sage) da Incubadora Raiar, que presta assessoria nas áreas de gestão, design e comunicação social. Durante um ano, as empresas terão apoio para reestruturar seu plano de negócio, realizando análises financeiras e mercadológicas, a fim de identificar a viabilidade do projeto. Após os primeiros seis meses, as empresas irão passar por avaliação.
A MateTur surgiu com o objetivo de oferecer serviço na área receptiva de Porto Alegre, disponibilizando transfers, traslados, roteiros turísticos, emissão de bilhetes aéreos e venda de produtos turísticos para o Brasil e exterior. A OdontoHome busca realizar atendimento móvel em odontologia, contando com consultório completo para extrações dentárias, tratamento periodontal, instruções de higiene bucal, tratamento endodôntico, restaurações e atendimentos de urgência. As duas empresas ficarão instaladas na estrutura física do Idéia, localizada na torre do prédio 30, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Serão disponibilizados aos empresários móveis, computadores, acesso à rede da Universidade e acesso à internet, entre outros.
Liana RigonIncubadora RaiarEndereço: Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 94 / Porto Alegre, RSTelefone: (51) 3320-3673, ramal 27

...
Projeto Trocando Ideias define temas para debate

Nesta segunda-feira, 5 de abril, haverá o primeiro encontro do Grupo de Convivência "Trocando Ideias". Na ocasião, serão definidos os temas para debate ao longo do semestre. A atividade é destinada a pessoas com idade a partir dos 50 anos e ocorre a cada 15 dias.
O projeto é vinculado a Faculdade de Serviço Social da PUCRS, por meio do Núcleo de Pesquisa em Demandas e Políticas Sociais, e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac). O encontro acontecerá a partir das 14h30min, na sala 411 do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3353-4114.
...
Desenvolvimento rural sustentável é debatido no Seminário Economia às 5:30
No próximo encontro do seminário "Economia às 5:30", o tema abordado será "Instituições e Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável no Vale do Taquari". A atividade ocorre na segunda-feira, 5 de abril, e o ministrante é o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Leonardo Beroldt.
O seminário é promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizado às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
...
Museu abre no feriado de Páscoa

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará aberto ao público no feriado prolongado de Páscoa. É uma opção para quem ficar na Capital nos dias 1º, 2, 3 e 4 de abril. Quem for ao local poderá conhecer mais de 700 experimentos interativos e atrações como o giroscópio (simulador de gravidade), simuladores de vulcões, terremotos, evolução da terra e das marés e experimentos na área de comunicação, como o estúdio de televisão e videofones, entre outras atrações. Mais do que um passeio, é uma aula prática de biologia, física, matemática, comunicação, geografia e história.
Entre as atrações, a exposição temporária "Corrida Contra a Dengue". A principal atração do evento é o jogo interativo que permite aos visitantes a atuação como agentes de saúde destruindo os focos da doença.
O MCT funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no prédio 40 da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo site www.pucrs.br/mct ou pelo telefone (51) 3320-3521.
...
Curso de extensão sobre futebol
A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Jogando na PUCRS". A iniciativa, coordenada pelo professor Daniel Ricardo Kruse, possui turmas femininas e masculinas. As atividades serão desenvolvidas no Parque Esportivo, com vivências práticas das regras do futebol e do futsal, fundamentos técnicos como chute, passe, condução, domínio e marcação, treinamento de goleiro, orientação tática no futebol e no futsal, movimentação defensiva e ofensiva e sistemas de jogo.
As inscrições estão disponíveis na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.
...
História promove especialização à distância

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) está com inscrições abertas para o curso de especialização em História, intitulado "Compreendendo o mundo contemporâneo". As atividades serão realizadas à distância, por meio de fóruns e recursos do Moodle (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da PUCRS), onde serão disponibilizados materiais (áudio, vídeo e texto) para download.
O estudo será voltado à história do tempo presente, buscando compreender fenômenos atuais como violência, globalização e movimentos sociais por intermédio de uma abordagem histórica. O coordenador da especialização, professor Jurandir Malerba, destaca o amplo potencial e interesse social do curso. "Além de atingir o público da área, queremos despertar um interesse geral, de jornalistas a engenheiros, explica. Por essa razão, foi escolhida a modalidade de educação à distância, que possibilita a participação a partir de qualquer ambiente com acesso à internet, bem como a flexibilidade de horários.
O curso, composto por 13 disciplinas sequenciais, confere aos aprovados o grau de especialista em História Contemporânea. As atividades serão finalizadas em novembro de 2011. Informações no site www.ead.pucrs.br/cursos/mundocontemporaneo.
...


quarta-feira, março 31, 2010

OBSERVANDO A PAISAGEM
A Fundação Zoobotânica do RS promove mais uma edição do curso "Observação da Paisagem por Meio do Desenho", com o artista plástico Jorge Herrmann. O curso, que ocorre no dia 10 de abril, das 9h às 13h, no Jardim Botânico de Porto Alegre, visa qualificar, através da arte, a relação das pessoas com a Natureza. Não é exigida experiência prévia, bastando a disposição para o auto-conhecimento e descoberta das potencialidades criativas individuais. Ainda no primeiro semestre serão realizados mais dois cursos, nos dias 1º de maio e 6 de Junho.Material necessário: 20 folhas tamanho ofício, prancheta, lápis grafite HB e 6B, caneta nanquim e estilete. Inscrição: R$ 50,00.Informações pelos fones 3207.4781 e 9240.7038, pelo email arte@jorgeherrmann.com ou no site www.jorgeherrmann.com _________________________________________________________________________Fonte:

terça-feira, março 30, 2010


Ivo Pitanguy realiza aula inaugural da Faculdade de Medicina
Na manhã desta terça-feira, 30 de março, o médico Ivo Pitanguy, precursor e referência na área de cirurgia plástica reparadora e estética no mundo, ministrou a aula inaugural da Faculdade de Medicina da PUCRS. Centenas de pessoas, entre estudantes das áreas da saúde, pesquisadores e médicos lotaram o anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do Hospital São Lucas.
Pitanguy abordou o tema "Medicina, equilíbrio entre ciência, arte e humanismo", falando sobre a evolução da medicina desde a época pré-histórica e primitiva até os dias atuais. Alguns hábitos curiosos do período primitivo, como esculpir em cerâmicas algumas patologias, como o lábio leporino, e o fato de médicos da antiga China não poderem examinar as mulheres e terem uma boneca com dimensões humanas para que elas indicassem onde sentiam dor, foram mencionadas pelo cirurgião. Também falou sobre o pai da medicina Hipócrates de Cós, que viveu em 430 a.C. Dos dias atuais, destacou o desenvolvimento de novas técnicas que reduzem deformidades físicas específicas e a incessante busca da eterna juventude e da imortalidade.
A estudante do quarto ano de Medicina, Paula Flores Schlickmann, estava ansiosa para assistir a palestra. "Li muito sobre ele e queria conhecê-lo. Acredito que a experiência de Pitanguy no tratamento dos pacientes com humanismo possa me ajudar". Arthur Herter, estudante do sexto ano, assistiu ao evento em pé. "Quero aprender além da cirurgia, a partir da vivência dele na área", disse. Após mais de 40 minutos de conversa, Pitanguy encerrou declarando que a solidificação da cirurgia plástica no século 20 foi o resultado do empenho dos profissionais que contribuem para o avanço constante da medicina.

Honoris Causa
Nesta quarta-feira, 31 de março, Ivo Pintaguy receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições entre hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de 48 países, Pitanguy já proferiu ao longo de sua vida profissional mais de mil conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Brasileira de Letras, além de membro benemérito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de várias associações médicas.
Tem os títulos de Doutor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, de Israel; Chancellier des Universités de Paris, França; Membro honorário da Societá Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna e da Associação Médica da Argentina, entre outras condecorações nacionais e de países diversos. É autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais e publicou uma série de livros. A obra "Plastic Surgery of the Head and Body" foi premiada na Feira do Livro de Frankfurt e se tornou uma importante fonte didática e científica.
"A proposta de Doutor Honoris causa para o professor Ivo Pitanguy tem origem na sua grande contribuição para a humanidade", explica o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Ivan Antonello. Para ele, Pitanguy desenvolveu e contribuiu para dezenas de técnicas operatórias inovadoras, é um homem que soube conciliar ao longo do tempo ciência, arte e humanismo. O título que o cirurgião receberá trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Breve biografia
Cirurgião plástico nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pitanguy estudou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (RJ) em 1945. É pós-graduado em cirurgia geral nos Estados Unidos, onde adquiriu sólida base de cirurgia plástica. Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou a clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, implantando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, com duração de três anos, que já formou mais de 500 profissionais do Brasil e de 40 países.
Possibilitando também o acesso aos benefícios da cirurgia plástica à população menos favorecida, o trabalho na Santa Casa ressalta a importância social da especialidade. Por sua iniciativa neste campo, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o Prêmio Cultura pela Paz. A Unesco, por meio do Instituto Internacional de Promoção e Prestígio, lhe concedeu também o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica, além dos diversos títulos e honrarias já citados.



Evento internacional na PUCRS debaterá doenças da população idosa
Os principais problemas que afetam a saúde dos idosos serão avaliados em um importante encontro em abril na PUCRS. O "12º Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia" abordará temas como doenças osteomusculares, infecções respiratórias, problemas metabólicos, diferentes tipos de câncer, quedas, insônia e demais problemas relacionados ao envelhecimento. O evento ocorrerá de 15 a 17 de abril no auditório térreo e sala anexa do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40. Informações no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), pelo telefone (51) 3336-8153, ou no site www.pucrs.br/eventos/simposioigg.
Participa como convidado Enrique Vega Garcia, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele avaliará a situação do envelhecimento nos países Latino-Americanos e o papel dos centros colaboradores, entre eles a OMS, na promoção da saúde dos idosos. O médico Cristian Mercado, do Chile, falará sobre tratamento fisioterápico de incontinência urinária e fragilidade. Haverá debates também relacionados a doenças como a Aids nessa parte da população, o acidente vascular cerebral, a depressão e a demência que vem com o Alzheimer. Raul Lorda, do Uruguai, tratará de questões como o exercício físico e o envelhecimento.
O Brasil conta hoje com aproximadamente 19 milhões de idosos entre os 190 milhões de habitantes, o que equivale a 10,15% da população. O brasileiro que vivia aproximadamente 40 anos no início do século passado, vive hoje 73 anos. "O ritmo de crescimento da população idosa entre nós é mais intenso que em muitos países do primeiro mundo e está ocorrendo em um nível sem precedentes", explica o médico e geriatra Newton Terra, diretor do IGG. Ele acredita que em 2025 o País terá cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos e passará a ter a sexta população em número de idosos no mundo.

segunda-feira, março 29, 2010


Ivo Pitanguy recebe a imprensa nesta terça-feira
O médico Ivo Pitanguy, um dos mais importantes da atualidade, precursor e referência na área de cirurgia plástica reparadora e estética no mundo, falará com a imprensa nesta terça-feira, 30 de março, a partir das 9h45min, no anfiteatro Irmão José Otão, 2º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Às 11h, ele participa da aula inaugural da Faculdade de Medicina, em que debaterá o tema "Medicina, equilíbrio entre ciência, arte e humanismo".
Na quarta-feira, dia 31 de março, Pitanguy receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições entre hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de 48 países, Pitanguy já proferiu ao longo de sua vida profissional mais de mil conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Brasileira de Letras, além de membro benemérito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de várias associações médicas.
Tem os títulos de Doutor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, de Israel; Chancellier des Universités de Paris, França; Membro honorário da Societá Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna, e da Associação Médica da Argentina, entre outras condecorações nacionais e de países diversos. É autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais e publicou uma série de livros. A obra "Plastic Surgery of the Head and Body" foi premiada na Feira do Livro de Frankfurt e se tornou uma importante fonte didática e científica.
"A proposta de Doutor Honoris Causa para o professor Ivo Pitanguy tem origem na sua grande contribuição para a humanidade", explica o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Ivan Antonello. Para ele, Pitanguy desenvolveu e contribuiu para dezenas de técnicas operatórias inovadoras, é um homem que soube conciliar ao longo do tempo ciência, arte e humanismo. O título que o cirurgião receberá trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Breve biografia
Cirurgião plástico nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pitanguy estudou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (RJ) em 1945. É pós-graduado em cirurgia geral nos Estados Unidos, onde adquiriu sólida base de cirurgia plástica. Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou a clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, implantando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, com duração de três anos, que já formou mais de 500 profissionais do Brasil e de 40 países.
Possibilitando também o acesso aos benefícios da cirurgia plástica à população menos favorecida, o trabalho na Santa Casa ressalta a importância social da especialidade. Por sua iniciativa neste campo, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o Prêmio Cultura pela Paz. A Unesco, por meio do Instituto Internacional de Promoção e Prestígio, lhe concedeu também o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica, além dos diversos títulos e honrarias já citados.

A confirmação de presença no encontro de Ivo Pitanguy com a imprensa pode ser feita com a Assessoria de Comunicação Social da PUCRS, pelos telefones (51) 3320-3503 ou (51) 3353-4313.



Edipucrs participa de evento que debaterá o futuro do setor de livros no País
De 29 a 31 de março a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) estará presente no 1º Congresso Internacional do Livro Digital, em São Paulo, realizado pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Frankfurter Buchmesse, responsável pela maior e mais importante feira editorial do mundo, realizada em Frankfurt. O evento debaterá os desafios e oportunidades que o futuro reserva ao setor de livros do País. Os principais representantes do segmento estarão presentes e irão tratar não apenas do presente e do futuro do livro, mas também da convergência das mídias e dos novos modelos de negócio.
Há três anos a Edipucrs vem inovando o mercado editorial com o lançamento das publicações eletrônicas. Hoje já são cerca de 70 e-books publicados, além de sete anais e 25 revistas eletrônicas. Os livros digitais são elaborados em diversos formatos: PDF, DOC, HTML, EXE, etc. Alguns são interativos, com imagens, vídeos, links, áudios. Outros ainda mantêm um caráter parecido com o do impresso. No entanto, essa tecnologia, que não pretende ocupar o espaço da publicação tradicional, disponibiliza gratuitamente à comunidade acadêmica e toda a sociedade em geral acesso ao livro.
Durante a Feira do Livro de Porto Alegre de 2008 a Editora realizou a primeira sessão de autógrafos de e-books. Como as obras só existiam na internet, foi criado um marcador de páginas imitando um laptop com dois lançamentos do ano. O plano agora é oferecer alternativas de navegação, diretamente no texto ou por meio de esquemas, permitindo uma leitura mais dinâmica. O acesso às obras pode ser realizado pelo site www.pucrs.br/edipucrs no link "Publicações Eletrônicas" de qualquer computador ou celular com internet. Os downloads poderão ser feitos sem nenhum custo.
...
Especialização em Prática em Terapia Intensiva na Faenfi
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove o curso de especialização "Prática em Terapia Intensiva". Coordenada pela professora Maria Cristina Lore Schilling, a iniciativa tem como objetivo capacitar os enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas para o tratamento de pacientes críticos.
O curso tem um enfoque predominantemente prático, com diversas atividades desenvolvidas nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas. As inscrições acontecem até 23 de abril no site www.pucrs.br/faenfi. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646 ou pelo e-mail faenfi-pg@pucrs.br.
...
Exposição retrata Arquitetura Moderna em Porto Alegre
Até o dia 2 de abril a PUCRS apresenta a exposição fotográfica "Arquitetura Moderna em Porto Alegre". A mostra busca valorizar a produção arquitetônica moderna na Capital gaúcha. A exposição também presta uma homenagem ao livro de mesmo nome dos arquitetos Alberto Xavier e Ivan Mizoguchi, publicação que se tornou um referencial no assunto.
As fotos foram feitas pelo arquiteto e fotógrafo Marcelo Donadussi, formado na PUCRS, e retratam 13 prédios constantes no livro, mostrando seu estado de conservação e principalmente a qualidade arquitetônica dessas edificações. A organização é dos arquitetos Guilherme de Almeida, João Gallo e Marcos Bueno, diplomados da Faculdade de Arquitetura da PUCRS, e o projeto gráfico é do designer Pedro Biz. A mostra pode ser visitada no átrio do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e tem entrada franca.
...
Laboratório de Geoprocessamento recebe visitas de escolas
O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
...
Especialização em Toxicologia Aplicada
O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade é direcionada a profissionais com formação em Medicina, Farmácia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Química e Engenharia Química, entre outras, e tem como objetivo capacitar e incentivar a pesquisa na área. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Inscrições até 31 de março no site www.pucrs.br/toxico, clicando no link "Especialização". Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3677.