sábado, fevereiro 13, 2010

Dmae abre vagas para estágio
A Divisão de Recursos Humanos do Dmae está recebendo inscrições para estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico em Secretariado, Técnico em Administração Gestão Empresarial e Relações Públicas. Quinze vagas estão abertas em diferentes áreas do departamento. Entre os pré-requesitos estão: disponibilidade de 6 horas diárias e estar estudando em um colégio que tenha convênio com o Dmae.
O Dmae oferece ainda, bolsa-auxílio de R$ 4,06 a hora, vale-transporte, seguro de acidente pessoal, certificado ao final do estágio, carga horária reduzida em período de prova, férias remuneradas. As inscrições devem ser feitas na rua 24 de Outubro, 200, na sessão de seleção, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Outros detalhes no site www.dmae.rs.gov.br.
Piscinas públicas lotadas no verão
Mais de 10.000 pessoas frequentaram em janeiro as piscinas administradas pela Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Se contabilizar os “agendamentos” (escolas, creches, entidades e associações que marcam visita), o número de banhistas quase dobra. Até o momento, mais de 1.500 novas carteiras foram confeccionadas. Em média, os centros comunitários atendem 200 pessoas por dia. A hidroginástica e as aulas de natação são outras opções de atividade nas piscinas.
Em fevereiro seguem abertas as piscinas públicas de terças a domingos, das 9h às 12 e das 15h às 18h. Durante o carnaval, de 13 a 16 de fevereiro, as piscinas estarão fechadas, reabrindo na tarde do dia 17, apenas para banho livre. No final deste mês, dia 27, acontece o Miss Piscina 2010. As candidatas concorrerão nas categorias brotinho, broto, rainha e soberana jovem.
Sine Porto Alegre oferece vagas em diferentes áreas
Novas oportunidades de emprego são oferecidas pelo posto do Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Muncipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). São 159 vagas em diversas áreas do mercado de trabalho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na avenida Mauá, 1013.
As vagas ofertadas são:3 vagas de ajudante de serralheiro1 vaga de artesão5 vagas de atendente de balcão de café150 vagas de atendente de lanchonete10 vagas de atendente de mesa10 vagas de garçom20 vagas de auxiliar de cozinha20 vagas de auxiliar de limpeza5 vagas de auxiliar de cobrança3 vagas de almoxarifado2 vagas de auxiliar de confeiteiro5 vagas de auxiliar de deposito1 vaga de auxiliar de pessoal5 vagas de carpinteiro1 vaga de geometrista5 vagas para copeiro20 vagas de cozinheiro3 vagas de educador infantil10 vagas de mecânico de refrigeração3 vagas de Office boy15 vagas de operador de caixa5 vagas de telemarketing ativo4 vagas de telecobrança2 vagas de passadeira20 vagas de pedreiro10 vagas de pizzaiolo5 vagas de confeiteiro5 vagas de promotor de vendas10 vagas de recepcionista10 vagas de repositor3 vagas de saladeira50 vagas de auxiliar de segurança ou porteiro30 vagas de vigilante com curso15 vagas de vendedor1 vaga de telefonista PABX5 vaga de vigia5 vagas de panfleteiro3 vagas de motoboy15 vagas de lavador de automóvel1 vaga de farmacêutico3 vagas de encarregado do padaria3 vagas de hortifrutigranjeiro5 vagas de coordenador de restaurante3 vagas de cobrador externo5 vagas de auxiliar de lavanderia10 vagas de auxiliar de escritório5 vagas de auxiliar de credito5 vagas de assistente administrativo10 vagas de atendente de padaria1 vaga de chaveiro15 vagas de frentista3 vagas de fresador1 vaga de gerente de produção e operações2 vagas marceneiro10 vagas montador de moveis3 vagas de motorista entregador5 vagas de jardineiro3 vagas de encarregado de jardineiro3 vagas de encarregado de limpeza
Inscrições vão até 26 de fevereiro
CULTURA
Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega encerra-se em 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).
CARNAVAL 2010
Cultura chinesa é o tema da Restinga neste ano
A Estado Maior da Restinga é a escola de samba que vai encerrar os desfiles do Carnaval 2010. O tema do samba-enredo da "Tinga", como é carinhosamente chamada, tem como autores Julio Ferreira e Victor Nascimento. “Restinga é do tamanho da China” será intérpretado por Renan Ludwig. (fotos)A escola desfila no Porto Seco com 20 alas, 250 integrantes na bateria e cinco alegorias. Fundada dia 20 de março de 1977, neste ano a agremiação vai mostrar um pouco da história e da milenar cultura chinesa. Segundo o carnavalesco carioca Paulo Jorge, os principais símbolos, monumentos e construções do país estarão na avenida. “O que vamos apresentar será muito parecido com o que vimos lá na China. Nossa segunda, por exemplo, terá a Muralha da China. A escola também vai mostrar outras grandes construções”, destaca. Os dois mil integrantes que desfilarão pela Restinga ganharão um reforço na avenida. “Um grupo de dança da China vai desfilar com uma fantasia especial”, afirma. Títulos - Campeã da Categoria-Especial em 1987, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005, 2006. Campeã do Grupo-II (A) nos anos de 1982 e 2004.Samba-enredo - "Restinga é do tamanho da China", de Julio Ferreira e Victor Nascimento. O intérprete é Renan Ludwig.Eu sou tricolor, sou da zona sulMeu povo é de fé e comanda o showSeguindo o balanço da minha bateriaPor um caminho que me leva até a chinaDa escuridão surge “pan gu”O senhor da criaçãoDuas forças regem o universoConduzindo com poder a sua evoluçãoNa explosão da vida um clarão raiouDas trevas fez-se a luz e assim então nasceuUm povo de cultura milenarDinastias de bravos guerreirosNa grande muralha sua proteçãoPara as conquistas e vitórias em seu chãoQue maravilha! Tão bonita vem a tingaApresentando essa riqueza culturalVai brilhar meu estado maiorÉ o cisne no carnavalNo esporte são campeõesArtes marciais, ensinamentosCom inventos inovaram o velho mundoDesbravando fronteiras, rota da sedaVermelhos soldados, os operáriosO Leão o guardião da harmoniaDragão, filhos de folclores lendáriosTerra das artes e religiõesA culinária tem destaque mundialEsse gigante país desenvolve sua economiaValorizando e preservando a ecologiaLeia as matérias das outras escolas, de acordo com os dias de entrada na avenida:
Ouça a matéria da Rádio Web.
Desfiles de sexta, 12:Império do Sol mostra a origem da religião africana no BrasilBambas da Orgia traz a dança como tema do enredoEmbaixadores comemora 60 anos de avenidaVila do IAPI completa 30 anos com homenagem a BrasíliaProtegidos da Princesa Isabel conta a história de Novo HamburgoImpério vai mostrar o amor pulsando a emoção
Desfiles de sábado, 13:A história do espelho no desfile da Acadêmicos do GravataíImperatriz Dona Leopoldina homenageia Beth CarvalhoTheatro São Pedro é o Tema da Academia PraianaUnidos de Vila Isabel traz a beleza do PantanalAcadêmicos de Niteroi exalta o continente africanoImperadores fala de Rock, Hip Hop e Samba
Galeria de Arte do Dmae divulga selecionados
A Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizada na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento, já tem os artistas selecionados para exporem suas obras em 2010. São cinco projetos que ficarão com as suas obras expostas durante um mês inteiro no espaço para artes do Dmae.
O concurso foi destinado a artistas plásticos e entidades do setor, para mostras individuais ou coletivas. Os interessados apresentaram durante o último mês de janeiro, um portifólio com currículo artístico documentado, seis fotos de obras criadas e texto explicativo sobre a proposta de trabalho.
Além da qualidade do trabalho, foi levada em conta a adequação da obra ao espaço da galeria. “Muitas vezes, trabalhos bons que não teriam condições de serem expostos por questão de espaço, iluminação, etc, são remanejados para outros lugares”, explica Jaime Pereira Junior, coordenador do Centro Cultural Histórico Cultural Antônio klinger Filho. Os artistas selecionados foram Eduardo Montelli e Grupo, Jéssica Fonseca de Castro, Joelson Bugila dos Santos, Maria Helena Piccinini e Marcelo Tomazi.
Linha Turismo é um bom programa para o Carnaval
Uma opção para quem vai estar na Capital durante o feriado de Carnaval é o city tour Linha Turismo. Durante o mês de janeiro, mais de 4,4 mil pessoas já realizaram o passeio. O ônibus funcionará dias 13 (sábado), 14 (domingo), 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira). A manutenção preventiva realizada sempre às segundas-feiras vai acontecer dia 17 (quarta-feira). O ônibus panorâmico tem saídas às 9h e 15h30, com o roteiro Tradicional; as saídas do roteiro Zona Sul são 10h30 e 13h30. O embarque é feito no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa.
No roteiro Tradicional os passageiros conhecem o Parque da Redenção, Praça da Matriz, Mercado Público, Parque Moinhos de Vento e Centro Cultural Usina do Gasômetro, entre outros atrativos próximos ao Centro Histórico. No roteiro Zona Sul, entre os principais atrativos estão o Caminho dos Antiquários, orla do Guaíba, Parque da Harmonia, Anfiteatro Pôr-do-Sol, Parque Marinha do Brasil, Fundação Iberê Camargo e a praia de Ipanema. Os roteiros são orientados por guias de turismo.
As passagens no roteiro Tradicional custam R$ 8,00 no andar inferior e R$ 10,00 no andar superior. No roteiro Zona Sul as tarifas custam R$ 10,00 e R$ 15,00, respectivamente. Diante da grande procura pelos passeios é recomendável fazer reservas antecipadas pelos telefones 3289-6744 ou 3289-6745.

Especialização em Língua Espanhola

Mitos e lendas do mundo hispano falante, o espanhol na educação infanto-juvenil, a produção de materiais didáticos em língua espanhola, técnicas de tradução e aspectos culturais da língua e dos países que falam a língua. Os temas serão trabalhados no curso de especialização em Língua Espanhola que a Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) promove. As aulas começam no início de abril e serão realizadas sempre aos sábados, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min até julho de 2011. Inscrições por meio do site www.pucrs.br/fale. Informações adicionais no telefone (51) 3320-3676.
...
Aulas de Moodle para professores têm 2º edição

A 2ª edição do curso "Moodle para professores", promovida pela PUCRS Virtual, capacitará os participantes na utilização da ferramenta para a modelagem e gestão de cursos a distância e presenciais. Entre os temas abordados estão "EAD: conceitos e características", "Moodle: visão de aluno e visão de professor", "Incluindo atividades: Fórum, Chat, Escolha, Tarefas, Glossário, Lição, Wiki", entre outros.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ead.pucrs.br até 14 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
Especialização em Toxicologia Aplicada recebe inscrições

O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade é direcionada a profissionais com formação em Medicina, Farmácia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Química e Engenharia Química, entre outras, com o objetivo de capacitar e incentivar a pesquisa na área. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Inscrições até 31 de março no site www.pucrs.br/toxico, clicando no link especialização. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3677.
Famecos promove especialização em Gestão de Crises de Imagem
Curso vai abordar as dinâmicas empresariais da comunicação
A Faculdade dos Meios e Comunicação (Famecos/PUC-RS) promove o curso de pós-graduação Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem. A ideia é refletir sobre as teorias de planejamento e pesquisa e as dinâmicas empresariais da comunicação, com uma perspectiva organizacional, institucional e mercadológica. Coordenada pela professora Susana Gib Azevedo, a especialização trabalhará o planejamento, a prevenção e o gerenciamento de crises, a imagem e a reputação. Mais detalhes no site da instituição ou pelo telefone (51) 3320-3658.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Bailes de carnaval são atração para quem vai estar na Capital
Uma opção para os turistas que estiverem na Capital durante o Carnaval é o Estação Folia 2010. Os bailes de salão acontecem entre os dias 13 e 15 de fevereiro nos clubes Caixeiros Viajantes, Lindóia e Farrapos. Promovido há seis anos pelos três clubes, o Estação Folia tem a parceria da prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, da Cultura e de Esporte, Recreação e Lazer, com o objetivo de consolidar os carnavais de salão como um produto turístico e integrado à cultura da cidade.
Sempre às 23h, a agenda dos bailes tem início no sábado, 13, no Lindóia Tênis Clube, no domingo, 14, acontece no Clube Farrapos e na segunda-feira, 15, no Clube Caixeiros Viajantes, entre as atrações estão a participação do Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2010, a animação da Hawai Show Band e o bloco Farra Folia. Para facilitar o acesso à programação dos clubes, os visitantes poderão adquirir antecipadamente seus ingressos para os bailes por meio da rede hoteleira da Capital e de agências de viagem.
Linha Turismo é um bom programa para o Carnaval
Uma opção para quem vai estar na capital durante o feriado de Carnaval é o city tour Linha Turismo. Durante o mês de janeiro, mais de 4,4 mil pessoas já realizaram o passeio. O ônibus funcionará dias 13 (sábado), 14 (domingo), 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira). A manutenção preventiva realizada sempre às segundas-feiras vai acontecer dia 17 (quarta-feira).
O ônibus panorâmico tem saídas às 9h e 15h30, com o roteiro Tradicional; as saídas do roteiro Zona Sul são 10h30 e 13h30. O embarque é feito no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa.
No roteiro Tradicional os passageiros conhecem o Parque da Redenção, Praça da Matriz, Mercado Público, Parque Moinhos de Vento e Centro Cultural Usina do Gasômetro, entre outros atrativos próximos ao Centro Histórico. No roteiro Zona Sul, entre os principais atrativos estão o Caminho dos Antiquários, orla do Guaíba, Parque da Harmonia, Anfiteatro Pôr-do-Sol, Parque Marinha do Brasil, Fundação Iberê Camargo e a praia de Ipanema. Os roteiros são orientados por guias de turismo.As passagens no roteiro Tradicional custam R$ 8,00 no andar inferior e R$ 10,00 no andar superior. No roteiro Zona Sul as tarifas custam R$ 10,00 e R$ 15,00, respectivamente. Diante da grande procura pelos passeios é recomendável fazer reservas antecipadas pelos telefones 3289-6744 ou 3289-6745.
Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega encerra-se em 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).

Após a imagem de J.K. Rowlkin, autora da série Harry Potter, virar uma Barbie, a colunista Iara Rech decide contar, brevemente, a história da boneca mais vendida do mundo, há 51 anos. “Todos concordaram num detalhe: todas as garotas querem ser mocinhas, característica que balizou a criação da boneca que se tornou sucesso internacional imediato”, explica. Leia em A herança de Harry.
Em clima de Carnaval, Márcia Martins relembra em Nos carnavais que passaram algumas fantasias que vestiu na época em que se juntava aos foliões. Mais do que lembranças, a colunista faz um pedido para a festa de quatro noites: “Desejo que meus familiares, amigos e afetos abram alas para o bloco do amor que não se perdeu nos carnavais; que batam palmas para os esquecidos da sorte que não desafinam na esperança”, diz.
O jornalista Braulio Tavares traz em seu artigo, Tecnologias obsoletas, uma reflexão sobre a lista, escrita por Mike Elgan, das 10 tecnologias que devem ser esquecidas. É comentando cada item que Tavares conclui: “Não faria sentido abrir mão de um canal só porque apareceu outro. Sempre haverá ocasiões em que o canal antigo será necessário.” COLETIVA.NET
Nova carteira de identidade é aprovada por jornalistas
Documento é emitido com agilidade em sindicatos como o do Rio Grande do Sul
A nova carteira de identidade profissional dos jornalistas já está sendo emitida e com aprovação dos profissionais, conforme divulgado no site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O processo é realizado rapidamente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A razão para a agilidade é a aquisição, por parte dos Sindicatos de Jornalistas, dos scanners apropriados para a produção da carteira de identidade profissional com os dados biométricos dos interessados (impressão do polegar, assinatura e fotografia digitais).
Para as demais localidades do país, a emissão ocorre num prazo médio de 20 dias. Em formato de cartão magnético, o novo documento tem validade de três anos e é resultado de um contrato entre a FENAJ e a GD Burti, detentora da tecnologia de produção. O novo processo garantirá maior segurança, durabilidade e qualidade na identificação dos jornalistas.
A nova identidade profissional já poderá ser usada na Identificação Positiva de Passageiros, nova medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a ser adotada a partir de 1º de março, quando todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar documento de identificação, com foto, no portão de embarque das aeronaves.
Os interessados em obter a carteira de identidade profissional devem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas de seu estado ou região para obter informações sobre a documentação e procedimentos necessários.
Leia também em Coletiva.net:
Fenaj lança nova carteira nacional de jornalista
Sindicato é obrigado a filiar não-diplomados
Entidade declarou-se lesada política e juridicamente e vai recorrer
O juiz Rafael da Silva Marques, da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concedeu liminar em Mandado de Segurança obrigando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul a filiar em seus quadros sociais duas pessoas não formadas em Jornalismo.
O ato leva em conta a decisão do Supremo Tribunal Federal que, em junho do ano passado, retirou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Em seu despacho, o juiz ainda penaliza o Sindicato com multa diária de R$ 100,00 por indivíduo, caso recuse a expedição das carteiras nacional e internacional da categoria, bem como a sindicalização dos dois postulantes.
O fato foi visto pela direção do Sindicato como uma interferência indevida nas relações de trabalho, uma vez que, pela decisão do Supremo, não é necessária a emissão de carteira para o exercício da profissão, nem o registro. “Seria o mesmo que a Justiça obrigar a todo o jornalista com atuação no Estado a se sindicalizar, o que fere o livre direito estabelecido em Constituição”, diz o presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes.
Nunes ressalta que a portaria publicada pelo Ministério do Trabalho determina que pessoas sem diploma sejam enquadradas simplesmente como jornalista. Os profissionais com curso superior passam a ser considerados jornalistas profissionais, estes sim com direito à associação no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, conforme determinado em estatuto.
A entidade declarou-se lesada política e juridicamente com a decisão. Antes de ser obrigada a conceder a expedição das carteiras, vai buscar anular a liminar alegando exacerbação de poder do juiz. O Departamento Jurídico da entidade entende que Mandado de Segurança não cabe para obrigar o sindicato à filiação de associados.
Especialização trata de Gestão de Crises de Imagem

Refletir sobre as teorias de planejamento e pesquisa e as dinâmicas empresariais da comunicação, com uma perspectiva organizacional, institucional e mercadológica. Com esta ideia a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS promove a especialização em "Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem". A atividade, coordenada pela professora Susana Gib Azevedo, trabalhará o planejamento, a prevenção e gerenciamento de crises, a imagem e a reputação. Mais detalhes no site www.pucrs.br/famecos/pos/planejamentocom. Informações também no telefone (51) 3320-3658.
...
Museu estará fechado no feriado de carnaval

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará fechado ao público de sábado, 13 de fevereiro, até a próxima terça-feira, dia 16. As atividades retornam na quarta-feira, dia 17, das 9h às 17h. Informações adicionais no telefone (51) 3320-3521.
Pró-reitor de Pesquisa e Pós integra comissão organizada pela Capes

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy, integra a partir desta semana um grupo de trabalho que irá propor ações para estimular o ingresso de estudantes nos cursos de graduação na área das engenharias. A comissão, organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e formada por dez especialistas, estimulará também o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação, da produção científica e da inovação tecnológica nesta área do conhecimento.
O primeiro encontro do grupo será nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, em Brasília. Além de Audy participam o diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, Roberto Leal Lobo e Silva Filho; Manuel Marcos Maciel Formiga, da CNI; Luiz Carlos Scavarda do Carmo e José Ricardo Bergmann da PUC-Rio; Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, da UnB; Carlos Hoffmann Sampaio, da UFRGS; Nei Yoshihiro Soma, da USP e Antonio Marcus Nogueira Lima da UFCG.
Conforme consta em documento publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 8, entre as razões para a criação da comissão está o entendimento de que a capacidade de inovação tecnológica de um país e sua competitividade industrial estão ligadas ao desenvolvimento das engenharias. Porém, no Brasil, o número de engenheiros formados, a produção de patentes e os avanços na área de inovação tecnológica estão abaixo do desejado para o desenvolvimento tecnológico do país. Além disso, a formação de profissionais nesta área vem se desenvolvendo aquém do desejado para acompanhar as rápidas mudanças mundiais.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010



Famecos promove especialização em Jornalismo Digital
Inscrições seguem até 5 de março
Com o objetivo de integrar as redes sociais no cotidiano do jornalismo, a Famecos promove o curso de especialização em Jornalismo Digital. Coordenada pelo professor Marcelo Träsel, a atividade vai oferecer conhecimento sobre a cultura e as mídias digitais e desenvolver as habilidades de redação e edição específicas. O programa também vai estimular o gerenciamento de projetos nas plataformas digitais, com disciplinas como Jornalismo Digital e Sociabilidade, Informática Aplicada ao Jornalismo e Jornalismo em Mídias Móveis.
A especialização é voltada a profissionais graduados ligados às áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Informática, Administração e Marketing, além de empresários, artistas, ativistas culturais e sociais e interessados em desenvolver produtos e gerenciar projetos nas plataformas digitais. Os encontros serão quinzenais, às sextas-feiras, das 19h às 22h15, e sábados, das 9h30 às 12h e das 13h às 15h30. Com início previsto para 19 de março, as inscrições seguem até o próximo dia 5 e podem ser realizadas pelo site da Universidade ou pelo telefone (51) 3320-3658. COLETIVA.NET
Especialização em Projeto de Produto Industrial

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU) promove o curso de especialização em "Projeto de Produto Industrial". A atividade busca capacitar o aluno para atuação na busca de novas soluções de produtos em segmentos da indústria de transformação e/ou desenvolvimento de produtos seriados.
O curso é voltado para profissionais graduados, envolvidos com concepção e desenvolvimento de produtos, em especial designers, arquitetos e engenheiros. As inscrições podem ser realizadas a partir de 1º de março no site www.pucrs.br/fau/pgdesign. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3564.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Especialização em Jornalismo Digital na Famecos

Integrar as redes sociais no cotidiano do jornalismo. Com esta ideia, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promove o curso de especialização em Jornalismo Digital. Coordenada pelo professor Marcelo Träsel, a atividade vai oferecer conhecimento de ponta sobre a cultura e as mídias digitais e desenvolver as habilidades de redação e edição específicas. O programa também privilegia o empreendedorismo e o gerenciamento de projetos nas plataformas digitais e tem, entre as disciplinas, Jornalismo Digital e Sociabilidade, Informática Aplicada ao Jornalismo e Jornalismo em Mídias Móveis.
A especialização é voltada a profissionais graduados ligados às áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Informática, Administração, Marketing, empresários, artistas, ativistas culturais e sociais e interessados em desenvolver produtos e gerenciar projetos nas plataformas digitais. Os encontros serão quinzenais, às sextas-feiras, das 19h às 22h15min, e sábados, das 9h30min às 12h e das 13h às 15h30min, com início previsto para 19 de março.
Inscrições até 5 de março no site www.pucrs.br/famecos/pos/jornalismodigital. Informações via e-mail jornalismodigital@pucrs.br, telefone (51) 3320-3658 ou na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

Processo Seletivo Complementar recebe inscrições

A PUCRS recebe até o dia 24 de fevereiro as inscrições para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação. O procedimento pode ser realizado até 24 de fevereiro por meio do site www.pucrs.br/vestibular/complementar ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681).
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último dia para pagamento é 25 de fevereiro. Quem realizou o Vestibular de Verão 2010 e não foi aprovado, mas gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 3 de março, das 20h às 22h, no Campus Central. A lista de cursos com vagas disponíveis pode ser conferida no Manual do Candidato, que está disponível para download no site citado. Informações no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega encerra-se em 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).
Smic abre incrições para bancas da 230ª Feira do Peixe
Um total de 72 bancas, sendo 67 de pescados e cinco de alimentação estarão compondo a 230ª edição da Feira do Peixe, promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). A Feira será realizada no Largo Glênio Peres de 30 de março a 2 de abril (Sexta-feira Santa). As inscrições para participar do sorteio de habilitação às bancas serão realizadas até 11 de fevereiro de 2010, no protocolo da Smic (Andradas, 680, térreo), no horário das 9h às 16h.
DocumentosTitulares: documentos originais e fotocópia de carteira de identidade, CPF, Carteira Profissional de Pescador expedida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, comprovante de pagamento da anuidade em dia com a Colônia de Pescadores Z-5 e uma foto 3x4. Também estarão sendo realizadas conjuntamente as inscrições para a categoria de atacadistas
PMPA / CS / Notícias
08/02/2010
EMPREGO
Sine Porto Alegre oferece 159 vagas
Novas oportunidades de emprego são oferecidas pelo posto do Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Muncipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). São 159 vagas em diversa áreas do mercado de trabalho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na avenida Mauá, 1013.
As vagas ofertadas são:3 vagas de ajudante de serralheiro1 vaga de artesão5 vagas de atendente de balcão de café150 vagas de atendente de lanchonete10 vagas de atendente de mesa10 vagas de garçom20 vagas de auxiliar de cozinha20 vagas de auxiliar de limpeza5 vagas de auxiliar de cobrança3 vagas de almoxarifado2 vagas de auxiliar de confeiteiro5 vagas de auxiliar de deposito1 vaga de auxiliar de pessoal5 vagas de carpinteiro1 vaga de geometrista5 vagas para copeiro20 vagas de cozinheiro3 vagas de educador infantil10 vagas de mecânico de refrigeração3 vagas de Office boy15 vagas de operador de caixa5 vagas de telemarketing ativo4 vagas de telecobrança2 vagas de passadeira20 vagas de pedreiro10 vagas de pizzaiolo5 vagas de confeiteiro5 vagas de promotor de vendas10 vagas de recepcionista10 vagas de repositor3 vagas de saladeira50 vagas de auxiliar de segurança ou porteiro30 vagas de vigilante com curso15 vagas de vendedor1 vaga de telefonista PABX5 vaga de vigia5 vagas de panfleteiro3 vagas de motoboy15 vagas de lavador de automóvel1 vaga de farmacêutico3 vagas de encarregado do padaria3 vagas de hortifrutigranjeiro5 vagas de coordenador de restaurante3 vagas de cobrador externo5 vagas de auxiliar de lavanderia10 vagas de auxiliar de escritório5 vagas de auxiliar de credito5 vagas de assistente administrativo10 vagas de atendente de padaria1 vaga de chaveiro15 vagas de frentista3 vagas de fresador1 vaga de gerente de produção e operações2 vagas marceneiro10 vagas montador de moveis3 vagas de motorista entregador5 vagas de jardineiro3 vagas de encarregado de jardineiro3 vagas de encarregado de limpeza
2010
A história do espelho no desfile da Acadêmicos de Gravataí
De Gravataí vem a escola para abrir a segunda noite de desfiles do Carnaval de Porto Alegre, no sábado, 13, no Complexo Cultural do Porto Seco. A Onça Negra, como também é conhecida, tem como samba enredo “Espelho... Espelho meu!”, de Arilson Trindade, Claudinho, Rafael Tubino e Juliano Centeno.Fundada no dia 26 de fevereiro de 1961 e com as cores vermelho, preto e branco, a Acadêmicos do Gravataí é umas das escolas mais tradicionais de do Carnaval de Porto Alegre, mas desfilou oficialmente pela primeira vez na Capital em 1999. A melhor colocação da entidade foi o 4º lugar do Grupo Especial, conquistado no carnaval de 2007.Na avenida, a Acadêmicos do Gravataí exibirá a história do espelho ao longo da tempo, desde os chineses, que o usavam para espantar os maus espíritos, ou para Cleópatra, no seu ritual de maquiagem. Até passar pela corte portuguesa, quando o espelho era usado como moeda de troca por recursos naturais no descobrimento do Brasil.O enredo será conduzido por Rudi e a bateria estará sob o comando de Mestre Márcio. Os carnavalescos Daneil Borges e Fernando Garibaldi também trabalharam no barracão da escola.TítulosCampeã do Grupo Intermediário-A do carnaval de Porto Alegre em 1999Samba enredoEspelho... Espelho meu!” de Arilson Trindade, Claudinho, Rafael Tubino e Juliano Centeno; intérprete - RudiNa face do espelho... espelho meu!Projeta o encanto... o sonho... a realidade!Imagens, momentos se faz retratar.Gravataí reflete o brilho do olhar! Carnaval! Tem pierrot,Arlequim e colombina a celebrarA onça negra abre o salãoÉ jóia rara a encantar seu coração!É milenar... metal polidoEspantava os maus espíritos!Quanta beleza espelhou...Tão belo! No lago uma flor brotou...Na mão de oxum é vaidade! é riqueza!E em mares enluarados de iemanjáCasais enamorados a amar!Na exploração do pau-brasilFoi moeda de troca em nossa pátria mãe gentilA bruxa tá solta! Tem mistério e magia...A literatura reluzindo a poesiaUm sorriso ou uma lágrimaO espelho da vida conduz a emoçãoEmoldurando o sentimento nasce a inspiraçãoPrudência! Cautela! Atenção!Vejam quem está pra chegar...Na força da paixão... Fetiche e prazer!Você está linda! oh!... Meu bem querer!Meu acadêmico, és cristalino!Verás que a sorte é o teu destino!Ouça matéria da RadiowebLeia as matérias das outras escolas, por dia de desfile
Desfiles de sexta, 12:Império do Sol mostra a origem da religião africana no BrasilBambas da Orgia traz a dança como tema do enredoEmbaixadores comemora 60 anos de avenidaVila do IAPI completa 30 anos com homenagem a BrasíliaProtegidos da Princesa Isabel conta a história de Novo HamburgoImpério vai mostrar o amor pulsando a emoção

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS oferece especialização

Estão abertas as inscrições para o curso "Compreendendo o Mundo Contemporâneo". Realizada na modalidade à distância, a atividade busca atualizar o aluno quanto ao mundo atual e a iniciação à pesquisa no campo da História por meio da reflexão e de debates. A integralização dos créditos, com defesa do TCC, confere ao pós-graduando o grau de Especialista em História Contemporânea.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ead.pucrs.br. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
PUCRS é premiada entre as Campeãs da Inovação


A PUCRS receberá nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o prêmio Campeãs da Inovação no Sul do Brasil. De acordo com a pesquisa promovida em 2009 pela Revista Amanhã e Consultoria Edusys, de São Paulo, a Universidade se mantém, há três anos, entre as dez instituições que mais inovam na Região. A solenidade ocorre a partir das 19h, no Hotel Sheraton, na capital. Receberá o prêmio a coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS (ETT), Elisabeth Ritter.
O resultado foi obtido a partir da aplicação de um questionário composto por 50 questões que incluem todos os aspectos valorizados por companhias realmente vocacionadas para a inovação.