sábado, fevereiro 15, 2014

Prefeito proíbe cabeludos de trabalharem em seu município, em Alagoas

Se hoje o casamento gay é quase normal, os beijos entre homens aparecem até em novelas da Globo e a sociedade privilegia o que chama de diferenças - ser diferente é bom - em 1975 as coisas estavam longe de tais liberalidades, conforme se lê nesta matéria do Correio do Povo.  Um prefeito do Estado de Alagoas havia proibido que os estudantes do Projeto Rondon trabalhassem em seu honrado município, alegando que não estava disposto a aceitar "cabeludos". Segundo a autoridade máxima do município, homem que usa cabelo comprido está tentando se disfarçar para encobrir algum crime que cometeu ou "está desgostoso de ser homem". Imagine hoje, com brincos e piercings...

Rita Lee presa com posse de drogas às 8 horas da manhã, em sua própria casa

Em 1976, durante o regime de exceção, as autoridades ignoravam solenemente os direitos individuais e constitucionais e nem mesmo a nossa residência estava a salvo de uma repentina invasão, fosse qual motivo fosse o alegado - ou não alegado. Em agosto daquele ano a cantora Rita Lee teve a sua casa, na rua Pelotas, em São Paulo, invadida por policiais as 8 horas da manha, sem qualquer mandato judicial. Eles encontraram uma certa quantidade de maconha e haxixe no local e prenderam (entre outros) a roqueira, submetida a uma sequência humilhante de detenções, inclusive a internação para a sua "recuperação" das drogas. Rita estava grávida e, talvez também por este motivo, parece ter alimentado daí em frente um ressentimento, quase ódio, pelos agentes policiais do Estado, como demonstrou recentemente em vários shows. Coleção do Correio do Povo do Arquivo Histórico Moiyses Vellinho do Município de Porto Alegre. 

Presidente da Câmara de Vereadores Porto Alegre se recusa a ler a Bíblia nas sessões plenárias da casa

Em uma época de proliferação de religiões e seitas religiosas - geralmente geradas pela voracidade pecuniária de seus "pastores" - é sempre reconfortante encontrar nos arquivos dos jornais de décadas passadas (Correio do Povo) algo que se contraponha à escuridão dos dogmas. No caso, isto aconteceu em 1976 - portanto, há quase 38 anos - quando o então presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, César de Mesquita, do Movimento Democrático Brasileiro, MDB,  assumindo certamente uma posição firme e não popular, ameaçou até mesmo renunciar ao cargo se fosse obrigado a ler a Bíblia no início das sessões plenárias. O fato virou notícia e demonstrou que nem todos se curvam aos ditames fáceis da conveniência eleitoral. Em 1976, quando a ditadura ainda estava firme no poder, tal ato assumia um significado ainda mais contundente. 

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Vera Fischer, a "Verinha", então Miss Brasil, curte o verão norte-americano em 1969

É, o tempo passa. Em julho de 1969, quando o grande assunto era o pouso na Lua da Apolo-11, a jovem catarinense Vera Fischer, aqui chamada de "Verinha", aproveitava a sua estadia nos Estados Unidos, passeando e fazendo compras em Miami Beach, palco do concurso de Miss Universo. Miss Blumenau, Miss Santa Catarina e então Miss Brasil,  a hoje sessentona atriz (na época com 18 aninhos), pivô de tantos escândalos e fofocas, não ganhou o concurso mas, certamente, foi uma das misses que mais souberam aproveitar a sua fama, inclusive para mudar a sua trajetória profissional. De miss, modelo e atriz pornô, tornou-se até respeitada e soube fazer fortuna. 


Hoje Marina Person faz 45 anos, Ratinho faz 58 e Silvia Bandeira 65.

Há exatamente 40 anos morria em acidente de carro o cantor e compositor gaúcho José Mendes


Há exatamente 40 anos, no dia 15 de fevereiro de 1974 - quinze dias depois da tragédia do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo - morria, nas proximidades de Pelotas e Rio Grande, um dos maiores ídolos da música regional gaúcha de todos os tempos. José Mendes tinha pouco mais de 30 anos e havia, em 1967, se consagrado nacionalmente com a divertida música "Pára Pedro".  Depois disso gravou vários long-plays, emplacou outros grandes sucessos e mostrou definitivamente as suas qualidades de artista, que persistem e são reconhecidas até hoje. A morte trágica, junto com mais três pessoas, incluindo um seu irmão, não recebeu o destaque merecido do Correio do Povo, talvez por ser em um final de semana - ou por outros motivos. 

quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Sexus está proibido no Brasil

No início de 1976 os tempos eram outros e a censura à imprensa e às artes ainda se mantinha ativa no Brasil, embora relativamente abrandada face aos anos anteriores. O general Ernesto Geisel era presidente, com as promessas de uma abertura política "lenta, gradual e segura" - o que de fato só aconteceria quase dez anos depois. Nesta nota, publicada pelo Correio do Povo, de Porto Alegre, o departamento da Censura Federal comunica que o romance Sexus, quase um clássico da literatura, escrito pelo norte-americano Henry Miller, estava com a publicação proibida no Brasil, por "contrariar a moral e os bons costumes". Moral e bons costumes que, obviamente, eram bem mais conservadores naqueles meados dos anos setenta, não somente no Brasil como em muitos outros países, onde, aliás, o mesmo livro também foi proibido. A propósito: o ministro Armando Falcão era aquele mesmo que ficou conhecido pelo bordão aos jornalistas: "Nada a declarar!"

terça-feira, fevereiro 11, 2014


Hoje Jennifer Aniston faz 45 anos; Sérgio Mendes completa 71; Mário Prata 68; Cláudia Mauro faz 45. E hoje, em 2012, morreu Whitney Houston.




Jader, em A Charge Online

Ieda Maria Vargas com a cabeça na boca do tubarão...

1963 foi um ano mágico para uma moça de 18 anos chamada Ieda Maria Vargas. Eleita, entre outros títulos, Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e, finalmente Miss Universo, em Miami Beach, a gauchinha, moradora do bairro Petrópolis, aproveitou a fama mundial e não saiu das páginas dos jornais e revistas por um bom tempo. Também faturou uma bela grana, estrelando muitas campanhas publicitárias e comparecendo a eventos. Nesta matéria, do Correio do Povo, Ieda aparece logo, depois de ter ganho o título nos Estados Unidos, colocando a "queixada" de um tubarão, como se fosse a coroa de rainha...