sexta-feira, maio 03, 2019

Imagem do Jardim Botânico

A chuva que cai neste momento - 17hs45min - no Jardim Botânico. Vista do quinto andar do Condomínio Residencial Felizardo Furtado.

Museu da PUCRS tem programação especial no mês de maio

Ações ocorrem em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia Internacional dos Museus
No mês de maio, o Museu da PUCRS programou diversas atividades relacionadas com ciência, literatura, interação e diversão para celebrar as duas datas. Nos dias 12 e 18 de maio o espaço oferece meia-entrada para todos os visitantes e que celebra o Dia das Mães e o Dia Internacional dos Museus.
alt_text
Na semana das mães, o espaço traz o Minuto da Ciência Mães Geniais, que ocorre de 7 a 9 de maio, às 15h30. A atividade propõe uma reflexão sobre a relação entre mães e filhos no mundo animal. Entre os dias 14 e 19 de maio, durante a 17° Semana Nacional dos Museus, os visitantes poderão assistir a ações educativas e gratuitas, que englobam Arqueologia, Ilustração Científica, Mulheres na Ciência, Literatura, e a atividade Uma Viagem à Evolução, uma proposta de visita guiada que argumenta com ambiente terrestre, biodiversidade e evolução das espécies.
O Museu oferece ao público meia-entrada nos dias 12 e 18 de maio, com ingresso no valor de R$ 20,00 para todos. O local fica aberto de terça à sexta das 9h às 17h, sábados e domingos das 10h às 18h.
Outra atividade é a Uma Noite no Museu, conta este ano, com o mistério de um astronauta, que precisa reunir uma equipe de pequenos cientistas em uma noite de aventuras e descobertas. Crianças de nove a 12 anos podem participar por meio de inscrição pelo site pucrs.br/mct/noite-museu.
O Museu da PUCRS fica no prédio 40 da Universidade (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 3320. 3521.

Programação completa:

alt_text
Biodiversidade de rãs venenosas na Amazônia
7 de maio, terça-feira às 11h
10 de maio, sexta-feira, às 15h

É o momento para conferir o diverso mundo das rãs venenosas e suas adaptações nos diferentes ambientes em que habitam, nesta atividade interativa.
Mães Geniais 444
7 e 9 de maio – Terça e sábado, às 15h30
A atividade aborda o cuidado com os filhos e filhas, que não é exclusivo da espécie humana. Para garantir a sobrevivência e o sucesso reprodutivo de suas espécies, diversos animais cuidam de seus filhotes, desde antes do nascimento até a idade adulta.
Desenvolvimento Embrionário
8, 10 e 12 de maio – Quarta, sexta e domingo às 15h30
Permite conhecer as etapas da gestação humana observando réplicas do bebê dentro do útero materno, nessa atividade interativa na exposição do Museu
Sábado Genial – Construindo um motor elétrico
11 de maio – Sábado, das 13h30 às 17h
Os visitantes que gostam de montar os seus próprios experimentos poderão construir um motor elétrico em uma tarde repleta de experiências em um laboratório do Museu. Atividade é para crianças dos 7 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Inscrições e outras informações pelo site pucrs.br/mct/sabado-genial/pucrs.br/mct/sabado-genial

17ª Semana Nacional dos Museus - Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições

A arqueologia vai ao Museu
14 de maio, terça-feira, às 11h e às 15h30
É um evento para se surpreender com as técnicas de produção das civilizações antigas e se aprofundar em seus hábitos, tradição e cultura traduzidos pela arqueologia.
Ilustração Científica
15 de maio, quarta-feira, às 15h30
A atividade é para descobrir os aracnídeos expostos no Museu, utilizando instrumentos de observação e sentir nos olhos a dificuldade e complexidade do trabalho desenvolvido na catalogação de novas espécies.
Mulheres na Ciência
16 de maio, quinta-feira, às 15h30
Os visitantes poderão conhecer a importância histórica de cientistas que revolucionaram o mundo com sua pesquisa e desafiaram as barreiras sociais, quebrando paradigmas.
Ciência na Literatura
17 de maio, quinta-feira, às 15h30
É uma ação a qual mostra o que a literatura tem em comum com experimentos interativos do Museu.
Uma viagem à evolução
4, 18 e 19 de maio às 15h30
A ocupação do ambiente terrestre, a biodiversidade do planeta e até mesmo o desenvolvimento da ciência estão ligados a evolução das espécies. Essa atividade é uma visita orientada por mediadores do Museu que desvenda as teorias que irão testar os seus conhecimentos.
Uma Noite no Museu
17 a 18 de maio, das 21h às 8h da manhã
Essa ação foca na busca incessante por uma resposta, o astronauta do Museu vem tentando se comunicar com seres extraterrestres por meio de sinais de rádio. E nos últimos dias, algumas manifestações enigmáticas foram registradas como uma possível resposta. O astronauta do Museu precisa reunir uma equipe de pequenos cientistas para decifrar esse mistério em uma noite de muitas aventuras e descobertas. Atividade para crianças dos 9 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Inscrições pelo site pucrs.br/mct/noite-museu.
Diversidade de Abelhas
24 de maio, às 15h
É uma ação a qual aborda o mundo das abelhas, apresentando uma diversidade de tamanhos, cores e formas. É um momento para descobrir a diversidade de abelhas e surpreender-se com as encontradas no Rio Grande do Sul sua importância para a agricultura, nesta atividade interativa.
Genial Idade – Plásticos e o nosso planeta
28 de maio, das 14h30 às 16h30
A reciclagem dos plásticos e a saúde do nosso planeta são tema da segunda edição do programa voltado para jovens acima de 60 anos ou mais. Em uma tarde no Museu, será possível aprender de maneira lúdica e testar seus conhecimentos. Atividade para jovens acima de 60 anos. Investimento: R$20,00. As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail relacionamento.mct@pucrs.br.