sábado, abril 06, 2013

Disco Voador em Santa Catarina?

Notícia do Correio do Povo, de Porto Alegre, publicada no dia 2 de novembro de 1954, uma terça-feira. Aquele final de ano foi pródigo em avistamento de discos voadores, no Rio Grande do Sul e, ao que parece, em Santa Catarina também.

Os OVNIS, na palavra de um cientista alemão

Extraído do jornal Correio do povo (Porto Alegre,Rio Grande do Sul), edição de primeiro de dezembro de 1954 - há 59 anos, portanto.  Note-se que o tal cientista alemão diz que os OVNIs deveriam ser da Terra mesmo, mas que ele acreditava na sua existência. Eu, que ainda não vi...

Estranhos fenômenos nos céus de Porto Alegre: Aeronáutica confirma o avistamento

Estranhos fenômenos se verificaram nos céus da Capital gaúcha naquele mês de novembro de 1954, conforme se vê nesta notícia do Correio do Povo de Porto Alegre. Parece que a onda de avistamento de OVNIs chegou a criar um certo clima de histeria entre parte da população... Pilotos de aviões de caça da Base Aérea de Gravataí, hoje Canoas, teriam visto também os tais "objetos", e o comando regional da Aeronáutica chegou a se manifestar a respeito.  Desenterrei por acaso estas preciosidades pesquisando o Correio do Povo daquele ano, com outros objetivos.
Notem que o comando da Base distribuiu uma nota oficial, garantindo que o fenômeno não se assemelhava a balões meteorológicos. Se a nota é de fato verdadeira, trata-se de um reconhecimento e praticamente coloca o avistamento na categoria dos OVNIs. (Vitor Minas)

OVNIS teriam sido avistados em Porto Alegre: 12 de novembro de 1954.

Em 1954, mais exatamente no dia 12 de novembro, o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, publicou uma série de notícias sobre aparições de "discos voadores" nos céus de Porto Alegre. Muitas pessoas garantiram tê-los vistos e o assunto tornou-se tema corrente entre a população. Até mesmo o Quinto COMAR - Comando Aéreo, hoje em Canoas, pronunciou-se a respeito. Encontrei tais matérias por acaso,pesquisando a coleção de jornais do Arquivo Histórico de Porto Alegre (Vitor Minas)

discos voadores em 1954: foi um ano de grande movimentação em todo o mundo, e até no Rio Grande do Sul