sexta-feira, setembro 12, 2014

Aroeira, no Brasil Econômico. A Charge Online. 









Hoje Malu Mader completa 48 anos, H.L.Mencken faria 134, Caio Fernando Abreu (Fal. 1996) faria 68, Leci Brandão faz 70, Geraldo Vandré 79, Barry White (Fal. 2003) faria 70, Tânia Alvez faz 61, Jesse Owen (Fal. 1980) faria 101, Alceu Collares faz 87 e Maurice Chevalier (Fal. 1972) faria 126.

quinta-feira, setembro 11, 2014

Duke, em O Tempo, MG. A Charge Online.




Hoje Franz Beckenbauer completa 69 anos, Brian de Palma faz 74, Everaldo faria 70 (ver matéria neste blog digitando "everaldo do grêmio") e Tarso de Castro completaria 73. E no dia de hoje faleceu Peter Tosh, em 1994,

quarta-feira, setembro 10, 2014

Casso, Dia´rio do Pará. A Charge online.




Hoje Gustavo Kuerten faz 38 anos, Ferreira Gullar 84, Paulo Betti 62 e Wolf Maya 61. E no dia de hoje, em 1989, faleceu Breno Caldas aos 79 anos. 

terça-feira, setembro 09, 2014

Carmen Miranda inaugura as transmissões da Rádio Farroupilha: 24 de julho de 1935.


Uma das mais potentes estações de rádio da América do Sul (100 kilovates de potência na base). Assim foi definida a Rádio Farroupilha naquele final de julho de 1935, quando a PRH-2 do general Flores da Cunha tornou-se a terceira emissora a operar em Porto Alegre. "A mais potente" - conforme o slogan justificável - foi inaugurada no dia 24 de julho de 1935, ano dos festejos do Centenário da Revolução Farroupilha, por nada mais nada menos do que Carmen Miranda, a Pequena Notável, e pelo cantor Mário Reis, este também no auge do sucesso. Carmen viera do Rio de avião - o "Curupira", da Condor - para dar o pontapé inicial em uma emissora que ainda hoje é líder em audiência na faixa AM na capital gaúcha, com seus menos de 300 mil habitantes. Ela certamente não imaginava que alguns anos depois seria um dos maiores nomes de Hollywood, e que se tornaria até mesmo um dos maiores salários da Meca do Cinema. Reprodução do Correio do Povo.

segunda-feira, setembro 08, 2014

As minhas dúvidas com o autor do livro "Getúlio" no Canal Livre

Vi, ontem, alguns pedaços da entrevista do jornalista Lira Neto no Canal Livre da rede Bandeirantes. Ele falou a respeito de seu livro sobre Getúlio Vargas, um grande sucesso de vendas e de crítica, e sobre a  "ambivalência" política do político gaúcho, Ele foi entrevistado por Boris Casoy, Fernando Mitre e Marcelo Tas, aquele careca do CQC e que já fez muitas coisas nessa área. Confesso que não só me decepcionei com o sujeito como fiquei com uma má impressão desse jornalista e escritor cujo livro não li e, acho, não mais lerei agora. 
   Embora muita gente tenha me falado coisas boas da obra eu peguei uma falhas capitais ditas por ele na Band e infelizmente não corrigidas ou contestadas pelos entrevistadores (o melhor dos três é o Mitre). Primeiro, falou sobre a admiração pelo fascismo de Getúlio em 1929, quando Vargas teria confessado isso a não sei quem em entrevista ou sei lá o quê, o que é mais ou menos como chover no molhado. A seguir proferiu um erro crasso que me deixou com a pulga atrás da orelha e me fez repensar as qualidades do cara como jornalista ou historiador: que o mundo estava vivendo, em 1929, a maior crise moderna, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, e o capitalismo contestado por muitos, e que nesse contexto deveria ser interpretada a opinião de Vargas. 
   Tudo isso dos efeitos da crise de 29 é verdade verdadeira, como sabe qualquer garoto de colégio, mas é de se ressaltar a seguinte incongruência que aqui registro: a quebra da Bolsa de Nova Iorque aconteceu no dia 24 de outubro de 1929, a quinta-feira negra (que alguns erroneamente chamam de "Sexta-feira Negra"), portanto já no final do ano, e a grande crise mundial veio mesmo nos anos seguintes, espalhando-se como uma onda. Se Getúlio disse isso logo no início da quebradeira, era uma espécie de Mãe Diná da época. 
Outra coisa: tentando explicar o tal "bruxo" que era Getúlio, falou que Vargas, para conseguir os recursos para construir a Siderúrgica de Volta Redonda, mostrou aos norte-americanos que o Nordeste brasileiro era vital no caso da entrada (certa) dos EUA na Grande Guerra. Ora, os norte-americanos já sabiam isso de longa data, e é de uma inconcebível ingenuidade dizer que o ditador do Estado Novo vendeu esse peixe para os americanos.  
Acho que se eu assistisse até o fim pegaria mais falhas. Infelizmente, desliguei a tevê e dormi. Achei o tal Lira muito sociológico e vaidoso para o meu gosto e fiquei até na dúvida se o cara não é desses santos do pau oco que se julga ser o inventor da roda. Acho até que ele, pessoalmente, não consultou os arquivos dos jornais da época e não é nada bom de situar datas com fatos.  Porém o que realmente não me agradou no cara é o tom professoral. (Vitor Minas)