sábado, junho 20, 2009

Hoje Nicole Kidman completa 42 anos e Marcos Mion 30. E hoje, em 1909, nascia Errol Flynn





*O Vestibular de Inverno 2009 da PUCRS ocorre neste final de semana, dias 20 e 21 de junho (sábado e domingo). O concurso teve o total de 2.766 inscritos e os cursos mais procurados são: Ciências Biológicas (5,28 candidatos por vaga), Comunicação Social - Jornalismo/manhã (2,85), Psicologia/noite (2,58), Arquitetura e Urbanismo (2,57), Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/manhã (2,43), Engenharia Civil (2,38), Comunicação Social - Jornalismo/noite (2,13) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/noite (2,05). O ingresso nas salas se dá a partir das 13h30min. Os candidatos deverão portar a cédula de identidade, lápis ou lapiseira nº 2 e caneta azul ou preta.
As provas começam às 14h, com duração de quatro horas, até às 18h. Recomenda-se a chegada ao Campus uma hora antes do início (ou seja, às 13h). A Universidade oferece 2.240 vagas no Campus Central e 31 opções de cursos.
No sábado (20) ocorrem as provas de Física, Biologia e Língua Portuguesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 30) e uma de redação. No domingo (21) serão aplicadas as de Química, Geografia, História, Literatura Brasileira, Matemática e Língua Espanhola ou Língua Inglesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 60).

As provas serão realizadas nos prédios 11, 12 e 50 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A divulgação das listas de classificados e de espera será feita a partir do dia 24 de junho pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, pela Internet (www.pucrs.br/vestibular), e, um dia após, na imprensa.
O site www.pucrs.br/vestibular oferece informações complementares e download do Manual do Candidato.
O projeto "Provas Interativas" apresenta provas de vestibulares anteriores, disponíveis no site www.pucrs.br/provas para os interessados em testar seus conhecimentos. Pode-se optar por fazer todas as provas objetivas, como em um vestibular simulado, ou selecionar disciplinas específicas. Independentemente da escolha, será verificado o desempenho após a consulta do gabarito e dos comentários às respostas das questões. Na modalidade de redação, além de propostas, acompanhadas de análises e comentários, há exemplares de textos elaborados por vestibulandos que obtiveram nota máxima.
Informações no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.

O Laboratório de Astronomia da PUCRS realizará a "Maratona da Via Láctea". Com o tema "Que nota você daria ao céu de sua cidade?", a atividade tem como objetivo a observação do céu para a verificação e avaliação da poluição luminosa. O evento tem entrada franca e ocorrerá de 22 a 26 junho, das 20h às 22h, no Laboratório de Astronomia, que fica no 6º andar do prédio 8, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
.
As visitas podem ser agendadas no site www.pucrs.br/fisica/astronomia, no link " Agenda Eletrônica". Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4436.
...Cursos de curta duração em Desenvolvimento de Software e Gerenciamento de Projetos
A PUCRS promove, no próximo mês, cursos de extensão de curta duração nas áreas de Desenvolvimento de Software e de Gerenciamento de Projetos.
"Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados" ocorrerá de 13 a 18 de julho, com aulas das 8h30min às 12h. Capacitar profissionais da área de desenvolvimento de software para atuação no mercado de aplicações embarcadas, mais especificamente no projeto e implementação de software/firmware para hardware dedicado estão entre os objetivos da atividade, coordenada pelo professor da Faculdade de Informática (Facin) Eduardo Bezerra.
"Linha de Formação em Métodos Ágeis - Gerenciamento de Projetos com SCRUM", busca preparar profissionais atuantes em software para o gerenciamento de projetos com uso do método ágil SCRUM. Será realizado entre os dias 20 e 23 de julho, das 19h às 22h15min, com coordenação da professora da Facin Miriam Sayão.
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na sala 201 do prédio 40, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. Outras informações pelo telefone (51)3320-3680 ou e-mail extensao.facin@pucrs.br.
...Edipucrs realiza concurso de trovas literárias
Alunos, professores e funcionários da PUCRS, dos campi Porto Alegre, Uruguaiana e Viamão, podem participar do Concurso de Trovas Literárias, realizado pela União Brasileira de Trovadores, seção de Porto Alegre, em parceria com a Editora Universitária (Edipucrs). O tema, para trovas líricas e/ou filosóficas, é "Olhar". Cada participante pode enviar no máximo três trovas inéditas para o e-mail editora.eventos@pucrs.br até 15 de agosto. Os vencedores receberão troféu, diploma e terão suas trovas publicadas em um livro especial do evento. Informações adicionais no site www.edipucrs.com.br ou pelo telefone (51) 3320-3523.
...Psicoterapia Cognitivo Comportamental é tema de especialização
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Psicoterapia Cognitivo Comportamental", na modalidade à distância. Oferecido pela Faculdade de Psicologia em parceria com a PUCRS Virtual, será realizado a partir de agosto, até março de 2011.
Voltado para psicólogos e médicos, apresentará as principais patologias da infância, adolescência e da vida adulta e as principais técnicas de tratamento utilizadas. Dentre as disciplinas previstas estão as de "Avaliação Psicológica", "Psicopatologia", "Psicofarmacologia", "Técnicas Psicoterápicas" e "Introdução à Psicoterapia Cognitiva". O curso será desenvolvido no ambiente virtual Moodle, utilizando recursos como ferramentas de comunicação e aulas gravadas. Cada disciplina contará com uma sala de aula virtual onde os estudantes realizarão atividades variadas, como bate-papos com colegas e professores, debates, leitura de textos e hipertextos e trabalhos. As provas serão presenciais, devendo ser realizadas no local selecionado no momento da matrícula. Ao final os participantes terão seis meses para elaborar e defender o trabalho de conclusão de curso. Informações no site www.ead.pucrs.br ou telefone (51) 3320-3651.

sexta-feira, junho 19, 2009








Charges de Waldez, Bessinha e Liberati.

*A 5ª rodada do Campeonato Municipal de Basquete será realizada neste domingo, 21. A partir das 10h, o Ginásio Municipal Tesourinha (av. Érico Veríssimo s/n° - bairro Cidade Baixa) sediará oito jogos da série A masculina. Também no Tesourinha, às 16h e às 16h45, as equipes semifinalistas da série A feminina entram em quadra para conhecer as duas que disputarão a grande final.
O Campeonato Municipal de Basquete busca reeditar a tradição dos campeonatos citadinos adulto. Os jogos envolvem jovens/adultos vinculados a clubes, escolas, associações esportivas, grupos de amigos e unidades da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, realizado em três divisões, série A e B masculino e série única no feminino.
Confira os jogos deste domingo: Hora Equipe X Equipe 10h Jaws X Fronteira 10h45 Ufrgs X Java 11h30 Germânia X Confirmados 12h15 Apa X Wizards 13h Jaws X Java 13h45 Germânia X Ufrgs 14h30 Confirmados X Fronteira 15h15 Apa X ACM Semifinais femininas:Hora Equipe X Equipe 16h ABC X GAO 16h45 Sinodal X Ufrgs

*A escola João XXIII (rua Sepé Tiaraju 1013, bairro Santa Tereza) recebe, neste final de semana, os Jogos Abertos de Porto Alegre, na modalidade handebol. Pela categoria juvenil feminino, serão disputadas partidas de semifinal e final amanhã, 20, a partir das 8h.No domingo, 21, a partir das 8h30, entra em disputa a chave B da categoria mirim feminino, que está na segunda fase e é composta pelas seguintes equipes: João 23, Anchieta e Kennedy.
Jogos do sábado, a partir das 8h:1 - João 23 x Bom Conselho2 - CMPA x ACM
Disputa de 3° e 4° colocado: perdedor do jogo 1 x perdedor do jogo 2Finalíssima: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2
Jogos do domingo, a partir das 8h30:1 - João 23 x Anchieta2 - Kennedy x Perdedor do jogo 13 - Kennedy x Vencedor do jogo 1
*O Projeto de Incentivo à Piscicultura da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) vem beneficiando 45 produtores na Zona Sul de Porto Alegre. Desenvolvido pela Divisão de Fomento Agrícola da Smic, o projeto incrementa a renda familiar e auxilia na fixação dos produtores na atividade primária da Capital.
Os piscicultores beneficiados destinam 2% da produção para as escolas municipais em forma de bolinhos de peixe, através do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional na merenda escolar. Segundo o diretor de fomento agrícola, Antonio Mello Bertaco “o projeto contempla o desenvolvimento econômico e social, auxilia na manutenção das propriedades rurais e na garantia da qualidade de vida a todos,” enfatiza.
Foram distribuídos pela prefeitura, por meio da Smic , 72 mil alevinos, entre as espécies Carpa Capim, Carpa Húngara, Carpa Cabeça Grande e Carpa Prateada, e investidos mais de 150 mil reais para abertura, limpeza de tanques e aquisição de alevinos. "Na última Feira do Peixe já foi comercializado pescado de ótima qualidade produzido no Projeto de Piscicultura", afirmou o secretário da Smic, Idenir Cecchim.
Hoje Chico Buarque faz 65 anos, Leticia Spiller 36, Sthepany Brito 22, Sidney Magal 56 e Kathleen Turner 55.














*"A pesquisa da universidade não pode estar dissociada do desenvolvimento de comunidade na qual ela está inserida". A afirmação, em tom de advertência, é do mexicano Francisco Marmolejo, diretor executivo do Consortium for North American Higher Education Collaboration (Conahec) e membro dos programas de colaboração internacional sobre redes de educação da Universidade do Arizona (EUA). Sua palestra, que enfocou a interdisciplinaridade como uma política de ensino, trouxe diversas provocações e foi amplamente aplaudida durante o Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade, que se encerra hoje no Campus Central da PUCRS.
Marmolejo analisou que as instituições não acadêmicas foram malsucedidas nas mudanças propostas para o mundo, cabendo às instituições de ensino superior (IES) assumir esse papel. Para tanto, argumenta, "é preciso ver o mundo com lentes diferentes", observando o cenário tecnológico e como os jovens estão utilizando os instrumentos que o circundam. Aproveitando-se de cartuns e charges, o especialista abordou com humor a dissonância entre a forma de aprendizado dos professores, totalmente sequencial, e as múltiplas maneiras de absorver conteúdo dos ingressantes na academia. Fez uma ressalva, porém, dizendo ser fundamental, no conteúdo transmitido aos estudantes, fundamentos como trabalho em equipe, adaptação a ambientes multiculturais, domínio de idiomas e, fundamentalmente, a capacidade de aprender a aprender. "Ser inovador, para um professor, significa questionar constantemente o processo de ensino-aprendizagem, e não apenas dominar tecnologias", sustentou.
Abordando a pesquisa, Marmolejo valeu-se do exemplo vivenciado na Universidade do Arizona, onde, há 12 anos, todos os Centros de Investigação têm de ser interdisciplinares, bem como os programas das disciplinas. "A inovação precisa ter enfoque regional para o desenvolvimento do capital humano", defendeu, lembrando a mensagem deixada pelo professor Francisco Segrera, da Universitat Politècnica de Catalunya, seu antecessor na palestra.
As características básicas de uma boa pesquisa, na sua visão, incluem interdisciplinaridade, conexão com o desenvolvimento regional, integração dos alunos e sustentabilidade.
*Na próxima terça-feira, 23, o Grupo RBS apresentará à imprensa, em primeira mão, seu novo parque gráfico, que fica nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, na zona norte de Porto Alegre. Na sexta-feira, 26, ocorre a inauguração oficial, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No total, foram investidos R$ 70 milhões em um prédio de 13 mil metros quadrados, novas rotativas, depósito de papel e um sistema de expedição automatizado. O novo parque gráfico, denominado Jayme Sirotsky, em homenagem ao presidente emérito do grupo, já conta com as máquinas Wifag e Ferag – ambas de fabricação suíça – em fase de testes.
As novas instalações, que privilegiam a conservação de energia e as normas ambientais, ampliarão a capacidade de impressão para suportar o crescimento de circulação, aumento de páginas, cor dos exemplares e aprimoramento do nível do serviço aos leitores.
A ação faz parte das comemorações dos 45 anos do jornal Zero Hora, completados em 4 de maio. Atualmente, o grupo conta com 26 centros de distribuição para os jornais Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro e Diário de Santa Maria e três parques gráficos em todo Rio Grande do Sul.
*Obter mais de 50% de retorno financeiro com transferência de tecnologia sobre o volume de recursos aplicados em pesquisa e desenvolvimento no ambiente acadêmico. Essa é uma amostra da performance da Yssum Companhia de Transferência de Tecnologia, empresa responsável por gerenciar e comercializar patentes de inovações da Universidade Hebraica de Jerusalém, de Israel. A apresentação do caso de sucesso foi feita, em fluente português, pela gestora do escritório israelense Renée Ben-Israel, nesta quinta-feira, 19 de junho, durante o "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (PRPPG).
Na prática, a Yssum tem a missão de avaliar o potencial econômico da pesquisa, estudar os melhores meios de protegê-la e elaborar estratégias de marketing
para tornar o resultado da investigação acadêmica atrativo ao mercado e útil à sociedade. Essa estrutura, criada em 1964, potencializa a Universidade Hebraica de Jerusalém, hoje a 12ª em pesquisa científica no mundo. Outros indicadores valorizados são os seis prêmios Nobel (Economia, Física e Química) diretamente relacionados à instituição e o acervo do seu ex-docente e maior expoente da Física, Albert Einstein.
Renée defende a proteção e a busca de retorno comercial por acreditar que "a pesquisa universitária é incipiente, e não dispõe dos elementos para ser levada adiante". Porém, com a patente gerada, garante-se a titularidade da invenção sendo possível condicionar seu direcionamento ao bem público. A gestora exibiu o ciclo virtuoso que se forma a partir dessa lógica, iniciando pela Universidade, que gera pesquisa, resultando em inovações, abrindo novas empresas, gerando empregos, renda, insumos e impostos. "Cria-se todo um sistema social em torno da região da universidade, evitando a fuga de cérebros", sustenta. No entanto, fez questão de lembrar que para cada dez mil medicamentos criados, apenas um é aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana de saúde. E, para financiar esse volume de investigações, são necessários 800 milhões de dólares.
Outra argumentação forte da israelense sobre o papel da Yssum foi sobre a autonomia no ambiente de pesquisa. "Embora tenhamos uma postura pró-ativa, não podemos influenciar os pesquisadores", ressalta. A estratégia está centrada em identificar situações e oportunidades, ter flexibilidade, respeitar liberdade acadêmica e agir com profissionalismo, mencionando que os funcionários da empresa não têm outra função na Universidade.
Em 2008, houve 128 inovações e, destas, 112 tiveram os pedidos de patente depositados pela Yssum em diferentes mercados. "Precisamos visar o resto do mundo, visualizando a tríade EUA, Europa e Japão", justifica, pois Israel conta com pouco mais de 7 milhões de habitantes e horizontes restritos. Quando há um licenciamento, os pesquisadores têm direito a 60% dos ganhos, sendo 20% direcionados ao projeto de pesquisa. O restante fica com a Universidade.

Apesar dos resultados positivos apresentados, Renée não deixa de fazer questionamentos e mostrar preocupação com questões como a possibilidade de privatização dos resultados da ciência e os possíveis desvios da atividade acadêmica em função da transferência de tecnologia.
Como fatores determinantes para o sucesso do escritório, destaca a excelência nas investigações da Universidade, articulação entre pesquisadores e faculdades, rede qualificada de contatos e apoio do Estado, visto que Israel investe 4,7% do Produto Interno Bruto em pesquisa e desenvolvimento, considerado o maior volume do mundo.
O "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade" encerra-se nesta sexta-feira, dia 19, abordando os temas Formação de Recursos Humanos e o Compromisso e Responsabilidade Social. As palestras ocorrem no prédio 50 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
*A modalidade futsal dos Jogos Abertos de Porto Alegre terá rodada neste sábado, 20. A partir das 14h, o Ipanema Tênis Clube (avenida Juca Batista, 2354 - bairro Hípica) recebe seis jogos, válidos pela Chave A da categoria pré-mirim, que está na segunda fase e tem na composição os seguintes times: Craque 10, Geraldo Santana, Portuguesa e Farroupilha.
Os Jogos Abertos de Porto Alegre são realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e disputados em cinco modalidades esportivas: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. Baseadas nos princípios de participação, democratização e educação por meio do esporte, as categorias existentes envolvem crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos, vinculando clubes, escolas, associações esportivas e unidades da SME.
Confira os jogos deste sábado, a partir das 10h:
Craque 10 x FarroupilhaGeraldo Santana x PortuguesaCraque 10 x PortuguesaGeraldo Santana x FarroupilhaCraque 10 x Geraldo SantanaPortuguesa x Farroupilha
*Uma reunião no final da tarde da quarta-feira, 17, finalizou o suporte tecnológico que será oferecido pela Procempa para o 10º Fórum Internacional Software Livre. De 24 a 27 de junho no Centro de Eventos da PUC, o evento vai contar também com atividades culturais descentralizadas.
A Procempa concluiu esta semana a conexão em fibra óptica na Universidade. Será disponibilizada uma banda de 50 Mbps, aumentando em cinco vezes a conexão oferecida. Esta é a maior banda já oferecida ao fórum e é consequência do crescimento do evento. A gestão e administração da banda será da organização do evento. Todo o ambiente também terá uma cobertura wi-fi, garantida por rádios de alta performance da companhia, permitindo assim uma conexão segura e veloz para as 8.000 pessoas que são esperadas.
A Procempa também irá garantir ambientes com conexão gratuita nos locais das atividades culturais, que serão realizadas no turno da noite. O Ponto de Cultura Odomodê vai sediar a Festa Nerd de São João e as apresentações dos grupos Central do Samba e Maracatu Truvão. No Bar Ocidente será realizado um debate sobre novas formas de distribuição do conhecimento e músicas na rede, com a presença do sueco Peter Sunde, um dos fundadores do site The Pirate Bay. O Bar Opinião vai receber a trupe de artistas Teatro Mágico, consagrado através do compartilhamento de suas músicas pela Internet, defendendo a bandeira da música livre. No Teatro do CIEE será realizada a Mostra de Músicas para Baixar. Todos esses locais terão hotspots temporários da Procempa, conectados a Infovia.
A conexão da Procempa também vai garantir a transmissão oficial do evento. A TV Software Livre transmitirá ao vivo todas as atividades do fórum em nove canais e a Rádio Software Livre apresentará notícias, entrevistas e programação musical. O acesso é feito pelo site http://stream.softwarelivre.org.
*O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) promove domingo, 21, às 10h, a 16ª Caminhada pela Vida, no Parque Farroupilha. O evento integra a Semana Gaúcha de Prevenção ao Uso de Drogas. Em contato com o público, os participantes percorrerão o parque para divulgar o trabalho das instituições ligadas ao conselho, e conscientizar para os malefícios do uso de bebidas alcoólicas e outras drogas.
A caminhada acontece em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas. “A nossa preocupação está em valorizar a vida, pois antes de ter o contato com a droga, vem o cuidado com a saúde”, explica o presidente em exercício do Comen, José Vicente Lima Robaina.
Acesso à Internet - O evento tem apoio de entidades municipais e estaduais, como o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Smed, Brigada Militar e Procempa, que disponibilizará acesso a computadores com Internet de alta velocidade junto do Monumento ao Expedicionário.
Também haverá apresentação da Banda Juvenil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa, participante do Programa Escola Aberta, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Unesco. A banda da escola conquistou o primeiro lugar em concurso brasileiro de bandas rítmicas e fanfarras, realizado no final de 2008, no Mato Grosso do Sul.
O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) é um órgão normativo cuja finalidade é auxiliar a prefeitura no planejamento de ações, fiscalização, prevenção ao uso de drogas e recuperação dos dependentes. Entre as instituições participantes estão as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (Smed), Fasc, Cruz Vermelha, Conselho Municipal de Saúde, Associação Porto-alegrense de Amor Exigente, Comunidade Terapêutica Fazenda Novos Rumos, Associação Casa Marta e Maria, Instituto Vincular e Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS.

quinta-feira, junho 18, 2009

*O encontro Amigos do Chimarrão inicia a temporada 2009 hoje, 18, às 14h30, na Sala 400 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. A atividade será realizada semanalmente, sempre às quintas-feiras, com entrada franca. Dentro do evento acontece a oficina de mesmo nome, onde a oficineira e pesquisadora Célia Mariante da Silva resgata a história, as propriedades e a riqueza do chimarrão, resultado de extensa pesquisa sobre a bebida em várias bibliotecas do estado. O encontro recupera, por meio da oralidade, as tradições gaúchas, poesias, músicas, lendas e causos antigos, num clima de amizade e confraternização.
Trajetória - Amigos do Chimarrão iniciou em 1999 com Célia Mariante no Auditório Araújo Vianna. Desde então, a pesquisadora desenvolveu oficinas do chimarrão populares e itinerantes em diversas escolas e praças do estado. Em 2002, a oficina entrou em nova fase, com o encontro Amigos do Chimarrão, que começou a ser realizado na Usina do Gasômetro. O encontro é voltado a todas as faixas etárias, especialmente à terceira idade. Mais informações: (51) 9888-7538, com Célia Mariante. O encontro Amigos do Chimarrão tem o apoio do projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Literatura em espanhol através do cinema
O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS realiza mais um encontro do evento "A Literatura de Língua Espanhola Através do Cinema: Debate Crítico". A cada atividade, que ocorre aos sábados, das 8h30min às 11h30min, é debatida uma importante obra publicada nessa língua e adaptada ao cinema. No dia 20 de junho será a vez de "La família de Pascual Duarte", inserido na reedição do Especial Camilo José Cela - 20 anos de Prêmio Nobel.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, professores, funcionários e ex-alunos da PUCRS têm desconto. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou e-mail cultura-hispanica@pucrs.br.
...3ª Semana Acadêmica da Filosofia começa dia 22 de junho
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove a 3ª Semana Acadêmica, que ocorre entre 22 e 26 de junho. No primeiro dia do evento será realizada a palestra de abertura intitulada "Nos limites da razão: sobre o conceito de Filosofia em Kant", ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Christian Hamm. O encontro ocorre às 10h, no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Outra atividade de destaque é a exibição do filme "La Jetée", dirigido por Chris Marker, que ocorre no dia 24, às 19h30min, no auditório térreo do prédio 5.
A participação na semana concederá certificado de participação e é válida como atividade complementar para os regularmente inscritos, com no máximo uma falta, e que tenham feito doação de dois litros de leite longa vida. Informações adicionais e programação completa pelo telefone (51) 3320-3554 e pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br.
...Inovação na universidade deve ter dimensão social
A integração entre conhecimento, informação e proposição de soluções para a sociedade é a principal base para a existência de uma universidade inovadora, conforme o professor da Universitat Politècnica de Catalunya Francisco López Segrera. Sua palestra abriu o "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, no auditório do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Segrera apresentou um panorama abordando a educação superior no cenário mundial e traçou comparativos com a realidade nas instituições de ensino superior da América Latina, assinalando que os investimentos dos governos ainda são baixos e que, embora cresça o número de ingressantes na academia, o retorno em termos de produção científica é muito pequeno e disperso, levando em conta o estágio atual dos EUA e da Europa.
Na condição de integrante da Global University Network for Innovation (GUNI), entidade composta por catedráticos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o docente pontuou sobre a importância de trabalhar em rede para construir, difundir e debater o conhecimento, mostrando que o professor não é mais o único detentor das informações, hoje espalhadas em diversos meios com a ajuda da tecnologia.
A inovação, na sua visão, tem seus prós e contras. Como aspectos positivos, elencou a articulação internacional por meio de redes, a mobilidade acadêmica (ressalvando que nações latino-americanas são pouco atrativas), projetos de inter e transdisciplinaridade e o modelo da tripla hélice, que reúne universidades, empresas e governo. Porém, alertou para problemas como a educação tratada como mercadoria e a formação constante e sem valor.
Ao indicar possibilidades de melhoria, citou modelos como Harvard, nos EUA, Oxford, Sorbonne e Cataluña na Europa. "Mas não para serem copiadas, e sim para aprender e aproveitar as melhores práticas", ressaltou. Para Segrera, as investigações científicas precisam ser focadas nas necessidades globais e locais simultaneamente, e as IES que desejam ser inovadoras precisam ter vocação para o estado da arte do conhecimento.
Com relação à "Conferência Mundial sobre a Educação Superior da Unesco", que ocorre em Paris, de 5 e 8 de julho, sinalizou como tendências temas como a massificação da educação superior, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, a privatização do ensino, a crise da profissão acadêmica e a multiplicação dos rankings universitários, o que considera negativo.
Ao finalizar sua apresentação, defendeu que fundos públicos e privados devem convergir para qualificar a educação superior, com o estado assumindo sua responsabilidade em investir na qualidade de todos os processos educativos. Quanto às universidades, mencionou a importância da responsabilidade social e disse que "é preciso ter mais visão de sociedade do que de mercado, havendo equidade no acesso e devem ter pertinência social".
O "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", que está em sua quarta edição, é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A programação tem sequência nesta tarde numa mesa-redonda com a participação da professora Renée Ben-Israel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, o professor Francisco Marmolejo, diretor executivo do Consortium for North American Higher Education Collaboration (Conahec) e a professora Elizabeth Ritter, coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS (ETT). A programação para amanhã, último dia do evento, está disponível no site www.pucrs.br/eventos/inovacao.
*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. No dia 20 de junho ocorrerá o próximo encontro, a oficina "Educação para a paz", ministrada pelas educadoras Carla Corrêa, Daisy Casagranda, Tatiana Hossein, Vanessa Silva e Sheila Bueno. A atividade ocorre das 9h às 12h na sala 217 do prédio 15, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
.
O LAM realiza, neste semestre, três diferentes atividades, todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrem aos sábados pela manhã, os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês e as oficinas permanentes às segundas-feiras e terças-feiras.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
...Mestrado em Economia do Desenvolvimento recebe inscrições
Até o dia 26 de junho estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Economia do Desenvolvimento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE).
O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4, e destina-se a formar profissionais habilitados a planejar e tomar decisões com amplo conhecimento do cenário regional, nacional e internacional. O objetivo é preparar os alunos para atuarem de forma dinâmica frente os desdobramentos da nova realidade econômica mundial. As áreas de concentração oferecidas são "Desenvolvimento Econômico" (linhas de pesquisa em "Crescimento Econômico" e "Equidade e Desenvolvimento e Meio Ambiente") e "Economia Regional" (linha de pesquisa em "Desenvolvimento Local e Desigualdades Regionais").
Outras informações no site www.pucrs.br/face/ppge ou pelo telefone (51) 3320-3688.
Aniversariantes do dia: Fernanda Souza (25), Isabela Rosselini (57), Paul MacCartney (67), Fernando Henrique Cardoso (78) e Maria Bethania (63).














*As inscrições para o curso técnico em Contabilidade da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer (avenida Niterói, 472, bairro Medianeira) se iniciaram hoje, 10. Os interessados podem se inscrever até 21 de junho pelo site da escola: www.emiliomeyer.zip.net. Há um total de 50 vagas e a lista com os selecionados será divulgada dia 25 de junho. A escola realiza o curso há mais de quinze anos e registra um elevado número de inscrições. Segundo a diretora da Emílio Meyer, Magali Silveira de Quadros, a grande procura pelo curso ocorre porque são poucas as instituições que oferecem este tipo de serviço de forma gratuita. “Nosso principal objetivo é formar pessoas para o mercado de trabalho. Muitos dos nossos alunos não têm chance de fazer uma faculdade e, com este curso, eles conseguem uma oportunidade de aumentar os seus conhecimentos em uma área específica”, esclarece.Para a matrícula, que ocorre de 29 de junho a 3 de julho, são necessários histórico escolar, documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. O único pré-requisito para participar é ter concluído o Ensino Médio. O curso terá duração de três semestres. Outras informações podem ser obtidas pelo número 3219-2608. As aulas iniciam em agosto.
*As inscrições para o curso técnico em Contabilidade da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer (avenida Niterói, 472, bairro Medianeira) se iniciaram hoje, 10. Os interessados podem se inscrever até 21 de junho pelo site da escola: www.emiliomeyer.zip.net. Há um total de 50 vagas e a lista com os selecionados será divulgada dia 25 de junho. A escola realiza o curso há mais de quinze anos e registra um elevado número de inscrições. Segundo a diretora da Emílio Meyer, Magali Silveira de Quadros, a grande procura pelo curso ocorre porque são poucas as instituições que oferecem este tipo de serviço de forma gratuita. “Nosso principal objetivo é formar pessoas para o mercado de trabalho. Muitos dos nossos alunos não têm chance de fazer uma faculdade e, com este curso, eles conseguem uma oportunidade de aumentar os seus conhecimentos em uma área específica”, esclarece.Para a matrícula, que ocorre de 29 de junho a 3 de julho, são necessários histórico escolar, documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. O único pré-requisito para participar é ter concluído o Ensino Médio. O curso terá duração de três semestres. Outras informações podem ser obtidas pelo número 3219-2608. As aulas iniciam em agosto.
*A partir de sexta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) fará uma promoção em comemoração ao Dia dos Namorados. Os 20 primeiros casais que trouxerem uma fotografia impressa, em boa qualidade, participarão da exposição Porto dos Casais, a ser realizada no final do mês, na SMTUR.
As fotos devem ser entregues na sede da secretaria (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa), até o dia 19 de junho. A fotografia deverá estar nas dimensões de 10cm x 15cm e mostrar o casal em algum ponto turístico da Capital.
Os 20 primeiros casais que trouxerem as fotos também concorrerão ao sorteio de cinco kits, os três primeiros com produtos da Peterlongo, uma cortesia para um passeio no barco Cisne Branco e outra para o barco Farol de Itapuã. O primeiro casal sorteado levará ainda uma camiseta de jogo oficial do Grêmio. Os outros dois kits conterão produtos da Peterlongo.
Para o Dia dos Namorados, 12, a promoção será diferenciada, e os três primeiros casais que realizarem o city tour Linha Turismo ganharão duas entradas cortesias para a danceteria Barbazul (avenida Itaqui, 57).
Linha TurismoO ônibus panorâmico tem saídas marcadas para as 9h, 10h30 e 15h, com o roteiro tradicional, e às 13h30 e 16h30, com o roteiro Zona Sul. As passagens no roteiro tradicional custam R$ 8,00, no andar inferior, e R$ 10,00, no andar superior. No roteiro Zona Sul, as tarifas custam R$ 10,00 e R$ 15,00, respectivamente. O terminal está localizado na Travessa do Carmo, 84, no bairro Cidade Baixa. Reservas e informações pelo telefone 3289-6744.

quarta-feira, junho 17, 2009

*Debate sobre as teorias de Darwin registrou o início, ontem (16), da V Jornada de Iniciação Científica, promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do RS e Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – FEPAM.
Para discutir este tema participaram os pesquisadores Anna Carolina Regner da Unisinos, Aldo Mellender de Araújo da UFRGS e Marcos Machado da ULBRA, sob a coordenação do Paleontólogo do Museu de Ciências/FZB-RS, Jorge Ferigolo.
A mostra Os Fósseis de Darwin, inaugurada também no dia 16, apresenta fósseis e réplicas das espécies coletadas por Darwin.
A V Jornada acontece até o dia 19 do corrente, apresentando, sob forma de posters, 130 trabalhos de iniciação científica, de acadêmicos de instituições de pesquisa e de ensino.


FÓSSEIS DE DARWIN EM EXPOSIÇÃO

As idéias de Darwin são referências até os dias de hoje, sendo que, o Diário de Viagem de Charles Robert Darwin, é um verdadeiro documento científico que destaca informações sobre geologia, antropologia e biologia.
Tendo participado apenas de uma das três viagens realizadas por Beagle, em 1839, então com apenas 22 anos, Darwin percorreu o litoral do sul da América do Sul, ilhas Malvinas e Galápagos. Nesta viagem coletou ossos fósseis de animais tão grandes quanto os de rinocerontes e hipopótamos ou até maiores, tendo enviado o material recolhido à Inglaterra para estudos, e que deu evidências favoráveis à sua teoria de transmutação das espécies.
A exposição Fósseis de Darwin, promovida pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, com curadoria dos pesquisadores Jorge Ferigolo e Ana Maria Ribeiro, visa divulgar um aspecto da paleontologia que poucos conhecem, apresentando fósseis das espécies coletadas por Darwin.
A mostra apresenta fósseis e réplicas de alguns representantes de mamíferos de origem sul-americana e norte-americana – megafauna do Pleistoceno - com origem entre 3 milhões e 11 mil anos atrás.
As peças são de espécies coletadas no Uruguai e Argentina, como, por exemplo, as preguiças terrícolas gigantes (de 3 a 5 metros de altura), os mastodontes (parentes distantes dos elefantes) e os gliptodontes.(com carapaça óssea, parentes extintos dos tatus).

O que: Mostra Os Fósseis de Darwin
Quando: de 16 de junho até 31 de dezembro
Onde: Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS – Rua Dr. Salvador França 1427 – Jardim Botânico de Porto Alegre
Horário de visitação: de 3ª feira a domingo, das 9h às 17h
Informações: telefone 3320.2057
Último final de semana para concorrer a ingressos para o filme Uma Noite no Museu 2
Quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) no próximo final de semana (sábado e domingo), 20 e 21 de junho, concorrerá a ingressos de cinema para o filme "Uma Noite no Museu 2". Serão dois sorteios por dia. Além disso, os visitantes poderão ganhar brindes exclusivos do filme.
O MCT fica aberto de terças-feiras até domingos, das 9h às 17h, e localiza-se no prédio 40 do
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Oferece ao público mais de 700 experimentos interativos e atrações como o giroscópio humano (simulador de ausência de gravidade), a estação de tratamento de água, equipada com um microscópio ligado a um monitor para mostrar a biodiversidade presente em uma gota d´água, entre outros. Há também o show de eletricidade estática, apresentações sobre posicionamento de estrelas e interpretação do céu na tenda do planetário, interações vivas com animais e plantas, aquários de água doce e salgada, e a exposição "(R)Evolução de Darwin", que fica no local até 30 de dezembro. Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
...Autonomia Política em J. Rawls é tema do Ciclo de conferências Projetos de Filosofia
Na próxima sexta-feira, 19 de junho, o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Thadeu Weber debaterá o tema "Autonomia Política em J. Rawls", no ciclo de conferências "Projetos de Filosofia". O encontro é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS e busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas e sua relevância para os desafios da contemporaneidade.
A atividade ocorre às 14h30min no auditório térreo do prédio 5, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br, informando nome completo e, se for aluno da instituição, incluir o número da matrícula.
A entrada é franca, mediante a doação de um livro infantil. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3554.
...4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação recebe inscrições até 22 de junho
Até o dia 22 de junho, alunos dos programas de pós-graduação podem inscrever trabalhos relacionados com sua dissertação ou tese, sob a orientação de um professor, na "4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação". A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (PRPPG) e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes e professores/pesquisadores dos diferentes programas de pós-graduação da Universidade.
Inscrições e informações no site www.pucrs.br/eventos/mostra ou e-mail mostrapg@pucrs.br. A Mostra e o 10º Salão de Iniciação Científica da Universidade serão realizados entre os dias 10 e 14 de agosto.
...Faculdade de Letras realiza exame de proficiência TOEFL
A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 20 de junho. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo
site www.ets.org.
O teste será aplicado às 10h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
...UNITV E TJ assinam convênio para a exibição de programa
Na noite dessa terça-feira, 16 de junho, a UNITV - TV Universidade de Porto Alegre e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul assinaram um convênio que prevê a transmissão, pela emissora (canal 15 da NET), do programa Justiça Gaúcha. Com duração de 30 minutos e em formato de telejornal, terá notícias e reportagens divulgando decisões recentes do Judiciário Estadual, projetos e iniciativas.
O Justiça Gaúcha estreia no dia 30 de junho, às 22h. Os episódios inéditos irão ao ar sempre nas terças-feiras, nesse horário, sendo reprisados nas quartas e quintas-feiras e aos sábados às 19h. O programa também pode ser assistido on-line pelo site www.unitv.tv.br.
A cerimônia de assinatura do convênio, realizada no Palácio da Justiça, contou com a presença de representantes do Judiciário e das universidades que integram a UNITV: PUCRS (onde estão instalados os estúdios e a central geradora do canal), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Centro Universitário Ritter dos Reis. Na ocasião, o professor Carlos Alberto Carvalho, Presidente do Conselho Gestor da UNITV, ressaltou que o programa contribuirá para a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. "O Judiciário foi considerado durante muito tempo um ´Poder Silencioso´, pois a Lei Orgânica da Magistratura Nacional veda a manifestação de opinião sobre o processo pendente de julgamento ou juízo sobre despachos, votos ou sentenças. Todavia, hoje há consciência de que, sem desrespeitar a Lei, nada impede a comunicação com a sociedade".
O Presidente do Tribunal, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, concordou com Carvalho: "Os tempos mudaram, a sociedade mudou. O Poder Judiciário não pode ser diferente, nem assumir uma postura que se traduza em arrogância". O Presidente destacou o acordo firmado com o canal universitário, assinalando que a UNITV merece a confiança e a credibilidade da sociedade gaúcha.
O Reitor Joaquim Clotet destacou que considera muito importante o fato de o Poder Judiciário, com o apoio das Universidades, aproveitar as tecnologias da informação e da comunicação como instrumento de divulgação e conhecimento da atuação de um dos mais conceituados Tribunais do País.
Estiveram presentes também representando a PUCRS o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcos Másera, o Procurador Jurídico da Universidade , Attila Sá d´Oliveira, o Vice-Diretor da Faculdade de Direito, Ricardo Lupion Garcia, e a professora Iára Claudio, representando a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Jacqueline Moreira.
*O encontro do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 Anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe", que abordaria o tema "O duplo na literatura de Dostoievski" no dia 18 de junho, foi cancelado
*Estão abertas até o dia 26 as inscrições para o campeonato municipal de vôlei edição 2009. Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), a competição tem como público-alvo as categorias adulto masculina e feminina e visa a incentivar a prática do vôlei, buscando a integração entre as equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Desde de 2005, o Campeonato Municipal de Vôlei se estruturou em duas séries, A e B, por sexo. Na série B, a arbitragem continua sendo participativa, seguindo o histórico dos dez anos de “Viva o Vôlei”. Na série A, no sentido de atender o maior nível técnico das equipes participantes, a arbitragem tem sido contratada, mais ainda assim conta com apoio das próprias equipes participantes na arbitragem.
As inscrições podem ser feitas na sede da SME (avenida Borges de Medeiros, 2713), dentro do Parque Marinha do Brasil e em frente ao Praia de Belas Shopping) ou pelos fones 3289-4866 e 3289-4873, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h e ainda pelo e-mail eventos@sme.prefpoa.com.br. Mais informações no site da SME. Veja mais em Regulamento Geral, Regulamento Específico e Ficha de Inscrição.
*Estão abertas as inscrições para um curso especial Chega de Lixo dirigido a profissionais de beleza, realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em 23 de junho. Podem participar cabeleireiros, manicures, pedicures, barbeiros e esteticistas, bastando, para inscrição, ligar para o 3289-6912. Com 30 vagas, o encontro será realizado no auditório da autarquia (avenida Azenha, 631), a partir das 8h15. À tarde, haverá visitas técnicas a unidades de triagem conveniadas com o DMLU.
Com duração de oito horas, o curso é constituído por palestra sobre o trabalho do DMLU, oficina com material reciclável e dinâmicas com participação do público. Atenção específica é dada ao descarte de produtos químicos com os quais a categoria trabalha, como acetona, amônia, tinturas. Será fornecido material informativo e certificado de participação.
De acordo com a socióloga Gisane Gomes, coordenadora do Serviço de Assessoria Socioambiental do DMLU, o curso visa a ensinar a essa categoria profissional como fazer o descarte adequado do lixo, encaminhando à coleta seletiva os resíduos recicláveis.
A iniciativa decorre de uma parceria firmada pelo DMLU, em 2008, com o Banco do Brasil, que coordena o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável, integrado no Estado por parceiros como Sebrae, Senac, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Sindicato dos Salões de Cabeleireiros do Estado.
*O antigo Fórum da Tristeza foi o primeiro espaço apresentado pela Secretaria da Cultura aos grupos de teatro que devem desocupar os pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro, devido ao risco de desabamento do local. Além do Fórum, também foram vistos espaços sugeridos pelos próprios grupos, como o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) e o Centro Cenotécnico. Na próxima semana, outros locais devem ser visitados.O Governo do Estado, na busca de fortalecimento de ações focadas para a política cultural e visando garantir a segurança e integridade física dos artistas, ofereceu, na última quinta-feira (04/05), quatro espaços públicos aos grupos de teatro. O Antigo Fórum da Tristeza (Landel de Moura), o Centro Vida (Baltazar de Oliveira Garcia), Teatro do IPE e o Museu do Carvão (terreno e pavilhão), em Arroio dos Ratos, foram as opções apresentadas pela Secretária da Cultura, Mônica Leal.Em 2007 o convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e Secretaria da Saúde expirou e a determinação de desocupação ocorreu no ano passado, em função de um laudo emitido pela Secretaria de Obras, atestando más condições de segurança e habitabilidade e recomendando restauração completa das edificações. O forro de madeira apodrecido e instalações elétricas precárias foram alguns itens apontados, além do risco de desabamento. Após visita de secretária Mônica Leal ao local, em agosto de 2008, e conversa com o diretor da instituição, Luiz Coronel e sua equipe, foi negociada a permanência dos artistas do Falos & Stercus, Cia. Oigalê, Povo da Rua, Neelic e Caixa Preta. No último dia 22 de abril, informação do departamento jurídico da Secretaria da Saúde determinou a saída dos grupos, dado o risco de desabamento dos prédios. A edificação será restaurada através do Estruturante Nossas Cidades.


Mais informações no site www.cultura.rs.gov.br
Hoje Clodovil Hernandez faria 72 anos. E hoje Arlete Sales faz 67.

















*O riso e a melancolia são mote de uma exposição e de uma mostra de filmes na Usina do Gasômetro a partir da próxima semana, em mais uma iniciativa da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura. A mostra de filmes acontece na Sala P. F. Gastal (3º andar) entre os dias 23 de junho e 5 de julho. Já a exposição ocorre simultaneamente na Galeria Iberê Camargo (térreo) e na Lunara (5º andar), com coquetel de abertura na sexta-feira, 26, às 19h, permanecendo em cartaz até 26 de julho.A exposição O Riso e a Melancolia é uma coletiva que reúne trabalhos em vídeo e fotografia assinados por nomes como Yves Klein, Paul McCarthy, Thomas Hoepker, Terrence Koh, Martín Sastre, Guto Lacaz, Kátia Prates e Yoshua Okon, vários deles expondo pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Segundo os curadores Bernardo de Souza e Mariana Xavier, “variantes de um amplo espectro emocional, o riso e a melancolia respondem por estados de espírito e de ânimo aparentemente opostos, porém complementares. Não obstante as diferentes acepções destes termos no curso da história, eles permanecem tão emblemáticos quanto reveladores da experiência humana. Por esta razão, decidimos montar uma coletiva que mostrasse como a arte contemporânea vem abordando o tema”.Filmes - A mostra de filmes na Sala P. F. Gastal reúne 12 títulos, privilegiando obras que combinam humor e drama em sua narrativa. Entre os destaques da programação, filmes de diretores de prestígio como Federico Fellini (Os Palhaços), Woody Allen (Poucas e Boas) e Pedro Almodóvar (Que Fiz Eu Para Merecer Isto?), além de duas produções estreladas por Buster Keaton (uma delas, Film, dirigida pelo dramaturgo Samuel Beckett), o cômico que nunca ria, e um filme inédito do diretor francês Michel Gondry, A Ciência do Sono. A maior curiosidade, no entanto, é a exibição do longa filipino Melancolia, de Lav Diaz, com oito horas de duração, que tem chamado a atenção da crítica especializada no circuito internacional de festivais. Veja grade de horários aqui.
Filmes programadosOs Palhaços (I Clowns), de Federico Fellini (Itália/França/Alemanha, 1970, 92 minutos). Documentário sobre o universo dos palhaços, um dos filmes menos conhecidos de Federico Fellini. Exibição em 35mm.A Ciência do Sono (La Science des Rêves), de Michel Gondry (França/Itália, 2006, 106 minutos). Jovem mexicano (Gael García Bernal) apaixona-se por francesa (Charlotte Gainsbourg) em Paris, mergulhando num universo delirante. Exibição em DVD, com legendas em espanhol.Que Fiz Eu Para Merecer Isto?!! (Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?!!), de Pedro Almodóvar (Espanha, 1984, 101 minutos). O cotidiano ao mesmo tempo trágico e engraçado de uma dona de casa (Carmen Maura) que vive na periferia de Madri. Exibição em 35mm.Melancolia (Melancholia), de Lav Diaz (Filipinas, 2008, 480 minutos). Monumental drama filipino, com oito horas de duração, que tem colhido elogios no circuito de festivais internacionais. Três personagens, Alberta, Julian e Rina, tentam encontrar respostas para a falta de sentido do mundo. Duas únicas exibições, em DVD, com legendas eletrônicas em português.Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill, Jr.), de Charles Reisner e Buster Keaton (EUA, 1928, 71 minutos). Uma das obras-primas de Buster Keaton, o grande cômico americano que jamais ria. Exibição em DVD.Film, de Samuel Beckett e Alan Schneider (EUA, 1965, 20 minutos). A única experiência de Samuel Beckett no cinema, com Buster Keaton. Exibição em DVD.A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr. (Brasil, 1978, 102 minutos). Em um dia de carnaval, mulher envolve-se com um homem rico e ciumento, vivendo diferentes peripécias. Um clássico do cinema brasileiro, triste e alegre como uma terça-feira de carnaval, o filme traz a última atuação de Anecy Rocha no cinema. Exibição em DVD.Pasqualino Sete Belezas (Pasqualino Settebellezze), de Lina Wertmüller (Itália, 1975, 115 minutos). Comédia de humor negro que marcou época, sobre homem que tenta sobreviver em campo de concentração. Exibição em DVD.Poucas e Boas (Sweet and Lowdown), de Woody Allen (EUA, 1999, 95 minutos). Comédia agridoce que acompanha as aventuras de um músico de jazz nos Estados Unidos durante a década de 30. Exibição em 35mm.The Jeff Koons Show, de Alison Chernick (EUA, 2004, 49 minutos). Documentário sobre o irreverente artista americano Jeff Koons. Exibição em DVD.The Pearl is the Sun, de Terence Koh. (Alemanha, 2007, 20 minutos). Registro de performance que se inspira nas palestras de antropólogos de fins do século XIX para desenvolver um discurso em idioma ininteligível (uma mistura de alemão, chinês e inglês), que joga com os códigos culturais de diversos sub-grupos étnicos para abordar questões relativas ao gênero, à raça e ao desejo através de imagens. Exibição em DVD.A Espera, de Fernanda Machado (Brasil, 2007, 15 minutos). O cotidiano de um homem solitário, que espera a morte tendo apenas o seu cão como companhia. Curta-metragem que participou da Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2008. Exibição em 35mm.*Informações em www.salapfgastal.blogspot.com.
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove, neste final de semana, 20 e 21, o Torneio Início de Bocha, em canchas sintéticas, que faz parte do 18° Campeonato Municipal de Bocha. A partir das 8h, o Clube Independente (av. Protásio Alves, 809 - bairro Santa Cecília) e o Clube dos Bochófilos (rua Sarmento Barata, 193 - bairro Vila Nova) sediarão o evento). A solenidade de abertura será realizada no Clube Independente, sábado, 20.
O Campeonato Municipal de Bocha de Porto Alegre é um evento tradicional para os bochófilos das praças, parques, associações comunitárias, CTGs e clubes, sob a coordenação da SME. Participam do campeonato em torno de 30 entidades, 700 atletas, disputando mais de 1.100 jogos no período entre abril e dezembro.

terça-feira, junho 16, 2009

* A PUCRS realiza, no dia 18 de junho, o próximo encontro do Ciclo de Palestras "O Duplo na Literatura: 200 Anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe". Na ocasião, o tema em debate será "O duplo na literatura de Dostoievski", ministrado por Maria Luiza Ritzel Remédios.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Imaginário e Literatura da Faculdade de Letras (Fale), sempre das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. A entrada é franca, mediante doação de um livro de literatura, e é válida para todas as palestras previstas no ciclo, até o final do ano. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.

O Vestibular de Inverno 2009 da PUCRS ocorre neste final de semana, dias 20 e 21 de junho (sábado e domingo). O concurso teve o total de 2.766 inscritos e os cursos mais procurados são: Ciências Biológicas (5,28 candidatos por vaga), Comunicação Social - Jornalismo/manhã (2,85), Psicologia/noite (2,58), Arquitetura e Urbanismo (2,57), Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/manhã (2,43), Engenharia Civil (2,38), Comunicação Social - Jornalismo/noite (2,13) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/noite (2,05). O ingresso nas salas se dá a partir das 13h30min. Os candidatos deverão portar a cédula de identidade, lápis ou lapiseira nº 2 e caneta azul ou preta.
As provas começam às 14h, com duração de quatro horas, até às 18h. Recomenda-se a chegada ao Campus uma hora antes do início (ou seja, às 13h). A Universidade oferece 2.240 vagas no Campus Central e 31 opções de cursos.
No sábado (20) ocorrem as provas de Física, Biologia e Língua Portuguesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 30) e uma de redação. No domingo (21) serão aplicadas as de Química, Geografia, História, Literatura Brasileira, Matemática e Língua Espanhola ou Língua Inglesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 60).
As provas serão realizadas nos prédios 11, 12 e 50 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A divulgação das listas de classificados e de espera será feita a partir do dia 24 de junho pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, pela Internet (www.pucrs.br/vestibular), e, um dia após, na imprensa.
O site www.pucrs.br/vestibular oferece informações complementares e download do Manual do Candidato.
O projeto "Provas Interativas" apresenta provas de vestibulares anteriores, disponíveis no site www.pucrs.br/provas para os interessados em testar seus conhecimentos. Pode-se optar por fazer todas as provas objetivas, como em um vestibular simulado, ou selecionar disciplinas específicas. Independentemente da escolha, será verificado o desempenho após a consulta do gabarito e dos comentários às respostas das questões. Na modalidade de redação, além de propostas, acompanhadas de análises e comentários, há exemplares de textos elaborados por vestibulandos que obtiveram nota máxima.
Informações no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
O atendimento à imprensa no Vestibular será na Sala de Imprensa, localizada no prédio 9, sala 102, térreo. Haverá computadores conectados à Internet e ramais telefônicos à disposição dos jornalistas. Todas as notícias sobre o vestibular são disponibilizadas no site www.pucrs.br/imprensa. A Assessoria de Comunicação Social da PUCRS está à disposição para outras informações. Contatos pelo e-mail ascom@pucrs.br, ou pelos telefones (51) 3320-3503, 3320-3603 ou (51) 3320-3500, ramais 4313 ou 8320.Acompanhantes dos vestibulandos serão recebidos com muitas atrações
Mais uma vez os acompanhantes dos vestibulandos poderão realizar muitas atividades enquanto ocorrem as provas, das 14h às 18h. O "Projeto Acalanto", organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade, montará um Centro de Convivência no prédio 9 do Campus, onde disponibilizará estandes com informações sobre créditos e benefícios, financeiro, além da Farmácia Universitária e outras atrações. No local poderão ser realizados jogos matemáticos e oficina de dobraduras e estarão disponíveis, ainda, diversos computadores com acesso a internet. O Matinê no Vestibular, às 14h, apresentará no sábado o filme "Sicko: SOS Saúde" e no domingo, "Quanto vale ou é por Quilo". Também será realizada missa na Igreja Universitária Cristo Mestre, nos dois dias, às 14h30min.
*Na próxima quinta-feira, 18 de junho, a Faculdade de Física da PUCRS (Fafis) promove mais um encontro do projeto "Física às seis e meia". Na ocasião, a diretora da Fafis, Ana Maria Marques da Silva, falará sobre "A Complexidade na Natureza: Caos e Fractais". A atividade tem entrada franca e ocorre às 18h30min no auditório da Faculdade, prédio 10 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3535, site www.pucrs.br/fisica ou e-mail fisica@pucrs.br.
...Riscos das quedas para os idosos é tema de palestra
Na próxima palestra do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade, a enfermeira Camila Bitencourt Remor e a fisioterapeuta Cristina Gaviolli abordarão "Fatores de risco para quedas em idosos".
O encontro ocorre na quinta-feira, 18 de junho, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). O evento tem entrada franca. As inscrições podem ser realizadas até o dia da atividade pelo telefone (51) 3336-8153.
...Pensamento Francês e Cultura Brasileira em debates gratuitos
A palestra "A presença marista na educação brasileira", proferida pelo Vice-Reitor da PUCRS, Evilásio Teixeira, e "A contribuição educacional lasallista francesa no RS", ministrada pelo Ir. Justo, da Unilassale, serão os temas do próximo encontro do ciclo sobre "Pensamento Francês e Cultura Brasileira". A atividade, com mediação do professor Luiz Antonio de Assis Brasil, da Faculdade de Letras, será no dia 24 de junho, às 17h30min, na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O ciclo será realizado até 11 de novembro, com a presença de pesquisadores franceses, brasileiros e um canadense. O objetivo da atividade é divulgar a cultura francesa e aproximar universidades dos dois países. A programação também ocorre na UFRGS, na Unilasalle e na Feira do Livro de Porto Alegre.
As inscrições, gratuitas, são feitas no local de realização das conferências. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3676. A programação completa pode ser conferida na página www.pucrs.br/fale/pensamfr.html.
Hoje Ivan Lins faz 64 anos e Paulo César Lima 60.


A caipira e o soldadinho de chumbo

Ernani Ssó (Coletiva.Net)

Vi uma foto da Dilma vestida de caipira. Fiquei matutando sobre o poder infernal do poder: se, antes mesmo de começar oficialmente a campanha, ela faz uma coisa dessas, do que será capaz amanhã? Tremo em pensar. A Dilma ficou parecida com a Chiquinha, do seriado Chaves, mas uma Chiquinha gorda. O horror, o horror. Nem o Jobim de farda de camuflagem se compara, a não ser que abra a boca, com sua proverbial delicadeza de caserna.
Por que ler Cortázar
Por coisas como este parágrafo de Rayuela, em tradução caseira: “A melhor qualidade de meus antepassados é a de estarem mortos; espero modesta mas orgulhosamente o momento de herdá-la. Tenho amigos que não deixarão de me fazer uma estátua em que me representarão de bruços no ato de chegar a um charco com rãzinhas autênticas. Botando uma moeda numa ranhura, me verão cuspir na água, e as rãzinhas se agitarão alvoroçadas e coaxarão durante um minuto e meio, tempo suficiente para que a estátua perca todo o interesse”.
Boa memória pra besteiras
Recebi um e-mail me convidando para uma oficina de roteiro dlo escritor José Louzeiro. No mesmo segundo me lembrei que ele disse, numa entrevista, nos anos 70 ou começo dos 80: “Não devemos ser imitadores de Cortázar, mas continuadores de José de Alencar”. Também lembrei que fiquei encucado: por que exatamente Cortázar e José de Alencar? Se o problema era patriotismo, não seria melhor ser continuador do Machado, Lima Barreto, Fonseca, Trevisan, Clarice Lispector, Campos de Carvalho? E Sófocles, Shakespeare, Cervantes — dava pra imitar ou continuar? E continuar o Cortázar podia? Um bom imitador do Cortázar não seria preferível a um continuador medíocre do José de Alencar? Mas seria possível um continuador do José de Alencar não ser medíocre? Como se vê, eu era muito perguntador. Sempre que penso no perigo da ingenuidade, lembro do boxeador Maguila, na hora da pesagem com Evander Holyfield. Maguila ficou alegrinho. Havia descoberto que Holyfield era menor que ele.
Entusiasmo pelo talento
Sempre gosto de ver o entusiasmo do Fraga com o talento dos outros. Isso, o entusiasmo com o talento dos outros, devia ser matéria escolar. Nossa inteligência e sensibilidade dependem do talento dos outros. Nosso próprio talento, se temos algum, se desenvolve com o talento dos outros. Isso é muito caindo de maduro, não é mesmo? Mas com tanta gente torcendo pela mediocridade dos outros para aparecer melhor na foto sou obrigado a partir para as reticências, sinal de pontuação preferido do Quintana.
Deu no jornal, há horas
Admirável a distração dos políticos como o Sarney. Nenhum se deu conta dos 3.800 reais indevidos em suas contas. É diante de coisas assim que percebo a minha indigência. Mesmo um moscão como eu teria percebido essa grana e, pior ainda, teria ligado para o banco pra saber que fada a teria depositado.
O homem é o estilo
Fico pensando em gente que escreve quiçá, mormente, outrossim. Deve ser a reencarnação de um velho burocrata de polainas, que cafunga seu rapé entre parágrafos e exclama: homessa! E quem escreve obstaculizar, alavancar, obstar? Jovens executivos e políticos que ouviram o galo cantar à meia-noite e pensaram que eram seis da manhã, como se diz no interior. Essa gente toda deve ser servida pelo garção. Bem feito.
Mas, horror dos horrores, quem escreve via de regra? Cá pra nós, a via de regra e as vias urinárias são, com alguma forçação de barra anatômica, o mesmo local. Esse local atende por nomes bastante sonoros e tem outras funções mais, digamos, artísticas.
Fim de semana
Li em algum lugar que o domingo é o dia com maior índice de suicídios e a segunda-feira, de divórcios. Depois tem gente que reclama do trabalho.
*Com o objetivo de divulgar o talento dos futuros repórteres e jornalistas brasileiros, a rede CNN International lançou oficialmente no país a quinta edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Alunos de universidades e faculdades de todo o País, podem inscrever, até o próximo dia 29, matérias de TV que abordem o tema “O Uso da Tecnologia no Desenvolvimento Social”.
No ano passado, o concurso registrou um aumento de 39% no número de inscrições em relação à edição de 2007. “Fica cada vez mais claro para nós que o concurso entrou definitivamente para o calendário acadêmico do país”, diz Eliane Munhoz, diretora de comunicação e marketing da Turner International do Brasil. “A cada edição, a CNN International só reitera o seu comprometimento com o público brasileiro. O tema deste ano não poderia ser mais adequado: com ferramentas como o The Forum e iReport, o jornalismo da CNN está continuamente se adaptando e evoluindo nas mais diversas plataformas enquanto avança a tecnologia. E a CNN sabe muito bem que este é um país com uma riquíssima produção tecnológica“, completa.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.concursocnn.com.br. Para participar, os interessados precisam ser estudantes regularmente matriculados no curso de Jornalismo. Os trabalhos deverão ser inseridos na conta pessoal do participante no site YouTube e o código de incorporação do vídeo (embed) deverá ser inserido no campo correspondente de cada ficha de inscrição. Como premiação, o vencedor terá seu trabalho exibido durante a programação da CNN International, além de ganhar uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos. O júri que avaliará os trabalhos é formado por Heródoto Barbeiro (TV Cultura e Rádio CBN), Marcelo Tas (Band e UOL) e Lúcia Araujo (gerente-geral do Canal Futura).
TAGS: CNN, Tecnologia
Mais conteúdo: Saiba mais sobre a CNN International.
*Foram divulgados os nomes dos vinte estudantes de Jornalismo do Estado selecionados no concurso Primeira Pauta, do jornal Zero Hora. Agora, os acadêmicos partem para nova etapa do concurso cultural, que levará um deles a acompanhar uma reportagem do veículo. Os selecionados devem escrever um novo texto para ser submetido à avaliação de ZH. Entre os 20, cinco serão classificados para a etapa final, quando, na Redação do jornal, passarão por um último teste de texto e entrevista.
Como prêmio, um deles acompanhará, no segundo semestre deste ano, uma equipe de Zero Hora. Será uma oportunidade para conhecer todas as etapas de elaboração de uma reportagem: da definição da pauta, quando as ideias são confrontadas, ao trabalho de campo, que é a parte que envolve aventura e a emoção de conhecer lugares e pessoas, à redação dos textos e edição das fotografias, terminando na edição das páginas. Além da observação da equipe em campo, o estudante relatará suas experiências em forma de diário, que será publicado com a reportagem de ZH.
Lançado no dia 11 de abril como parte das comemorações pelos 45 anos de ZH, o Primeira Pauta propôs que os estudantes escrevessem sobre o seguinte tema: A reportagem que eu gostaria de ter feito.
TAGS: Zero Hora, Primeira Pauta
Mais conteúdo: Veja quem são os selecionados.