sexta-feira, setembro 18, 2009

Começou hoje, 18, nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil, a 23ª etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil. Ao longo da temporada 2009, serão disputadas outras 26 etapas, uma em cada estado da federação, mais o Distrito Federal. A etapa Rio Grande do Sul se iniciou nesta sexta-feira com os qualifyings. Amanhã, 19, a partir das 8h, as 16 melhores duplas masculinas e femininas, selecionadas nesta sexta, disputam vagas para as semifinais e finais, previstas para domingo, 20, também a partir de 8h. A competição é aberta ao público.
Para esta etapa, a realização é da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), em parceria com a Federação Gaúcha de Vôlei (FGF). O departamento de manutenção da SME efetuou reformas nas quadras, como troca da tela e revitalização dos postes de iluminação. A competição conta pontos para o ranking nacional de vôlei de praia. Ou seja, é uma divisão de acesso à categoria principal do melhor vôlei de praia do mundo. O objetivo da CBV, juntamente com o Banco do Brasil, é popularizar ainda mais o vôlei nos estados brasileiros, o que pode impulsionar o surgimento de novos talentos.
Regulamento – De acordo com o regulamento da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), as areias das quadras do Marinha estão recebendo atletas filiados à federações de dez estados que compõem o grupo 3: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Mais informações no site oficial da CBV (http://www.cbv.com.br/) e da FGV (http://www.voleigaucho.com.br/).
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a ONG Caminhadores, promove uma trilha ecoturística pelo Parque Farroupilha. O evento será realizado dia 21 (Dia da Árvore), às 15h, com saída em frente ao Monumento ao Expedicionário. A atividade integra a programação da Semana da Primavera.
O passeio, aberto ao público, é gratuito e há vagas para cadeirantes. Inscrições devem ser feitas no Serviço de Atenção ao Turista (SAT), localizado na sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa).
A 19ª edição da Semana da Primavera tem como objetivo levar as pessoas para dentro das áreas verdes da cidade, incentivando seu uso. A programação, que começa amanhã, 19, estende-se até o dia 27.
Rosana Marques e Banda apresentam, quarta-feira e quinta-feira, 23 e 24, às 21h, o show “Elis, a dama do Apocalipse”, no Auditório Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura (Érico Veríssimo, 307). Os ingressos para o show custam R$ 20,00. Desconto de 30% para clube do assinante ZH e 50% para estudante e idosos. Podem ser adquiridos antecipadamente na Escola de Música Cordas e Cordas (rua Garibaldi, 1042, fones 3311-4147 ou 9742-0599)..O grupo que apresenta o show é composto por Fabio Petry (bateria), Paulo Romeo (percussão), Gustavo Strapazon (baixo), Pablo Santos (guitarra), Gilson Geiger (teclado) e Rosana Marques (voz). Seus arranjos lembram a música progressiva, Sou a Elis - Quase todos os espetáculos de Elis Regina, a partir da década de 70, tinham uma proposta musical específica, muito além de um simples recital. Foi pensando nisso que surgiu o Show “Elis: A Dama do Apocalipse”. A proposta desse trabalho é mostrá-la além do que se costuma ver. Busca-se um paralelo das letras das músicas por ela interpretadas e a realidade das pessoas e o contexto de destruição da fauna e flora, das águas, da poluição, da violência e da hipocrisia humana. Consciente do seu papel, ela sempre se posicionou. Parecia uma necessidade quase vital de se colocar diante das pessoas e defender os seus pontos de vista. "Me tomam por quem? Um imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque, quando descobrirem que estou verde, já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo".
Citações no show“... Existem mais corpos ou vivos ou mortos entre eu e você, existem mais mundos ou altos ou fundos entre eu e você...” (Corpos – Ivan Lins/Vitor Martins);“... Você vive o faz de conta, diz que é de mentira, brinca até cair, chicotinho ta queimando, mamãe posso ir?...” (Jardins da Infância – João Bosco/Aldir Blanc);“... Quem cala sobre o teu corpo, consente na tua morte... quem grita vive contigo...” (Menino – Milton Nascimento/Ronaldo Bastos);“... Sete rajadas correm, somem, e uma mulher se entrega e se impõe ardente, constante, serpente, vulgar...” (A dama do apocalipse – Nathan Marques/ Crispim Del Cistia).Esses são alguns trechos do repertório que Rosana Marques e banda interpretam no show “Elis, a dama do Apocalipse”. Através dessas composições, o grupo pretende mostrar uma Elis mais intensa, indo ao fundo das questões existenciais por ela vividas. Serão incluídos trechos do poema “No Caminho com Maiakóvski” de Eduardo Alves da Costa, além da projeção de imagens sugestivas ao tema das canções.
O Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) divulgou hoje, 18, uma nova lista de vagas de empregos em diversas funções. Os interessados devem comparecer no Sine (Mauá 1.013) munidos da carteira de identidade, número do PIS e carteira de trabalho de segunda a sexta das 8h às 17h.
As vagas oferecidas são:30 de atendente de lanchonete10 de operadora de caixa10 de porteiro02 de edificações05 de camareira de hotel 20 de limpeza05 de serviços gerais02 de coordenador de área02 de equipe de engenharia03 de mecânicos ou áreas industriais afins03 de auditor de internos de processos03 de analistas contabeis jr.06 de engenheiro civil ou arquiteto jr.03 de coordenador contábil03 de supervisor regional03 de antenista03 de auxiliar administrativo05 de almoxarife02 de segurança07 de motorista de coleta e entrega09 de vendas35 de atendente de eletrecista06 de atendente de farmacia20 de cozinha12 de deposito20 de auxiliar de cozinha12 de auxiliar de deposito02 auxiliar de compras c/ Sistema SIENGE e ISSO10 de auxiliar de cozinha03 de auxiliar de limpeza Bairro Sarandi (entrevista Sine dia 21/09 as 13h30)04 de montador foto livros pessoal com deficiência (pcd)04 de auxiliar de escritorio PCD (B, São sebastião)10 de garçon10 de auxiliar de deposito zona norte (pcd)10 de pedreiro10 de servente10 de carpinteiro10 de ferreiro
O último final de semana do 16º Porto Alegre em Em Cena tem como destaques um espetáculo canadense de dança e um show de Música Popular. Amanhã, 19, e domingo, 20, também serão apresentados os dois últimos espetáculos gaúchos - A Vida Sexual dos Macacos e A Arca de Nóe - concorrentes ao 4º Prêmio Braskem, cujo resultado será anunciado na segunda-feira, 21, às 21h, no Theatro São Pedro. Confira horários e locais das atrações Em Cena na grade da programação e no quadro abaixo. Veja também a galeria com fotos dos espetáculos. O festival também apresentará peças no Projeto de Descentralização.
In Paradisum (Canadá) - Um dos maiores nomes da coreografia no Canadá, James Kudelka assina esta montagem, que traz ao palco bailarinos renomados naquele país. Emoções fortes, humor e sutilezas estão neste espetáculo que mostra os bailarinos em duetos, exaltando o amor em engenhosas coreografias. Kudelka foi coreógrafo e diretor artístico do National Ballet of Canadá, entre 1996 e 2005. Tem em seu currículo participações fundamentais em grandes companhias como San Francisco Ballet e The American Ballet Theater.
Balangandãs – Show de Ná Ozzetti (SP) - Canções imortalizadas na voz de Carmem Miranda estão no disco e no show Balangandãs, de Ná Ozzetti. “Comecei a ouvir com mais frequência as gravações de Carmem Miranda, e elas me chamaram a atenção imediatamente pela forma como a cantora brincava e valorizava, tanto o conteúdo das canções, como seus próprios recursos vocais”, conta Ná Ozzetti. Para este trabalho, ela selecionou 15 canções e dividiu com o violonista Dante Ozzetti e com o violoncelista e guitarrista Mário Manga a tarefa de compor os arranjos.
Dúplice (GO) - Do encontro de um bailarino ator e de um ator bailarino surgem dois mercadores representando a mesma mercadoria. Com parco aparato tecnológico, a trama se desvela sustentada pela cumplicidade e o diálogo corporal, num jogo cênico e sonoro. Dúplice conquistou em 2008 o prêmio de melhor espetáculo no Festival de Artes Cênicas de Goiânia.
O POA em Cena deste ano apresenta 57 espetáculos até 25 de setembro. São 21 peças internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (6), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Veja como adquirir os ingressos.
PROGRAMAÇÃO
19 de setembro (sábado)
Teatro Renascença 18h30 – In Paradisum (Canadá)
Sala Álvaro Moreyra 23h – Dúplice (GO)
Teatro de Câmara Túlio Piva 22h – O Dragão (RJ)
Teatro Bruno Kiefer 19h – Antes do Café (SP)
Teatro Carlos Carvalho 18h – Van Gogh (Uruguai)
Teatro do Sesc 20h – A Vida Sexual dos Macacos (RS)
Teatro CIEE21h – Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores (SP)
Teatro do Museu do Trabalho 20h – Luisa se Estrella Contra Su Casa (Argentina)
Theatro São Pedro18h e 21h30 - Rainha[(s)] - Duas atrizes em busca de um coração (SP)
20 de setembro (domingo)
Theatro São Pedro 21h – Balangandãs – Ná Ozzetti (SP)
Teatro Renascença 18h30 – In Paradisum (Canadá)
Sala Álvaro Moreyra 23h – Dúplice (GO)
Teatro de Câmara Túlio Piva 22h – O Dragão (RJ)
Teatro Bruno Kiefer 19h – Antes do Café (SP)
Teatro Carlos Carvalho 18h – Van Gogh (Uruguai)
Teatro CIEE 16h – A Arca de Noé (RS)
Teatro do Museu do Trabalho 20h – Luisa se Estrella Contra Su Casa (Argentina)
A programação da 19ª Semana da Primavera terá início amanhã, 19, com diversas atividades. Com programação até o dia 27, o evento inclui trilhas, palestras, festival de pagode, apresentações de teatro, cursos, oficinas, passeio ciclístico e a comemoração dos 74 anos do Parque Farroupilha.
Às 9h, ocorrem no Parque Saint´Hilaire atividades socioambientais e trilhas de interpretação ecológica com escolas públicas do entorno do parque. Esta atividade tem apoio da Prefeitura de Viamão. O parque localiza-se entre os municípios de Viamão (cerca de 89% da área) e Porto Alegre (cerca de 11% da área), no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. É administrado pela Smam desde 1976. A atividades ocorre mesmo com chuva.
Na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, localizado no Moinho do Parcão, às 10h, está marcada A Hora do Conto. O evento é aberto ao público em geral e voltado ao público infantil. Em caso de chuva, o evento fica transferido.
A programação do primeiro final de semana do evento inclui, ainda, o lançamento do projeto O Povo na Praça, junto com as comemorações do aniversário da Redenção, a partir das 14h, próximo do Monumento ao Expedicionário.
Domingo - No domingo, 20, o Festival de Pagode agitará o Parque Chico Mendes, às 14h, Às 15h, haverá apresentação do teatro de rua O Amargo Santo da Purificação, pela Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, também junto ao Expedicionário, no Parque Farroupilha.
A Fundação Zoobotânica do RS estará dando início, no próximo dia 21 - Dia da Árvore, à Campanha de incentivo ao plantio de espécies de nativas, visando a recuperação de áreas degradadas, ocupando um espaço em frente ao Palácio Piratini - estande do Governo. Neste dia, entre 10h e 16h30, técnicos do Jardim Botânico estarão prestando informações sobre a campanha, apresentando algumas das especies que serão disponibilizadas.Para esta campanha foram selecionadas algumas espécies: angico vermelho, araçá vermelho, branquilho, cabreuva,canjerana, cocão, erva mate, ingá feijão, ingá de beira de rio, pessegueiro do mato, tarumã branco, entre outras, totalizando uma variedade de 120 espécies diferentes. O valor unitário varia entre R$ 5,00 e R$ 40,00, conforme o tamanho e a espécie.Pelos cuidados e critérios de reprodução, as mudas produzidas no viveiro do Jardim Botânico têm selo de garantia de qualidade, e representam uma boa mostra das variedades de espécies que ocorrem no Estado.O viveiro de mudas está aberto de 3ª feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Fica na Rua Dr. Salvador França, 1427. Informações pelo telefone 51.3320.2028. site: WWW.fzb.rs.gov.br.
*A Feira das Profissões 2009 segue nesta sexta-feira, 18 de setembro, e receberá milhares de pessoas até o término, às 22h. Mais de 40 ônibus transportando estudantes de escolas da Capital, região metropolitana e de escolas Maristas do interior são esperados no prédio 41 do Campus Central. Só na quinta-feira, 17, primeiro dia de visitação, mais de 4 mil pessoas passaram pela PUCRS. Professores, alunos e profissionais da Universidade explicam sobre a rotina, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho nos estandes.
Neste sábado, dia 19, as atrações seguem das 9h às 15h. A partir das 10h ocorre também o "Simulado PUCRS", com quase 1.300 inscritos que vão testar os conhecimentos para o Concurso Vestibular de Verão 2010. O Simulado será realizado no Salão de Atos e no teatro do prédio 40. A Feira tem entrada franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3708 ou por meio do site www.pucrs.br/feiradasprofissoes.
Imprensa
O atendimento à imprensa na Feira das Profissões ocorre em uma sala localizada no 3º andar do prédio 40, em frente a Livraria Acadêmica. Há computadores conectados à Internet e ramais telefônicos à disposição dos jornalistas. Todas as notícias sobre a Feira são disponibilizadas no site www.pucrs.br/feiradasprofissoes.
A Assessoria de Comunicação Social da PUCRS (Ascom) está à disposição da imprensa para outras informações. Contatos durante a realização do evento: (51) 3320-3503, (51) 3353-7764, (51) 3353-7765 e e-mail ascom@pucrs.br.
A PUCRS participará do "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - Ensino Responsável 2009". A iniciativa segue a proposta da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que este ano tem 26 de setembro como data de referência.
Para mobilizar, sensibilizar e refletir com a comunidade universitária, a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codes) e de uma comissão de Unidades Acadêmicas, articula atividades específicas e simultâneas ligadas ao tema, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, conforme o calendário abaixo.
O principal evento ocorre na quinta-feira, 24 de setembro, a partir das 20h. O engenheiro Guilherme Guaragna, diretor de Empreendimentos da Petroquímica Braskem e vice-presidente da Federasul, irá palestrar no auditório do prédio 11 sobre "Responsabilidade Social e Sustentabilidade das Organizações".
Essa e outras atividades integrarão a agenda que reunirá instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil, formando uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em cada uma durante o ano.
Na PUCRS, as apresentações são abertas a alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade. Informações complementares pelo telefone (51) 3353-4065.
Atividades específicas:

24 a 26 de setembro - das 9h às 22h: Mostra Acadêmica de Responsabilidade Social. Exibição de trabalhos sobre o tema. Local: Átrio do prédio 9.
24 de setembro - 20h: Palestra com Guilherme Guaragna - Diretor de Empreendimentos da Braskem. Local: Auditório do prédio11.
25 de setembro - 19h30min: Papo Top ABRH - Case Joana d´Arc: Em Luta pela Cidadania (PUCRS/Petrobras) e divulgação da 3ª edição do Torneio Empreendedor da PUCRS e da nova modalidade Empreendedorismo Social. Local: Auditório do prédio 7.
Atividades simultâneas:

21 de setembro - das 9h às 17h30min: 1º Encontro do Dia Internacional da Paz. Promoção: Grupo de Estudos da Paz, da Faculdade de Serviço Social. Local: Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968 - Porto Alegre).
21 de setembro: 16º Encontro Nacional de Extensão e Ação Comunitária do Fórum de Extensão Comunitária - Oficina Temática: Desenvolvimento Social e Voluntariado - evento para inscritos previamente.
24 de setembro - 18h: Peça Teatral o Exército dos Sonhos, promovida pela Fundação Thiago Gonzaga / Programa Vida Urgente. Evento da Semana do Trânsito. Local: Auditório do prédio 40.
26 de setembro - 8h30mim: Abertura das Olimpíadas da PUCRS 2009, com apresentação de dança do Projeto Marista Show de Bola e entrega das doações de agasalhos e alimentos às entidades beneficiadas. Local: Parque Esportivo.
26 de setembro - das 8h45mim às 10h: 3ª Jornada científica da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Palestra de abertura: "Responsabilidade social em saúde". Local: Auditório do prédio 32.
As visitas guiadas ao Acampamento Farroupilha, organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), terminam nesse sábado, 19. Devido ao cancelamento de alguns passeios por causa do mau tempo na semana passada, neste último dia serão três horários: às 10h, 14h e 16h. Os visitantes interessados em ter uma visão geral do evento poderão se inscrever para os passeios orientados por guia de turismo até 30 minutos antes de cada roteiro pelo telefone 0800 51 7686. Quem estiver no acampamento poderá agendar sua participação diretamente no Serviço de Atenção ao Turista (SAT) que funciona das 10h às 18h, no galpão principal do acampamento que sedia a administração do evento e o MTG.Cada passeio terá duração de uma hora e meia e será feito com um grupo máximo de 20 pessoas. No roteiro estão incluídas visitas a cinco piquetes para um contato mais próximo com as tradições e a cultura gaúcha. Ao final de cada roteiro, os participantes assistirão a apresentações de grupos tradicionalistas, organizadas em pareceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Com o tema "Os Farroupilhas e suas façanhas" o Acampamento Farroupilha termina domingo, 20. A festa de encerramento terá gineteada e Baile de Ramada, na fazendinha do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), às 18h.
A Divisão de Recursos Humanos do Dmae está recebendo inscrições para estudantes do 1° ou 2° ano do Ensino Médio. Entre os pré-requisitos estão disponibilidade de seis horas diárias e estudar em um colégio que tenha convênio com o Dmae.
A instituição oferece bolsa-auxílio de R$ 3,89 a hora, vale-transporte, seguro de acidente pessoal, certificado ao final do estágio, carga horária reduzida em período de prova e férias remuneradas. As inscrições devem ser feitas na 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Realiza-se sábado, 19, com saída às 10h no Totem dos Antiquários (praça Daltro Filho, Centro Histórico) a Caminhada Literária, um passeio pela literatura, revisitando pontos do Centro Histórico da Capital, transferido de sábado passado devido à chuva. Ele faz parte dos roteiros do programa Viva o Centro a Pé, e será orientado pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer.
Quem quiser participar da Caminhada Literária pode se inscrever pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor é um litro de leite ou um quilo de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. As inscrições por e-mail devem ser feitas até amanhã,18, às 14h.
O roteiro, de aproximadamente duas horas, inclui o Viaduto Otávio Rocha, Livraria do Globo (rua da Praia), Chalé da Praça XV, Mercado Público e Praça da Alfândega. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte.
Luis Augusto Fischer - O orientador da Caminhada Literária, Luis Augusto Fischer, é formado em letras, professor de literatura brasileira na Ufrgs. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de São Paulo e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária publicados. Seus maiores sucessos de vendas são o “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004). Em 2005 publicou seu primeiro texto de ficção, “Quatro Negros”. Em 2008 publicou outra novela com o nome de "Duas águas", e em 2009 o "Dicionário Colorado".
O Caminho dos AntiquáriosA feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura e, na caminhada literária, por um escritor.A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

quinta-feira, setembro 17, 2009

*O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS (PET-Inf) realiza nesta sexta-feira, 18 de setembro, mais um encontro do "SeminaPaper", espaço onde os bolsistas de Iniciação Científica e PET, além de alunos matriculados nas disciplinas de Estágio e Trabalho de Conclusão, apresentam trabalhos e pesquisas. O objetivo é divulgar novos conhecimentos entre pesquisadores da graduação da mesma área, bem como explicar e debater as atividades que estão sendo desenvolvidas atualmente. Na ocasião, Christiano Farina Haesbaert tratará do tema "Unix: História e Filosofia, Uma Introdução Cultural", às 14h30min.
As palestras ocorrem na sala 207 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. Informações adicionais pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf.
*A Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS (Proex) realiza, entre os dias 21 e 23 de setembro, o "16º Encontro Nacional de Extensão e Ação Comunitária" e a "11º Assembleia Nacional" do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt). Com o tema "Marco Regulatório da Extensão: contribuições das IES Comunitárias", o evento busca refletir sobre as principais questões da extensão e fortalecer o diálogo entre gestores, palestrantes, representantes das políticas públicas do governo federal e a direção dos órgãos representativos das instituições de ensino superior.
Voltado para pró-reitores de extensão, coordenadores, professores e representantes de instituições de ensino superior de extensão, o encontro contará com palestras e oficinas temáticas. O evento acontece no auditório e na sala anexa do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, ou pelo site www.pucrs.br/eventos/forext2009. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) participará, até o dia 20 de setembro, da "14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro", no estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), onde contará com um espaço de destaque para suas obras.
A novidade da Bienal neste ano é a aposta em ações e coberturas a partir de diversos sites de rede social. A organização do evento montou um canal no Twitter (twitter.com/bienaldolivro) para fazer cobertura em tempo real. A Bienal também possui um hotsite no endereço www.bienaldolivro.com.br.
*Estão abertas as inscrições para transferência, reopção, reopção dentro do mesmo curso, ingresso mediante diploma de curso superior e complementação, em função das vagas e de acordo com a manifestação das Faculdades na PUCRS. Informações sobre a documentação necessária e prazos no site www.pucrs.br/cra, e-mail cra.ns@pucrs.br, pelo telefone (51) 3320-3573 ou na Coordenadoria de Registro Acadêmico, na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

Mão de obra especializada

* Juarez Hasse, jornalista.
Fala-se em desemprego e falta de mão de obra especializada mas aqui no Partenon existem verdadeiros peritos, não reconhecidos. São "ases" da construção civil. Talentos perdidos. Eles trabalham dentro da maior discrição e modéstia. Não gostam de aparecer e muito menos ainda que o seu trabalho seja promovido.
Porisso preferem exercitar os seus dotes à noite, longe de olhos indiscretos. São eletricistas, serralheiros, pedreiros, carpinteiros e outros dignos representantes de outras especialidades. Eles conseguem remover uma porta de ferro em tempo recorde sem que ninguém ouça o mínimo ruído.
Mas o que me causa espanto é a praticidade empregada pelos profissionais que mesmo sem as melhores condições de trabalho conseguem executar e concluir as tarefas com perfeição. Uma prova de que eles não gostam de aparecer é que preferem usar roupas escuras, predominando o preto. Alguns mais exagerados vestem toucas de lã, encobrindo parte do rosto, mesmo no verão. A técnica é tão apurada que eles não usam escadas para alcançarem grandes alturas para trabalharem numa janela, por exemplo. Na Barão do Amazonas surgiu um especialista em telhados e já provou que é muito bom.
Da janela da minha casa assisti uma cena inusitada: eles estavam a dois metros de altura removendo um painel de uma casa de comércio quando surgiu um grupo de pessoas que havia saído de uma festa e pararam na esquina à espera de uma carona. O trabalho lá em cima sofreu uma pequena interrupção até os desatentos festivos se afastarem, mas nada que tenha causado um prejuízo muito grande, a não ser, é claro, para o dono da padaria, que levou um susto ao ligar o lindo luminoso com o nome do estabelecimento e não funcionou. Eram cinco horas da manhã quando o comerciante notou que a casa havia perdido o nome, já que o bonito luminoso havia sido transferido para o ferro-velho da vila Cachorro Sentado, para reparos. Dos mecânicos e chapeadores nem vou comentar porque são excepcionais. Em poucos segundos o trabalho é executado. Mais recentemente apareceram exímios eletricistas e técnicos em telefonia. É por isso que ocorrem cortes de energia em determinadas regiões, aqui no nosso "território". Acho que os empresários ainda não se deram conta de que estão enganados quando reclamam da falta de mão de obra e deveriam reavaliar suas opiniões. Curiosamente, os únicos profissionais que não são encontrados por aqui são os da área de segurança, apesar de morarmos perto de dois presídios, dois albergues, duas delegacias e inúmeros quartéis da Brigada Militar.
Por meio de um processo seletivo, a Ulbra TV e a rádio Pop Rock acaba de escolher 21 novos estagiários, que já estão vivendo o dia-a-dia das emissoras. São alunos de comunicação social, informática, administração e fonoaudiologia, além de técnico em eletrônica (Colégio Cristo Redentor). Os estudantes atuam nas áreas de programação, produção, audiovisual, comercial, administrativo e técnica. Segundo o coordenador do grupo de estagiários da Ulbra TV e Pop Rock, Paulo Roberto Bogado, a cada quinze dias os alunos passarão por acompanhamentos com uma psicopedagoga para avaliar o desenvolvimento de suas competências. O coordenador ressalta que para o primeiro semestre de 2010 haverá uma nova seleção de estagiários. (Coletiva)
A Secretaria Municipal de Saúde recebe inscrições para o 1º Encontro de Estomias e Incontinências do Município de Porto Alegre. Aberto ao público, o evento será realizado em 25 de setembro, das 8h30 às 18h30, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail 1estomiapoa@gmail.com.
Durante o encontro, serão abordados os aspectos clínicos e psicológicos que envolvem os pacientes estomizados ou com incontinências. O evento é aberto à comunidade. O câncer de intestino é a principal causa de estomias (desvio intestinal através de abertura temporária ou definitiva na pele do abdome, através de ato cirúrgico). O Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer intestinal do Brasil. Em Porto Alegre, a neoplasia de colon e reto é o quarto tipo.
Em razão da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que sábado, 19, será dia de Passe Livre na frota de ônibus da Capital. Serão 805 veículos em circulação. O fone 118 funciona 24 horas para informações e reclamações.
Lançada há uma semana pela prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a campanha de conscientização para o trânsito segue com uma intensa programação de orientação aos motoristas e pedestres desenvolvida pelos agentes de fiscalização e monitores treinados em diversas regiões da cidade.
O agente de fiscalização de trânsito da EPTC Márcio Machado, em atividade no Comando de Operações Especiais (COE), está engajado na campanha de respeito à travessia na faixa de segurança. Ele acredita que a campanha "está pegando na cidade". Mas faz um alerta, "estender o braço não pode ser um gesto de brincadeira feito por crianças e até mesmo por adultos. É algo sério, que representa um salvo-conduto para atravessar a via com segurança", explica.
Machado dá algumas dicas para os pedestres, após observar diversas situações durante a primeira semana de campanha da cidade. "O pedestre precisa ficar bem visível para que o motorista tenha uma visão perfeita da sua presença; estender bem o braço; esperar que os veículos parem nas diversas pistas da via para realizar a travessia; não estender o braço quando o veículo estiver muito próximo, pois pode causar algum acidente", alerta.
Conscientização - Agentes de trânsito e monitores treinados pela EPTC realizam trabalho de conscientização junto às escolas da Capital, nos horários de entrada e saída dos alunos. Hoje, 16, os agentes estão nos colégios Província de São Pedro, Farroupilha, Irmão Weibert, Cândido Portinari, Dores, Duque de Caxias, Roque Gonzales, Silva Paes, Baltazar de Oliveira Garcia e São João. Já os monitores trabalham junto às esquinas das ruas Caldas Júnior com Sete de Setembro, Getúlio Vargas com José de Alencar, Goethe com Mostardeiro, Assis Brasil com Aliança, Assis Brasil com Panamericana, Assis Brasil com Dom Diego e Assis Brasil com Itararé.
Novo SinalO gesto de estender o braço não é uma lei de trânsito. Mas o respeito à faixa de pedestre é lei, Artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O não cumprimento resulta em sete pontos na Carteira de Motorista, é multa gravíssima, com valor de R$191, 54.
*Rosana Marques e Banda apresentam, nos dias 23 e 24, às 21h, o show “Elis, a dama do Apocalipse”, na Sala Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). Os ingressos custam R$ 20, com desconto de 30% para o Clube do Assinante ZH e 50% para estudante e idosos, e podem ser adquiridos antecipadamente na Escola de Música Cordas e Cordas (rua Garibaldi, 1.042 e fones 51 3311.4147 ou 9742.0599).Com arranjos próprios que lembram a música progressiva, o grupo que apresentará o show é composto por Fabio Petry (bateria), Paulo Romeo (percussão), Gustavo Strapazon (baixo), Pablo Santos (guitarra), Gilson Geiger (teclado) e Rosana Marques (voz).Quase todos os espetáculos que Elis montou a partir da década de 70 tinham uma proposta musical específica, muito além de um simples recital. Foi pensando nisso que surgiu o show “Elis: A Dama do Apocalipse”. A proposta é criar um paralelo das letras das músicas interpretadas por ela e a realidade das pessoas e tudo que as envolve, como a destruição da fauna e flora, das águas, a poluição, a violência e a hipocrisia humana.
Através do repertório da cantora, o grupo pretende mostrar uma Elis mais intensa, indo ao fundo das questões existenciais por ela vividas. Serão incluídos trechos do poema “No Caminho com Maiakóvski” de Eduardo Alves da Costa, além da projeção de imagens sugestivas ao tema das canções.
Primeira mostra oficial abrangente de arte urbana contemporânea produzida em Porto Alegre, a Usina Urbana encerra com programação especial neste 20 de setembro, domingo, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551). Das 18h às 22h estão programadas apresentações de DJ Anderson, Lúcio Ka-Hara, Deborah Blank e Sirilo, com apresentação dos documentários A Rua e a Chaminé e Usina Urbana SK8, produzidos pela Zeppelin Filmes. Os documentários contam como foi concebida e organizada a exposição, com imagens de cada uma das obras expostas, entrevistas com seus autores, e depoimentos de cidadãos porto-alegrenses sobre o grafite e outras expressões nos muros da cidade. O evento terá também apresentação do Circo Petit Poa-RS e dos B.Boys do Restinga Crew. Veja fotos aquiCom a iniciativa Usina Urbana da Secretaria Municipal da Cultura, pela primeira vez uma estrutura oficial serviu de suporte para uma intervenção que explora essa linguagem. Vinte artistas locais, que usam as ruas de Porto Alegre como meio de expressão, realizaram intervenções numa estrutura de quase 900m² de painéis. Além dos grafites em grandes formatos, a programação incluiu hip hop, música eletrônica e circo em um novo conceito estético, além de workshops sobre técnicas de pintura, confecção de brinquedos de pano e outras expressões gráficas próprias da arte urbana. Leia mais.
O projeto Curta nas Telas apresenta, até segunda-feira, 21, o filme Esboço para Fotografia, de Bruno Carneiro, no Cinemark Bourbon Shopping Ipiranga, antecedendo à exibição do longa O Sequestro do Metrô, de Tony Scott (até 18 de setembro, na sala 8; e no período de 19 a 21 de setembro, na sala 5, em todas as sessões)O curta de Bruno Carneiro foi um dos 11 filmes selecionados na 34ª edição do Projeto Curta nas Telas, convênio entre a prefeitura, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC - ABD/RS), cujo objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio de sua exibição no circuito de cinema de Porto Alegre.
Em 33 edições, já foram exibidos 214 curtas. No dia 28, entrará em cartaz, no Arcoíris Boulevard, o curta Um Ridículo em Amsterdã, de Diego Gozze. Saiba mais sobre o projeto: www.curtanastelas.blogspot.com
A dança é o destaque hoje, 17, no 16º Porto Alegre em Cena. Com duas peças marcantes do repertório internacional, a São Paulo Companhia de Dança participa pela primeira vez do festival de artes cênicas. E estreia em grande estilo, com dois clássicos do século XX, Les Noces e Serenade, respectivamente da russa Bronislava Nijinska e do norte-americano Geroge Balanchine. A apresentação será no Teatro do Sesi, às 21h. Confira horários e locais das demais atrações do décimo dia do Em Cena na grade da programação. Veja também a galeria com fotos dos espetáculos. O festival também apresentará peças no Projeto de Descentralização. As coreografias Les Noces e Serenade têm em comum sua relevância e pioneirismo. Les Noces (1923), delineada sobre a música homônima de Igor Stravinsky, traz à cena as primeiras inovações modernistas e um conteúdo ousado para a época: a situação das mulheres obrigadas a aceitarem casamentos arranjados. Serenade (1935), com música de Tchaikovsky, adapta para os palcos os exercícios realizados nas aulas de balé.
O POA em Cena deste ano apresenta 57 espetáculos até 25 de setembro. São 21 peças internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (6), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Veja como adquirir os ingressos.
PROGRAMAÇÃO17 de setembro (quinta-feira)Teatro do Sesi21h – Les Noces e Serenade (SP)Teatro Renascença 18h30 – Medida por Medida (RJ) Sala Álvaro Moreyra 23h – La Madre Impalpable (Argentina) Teatro de Arena 19h – Kahlo Viva La Vida (Uruguai) Teatro Bruno Kiefer 19h – Giacomina en Voyage (Itália) Teatro Carlos Carvalho 18h – Tercer Cuerpo (Argentina)Teatro do Sesc20h – Cru (RS) Teatro Instituto Goethe22h – Caio F. – Três Monólogos (PE) Teatro CIEE 21h – Marleni (RS)Fundação Iberê Camargo 20h – Performance de lançamento do livro Falos & Stercus
*A Secretaria Municipal de Administração vai publicar na edição de amanhã, 17, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital 185/2009 que divulga o local, horário, data e listagem de candidatos para realização da prova de aptidão física para o cargo de Guarda Municipal. As provas serão realizadas no dia 25 de outubro, das 8h às 16h30h, no CETE - Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na rua Gonçalves Dias, 628, bairro Menino Deus.
Os candidatos deverão apresentar atestado médico conforme determina o Edital nº 159/2008, no período de 5 a 8 de outubro, no horário das 9h às 16h, na Fundação Conesul de Desenvolvimento (avenida Coronel Aparício Borges, 2664, bairro Partenon).
A íntegra do Edital poderá ser conferida no Diário Oficial de Porto Alegre (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/) e na Internet, através do site: http://www.portoalegre.rs.gov.br/concurso.
A programação da 19ª Semana da Primavera, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), traz o lançamento de um importante projeto que poderá mudar a imagem das praças de Porto Alegre. Intitulada O Povo na Praça, a ação será lançada sábado, 19, às 15h, no Parque Farroupilha (Redenção), com o objetivo de integrar continuamente a comunidade aos espaços públicos próximos às suas casas, mantendo esses locais sempre com frequentadores.
“Queremos levar as pessoas para dentro das áreas verdes públicas, incentivando seu uso através do estímulo à promoção das mais variadas atividades pela própria comunidade”, destaca o titular da Smam, Professor Garcia.
Porto Alegre conta com 582 praças urbanizadas, prontas para uso de todos os cidadão. Estes espaços estão, em sua maioria, equipados com brinquedos, bancos, espaços para contemplação e quadras esportivas, caracterizando clubes de lazer abertos ao públicos. A Smam está convidando toda população para usufruir das áreas que localizam-se próximas às suas casas. “A sociedade civil organizada, através das associações de bairro, pode desenvolver uma agenda de atividades para ocupar esses espaços, como campeonatos de futebol, vôlei, jogo de damas, apresentações de teatro, dança, música e muitas outras idéias que podem nascer de conversas informais”, explica Garcia, acrescentando ainda que estas atitudes contribuem para diminuir atos de vandalismo.
Semana da PrimaveraRealizada de 19 a 27 de setembro, a Semana da Primavera tem patrocínio de Vivo e Cia Zaffari, além do apoio de Aflori, Carris, Crea, Moeda Bar e Restaurante, Santander Cultural e Vier. No sábado, há programação musical em comemoração aos 75 anos do Parque Farroupilha, com shows de shows de Nei Lisboa e Pública, com patrocínio da empresa Vivo e promoção da rádio Pop Rock.

quarta-feira, setembro 16, 2009

No sábado, 19, acontece a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. A abertura oficial acontecerá às 10h no Acampamento Farroupilha, com a presença do prefeito em exercício, José Fortunati, e do secretario municipal da saúde, Eliseu Santos. A meta para esta etapa da campanha é vacinar de 84 mil crianças menores de cinco anos. O número representa cerca de 95% das crianças nesta faixa etária, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Durante o sábado, Porto Alegre contará com 227 pontos de vacinação, número alcançado através da inclusão de postos volantes, localizados em supermercados, shoppings, mercado público, rodoviária, e praças da capital, além de toda a rede de serviços de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas até 18h, e as Equipes de Saúde da Família (PSF) e postos volantes, até 17h.
Pólio - A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por vírus que atinge o sistema nervoso, podendo causar sequelas e até a morte. No Brasil, as campanhas contra a paralisia infantil são realizadas há 27 anos, consolidando o controle epidemiológico e a ausência da doença no país. Conhecida há mais de três mil anos, a poliomielite é uma doença que, em seu apogeu, afetou ou levou à morte cerca de 500 mil pessoas. Após 37 anos, o cientista americano Albert Sabin desenvolveu a vacina oral, derivada de um vírus vivo atenuado. No início dos anos 60, ela substituiu a vacina Salk. A Sabin, que proporciona uma imunidade completa, é de fácil administração e mais barata e, em 1988, se transformou na vacina mais usada nas campanhas mundiais de erradicação. Atualmente, a poliomielite existe apenas em alguns países da África.
A Brigada Militar abriu nessa terça-feira (15) o processo seletivo para ingresso nos Colégios Tiradentes da Brigada Militar, unidades de Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, para o ano letivo de 2010.
As inscrições podem ser feitas até o 23/10, pelos correios, e até 30/10, nas secretarias dos Colégios Tiradentes, das 8h às 17h de segunda-feira a quinta-feira e das 8h às 13h nas sextas-feiras.
O processo seletivo será composto de prova intelectual, física e de saúde, com destaque para o eletroencefalograma. Maiores informações podem ser encontradas no Edital Nº 083 /DE/2009, no Diário Oficial do Estado de N° 177 de 15 de Setembro de 2009, pág.52.
Fonte: Ascom BM

Fatos Históricos do dia de hoje

HojeMickey Rourke faz 53 anos e Andréa Beltrão 46.


1620 - Com 27 m de comprimento, o barco Mayflower parte de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte.
1721 - Fundação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mais antiga repartição pública da capital paulista.
1732 - Explosão do paiol de pólvora do castelo de Campo Maior devido a uma tempestade, matando grande parte da população local.
1765 - Em Portugal, criam-se as fábricas de serralharia.
1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal pelo rei José I de Portugal.
1782 - O Brasão de Armas dos Estados Unidos da América é usado pela primeira vez.
1810 - Início da Guerra da Independência do México.
1824 - Frei Caneca se refugia na cidade de Abreu e Lima, derrotado na Confederação do Equador.
1854 - Desembarque de tropas aliadas na Guerra da Criméia.
1901 - Emanicipação da cidade de Caxambu.
1908 - General Motors é fundada por William Durant.
1941 - A cidade de Odessa é ocupada pelas tropas alemãs.
1944 - Tropas brasileiras da FEB ocupam Massarosa, Monte Canunale e Il Monte, na Itália.
1947 - Oswaldo Aranha é eleito presidente da Assembléia Geral da ONU.
1955 - Golpe militar na Argentina depõe o Presidente Juan Perón
1959 - Barbara Hepworth recebe o Grande Prêmio da V Bienal.
1969 - A Junta militar brasileira emite nota oficial comunicando o afastamento definitivo de Costa e Silva e a constituição de uma junta de três generais para encaminhar a questão sucessória (v. AI-15).
1969 - É proibida no Brasil a música "Je t'aime, moi non plus".
1975 - Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe são admitidos como Estados-Membro da ONU.
1975 - Independência da Papua-Nova Guiné.
1982 - 2 mil palestinos são massacrados nos acampamentos de Sabra e Chatila, nos subúrbios de Beirute Ocidental, por forças direitistas do exército libanês articuladas com militares israelenses. (v. Invasão do Líbano).
1984 - O primeiro transplante de coração animal (babuíno) para ser humano.
1987 - Assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio. Em comemoração, a ONU declarou a data como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
1988 - Abertos os Jogos Olímpicos de Seul.
1988 - Acusado de tentar subornar um delegado da Polícia Federal com 1.000.000 USD para não ser indiciado no "Escândalo Banespa", Otávio Ceccato, secretário estadual da Indústria e Comércio de SP, pede demissão.
1993 - Primeira transmissão (original) nos EUA, na NBC, da série de televisão Frasier.
2000 - Dois recordes olímpicos de ciclismo masculino são registrados nas Olimpíadas de Sydney.
2004 - A Assembleia da República de Portugal aprova, por unanimidade, translado dos restos mortais de Manuel de Arriaga para o Panteão Nacional de Santa Engrácia.
2004 - Furacão Ivan atinge a Flórida.
2004 - Parlamento Pan-africano é aberto na África do Sul.
O Acampamento Farroupilha recebe a 4ª Maratona Literária de Porto Alegre – edição Causos Gaudérios. Com o slogan ‘Grande Festa do Livro – Te aprochega, vivente’, o evento terá sessão de leitura de ‘O analista de Bagé, de Luis Fernando Verissimo,’às 19h, da sexta-feira, 18. Além de ‘Contos Gauchescos’, de Simões Lopes Neto, no sábado, 19, às 16h. Os encontros ocorrem no Piquete da Leitura, no Parque da Harmonia. A Maratona consiste na leitura coletiva de um livro a fim de incentivar e democratizar o hábito. Essa é a primeira vez que o evento ocorre fora do Centro Municipal da Cultura. Sua primeira edição antecedeu e comemorou o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril deste ano, com a leitura de "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura. (Coletiva.Net)

terça-feira, setembro 15, 2009

A 19ª Semana da Primavera, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), inicia-se no próximo sábado, dia 19, e se estende até domingo, 27. “Com o objetivo de levar as pessoas para dentro das áreas verdes de nossa cidade, estamos incentivando o uso desses espaços. Para isso, a intenção é desenvolver as mais variadas atividades”, destaca o titular da Smam, Professor Garcia.
A Semana da Primavera tem patrocínio de Vivo e Cia Zaffari, além do apoio de Aflori, Carris, CREA, Moeda Bar e Restaurante, Santander Cultural e Vier. Às 14h começam as comemorações da 19ª Semana da Primavera e às 15h haverá o lançamento do projeto “O Povo na Praça”, com cerimônia oficial no Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário. O ato está inserido na programação dos 75 anos do Parque e inclui ainda shows de Nei Lisboa e Pública, com patrocínio da empresa Vivo e promoção da rádio Pop Rock.
No sábado também haverá trilha socioambiental e trilha interpretativa no Parque Saint’Hilaire durante os turnos da manhã e da tarde. Inscrições e informações pelo telefone 3493-5824. No domingo, 20, o Parque Chico Mendes será palco do 1º Festival de Pagode que contará com o apoio da Brigada Militar, Comissão de Cultura da Região Nordeste, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Guarda Municipal. As apresentações das bandas convidadas iniciam-se às 14h.
Confira toda a programação
Hoje Fernanda Torres faz 43 anos, Lia Luft 71 e Angelita Feijó 41.






A Galeria dos Arcos, no térreo da Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551), recebe a partir de quarta-feira, 16, às 19h30, a exposição Em Defesa de Valores Comuns que marca os 70 anos do início da 2ª Guerra Mundial. A organização e a curadoria são do Consulado Geral da República da Polônia.
A exposição Em Defesa de Valores Comuns apresenta acontecimentos do século 20, abrangendo o período de mais de 80 anos de luta dos poloneses pela recuperação da independência e pelo retorno da Polônia à família dos povos democráticos. Exibe documentos únicos, na maioria dos casos oriundos de fontes estrangeiras, tais como despachos de espionagem, declarações de governos, ordens e declarações de comandantes eminentes, declarações de políticos, fotografias, desenhos, documentos de correios e filatelia.
Esta colagem não convencional de fatos demonstra, pela primeira vez em um âmbito tão abrangente, as atitudes de vários países da Europa e do mundo perante os acontecimentos que tiveram um impacto decisivo sobre o destino da Polônia e dos poloneses.Nazismo - A exposição ise inicia com painéis que fazem lembrar os acontecimentos históricos dos anos 1914-1921, quando ocorreram as lutas pela recuperação da independência e pelo retorno da Polônia ao mapa político da Europa.A Polônia foi o primeiro país a colocar suas tropas contra a invasão nazista e, depois, as soviéticas. A campanha de 1939 não poderia terminar com a vitória. Os poloneses, mais fracos e abandonados, perderam, mas as autoridades nunca assinaram o ato de capitulação e o povo nunca se deu por vencido pela violência. No país ocupado, criou-se o Estado Clandestino e surgiram diversas organizações militares. Esse "não" arrojado atirado contra Hitler fez com que a Grã-Bretanha e a França entrassem na guerra e proporcionou a criação da coligação anti-hitleriana.Os poloneses combateram em todas as frentes de batalhas na Europa, no Ocidente, no Sul e no Leste, também ao norte da África, por terra, mar e ar. No entanto, no território ocupado da Polônia, as autoridades policiais e administrativas do Terceiro Reich construíram campos de concentração para os poloneses e centros de extermínio para os judeus. O símbolo histórico deste sistema são os nomes que viraram sinônimo de genocídio: Auschwitz-Birkenau, Chelmno-Kulmhof, Treblinka, Majdanek, Sobibor, Belzek, Gross-Rosen, Stutthof. Foram exterminados cerca de três milhões de judeus poloneses e cerca de 3 milhões de judeus cidadãos de outros países, assassinados pelos nazistas nos centros de extermínio. Mais de dois milhões de cristãos poloneses foram vítimas deste terror sangrento. Os números não incluem as experiências de cerca de 2,3 milhões de pessoas expulsas de seus lares, mais de 2,5 milhões de trabalhadores forçados e cerca de 200 mil crianças expatriadas a fim de serem germanizadas, das quais 75% nunca regressaram para suas famílias na Polônia.Os materiais, únicos, compilados nesta exposição, demonstram um grande esforço militar e o martírio dos poloneses visto à distância, pelos olhos dos outros povos, pelos aliados. Graças aos documentos arquivados e materiais iconográficos apresentados, é possível seguir o caminho do combate das Forças Militares Polonesas durante todo o período da guerra, ao lado dos aliados: as lutas na França e na Noruega em 1940, a Batalha da Inglaterra e do Atlântico, as lutas no deserto da Líbia, na frente italiana nos anos de 1944-1945, até o vitorioso Maio de 1945, na Frente Ocidental.É apresentado também o Exército Polonês na Frente Leste e o seu caminho na Batalha de Lenino, via Varsóvia até Berlin.Durante 2.078 dias, os poloneses lutaram pela Polônia livre contribuindo para a libertação dos outros povos da Europa. Na ultima fase da 2ª Guerra Mundial, em unidades regulares de todos os países aliados houve, em conjunto, cerca de 600 mil poloneses e várias centenas de milhares no Exército Clandestino. Cortina de Ferro - Uma grande parte da exposição ilustra a história dos poloneses por trás da Cortina de Ferro. Numerosas fotografias, declarações e enunciações de políticos, cartas e panfletos volantes ilustram os motins do povo contra o regime comunista nos anos de 1956, 1970, 1976 e 1980. A exposição apresenta o nascimento e o primeiro período de existência do sindicato "Solidariedade", a Lei Marcial e as visitas de João Paulo II à Pátria. As transformações polonesas, evoluindo dos ideais e do programa do "Solidariedade", iniciaram a transição do Estado Totalitário para a Democracia Parlamentar.A exposição termina com um acontecimento de grande importância histórica: a entrada da Polônia em 12 de março de 1999 como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O novo sinal de trânsito está repercutindo de forma positiva junto à população. O objetivo da campanha, promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é trazer mais segurança a pedestres e motoristas. O novo sinal (braço estendido) não é lei, mas usar e respeitar a faixa de segurança faz parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Fotos.
A partir desta segunda-feira, 14, cinco equipes de orientadores contratados e treinados pela EPTC estão percorrendo diversos pontos da Capital. Além da distribuição de material educativo em faixas de segurança onde não há semáforos, os profissionais orientam pedestres e motoristas. (veja o vídeo)
Segundo Jane Zacoutegui, uma das coordenadoras de equipe, as ações acontecem até o dia 26, em cinco pontos de grande circulação de veículos e pedestres: início da avenida Borges de Medeiros, próximo ao Paço Municipal; Avenida Duque de Caxias, em frente à Assembléia Legislativa e à Catedral Metropolitana; esquina das ruas Otávio Rocha e Dr. Flores; equipes volantes ao longo das avenida Getúlio Vargas e José de Alencar. “A receptividade das pessoas tem sido muito boa. Motoristas e pedestres estão entendo os objetivos da campanha e como funciona o novo sinal”, afirmou Jane.
"Como pedestre, achei muito boa essa idéia do novo sinal", afirmou a aposentada Cleci Michelin, uma das abordadas pela equipe que trabalhava na avenida Duque de Caxias. Para Carmem Rial, professora, se todos aderirem à campanha, com certeza vai reduzir o número de atropelamentos. "É uma idéia simples e fácil de entender", resumiu. O estudante Nivaldo Trindade Santos é um dos motoristas que aderiram à campanha. "Conheço bem Brasília, onde os pedestres são respeitados e lá essa idéia funciona bem. Acho que tem tudo para dar certo aqui em Porto Alegre".
Novos hábitos – Esta é a primeira etapa de um conjunto de ações que serão desenvolvidas para mudar a cultura da cidade em relação ao trânsito e alterar os hábitos da população. “Queremos mudar o comportamento dos usuários do trânsito, e a cidade está capacitada para isso. Somos a cidade mais politizada do Brasil e temos a ambição de que Porto Alegre seja admirada também pelo comportamento de seus motoristas e pedestres”, explicou o prefeito José Fogaça no lançamento da campanha.
A campanha está sendo veiculada em televisão, rádio, jornal, cinemas, outdoor e ônibus, além de placas em travessias sem sinaleiras e cancelas de estacionamentos. Ao todo, o novo sinal de trânsito estará visível em 605 diferentes pontos da Capital. Também estão sendo distribuídos adesivos a motoristas e taxistas e material de divulgação à população.
Entenda o Novo Sinal de Trânsito
www.novosinal.com.br / Disque-faixa: (51) 3289-4444.
*Imagens de estrelas, galáxias, planetas e outros astros, exibidos em 20 painéis, podem ser apreciadas na exposição "Paisagens Cósmicas - Da Terra ao Big Bang", no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Além de textos que explicam os fenômenos observados e orientam sobre o conhecimento da Astronomia, o visitante faz uma viagem da Terra à origem do Universo no Big Bang em belas paisagens cósmicas.
A mostra faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia e pode ser visitada até o dia 17 de setembro. O MCT funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521.
*A "Feira das Profissões", evento tradicional que a PUCRS promove para os vestibulandos conhecerem melhor ou decidirem sua futura profissão, ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de setembro, das 9h às 22h (quinta e sexta-feira) e das 9h às 15h (sábado). Professores, alunos e profissionais da Universidade receberão os estudantes para que tirem dúvidas sobre a rotina das profissões, o currículo do curso e o mercado de trabalho. Também ocorrerão passeios orientados pelo Campus e o "Simulado PUCRS", no dia 19 de setembro (sábado), das 10h às 13h (inscrições já encerradas). Quem participar da prova do Simulado terá desconto especial de 50% na inscrição para o Vestibular de Verão 2010.
A Feira tem entrada franca e será realizada no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3708 ou no site www.pucrs.br/feiradasprofissoes.
*A Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS (Prograd) realiza no dia 28 de setembro a palestra "Capacidade de prestar atenção: uma perspectiva do funcionamento do cérebro". Ministrado pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade (Famed) André Palmini, o evento integra a "Capacitação Discente", promovida pela Prograd. O encontro será no auditório do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A atividade tem entrada franca, sem inscrições prévias, e é realizada sempre na última segunda-feira do mês, das 18h às 19h. A participação vale como atividade complementar. Outras lança nesta quinta-feira, 17 de setembro, o livro "informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4391.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) Inovações Centradas na Multimídia: repercussões no processo ensino-aprendizagem". A sessão de autógrafos com a autora, Gladis Falavigna, será realizada às 17h na sala VIP do prédio 41, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A obra analisa o uso de multimídias em sala de aula, tema amplamente discutido por professores, escolas públicas e privadas, instituição de ensino superior e órgãos governamentais. O livro destaca a necessidade de mudanças estruturais na educação por meio de projetos permanentes que ultrapassem políticas partidárias e outros interesses, que não os da educação.
A livraria da Edipucrs fica no 2º andar do prédio 41. No local são oferecidos descontos especiais à comunidade acadêmica. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3906.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), iniciou na manhã desta terça-feira (15/9), as aulas do Programa Sesi Cozinha Brasil, que acontecem em uma tenda anexada a um caminhão no pátio da Pasta. O evento é realizado em parceria entre o Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe e o Departamento de Ensino e Treinamento (DET) da SSP.
Os cursos, oferecidos a todos os servidores da Segurança Pública, oportunizam ações de educação alimentar e de aproveitamento integral dos alimentos, valorando a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade. As aulas, realizadas em três horários até o dia 17, tem um total de 70 inscritos.
Participaram da abertura a diretora do DET, Sonia Dall’Igna; a diretora do DTP, Magali Fernandes; coordenadora do Cozinha Brasil na Susepe, Erminda Torres; a chefe da Divisão de Saúde do DTP, Cristina Soirefmann e o chefe da Divisão de Trabalho Prisional do DTP, James Machado.
SESI COZINHA BRASILIntegrado ao Projeto de Prevenção da Violência (PPV), do Governo do Estado, o Sesi Cozinha Brasil objetiva a promoção de ações de educação alimentar e de aproveitamento integral dos alimentos, valorando a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade.Em três edições, até o próximo dia 17, as aulas serão ministradas por nutricionistas especializadas, abordando questões culturais e de regionalização de receitas, além de segurança alimentar, planejamento de cardápios, congelamento e descongelamento, entre outros assuntos relacionados à alimentação. Cada curso na SSP terá 10 horas/aula, distribuídas em três turmas e horários, de acordo com o seguinte cronograma: Turma 01 – das 9h às 11h30min;Turma 02 - das13h às 15h30min;Turma 03 – das 15h30min às 18h.RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOSAinda no âmbito da SSP, via Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), projeto-piloto do Sesi Cozinha Brasil foi implantado em 2008 na Penitenciária Modulada de Montenegro, no Vale do Caí, beneficiando 25 apenados do regime fechado. Atualmente, está sendo levado para diversas casas prisionais gaúchas. Os objetivos são de trabalhar junto à população carcerária e seus familiares conceitos de educação alimentar, saúde e qualidade de vida. Visa a participar do processo de ressocialização dos apenados, enfatizando questões relacionadas ao empreendedorismo, saúde e higiene pessoal. Também têm por finalidade sugerir mudanças nas preparações alimentares servidas nas penitenciárias, promovendo mais valor nutritivo e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e obesidade. Coordenadora estadual do Programa Sesi Cozinha Brasil, Erminda Torres, da Susepe, destaca o trabalho efetivo desenvolvido pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, que, ao garantir recursos superiores a R$ 20 mil, como contrapartida do Estado ao programa, assegurou o benefício no Rio Grande do Sul. Desta forma, enfatiza Arminda, o governo gaúcho promove inclusão social através da capacitação profissional. "Defendemos a reintegração do preso através do trabalho. Este projeto é uma alternativa educativa para enfrentar o ócio nos presídios e oferecer, através de uma ação cidadã, um ofício ao apenado", salienta Erminda.
Transitando pela vida, dirigindo pela paz é o lema do 2º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, que tem suas inscrições abertas até 23 de setembro. O concurso, que premiará trabalhos realizados por alunos e professores, pretende estimular crianças, jovens e educadores das instituições de ensino públicas e privadas de Porto Alegre à adoção de comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano.
O edital com informações sobre as categorias e a forma de participação está disponível no site www.eptc.com.br. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC pelo fone 3289-4427 ou no e-mail educ@eptc.prefpoa.com.br.
Faltando alguns dias para a abertura do Acampamento Farroupilha ao público, em 4 de setembro, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho já conta com serviços de saúde para atender tradicionalistas, trabalhadores e freqüentadores. Uma ambulância de atendimento básico permanece estacionada junto ao Galpão Administrativo do Parque para prestar atendimento.
No local, trabalham um condutor socorrista e uma técnica em enfermagem, de segunda a quinta-feira. De sexta a domingo, a equipe recebe o reforço de uma UTI móvel, mais um motorista socorrista e outro técnico de enfermagem. Para a abertura do evento, já estará pronta a unidade básica de saúde, que atenderá em regime de plantão junto ao Centro de Eventos, ao lado do lago.
Transporte - Linhas de ônibus para chegar no Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:
SENTIDO CENTRO/BAIRROOrigem: CentroC1 - Circular Centro176 - Serraria/Rodoviaria178 - Praia de Belas180 - Diário188 - Assunção244 - Santa Teresa2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos255 - Caldre Fião272 - Moradas da Hipica e derivadas273 - Belém Novo/Hipica e derivadas282 - Cruzeiro2821- Pereira Passos346 - São José349 - São Caetano360 - Ipe376 - Herdeiros/ Esmeralda394 - Mapa e derivadas397 - Bonsucesso e derivadasR32 - Rápida-BonsucessoOBS.: Na Av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à Zona Sul.
SENTIDO BAIRRO/CENTROOrigem: Tristeza110 - Restinga Nova Tristeza111- Restinga Velha Tristteza180 - Diario188 - Assunção
Origem: Bairro Menino Deus/Av Praia de Belas178 - Praia de Belas
Origem: Protasio Alves492 - Petropolis/Sesc
Origem: Av IpirangaT1 - Transversal 1T1D - DiretaOBS.: Na Av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da Zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).
Estacionamento - O estacionamento no Acampamento Farroupilha custará R$ 10 e terá vagas. Local: Estacionamento Fórum -
Maior festival de teatro do país e um dos mais prestigiados da América do Sul, o Porto Alegre em Cena dá uma cara cosmopolita para a cidade, com hotéis lotados e intensa circulação de artistas, com seus figurinos coloridos e muitas línguas diferentes. Este ano, a 16ª edição, de 8 a 25 de setembro, apresenta 21 espetáculos nacionais, 21 do exterior e 14 do Rio Grande do Sul. Esse volume de atrações movimenta toneladas de equipamentos. Confira:
- Cerca de três toneladas e meia de equipamentos serão trazidas à Capital somente para os espetáculos nacionais e locais. São estruturas de cenário, objetos cênicos, figurinos e instrumentos musicais que serão utilizados nos 17 dias do festival.
- A peça O Dragão, vinda do Rio de Janeiro, traz 554 kg divididos em 21 volumes. Nos cases, oito placas de metal, grades de tela, malas com assessórios e cadeiras compõem o material.
- Já a peça Rainhas – duas atrizes em busca de um coração, de São Paulo, virá a Porto Alegre munida de 300 kg em 18 volumes.
- Medida por Medida, peça oriunda da capital fluminense, terá carga em torno de 600 kg, que inclui, entre outras coisas, uma máquina de papel picado.
- Dolores, espetáculo de Minas Gerais, necessitará de meia tonelada para subir ao palco. Entre o arsenal de materiais estão cortinas, trilhos, painéis, fitas com armação em ferro e até mesmo um ciclorama, fundo curvo e claro sobre o qual são projetadas tonalidades de luz possibilitando, assim, a criação de efeitos variados para a cena.
- O material de iluminação necessário para todos os espetáculos virá de caminhão. A produção do festival importa todo o equipamento de São Paulo, que permanece na Capital gaúcha até o encerramento do Em Cena.
- Três caminhões com cenários dos espetáculos nacionais farão uma peregrinação de Norte a Sul do país, parando nas cidades que sediam os grupos e arrecadando todo o material necessário para os artistas subirem ao palco.
Saiba mais: www.poaemcena.com.br
Estão abertas até 19 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, as inscrições para o 12º Festival de Música de Porto Alegre. O evento se realizará entre 1º e 4 de outubro deste ano no Teatro de Câmara Túlio Piva (rua da República, 575). O regulamento pode ser conhecido no site da SMC .
As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Usina do Gasômetro, na av. João Goulart, 551, sala 606, telefone (51) 3289.8119.A ficha de inscrição e o regulamento, bem como informações, poderão ser obtidos, a partir da abertura das inscrições, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h na Coordenação de Música da SMC ou pelo e-mail: cm@smc.prefpoa.com.br. O regulamento também estará disponível a partir de 25 de agosto de 2009 na página eletrônica da Secretaria.
O sorteio dos trabalhos será realizado no dia 21 de setembro e a divulgação dos selecionados será no dia seguinte, 22. A fase classificatória vai de 1º a 3 de outubro e a final em 4 de outubro.
*O Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono da PUCRS (Cepac) promove a partir desta quarta-feira, 16 de setembro, o "3º Simpósio do Carvão Gondwânico". O evento apresentará estudos sobre os carvões formados no continente Gondwana - que unia América do Sul, África, Índia e Austrália - e suas aplicações tecnológicas (clean coal technologies), caracterização geológica e petrográfica, aplicações e demais pesquisas relacionadas ao mineral. A abertura, às 9h, contará com a participação do chefe executivo do Instituto Mundial do Carvão Milton Catelin.
No segundo dia, o coordenador do Cepac João Marcelo Medina Ketzer e o geólogo Roberto Heemann falarão das atividades e estudos desenvolvidos na PUCRS, como o uso do carvão gondwânico como sequestrador de CO2.
O Simpósio é voltado a geólogos, engenheiros químicos e de minas e profissionais que trabalham com carvão e desejam conhecer as mais novas tecnologias da área. O encontro segue até sexta-feira, dia 18. Todas as palestras serão ministradas em inglês, já que estarão presentes pesquisadores dos cinco continentes. No último dia será realizada uma visita à jazida de Charqueadas, em Triunfo (RS), onde o Cepac está fazendo a primeira sondagem na América Latina para avaliar o potencial de produção de metano e armazenamento de CO2. Informações e inscrições no site www.pucrs.br/ima/3sgc ou pelo telefone (51) 3320-3689.
*Será realizada, no dia 16 de setembro, a atividade "Junta Médica: a misteriosa doença de Darwin", que integra a exposição (R)Evolução de Darwin, promovida pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Na ocasião, professores da Faculdade de Medicina constituirão uma junta médica que, por meio de paleomedicina, tentarão diagnosticar os males e as causas da morte do cientista. Charles Darwin teve sintomas que lhe causaram sofrimento na vida adulta, podendo ter influenciado os rumos intelectuais e científicos do seu pensamento.
O evento ocorre às 18h30min no Anfiteatro do MCT, prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais no site www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.
O período da exposição (R)Evolução de Darwin foi estendido até o primeiro semestre de 2010 devido ao grande número de visitas e de pedidos de escolas. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estão expostos material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas no site mencionado ou pelos telefones (51) 3320-3521 ou 3320-3680.
*O primeiro encontro dos "Seminários Avançados de Transporte Aéreo" será realizado nesta quarta-feira, dia 16 de setembro. A palestra será ministrada pelos comandantes da Gol Linhas Aéreas Paulo Villas Boas, que abordará o tema "Projeto Apolo: Como um grupo de astronautas pousou na lua há quarenta anos", e Tulio Eduardo Rodrigues, que falará sobre "Os desafios da Ciência após um século de Física Quântica". A atividade, organizada pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) ocorre às 14h no auditório do prédio 9, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estão previstos outros três encontros neste semestre. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3542.
*No primeiro encontro deste semestre, o Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade promove a palestra "A psicomotricidade como facilitadora na manutenção da memória". A ministrante é a terapeuta ocupacional Zayanna Lindôso. O encontro ocorre nesta quinta-feira, 17 de setembro, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
O evento tem entrada franca e vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas até o dia da atividade pelo telefone (51) 3336-8153.
*"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, será a próxima obra analisada no projeto "Relendo a Literatura". A atividade, ministrada pela estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Ana Faedrich, será nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, às 17h30min, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
*A partir desta segunda-feira, 14 de setembro, até sexta-feira, dia 18, a Livraria da Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) oferece livros com desconto de 50% e um balaio revistas e obras. Podem ser encontrados, ainda, os produtos da linha de papelaria ecológica, com diversos modelos de sacolas, caneta de papel, blocos e cadernos. A Livraria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h15min, e aos sábados, das 9h às 12h30min, no prédio 41 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também pelo telefone (51) 3320-3906.

segunda-feira, setembro 14, 2009

A Coordenação de Educação Ambiental do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) promove concurso de fotografia sobre os arroios de Porto Alegre. As inscrições gratuitas podem ser feitas até terça-feira, 15, pelos telefones 3289-2215 e 3289-2216. O concurso está aberto a toda a rede escolar (municipal, estadual e privada).
A atividade tem o objetivo de promover nos alunos a valorização do meio ambiente e a importância da preservação dos arroios, através da percepção visual e do contato com esses mananciais hídricos de cidade.
Os escolhidos receberão menção honrosa e a escola cujos alunos realizarem os trabalhos mais representativos receberá um kit com livros sobre meio ambiente. Todas as escolas participantes receberão certificados.
Os nove melhores trabalhos serão divulgados na mostra fotográfica “Diferentes Olhares sobre os Arroios de Porto Alegre”, na 16ª Semana Interamericana da Água, de 3 a 8 de outubro.
Veja aqui a íntegra do regulamento do concurso

Fatos Históricos do dia de hoje

1524 - Fundação da ordem religiosa dos Teatinos.
1741 - Fundação do município de Viamão.
1812
Fundação do Condado de Madison.
Invasão de Moscovo pelas tropas de Napoleão.
1844 - Reconhecimento da independência paraguaia, pelo Brasil.
1858 - Criação do município de Augusto Severo.
1917 - Fundação da cidade de Presidente Prudente.
1927 - Terremoto subaquático abala o Japão, com mais de 100 mortos.
1968 - Lançamento da sonda Zond 5 da Base de Baikonur.
1974 - Fundação da Linha Azul, a primeira linha do Metrô de São Paulo.
1981 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Laborem Exercens".
1998 - João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio".
1999 - Kiribati, Nauru e Tonga aderem à ONU.
2000 - Lançamento do Windows Millenium/Windows Me, pela empresa de Bill Gates (Microsoft).
2000 - Sancionado o decreto que cria a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (v. Ilha de Araçatuba).
2003 - Suecos rejeitam aderir ao Euro.
2003 - Estônia aprova a adesão à União Européia por meio de um referendo.
2008 - Sebastian Vettel torna-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prémio na Fórmula 1.
Aprofundar o debate sobre as dificuldades, parcerias e avanços na rotina dos assessores de imprensa. Esse é o objetivo do 3º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social (EEJAC), que tem como tema central ‘Assessoria de Imprensa: o Jornalismo passa por aqui’. O evento será realizado no sábado, 19, das 8h às 13h, na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424). Os jornalistas André Machado e Enir Grigol palestram sobre a realidade e as perspectivas profissionais desta área de atuação. O evento é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social (NJAC). Interessados devem enviar e-mail para secretaria1@jornalistasrs.brte.com.br, solicitando ficha de inscrições. O evento é gratuito para profissionais e estudantes sindicalizados. Para profissionais não-sindicalizados, será cobrada taxa de R$ 20,00 e para estudantes R$15,00. Após preencher a ficha e realizar o depósito, se for o caso, o documento deve ser enviado via fax para o Sindicato. Informações pelo telefone (51) 32260668.
Coletiva
Ao divulgar trechos do depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal, a deputada Estela Farias (PT), presidente da CPI da Corrupção instalada na Assembleia Legislativa, revelou também uma parte em que quatro jornalistas são acusados de plantadores de notícias contra o lobista em suas colunas, a mando do governo do Estado. A deputada considerou que este trecho do processo não é sigiloso e entregou o documento aos repórteres, ontem à tarde. Os jornalistas citados são Fernando Albrecht, José Barrionuevo, Políbio Braga e Rogério Mendelsky. A Rádio Band AM tratou do assunto com detalhes, tomando o cuidado de ouvir os quatro profissionais envolvidos. Enquanto Oziris Marins entrevistou ao vivo o colega Fernando Albrecht, outro repórter da Band, Filipe Peixoto, ouviu os demais jornalistas. Renato Martins, diretor de Jornalismo da emissora, disse hoje a Coletiva.net que “ouvir os envolvidos em um processo como este faz parte da política da Band, que procura atuar com transparência e credibilidade. Tratamos o assunto com a maior seriedade, embora tenhamos observado que outros fizeram festa para queimar os colegas”. Na matéria realizada pelo repórter Filipe Peixoto, os quatro jornalistas citados no depoimento do lobista envolvido na fraude milionária do Detran se defenderam das acusações. Fernando Albrecht, colunista do Jornal do Comércio e participante da bancada do Jornal Gente, da própria Rádio Band, disse que ignorou um antigo dossiê contra Lair Ferst. “Ignorei, pois vi que o dossiê não tinha assinatura de ninguém”, declarou. Rogério Mendelsky, jornalista do Grupo Record e ex-colunista do jornal O Sul, afirmou que a intenção de Lair Ferst deve ter sido a de ferir a honra dos jornalistas. “Não me surpreende, porque o senhor Lair Ferst está atirando pra tudo que é lado”, disse Rogério. Políbio Braga, que possui um site de notícias e é colunista do jornal O Sul, tratou o assunto com ironia e brincou dizendo que realmente recebia propina do governo, “um total de 100 mil dólares por mês, que peço sempre que seja depositado no exterior”. Barrionueno, ex-colunista do jornal Zero Hora, foi o único que não quis gravar entrevista. Ao repórter, disse que há cinco anos não atua mais como jornalista, trabalhando atualmente com marketing de imagem.Clique aqui para ouvir a reportagem da Band. (Coletiva.Net)