sábado, maio 07, 2016

Getúlio Vargas e Adhemar de Barros, unidos na jogatina?

As eleições de outubro de 1950 foram das mais disputadas e acirradas de toda a história brasileira - por dois motivos: eram as primeiras depois da Revolução de 30 e do Estado Novo. Com o país redemocratizado, e Getúlio Vargas - oficialmente senador da República - antes recolhido em sua fazenda do Itú, quase na fronteira com a Argentina, e agora exaustiva em campanha eleitoral para a presidência do Brasil, as forças udenistas e golpistas, lideradas, entre outros, por Carlos Lacerda, não mediam esforços para impedir que o ex-ditador voltasse ao poder, agora pelo voto popular. Mas Getúlio venceu com larga margem, contando com o fundamental apoio do líder político paulista Adhemar de Barros, que garantiu-lhe muitos votos no mais importante Estado da federação. A campanha movida contra Getúlio incluiu peças como esta acima, publicada no Correio do Povo, de Porto Alegre, e em muitos outros jornais nacionais, relacionando os dois com a volta dos jogos de azar no Brasil - que haviam sido proibidos, poucos anos antes, pelo então presidente, General Eurico Gaspar Dutra.   
Nani, em A Charge Online.

terça-feira, maio 03, 2016

Colgate, creme dental, nas páginas da Revista do Globo: 1942.


Uma das marcas comerciais mais conhecidas do mundo - até mesmo porque está presente no nosso dia a dia - é o creme dental Colgate. O que pouca gente sabe é que tal o dentifrício - revolucionário para a época - foi criado em 1873, anos depois da morte de Willian Colgate, o fundador da empresa Colgate, mais tarde denominada Colgate-Palmolive Company, com sede em Nova Iorque. Inglês de nascimento, emigrado para os Estados Unidos, Willian fundou a sua empresa em 1806, em NY, e logo tornou-se conhecido como o "Rei dos Sabões" norte-americano. Religioso e filantropo, ele colaborava com instituições humanitárias e criou uma Universidade. A Colgate também fabrica o perfume Cashemere Bouquet e o produto de limpeza Ajax, líderes de mercado, Nesta publicidade de janeiro de 1942, publicada na Revista do Globo, de Porto Alegre, vemos uma das antigas propagandas do crime Colgate, bem ao estilo da época. 




Hoje Agnaldo Rayol faz 78 anos, Bruno Mazzeo completa 39, Nélida Piñon faz 79, José Genoíno 70. E no dia de hoje, em 1987, falecia a cantora Dalida, aos 54 anos.
Mariano, em A Charge Online.

segunda-feira, maio 02, 2016

A grande vitória de Emerson Fittipaldi em uma jovem Tarumã


O autódromo Internacional de Tarumã foi inaugurado em novembro de 1970, mas em menos de um ano já tinha entre seus vencedores nada menos do que o bicampeão mundial de Fórmula 1, Émerson Fittipaldi. Em janeiro de 1971 - portanto, logo após a inauguração - Tarumã, que é administrada pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul -aconteceu na pista de pouco mais de 3 mil metros a prova "100 Milhas de Tarumã", coberta pela Rádio Guaíba, a grande emissora da época. O circuito foi vencido por Emérson Fittipaldi, já considerado um gênio das pistas e que no ano seguinte, já como piloto internacional de Fórmula 1, seria campeão mundial da principal modalidade do automobilismo, título inédito para o Brasil. Note-se que, na equipe de transmissão da Guaíba, estava nada menos do que Pedro Carneiro Pereira, famoso locutor esportivo, ele próprio um corredor quase profissional, e que morreria tragicamente nesse mesmo autódromo dois anos depois, em memorável acidente. E note-se ainda que o quinto colocado na prova era José Carlos Pacce, o Moco, outra grande promessa do automobilismo mundial e falecido em um acidente de avião tempos depois. 


Hoje david Beckham faz 41 anos, Fausto Silva 66 e Tizuka Yamazaki 67.