sábado, outubro 11, 2008


É sábado e chove no Jardim Botânico...

Foto de Henri Cartier-Bresson.

Collie: inteligência, beleza, força e agilidade

Uma de suas principais características é a inteligência, que, aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência. A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto.
A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fêmeas, medidos na altura da cernelha. O peso pode variar de 18 a 29 kg. A pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

Os aniversariantes do dia 11 de Outubro

Hoje o músico Lobão está completando 51 anos e a atriz Totia Meireles 50. E no dia de hoje faleceram Renato Russo e o escritor Fernando Sabino.









Elisabeth Tailor

sexta-feira, outubro 10, 2008

10/10/2008 16:42
* Nesta sexta-feira (10/10), às 11h54min, uma guarnição do 19º BPM, quando no policiamento pela rua I, Vila Cachorro Sentado, em Porto Alegre, abordou G.V.D.O.N. Conforme o sistema, ele não possui antecedentes, mas estava de posse de sete buchas de maconha, uma munição calibre 38, R$ 7, um talão de cheques com 10 folhas. A ocorrência foi conduzida ao Departamento de Polícia Metropolitana.
* Os pais dos alunos da Faculdade de Farmácia da PUCRS conhecerão o a unidade acadêmica onde seus filhos estudam e que completa 15 anos em 2008. No dia 18 de outubro, eles poderão visitar os laboratórios, a FarmáciaEscola e também as salas que ficam no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). No ocasião, ocorrerá também um debate sobre o mercado de trabalho para o farmacêutico, com a participação do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado, Juliano Sofia da Rocha, do farmacêutico bioquímico do Laboratório Imune Paulo Jaconi Saraiva, da farmacêutica industrial do Laboterra e QT Indústria Farmacêutica Patrícia Klein, da farmacêutica hospitalar do Hospital São Lucas Gabriela Muller Sales, da farmacêutica e presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais - RS, Méri Terezinha Martins, e da farmacêutica em saúde pública do Centro de Saúde Bom Jesus Fabiane Leffa. Atualmente a Faculdade de Farmácia conta com cerca de 500 alunos. Os pais dos estudantes podem confirmar presença no evento até a próxima quarta-feira, 15 de outubro, pelo e-mail farmacia@pucrs.br ou telefone (51) 3320-3512.
* O projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale), trabalhará na próxima terça-feira, 14 de outubro, "Como fazer um resumo, uma paráfrase e um texto crítico". Quem explicará o tema é a doutoranda em Lingüística Aplicada Rosemari Martins. O encontro utiliza, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, exemplos práticos para esclarecer dúvidas relacionadas à Lingüística e Literatura. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros são realizados das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nas datas e horários dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676 e (51) 3320-3528.
* O Quinteto de Madeiras Clássico da Orquestra Filarmônica da PUCRS se apresentará na próxima quarta-feira, 15 de outubro, dentro do projeto Sobremesa Musical. O evento tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* Pesquisadores, profissionais e estudantes de áreas como computação, psicologia, ergonomia e design gráfico se encontrarão na PUCRS, de 21 a 24 de outubro, para participar do "8º Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais" (IHC2008). O evento é o principal fórum da comunidade brasileira de Interação Humano-Computador (IHC) e avaliará temas como acessibilidade e uso terapêutico da interação; computação afetiva; interfaces para dispositivos móveis e sistemas ambientes; interação homem-robô e impacto da interação na sociedade aplicações em saúde, educação, transporte, esporte e ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.inf.pucrs.br/ihc2008.

Torneio de Boxe: vale título neste domingo

Neste domingo, 12, a partir das 16h30min, acontece o Campeonato Estadual de Boxe Amador (Olímpico), no ginásio do Bolão Gaúcho (rua Araçá, 129, no centro. Tel.: 3472-3189)), em Canoas. Este é o mais importante torneio do ano - vale título, em praticamente todas as categorias. A promoção é da Federação Gaúcha de Pugilismo, BOXERGS. (ver link neste blog)
Sofia Loren: diva italiana

Poodle: cão inteligente, alerta e companheiro


O Poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo. É famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos, têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preta, dependendo da pelagem.
São situados na altura do stop, e são levemente oblíquos. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta. A pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. A pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordõesinhos tipicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, marrom, cinza e abricó. Quanto ao tamanho, temos 4 variedades: tamanho gigante, de 45 à 60 cm. na altura da cernelha; tamanho médio, de 35 à 45 cm. na altura da cernelha; tamanho miniatura ou anão, de 28 à 35 cm. na altura da cernelha, e por fim o Toy, com no máximo 28 cm. na altura da cernelha. (Fonte: guiaderaças.com

Os aniversariantes do dia 10 de Outubro

Hoje Rosana Garcia (Sítio do Pica-Pau Amarelo) completa 44 anos e Miguel Falabella 52. E hoje faleceram Orson Welles, Edith Piaf e Cristopher Reeve.














Leitor escreveu ao Conselheiro X.: Lojas Renner


MAURICIO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Incendio das Lojas Renner: o Joelma gaúcho":

Esse texto está muito bem escrito e contém dados completos e informações históricas importantes. Parabenizo o autor e faço votos que continue tão exímio escritor.

Sempre morei em Canoas. Me lembro que naquele dia terça feira dia 27 de abril eu fui na aula de catequese no início da tarde. Tinha 10 anos. Estava meio calor , não muito. Logo que cheguei de volta em casa minha mãe e meu irmão estavam assistindo à tragédia pela tevê. De fato na sessão da tarde que era a programação da difusora canal 10 passava um filme que não me lembro o enredo, apenas uma cena de um cachorro no velho oeste, ou algo assim. Mas o filme foi cancelado e todos os canais se mobilizaram em mostrar o que acontecia. Alguns dias depois que não me lembro exatamente qual, fui no oculista em Porto Alegre com minha mãe e fomos ver o prédio que estava em ruínas. Ainda me lembro de ver os bombeiros caminhando nas escadas no fundo da loja que são IGUAIS às atuais. Por fim assisti pela tevê num domingo à tardinha a implosão da loja. E sou sincero em dizer: Até hoje quando entro na loja sinto um certo receio por que sem dúvida foi uma das tragédias mais terríveis que já vi. Só uma colaboração como complemento, por que li no texto algo diferente. No outro dia 28/04 no jornal do almoço no quadro de reportagens apareceu uma cena do interior da loja de uma acensorista que morreu grudada no elevador. Boa sorte e continue sendo um brilhante escritor.Parabéns
Maurício Gomes Costa, professor, Canoas, RS
Postado por MAURICIO no blog Conselheiro X em 23:58

Botânico é o maior ponto turístico de Curitiba

O Jardim Botânico da capital do Paraná foi inaugurado em 1991.
Na enquete realizada no Paraná-Online venceu a questão número dois. A pergunta era: "Qual o melhor ponto turístico de Curitiba?". Com 416 votos a questão vencedora foi: "O Jardim Botânico. É o cartão postal da cidade e referência nacional". Em segundo lugar aparece a alternativa: "O Museu Oscar Niemeyer. A arte e a beleza do museu valem a pena", com 93 votos. Em último: "O Relógio das Flores. É um patrimônio histórico de Curitiba e do Paraná", que acumulou 81 votos.
O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 com uma área de 245 mil m². Sua arquitetura foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres no século 19. É um dos principais pontos turísticos de Curitiba e do estado do Paraná.
O Relógio das Flores está localizado no setor histórico da cidade, na Praça Garibaldi. Ele foi oferecido por joalheiros, em 1972. A partir de 78, as flores do canteiro começaram a ser repostas a cada trimestre, obedecendo à floração de cada estação. Seu sistema de funcionamento é baseado na emissão vibrátil do quartzo, que oferece maior precisão. O acionamento dá-se pelo envio de impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário.
O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 com o nome de Novo Museu. No ano seguinte seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista. O Museu foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Empresária da rua, Magali quer vender seus pães

Ela trabalha muito mas não se queixa do seu negócio: "Vendo bem".
Quem passa pela rua Felizardo, esquina com a Guilherme Alves (defronte à casa que era do seu Alécio e de dona Idalina), vê diariamente os "vendedores de pão" que ficam na esquina. Ou melhor, vendedor ou vendedora - sempre um, unicamente.
Vestidos de jaleco branco e boné da mesma cor, com o produto rigorosamente embalado em plástico, eles permanecem ali de sábado a sábado, das 14 às 20 horas, faça sol ou faça chuva. Quando o tempo é ruim, o vendedor(a) abre o guarda-sol de praia e, com um tabuleiro preso nos ombros, prossegue anunciando seu produto (pães caseiros e cachorro-quente), sempre de forma educada, a passantes e motoristas que aguardam o sinal abrir.
Há um ano trabalhando no local, Magali Piazza é uma pequena empresária que, graças ao seu tino comercial, cativou uma clientela não só do bairro como pessoas de outros pontos da cidade que passam pelo Jardim Botânico. "Vendo bem. Temos uma boa clientela", afirma. Magali diz contar com outras pessoas "que nos ajudam". Mas na tarde desta quarta-feira era ela própria quem estava lá. Durante a entrevista vendeu dois pães e conversou com várias pessoas. Embora afirme que vende cerca de 20 pães diariamente, é lícito imaginar que seja mais do que isso.
O pão colonial é feito em casa, na rua Tibiriçá, no Jardim do Salso, onde ela mora com o marido. É ele quem a traz até aqui, em um carro Scort. Os pães são feitos sempre à noite, com ovos e leite e "suavemente doces". Isso, é claro, importa em muito trabalho - "não páro nunca".
Trabalho que inicia à meia-noite e vai até cerca das 2h30min da manhã. Depois disso eles descansam. Ao acordam, saem à luta e só retornam para casa quase no final da noite.
Vender pães e cachorros, segundo Magali, "dá para sobreviver". Ela até sonha com algo maior, como abrir uma padaria, mas diz não ter capital: "Teria que conseguir empréstimo, recorrer a bancos". O melhor horário das vendas inicia às 17 horas, quando o movimento de veículos e pessoas voltando do serviço é maior.
Magali tem outro ponto, na rua onde mora, e diz que veio para cá depois de estudar o movimento("é uma esquina movimentada") e de consultar os comerciantes da volta, para saber se tinham alguma objeção ao seu trabalho. Ela não constituiu empresa, porém nunca teve problemas com os fiscais da Prefeitura - e assim vai tocando o seu negócio.
Negócio trabalhoso: no inverno tem a chuva, o frio e o vento. No verão, o calor e o sol escaldante. Pensando em expansão, colocou uma tele-entrega para os moradores do bairro - a partir de dois pães ela entrega a domicílio. O pão - com quase meio-quilo - custa R$ 3,00. Já o cachorro custa R$ 1,50.
Nada mau para quem estava desempregada e já havia trabalhado em lojas, em shoppings center e até em bingo.

Huski Siberiano, cão dócil e muito carinhoso

É um cão de porte médio, de extrema agilidade e muito vigoroso. Originário de Sibéria, era usado para puxar trenós. É muito popular nos Estados Unidos e no Canadá, e é extraordinariamente dócil e carinhoso com todas as pessoas. Sua pelagem é densa e comprida, formada por duas camadas de pêlo, sendo que o sub-pêlo é sedoso, espesso, um pouco lanoso. O pelo externo é igualmente sedoso e suave. Apresenta-se em todas as cores, inclusive o branco. Sua altura varia de 53 à 60 cm., nos machos e de 51 à 56 cm. nas fêmeas. O peso varia de 16 à 27 kg.

Aniversariantes do dia 9 de Outubro

Se estivessem vivos, hoje John Lennon completaria 68 anos, Peter Tosh 64 e Taiguara 63.






* A segunda rodada da segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol Amador na categoria veterano foi realizada na tarde do último sábado, 4. Quatro campos da cidade receberam os oito jogos da rodada. Devido às eleições municipais de ontem, 5, a categoria livre não teve rodada, que será disputada no próximo domingo, 12.
Os oito jogos e os respectivos resultados
Chave 9 - Parque Tamandaré - Avenida Taquara, 609 - Petrópolis16h - Palmeiras 6 x 1 Portelinha18h - Ninguém Ké 2 x 3 Portuguesa
Chave 10 - Parque Ramiro Souto - Avenida Osvaldo Aranha, 969 - Bairro Bom Fim13h30 - Agrosantos 3 x 3 Pantanal15h30 - Gaúcha 0 x 4 Comerciário
Chave 11 - Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Avenida Goethe - Bairro Moinhos de Vento13h30 - Lomba do Sabão 1 x 1 Martinica15h30 - Ajuve 0 x 3 Canarinho
Chave 12 - Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico13h30 - Guarani 2 x 4 Unidos/Flamengo15h30 - A. S. Roma 4 x 0 Associação

IGP divulga detalhes sobre concurso público

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (09/10), página 63, publica o Edital Nº6/2008, no qual está a convocação dos candidatos com inscrições homologadas nos Concursos C.01/08 a C.10/08 do IGP, para prestarem provas na data, horário e locais abaixo indicados:
Data das Provas: 19/10/2008.
Horário das Provas:
Para os Concursos C.01/08 a C.07/08 – Peritos: das 9h às 14hPara os Concursos C.08/08 – Papiloscopista, C.09/08 – Fotógrafo Criminalístico e C.10/08 – Auxiliar de Perícia: das 9h às 13h.Chegada nos locais de provas para todos os cargos: 8hInício das provas para todos os cargos: 9hLocais das Provas
Em PORTO ALEGRE
Conforme o estabelecido no subitem 1.3. do Edital de Concursos Nº 01/2008, os candidatos que optaram por vagas nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Osório, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Taquara e Viamão, prestarão provas em Porto Alegre, no seguinte endereço: FAPA - FACULDADES PORTO-ALEGRENSES, situada na Av. Manoel Elias, 2001 – Bairro Passo das Pedras, conforme a distribuição por cargos a seguir. No Prédio E da FAPA, prestarão provas os candidatos inscritos para os seguintes cargos: Perito Criminal; Perito Criminal Área Engenharia Mecânica; Perito Criminal Área Psicologia; Perito Médico Legista Área Psiquiatria; Perito Químico Forense Área Química e Perito Químico Forense Área Biologia, que optaram por vagas nos municípios de Porto Alegre, Osório, São Jerônimo e Taquara.No Prédio D da FAPA, prestarão provas os candidatos inscritos para os seguintes cargos: Papiloscopista e Fotógrafo Criminalístico, que optaram por vagas nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Osório e Viamão. No Prédio A da FAPA, prestarão provas os candidatos inscritos para o cargo de Auxiliar de Perícia, que optaram por vagas nos municípios de Osório, Santa Cruz do Sul e São Jerônimo.

*Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS está fechada por tempo indeterminado. Com 11 leitos, o serviço estava atendendo a 28 pacientes esta manhã. A direção solicita que a população procure outras instituições de saúde.

* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), em parceria com o Programa Geron, realiza, a partir da próxima quinta-feira, 16 de outubro, palestras e atividades ambientais voltadas a pessoas com mais de 60 anos. Os encontros "Vida com Ciência" abordarão árvores, aves, caracóis, lesmas de jardim e borboletas. Serão sempre às quintas-feiras, das 14h30min às 16h, até 27 de novembro. Quem deseja participar pode se inscrever, por 20 reais, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).Segue abaixo a programação:16 de outubro
Tema: Árvores da Minha Rua
Resumo: Despertar a percepção e o gosto pelas arvores, principalmente aquelas de contato diário.23 de outubro
Tema: Caracóis e Lesmas dos nossos jardins: Quem são? Como controlar?
Resumo: Proporcionar o conhecimento da fauna de caracóis e lesmas comuns nos jardins e fornecer dicas de como evitá-las de forma natural.13 de novembro
Tema: Aves, conhecer para preservar
Resumo: Fornecer subsídios para um maior conhecimento das aves que rodeiam e da importância delas para a conservação do meio ambiente.27 de novembro
Tema: Borboletas do Meu Jardim
Resumo: Esclarecer dúvidas e curiosidades sobre as borboletas e mariposas bem como demonstrar a importância delas.
* O Dia das Crianças será neste domingo, 12 de outubro, e uma boa dica de diversão com conhecimento é visitar o e-book "Ler e Brincar", por meio do site www.pucrs.br/edipucrs/lerebrincar_narrativa/lerebrincar_narrativa.swf. É uma história sobre a arte de criar histórias, uma narrativa apresentada em forma de hipertexto, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. Os exercícios enfatizam os elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, e a sua estrutura. A história se baseia na personagem Tecelina, que segue sua vida por meio de um emaranhado criado a partir da vida de parentes e amigos.Além da navegação por essa história, ainda são apresentadas no e-book atividades que trabalham conceitos fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações das personagens e suas ações. Coordena o trabalho a professora da Faculdade de Letras (Fale) Vera Teixeira de Aguiar.
* Na próxima segunda-feira, 13 de outubro, haverá feriado escolar na PUCRS. O motivo é a antecipação do feriado comemorativo ao Dia do Professor e do Auxiliar de Administração Escolar que será na quarta-feira, dia 15. Também serão suspensas as atividades administrativas.

* Por meio de tele-aulas virtuais, estudantes e acadêmicos da PUCRS e das Universidades de Aachen (Alemanha), Médica de Kaunas (Lituânia) e Médica de Varsóvia (Polônia) se encontrarão para trocar experiências e projetos na área da saúde. As vídeo-conferências ocorrerão nos dias 28 de outubro, 4 e 11 de novembro, das 11h45min às 14h, na sala de aula da Pós-Graduação em Medicina, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Serão apresentados casos de neurocirurgia, cardiologia e problemas de saúde ligados a distúrbios genéticos. No dia 28, a Faculdade de Informática e o Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia mostrarão o projeto do "Olho Virtual", que é a modelagem em 3D de um olho. Participam também a Faculdade de Medicina e a Liga de Telemedicina e Telessaúde da Universidade. Informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4402.
* A edição deste mês do Projeto Fé e Cultura ocorre na próxima terça-feira, 14 de outubro. O tema abordado será "Dor e Santidade - O caso da tuberculose". Os palestrantes serão o irmão marista Jaime Biazus e o coordenador do Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional (ligado ao Instituto de Pesquisas Biomédicas), professor da Faculdade de Farmácia e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Diógenes Santiago Santos. O evento ocorre a partir das 18h15min no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
* Em meio a crise financeira nos Estados Unidos e a instabilidade nas bolsas de valores em todo o mundo, o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) irá orientar investidores e interessados no tema sobre como proceder. Na próxima quarta-feira, 15 de outubro, ocorre a palestra "Como Operar com o Mercado em Queda", que apresentará formas de operação na bolsa de valores e como os operadores profissionais usam a queda para ganhar dinheiro.
Início:15/10/2008 - 06:09Final15/10/2008 - 07:09Fuso horário:Etc/GMT-2No dia 22 de outubro, a atividade "Investimentos de Baixo Risco - Previdência XP" avaliará as principais vantagens de uma previdência privada. As palestras ocorrem das 18h às 19h, na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do site http://www.labmec.com.br/. Outras informações pelo telefone (51) 3384-4449.
* Professores de ensino médio que atuam nas Escolas Maristas do Rio Grande do Sul se encontrarão na PUCRS no dia 18 de outubro. Estarão reunidos docentes das disciplinas de Educação Física, História, Biologia, Física, Filosofia, Inglês, Espanhol, Sociologia e Artes. A Universidade apresentará sua estrutura acadêmica e realizará palestras sobre docência, promoverá diálogos por áreas, e propiciará visitas às unidades acadêmicas. Os professores serão recepcionados, das 9h as 15h30min, no auditório do prédio 9, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* Mecânica e Fluidos são os assuntos do próximo encontro "Física Experimental para Vestibulandos", que a PUCRS realiza no dia 17 de outubro (sexta-feira). Nas aulas são apresentadas experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares e resolvidas questões sobre a disciplina. A atividade ocorre a partir das 14h no auditório da Faculdade de Física, prédio 10 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica ou telefone (51) 3320-3535.

* Apesar de conhecida do público, a cirurgia da obesidade, pelo grau de risco é indicada apenas para pessoas cujo Índice de Massa Corporal (IMC) seja igual ou maior a 40, o que configura a obesidade mórbida, e desde que a doença seja agravada pelo excesso de peso e patologias associadas. O IMC é calculado dividindo-se a altura pelo peso. Para ter uma idéia, o IMC de uma pessoa com peso normal varia de 18,5 kg/m2 a 24,4 kg/m2. "Cerca de 15% do total de pacientes que nos procuram não precisam fazer o procedimento", esclarece o diretor cirúrgico do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS), Cláudio Mottin. Há hoje algumas técnicas utilizadas no procedimento. Cada técnica é adequada ao perfil e as expectativas do paciente. "Quem gosta de doces ou é muito beliscador geralmente não se dá bem com a banda gástrica porque os alimentos pastosos deslisam sem dificuldade pelo anel e a pessoa engorda. Pessoas que consomem muito carboidratos têm mais resultados com as cirurgias disabsortivas", destaca, ainda, o cirurgião. Segundo Mottin, o índice de mortalidade decorrente da cirurgia gira em torno de 1% no Brasil, índice igual a de outros países. Daí a importância de esclarecer sobre as indicações e contra-indicações da cirurgia. Pacientes que já operaram serão convidados a dar seus depoimentos. Para os interessados (operados e não operados SUS/Convênios) de todo o Estado em saber mais sobre o processo que envolve o tratamento pré-operatório e pós-operatório, o COM/HSL/PUCRS realiza, no segundo pavimento do Hospital da PUCRS, no Anfiteatro Irmão José Otão (Ipiranga, 6.690), palestra gratuita com a equipe multidisciplinar a respeito do tema. Será nesta sexta-feira, dia 10/10, a partir das 18h. Informações pelo telefone: (51) 3320-5002.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Campeão de Rugby treina no Jardim Botânico

Pouco conhecido no Brasil, o rugby é um dos esportes mais populares do mundo. Nas fotos abaixo, o time feminino do Charrua, em treino na ESEF. Mais abaixo, Daniel, um dos treinadores, e o presidente do clube, Rodrigo dos Reis. Para conhecer o Charrua acesse o link neste blog: www.charruarugby.com


Fundado em junho de 2001, o Charrua Rugby Clube é, hoje, a principal referência nesse esporte no Estado, além de pioneiro na modalidade e detentor dos últimos títulos estaduais. Com cerca de 150 integrantes - entre homens e mulheres de idades variadas, vindos de todos os bairros da cidade - o Charrua realiza seus treinos aos sábados em um dos campos da Escola Superior de Educação Física, ESEF, na rua Felizardo, no Jardim Botânico. Às terças e quintas-feiras, os treinos acontecem no campo Ramiro Souto, no Parque da Redenção.
"Temos muitos alunos aqui do bairro", diz Daniel Loureiro Mendes, 26 anos, um analistas de sistemas que reside no JB e dá aulas do esporte para a turma masculina (muitas mulheres também o praticam).
Daniel joga rugby há sete anos, trazido por um colega de trabalho que já havia se apaixonado por um esporte bem pouco popular em terras brasileiras (para não dizer quase desconhecido) e que, no entanto, ganha a cada diz mais adeptos. "Eu mesmo jogava futebol, mas depois que comecei com o rugby deixei ele de mão", afirma. Vale dizer que o rugby é considerado um dos esportes mais populares do mundo - há quem afirme que é o segundo, só perdendo para o futebol tradicional.
O rugby é originário da Inglaterra e pode ser considerado o pai do futebol americano, embora utilize não somente os pés como também as mãos e sua bola seja oval. Muito difundido em países como a nossa vizinha Argentina, existe já há um certo tempo no Brasil. Porém só teve impulso mesmo nos últimos cinco anos, iniciando em São Paulo e Rio de Janeiro e expandindo-se com firmeza para outros Estados, sendo o Rio Grande do Sul considerado, no momento, o mais promissor. Embora reconheça que seus alunos estejam ainda "aprendendo", Daniel lembra que o Charrua é o atual bicampeão gaúcho e já foi campeão da Liga Sul-Brasileira - que reúne os três Estados sulistas.
O QUE É O RUGBY- O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.
A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, enchida entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.
Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipas constituem-se de 8 Avançados,2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas.
RUGBY NO RIO GRANDE DO SUL - Em 2001, um grupo de amigos resolveu se reunir para criar o primeiro time de rugby do Rio Grande do Sul. Nascia o Charrua Rugby Clube. Com sede em Porto Alegre, o time levou a raça gaúcha que faltava nas competições nacionais. Hoje a jovem equipe acumula títulos importantes, em 2007 tornou-se campeão da Liga Sul de Rugby (campeonato jogado por times do RS, SC e PR). No decorrer dos anos, o Charrua Rugby fez um importante trabalho desenvolvendo categorias de base (inclusive a feminina) e disseminando o esporte pelo estado. Logo após o Charrua, surgiu o Guará Rugby Clube, de Canela. O time serrano e o da capital se uniram para levar para frente o projeto de fazer uma liga gaúcha de rubgy. Assim foi criado um Grupo de Desenvolvimento Rugby no estado, liderado por Nilson Taminato.
Em 2006 e 2007 o campeonato foi disputado no modelo Seven-a-Side (sete jogadores por time), essa variação é muito popular na Europa e na Oceania, bastante usado para promover o esporte.
Em 2008 o modelo adotado é o Ten-a-Side (dez jogadores por time), modelo sugerido, por causa da grande evolução dos times no estado. Futuramente o objetivo é chegar a disputas do modelo de Rugby Union (15 jogadores por time) modelo padrão das competições internacionais.
O circuito é aberto a todos os grupos de Rugby do Estado que confirmaram participação. O objetivo principal do circuito será o desenvolvimento do Rugby no Estado, servindo de instrumento para a diversão dos envolvidos e formação de árbitros, treinadores e dirigentes.

Times do Rio Grande do Sul:
ordem alfabética
Antiqua Rugby - Pelotas
Búfalos Rugby Club - Bagé
Charrua Rugby Clube - Porto Alegre
Farrapos Rugby Clube - Bento Gonçalves
Fenix Rugby Club - Santa Maria
Guaíba Rugby Clube - Guaíba
Guará Rugby Clube - Canela
Lanceiros Negros Rugby Clube - Canoas
Torres Rugby Club - Torres (antigo Lobos da Ilha Rugby Club)
Minuano Rugby Clube - Osório
Novo Hamburgo Rugby Clube - Novo Hamburgo
Pampas Rugby (Unisinos) - São Leopoldo
San Diego Rugby Club - Porto Alegre
Santa Maria Rugby Clube - Santa Maria
Serra Rugby Clube - Caxias do Sul




Projeto Pescar tem inscrições abertas

Está disponível no site do Projeto Pescar o edital para a seleção da 5ª turma do curso gratuito de Montagem e Manutenção de Microcomputadores da Unidade Procempa, que será realizado de fevereiro a dezembro de 2009. Para se inscrever, o candidato deve ter em mãos carteira de identidade, CPF, comprovantes de freqüência escolar e de residência.
O candidato deve ainda preencher os seguintes requisitos: pertencer a família de baixa renda; estar cursando entre a 8ª série e o 3º ano do Ensino Médio; não ter freqüentado curso profissionalizante; não estar trabalhando; ter disponibilidade para participar do curso das 13h45 às 18h, de segunda a sexta-feira; ter no mínimo 16 e no máximo 19 anos completos no dia 9 de fevereiro de 2009; e residir em Porto Alegre. Além do curso, os jovens da Unidade recebem benefícios como vale-transporte, material didático, alimentação no local, uniforme e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Inscrições - As inscrições serão realizadas nos dias 13 e 17 de outubro, das 8h30 às 11h30, e nos dias 14, 15 e 16 de outubro, das 14h às 17h30, na Rua João Neves da Fontoura, s/nº (Procempa). Para mais informações, acesse o edital das inscrições no endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pescar ou entre em contato pelos telefones 3289-6044 e 3289-6070.

Pinscher, um cão desconfiado, sóbrio e alerta


O pinscher é um cão de grande mobilidade, aspecto muito elegante e muito sóbrio. É de tamanho médio e sua constituição quadrada, possuindo uma musculatura robusta e forte.É muito desconfiado com estranhos, e está sempre alerta. Apesar do caráter dócil, é ótimo guarda. O seu pêlo curto e limpo, contribui par ser um bom cão para apartamento.
Sua altura fica entre os 25 e os 30 cm., medidos na altura da cernelha. Seus olhos são escuros, de tamanho médio, cheios de forma ovalada. A cauda, de inserção alta e espessura média, é levada verticalmente. O pêlo do Pinscher é curto, liso, duro ao tato, forte , brilhante, bem aderido ao corpo.
Romy Schneider (1938-1982)
PUC está oferecendo medicamentos com até 90% de desconto.
* A FarmáciaEscola da PUCRS está participando de projeto do Ministério da Saúde, denominado Programa de Extensão da Farmácia Popular. Pela iniciativa, o estabelecimento oferece à população medicamentos anticoncepcionais, para hipertensão e diabetes, entre outros, com até 90% de desconto. Esse projeto busca ampliar o acesso da população aos remédios considerados essenciais. Para adquiri-los é preciso apresentar receita médica e CPF. Informações complementares pelos telefones (51) 3384-2257 ou (51) 3320-3500, ramal 8312.
* A utilização do corpo humano no ensino e na pesquisa da área biomédica e a discussão de temas como a eutanásia, a morte, a doação de órgãos e a terminalidade são as questões debatidas pelo "Grupo de Estudos Pró-Corpo: Estudos sobre a utilização do corpo humano para ensino, pesquisa e doação de órgãos". Os encontros começam nesta sexta-feira, 10 de outubro, e vão até 21 de novembro, com atividades às sextas-feiras, das 17h30min às 19h20min. A promoção é da Faculdade de Direito, com apoio do Instituto de Bioética e Laboratório de Bioética e Ética Aplicada a Animais. Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* O curso de Espanhol Instrumental para Viagens e Turismo dará dicas específicas para quem pretende viajar a países que falam a língua. As aulas, promovidas pelo Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS (ICH), vão de 20 de outubro a 8 de dezembro e abordarão o alfabeto e pronunciação, meios de transporte, gastronomia, pontos de interesse turístico, chamadas telefônicas, correios e bancos, trabalho e estudos, negócios, além de compras e serviços. Os encontros ocorrerão às segundas-feiras à tarde, das 14h às 17h30min. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Unievrsidade (avenida
* A educação, a filosofia, a economia, o sujeito e a religião na pós-modernidade estão na pauta da Semana Filosófica 2008, que os estudantes do Campus Viamão promovem de 20 a 25 de outubro. O evento terá a presença dos professores da PUCRS Ricardo Timm de Souza, Frei Luís Carlos Susin, Juremir Machado da Silva, Marcos Sandrini, Nhythamar Fernandes de Oliveira Junior, Maria Beatriz Furtado Rahde, entre outros palestrantes. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail comunicacaododaef@gmail. A promoção é do Diretório Acadêmico Ernani Fiori e da Faculdade de Filosofia do Campus Viamão. A entrada é franca. O Campus Viamão fica na Avenida Senador Salgado Filho, 7000.
* Dois filmes produzidos por estudantes da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) participam da Mostra Competitiva de Curtas e Médias-metragens e da Mostra Sala de Aula no "CineEsquemaNovo 2008 - Festival de Cinema de Porto Alegre", que começa neste sábado, 11 de outubro. "Anagrama", de Fernanda Severo e Jaqueline Debastiane, com duração de 6 minutos e 30 segundos, conta a história de um homem preso em um quarto que cola jornal nas paredes. "Dor de cabeça", de Bruno Carboni e Davi Pretto, com duração de 11 minutos e 47 segundos, mostra a história de um jovem enclausurado em seu apartamento, que mantém contato superficial apenas com outro jovem através da música e de jogos de videogame. Na primeira mostra competem 36 filmes, selecionados dentre os 938 inscritos, entre produções da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de co-produções com países como a Itália, Cuba e Argentina. Na Mostra Sala de Aula participam 22 produções de diferentes universidades, cursos e oficinas de audiovisual do país, entre os 276 inscritos para seleção. Na próxima terça-feira, 14 de outubro, os filmes selecionados serão exibidos no auditório da Famecos, no 2º andar do prédio 7, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As exibições ocorrerão às 16h, às 18h e às 20h, com entrada franca. Informações complementares no site http://www.cineesquemanovo.org/.

Os aniversariantes do dia 8 de Outubro

Hoje, em 1967, foi preso e executado, na Bolívia, o revolucionário Ernesto Che Guevara. E hoje nasceram as atrizes Karina Bacchi (32 anos), Sigourney Waver (59) e Aldine Müller (55), além do ator Matt Damon (38).














terça-feira, outubro 07, 2008

Professor, escritor, Fisher - que mora no Jardim Botânico - orienta caminhada temática no sábado.
* Mais uma edição da Feira do Gibi pode ser visitada até sábado, 11, das 9h às 18h, nos altos do Mercado Público Central. Nove bancas colocam à venda mais de quatro mil revistas em quadrinhos, entre clássicos e novidades, com preços que variam de R$ 1 a R$ 50. A Feira do Gibi é realizada no primeiro sábado de cada mês. Duas vezes por ano, no entanto, o evento tem edição especial, com sete dias de duração. A promoção é da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

*Em razão da realização de obra de fresagem e asfaltamento executada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o bloqueio de um terço de pista ao trânsito de veículos na Av. Ipiranga (sentido bairro-Centro), entre a Rua São Manoel e a Av. Azenha, até sexta-feira, 10, das 9h às 17h. A ponte que dá acesso ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs ficará bloqueada ao tráfego de veículos até o dia 17 de outubro, sexta-feira, em razão de uma obra de revestimento asfáltico para a universidade. As linhas de ônibus do Consórcio Unibus, Carris e ATL que utilizam o trecho bloqueado terão seu itinerário alterado e sairão pela entrada principal do Campus, ao lado do Colégio Aplicação. Os trabalhos estão em andamento.
* Um passeio pela literatura será o enfoque da próxima edição do Viva o Centro a Pé no sábado, 11. Desta vez, a caminhada será acompanhada pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer. Quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br.
O roteiro de aproximadamente duas horas começa às 10h, com saída do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho (encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Segue pela Avenida Borges de Medeiros, passando pela Livraria do Globo, Chalé da Praça XV, Mercado Público e Paço Municipal. Depois, os participantes seguem pelo Largo dos Medeiros, Rua da Praia, Praça da Alfândega e Rua Caldas Jr., dirigindo-se à Rua Riachuelo, onde ocorre o Caminho do Livro.
Em caso de chuva, o roteiro será transferido para o sábado seguinte. Quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Existem caixas para recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Luís Augusto Fischer - É professor e escritor formado pela Faculdade de Letras da Ufrgs. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela Ufrgs, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo. Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros publicados nas categorias conto, crônica, ensaio e teoria literária, entre os quais estão Dicionário de Porto-alegrês, Literatura Gaúcha – História, Formação e Atualidade e Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A iniciativa é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC) e do Programa Viva o Centro. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Caminho dos Antiquários Integra o Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A Rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.


A capoeira está em pauta a partir deste sábado. *A prefeitura, por meio da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, promove de 11 a 19 de outubro a 6ª Semana Municipal da Capoeira, com o objetivo de reunir capoeiristas e comunidade em geral, sem distinção de estilo, escola ou linhagem. A proposta é debater a profissionalização da atividade, buscando a consolidação da legislação para o exercício das profissões vinculadas à prática da capoeira. Participarão os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja, todos da Bahia. O evento colocará em destaque temáticas de regulamentação da capoeira e a formação do novo profissional - sua ética em termos de teoria, prática, tradição e ensino. Outro tema em foco será a participação da mulher nesse campo de atuação. Afirmando o poder de transformação que as manifestações culturais cumprem, a 6ª Semana Municipal de Capoeira desenvolverá atividades de produção artística, shows, oficinas e palestras.
Abertura - A abertura oficial será às 19h de segunda-feira, 13, no Teatro Renascença, na Avenida Érico Veríssimo, 307, com a presença de autoridades, representantes das secretarias municipais da Cultura (SMC), Educação (Smed) e de Esportes, Recreação e Lazer (SME), da Federação Gaúcha de Capoeira, Federação Rio-Grandense e Liga Regional de Capoeira. O evento contará ainda com a participação da Orquestra de Berimbau Mestre Nino Alves e Apresentação de Capoeira.
Atividades - De terça a sexta-feira, 14 a 17, serão realizadas aulas, oficinas, palestras e debates desenvolvendo o tema central da semana: "A Profissionalização da Capoeira". Mais detalhes no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc. Sábado e domingo, 18 e 19, serão realizadas oficinas e mesas-redondas com os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja. O encerramento será domingo, às 18h, com Samba de Roda comandado pelo Mestre Pelé da Bomba.

* Interessados em vagas em escolas municipais de Educação Infantil, que garantem atendimento a crianças com idade até cinco anos e 11 meses (completos até 28 fevereiro de 2009), devem providenciar inscrições a partir de hoje, 6, até o dia 22, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, na instituição desejada. Nas 24 escolas de Ensino Fundamental que oferecem Educação Infantil, a inscrição será das 8h às 17h30.
Para inscrição, é preciso comprovante de residência, contra-cheque do pai e da mãe e certidão de nascimento do futuro aluno. A distribuição das vagas obedecerá aos seguintes critérios: crianças em situação de risco, baixa renda per capita familiar e proximidade entre residência do interessado na vaga e a escola desejada. Caso os responsáveis pela criança não tenham comprovante de renda, a escola fornecerá um modelo de declaração como autônomo.
A rede municipal de ensino possui 33 escolas de educação infantil e sete Jardins de Praça. A falta de documentação não impede a inscrição e matrícula. Caso a criança não tenha documentos, a família será orientada pela escola a procurar o Conselho Tutelar ou o Módulo de Assistência Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para que sejam providenciados.
Uma comissão organizada em cada escola, composta por representantes dos diferentes segmentos (pais e representantes da comunidade), é responsável pela implementação e acompanhamento do processo de seleção dos candidatos. Até 9 de dezembro, as escolas deverão ter divulgado a lista das crianças contempladas com as vagas suplentes e efetivado as matrículas. O ingresso nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino pode ocorrer em qualquer época do ano, respeitando o processo de inscrição e seleção.
Mais informações pelo telefone (51) 3289-1816, em horário comercial.

A vida que eles pediram aos Céus

Foto: Ana Carolina.
Antigamente, eles eram perseguidos, caçados e geralmente acabavam na panela. Hoje, no entanto, os passarinhos vivem a vida que pediram aos Céus: ninguém (ou poucos) mais os mata, e quem se atrever a isso poderá até mesmo enfrentar as leis do Ibama.

Nesta foto, feita no Condomínio Felizardo Furtado, um casal, descansando do vôo vespertino, observa as residências do Jardim Botânico - às quais olham de cima, como se lhes pertencesse. E quem diz que não, em se tratando de um bairro como o nosso?

Chow Chow: além da beleza, uma bom guardião

O Spitz Chinês é uma raça de porte orgulhoso.Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público. É um cão que também é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração. É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas, pequenas, são grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa. A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.
A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto. (Fonte: guiaderaças.com)
Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, na avenida Ipiranga, tem programação especial para o Dia das Crianças.
* Nesta sexta-feira, 10 de outubro, a partir das 8h, será realizado o evento "Os 18 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - Avanços e Perspectivas". A palestra de abertura será com o professor da Unisinos Rodrigo Stumpf González. Às 9h30min a assistente social Sílvia da Silva Tejadas falará sobre "A proteção integral: vencendo desafios". Os debatedores serão a advogada Maria Dinair Acosta Gonçalves e Marcos Bochehin, do Instituto Amigos de Lucas. Em seguida, haverá a apresentação do tema "O sistema socioeducativo: é possível recuperar?, com o promotor de Justiça de Bento Gonçalves Elcio Resmini Meneses. Para a discussão, estarão presentes a assistente social da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase) Lúcia Capitão e a psiquiatra Gledis Lisiane Motta, também da Fase. O evento é promovido pelas Faculdades de Direito e Serviço Social da PUCRS. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* A Faculdade de Medicina da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em Pediatria e Saúde da Criança. Mais informações podem ser obtidas no site www.pucrs.br/famed ou pelo telefone (51) 3339-6474. As inscrições são realizadas, até 21 de novembro, pela Internet e na secretaria da Faculdade, no 5º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
* Neste domingo, 12 de outubro, Dia da Criança, o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS realiza uma programação especial: a caça ao tesouro, voltada a pequenos dos três aos 12 anos. As crianças que concluírem a atividade receberão um brinde. O ingresso para os adultos será de R$ 8. A cada seis crianças (de três a 12 anos) que fizerem a visita, uma será isenta de pagamento. A área de exposições do Museu conta com mais de 800 experimentos interativos. Mais informações no telefone (51) 3320-3521.
* O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS (ICH) prepara os vestibulandos para as provas de Espanhol e dá dicas de gramática, vocabulário e análises de textos no curso "Espanhol Intensivo para o Vestibular". As aulas ocorrem de 16 de outubro a 4 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 17h30min às 19h. Interessados podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Mais informações no telefone (51) 3320-3680.

Júnior, um paraibano que vende cintos


Amanhã, para quem não sabe (e quem saberia?), é o Dia do Nordestino. Com hábitos e formação totalmente diversa da dos povos do Sul, os nordestinos estão em toda parte - inclusive no Jardim Botânico.

É o caso de Júnior, um vendedor de cintas de 26 anos que passa o dia percorrendo as ruas, oferecendo o seu produto, faça chuva ou faça sol. "Vendo em média 10 cintas por dia", diz ele, o que lhe rende cerca de 800 reais ao final do mês.

Júnior, há dez meses no Rio Grande do Sul, está aproveitando o que chama de "época boa" para faturar alguns trocados. Dentro em breve, no verão, trocará a venda de cintos por redes, passando a percorrer as cidades gaúchas e as praias do Litoral Norte à cata de clientes.

Natural de um municipio chamado São Bento, a 400 km de João Pessoa, ele é um típico paraibano que vai à luta e, assim que der, pretende volta para a sua terra. "Conheço o Brasil todo", orgulha-se ele. Aqui, ele economiza ao máximo para poder mandar alguma grana para a sua família lá no Nordeste.

Mais votado, Dziedrick fala sobre o Botânico

Maurício: "O Botânico é um bairro que guarda particularidades".
Campeão de votos nas eleições de domingo, Maurício Dziedrick, 28 anos, advogado por formação, nascido no Paraná, licenciou-se do cargo de secretário de Obras de Porto Alegre para concorrer á reeleição à Câmara de Vereadores pelo Partido Trabalhista Brasileiro, PTB. Morador da praça Nações Unidas, na divisa entre o Jardim Botânico e Petrópolis, ele concedeu - ainda quando secretário e no tempo em que a Terceira Perimetral não estava inteiramente concluída - esta entrevista ao Conselheiro X.

Abaixo, Maurício Dziedrick fala sobre as particularidades do bairro e sobre a mais importante obra dos últimos anos no bairro: a Terceira Perimetral, que aqui engloba a avenida Salvador França, ligando a Zona Sul à Zona Norte.


Conselheiro X - O que é, de fato, a Terceira Perimetral?

Maurício Dziedrick – A terceira perimetral é um eixo viário, um sistema de propulsão do sistema de tráfego de poa. Uma discussão que iniciou 30 anos atrás, no intuito de resolver o problema de deslocamento entre a região norte e a região sul. Um grande eixo, uma grande perimetral que teria como concepção a agilidade no cronograma da cidade.
CX – E existe previsão de se fazer uma quarta perimetral?
Maurício - Imediatamente não, mas se faz necessário um estudo para se fazer a irrigação das principais vias da cidade com base nas três perimetrais já existentes, a exemplo do que já está acontecendo na zona norte, onde estamos iniciando um programa de construção do viaduto Leonel Brizola, da duplicação da Dona Teodora e pavimentação das vias do entorno para unir com a Terceira Perimetral e criar um braço que jogue as pessoas imediatamente na BR 116, o que fará com que sejam reduzidos os gargalos de trânsito no fim de semana, especialmenbte durante o veraneio, quando a população busca as praias. E também nas regiões norte, onde há um grande trânsito, especialmente na avenida Assis Brasil. Uma forma mais ágil de deslocamento.
CX – E qual, objetivamente, é a importância maior da Terceira Perimetral?
Maurício – No crescimento da cidade, com estímulo aos estabelecimentos comerciais. A consolidação de uma via que é um projeto dinâmico.
CX – E qual a quantidade de recursos que foram investidos?
Maurício - 58 milhões de dólares, uma ação conjunta do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Prefeitura Municipal, sendo que competia ao Banco 64% dos investimentos e à prefeitura 34%, um programa paripassu, equilibrado, onde a Prefeitura e o BID fizeram um desembolso conjunto.
CX – Ela já era prevista há muito tempo?

Maurício – Há mais de 30 anos. Se via a necessidade de fazê-la para que houvesse um crescimento ordenado da cidade. Como ela surgiu 30 anos após o início da discussão, nós conseguimos, ainda assim, ter um cronograma relativamente organizado.
CX – No caso do trecho da Salvador França, a Perimetral teve reflexos imensos no bairro, mudou o perfil do Jardim Botânico.
Maurício – Mudou, potencializou o comércio da região. Valorizou o terreno, teve a valorização, a maior circulação de veículos. O cenário urbano passou a ser um cenário que tende a ser mais projetado, mais bem acabado. Isso se reflete imediatamente nas residências, na vida da população do bairro, na ocupação residencial do bairro, como é o caso do JB. Surgiram novos empreendimentos em virtude da perimetral, pela agilidade que ela propõe. Como tem, por exemplo, agora um condominio junto à ESEF, um condomínio vertical (Allure, da Rossi) que inclusive faz da sua propaganda a proximidade com a Terceira Perimetral.
CX – Ela vai do Laçador até aonde?
Maurício – Ela tem 12,3 km de extensão. Vai do viaduto José Utzig até junto à avenida Cavalhada.
CX – O que falta para ficar completamente concluída?
Maurício – Hoje nós estamos aprontando a passagem de nível em frente ao presidio Madre Pelletier, em Teresópolis, para dar por concluída totalmente a terceira Perimetral.
CX – Então estará concluída até o início do próximo ano?
Maurício – Não, nossa idéia é de mais uns 20 dias, para dar por entregue a obra. No caso do Jardim Botânico, onde ela já está concluída, nós temos visto uma ocupação residencial muito forte, na margem direita de quem desce para a região sul. É uma ocupação organizada, existem ainda inúmeras áreas verdes que devem ser preservadas, e ainda assim alguns motoristas, naquele trecho, tendem a abusar da velocidade. E também estamos preocupados com o vandalismo que já está ocorrendo ali, com pichações das paradas de ônibus, deterioração das paradas. Isso é uma coisa que nós temos que discutir com a nossa comunidade, sem falar na ocupação desorganizada por parte de carroceiros e papeleiros. E alguns deles tendem a fazer assaltos ali, inclusive a Brigada Militar já foi acionada para coibir isso, principalmente na esquina onde tem a loja Pedroso.
CX – E o que mais a secretaria tem previsto para a Zona do Botânico?
Maurício – Na região nossa, de Petrópolis, Jardim Botânico e Bela vista, há a idéia de algumas modificações no Plano Diretor, para evitar edifícios muito altos. Também estamos fazendo um grande trabalho de conservação da iluminação pública. Estamos em vias de assinar um contrato com a Eletrobrás para se fazer a troca da iluminação pública de Porto Alegre, trocar a lâmpada de mercúrio pela de sódio, que é aquela com a luz amarela, dá uma melhor visibilidade. São lâmpadas de maior durabilidade, de custo menor para a Prefeitura.
CX – O sr. é morador do JB. O que é o Jardim Botânico para o sr.?

Maurício – O Jardim Botânico é um bairro maravilhoso, um local de concentração residencial no qual as pessoas ainda carregam algumas particularidades, como caminhar de noite na rua, a confraternizar nos espaços de lazer, nas praças. Mas é um bairro que precisa de cuidados, principalmente do poder público. É um bairro de antigas residências, algumas históricas, mas que compartilha também da modernidade, com centros comerciais, serviços próprios e uma boa circulação.
CX – O sr. acha que o Jardim Botânico tem grande futuro na parte imobiliária?

Maurício – Eu tenho convicção que sim. Nós temos visto surgirem muitos projetos que miram no nosso bairro, mas nós queremos que isso seja feito de uma forma organizada. Vamos acompanhar isso atentamente. Eu moro no Botânico há mais de 15 anos, cresci e brinquei na Praça Nações Unidas.

Os aniversariantes do dia 7 de Outubro

Hoje o ex-presidente russo completa 56 anos. E a cantora Pitty festeja seus 31, enquanto Gilberto Silva faz 32.





segunda-feira, outubro 06, 2008

Foto de Sebastião Salgado.
* A Secretaria Municipal de Administração publicou na edição de hoje do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o Edital 123, que trata da abertura das inscrições para admissão de pessoal por tempo determinado (120 dias), para o exercício das funções de Auxiliar de Gabinete Odontológico (1 vaga), Agente Comunitário de Saúde (3 vagas para o PSF Barão de Bagé – Vila Jardim), Cozinheiro (1 vaga), Farmacêutico Bioquímico (1 vaga) e Médico (Neonatologia- 2 vagas; Anestesiologia- 4 vagas; Oftalmologia- 1 vaga; Obstetrícia- 1 vaga; Medicina Interna- 9 vagas; Pediatria- 12 vagas e Ginecologia- 2 vagas), da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa atender necessidades temporárias de excepcional interesse público.
O candidato deverá acessar, das 9h do dia 6 às 24h do dia 12 de outubro, o endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/, clicar no link correlato ao Processo Seletivo 06/2008, preencher o Formulário de Inscrição, transmitir os dados e imprimir o boleto bancário necessário para o pagamento. Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e o respectivo envio dos dados, o candidato deverá comparecer a uma agência bancária portando o boleto referente à inscrição e efetuar o recolhimento no valor da taxa de inscrição, para concorrer às vagas destinadas a cada função, conforme tabela abaixo: Auxiliar de Gabinete Odontológico, Agente Comunitário de Saúde e Cozinheiro: R$ 36,50. Médico e Farmacêutico Bioquímico: R$ 66,50.
É requisito básico para a inscrição ter idade mínima de 18 anos completos e possuir a formação e habilitação legal exigida para o exercício da função. A remuneração básica para Auxiliar de Gabinete Odontológico é de R$ 795,60. Para os cargos de Farmacêutico Bioquímico e Médico o básico é de R$ 1.336,00. Para o cargo de Cozinheiro, o básico é de R$ 543,70 e para Agente Comunitário de Saúde é de R$ 989,10.
A divulgação oficial das etapas do concurso será feita através de publicação no Diário Oficial de Porto Alegre, em jornais de grande circulação, da afixação de editais nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury — Rua Siqueira Campos nº 1300
* A segunda rodada da segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol Amador na categoria veterano foi realizada na tarde do último sábado, 4. Quatro campos da cidade receberam os oito jogos da rodada. Devido às eleições municipais de ontem, 5, a categoria livre não teve rodada, que será disputada no próximo domingo, 12.
Os oito jogos e os respectivos resultados
Chave 9 - Parque Tamandaré - Avenida Taquara, 609 - Petrópolis16h - Palmeiras 6 x 1 Portelinha18h - Ninguém Ké 2 x 3 Portuguesa
Chave 10 - Parque Ramiro Souto - Avenida Osvaldo Aranha, 969 - Bairro Bom Fim13h30 - Agrosantos 3 x 3 Pantanal15h30 - Gaúcha 0 x 4 Comerciário
Chave 11 - Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Avenida Goethe - Bairro Moinhos de Vento13h30 - Lomba do Sabão 1 x 1 Martinica15h30 - Ajuve 0 x 3 Canarinho
Chave 12 - Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico13h30 - Guarani 2 x 4 Unidos/Flamengo15h30 - A. S. Roma 4 x 0 Associação
* Se estende até quinta, 9, a Feira do Dia das Crianças no 4º quadrante do Mercado Público. O evento ocorre das 8h às 19h e é uma iniciativa do setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). Esta é a 8ª etapa das Feiras Temáticas de Artesanato do Mercado Público. Além do tradicional artesanato, a Feira do Dia das Crianças traz artefatos como brinquedos em madeira, livros didáticos em patchwork (técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados) contando histórias, trabalho em palha de milho, velas artesanais, trabalhos em vidro e elementos naturais, brincos e pulseiras pintados com agulha, pintura em gesso, abajures em madeira e papel reciclados, pinturas e texturas em MDF.
* Estão abertas as inscrições para o curso Desenhar, pintar, fotografar: exercícios básicos para o explorador iniciante, desenvolvido pelo Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura para estimular o despertar da percepção e a experimentação das linguagens gráfica, pictórica e fotográfica. As aulas serão ministradas de 13 de outubro a 15 de dezembro, nas segundas-feiras, das 14h às 17h, pela professora Ana Flávia Baldisserotto. O valor da inscrição é de R$ 60,00. Mais informações no Centro Municipal de Cultura (Avenida Érico Veríssimo, 307) ou pelo telefone (51) 3289-8057/58.
* A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira (Rua Francisco Mattos Terres, 40, Bairro Hípica) está com inscrições abertas para a VI Rústica Estudantil e III Caminhada em Prol da Saúde e Defesa do Meio Ambiente, que acontecerão no próximo dia 11, a partir das 8h30, no bairro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da escola, até quarta-feira, 8, das 14h às 16h. No dia do evento, os participantes doarão alimento não-perecível pela inscrição. Informações pelo telefone 3264-1540. Com percurso de três quilômetros, a competição está organizada em oito categorias por idade e sexo. Seis delas, entre nove e 15 anos, dão direito a troféus. As categorias especiais, a partir dos 16 anos, disputam medalhas. Diretora da escola, Rosele Bruno de Souza destaca que o objetivo é o incentivo ao esporte e à promoção da saúde. A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem da prova, incluindo a presença de alunos de outras escolas municipais e estaduais da região, como ocorreu nas edições anteriores. A banda de pop rock e reggae ‘Du Beko’ fará o show de encerramento, quando serão entregues os prêmios aos vencedores. Haverá sorteio de brindes para os participantes que concluírem o percurso.
* As inscrições para o 11º Festival de Música de Porto Alegre estão abertas até sexta-feira, 10. Interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e entregá-la no Auditório Araújo Vianna ou na Usina do Gasômetro. O novo regulamento do festival privilegia a livre participação e concorrência entre todos os músicos, compositores e intérpretes da Capital. Uma das principais inovações será a extinção das categorias amador e profissional. Desde o primeiro festival, houve cinco mil inscrições. Também não haverá mais divisão de inscrições por regiões da cidade, como anteriormente, e o festival ganhará em dinamismo, sendo realizado em quatro noites consecutivas. As inscrições serão pré-selecionadas entre 11 e 21 de outubro, por cinco jurados: Geraldo Flach, instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical; Victor Hugo, ex-secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, intérprete e jornalista; Mônica Kanitz, jornalista; Caetano Silveira, compositor; e a intérprete e compositora Lica.
Os 36 selecionados serão divididos em três grupos e concorrerão na fase classificatória, em 30 e 31 de outubro e 1° de novembro. As 12 músicas melhor classificadas estarão garantidas no CD do festival, editado anualmente. A grande final, que decidirá as melhores nas diferentes categorias, será em 2 de novembro. Os encontros serão realizados no Teatro de Câmara Túlio Piva. Além dos troféus, serão premiados em dinheiro a melhor música (R$ 4.000,00), o segundo lugar (R$ 2.500,00) e o terceiro lugar (R$ 1.500,00). Também receberão prêmios de R$ 500,00 as seguintes categorias: instrumentista, letra, arranjo e interpretação. Os 12 finalistas receberão ainda 50 exemplares do CD do festival.
* A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio sua Academia de Polícia (Acadepol), promove a partir desta terça-feira (01/10) à quarta edição do Curso Sobre Crimes Praticados na Internet. Sob a coordenação do delegado Emerson Wendt, o Curso terá alunos de Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Brasília, todos selecionados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), juntamente com representantes do Rio Grande do Sul. O evento também é apoiado da Polícia Federal e Senasp.O objetivo é capacitar os agentes inscritos e o Curso terá lugar no Laboratório de Informática da Acadepol, em Porto Alegre, tendo como foco principal o combate ao crime cibernético, oportunizando o preparo e a instalação de redes de segurança e investigação, formatação e perícia em computadores e meios eletrônicos. Ao todo, 30 agentes participantes farão estudos sobre tipologias de crimes cibernéticos e empreenderão exercícios de análise de sistemas e aplicativos eletrônicos, disponibilizados em redes locais e internacionais.
* Os diversos fatores que podem levar alguém a ter depressão, como a herança genética, a história, a vida atual das pessoas e mais questões serão avaliadas no curso "Depressões". Promovidos pela Faculdade de Psicologia, os encontros ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de outubro, com o psicanalista Luis Hornstein, que também é presidente da Sociedad Psicoanalítica del Sur e da Fundacíon para el Estudio de la Depressíon de Buenos Aires. Hornstein também é professor convidado de pós-graduação em diversas instituições argentinas e no exterior. As aulas serão realizadas no auditório do prédio 9 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) na quinta-feira, das 19h às 22h15min, e na sexta-feira, das 14h às 17h30min e das 19h45min às 22h15min. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central. Informações pelo telefone (51) 3320-3680. Segue abaixo a programação completa:9 de outubro - Quinta-feira19h: Lançamento do livroAs depressões - afetos e humores de viver19h45min - 22h15min: Curso 1ª ParteNarcisismo hoje e ontem; Narcisismo trófico, repetição e criação; Déficit e conflito; Auto-estima, Identidade, Alteridade; Ao eu passa de tudo; Patologias do narcisismo.10 de outubro - Sexta-feira14h - 17h30min: Curso 2ª ParteAs depressões: entre bioquímica e história; Reducionismo ou complexidade; Depressão e Auto-estima: Narcisismo infantil, ganhos egóicos, relações, projeto; Narcisismo e vínculos: ser e ter; Depressão na vida cotidiana: Lutos e Traumas.19h45min - 22h15min: Continuação CursoO sujeito como devir: trajeto identificatório; História, azar, determinismo: em direção a um novo paradigma; História recursiva: séries complementares; Clínica da Depressão; Projeto Terapêutico nas Depressões.
* O professor Francisco Munõz Conde, catedrático de Direito Penal da Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha, participará de aula inaugural na Faculdade de Direito da PUCRS na próxima terça-feira, 14 de outubro. Munõz Conde é uma das maiores autoridades em direito penal no mundo, autor de dezenas de livros sobre o assunto e renomado pesquisador. Atua desde 1970 como professor na universidade espanhola, lecionando na área de direito penal, direito penal econômico, criminologia e direito penitenciário, tanto na graduação como na pós-graduação. É doutor em Direito pela Universidade de Sevilla, com lauda acadêmica, sendo autor de dezenas de obras, entre elas "El delito de alzamiento de bienes", em 1970; "Introducción al Derecho penal", de 1975; "Teoría General del Delito", 1982; "La reforma penal de 1983"; "Derecho Penal y Control Social", em 1985. Foi co-autor de muitos outros títulos, contribuindo também com centenas de artigos e obras coletivas em espanhol, alemão, português, francês, italiano e inglês. Em dezembro de 2007 ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade. A aula inaugural já está com as inscrições encerradas.
Contatos para entrevistas com Munõz Conde podem ser feitos por meio da Assessoria de Comunicação Social, nos telefones (51) 3320-3503 ou (51) 3320-3500, ramais 4313 ou 8320.
* O que o idoso precisa saber para ter um bom sono será o tema apresentado pelo geriatra Andre Moschetta na próxima quinta-feira, 9 de outubro. Ele dará dicas para os mais velhos sobre como dormir bem no Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade. O evento tem entrada franca e ocorre às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
* Com a área de concentração em Sistema Penal e Violência, o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS recebe inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 21 de novembro. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Outras informações no telefone (51) 3320-3537.
* A próxima apresentação do projeto Sobremesa Musical terá a participação do Quarteto de Trombones e Percussão da Orquestra Filarmônica da Universidade, com o espetáculo "Tromboneando". A atividade será realizada nesta quarta-feira, 8 de outubro, e serão executadas canções de Pink Floyd, Paul Mc Cartney, John Lennon, Elvis Presley, entre outros. O evento tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* A Faculdade de Farmácia da PUCRS comemora 15 anos nesta terça-feira, 7 de outubro. Para lembrar a data, será realizada uma missa às 18h30min na Igreja Cristo Mestre, no Campus Central da Universidade. Atualmente, o curso de Farmácia oferece 60 vagas, e já formou mais de 900 profissionais. Durante a graduação, os alunos realizam estágios e atividades de pesquisa no Hospital São Lucas, Instituto de Pesquisas Biomédicas, Tecnopuc, Instituto de Toxicologia e Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, e podem, com a prática, participar de grupos de pesquisa e ações comunitárias. Também são promovidas atividades de extensão nas áreas de farmacovigilância, cosmetologia, parasitologia, toxicologia, plantas medicinais, imunologia, entre outros. "Durante esses 15 anos podemos dizer que a Faculdade de Farmácia nunca parou de investir em melhorias, e busca atender às demandas da sociedade, que são dinâmicas, com excelência nas atividades que desenvolve", ressalta a diretora, Flavia Valladão Thiesen.
Entre os setores da Faculdade, se destacam a FarmáciaEscola, que realiza a "Campanha pelo uso racional de medicamentos", que recebe remédios vencidos ou que não são mais utilizados com a intenção de conscientizar os usuários e evitar os problemas decorrentes do uso ou descarte inadequado das drogas. A FarmáciaEscola também participa do projeto "Programa de Extensão da Farmácia Popular", em parceria com o Ministério da Saúde, e que oferece a população medicamentos anticoncepcionais, para hipertensão e diabetes, entre outros, com até 90% de desconto. A idéia é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Faculdade de Farmácia fica no do prédio 12 do Campus Central da PUCRS. O site é www.pucrs.br/farmacia e o telefone para contato (51) 3320-3512.