sábado, novembro 11, 2017

Perdeu-se uma Contaflex dentro de um táxi: pede-se que se devolva ao proprietário...

Quem consulta os arquivos de jornais encontra, ao menos no Correio do Povo, uma coluna de utilidade pública dedicada aos achados e perdidos - objetos que as pessoas, em trânsito pela capital gaúcha ou no seu deslocamento diário e cotidiano pelo centro - esqueciam dentro dos ônibus, trens ou, mais antigamente, nos bondes. No caso desta nota, de agosto de 1972, pessoas que foram ao aeroporto Salgado Filho ou que pegaram algum táxi haviam esquecido uma sacola, uma câmera fotográfica Contaflex (de ótima qualidade, aliás) e dois carnês do INPS (instituição que não mais existe com esta sigla). Note-se que naqueles tempos bem mais ingênuos e tranquilos publicava-se inclusive o endereço das pessoas e pedia-se para devolver os objetos encontrados. A nota do Correio foi, provavelmente, uma das últimas desse gênero na imprensa gaúcha.  

quarta-feira, novembro 08, 2017

Myrria, em A Crítica, Manaus, AM. A Charge Online.

Radicalização, tortura e morte em 1972: o jovem Ismael Silva de Jesus

No distante ano de 1972 o Brasil vivia uma radicalização política, tendo de um lado o regime militar e de outros os grupos guerrilheiros, ou terroristas, como os classificava o governo, que queriam destituir o sistema e substituí-lo por uma ditadura comunista.  Nessa luta obviamente os militares levaram a melhor, não poupando esforços - inclusive os mais cruéis e desnecessários - para liquidar com os "subversivos", como se vê nestas duas notas, publicadas no Correio do Povo - uma dando conta da expulsão de estrangeiros que estavam no Brasil, "por terem se tornado nocivos aos interesses do país", e outra informando da morte do jovem Ismael Silva de Jesus, que ainda não completara 19 anos e que teria, segundo a versão oficial, se suicidado dentro de uma cela da prisão onde estava detido pelo Exército, em Goiânia, Goiás.
Estudante secundarista em Goiânia, militante do PCB, Ismael morreu por enforcamento, a exemplo do que se disse de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho, anos mais tarde. O que se sabe é que foi submetido a uma intensa sessão de torturas e não resistiu ao sofrimento. Hoje ele - que estaria com sessenta e poucos anos de idade - dá nome a uma escola estadual em Goiânia. 

Anúncio convida as "atenciosas senhoras" para conhecer as belezas do balneário Espírito Santo, na Porto Alegre de 1934

Hoje chamado de lago - como muitos insistem - o rio Guaíba já foi, pasmem, limpo e balneável, se não na área central de Porto Alegre, ao menos mais distante, ao sul, em locais então bucólicos e quase rurais, como Espírito Santo, ao lado de Ipanema, e que em 1934 - data deste anúncio publicado no Correio do Povo - estava já se urbanizando. O anúncio se dirige às "atenciosas senhoras" (que logicamente influirão nas decisões do marido, como convinha à época, contudo não se fale em empreendimento imobiliário), convidando-as a que conhecessem o local e informando que havia um filme, projetado no cinema Central, mostrando as maravilhas do local então quase inóspito. Hoje toda essa região está intensamente urbanizada e repleta de inúmeros condomínios, embora as águas do "lago Guaíba" nem de longe sejam as mesmas. 

terça-feira, novembro 07, 2017


Hoje o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, completa 65 anos. E no dia de hoje, em 1980, aos 50 anos, falecia o ator Steve Mcqueen.
Cazo,  Comércio de Jahu, SP. A Charge Online.

No tempo em que a Ipiranga era um lixão a céu aberto

Em 1972 Porto Alegre mal chegava a 1 milhão de habitantes (não que tenha crescido tanto: hoje tem 1,5 milhão) e avenidas como a Ipiranga ainda não estavam plenamente concluídas e nem bairros como o Jardim Botânico - então local onde viviam modestos barnabés e verdureiros e chacareiros - se mostravam muito agradáveis de se morar. Sujeito a alagamentos, com suas modestas e precárias casinhas de madeira e tendo a avenida Salvador França como uma incompleta faixa de asfalto - o JB sofria com os despejos de toda sorte de rejeitos urbanos, sabe-se lá vindos de onde. Curiosamente, o valorizado trecho da Valparaíso, onde hoje está o shopping Bourbon Zaffari Ipiranga, entre as ruas Guilherme Alves e 18 de Setembro (35 CTG), era um dos preferidos para tais descarregamentos ilegais, o que irritava sobremaneira os moradores, já que facilitava a proliferação de insetos, ratos e baratas, criando um problema de saúde pública, como se vê nesta nota publicada no tradicional espaço Problemas da Cidade, do jornal Correio do Povo, de agosto de 1972 - 45 anos atrás.