quarta-feira, março 02, 2016

Yolanda e Yeda, os ipsilones da beleza da mulher gaúcha

O Rio Grande do Sul sempre foi reconhecido pela beleza das suas mulheres, o que também se refletiu nos títulos de Miss Brasil - o Estado é o que mais tem - e pelo fato de ter duas misses Universo: em 1930, nos primórdios, feito por votação popular através de cupons de jornal, foi eleita a pelotense Yolanda Pereira. Em 1963, finalmente, a beleza da porto-alegrense (moradora do bairro Petrópolis) Yeda Maria Vargas venceu o concurso mais importante da beleza mundial. Ieda é hoje uma tranquila senhora, que certamente recorda com carinho e saudades tudo o que viveu e as imensas homenagens que recebeu em todas as partes do Rio Grande e do Brasil. Nesta reprodução, vemos Yolanda e Yeda, em fotos publicadas na Revista do Globo, em 1963.

Grêmio tornou-se campeão do mundo jogando de madrugada



O Grêmio tornou-se campeão do mundo de clubes de futebol na madrugada dos dias 10 para 11 de dezembro de 1983 - um sábado e domingo. O jogo contra o Hamburgo, da Alemanha, iniciou à meia-noite e terminou com a vitória gremista por 2 a 1 e um título inédito para o Rio Grande do Sul. Naquele sábado, o jornal Correio do Povo publicou um chamamento para a partida, dizendo que o tricolor era o Brasil no outro lado do mundo. Mais tarde, no final de dezembro, uma delegação tricolor, encabeçada por Fábio Koff, foi a Brasília, exibir a taça ao então presidente, o general João Batista Figueiredo, o último dirigente do ciclo militar. 

terça-feira, março 01, 2016

Inferno na Torre estreia em Porto Alegre: novembro de 1976

Os anos setenta foram pródigos em grandes tragédias, incluindo o incêndio do edifício Joelma, em fevereiro de 1974, no centro de São Paulo, sinistro que deixou quase 200 mortos e cenas de indescritível horror. No cinema, a década de setenta também se notabilizou por "filmes-catástrofe", como o Destino de Poseidon, Tubarão e Inferno na Torre, entre outros, Este último - a história de um incêndio no octagésimo terceiro andar do maior edifício do mundo, no dia da sua inauguração - estreou em Porto Alegre no dia 7 de novembro de 1975, atraindo grande público - a exibição inicial se deu no Cine Astor, que não mais existe. Curiosamente - ou nem tanto - seis meses depois, em 27 de abril de 1976 - acontecia na Capital gaúcha uma tragédia até hoje lembrada e que praticamente parou a cidade: o incêndio do prédio das Lojas Renner, no centro, com 41 mortos oficiais e dezenas de feridos, além de alguns desaparecidos que jamais apareceram. Nesta reprodução vamos o anúncio do filme, publicado no Correio do Povo, de Porto Alegre.