sábado, janeiro 03, 2009

Rua Itaboraí: em menos de dois anos tudo mudou

É, as coisas mudam: há menos de dois anos a rua Itaboraí - extensa e antiga via que liga a parte baixa à parte alta do Botânico - era um trecho pouco frequentado nas alturas da Serafim Terra. Um terreno baldio, coberto de mato, e uma escura e estreita picada de chão batido desestimulavam os moradores do bairro a utilizarem a travessia, especialmente perigosa à noite. Pois bastou a construtora Rossi, que está para inaugurar as torres dos edifícios Allure, por mãos à obra no emprendimento (que será inaugurado brevemente) que a antiga e custosa reivindicação incluída (inutilmente) até mesmo no Orçamento Participativo) fosse realizada da noite para o dia. Ou seja: o que a Prefeitura nunca fez, a iniciativa privada - sem alardes, sem custos para a comunidade - realizou em poucos dias.
Hoje a Itaboraí, com seu asfalto exemplar, é uma rua de intenso movimento, tanto durante o dia como à noite, um importante local de passagem de veículos e de pedestres.
Neste flagrante vemos um carroceiro utilizando a via, ao lado de um carro que segue em direção à Perimetral - o antigo e o moderno, lado a lado. O novo Jardim Botânico, com a cara do progresso.

Você acredita que os ETs realmente existem?







CRISTIANO FURRASTE, 35 anos, segurança, morador da rua Guilherme Alves. (foto 1)
"Acredito que sim. O Universo é tão grande, que não pode ser só nós que estamos nele. Não sei dizer se eles visitam a Terra, mas acho que observam. Há boatos de que os americanos capturaram alguns e mantêm isso secreto".
KAREN ESPINOSA, jornalista, moradora do Jardim Botânico. (foto 2)
"Acredito sim. Tenho uma opinião bem singela: o Universo é tão vasto e nós não temos conhecimento dele, de tão grande que é. Acho interessante saber isso, mas não é o essencial. Primeiro é preciso melhorar a vida aqui na Terra. A gente ainda nem consegue compreender bem o que está à nossa volta".
ADÃO CARVALHO, 50 anos, caminhoneiro. (foto 3)
"Acredito sim. A gente não consegue entender certos animais daqui da Terra, então imagina o resto. Agora descobriram que existe água em Marte. Eles, os ETs, devem estar nos estudando faz tempo, mas não querem contato por enquanto".
ADEMAR DUARTE, 58 anos, mecânico, morador da Barão do Amazonas
"Não acredito. Não existe isso de ET, é tudo mentira, frau. Nós estamos sozinhos no Universo".
IRACI DOS SANTOS, auxiliar de serviços gerais
"Acredito. Porque todos nós estamos aqui de passagem. Os ETs visitam a Terra, sim".

Neste ano o Botânico completará meio século

Flagrante: primeira comunhão na antiga igreja de São Luís, na rua Guilherme Alves. Esta igreja situava-se onde, hoje, está sendo construída a nova. A foto não está datada.Possivelmente é do final dos anos sessenta. O retrato pertence à coleção pessoal de dona Dorsa, antiga moradora do JB, e foi obtida por intermédio de seu Rui Cintra, comerciante e também antigo morador do bairro, residente na rua Itaboraí. Oficialmente, o Jardim Botânico nasceu no ano de 1959, pela lei número 2022, de autoria do vereador e historiador Ary Veiga Sanhudo. Nesse ano foram oficializados inúmeros outros bairros de Porto Alegre.A história do Jardim Botânico corre paralela à da avenida Ipiranga e da canalização do riacho Dilúvio, obras que levaram décadas. No passado, toda essa região ribeirinha ao rio, desde a Agronomia até o Beira-Rio, era conhecida como o “Vale do Sabão”, uma área baixa e alagadiça. As constantes inundações do arroio eram um sério problema.
Em seu livro “Crônicas da Minha Cidade”, que parece ter sido escrito na década de 50, o historiador Ary Veiga Sanhudo é profético quando ao futuro promissor da região - “a zona mais próspera da cidade”. Escreveu ele, meio século atrás:“O bairro São Luiz, como aliás foi por muito tempo conhecido, não apresenta verdadeiramente qualquer notabilidade maior do que as ajardinadas terras do nosso futuro horto botânico. É um lugar de condições modestas e pela circunstância de se achar encravado entre o Riacho e o cerro de Petrópolis, viveu sempre jugulado à sua embaraçante situação de bairro sem uma via própria de acesso com maior desenvoltura. A sua radial, todavia, é a perimetral rua Barão do Amazonas. (...) No entanto, não nos cabe dúvida que, no dia em que as formidáveis laterais do Arroio Dilúvio – avenida Ipiranga – estiverem completamente urbanizadas, propiciando o extraordinário tráfego desse imenso Vale do Sabão, desde a Agronomia até a Beira-Rio, todo este bairro, como os demais quarteirões ribeirinhos, tomarão outro aspecto e constituirão a zona mais próspera da cidade”.
QUERO-QUERO – Há menos de vinte anos, o Correio do Povo (23 de maio de 1987), em matéria da jornalista Magda Wagner, traçava um perfil do JB: “É um bairro tranquilo, de ruas largas, que mais parece uma cidade do interior (...) Em frente ao maior conjunto habitacional do bairro, na rua Felizardo Furtado, nos deparamos com uma inesperada plantação de agrião, reforçando a idéia de que o Jardim Botânico é, no mínimo, um bairro diferente. Os quero-queros, ave típica dos descampados, proliferam no bairro, alimentados pelas folhas de agrião.” Antes de ser Vila São Luiz, o JB chamava-se Vila Russa, o que é explicado pela presença de imigrantes russos que chegaram aqui no início do século passado, instalando-se na parte alta, do outro lado da hoje avenida Doutor Salvador França.
Sinfrônio, hoje, no Diário do Nordeste (CE), S. Salvador, em o Estado de Minas, Fernandes, no Diário do ABC (SP) e Frank, em A Notícia (Joinville)









Fatos e aniversariantes do dia 3 de Janeiro

Hoje o ator Mel Gibson completa 53 anos e Michale Schumacher faz 40. No dia de hoje nasceram ainda o ator Charles Bronson (1922-2003, Paulo Vilhena (completa 30 anos), Matheus Nachtergaele (40 anos), Ray Milland (1905-1983) e o diretor Sérgio Leone ((1929-1989 - "Era Uma Vez no Oeste")). E hoje morreu Anthony Quinn. E hoje nasceu também Luis Carlos Prestes, líder comunista.




























Em 03 de janeiro de 1969, nascia o alemão que mudaria a história da Fórmula 1. Michael Schumacher é o dono de quase todos os recordes, com exceção de maior número de pole-positions, do brasileiro Ayrton Senna. Schummy venceu cinco campeonatos mundiais e tem tudo para ganhar mais um em 2003.
1749 - É fundado, em Copenhague, o jornal Berlingske Tidende.
1777 - Durante a Revolução norte-americana, o general George Washington derrota as forças britânicas na Batalha de Princeton.
1795 - Rússia e Áustria fazem acordo para repartir a Polônia.
1857 - O arcebispo de Paris, Sibour, é assassinado com una punhalada no coração.
1878 - Guerra russo-turca: As tropas russas ocupam Sofia e os turcos se vêem obrigados a negociar a paz.
1926 - Theodoros Pangalos se proclama ditador da Grécia após o golpe de estado ocorrido no país em junho.
1938 - O programa de rádio A hora do Brasil passa a ser transmitido em todo o país. Mais tarde, seu nome seria mudado para A voz do Brasil.
1942 - Guerra chinesa-japonesa: Chiang Kai-Chek é nomeado comandante de todas as forças aliadas na China.
1944 - Morrem mais de 500 pessoas em um choque entre um trem de viajantes e uma locomotiva em um túnel, sendo o maior desastre ferroviário espanhol.
1945 - Segunda Guerra Mundial: a ofensiva alemã das Ardenas fracassa na cidade belga de Bastogne.
1949 - Um tornado causa a morte de 59 pessoas em Louisiana, nos Estados Unidos.
1956 - A ferrovia entre Pequim e Moscou é inaugurada.
1958 - Uma expedição neozelandesa, dirigida por Edmund Hillary, chega ao Pólo Sul.
1961 - Os Estados Unidos cortam relações diplomáticas com Cuba, dois anos após a chegada de Fidel Castro ao poder.
1969 - Nasce Michael Schumacher, piloto alemão de Fórmula 1.
1971 - Morrem 66 pessoas em Glasgow, ao ceder uma proteção da arquibancada do estádio do Celtic devido à pressão da torcida.
1974 - Depois de ficar sem tocar por oito anos, Bob Dylan inicia uma turnê pelos Estados Unidos, que, gravada, transforma-se no disco Before the Flood.
1975 - Morre Kiusaku Ogino, ginecologista japonês, descobridor da duração do período de fecundação da mulher.
1977 - É fundada a Apple Computer, a primeira indústria de computadores para uso pessoal.
1980 - Francisco Sá Carneiro é eleito primeiro ministro de Portugal.
1984 - Barão de Teffé, navio brasileiro de pesquisas, parte para a Antártica com a missão de construir a primeira estação brasileira no continente gelado.
1984 - A Síria liberta o piloto americano que invadiu seu espaço aéreo sem autorização.
1990 - No Panamá, o líder deposto Manuel Noriega se entrega aos Estados Unidos após a invasão ao país por tropas norte-americanas.
1993 - Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, George Bush e Boris Yeltsin, firmam em Kremlin o START II, para reduzir os arsenais nucleares.
1994- Morrem 120 pessoas na queda do avião Tupolev-154 em Irkutsk, na Sibéria.
1999 - A NASA lança ao espaço a sonda Mars Plar Lander com destino à Marte.
Redação Terra

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Colheita da Uva e da Ameixa no Belém Velho

Ir à Zona Sul, pela Terceira Perimetral, é um bom programa para os moradores do Botânico neste mês de janeiro.
Abre oficialmente na próxima terça-feira, 6, às 15h, a colheita da uva e da ameixa. O evento será na propriedade de Luiz Alberto Barichello, produtor de uvas e dos vinhos Villa Bari, na Avenida Belém Velho, 3680. O objetivo é divulgar o potencial das agroindústrias vinícolas de Porto Alegre.
A festa estará aberta ao público dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, das 9h às 20h, no Círculo Operário Porto-Alegrense (Estrada Costa Gama, 1009, Bairro Belém Velho). A abertura oficial ocorre sábado, 10, às 11h, com as presenças do prefeito José Fogaça, do titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim, e de produtores do Cinturão Verde da cidade.
Parcerias - A festa é promovida pela Smic, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário e do Centro Agrícola Demonstrativo, em parceria com a Emater, Instituto São Benedito, Associação de Moradores do Bairro Belém Velho, Círculo Operário, CTG Estância da Figueira, Associação dos Caminhos Rurais e Paróquia Dom Orione.

Eles ganham a vida trabalhando em um conjunto

Rogério e Flávia: atendendo mais de 3 mil moradores.
Ele é eletricista há mais de 30 anos - começou ajudando seu pai, Alfredo, que lhe ensinou quase tudo do que sabe hoje. Tinha apenas 11 anos e morava na rua Guilherme Alves, no tempo em "que se acendia fogueira na rua e era bem diferente do que é hoje". Aos 50 anos, Rogério Cunha Ribeiro ainda tem os dois pés bem firmes no Jardim Botânico, embora more hoje em Gravataí, perto do Pampa Safári.
Todo dia, ele e a esposa Flávia pegam a sua velha Kombi e vêm até o Condomínio Residencial Felizardo Furtado, onde realizam os mais diferentes serviços em eletricidade, hidráulica e consertos em geral. A viagem muitas vezes dura uma hora, dependendo do trânsito. "A Kombi é a nossa casa", diz Flávia.
"Noventa por cento dos nossos fregueses são do Condomínio", informa ele, figura conhecida dos moradores dos mais de 900 apartamentos do conjunto (cerca de 3.500 pessoas). Tanto Rogério quanto Flávia - que se conheceram em 2004, se casaram e não têm filhos (ela, natural de Taquara, foi doméstica por muitos anos) - não se queixam da falta de negócios. "Não dá prá dizer que tem época ruim, embora o serviço caia mais durante o verão, quando o pessoal vai pra praia", afirma ele.
Especializado em trabalhos elétricos e hidráulicos, Rogério chegou ao Condomínio indicado por alguns moradores. Isso há 22 anos, quando o Condomínio sequer contava com guaritas. Desde esse tempo - na verdade, desde quando iniciou a trabalhar, aos 11 anos - o seu ofício mudou muito, reconhece ele. "Hoje tem equipamentos novos, tem mais facilidades", observa. Rogério e Flávia tem empresa registrada e atendem a domicílio, usando o equipamento dos tempos modernos para quem está na rua - o celular. (98345576).

Verão da lata: o Botânico também fumou

O Solana Star (foto maior) foi apreendido e leiloado. Abaixo, dois moradores do JB que provaram o produto, acondicionado em latas hermeticamente fechadas (foto menor).


No dia 22 de setembro de 1987 um navio chamado Solana Star estava sendo perseguido pela Marinha Brasileira, apoiada por agentes do Drug Enforcement Agency ((DEA), órgão anti-drogas norte-americano. Acuados no litoral do Rio de Janeiro - Angra dos Reis - eles largaram toda a sua carga ao mar, a uma distância de 100 milhas marítimas do litoral e, em seguida, se dirigiram sorrateiramente ao porto do Rio, onde abandonaram o navio. A bordo ficou apenas o cozinheiro da embarcação, o norte-americano Stephen Shelkon - imediatamente detido e, depois, condenado a 20 anos de cadeia, cumpridos no presídio Ari Franco, do RJ.
O episódio do Solana Star virou lenda: navio procedente da Austrália (outros dizem que da Indonésia), com destino aos Estados Unidos, carregado com cerca de 20 mil latas de maconha (22 toneladas), (1,25 kg cada lata), das quais apenas 10% foram apreendidas - o restante foi jogado ao mar e acabou chegando às praias brasileiras, no trecho entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.
As latas continuaram chegando à costa até o mês de março, fazendo daquele verão (1988) o "verão da lata". Acondicionados em latas de alumínio, fechadas a vácuo, com canabis sativa de altíssima qualidade, foram - dizem muitos - o "último suspiro hippie do Rio de Janeiro" ("A maconha vinha do mar, como dádiva de Deus", comentou um consumidor). O carregamento teria sido feito no porto de Cingapura - o Solana Star tinha bandeira panamenha.
O "verão da lata" jamais foi esquecido pelos apreciadores do produto, dentre os quais se incluem muitos gaúchos e catarinenses. Levada pelas correntes oceânicas, a maconha chegou com fartura ao litoral do Rio Grande do Sul e ensejou viagens alucinadas à sua procura. Muitos a revenderam e, ilegalmente, ganharam dinheiro com isso. A maioria, porém, apenas fumou uma erva de elevado teor de THC.
O Verão da Lata acabou virando filme - com o diretor João Falcão - e livro ("O Verão da Lata", de Oscar Cesarotto, editora Iluminuras, 2005). Muitos comentam que "fora do País, ninguém acredita que isso aconteceu". Mas aconteceu. Veja o depoimento de alguns que viveram esse episódio e assumem que o fizeram.

"Encontrei em Cidreira, naquele tempo ia pros butecos todo dia. Encontrei uma lata, o restante do pessoal pegou o resto. Aí veio a Polícia Civil. Mas não tinha como segurar todo mundo. A maconha vinha vedada, totalmente vedada, se abria com abridor de lata. Da nossa turma só pegamos uma, mas a notícia se espalhou. Quem tinha automóvel em Porto Alegre saiu adoidado percorrendo a orla e se deu bem. A lata era amarelada. Foi a melhor maconha que até hoje entrou no Brasil".
Hélio, "Mão", 46 anos, morador do Jardim Botânico.

"Encontrei surfando, em Magistério. Vi a lata boiando, peguei e fui ver o que era. Fechamos dois e fumamos. Foi de dia. De noite é que soubemos da notícia. Era uma paulada. Coisa boa"
Alex, 40 anos, morador do Jardim Botânico.

"Me falaram que tinha um bagulho forte na praia, em Pinhal. Fui de moto ver e encontrei. Trouxe umas cinco latas de lá. Era só camarão. Peguei um quase nada e ele molhou. Foi o melhor bagulho que eu fumei em 50 anos, dizem que era indiano, era melhor que manga-rosa e cabeça-de-negro. A cor do bagulho era amarela, tinha que abrir com abridor de lata. Dava um cheirão, era prensada a vácuo."
G.B., morador do Jardim Botânico.

"Fumei a da lata. Daquele, nunca mais vai aparecer. Eram umas latas parecidas com azeite, amarelas. O efeito era melhor do que cocaína. Não existia coisa melhor. Era um tempo de curtição. Tinha gente que saía de carro daqui, para ir ao litoral, buscar".
C.P., morador do Jardim Botânico.

Fatos e aniversariantes do dia 2 de janeiro

Hoje a atriz Rita Guedes faz 37 anos, o jogador de futebol argentino Maxi Rodrigues faz 28. Débora Duarte faz 59. E hoje o escritor de ficção científica Isaac Asimov, falecido em 1992, faria 89 anos.





Em 02 de janeiro de 1987, Ulysses Silveira Guimarães assumia a presidência da Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se presidente do PMDB em 1980 e sempre foi considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil. Morreu em acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992.
1492 - Os Reis Católicos entram em Granada, conquistada pelos muçulmanos.
1762 - A Inglaterra declara guerra à Espanha.
1825 - Brasil e Argentina iniciam a Guerra Cisplatina pela posse da Banda Oriental, atual Uruguai.
1839 - O fotógrafo francês Louis Daguerre tira a primeira foto da Lua.
1868 - Morre Marcos Paz, presidente da Argentina.
1872 - Brigham Young, líder da Igreja Mormon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres.
1874 - Emilio Castelar, presidente da República espanhola, perde a confiança do Parlamento e pede a sua demissão.
1905 - Guerra russo-japonesa: O Porto de Arthur cai em poder dos japoneses.
1908 - São suspensas as garantias constitucionais nas províncias de Barcelona e Gerona, devido a uma onda de terrorismo.
1913 - O Império Otomano renuncia aos territórios europeus, com exceção dos estreitos, e propõe a independência da Albânia.
1914 - O rei da Espanha, Alfonso XIII, dissolve o Congresso.
1918 - Um incêndio no palácio real da Granja, em Segóvia, queima numerosas obras de arte.
1920- Nasce Isaac Asimov, escritor russo divulgador de temas científicos.
1930 - Chiang-Kai-Chek assume a chefia do poder civil na China.
1935 - Bruno Hauptmann vai a julgamento pelo seqüestro e assassinato do filho do aviador Charles Lindbergh.
1939 - A imprensa é notificada que Vivien Leigh, Leslie Howard e Olívia de Havilland são contratados para estrelarem E o Vento Levou....
1942 - Segunda Guerra Mundial: os japoneses entram em Manila.
1959 - A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino à Lua.
1960 - Morre Fausto Coppi, ciclista italiano.
1960 - O Senador John F. Kennedy anuncia à nomeação à candidatura a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.
1965 - Ayub Khan é eleito presidente do Paquistão.
1984 - Cinco barcos iranianos são atacados e destruídos pela Armada do Iraque no Golfo Pérsico.
1986 - O Governo Italiano autoriza a construção de uma ponte entre a Sicília e a Península, através do estreito de Messina.
1987 - Os Estados Unidos cortam 32% da lista de produtos brasileiros isentos de tarifas. Entre outros, álcool, óleo vegetal e vários tipos de couro sofrem represália comercial.
1987 - Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, é eleito presidente da Constituinte.
1994 - Mais de 70 pessoas morrem e 670 são feridas durante dois dias de luta entre facções na capital afegã de Cabul.
1996 - O presidente egípcio Hosni Mubarak escolhe Kamal Ganzouri como seu novo primeiro-ministro após a renuncia de Atef Sedki.
Redação Terra

quinta-feira, janeiro 01, 2009

35 não reconhece "Tchê Music" como gaúcha

Maffei, patrão do 35 CTG. E abaixo, três beldades presentes à Festa das Etnias.
Pai dos Centros de Tradições Gaúchas, berço do movimento tradicionalista, o 35 CTG está no Jardim Botânico desde 1975, em um terreno próprio ao lado do Bourbon Shopping, na avenida Ipiranga. E, na Semana Farroupilha, ocupa local de honra, no Parque da Harmonia, próximo à Chama Crioula. Nada mais justo para uma instituição que deu origem a tudo o que hoje aí está.
Ponto de referência no bairro, com sua churrascaria, seus eventos culturais, sua domingueira, o 35 atrai não só a gauchada costumeira - dos quais a maioria são crianças e jovens - como também turistas dos mais diferentes locais - turistas, visitantes e curiosos que desejam conhecer um pouco da vivência, da história e dos costumes e hábitos gauchescos.
"Somos uma sociedade cultural e recreativa, aberta a todos, com regras próprias", informa Luiz Clóvis Fernandes, durante seis anos patrão da entidade e que hoje é uma espécie de faz-tudo do local. Com cerca de 5 mil sócios, o 35 mantem departamento cultural, artísticos e a culinária típica campeira, do qual a churrascaria Roda de Carreta (que existe há 25 anos) é uma espécie de mostruário, muito embora sirva também buffet normal diariamente. Funcionando diariamente, a Roda de Carreta, com seu espeto corrido (é um dos poucos locais do JB que tem chopp), só não abre aos domingos à noite.
ATIVIDADES - O 35 CTG não pára nunca, com suas atividades diárias, e aluguel de espaço (são 2.100 metros quadrados de área construída) a terceiros, além de venda de souvenires gaúchos - camisetas, bottons, etc. Isso garante a renda (a mais expressiva vem das domingueiras) que permite a manutenção da entidade, algo que nem sempre é fácil, como diz Clóvis.Além das atividades internas, há ainda as campeiras, como cavalgadas e rodeios. "Temos cerca de 300 pessoas que participam das mais diferentes atividades, como grupos de dança, e a participação dos jovens é expressiva", afirma Clóvis, para quem "o tradicionalismo é estável, se mantem".O Movimento Tradicionalista Gaúcho foi fundado, oficialmente, em 1948, pelo chamado "grupo dos oito", uma iniciativa que buscava resgatar e valorizar a cultura gaúcha no pós-guerra, quando a influência norte-americana se propagava pelo mundo. O 35 foi fundado em 24 de abril de 1948 - completou 60 anos recentemente. Do "Grupo dos oito", restam dois vivos - dos quais um é o ícone Paixão Cortes, um dos mais destacados folcloristas brasileiros.
TCHÊ MUSIC - Quando se fala em tradições gaúchas, se fala no 35. Não fa muito, a atriz e apresentadora Regina Casé esteve aqui, gravando um programa televisivo que foi para o ar em rede nacional, pela Globo.Guardiã dos hábitos e costumes culturais do Rio Grande do Sul, a entidade, entretanto, não parou no tempo e convive harmonicamente com algumas novidades, como o chamado "Tchê Music", um movimento musical híbrido que mesclou ritmos gauchos com outras influências.O Tchê Music faz muito sucesso comercial nos Estados do Sul e Centro-Oeste, e gerou algumas irritadas manifestações dos tradicionalistas. Mas Clóvis diz que o 35 não tem nada contra esta novidade, que eles não aceitam como música gaúcha, mas dizem respeitar."É algo válido, até porque eles precisam sobreviver, ganham um bom dinheiro com isso, fazem sucesso comercial, abriram uma nova frente. Não temos nada contra, e vou lhe dizer que a maioria deles nasceu aqui dentro. E, quando tocavam músicas gaúchas, eram excelentes."
Conservador por natureza, o CTG - ao contrário do que muitos pensam - não existe pilcha (o traje gaucho típico) para quem vai frequentá-lo. "À exceção dos fandangos, quando a pilcha é obrigatório, a pessoa pode se apresentar com traje esportivo discreto", esclarece o tradicionalista. "O tênis também é permitido, até porque é da vestimenta dos jovens", diz Clóvis Fernandes, um empresário natural de Santana do Livramento, sócio do 35 há 44 anos e que reside no bairro Partenon.
SERVIÇO
35 Centro de Tradições Gaúchas - av. Ipiranga, 5300, Jardim Botânico, Porto Alegre.Tel.: (510 3336.0035 e 3336.0795
Endereço eletrônico: http://www.35ctg.com.br/

Fatos e aniversariantes do dia 1 de Janeiro

Hoje o ex-jogador Roberto Rivelino completa 63 anos, o médico Dráuzio Varella faz 66, o escritor J.D. Salinger faz 90, a deputada Rita Camata faz 48 e o pugilista Rocky Graziano, falecido em 1990, completaria 88.
















1º de Janeiro (ou 1 de janeiro) é o 1º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 364 para acabar o ano (365 em anos bissextos) .
Eventos históricos

753 a.C. - Rômulo fundou a cidade de Roma.
45 a.C. - O calendário juliano entra em vigor.
69 - As legiões do Reno negam jurar lealdade à Galba
404 - A última competição de gladiadores aconteceu em Roma.
630 - O Profeta Maomé parte para Meca com seu exército para capturar a cidade.
1502 - Navegadores portugueses exploram a Baía da Guanabara e confundem-na com a foz de um rio a que chamam Rio de Janeiro.
1673 - Correio regular começa entre Nova York e Boston.
1707 - Dom João V é coroado rei de Portugal.
1727 - Fundação da cidade de Cuiabá.
1763 - O Brasil é elevado a vice-reino. A capital é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
1788 - Primeira edição do jornal inglês The Times.
Entrada em vigor do Ato da União, que estabelece a união da Grã-Bretanha com a Irlanda e o surgimento do Reino Unido.
Descoberta do asteróide 1 Ceres pelo astrónomo Giuseppe Piazzi.
1804 - Independência do Haiti.
1808 - A importação de escravos pelos Estados Unidos é proibida.
1818 - Mary Shelley publica o romance Frankenstein.
1833 - A inglaterra declara domínio sobre as Ilhas Malvinas.
1836 - Irineu Evangelista de Souza torna-se gerente da Carruthers & Cia.
1861 - Porfirio Díaz conquista a Cidade do México.
1863
A Proclamação de Emancipação torna-se efetiva nos Estados Confederados da América.
A Lei da Propriedade Rural é alegada pela primeira vez em uma fazenda em Nebraska.
1874 - O telégrafo submarino entre Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará foi inaugurado.
1876 - O Reichsbank é aberto em Berlim.
1877 - A Rainha Vitória é proclamada Imperatriz da Índia.
1880 - Início da construção do Canal do Panamá por Ferdinand de Lesseps.
1890 - Inicia-se a colonização da Eritréia pelos italianos.
Foram utilizadas pela primeira vez, em uma partida na cidade Bolton, na Inglaterra, redes em cada uma das traves de gol.
1892 - Ellis Island começa a receber imigrantes.
1897 - Inaugurada linha submarina de telégrafo entre Rio de Janeiro e Pernambuco.
1899 - Independência de Cuba.
1901 - Estabelecimento da Comunidade da Austrália.
A Nigéria se torna um protetorado britânico.
1902 - Estreou nos Estados Unidos The Cuckoo Hour, da NBC Blue Network, primeiro programa humorístico de rádio a ser transmitido em todo o mundo.
Acontece o primeiro Rose Bowl em Pasadena, na Califórnia.
1905 - Rendição russa em Port Arthur - Guerra Russo-Japonesa.
Após 12 anos de obras, a maior ferrovia do mundo, com 7500 quilômetros de extensão, foi inaugurada na Europa. A Transiberiana vai de Moscou à Vladivostok, ligando a Rússia Européia à sua porção oriental, e passa por locais de difícil acesso e péssimas condições climáticas.
1908 - Começa a tradição do Ano Novo em Times Square, em Nova York.
1912 - Forma-se a República da China.
1917 - Entra em vigor o Código Civil Brasileiro.
1925 - Edwin Powell Hubble anuncia a descoberta de galáxias fora da Via Láctea.
1934 - Alcatraz é transformada numa Prisão Federal.
1938 - Brasil: Getulio Vargas inicia o Estado Novo.
1939 - Bill Hewlett e David Packard fundam a Hewlett-Packard.
1944 - Criação da Academia Militar das Agulhas Negras.
1946 - Meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial, 20 soldados japoneses se renderam na ilha de Corregidor, nas Filipinas. Eles viviam escondidos em um túnel e só souberam que a guerra havia acabado quando saíram para procurar água e encontraram um jornal.
1951 - Uma companhia de Chicago fez a primeira experiência de transmissões de TV por pay-per-view. Os filmes eram enviados para 300 famílias usando a rede telefônica.
1956 - Independência do Sudão.
1958 - A Comunidade Europeia é estabelecida.
1959 - Dia da Liberdade de Cuba. Fidel Castro assume o poder.
1960 - Independência dos Camarões.
O jornal Folha de S.Paulo foi lançado em substituição à Folha da Manhã.
1962 - Os Beatles fizeram testes para a gravadora Decca, junto com Brian Poole & The Tremeloes. A Decca assinou com os Tremeloes, mas desprezou os Beatles.
Independência de Samoa.
1966 - Jean-Bédel Bokassa toma o poder na República Centro Africana.
1971 - A publicidade ao Tabaco é abolida no Estados Unidos.A TV americana proibiu todas as propagandas de cigarro, que representavam 20 milhões de dólares de transações comerciais.
1972 - Kurt Waldheim se torna Secretário-Geral da ONU.
1973 - Reino Unido, Irlanda e Dinamarca entram na Comunidade Europeia.
1979 - Criação do estado do Mato Grosso do Sul.O Mato Grosso do Sul passou a ser reconhecido oficialmente como um estado.
Estados Unidos e a República Popular da China estabelecem relações diplomáticas.
O secretário-geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim, anuncia o início do "Ano Internacional da Criança". Muitos músicos doam para o fundo "Música para a UNICEF".
1981 - Grécia entra para a Comunidade Europeia.
1982 - Javier Pérez de Cuéllar se torna o primeiro latino-americano a ser Secretário-Geral da ONU.
1983 - É criada a Internet.
1985 - A primeira chamada telefónica britanica através de Telemóvel (celular), feita por Ernie Wise para a Vodafone.
1993 - Consuma-se o "divórcio de veludo" da Checoslováquia, nascendo a República Checa e a Eslováquia.
Proclamação da República da Eslováquia.
Entra em vigor na Comunidade Europeia, o Mercado Único.
1994 - O NAFTA entra em vigor.
Levante armado do Exército Zapatista de Libertação Nacional contra o governo mexicano.
1995 - Fernando Henrique Cardoso toma posse como presidente do Brasil. Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República depois de vencer as eleições no primeiro turno com 54% dos votos.
Áustria, Finlândia e Suécia entram para a Comunidade Europeia.
A Organização Mundial do Comércio entra em vigor.
1997 - Kofi Annan torna-se o o sétimo secretário-geral das Nações Unidas.
1999 - Instituída a moeda única da União Europeia, o euro.
Fernando Henrique Cardoso toma posse de seu 2º mandato como presidente do Brasil.
2000 - Proclamação da República de Taiwan.
O Bug do milênio não acontece.
2002 - Entrada em circulação física da moeda única da Comunidade Europeia, o euro, com maior sucesso e aceitação do que o esperado, acelerando assim a construção europeia.Notas e moedas do euro, a moeda única da União Européia, começaram a circular e substituem as moedas de 11 países: Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Irlanda, Espanha, Portugal, Finlândia e Luxemburgo.
2003 - Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como Presidente do Brasil.
2005 - José Serra toma posse como prefeito de São Paulo.
A Turquia adota uma nova moeda, a nova lira turca, a qual vale 1.000.000 das antigas liras.
2007 - Luiz Inácio Lula da Silva inicia seu segundo mandato como presidente do Brasil.

Eventos desportivos

1910 - Fundado na cidade de Buenos Aires, capital da República Argentina, no bairro de Liniers, o Club Atlético Vélez Sarsfield.
1922 - Fundado o Sport Clube Beira-Mar
1931 - Fundado o Esporte Clube Bahia.
1933 - Fundado o Galícia Esporte Clube.
1941 - Estréia oficial da Seleção Iraniana de Futebol.
1980 - José João da Silva venceu a corrida de São Silvestre, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a prova 33 anos depois de ela ter se tornado internacional, em 1945.


Nascimentos

1863 - Barão Pierre de Coubertin fundador do COI e promotor dos Jogos Olímpicos da era moderna (m. 1937).
1895 - John Edgar Hoover, fundador e diretor do FBI (Federal Bureau of Investigation) de 10 de Maio de 1924 a 1972.
1912 - Kim Philby, espião britânico (m. 1988).
1919 - J. D. Salinger, romancista americano.
1921 - Rocky Graziano, pugilista estadunidense (m. 1990).
1926 - Maria Della Costa, atriz brasileira.
1927 - Maurice Béjart, bailarino, escritor, coreógrafo e diretor de teatro francês (m. 2007).
1943 - Drauzio Varella, escritor e médico brasileiro.
1946 - Roberto Rivellino, ex-jogador de futebol brasileiro.
1961 - Rita Camata, política e jornalista brasileira.
1969 - Viola, jogador de futebol brasileiro.

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Fatos e aniversariantes do dia 31 de Dezembro


Hoje aniversariam o ator Anthony Hopkins (71 anos), Donna Summer (60 anos), Pedro Cardoso (46), a jogadora de vôlei Jaqueline Carvalho (25) e o modelo Luciano Szafir (40)








Em 31 de dezembro de 1988, 150 pessoas a bordo do Bateau Mouche IV foram surpreendidas entre a Ilha de Cotunduba e o Morro da Urca. O barco de casco chato, mais adequado a águas tranqüilas, não suportou o excesso de peso. À meia-noite, o saldo do acidente incluía 55 mortos, entre eles, a atriz Yara Amaral.

1384 - Morre John Wycliffe, filósofo, teólogo e reformista religioso inglês, precursor da Reforma protestante.

1805 - Nasce a escritora francesa Marie de Flavigny, mais conhecida pelo pseudônimo de Daniel Stern.

1851 - Na Áustria, a constituição de 1849 é abolida, resultando num acréscimo de poder imperial no país.

1857 - A rainha Vitória elege Ottawa como capital do Canadá.

1879 - Thomas Edison faz uma demonstração pública de sua lâmpada incandescente nos Estados Unidos.

1913 - O senador Ruy Barbosa retira sua candidatura à presidência do Brasil.

1925 - É realizada em São Paulo a primeira corrida de São Silvestre.

1937 - Nasce o ator britânico Sir Anthony Hopkins.

1940 - Getulio Vargas reafirma a neutralidade do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

1946 - O presidente norte-americano Harry Truman proclama oficialmente o fim de hostilidades da Segunda Guerra Mundial.

1955 - A General Motors é a primeira companhia norte-americana a faturar mais de US$ 1 bilhão num ano.

1958 - Ernesto Che Guevara encabeça a ocupação de Santa Clara.

1961 - O Plano Marshall, que liberou mais de US$12 bilhões para a reconstrução da Europa pós-guerra, chega ao fim.

1974 - Pela primeira vez em mais de 40 anos, cidadãos norte-americanos podem comprar e possuir ouro nos Estados Unidos.

1978 - O Ato Institucional nº 5 deixa de vigorar.

1979 - A rainha Isabel II da Inglaterra, nomeia Alfred Hitchcock como cavalheiro da Ordem do Império Britãnico.

1981 - No país africano de Gana, o governo civil do presidente Hilla Limann é derrubado por um golpe de estado militar.

1985 - O traficante de drogas Escadinha foge do presídio de Ilha Grande com um helicóptero durante as visitas de fim de ano.

1986 - Um incêndio no hotel Dupont Plaza em Porto Rico mata 97 pessoas e fere outras 140.

1988 - No Rio de Janeiro o Bateau Mouche IV afunda na Baía de Guanabara matando 55 pessoas.

1995 - O presidente da Argélia Liamine Zeroual indica Ahmed Ouyahia como seu novo primeiro-ministro.

1997 - Michael Kennedy, filho do ex-senador Robert F. Kennedy, morre aos 39 anos num acidente de esqui em Aspen, Colorado.

1999 - O Canal do Panamá passa a ser do Panamá, conforme acordo estabelecido em 1977, quando o canal estava sob domínio americano.

1999 - Milhares de pessoas comemoram a passagem de ano dentro de escritórios por causa do Bug do milênio, que poderia afetar os sitemas informatizados.

FEPPS produz medicamentos no Jardim Botânico

Prédio da Fundação, na avenida Ipiranga Difícil imaginar que aqui trabalhem 420 funcionários, em dois turnos de trabalho, produzindo medicamentos para toda a rede pública de saúde do Estado – analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos e até morfina. Medicamentos estes direcionados ao Sistema Único de Saúde, SUS, das prefeituras municipais e da Secretaria Estadual da Saúde, comercializados sempre a preços mais baratos do que os cobrados pelos laboratórios comerciais.
Localizado na avenida Ipiranga, entre o Bourbon e a Terceira Perimetral, o complexo da Fundação Estadual de Pesquisa e Produção em Saúde, FEPPS, é um campus não só de fabricação e de pesquisa nessa área como presta serviços ao cidadão comum que, por exemplo, precisa realizar exames para detectar doenças como a tuberculose, o mal de Chagas, dengue ou HIV, entre outros, todos mediante prévia requisição das autoridades médicas. Também está apto a fazer exames de paternidade.
Instalado no Botânico há muitos anos, com prédios sendo ampliados e reformados, o campus do FEPPS abriga o Laboratório Farmacêutico e o Laboratório Central do Estado, bem como o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da área da saúde. Apenas três outros setores da Fundação – o Hemocentro, o Sanatório Partenon e o Informação Tecnológica – é que não se localizam aqui. Há cerca de 600 funcionários trabalhando em todos esses locais.
TUBERCULOSE – O grupo de pesquisadores e cientistas que trabalha na avenida Ipiranga compreende cerca de 35 profissionais com formação superior (a maioria com doutorado). Eles são o que melhor há nessa área, tendo desenvolvido, por exemplo, um kit para diagnóstico da tuberculose considerado inovador e completo até por colegas de grandes centros como Rio e São Paulo.
“Na área de biologia molecular somos líderes nacionais, e felizmente não temos problemas de defasagem tecnológica. Também estamos completamente informatizados”, informa Alberto Nicolella, pesquisador e médico veterinário que trabalha há 12 anos na Fundação.Os medicamentos produzidos pelo Lafergs – Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul - saem daqui com a marca Lafergs estampada no invólucro e são distribuídos, potencialmente, para todos os municípios gaúchos através da Divisão de Assistência Farmacêutica.

Fogaça e Fortunati tomam posse nesta quinta

O prefeito José Fogaça e o vice José Fortunati serão empossados em seus cargos no primeiro dia de 2009. Após a posse na Câmara Municipal, haverá a recondução de Fogaça ao cargo de prefeito de Porto Alegre e a transmissão de cargo de vice-prefeito de Eliseu Santos a José Fortunati, no Paço Municipal, às 18h30.
Na Câmara, a cerimônia terá início às 16h, no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255). A cerimônia no Salão Nobre da prefeitura inicia-se com a execução do Hino Nacional. Após, o cerimonial prevê a citação das autoridades presentes e as leituras das atas de recondução ao cargo de prefeito municipal e de transmissão de cargo de vice-prefeito. Também serão empossados os novos secretários municipais para a gestão que começa em 2009.
O juramento em nome dos secretários que tomam posse será feito pelo secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães. O ato será seguido da assinatura do Termo de Posse por todos os secretários e pelo prefeito José Fogaça e pelo vice-prefeito José Fortunati.
Já empossado para sua segunda gestão, Fogaça faz seu primeiro pronunciamento como prefeito reeleito da Capital, em outubro de 2008, com 470.696 votos. O ato prossegue com a execução do Hino Rio-Grandense e a foto oficial dos componentes do novo governo. A cerimônia será encerrada com a liberação do local para os cumprimentos.

Circuito de Vôlei de Praia, sábado, no Marinha


O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia começa neste sábado, 3. Os jogos acontecem nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil (Avenida Borges de Medeiros), durante os meses de janeiro e fevereiro. As etapas do masculino serão disputadas aos sábados e domingos e do feminino somente aos domingos. As inscrições são gratuitas e ocorrem no local, das 14h às 14h30. A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e tem parceria da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV). Um dos objetivos do circuito é o incentivo à prática do esporte, disputado em duplas, visando a integração social dos participantes.
A novidade, este ano, é que a dupla vencedora da etapa final do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia 2009 estará automaticamente classificada para a final estadual do Circuito Verão Gaúcho de Esportes, realizado pelo Sesc/RS (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul), que será disputada na praia de Torres, nos dias 7 e 8 de março. O Sesc promoverá o transporte da dupla, ficando por conta dos atletas a hospedagem e a alimentação.
Confira as datas:

* 03 e 04 de janeiro * 10 e 11 de janeiro * 17 e 18 de janeiro * 24 e 25 de janeiro * 31 de janeiro e 1º de fevereiro * 07 e 08 de fevereiro * 14 e 15 de fevereiro * 28 de fevereiro e 1º de março (etapa final)

Lami e Belém Novo, excelentes opções em POA

Praia do Lami: água calmas e mornas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do Programa Guaíba Vive, divulga hoje, 30, o relatório com os resultados da análise da balneabilidade realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A praia do Veludo, em Belém Novo, encontra-se imprópria para banho.
O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa legislação considera a água própria para banho quando, no conjunto das cinco últimas amostras coletadas, apenas uma delas apresentar mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Confira os pontos:

Praia do Lami

Posto 1 (Extremo-sul) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho.

Praia de Belém Novo

Posto 1 (Leblon) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (Veludo) - águas IMPRÓPRIAS para banho.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515 ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br.

* Nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará fechado para realização de trabalhos de manutenção. Também não haverá atividade no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2009, em razão das festividades de Ano Novo. No dia 8, o MCT voltará a operar normalmente, de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. O Museu localiza-se no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3697 ou no site
www.pucrs.br/mct.
* Os ingressos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) passarão a ter novos valores a partir do dia 2 de janeiro de 2009. Crianças de 3 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes universitários, professores e turmas de alunos acompanhadas por professor poderão obter o ingresso por R$ 9,00. O valor para o público em geral ficará em R$ 12,00. O MCT localiza-se no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3697 ou no site www.pucrs.br/mct.

terça-feira, dezembro 30, 2008

Condomínio do IPE é um dos mais antigos do JB

O Condomínio Emanuel Domingues surgiu em 1971, na esquina com a Ipiranga. São três andares, 218 apartamentos (máximo de 16 por andar) de dois, três e quatro dormitórios e seis lojas que estão fechadas. Localizado entre a avenida Ipiranga, a rua Alcebíades Caetano da Silva e a Chile, o Conjunto Residencial Emanuel Domingues foi inaugurado em 1971. Destinado inicialmente a funcionários públicos, era um projeto do Instituto de Pensionistas do Estado, IPE, que financiava os imóveis pelo esticado prazo de 15 ou 20 anos. Aos poucos, como é natural, passou a ser habitado por um público variado, mas sempre de classe média e, em sua maioria, idosos – no caso dos proprietários. “Já os que alugam são geralmente jovens”, informa Clari Tende, ex-síndica geral e moradora do condomínio há 19 anos.
Anterior ao Felizardo Furtado e ao da Corsan, o Emanuel Domingues não conta com elevadores e nem um sistema permanente de vigilância – que acontece somente à noite, aos finais de semana e nos feriados. Os furtos e roubos, porém, não chegam ainda a ser um problema, apesar da localização junto à avenida, garante a síndica.

A infra-estrutura do Residencial é bastante simples: algumas churrasqueiras e uma pequena pracinha para as crianças. Não existem elevadores. Estacionamento existe, mas não em quantidade suficiente. Erguido em uma época em que o bairro era ainda uma espécie de vila formada por muitas casas de madeiras, terrenos baldios e antigos e pequenos prédios de alvenaria, o Emanuel Domingues (homenagem a um antigo morador do Jardim Botânico, dizem alguns) foi projetado originalmente para ir até a rua Valparaíso (por onde, em 1971, passava o Riacho Ipiranga), o que não aconteceu devido às invasões do local.
Papas da Língua, amanhã, na virada de ano da Usina do Gasômetro.
*O Réveillon 2008 promovido na Usina do Gasômetro pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, quer manter o sucesso das edições anteriores e levar novamente cerca de 100 mil pessoas para a orla do Guaíba. A programação foi reforçada com não apenas uma apresentação de projeção nacional no grande show de fim de ano, mas duas: Papas da Língua e Kleiton & Kledir. Outra atração vai ser vista nos céus, com as dez toneladas de fogos de artifício - duas a mais que no ano passado - que vão iluminar os primeiros minutos do dia 1º de janeiro.
A programação começa no dia 31 de dezembro, às 18h, com o funk, rap e soul da banda Alvo do Sistema, às 19h sobe ao palco o grupo-show do Império da Zona Norte, escola campeã de 2008, às 21h os Papas da Língua embalarão a festa por 80 minutos, às 23h Kleiton & Kledir tocarão até a contagem regressiva. Após os fogos, que devem durar doze minutos, o primeiro grande concerto do ano fica com o corpo de baile e os covers da Cia Show 4. No intervalo entre os shows, o DJ Claudinho Pereira manterá o alto astral nas caixas de som.
Infra-estrutura - As novidades em infra-estrutura são o estacionamento no Parque da Harmonia, no mesmo ponto (próximo à Usina) em que funciona o do Acampamento Farroupilha, além de um grande centro de táxis. A SMC fará a campanha pelo uso de transportes públicos, com o slogan "Não vá de carro!". Serão aumentados o efetivo de segurança, com a Brigada Militar e agentes privados, e também de banheiros químicos (50).
Serão mantidos alguns atrativos que tiveram sucesso no ano passado, como a praça de alimentação e as tendas esotéricas, além do cercamento de toda área do evento, que continuará com revista criteriosa na entrada.
Programação18h - Alvo do Sistema (funk, rap, soul)DJ Claudinho Pereira nos intervalos19h - Império da Zona Norte (Campeã 2008)21h - Papas da Língua (80min)23h - Kleiton & Kledir (80min)0h - Fogos: 12 minutos, 10 toneladas0h30 - Cia Show 4 (corpo de baile, covers de hits)Infra-estrutura:- Praça de Alimentação- Tendas Esotéricas- 50 banheiros químicos.- Área cercada, com revista na entrada- Segurança (BM e privada) - Estacionamento no Harmonia - Grande Ponto de Táxi- Campanha: Não vá de carro!

*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publica, hoje, na edição de amanhã do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital nº 173/2008 que prorroga o período de inscrições ao Concurso Público 441, para Professor de Ensino Médio – Estatística. Os interessados poderão se inscrever via Internet, no site http://www.conesul.org/, da zero hora do dia 30 de dezembro de 2008 até as 24h do dia 6 de janeiro de 2009. No mesmo período também serão recebidas inscrições no Centro de Ensino Conesul, situado à Rua 12 de Outubro, nº 49, Bairro Partenon/Glória, das 9h às 16h, somente nos dias úteis.
O Edital também retifica os Editais nº 159/2008, 163/2008, 165/2008, 167/2008 e 171/2008, quanto ao item que trata da Escolaridade, exigências mínimas e/ou habilitação legal para o CP Professor 441, que passa a ser Licenciatura Plena em Estatística ou bacharelado em Estatística, acrescido de formação pedagógica para atuar no Ensino Médio.

*Começa a funcionar a partir de 5 de janeiro a nova unidade do Centro de Capacitação da Procempa no Telecentro Paulo Freire da Câmara Municipal, localizado no térreo, ao lado do Memorial da casa. Serão 33 novas vagas para os cursos gratuitos de informática, que abordam conteúdos de Introdução à Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office e Internet.
O Centro de Capacitação Digital (CCD) funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. As inscrições para os cursos gratuitos de informática do CCD da Câmara devem ser feitas pela Central de Atendimento, telefone (51) 3289-6391, das 8h às 18h. As informações necessárias são número do RG, endereço, telefone e data de nascimento. O único pré-requisito é possuir no mínimo 12 anos de idade.
Capacitação digital - O CCD mantém cursos gratuitos de informática nas unidades Usina do Gasômetro, Restinga, Terceira Idade - Santander Cultural, Ronaldinho Gaúcho e Procempa. De janeiro a novembro deste ano, o CCD formou 2.690 pessoas, sendo 1.105 idosos. Uma ação descentralizada da empresa forma, ainda, jovens com necessidades especiais, na Escola Elyseu Paglioli.
São capacitadas também turmas de pessoas com deficiência visual, através do software Virtual Vision, em parceria com a Fundação Bradesco e a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). Neste ano, foram formadas quatro pessoas com deficiência visual. As inscrições para os cursos regulares do CCD da Restinga e da Usina do Gasômetro estão permanentemente abertas e devem ser feitas pela Central de Atendimento: (51) 3289-6391, das 8h às 18h.

*Interessados em participar do projeto de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura já podem fazer sua inscrição. Os novos oficineiros irão trabalhar durante o ano que vem. A inscrições podem ser feitas na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551) até o dia 23 de janeiro de 2009. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas (no caso de Inclusão Cultural) nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária, (rádio, jornal, fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
Seleção - A pré-seleção será realizada no dia 6 de fevereiro de 2009, com publicação no Diário Oficial. A entrevista com os pré-selecionados ocorre de 23 de fevereiro a 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. Dia 16 de março, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8115 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.