Clique em cima da imagem para ampliá-la.

Jardim Botânico, Porto Alegre. Fundado em 2006 por Vitor Minas. Email: vitorminas1@gmail.com





20 de Setembro é o 263º dia do ano no calendário gregoriano (264º em anos bissextos). Faltam 102 para acabar o ano.
* A programação da 18ª Semana da Primavera traz diversas atividades nas áreas verdes neste final de semana. No sábado, 20, a partir das 16h, a Praça Cônego Alfredo Ody, no Bairro Petrópolis, recebe placa denominativa, assim como o bosque que há no local, o qual passa a se chamar Monsenhor Avelino Dalla Vecchia. A praça é adotada pela empresa Rossi Residencial e fica localizada entre as ruas Visconde Duprat, Heretiano Rocha e Curvelo, numa área total de 27.499,92 metros quadrados, com áreas de preservação cercadas de 13,2 mil metros quadrados. O projeto contempla quadras esportivas com telamento e piso de saibro, arquibancada em concreto, recantos com equipamentos de ginástica, recanto infantil com brinquedos, bancos com encosto, pista de skate, ponte de madeira, passeios externos e internos, rampas e acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais, cercamento de quatro áreas de preservação permanente e proteção com gradil das áreas de estar com mirante. No domingo, 21, Dia da Árvore, às 10h, a Praça Carlos Simão Arnt (antiga Praça da Encol), adotada pelo Hospital Mãe de Deus, recebe plantios, numa parceria da Smam com a Wizo Rio Grande do Sul. A atividade terá participação de alunos do Colégio Israelita.
* A partir desta segunda-feira, 22 de setembro, ocorre na PUCRS a "1ª Jornada de Estudos Avançados em Criminologia e Controle Social". Serão abordados temas como a política criminal do medo e a criminalização dos movimentos sociais, a violência e a segurança pública no Brasil, dilemas e perspectivas na administração da justiça penal no país, e mais assuntos. Na quarta-feira, 24 de setembro, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre discutem propostas para a gestão municipal da segurança pública. O debate será das 19h30min às 22h. As palestras ocorrerão no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Departamento de Direito Penal e Processual Penal da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). A atividade termina na sexta-feira, 26 de setembro. A programação completa pode ser conferida no site www.pucrs.br/eventos/criminologia. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.





* O Campeonato Municipal de Futebol Amador, edição 2008, continua neste final de semana com a realização da segunda rodada, cancelada nos dias 6 e 7 de setembro pela chuva forte em Porto Alegre. Dezesseis jogos pela categoria veterano no sábado, 20, e mais 31 partidas no domingo, 21, pela categoria livre, movimentam o maior certame de futebol de várzea do Sul do País, em diferentes campos da cidade. A rodada define os dois classificados de cada chave na primeira fase da competição.
Mônica Quatrin, 24 anos, sempre gostou de moda e de se vestir bem. Mas, nessa idade, nunca conseguiu realmente dizer o que quer para o futuro. Ela já tentou várias coisas, inclusive Fisioterapia - mas talvez agora ela saiba exatamente o que quer: design de modas.
Mais antigo do que o conjunto Felizardo Furtado, o Condomínio Conjunto Habitacional dos Servidores da CORSAN foi inaugurado em maio de 1974. São três prédios, totalizando 319 apartamentos de um e dois dormitórios, além de um salão de festas, uma churrasqueira, uma quadra de esportes, uma pracinha e uma construção destinada ao setor administrativo.


A rua Barão do Amazonas é a artéria central do Jardim Botânico, com um comércio em expansão. Mas nem todos sabem quem foi, afinal, o Barão do Amazonas. O Barão do Amazonas é, na realidade, o Almirante Barroso (retrato acima), que ganhou tal título por ter sido herói na Guerra do Paraguai (cuja rendição paraguaia aconteceu no dia de hoje, 18) e se celebrizado ao vencer a Batalha do Riachuelo, que decidiu os rumos da Guerra em favor do Brasil. Estrategista destemido, ele ordenou aos comandantes dos navios que se jogassem diretamente contra o inimigo, abalroando-os. Fez o mesmo, inclusive, com o seu próprio navio, a fragata "Amazonas". Barroso gostava de lutar "de perto".




