sábado, fevereiro 28, 2009


*A TV Record Rio Grande do Sul estreia neste domingo, 1°, o programa Rio Grande Sem Fronteiras, que será comandado pelo músico Gaúcho da Fronteira. Voltado à cultura regional, o programa abordará curiosidades e costumes gaúchos. A atração vai ao ar semanalmente, das 11h às 12h.
Para divulgar a novidade, a emissora veiculará no jornal Correio do Povo um anúncio convidando os leitores a acompanhar a estreia. “Queremos que as pessoas conheçam este novo programa, baseado em trabalho anterior feito pelo Gaúcho da Fronteira na Record que obteve uma resposta muito boa do público”, explica a gerente de Marketing e Interatividade Aline Storchi. O novo formato inclui a apresentação de quadros de culinária, música e com informações sobre festas campeiras nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (Coletiva)
*O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou a suspensão de uma campanha publicitária da Schincariol. A conselheira Claudia Wagner concordou com a denúncia do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, contra a ação dos refrigerantes Nova Schin intitulada ‘Toda família tem um moleque muito folgado’. A entidade considerou abusivo o filme veiculado na TV, pois estimularia o consumo de bebida com alto teor de açúcar, além de ser direcionado ao público infantil. A decisão do Conar pautou-se principalmente no uso de estímulo imperativo e "no emprego de crianças como modelos para vocalizar apelo direto, recomendação ou sugestão de uso ou consumo". De acordo com a legislação brasileira em vigor, a publicidade dirigida ao público infantil já pode ser considerada ilegal.
Artigos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garantem a proteção dos direitos da infância e definem como abusiva a publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança. "Já há um consenso científico de que toda criança ainda está em plena formação e é, portanto, hipossuficiente perante as relações de consumo. Isso caracteriza qualquer publicidade dirigida ao público infantil como abusiva", explicou Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo, ao portal Adnews.
No começo deste mês, o Conar já havia condenado outros cinco comerciais de TV dirigidos às crianças. Segundo a liminar do órgão, três filmes que vendiam download de conteúdo para celular eram inadequados pelo tom imperativo e falta de informações completas sobre o serviço. Dois dos filmes eram do canal Nickelodeon, que alega ter tirado a publicidade do ar antes da notificação. Já o terceiro era da operadora Tim, que diz analisar o caso e que a campanha já foi finalizada. Além desses, o anúncio da "megafeirinha" de carrinhos Hot Wheels, da Mattel, também foi cassado. (Coletiva.Net)
*A Delegacia de Polícia para a Mulher de Porto Alegre, situada à Rua Freitas de Castro, sem número, bairro Azenha, amplia a estrutura, em benefício da mulher vítima de violência, bem como dos policiais que ali trabalham. A obra, que será inaugurada na Semana da Mulher (1º a 08 de março), foi erguida durante um ano, obedecendo aos critérios de conforto e funcionalidade. Com a nova estrutura criada, a mulher poderá registrar a ocorrência em salas individuais, longe do público, podendo tirar dúvidas e receber conselhos. Hoje se pode constatar que é a Delegacia da Mulher o primeiro órgão a ser procurado pela vítima após um delito ocorrido no âmbito familiar. É ainda a Delegacia o único órgão aberto 24 horas para o atendimento específico às mulheres vítimas de violência.
Com a ampliação, será possível evitar a entrada do agressor pela mesma porta que a vítima, haverá cela para a detenção dos agressores, evitando-se o contato entre eles. Além disso, os filhos dessa relação, durante todo o procedimento policial, poderão distrair-se na recepção com um ambiente criado exclusivamente para eles. A sala de recepção é climatizada proporcionando maior conforto durante a espera pelo registro da ocorrência policial. Foi criada uma sala específica para atendimentos de assistentes sociais e psicólogos que de forma gratuita atenderão as vítimas de violência após o registro. Aos policiais que trabalham 24h na Delegacia o novo espaço conta com uma cozinha, refeitório e banheiros exclusivos.
É a partir do registro da ocorrência que a mulher é encaminhada ao sistema de saúde, ao Judiciário, à Defensoria Pública, às Casas de Apoio, aos Conselhos, ao Centro de Referência e às Coordenadorias.
A Delegacia de Polícia para a Mulher de Porto Alegre foi criada em março de 1988, tendo sido a primeira do Rio Grande do Sul. Hoje, a Polícia Civil conta com 10 Delegacias de Polícia Especializadas no Estado, são elas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do
Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Novo Hamburgo.
A Delegacia para a Mulher de Porto Alegre tem como titular a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.
Fonte: Ascom PC
*De acordo com o departamento jurídico do Grupo Record Rio Grande do Sul, o empresário Paulo Caldas Milano, que foi reintegrado pela justiça como sócio da Rádio Guaíba, detém 0,014% do capital da emissora. O número, segundo o advogado Valtencir Miotto, equivale a R$ 280, diferente do que havia sido publicado pelo site Espaço Vital, que informou que o empresário era titular de 2.427.150 quotas (aproximadamente 1,5% de todo o capital social). “No máximo, exagerando, R$ 1.000, em valores corrigidos”, diz Valtencir. O advogado afirma que, se a sentença for confirmada, a decisão não terá reflexos na transferência do controle que, em fevereiro de 2007, passou para a Record.
O autor da ação é membro da família Caldas Júnior, que fundou a rádio em 1957. Ele afirmou ao site Espaço Vital que somente depois da venda da emissora para o grupo Record foi que ele descobriu que havia sido excluído unilateralmente da sociedade por deliberação da maioria do capital. (Coletiva.Net)
Bruno, no Valeparaibano, Amarildo, na Gazeta (ES) e Erasmo, no Jornal de Piracicaba.





Hoje a modelo Karolina Kurkova faz 25 anos e o jogador Diego completa 24.


*Para quem não conseguiu vaga na rede municipal de ensino nas primeiras etapas do processo de matrícula, será aberto novo prazo em março. A partir de segunda-feira, 2, os candidatos devem procurar a escola onde pretendem estudar e consultar a disponibilidade de vaga. O processo de matrícula na rede terminou no dia 20 de fevereiro com o registro dos alunos que pediram transferência ou reingresso.
Caso não consigam vagas diretamente na escola, os interessados devem procurar a Central de Vagas da Secretaria de Educação do Estado (avenida Borges de Medeiros, 1501), que atende pelo telefone 3288-4888. Os critérios para definição da vaga são proximidade com a escola, idade do aluno e crianças com situações de risco. As aulas na rede municipal de ensino começam em 4 de março.
*As fichas de vale-transporte (cor verde) e de passe antecipado (cor azul) serão vendidas somente até o dia 13 de março, mas ainda poderão ser utilizadas nos ônibus após esse prazo. O fim da comercialização dá continuidade ao projeto TRI – Transporte Integrado, que já tem cerca de 600 mil usuários cadastrados.
Não há data definida para a extinção das fichas, mas em breve elas deixarão de circular, assim como ocorreu com as escolares, que não são mais aceitas desde o dia 1º de janeiro deste ano. Quem utiliza o transporte coletivo e não se inscreveu no TRI pode fazer o cadastro de Passagem Antecipada no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - Rua Uruguai, 45, Centro -, na Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) - Avenida Protásio Alves, 3885 - ou no Posto Móvel. A pessoa deve levar comprovante de residência, carteira de identidade e CPF.
Quanto ao cartão TRI Vale-transporte, a solicitação é feita pelo empregador. Ele deve acessar o site http://www.tripoa.com.br/ e fazer um cadastro como pessoa física ou jurídica. São necessários os seguintes dados:
Pessoa Jurídica: CNPJ, Razão Social, Inscrição Estadual, e-mail, endereço e telefone.
Pessoa Física: nome completo, CPF, e-mail, endereço e telefone.
Informações dos funcionários: nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço residencial, telefone e quantidade de vales-transportes utilizados por dia.
Outras informações podem ser obtidas no site http://www.tripoa.com.br/ ou pelo telefone (51) 3027-9959.
*Estão abertas, na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), as inscrições para as cerca de 200 vagas do Social Esporte Clube. O programa municipal é uma parceria da SME com clubes sociais e esportivos da cidade, permitindo que crianças carentes, com renda familiar de até três salários mínimos, pratiquem esportes em várias modalidades. As vagas são distribuídas de acordo com a opção dos inscritos e a oferta dos clubes.
Diversas entidades sociais e esportivas da Capital estão conveniadas ao programa, que conta com a participação de clubes como ACM, AABB, Grêmio Náutico Gaúcho, Sociedade Gondoleiros, Teresópolis Tênis Clube, Grêmio Geraldo Santana, Grêmio Náutico União, Camisa 10, Lindóia Tênis Clube, Planet Ball Farrapos, Sogipa, Esporte Clube São José, Escolinha de Futebol da Duda e Sesc/RS, nas modalidades de atletismo, basquete, caratê, capoeira, natação, futsal, ginástica olímpica, hipismo, judô, patinação e vôlei.
Os interessados devem comparecer na sede da SME, localizada no Parque Marinha do Brasil (Borges de Medeiros, 2713), em frente ao Shopping Praia de Belas, de segundas a sextas, somente à tarde. Deverão realizar o cadastramento e apresentar comprovante de renda ou atestado de pobreza e de residência. Informações pelo fone 3289-4863 (das 14h30 às 17h30).
*O ônibus Linha Turismo continuará circulando dentro da tabela do horário de verão até domingo, 1° de março, realizando o roteiro Tradicional às 9h, 10h30 e 18h e o roteiro Zona Sul às 14h e às 16h. A partir de terça-feira, 3, o city tour passará a operar com a escala de horário de inverno. O roteiro tradicional ocorrerá às 9h, 10h30 e às 15h, mas as saídas do roteiro pelos atrativos da Zona Sul da Capital serão alteradas para 13h30 e 16h30.
O Linha Turismo oferece os dois roteiros diferenciados de terça a domingo. No roteiro tradicional, que passa pelo Centro Histórico, Parque da Redenção, Parcão, Usina do Gasômetro, estádios do Grêmio e Internacional, entre outros, as passagens custam R$ 8,00, no primeiro andar, e R$ 10,00, no piso superior. Já para o Linha Turismo Zona Sul, que contempla 30 atrativos históricos, culturais, naturais e de lazer de 10 bairros da Zona Sul como Cristal, Assunção, Tristeza, Ipanema, Vila Nova, Belém Velho, Glória e Medianeira, os ingressos custam R$ 10,00, no primeiro andar, e R$ 15,00, no andar superior.
As reservas para os passeios podem ser feitas pelo telefone 3212-1628. O terminal do ônibus fica em frente a sede da SMTUR, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, mesmo local de venda das passagens. O ônibus não circula nas segundas-feiras, quando recebe manutenção regular.
*O projeto Tradisons volta com os ensaios abertos terça-feira, 3 de março, às 20h, na Sala 505 da Usina do Gasômetro, após temporada de verão em janeiro e fevereiro e um pequeno recesso de carnaval. O grupo trabalha há dois anos com músicas folclóricas de todo o mundo. Os 12 integrantes realizam uma pesquisa de sons característicos dos diferentes povos e regiões do planeta.
No ensaio aberto, a proposta é a interação com o público, que tem a oportunidade de tocar junto com o grupo uma variada gama de instrumentos, principalmente de percussão. Quem quiser também pode levar o seu. O Tradisons apresenta músicas de Cuba, Rússia, Japão, Israel, França, Havaí, Andes, Alemanha e do Brasil. No ensaio aberto do dia 31 de março, o grupo irá ministrar oficina de música gaúcha. Já no dia 28 de abril haverá uma oficina de música argentina. As duas atividades têm entrada franca.A coordenação do Tradisons é do gaúcho Renato Velho e do alemão Gerard Künde. A iniciativa é da produtora Vamos Cantar Produções. Mais informações pelo telefone (51) 9675-2802 ou renatovelho@renatovelho.com.br
O quê: Ensaio Aberto - Projeto TradisonsQuando: (terças-feiras) de 03 a 24 de março; 7 e 14 de abril, sempre às 20hDia 31 de março oficina de música gaúchaDia 28 de abril oficina de música argentinaOnde: Sala 505 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)Ingresso: Entrada FrancaLugares disponíveis na sala: 30
*A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) inicia segunda-feira, 2, as entrevistas com os oficineiros pré-selecionados para as oficinas da Descentralização. Os candidatos devem comparecer na Usina do Gasômetro (avenida presidente João Goulart, 551, 6° andar). A primeira turma será dos candidatos da área da literatura, pela manhã; à tarde, a partir das 14h, é a vez do teatro.
Participaram da seleção pessoas físicas ou jurídicas (caso de Inclusão Cultural), nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão, capoeira, comunicação comunitária (rádio, jornal, fanzine) e inclusão cultural. Os novos oficineiros vão trabalhar entre março e outubro.
As entrevista acontecem até o dia 5 de março. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de março. Dia 16, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações e confirmação do horário da entrevista podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8114 e 3289-8118 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.
Lista dos oficineiros. Clique aqui.
Datas e horários das entrevistas
02/03/2009 9h30 - Literatura14h - teatro16h - Foto e vídeo
03/03/2009 9h30 - Comunicação Comunitária / Inclusão14h - Artes Plásticas
04/03/2009 9h30 - Hip Hop / Outros14h - Música
05/03/2009 9h30 - Capoeira14h - Dança
*O posto municipalizado do Sistema Nacional do Emprego (Sine Porto Alegre), gerenciado pela Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) está oferecendo 1.165 vagas para colocação no mercado de trabalho (Veja quadro abaixo com as funções).
Para o secretário da Smic, Idenir Cecchim, o período após o Carnaval é um bom momento para colocação no mercado de trabalho. "A prefeitura, através do Sine, está qualificando os trabalhadores e oferecendo vagas de emprego", disse.
Os interessados podem procurar o posto do Sine Porto Alegre (Avenida Mauá, 1013), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar Carteira de Trabalho, número do PIS e Carteira de Identidade. Empresas interessadas no aproveitamento de mão-de-obra podem solicitar a visita dos captadores de vaga pelo telefone 3289-4796, ou por e-mail sine@smic.prefpoa.com.br.
Sine Porto AlegreA municipalização do Sine foi aprovada em junho de 2006 pela Comissão Municipal de Emprego (CME) de Porto Alegre. O serviço foi inaugurado em junho de 2007 e é mantido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).
Vagas disponíveis:Acougueiro; agente de pesquisa; ajudante de carga e descarga de mercadoria; ajudante de eletricista; ajudante de estruturas metalicas; ajudante de obras; ajudante de produção - na industria de bebidas; analista de recursos humanos; assistente administrativo; assistente comercial de seguros; atendente central telemarketing; atendente de balcão; atendente de bar; atendente de informações (telemarketing); atendente de lanchonete; atendente de mesa; auxiliar contábil; auxiliar de confeitaria; auxiliar de cozinha; auxiliar de depósito; auxiliar de doceiro; auxiliar de escritório, em geral; auxiliar de lavanderia; auxiliar de manutenção predial ; auxiliar de produção farmaceutica; auxiliar de servicos gerais (manutencao de edifícios); auxiliar financeiro; auxiliar técnico na mecânica de máquinas; balconista de loja; barman; caixa de loja; caldeireiro (chapas de ferro e aço); camareira de hotel; carpinteiro; carpinteiro (obras); caseiro; chapeador de automóveis; chapista de lanchonete; colocador de estruturas metálicas; consultor de vendas; costureira de máquinas industriais; costureira em geral; cozinheiro de restaurante; cozinheiro de restaurante de industria; cozinheiro do servico doméstico; cozinheiro geral; cozinheiro geral; cozinheiro hospitalar; auxiliar de garçom (cumim); digitador; eletricista ; eletricista auxiliar; eletricista de manutenção industrial; eletrotécnico; encarregado de crédito e cobrança; encarregado de limpeza; encarregado de manutenção;encarregado de padaria; encarregado de patrimonio; ferreiro; ferreiro armador na construção civil;fiscal de loja; fresador (fresadora universal); funileiro soldador, garçom entre outros.
*As aulas de informática para deficientes visuais promovidas pela prefeitura começarão em 9 de março. Hoje, 27, foi realizado o sorteio das vagas para as duas turmas que frequentarão o Centro de Capacitação Digital da Usina do Gasômetro. O sorteio foi necessário porque houve maior número de interessados do que de vagas disponíveis (Veja quadro abaixo).
O interesse crescente pelo curso fez com que a prefeitura duplicasse o número de vagas em relação a 2008. Cada uma das turmas - duas na Usina e duas no Centro de Capacitação Digital da Restinga, terá cinco alunos. Os cursos são gratuitos e oferecem a cegos ou pessoas com baixa visão oportunidade de capacitação para o trabalho e garantia de maior autonomia pessoal.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), Procempa e Fundação Bradesco. De acordo com a professora Janete Schneider, os participantes terão noções de Windows, Word, Excel e Internet, por meio do software Virtual Vision (leitor de tela do pacote Office XP). Os cursos de informática para deficientes visuais foram iniciados em 2006. Até o final de 2008, nas duas unidades do Centro de Capacitação Digital, 30 alunos foram capacitados. O projeto integra a ação Deficiente Produtivo, do Programa de Governo Porto da Inclusão.
As aulas
Usina (Avenida João Goulart, 551)Turma 1Início: 10 de marçoTérmino: 23 de julhoHorários: terças e quartas-feiras, das 13h às 17h
Sorteados: Ligia Leal dos SantosMaria Helena Francisca da SilvaValmir Paulo SteinGilmar Augusto Muniz RodriguesRodrigo Possamai
Turma 2Início: 12 de marçoTérmino: 23 de julhoHorários: quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h
SorteadosEni Teixeira da SilvaCintia Maria da SilvaWaldin de LimaLuis Fernando Oliveira LopesNelson Glüg
Informações pelo fone 3289-1141, na Ouvidoria da Seacis.
*Os cães encaminhados para adoção pelo canil municipal passarão a receber identificação eletrônica. Por meio da implantação subcutânea de um microchip, pouco maior que um grão de arroz, na região da escápula, será possível monitorar os animais, encontrar cães perdidos e localizar mais facilmente os donos, caso seja necessário. A previsão é de que a Secretaria Municipal de Saúde comece a utilizar a tecnologia a partir da segunda metade de março.
Cada transponder implantado terá um número que ficará armazenado com o cadastro do animal e os dados do proprietário no Centro de Controle de Zoonoses. Estima-se que exista um cão para cada grupo de cinco a sete habitantes. Cerca de 95% dos animais possuem donos responsáveis.
“Nosso foco é a saúde humana", afirma o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, José Carlos Sangiovanni. "Com a identificação dos animais, podemos identificar também os proprietários e responsabilizá-los em caso de abandono, agressão, mordeduras ou qualquer dano causado pelo cão. A política de controle da população animal parte do princípio da identificação”, explica.
Posse responsável - A responsabilidade legal dos proprietários de animais de estimação está prevista no Código Municipal de Saúde, Código de Posturas do Município e pela Lei de Crimes Ambientais. Atualmente, cerca de dois mil proprietários são notificados por ano por abandono ou negligência.
Sangiovanni lembra que é fundamental pensar muito antes de adquirir um bicho de estimação. “Muitas pessoas compram ou adotam por impulso. Antes de adquirir um cão ou um gato, é necessário ter em mente que esses animais vivem cerca de 15 anos. Eles exigem atenção e, muitas vezes, causam transtornos. Se eu for me mudar, se for morar num apartamento, se o cachorro começar a latir ou se eu tiver um filho, eu vou poder continuar com esse animal?" Essas perguntas devem ser feitas por quem está pensando em ter um animal, alerta Sangivanni.
Como adotar - Quem quiser adotar um cão deve comparecer munido de identidade ao canil municipal (Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Bairro Planalto, Viamão), de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para adotar animais de pequeno porte, basta ser maior de 18 anos. Animais de médio e grande porte só podem ser adotados após vistoria da residência do pretendente pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses para verificação das condições de segurança do local. Os animais saem do canil vacinados, vermifugados e esterelizados.

sexta-feira, fevereiro 27, 2009


Fatos históricos do dia 27 de Fevereiro

1510 - Afonso de Albuquerque conquista Goa.
1531 - Criação da Liga de Esmalcalda
1801 - Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.
1814 - Invasões Francesas: Batalha de Orthez. Nova vitória de Wellington sobre Soult.
1844 - A República Dominicana consegue a sua independência do Haiti.
1861 - Ocorre o Massacre de Varsóvia, quando tropas russas disparam contra uma multidão que se manifestava contra o governo russo.
1900 - Fundação o Partido Trabalhador britânico. Ramsey MacDonald é nomeado o primeiro secretário-geral.
1900 - Fundação do Bayern de Munique.
1933 - Incêndio no edifício do Reichstag (prédio), o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e activista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido executado.
1939 - Grã-Bretanha e França reconhecem o governo fascista de Francisco Franco em Espanha.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais Holandesas.
1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Fuzileiros dos EUA ocupam a segunda pista de aviação na ilha de Iwo Jima.
1950 - O general Chiang Kai-shek é eleito Presidente da República da China, nome oficial da China Nacionalista sediada em Taiwan.
1950 - A Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu na União Indiana. A proposta é recusada.
1951 - A 22ª Emenda da Constituição dos EUA é ratificada, limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos.
1952 - É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York.
1975 - Em Portugal é aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.
1978 - A Presidência, a Assembleia e o Governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio Mohamar Kadhafi para a independência da ilha da Madeira, considerada pela Organização de Unidade Africana com pertencendo a África.
1983 - Carlos Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumem a direcção colegial do PSD, no X Congresso. Francisco Pinto Balsemão é afastado da liderança.
1991 - Tropas do Kuwait recuperam a capital do País. O presidente norte-americano George Bush anuncia o fim da libertação do Kuwait.
1995 - O chefe da máfia, Salvatore "Toto" Riina e outros 47 suspeitos, membros da organização criminosa, vão a julgamento, sob acusação de cumplicidade em 48 assassinatos na Sicília.
1995 - O Banco de Inglaterra intervém no Berings, o sexto maior banco inglês de investimento. A instituição encontra-se à beira da falência, devido aos investimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura.
1996 - São lançados no Japão os primeiros games da série multimilionária da Nintendo, Pokémon.
1998 - Termina o restauro de seis anos da fragata D. Fernando II e Glória, no Arsenal do Alfeite.
2000 - Termina o XXII Congresso do PSD, com reeleição de Durão Barroso.
2001 - A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.
2005 - Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o Papa João Paulo II não faz a oração dominical na Praça de São Pedro no Vaticano.
(Wikipedia)
Hoje Elizabeth Taylor completa 77 anos.






*A Polícia Civil, por meio da Divisão de Recrutamento e Seleção da Academia de Polícia, publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (26) o edital 02/2009 referente à abertura de inscrições, no período de 27 de fevereiro a 30 de março de 2009, para concurso público que vai selecionar 250 escrivães de Polícia, classe inicial. O processo seletivo constará de provas de capacitação intelectual, capacitação física, exames de saúde, avaliação de aptidão psicológica para o cargo, sindicância da vida pregressa e curso de formação profissional. Após a classificação nas provas de capacitação intelectual, todas as demais etapas serão eliminatórias. As inscrições devem ser feitas somente pela internet, no site www.ibdh.com.br/concursopcrs/escrivaodepolicia , com o preenchimento do formulário eletrônico (ficha de inscrição). O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH), responsável pela aplicação das provas de capacitação intelectual, disponibilizará computadores para acesso à internet, durante o período de inscrições, para os candidatos que necessitem. Também prestará informações na Rua Washington Luiz, 1118, conjunto 501, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A abertura de mais 250 vagas para escrivão de Polícia Civil integra o cronograma do Programa Estruturante Cidadão Seguro, do governo do Estado (www.estruturantes.rs.gov.br ), no item de recomposição dos efetivos, tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar e demais instituições da segurança.

Fonte: Site do Estado

Agendas e Memórias.

Maristela Bairros

Entre as manias que tenho, uma é... guardar agendas velhas. Tanto agendas de compromisso que terminam, inevitavelmente, cheias de rabiscos, coisas fora de data, endereços fora de lugar, notas apressadas, quanto as de telefone. De todos os tamanhos. Tenho aquelas lindas agendas Mario Quintana, do início dos anos 1990, umas três, grandes, em cada página uma frase do poeta cujo único defeito, além de não ter muito saco para os colegas em geral (será isso defeito?), foi ter se submetido à eleição daquela caterva da Academia Brasileira de Letras mais de uma vez sabendo que sempre iriam caroneá-lo. Enfim. Tenho agendas de todos os tamanhos, tipos, umas mais inteiras e resistentes, outras esfarrapadas.
Mas o que mais dói em rever agendas de telefone principalmente é ver os nomes que ali estão e que já não atendem mais telefone nenhum porque se foram para algum outro lugar no tempo-espaço que eu pensava, antes, saber que existia e até onde era. Hoje, não sei nem se existe. E lá vou eu divagando para chegar onde quero: ontem, se completou mais um ano que o Luiz Figueredo foi arrancado da vida, bem naquela fase em que ia recomeçar a maternar com a chegada do neto, Bernardo. Aliás, poucos dias depois que o guri tinha nascido. Isso lá é coisa que se faça, Senhor Todo Poderoso?
Minha ausência na despedida do Fig é um dos raros casos de covardia explícita que assumo neste ramo. Não temo ir a velórios e enterros, muito menos dos que estimei em vida. E já fui a tanta cerimônia de quem mal conhecia, por formalidade ou educação.
Mas na do Gordo não fui porque não consegui mesmo.
E o telefone dele é um destes, com diversos números diferentes, ao longo dos tempos, que aparece nas minhas agendas. Antes, eu me dava ao trabalho de riscar, ou colocar uma cruz ao lado dos que não atendem mais chamadas sem auxílio de um médium. Hoje, deixo como está.
Porque estes afetos ficam com a gente, queiramos ou não. São presença tão ou mais fortes que os que continuam ao nosso lado, desfrutando das delícias e das dores de viver neste planeta, usando esta roupa de carne e osso e nervos em especial, e tudo isso embalado em emoções, esta praga que só serve pra deixar a gente na gangorra.
Fig veio a mim esta semana não porque fui ao Centro Espírita, tampouco porque minha memória fuleira do jeito que anda me fez lembrar ou ler algo sobre mais um “aniversário de morte” – expressão canalha que tem de se usar.
O Gordo chegou de volta pelos mails que, desde dia 10, estou trocando com um colega querido que hoje vive no Espírito Santo e deixou o jornalismo faz tempo, mas que desfrutou, comigo, da presença de Fig quando foi criada a então Central do Interior da Zero Hora. Fernando Lima Sanchotene me descobriu aqui, no Coletiva, e me enviou uma mensagem cheia de dedos, já se desculpando se eu não fosse eu, aquela guria que trabalhou com ele naqueles inícios de 1970.
Como esquecer aquele moço sorridente, com quem eu papeava sem parar, que tinha cara de irlandês e era de uma bonachice total! Nos últimos dias, conversamos tanto por mail que metade da minha vida profissional (e, a reboque, pessoal) de início de carreira, que eu tinha esquecido, veio de supetão para cima da linha da lembrança.
Gente que eu já quase esquecera surgiu nos escritos do Fernando: Nédio Ceccin, um homem tão magro, tão magro, mas tão magro, que era a personificação do Dom Quixote que eu lera e trabalhava naquela coisa barulhenta chamada telex; a secretária mandona, que mandava a gente parar de conversar mas que era gente fina embora nos amedrontasse, achamos que se chamava Norma; o bar do Ghilosso, que ficava no porão da ZH, para onde, uma vez, me mandaram com um dois rolos de durex daqueles com base de cimento, dentro da minha mochila, como batismo de fogo de foca e eu nem senti o peso (coisa do Coi Lopes de Almeida, outro que foi). Lembramos do Telmo Curcio e seu colete cheio de bolsos, coisa de fotógrafo, e eu mais ainda de ele ter feito um pôster meu, único registro daqueles áureos 20 e poucos anos que minha mãe, distraidamente, transformou em obra de Salvador Dali ao limpá-lo com um pano embebido em algum tipo de ajax –Telmo e sua risadinha, ele que era pequeninho, debochado, zangado, chefe temido.
Tanta gente. Tanta situação. O chefe, hoje um velho e doente senhor, que adorava intimidar as novatas, falando com a gente com o rosto quase encostando e um dos pés pressionando, ou sentando em um banco e indo se encostando e empurrando a pobre assustada para fora, ou, pior, trancando a infeliz na sua sala-aquário, enfiando os dedos no nariz e chamando a todas de mari-coisa, com um sorriso cínico, puro exercício do poder. O outro que carregava sanduíche no bolso do casaco e que uma vez pegou táxi para ir embora para casa e não sabia mais onde morava.
E, no meio de tudo, Fig, meu chefe inesquecível, que fazia um par que eu nunca iria imaginar que se desfaria com a Teresinha, que eu também lembro com tanto carinho. O Gordo que latia de brabo, mas era de manteiga e que quando ia desfrutar de Bernardo, foi. E a única coisa que me consola é saber que ele foi na companhia do cachorrão pastor alemão que morava com ele por último.
Então, Sanchotene, depois disso, vai fazer o blog ou não vai? (Coletiva.Net)
*Nesta segunda-feira, 2, a FM Cultura 107,7 retomará sua programação voltada à música nativista. De segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, entrará no ar o programa “Um Bom Dia Meu Rio Grande”, com apresentação de Evandro Leboutte. Além da divulgação da música nativista do Rio Grande do Sul, a atração transmitirá entrevistas, notícias e variedades.
Outra mudança será no programa “Clássicos na Manhã”, que passará a ser apresentado das 8h às 10h. A reapresentação do programa “Alô Pai e Mãe” também trocará de horário, sendo transmitido nas quartas-feiras, das 13h às 14h. A partir do dia 7 de março, aos sábados, das 10h às 11h, entrará no ar o programa “Vitrola”, com apresentação de Machado Filho, que mostrará o melhor da MPB. O programa “Cultura na mesa”, continua em mesmo horário, das 12h às 13h, de segunda a sexta-feira.
*A Associação Pelotense do Cinema promete realizar no meio do ano um verdadeiro festival de curtas: durante 19 dias, entre 3 e 21 de junho, serão exibidos cerca de 480 curtas no 1º Cine Grandes Curtas – Festival Nacional de Cinema da Cidade de Pelotas. A promoção será realizada simultaneamente à Fenadoce, evento de caráter nacional que atrai em torno de 350 mil visitantes à cidade.
A organização assegura que todos os filmes inscritos serão exibidos ao longo do festival. A inscrição é gratuita e estão previstas 13 categorias de premiação. Os 13 vencedores farão parte de um DVD a ser distribuído nacionalmente. Inscrição e mais detalhes estão disponíveis no endereço WWW.cinepel.com.br/festival ou pelo e-mail mattos@cinepel.com.br
*A 4ª edição do Prêmio Universitário de Comunicação Social já recebe inscrições. O evento, promovido pela Associação Latino-Americana de Agência de Publicidade (Alap) e paralelo ao 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, ocorre nos dias 3, 4 e 5 de junho. Estudantes de comunicação podem inscrever até o próximo dia 5 de junho peças ou campanhas que abordem os seguintes temas: Como evitar a mortalidade infantil; Preservação ambiental sustentável; e Educação infantil como forma de inclusão social. O objetivo é estimular a participação estudantil no trabalho prático de suporte às entidades e causas sociais e comunitárias.
O júri do Prêmio será integrado por profissionais convidados pela Alap. A ficha de inscrição está disponível em http://www.alap.com.br/. O material (peça ou campanha) deve ser inscrito numa das seguintes mídias: impressa (jornal, revista, mídia exterior) ou eletrônica: (Rádio, Cine/TV e Internet).
Os vencedores recebem certificados e os troféus Comunicação e Amazônia e, também, uma inscrição com hotel para participar do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, nos dias 3, 4 e 5 de junho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 12 de junho.
Uma das metas do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado é constituir-se em uma vanguarda criativa composta por publicitários dos cinco continentes. Este ano o encontro, o terceiro maior do mundo e o mais reconhecido na América Latina, terá como tema central Inovação e Vanguarda Criativa. O publicitário e presidente do evento, Alexandre Skowronsky, acredita que esta será uma edição histórica. Ele ressalta que o festival é o único a realizar premiação em três idiomas (inglês, português e espanhol).
» Veja aqui o regulamento completo:
*No próximo dia 10 de março, o Jornal do Comércio e a QualiData Pesquisa e Conhecimento Estratégico apresentam a 11ª edição da pesquisa “Marcas de Quem Decide”, no Centro de Eventos Plaza São Rafael. O levantamento, feito a partir de 480 entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais, identifica as cinco principais marcas de 100 diferentes setores, a maior marca gaúcha e a empresa reconhecida pela preservação do meio ambiente.
Neste ano, cinco novos setores foram incorporados ao projeto: Corretora de Valores, Empresa de Energia, Destino Turístico Estadual, Produto de Luxo e Produto Popular. Segundo o diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges, a pesquisa é o mais abrangente indicador de lembrança e de preferência de marcas realizado no Rio Grande do Sul. “É o único estudo que investiga simultaneamente os níveis de lembrança e de preferência de marcas de diferentes setores da indústria, do comércio e dos serviços. A pesquisa revela o pensamento e o comportamento de compra de um público economicamente qualificado e com alto poder de influencia e de decisão”, disse Borges.
O diretor da QualiData, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, detalhou que as entrevistas foram realizadas entre 25 de novembro do ano passado e 25 de janeiro deste ano, em mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul. Os entrevistados foram escolhidos em sorteio aleatório e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.
O projeto é desenvolvido desde 1998 em parceria entre o Jornal do Comércio e a QualiData. Para cada edição, a empresa de pesquisa mobiliza uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva ao planejamento, desenvolvimento de sistemas, coleta de dados, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo. O Jornal do Comércio publicará um caderno de cobertura da pesquisa, em cores e papel especial, que será publicado na edição de 30 de março.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009







*Durante a Semana da Mulher, de 2 a 8 de março, as mulheres terão 30% de desconto na Ilhota Livros do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307). A Ilhota comercializa livros, revistas, CDs, DVDs e outros produtos produzidos pela Secretaria Municipal da Cultura ou financiados pelo Fumproarte. O horário de atendimento da livraria é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-8069.
*A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio do projeto Usina das Artes, abriu inscrições para o Workshop de Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas. A atividade é dirigida a atores e ao público em geral. Serão 15 horas/aula e cinco encontros. O conteúdo será ministrado pelo bacharel em artes cênicas (Ufrgs) Daniel Colin.
O curso começa dia 9 e termina dia 13 de março (de segunda a sexta-feira). As aulas acontecem no turno da manhã, das 9h ao meio-dia, na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). O valor da inscrição éR$ 80,00. Interessados devem fazer reserva por telefone (3407-4979 - 9626-4292), ou e-mail (danielcolin@gmail.com).
Sobre os Viewpoints.
*Neste final de semana serão disputadas as últimas etapas do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia, edição 2009. Os jogos acontecem a partir das 15h, nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil (Avenida Borges de Medeiros). As inscrições podem ser feitas no local até às 14h30.
Na etapa masculina do dia 1º de março (domingo), jogarão as 16 melhores duplas pelo ranking do circuito. A novidade é que dupla vencedora estará automaticamente classificada para a final estadual do Circuito Verão Gaúcho de Esportes, promovido pelo Sesc-RS. O evento será na Praia Grande, em Torres, dias 7 e 8 de março. O Sesc disponilizará o transporte da dupla, ficando por conta dos atletas a hospedagem e a alimentação.
Dia 22 de março acontece o Rei e Rainha da Praia, com os seis melhores jogadores do ranking deste ano, um jogador do torneio qualificatório e o vencedor de 2008. O circuito é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), em parceria com Federação Gaúcha de Vôlei.
*A qualidade dos recintos e a boa alimentação dos animais no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, proporciona, com bastante freqüência, o nascimento de filhotes saudáveis. Assim, cada vez que o plantel do Parque é aumentado, a Fundação Zoobotânica do RS, entidade que administra o Zôo, comemora o trabalho realizado pela equipe de profissionais que atua nessa área.
Um casal de porcos-do-mato-queixada, nascidos em dezembro passado, e um exemplar fêmea de guanaco, ocorrido em fevereiro deste ano, retratam esta realidade.
O Zoológico não registrava há aproximadamente 30 anos nascimento de queixada, já que somente em 2008 o Parque voltou a contar com esta espécie em seu acervo. O Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no RS, registra esta espécie como criticamente em perigo.
Já o filhote de guanaco pode ser visto no seu recinto
com outros seis exemplares, incluidos os pais deste novo habitante do Parque.
Estes novos filhotes se somam a outros dois exemplares de alpacas machos recebidos, em janeiro passado, de um criadouro particular.
O Zoológico fica na BR 116, em Sapucaia do Sul. Esta aberto ao público de 3ª feira a domingo. Ingressos: R$ 4,00 (adulto), R$ 2,00 (estudante), R$ 20,00 (veículos).
Informações pelo telefone 51.347471499.

Porco-do-mato-queixada:
Espécie: Tayassu pecari
Família: Tayassuidae
Ordem: Artiodactyla
Comprimento: 0,9m a 1,3m
Peso: 25kg a 50kg
Longevidade: 21 anos
Gestação: 156 a 162 dias
Número de crias por parto: 1 a 4 (geralmente 2)
Alimentação: Frutos, sementes, raízes, pequenos invertebrados, carniça

Habitat: Florestas, savanas e chaco
Distribuição: Sul do México até o nordeste da Argentina

Guanaco:
Espécie: Lama guanicoe
Família: Camelidae
Ordem: Artiodactyla
Comprimento: 1,80m a 2,25m – mais 15cm a 25cm de cauda
Peso: 60kg a 75kg
Longevidade: 30 anos
Gestação: 345 a 360 dias
Número de crias por parto: 1
Alimentação: Herbívora
Habitat: Montanhas e regiões semi-desérticas
Distribuição: Tem a mais ampla distribuição entre os camelídeos sul-americanos: Patagônia e regiões andinas do Peru, Argentina, Bolívia e Chile.

_______________________________________________________

*A Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, fechada durante os dias de Carnaval, reabre terça-feira, 3 de março. Localizada no Parque Moinhos de Vento (Parcão), ela foi inaugurada em 9 de novembro de 1985. Tem como objetivo desenvolver a consciência ecológica no público infanto-juvenil, com atividades de leitura, recreação e educação ambiental. O acervo é constituído por 1.948 volumes, entre livros didáticos, literatura infanto-juvenil e ludoteca, disponíveis para consulta e empréstimo. Telefones para contato: 3289-8311, 3268-9200 e 3289-7520.
*Estão abertas, na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), as inscrições para as cerca de 200 vagas do Social Esporte Clube. O programa social municipal é uma parceria da SME com clubes sociais e esportivos da cidade, permitindo que crianças carentes, com renda familiar de até três salários mínimos, pratiquem esportes em várias modalidades. As vagas são distribuídas de acordo com a opção dos inscritos e a oferta dos clubes.
Diversas entidades sociais e esportivas da Capital estão conveniadas ao programa que conta com a participação de clubes como ACM, AABB, Grêmio Náutico Gaúcho, Sociedade Gondoleiros, Teresópolis Tênis Clube, Grêmio Geraldo Santana, Grêmio Náutico União, Camisa 10, Lindóia Tênis Clube, Planet Ball Farrapos, Sogipa, E.C. São José, Escolinha de Futebol da Duda e Sesc/RS, nas modalidades de atletismo, basquete, caratê, capoeira, natação, futsal, ginástica olímpica, hipismo, judô, patinação e vôlei.
Os interessados devem comparecer na sede da SME, localizada no Parque Marinha do Brasil (Borges de Medeiros, 2713), em frente ao Shopping Praia de Belas, de segundas a sextas, somente à tarde. Deverão realizar o cadastramento e apresentar comprovante de renda ou atestado de pobreza e de residência. Informações pelo fone 3289-4863 (das 14h30 às 17h30).
*A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando processo seletivo para admissão de professores para o início do ano letivo. Os contratos são temporários, com duração de 120 dias, e serão encerrados na medida em que os profissionais concursados forem chamados. A Smed identificou a falta de cerca de 160 professores para o início das aulas em 2009.
Interessados devem efetuar inscrição até as 18h de segunda-feira, 2 de março, somente através do endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/ no link Processo Seletivo 01/2009. É importante que o candidato leia todo o edital antes de efetuar inscrição.
*O 17º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorrerá de 19 de março a 26 abril, está com inscrições abertas a partir de hoje, 25. Interessados devem enviar correspondência para o Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551, sala 603, CEP 90010-120, ou entregar pessoalmente no local, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, ou ainda por e-mail (salao.press.portoalegre@gmail.com). O prazo vai até 6 de março.

O evento é organizado pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e busca estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa. Além disso, haverá premiações a cada uma das categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, em jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz, entre outros.
*A coordenação-geral do festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena está analisando projetos para a edição de 2009. Os grupos nacionais já podem encaminhar seus projetos para participação na 16ª edição do evento, que será realizado de 8 a 21 de setembro. A seleção se estende até 31 de março. Para concorrer é necessário enviar fotos, release, rider técnico e um DVD com o espetáculo na íntegra para: Em Cena - Travessa Paraíso, 71 - Porto Alegre-RS, CEP 90850-190.
Para os grupos de Porto Alegre (exclusivamente), o período de avaliação será de 20 de abril a 22 de maio. As inscrições de espetáculos locais devem enviar para o mesmo endereço os mesmos itens citados acima, acrescidos de clipagem com artigos e notícias publicados sobre o espetáculo.
*Para quem não conseguiu vaga na rede municipal de ensino nas primeiras etapas do processo de matrícula, será aberto novo prazo em março. A partir de segunda-feira, 2, os candidatos devem procurar a escola onde pretendem estudar e consultar a disponibilidade de vaga. O processo de matrícula na rede terminou no dia 20 de fevereiro com o registro dos alunos que pediram transferência ou reingresso.
Caso não consigam vagas diretamente na escola, os interessados devem procurar a Central de Vagas da Secretaria de Educação do Estado (avenida Borges de Medeiros, 1501), que atende pelo telefone 3288-4888. Os critérios para definição da vaga são proximidade com a escola, idade do aluno e crianças com situações de risco. As aulas na rede municipal de ensino começam em 4 de março.
*Estimular a reflexão criativa sobre o aproveitamento e o futuro da comunicação diante das novas tecnologias e instrumentalizar os participantes para essas novas técnicas são alguns dos objetivos do curso "Narrativas na Web". A promoção é da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). As aulas buscam mostrar, por meio de abordagens multidisciplinares, as possibilidades narrativas das novas tecnologias e de que forma elas contribuem para o trabalho.
As inscrições estão abertas até 27 de março, com aulas de 28 de março a 25 de abril, sempre aos sábados, das 8h às 13h. O procedimento pode ser feito na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) está com inscrições abertas, até o dia 27 de fevereiro, para o curso de especialização "Consultoria e Assessoria Linguística". Destinado a profissionais das áreas de ciências humanas, exatas, biomédicas e sociais, o curso pretende desenvolver e aprimorar a competência linguística e comunicativa (oral e escrita), com ênfase na capacidade de buscar soluções inovadoras para problemas gerais e específicos de comunicação e de relacionamento com os diferentes públicos. "Adequação comunicativa e habilidades verbais", "Processos interpretativos na comunicação", "Arquitetura do texto" e "Comunicação oral e criatividade" serão algumas das disciplinas estudadas.
As aulas serão ministradas às sextas-feiras, nos turnos da tarde e noite, e aos sábados pela manhã. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676, no site www.pucrs.br/fale/pos/especializacoes ou pelo e-mail letras@pucrs.br.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade podem ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) promove o "Curso Introdutório ao SPSS para Profissionais da Área da Saúde". A atividade busca introduzir o aluno ou usuário iniciante ao manejo e utilização de técnicas estatísticas básicas do
software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), um dos melhores programas de computador do mundo para análise de dados de pesquisas. As inscrições podem ser realizadas até 20 de março.
"O SPSS permite, por exemplo, comparar se um tratamento é melhor do que outro para determinada doença, usando para isso métodos estatísticos", explica o coordenador da atividade e professor da Famed, Mario Wagner.
As aulas ocorrerão entre 20 e 27 de março, às sextas-feiras pela manhã e tarde, e são voltadas a alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral. Os encontros serão realizados no Laboratório de Administração, Contabilidade e Economia, sala 912 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*Aspirantes a uma vaga em concursos públicos, vestibulares e pessoas interessadas em se preparar para a nova realidade do mercado de trabalho podem participar do Papos & Idéias: “Encontro com o Concurseiro”, que será realizado nos dias 10 de março, às 19h, na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping, e no dia 19/03 (quinta-feira), às 19h, na Livraria do Moinhos Shopping. O espaço foi criado para o debate e a troca de experiências entre pessoas que buscam ser aprovadas em concursos. O evento é gratuito e haverá espaço para interação e depoimentos de pessoas que vivenciaram desafios.
No primeiro encontro, o psicólogo e especialista em terapia cognitiva voltada para concursos, Fernando Elias José, desmistifica as fantasias que cercam esses momentos, considerados para muitos, extremamente tensos e marcados por cobranças da família e sociedade. São dicas cognitivas e comportamentais, que auxiliam os candidatos durante os estudos preparatórios abordados na obra
Superando Desafios, como se preparar para provas, vestibulares e concursos.
Para o psicólogo, os tempos mudaram, os desafios que surgem hoje são diferentes dos enfrentados até então. “A maneira mais eficaz de preparar-se para essa nova realidade é administrar as características pessoais, reavaliar conceitos e conscientizar-se de suas necessidades, desenvolvendo virtudes e competências individuais para lidar com o todo”, destaca. “O que realmente faz a diferença é a atitude das pessoas diante dos diversos desafios que a vida nos impõe, que vão desde simples situações do cotidiano até a preparação para um concurso”.


O quê: Papos & Idéias: Encontro com o Concurseiro
Superando desafios – como se preparar para provas, vestibulares e concursos

Data e Local:
10/03 (terça-feira) – Saraiva MegaStore do Praia de Belas Shopping (Avenida Praia de Belas, 1181, 2° andar. Telefone: 3231 6868)
19/03 (quinta-feira) – Saraiva MegaStore do Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto, 36, 3° andar. Fone: 3222-4722)
Horário: 19h
Evento gratuito


quarta-feira, fevereiro 25, 2009
















Hoje Regina Casé completa 54 anos.
*Encerram-se nesta quarta-feira (25/02) as inscrições para o Concurso Público da Brigada Militar, que irá selecionar três mil soldados para a corporação. Abertas no último dia 02, as inscrições podem ser efetuadas somente pela Internet até às 24h de amanhã, no site www.aocp.com.br . De acordo com o Comando Geral da Brigada Militar, não haverá prorrogamento nas inscrições.
O certame integra as ações do Programa Estruturante Cidadão Seguro, do governo do Estado, que prevê entre seus projetos a recomposição dos efetivos policiais e aplicará R$ 450 milhões na área da segurança até 2010 (www.estruturantes.rs.gov.br). Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a nomeação.
As três mil vagas serão distribuídas em 15 regiões, mais Porto Alegre, da seguinte forma:
- Capital – 1.000;- Metropolitana – 540;- Alto Jacuí – 40;- Central – 170;- Centro-Sul – 80;- Fronteira Noroeste – 40;- Fronteira Oeste – 50;- Litoral – 50;- Planalto – 170;- Serra – 250;- Sul – 130;- Vale do Caí – 40;- Vale do Taquari – 40;- Vale do Rio Pardo – 90;- Vale do Rio dos Sinos – 290;- Missões – 20.
Processo seletivo
As vagas existentes no âmbito de cada região de atuação serão preenchidas de acordo com a ordem de Classificação Final obtida na 1ª Fase (Exame Intelectual), pelos candidatos que tiverem logrado aprovação em todas as fases do Concurso, de acordo com as necessidades da Brigada Militar, conforme opção do candidato no ato da inscrição.
No caso de haver vagas que não tenham sido preenchidas nas regiões de atuação, ou que venham a ser posteriormente autorizadas, o candidato melhor classificado na Lista de Classificação Geral Final, e que ainda não tenha sido aproveitado para a vaga da região de atuação de escolha, poderá ser convidado a assumir em outra região, ficando a aceitação ou não deste convite a critério do candidato, permanecendo com a mesma classificação, caso não aceite a troca de região. (Esta decisão constará em documento próprio, dirigido à Brigada Militar e assinado pelo candidato). A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso dar-se-á através de publicação de Editais ou Avisos no Diário Oficial do Estado. Essas informações, bem como os Editais, Avisos e Listagens de Resultados estarão à disposição dos candidatos nos seguintes locais:
- Departamento Administrativo da Brigada Militar - Divisão de Recrutamento Seleção e Acompanhamento (DRESA) - Rua dos Andradas, 498, Bairro Centro, Porto Alegre, RS - CEP 90020-002;
- Empresa AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA – situada à Rua Néo Alves Martins, 1377, zona 03, em Maringá/PR;- Quartéis da Brigada Militar e na Internet, pelos sites http://www.brigadamilitar.rs.gov.br e http://www.aocp.com.br.
O concurso constará de quatro fases distintas: 1ª Fase (Exame Intelectual), 2ª Fase (Exame de Saúde), 3ª Fase (Exame Físico) e 4ª Fase (Exame Psicológico).
Fonte: PM5-Imprensa/BM

domingo, fevereiro 22, 2009

*Durante o mês de fevereiro, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) oferece promoções para estimular visitas da comunidade e dos colaboradores da universidade. Para o público externo, será oferecido desconto de 25% no ingresso geral, unificando em R$ 9,00 a entrada para conhecer os mais de 600 experimentos interativos da exposição. Funcionários da Universidade, do Hospital São Lucas, do Colégio Champagnat e da Gráfica Epecê terão isenção total de pagamento, com direito a três acompanhantes.A Direção do MCT informa que entre os dias 21 e 24 de fevereiro a exposição estará fechada. O MCT funciona de terças a domingos, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521 O MuseuA área de exposições do MCT está distribuída em três pavimentos e dois mezaninos, destinados exclusivamente para exibir atrações para todas as idades e interesses. No local, praticamente todas as instalações permitem a interação do visitante com os experimentos, facilitando e tornando lúdico o aprendizado.Ao final do passeio, é possível levar para casa um pouco do mundo de descobertas. Na loja do Museu estão disponíveis réplicas de dinossauros, esqueletos de animais pré-históricos para montar, livros, vestuário e outros produtos com a marca do MCT. Mostras temporáriasAté 28 de fevereiro o Museu de Ciências e Tecnologia abriga duas atrações temporárias: a Casa Genial e a Mostra Ipês.Criada em parceria com a Eletrobrás, a Casa Genial é uma residência completa, com dormitório, sala de estar, cozinha, escritório, lavanderia e banheiro. A instalação busca incentivar os visitantes a utilizarem a energia elétrica de forma racional, comparando o consumo de eletrodomésticos com alto consumo energético com outros de gasto contido.A Mostra Ipês retrata a exuberância do florescimento do ¿Ipê¿ (Tabebuia sp.), com fotos e sementes de diversas variedades desta árvore característica de Porto Alegre.
*A PUCRS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento pode ser realizado até 25 de fevereiro por meio do site www.pucrs.br/vestibular ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681); nos Campi Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão) e Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana).A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último prazo para pagamento é 26 de fevereiro. Quem realizou o Vestibular de Verão 2009 e não foi aprovado, por exemplo, e gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.A prova única de Redação será realizada no dia 4 de março, das 20h às 22h, nos Campi Central e Uruguaiana. A lista de cursos com vagas abertas pode ser conferida também no site www.pucrs.br/vestibular. Informações pelo Disque-Vestibular, telefone (51) 3320-3557, ou no Núcleo de Ingresso, no (51) 3320-3500, ramal 4483.

Os neonazistas e os factóides na imprensa

Por Muniz Sodré

A propósito do caso da jovem supostamente atacada por neonazistas, a imprensa suíça – em especial o jornal conservador Neue Zürcher Zeitung, um dos mais prestigiosos daquele país – acusou a imprensa brasileira de incorrer nos vícios da "precipitação" e publicação de "fatos totalmente inventados". Este último caso é o que a imprensa norte-americana designa, desde o século passado, como "factóides", termo popularizado entre nós pelo ex-prefeito do Rio, César Maia. Há uma restrição inicial a se fazer à acusação dos suíços: o advérbio "totalmente". Não há dúvida, porém, de que a precipitação editorial é responsável por uma freqüência alarmante de factóides parciais, ou então de matérias muito mal apuradas, suscetíveis de deformação dos fatos.
Examinemos dois exemplos de O Globo, ocorridos numa só semana. O primeiro, na terça-feira (10/2), com o título de "Piratas fora do ar", é a notícia do fechamento, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de cinco rádios clandestinas no bairro de Cidade de Deus. Isto não é inusitado no país (segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Abert, haveria 15 mil dessas rádios no Brasil), em especial no Rio de Janeiro, onde o número dessas instalações pode chegar a mil em favelas. A Anatel informa que fecha, em média, "seis rádios piratas por dia em todo o país".
Os aspectos e os paradoxos
Naquela terça-feira, a operação foi ruidosa. Mesmo sem qualquer indício de resistência, os agentes da Anatel, em diligência conseqüente ao que diziam ser uma denúncia anônima, fizeram-se acompanhar de 50 PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o famoso protagonista do filme Tropa de Elite. E a matéria publicada reproduzia a declaração de um capitão da PM: "Desde o início da nossa ocupação, fizemos várias apreensões, sempre com a ajuda dos moradores, que estão indignados com a ação do tráfico na comunidade".
O deslocamento operado pela frase do policial – a passagem, sem maior explicação, do fechamento da rádio à ação do tráfico – é o índice forte de uma parcialidade assumida acrítica ou tendenciosamente pela matéria. Trata-se de um velho truque retórico em que se joga com o pathos do público, implicando no enunciado, sem qualquer relação de causa e efeito entre uma coisa e outra, o condenável tráfico de drogas.
De resto, em primeiro lugar, a matéria troca a expressão "rádio comunitária" (reconhecida e usada pelo Ministério das Comunicações) por "rádio pirata", expressão oficialmente desconhecida; em segundo, omite a Lei 9.621/98, pela qual o Estado reconhece e define rádio comunitária como "um tipo especial de emissora de rádio FM"; em terceiro, desconhece a existência de um movimento pela descriminalização dessas emissoras; em quarto, desconhece que as transmissões de baixa potência (25 watts) não interferem na comunicação pública, tanto que são utilizadas maciçamente por governos em suas campanhas de educação e saúde públicas. A boa contextualização jornalística do fato em questão obrigaria o repórter a dar conta de todos esses aspectos e seus paradoxos.
Enfim, pela precariedade da apuração, pelo implícito insinuado, a matéria descortina-se como um factóide parcial.
Irregularidades de que sempre se sabe
O segundo exemplo refere-se à notícia publicada na sexta-feira (13/2) sobre suposto esquema de superfaturamento na aquisição de computadores pela Fundação Biblioteca Nacional (BN) para a instalação de novas bibliotecas em municípios do país, uma etapa do enorme esforço dos Programas Livro Aberto e Mais Cultura, capitaneado pelo governo federal.
Assim como no caso das rádios comunitárias, uma denúncia anônima mobilizou atenções. Agora se tratava de um e-mail antigo, em que um remetente fantasma falava com um funcionário de uma empresa de computadores sobre um suposto percentual que poderia ser dado a funcionários da BN. Acicatado pelo e-mail, o jornalista comparou os preços atuais dos equipamentos com aqueles adquiridos na época da licitação e concluiu por um superfaturamento.
O factóide?
A matéria deixa de explicar que toda e qualquer compra feita hoje pelo serviço público é precedida de processo licitatório público, que não permite indicação de marcas e se obriga à opção pelo menor preço do mercado. Não há como fugir a esses requisitos, acompanhados de perto pela Controladora Geral da União – auditoria externa – e, no final, pelo Tribunal de Contas da União, dois órgãos de altíssima competência contábil, conhecidos pelo rigor no exame de contas públicas. Além disso, uma instituição como a FBN conta com auditoria interna. Isto significa que não possa haver irregularidades em compras públicas? Não, mas significa que tais irregularidades, quando existem, delas sempre se sabe.
Pacto de credibilidade
Pois bem, primeiro a matéria deixa de informar que os computadores adquiridos não são todos da mesma marca, mas que todos eram dotados de qualificação técnica superior com o objetivo de atender o prazo de garantia estabelecido no edital (três anos on site em território nacional). Depois, a operação de compra se deu após avaliação técnica e emissão de pareceres favoráveis da Procuradoria Federal e Auditoria Interna da FBN. Finalmente, os equipamentos foram adquiridos pelo menor preço e abaixo do valor estimado, como é óbvio em toda licitação, mediante o pregão nº 16/2007 – do qual participaram vários licitantes –, acompanhado depois, em operações de compra, pelos Ministérios da Educação, Marinha, Agricultura e outros.
A matéria menciona este último aspecto do fato, mas deixa-o no fim do corpo da notícia, já que o lead menciona apenas a FBN, logo após o título-factóide: "FBN compra computadores 77% mais caros".
Um profissional da fácil comunicação pública poderá comentar que tudo isso é muito detalhe técnico e que, dentro do escopo da prática noticiosa atual, as pessoas poderiam considerar o texto enfadonho, ao estilo dos manuais, e deixar de ler a notícia. De fato, com o tecnicismo administrativo e jurídico, o "sensório" do leitor se dispersa – uma atenção já atulhada por imagens de televisão e flashes de internet – e a notícia perde impacto.
Mas é justamente neste ponto que se vem levantando a questão do futuro do jornalismo impresso frente à comunicação eletrônica. Não vale a pena sequer suscitar a possibilidade de má-fé, malevolência (ou do que, numa certa gíria jornalística recente, se vem chamando de "esculacho") na edição da notícia. Não, a realidade parece apontar para o factóide, gerado pela má apuração e pela precipitação noticiosa, que terminam suscitando uma "suspeita", ótima para os critérios editoriais de um momento, mas incômoda para a instituição mencionada e, no limite, danosa para a instituição do jornalismo, enquanto prática que classicamente sustenta um pacto de credibilidade com o leitor.
Compromisso ferido
A facilitação com o fictício na produção da notícia – este gênero informativo que funciona há dois séculos como núcleo semiótico e industrial do jornalismo – pode ser fatal para a imprensa escrita, numa época em que se tornam fracos os marcadores da diferença entre o imaginário e o real, por conta da multiplicação dos efeitos ficcionais do "acontecimento" na mídia.
Editorialmente, acontecimento é a referência apropriada por uma seqüência de enunciados cronologicamente ordenados, alterando-se a técnica de apropriação de acordo com o gênero em que se manifeste a narrativa. Na notícia, que é uma estratégia essencialmente jornalística, o acontecimento referido obriga-se a ser verídico (real-histórico, portanto) e a obedecer à técnica corrente na comunidade do jornalismo corporativo. O real da notícia é a sua "factualidade", a sua condição de representar um fato por meio do acontecimento jornalístico.
O futuro do jornalismo impresso, o "jornalismo de qualidade", parece apontar para o aprofundamento do fato social por meio da exposição do acontecimento. Fatos totalmente ou parcialmente inventados são índices de uma fissura no pacto implícito da imprensa com seu público. Ganha-se atenção pública com o "esculacho", mas se fere o compromisso classicamente instituído com a cidadania, que define, em última instância, a comunidade discursiva dos leitores.
A propósito, a matéria sobre o assunto dos computadores publicada no sábado (14/2) pela Folha de S.Paulo era sóbria e, considerando-se sua pequena extensão, correta. É possível que a presença de um ombudsman faça diferença em casos dessa natureza. Mas o problema pode ser maior do que isso. (Observatório da Imprensa)
Duke, hoje, em O Tempo (MG), Enio, na Gazeta de Alagoas, Bello, na Tribuna de Minas, e Dálcio, no Diário de Campinas.









Aniversariantes do dia 22 de Fevereiro

Hoje Débora Falabela faz 30 anos, Drew Barrymore 34 e Marcos Caruso 57.