quinta-feira, dezembro 31, 2009

Os homem que arrota.

Eu estava naquele boteco sórdido, bebendo cachaça com cipó, e fumando meu cigarrinho, enquanto esperava meu parceiro de ping-pong para a última partida do ano.
Foi quando chegou o sujeito, na faixa dos cinquenta anos, nariz empinado e com o ar babaca e ridículo dos que usam o cabelo lambido com gumex. Eu já conhecia a figura, sem nunca, felizmente, ter falado com ele. Não me agradou da primeira vez, e nem desta. O cara entrava, trazendo seus tacos, e se punha a jogar sinunca sozinho, como se fosse um grande campeão. Mandava arredar as mesas que estavam perto e jogava com ele mesmo. Reparei que, mesmo se achando, não jogava nada. Só tirava onda, com toda aquela empáfia, mas quase não conversava com ninguém.
Talvez porque fosse o último dia do ano, de repente começou a conversar com dois outros babacas. Falou que há quatro anos não bebia e que havia deixado de fumar.
Foi quando começou a pregar moral. Disse que tudo dependia de força de vontade, de "vergonha na cara" etc etc, sempre se usando como exemplo. "Vejam que eu consegui!". E tome moral e mais moral. Notei que usava uma roupas de grife, sem contudo ter nenhum estofo intelectual - um mané presunçoso.
Fiquei ali, um tempo, aguentando aquela xaropada toda. Foi quando pedi mas uma cachaça e comprei mais um cigarro, que acendi imediatamente. Depois ele saiu, voltou de novo com um vaso de flores que ia levar para a "esposa", falou mais asneiras e, finalmente, por graças de Alá, caiu fora dali, arrotando as suas ridículas minusculas grandezas e microscópicas e falsas vitórias. (Conselheiro X.)
CS / Notícias
30/12/2009
MEIO AMBIENTE

Smam divulga dados da balneabilidade para feriado de fim de ano
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulga hoje, 30, os dados referentes à balneabilidade das praias do Lami e de Belém Novo par ao feriadão de Natal.
Com base na análise realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), informa-se que permancecem impróprias as águas do Postos 1, da praia do Lami e também de Belém Novo, além do Posto 2 do Lami. São colocadas placas indicativas nos locais, mas os equipamentos têm sido alvos constantes de vandalismo.
O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Veja os pontos:
Praia do Lami
Posto 1 (Extremo Sul) - águas IMPRÓPRIAS para banho
Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas IMPRÓPRIAS para banho
Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) – águas PRÓPRIAS para banho
Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho
Praia de Belém Novo
Posto 1 (Leblon) - águas IMPRÓPRIAS para banho
Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banho
Posto 3 (Veludo) - águas PRÓPRIAS para banho
Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515, ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br
Viva o Centro a Pé promove Caminhadas Turísticas
Durante as férias de verão, porto-alegrenses e visitantes da Capital contarão com uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade. Em janeiro e fevereiro, o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhados por um guia de turismo, as caminhadas a pé terão quatro edições, sempre aos sábados, com saídas às 10h. Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos, com roteiros diferenciados.
A mudança fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT). A realização é responsabilidade das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama.
Para participar, basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289-6745 e 3289-6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
Programação do dia 9 de janeiro Roteiro Praça da MatrizSaída: Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da Linha Turismo (Travessa do Carmo, n°84, bairro Cidade Baixa).Horário: 10h.Atrativos: Praça Daltro Filho, Cine Capitólio, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, Theatro São Pedro, Monumento a Júlio de Castilhos, Palácio da Justiça, Memorial do Ministério Público e Biblioteca Pública do Estado. Visitação Interna na Catedral Metropolitana 23 de janeiro: Roteiro Rua da PraiaSaída: SAT Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, n°551, bairro Centro Histórico)Hora: 10hAtrativos: Centro Cultural Usina do Gasômetro, Praça Brigadeiro Sampaio, área Militar (Marinha, Brigada e Quartel), Museu Militar, Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.Visita Interna: Igreja Nossa Senhora das Dores (a confirmar). 6 de fevereiro: Roteiro Mercado Público e Praça da AlfândegaSaída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Mercado Público, Praça XV de Novembro, Chalé da Praça XV, Fonte Talavera de La Reina, Paço Municipal, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Praça da Alfândega, Santander Cultural, MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul.Visita Interna: Mercado Público (a confirmar). 27 de fevereiro: Roteiro Avenida Independência Saída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Confeitaria Rocco, Praça do Portão, Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu de História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário
TRANSPORTE
Réveillon na Usina muda itinerários de ônibus
Em razão do Réveillon na Usina do Gasômetro, amanhã à noite, 31, a partir das 21h, com shows de Jair Rodrigues, Grupo Senzala e Musical Essência, queima de fogos de artifício e público estimado em 70 mil pessoas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga as seguintes mudanças no trânsito, a partir das 21h:
Ruas bloqueadas ao transporte coletivo: - Av. Mauá, no trecho compreendido entre Bento Martins e Augusto de Carvalho;- Av. João Goulart, pista sentido centro/bairro;- Av. Loureiro da Silva, pista sentido centro/bairro, no trecho compreendido entre a Av. João Goulart até a Av. Augusto de Carvalho;
Os ônibus com terminais na rua Uruguai, com itinerários pela avenida Loureiro da Silva, sofrerão as seguintes alterações:
Linha 273 – Hípica – Belém Novo; Linha 273.1 – Belém Novo - Hípica (via Schneider); Linha 346 – São José; Linha 244 - Santa Teresa; Linha 244.1 - Santa Teresa (via Mariano de Matos); Linha 255 - Caldre Fião; Linha 282 - Cruzeiro do Sul; Linha 282.1 – Pereira Passos; Linha 176 - Serraria/Rodoviária; Linha 178 - Praia de Belas; Linha 188 – Assunção.
Sentido Centro Histórico-bairro: avenida Mauá, rua Bento Martins, rua Sete de Setembro, rua General Portinho, rua dos Andradas, rua General Salustiano, rua Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho.
Sentido bairro-Centro Histórico: normal
Os ônibus com terminais na rua Cassiano do Nascimento terão as seguintes mudanças:
Linha 349.1 – São Caetano / sábados / domingos / feriados; Linha 349.3 – São Caetano / sábados / domingos / feriados; Linha 360 – Ipê; Linha 376- Vila dos Herdeiros; Linha 394 – Mapa; Linha 397 – Bonsucesso.
Sentido Centro Histórico-bairro: rua Cassiano do Nascimento, avenida Mauá, rua Bento Martins, rua Sete de Setembro, rua General Portinho, rua dos Andradas, rua General Salustiano, rua Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho.
Sentido bairro-Centro Histórico: normal
Linhas que atendem Viamão, EVEL e Itapuã.
Sentido Centro Histórico-bairro: avenida Mauá, rua Bento Martins, rua Sete de Setembro, rua General Portinho, rua dos Andradas, rua General Salustiano, rua Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho.
Sentido bairro-Centro Histórico: normal.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 118 ou no site www.eptc.com.br.
CULTURA
Festa do Réveillon na Usina terá Jair Rodrigues

O réveillon 2010 na Usina do Gasômetro quer manter o crescendo das edições anteriores e levar outra vez cerca de 70 mil pessoas à orla do Guaíba. A programação foi reforçada com a presença de Jair Rodrigues, Grupo Senzala e Musical Essência e mais show de fogos de artifício, com duração de doze minutos. (veja vídeo)

A programação, apresentada pela Prefeitura de Porto Alegre e Pepsi, com patrocínio da Braskem, começa no dia 31 de dezembro às 21h com o samba e o pagode do Grupo Senzala. Às 22h30 sobe ao palco Jair Rodrigues, que tocará até a contagem regressiva para a virada do ano. Após a queima de 10 toneladas de fogos, o primeiro grande concerto do ano fica com o Musical Essência. No intervalo entre os shows, o DJ Claudinho Pereira manterá o alto astral nas caixas de som.
O estacionamento será no Parque da Harmonia próximo à Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551), no mesmo ponto em que funciona o do Acampamento Farroupilha. Ali também haverá um grande centro de táxis. A organização do evento pede que sejam preferidos os transportes públicos, através da campanha "Não vá de carro!". A infra-estrutura contará com efetivo de segurança formado pela Brigada Militar, Guarda Municipal e agentes privados, além de 50 banheiros químicos. Serão mantidos alguns acertos do ano passado, como a praça de alimentação, além do cercamento de toda área do evento, que continuará com revista na entrada.

Programação 21h - Grupo Senzala DJ 22h30 - Jair Rodrigues 0h - Fogos: 12 minutos DJ 0h20 - Musical Essência Infraestrutura- Praça de Alimentação - 50 banheiros químicos- Área cercada, com revista na entrada- Segurança (BM e privada) - Estacionamento no Harmonia - Ponto de Táxi - Campanha: Não vá de carro!

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Programação de férias no Museu de Ciências e Tecnologia
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com várias atrações durante os meses de janeiro, fevereiro e março.
A mostra temporária "O Prêmio Nobel", com painéis expositivos sobre a história do prêmio e os ganhadores da edição de 2009 nas áreas de Física, Química e Fisiologia (Medicina) pode ser visitada até final de janeiro. A ideia é informar a comunidade sobre a condecoração instituída pelo famoso químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel.
A exposição "(R)Evolução de Darwin" ocorre até o final de fevereiro. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin".
Até março pode ser visitada a mostra fotográfica que busca sensibilizar para os efeitos da degradação ambiental e chamar atenção para a biodiversidade e a natureza, à ecologia, sustentabilidade e economia. "Aves dos Campos de Cima da Serra", apresenta imagens das principais espécies de aves e de paisagens como as do Planalto das Araucárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O MCT fica aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (Avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e estará fechado nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2010. Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
PUCRS lança crédito educativo para os cursos de licenciatura
A PUCRS oferece a partir do 1º semestre de 2010 um novo programa de crédito educativo para os estudantes dos cursos de graduação, o "Proed/PUCRS - Programa de Crédito Educativo da Universidade". O benefício é destinado aos cursos de licenciatura, busca incentivar a formação de docentes qualificados e propiciar ao aluno a ampliação do prazo para o pagamento das mensalidades em até o dobro do tempo estabelecido para a conclusão.
Serão oferecidas 130 vagas a partir de março. O Programa é administrado diretamente pela PUCRS e não sofrerá correção monetária e juros, sendo aplicado apenas o índice de correção anual das mensalidades.
Além do Proed, a Universidade já dispõe do programa Bolsa Licenciatura, que proporciona um abatimento no valor das mensalidades dos cursos de Licenciatura, num percentual de 30% para Educação Física e de 40% para os demais cursos de licenciatura.

terça-feira, dezembro 29, 2009

Centro de Inovação realiza cursos durante as férias

O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:


Microsoft SQL Server 2008 - Administrando (início em 11 de janeiro)
Gestão de Projetos Usando MS Project (início em 11 de janeiro)
Aplicações Ricas Usando Windows Presentation Foundation (início em 11 de janeiro)
Programação Orientada a Objetos com C# Básico (início em 12 de janeiro)
Programação Orientada a Objetos com C# Avançado (início em 18 de janeiro)
Microsoft SQL Server 2008 - Programação/Desenvolvimento (início em 18 de janeiro)
Aplicações Ricas Para Web Utilizando o Silverlight 3 (início em 18 de janeiro)
Usando o Linq e o Entity Framework na Construção de Aplicações.NET (início em 25 de janeiro)
Programação para Web com ASP. NET e C# (início em 25 de janeiro)
Windows Sharepoint Services (início em 25 de janeiro)
Aplicativos na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure (início em 15 de março)

Informações complementares no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
PUCRS recebe novo título de Empresa Inovadora
A PUCRS foi agraciada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) com um novo título em reconhecimento ao seu caráter inovador. Além da Universidade, mais 47 empresas e instituições associadas à Anpei, como Eletrobrás, Rhodia, Instituto Inovação, e PUC do Paraná, receberam a distinção.
O "Selo Anpei de Empresa Inovadora", lançado em 2008, busca reconhecer as empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação associadas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. Para concedê-lo, a Anpei realiza um processo de avaliação que leva em conta critérios como investimentos em desenvolvimento tecnológico, intensidade de recursos humanos empregados e impacto da inovação tecnológica gerado por produtos lançados no mercado.
Além do Selo Anpei, a Instituição figura, pelo terceiro ano consecutivo, entre as Campeãs da Inovação no Sul do Brasil. De acordo com a pesquisa promovida em 2009 pela Revista Amanhã e Consultoria Edusys, de São Paulo, a Universidade se mantém entre as dez instituições que mais inovam na Região. O resultado foi obtido a partir da aplicação de um questionário composto por 50 questões que incluem todos os aspectos valorizados por companhias realmente vocacionadas para a inovação.
...
Curso sobre Requisitos de Software recebe inscrições

A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza a partir do dia 11 janeiro o curso "Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis". A atividade busca desenvolver a habilidade de reconhecer as deficiências da comunicação humana no processo de captação e análise de requisitos, oferecendo técnicas efetivas para a elaboração e organização de um Product Backlog simples e efetivo, aderente aos princípios e práticas ágeis.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

SMC divulga selecionados para a Mostra de Dança Verão
A Equipe do Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura divulgou a relação dos grupos selecionados para a Mostra de Dança Verão 2010. As apresentações serão de 7 a 9 de janeiro no Teatro Renascença.
07 de janeiro - quinta-feira - Coreografia e coreógrafo1- Novos oxigênios - Romeu Gonzaga e Anette Lubisco2- A quem interessar possa - Anette Lubisco3- Bonequinha de Luxo - Pamela Agostini, Renata Spack e Gracielle Latuada4- África Mãe - Melissa Assumpção5- Brisa - Cristina Melnik6- Reflexo - Cristina Melnik7- Ganas - Laura Rosa e Daniel Weinmann8- Canaro - Laura Rosa e Daniel Weinmann9- Dissonância - Rodrigo Marroni10- Celtic - Waleska Marques11- Cabaret - Waleska Marques e Samanta Marques12- Thriller - Waleska Marques13- Como se fosse ontem - Letícia Paranhos14- Poluição - Priscilla Silvestri15- Encontro - Alessandra Espindola e Paulo Viana16- Você - Andrea Braga17- Devoção - Andrea Braga 08 de janeiro - sexta-feira - Coreografia e coreógrafo1- Movimento n° 1 - Alexandre Rittmann2- Duo Elo - Bruna Gomes3- Estudo n° 1 - Fani Ferreira4- Angst - Roger David Valença5- Ao meu redor - Fernanda Santos6- Dança Cigana Fusão - Gina Vitola7- Menina Cara de Pau - Emanuel Moncorvo Junior e Bruna Rodrigues Fernandes8- Jezebel - Anette Lubisco9- Afro Rumba - Melissa Assumpção10- Um instante - Ivan Motta11- Zaluzejo - Fernanda Santos12- Versáteis - Marcelo Gomes13- Do meu jeito - Melissa Assumpção14- Puente, Rio, Macarena, Triana - Carmen Pretto15- Street Dance - Carlos Nunes 09 de janeiro - sábado - Coreografia e coreógrafo 1- Livre de Você - Suzana D"ávila2- Em busca da perfeição - Maria Cristina Futuro3- 28 - Bibiana Altenbernd4- Bem vindo ao clube de samba - Emanoel Moncorvo Junior e Bruna Rodrigues Fernandes5- Veia no pulso solo - Viviane Gawazze6- Três Rios - Ivan Motta7- Ana"s - Ana Flecha e Didi Pedone8- We just don´t care9- Flores - Marilice Bastos10- Tango Salón Fantasia - Arlety Patricio11- Fusão Bellydance Hip-Hop - Alessandra Forte e Luana Pasquimell12- Dirty Dance - Pamela Agostini e Pedro Antunes13- Salsa - Tracy Freitas14- Barbaridade - Odonie Borges (Ted)15- Meus estilos - Marcelo Gomes16- Street Styles - Marcelo Gomes
Porto Verão Alegre começa em janeiro
A 11ª edição do Porto Verão Alegre começa no dia 12 de janeiro, terça-feira, com programação até 11 de fevereiro. Serão mais de 50 espetáculos de teatro profissional, 16 atrações de música e várias atividades culturais paralelas, na maioria gratuitas ao público. O evento conta com apoio da prefeitura.
Teatro de rua, dança, artes plásticas, literatura, ilusionismo, debates de cinema e psicanálise, stand upah, mostra de vídeo, apresentações de teatro na Praça da Cultura do Praia de Belas Shopping e teatro infantil são alguns dos inúmeros eventos previstos no Porto Verão Alegre.
Clique aqui para conferir a programação completa
Os ingressos antecipados já podem ser adquiridos nos seguintes locais:
Ponto Especial NetDC Shopping - Praça de Alimentação - loja 114 - Prédio C
Praia de Belas ShoppingAv. Praia de Belas, 1181
Multisom Esquina DemocráticaRua dos Andradas, 1362 - esquina com a Borges de Medeiros
Multisom Moinhos ShoppingRua Olavo Barreto Viana, 36 - loja 110
Multisom BarraShoppingSulAv. Diário de Notícias, 300
Pé de Meia IguatemiShopping IguatemiAv. João Wallig, 1800
Pé de Meia Shopping TotalShopping TotalAv. Cristóvão Colombo, 545 - loja 273
(descontos para assinantes do Clube ZH, idosos e estudantes)
Organizado há onze anos por artistas da Capital, o Porto Verão Alegre é o maior evento cooperativado da América Latina. Surgiu para preencher uma lacuna de oferta cultural que ocorria tradicionalmente em Porto Alegre no período de verão. O evento movimenta diretamente mais de mil artistas, além de bares, restaurantes, transporte público e hotéis.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-1061.
Verão com muito esporte e lazer na Capital A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) preparou uma série de atividades para a população porto-alegrense nos meses de verão. Desde 15 de dezembro até 15 de março, as tarefas de rotina da secretaria entram em recesso para que os professores, monitores, estagiários e funcionários possam se integrar ao Verão Esportivo, ao Verão Recreativo e às Piscinas Públicas. No Ginásio Tesourinha (av. Erico Veríssimo, sem número), a movimentação ocorrerá de 4 de janeiro a 28 de fevereiro. Haverá ativação esportiva, alongamento, dança, ginástica, ginástica chinesa e yoga. As atividades serão realizadas de segundas a quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 16h às 20h. Inscrições e mais informações no local, ou pelo telefone 3289-8303.Na praia do Lami, quem quiser poderá participar dos eventos da ativação esportiva, aos sábados e domingos, entre 9 de janeiro e 28 de fevereiro. Inscrições no local, nos dias dos eventos, das 14h às 18h. Confira outras atrações
LAZER
Viva o Centro a Pé promove Caminhadas Turísticas

Durante as férias de verão, porto-alegrenses e visitantes da Capital contarão com uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhados por um guia de turismo, as caminhadas a pé terão quatro edições, sempre aos sábados, com saídas às 10h. Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos, com roteiros diferenciados.
A mudança fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT). A realização é responsabilidade das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama.
Para participar, basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289-6745 e 3289-6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
Programação do dia 9 de janeiro Roteiro Praça da MatrizSaída: Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da Linha Turismo (Travessa do Carmo, n°84, bairro Cidade Baixa).Horário: 10h.Atrativos: Praça Daltro Filho, Cine Capitólio, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, Theatro São Pedro, Monumento a Júlio de Castilhos, Palácio da Justiça, Memorial do Ministério Público e Biblioteca Pública do Estado. Visitação Interna na Catedral Metropolitana 23 de janeiro: Roteiro Rua da PraiaSaída: SAT Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, n°551, bairro Centro Histórico)Hora: 10hAtrativos: Centro Cultural Usina do Gasômetro, Praça Brigadeiro Sampaio, área Militar (Marinha, Brigada e Quartel), Museu Militar, Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.Visita Interna: Igreja Nossa Senhora das Dores (a confirmar). 6 de fevereiro: Roteiro Mercado Público e Praça da AlfândegaSaída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Mercado Público, Praça XV de Novembro, Chalé da Praça XV, Fonte Talavera de La Reina, Paço Municipal, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Praça da Alfândega, Santander Cultural, MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul.Visita Interna: Mercado Público (a confirmar). 27 de fevereiro: Roteiro Avenida Independência Saída: SAT Centro Histórico (Mercado Público Central, sala 99)Hora: 10hAtrativos: Confeitaria Rocco, Praça do Portão, Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu de História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário (a confirmar). Visita interna: a confirmar
A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) está com inscrições abertas para o novo curso de especialização "Cinema Expandido - Estratégias e Conceitos Audiovisuais". As aulas buscam orientar os profissionais na complexidade do universo audiovisual e suas múltiplas manifestações, bem como as inter-relações estabelecidas a partir deste campo. A proposta, inédita no audiovisual, traz o conceito de cinema expandido e a convergência de linguagens em diferentes artes-mídias.
De acordo com a coordenadora do curso, Maria Henriqueta Satt, a modalidade é uma forma de designar o audiovisual que transcende a ideia de cinema exibido apenas em salas escuras e telonas. São várias expressões de imagem em movimento e diversos dispositivos de exibição, arranjos de linguagem e estética. Outra preocupação é acompanhar a evolução das mídias digitais, portáteis e móveis que fazem parte do cenário contemporâneo.
O diferencial da pós-graduação é o enfoque teórico-reflexivo, mas que não exclui a possibilidade de exercícios práticos com o suporte de infraestrutura do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo (Teccine). O aluno vai desenvolver o trabalho de conclusão no decorrer dos semestres, alinhando o projeto com as disciplinas vistas. João Guilherme Barone, coordenador do Teccine, reforça que a atividade atende às solicitações dos próprios estudantes, que desejavam ampliar conhecimentos e competências na área.
Inscrições e informações pelo telefone (51) 3320-3658, no site www.pucrs.br/famecos/pos/cinemaexpandido ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O PRIMEIRO BICHO DO ANO
O Cujubi é o animal do mês de janeiro, como parte do Projeto A Hora do Bicho, promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 apoiando à coleta seletiva do lixo realizada no Zoo. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar o visitante do Parque sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. O Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção. Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”.
Cujubi
É uma espécie que ocorre na região amazônica, muito semelhante às jacutingas aqui do sul. Apresenta cor negra com uma crista de um branco desmaiado. Vive em casais ou em bandos, raramente pousando no solo. Na natureza habita copas das matas ribeirinhas.O Zoo gaúcho tem um casal de cujubis vindo de um criadouro particular, entretanto no Parque já nasceram dois filhotes que estão sendo criados no recinto com os pais. Um pouco mais sobre a espécie:
Espécie: Pipile pipile
Família: Cracidae Ordem: Galliformes
Incubação: 24 dias
Alimentação: Vegetais, invertebrados e pequenos vertebrados
Habitat: Matas ribeirinhas
Distribuição: Brasil