terça-feira, fevereiro 22, 2011

Pelicano, no Bom Dia, SP, e Miguel, no Jornal do Commercio, de Recife, PE


A capixaba que decepou o pênis do namorado

Aconteceu em Vitória do Espírito Santo e virou notícia na imprensa. A data: 4 de novembro de 1996. Nessa noite, no Motel Status, J.G.G.S., de 17 anos - descrita na imprensa como uma "loira belíssima de 1,70 metro e pouco mais de 50 quilos" - cortou o pênis do comerciante João Carlos Matos de Faria, de 27 anos. Motivo: ele já não queria mais nada com ela. Desprezada, a moça entrou em desespero, telefonando insistentemente para o comerciante e até ameaçando se matar caso a situação continuasse como estava. Finalmente, o rapaz concordou com uma última noite de amor, que aconteceu no melhor motel da capital capixaba, onde o casal chegou por volta das 22h30min, uma segunda-feira. "Se você não vai mais ficar comigo, também não fica com mais ninguém", teria dito a menor antes de decepar o pênis de João Carlos, fato que aconteceu às 5 horas da manhã.Segundo a versão dos dois, por volta das 4h30min da manhã - depois de terem feito sexo a madrugada toda - João Carlos acordou a menina, já que pretendia ir embora. Nesse momento, enquanto ele se vestia, a menor começou a beijá-lo nas partes íntimas - sexo oral que acabou em um golpe de faca, seccionando o membro. Ferido, horrorizado e ensanguentado, o comerciante pegou o telefone e ligou para a portaria do motel. "Socorro, a mulher está louco, ela cortou meu pau", gritou ele.João Carlos era um rapaz de 1,85 metro, 95 quilos, filho de uma família abastada, tendo estudado nos melhores colégios. Natural de São Paulo, residia em Vitória havia menos de três anos. Lá, a família mantinha uma loja no shopping e uma distribuidora de comidas e bebidas.João Carlos, porém, teve sorte: ele apanou seu pênis e, levado para São Paulo em um vôo de urgência, submetido a uma operação no Hospital Nove de Julho, teve seu membro reimplantado. O pênis foi colocado em um saco plástico, com pedras de gelo tiradas do frigobar, e levada para o hospital. A operação, conduzida pelo urologista Nelson Garcia Forjaz Júnior e pelo ciurgião vascular Aldo Ferronato, foi considerada um sucesso (quatro horas de duração), embora dificilmente João Carlos volte a ter uma vida sexual normal.

O dia 22 de Fevereiro na Historia

Hoje Débora Falabella faz 32 anos, Larissa Riquelme 26, Drew Barrymore 36, Marcos Caruso 59 e Elke Maravilha 66.














Eventos históricos
1461Guerra das Rosas – Segunda Batalha de St. Albans: Margarida de Anjou derrota o Conde de Warwick e recupera a guarda de Henrique VI.
1775Pio VI se torna o 250º papa.
1819Tratado de Adams-Onís entre EUA e a Espanha, em que a Florida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos.
1836 – Criação da cidade de Uberaba
1828 – Regresso a Lisboa de D. Miguel, que jura a Carta Constitucional, assume a regência e nomeia um novo ministério.
1912 – Assinatura com a Marconi do contrato para introdução da telegrafia sem fios em Portugal.
1939Petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador).
1945Segunda Guerra Mundial: a Força Expedicionária Brasileira conquista o Monte Castelo em Itália as forças alemãs.
1974 – O Paquistão reconhece a independência do Bangladesh
1974 – O General português António de Spínola publica o livro "Portugal e o Futuro" em que propõe soluções políticas e não militares para os conflitos nas colónias portuguesas em África.
1979 – O Reino Unido concede a independência a Santa Lúcia.
1998 – O edifício Palace II, construído pelo então deputado Sergio Naya (PPB-MG, já falecido), com suspeitas de uso indevido de materiais de baixa qualidade para baratear a obra e aumentar os lucros, e situado na Barra da Tijuca, desaba matando 8 pessoas e deixando 176 desabrigadas.
1999 – Edison Tsung Chi Hsueh, um calouro da Faculdade de medicina da USP, é encontrado morto no fundo de uma piscina, após um trote de veteranos.
2001 – Divulgada a violação do Painel do Senado na votação do Senador Luis Estevão envolvendo o líder do PSDB, José Roberto Arruda e do PFL, Antonio Carlos Magalhães, que, para não serem cassados, renunciaram ao mandato.
2006 – Um atentado bombista em Samarra, Iraque, destroi a cúpula dourada da Mesquita de Al Askari aumentando as tensões religiosas entre sunitas e xiitas.
2006 – O Papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais.
*O CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) bateu o recorde de inscrições em 2011. Ao total, foram credenciados 909 filmes e obras audiovisuais para a sua sétima edição, que acontece entre os dias 23 e 30 de abril. São 827 curtas-metragens e 82 longas que serão avaliados pelo júri de seleção.O festival tem atraído cada vez mais realizadores que se identificam com a proposta de abrir espaço não só para a exibição, mas também para o pensamento sobre o cinema, o vídeo e as artes visuais contemporâneas em um mesmo ambiente. A seleção dos filmes para as mostras competitivas será feita pelo núcleo central de organizadores do CineEsquemaNovo, atualmente distribuído entre as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Lisboa.Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo, que conceberam o festival, são os nomes que formam o júri de seleção. Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados na primeira semana de março. No blog do CineEsquemaNovo estão disponíveis informações detalhadas sobre o festival. COLETIVA
*O prefeito José Fortunati aceitou o convite do presidente da Rede Metrópolis e da Região de Ille de France, Jean-Paul Huchon, para Porto Alegre sediar o 10º Congresso Mundial da Rede Metrópolis, evento internacional marcado para o período de 23 a 26 de novembro. Originalmente, o evento seria realizado na Cidade do Cairo, mas, tendo em vista os últimos acontecimentos no Egito, o congresso foi cancelado.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17, em Barcelona, quando Huchon revelou que o convite encaminhado à Prefeitura de Porto Alegre se justifica “pelo constante envolvimento em políticas públicas inovadoras” da capital gaúcha. O congresso terá como tema principal ‘Cidades em Transição’ e trará a reflexão sobre os eixos temáticos de Crescimento Urbano e Planejamento, Governança e Qualidade de Vida, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade e Inovação e Mobilidade.
Segundo os organizadores do congresso, o atual contexto em constante evolução traz a necessidade de se revisar as políticas urbanas empreendidas até o momento e de aplicar soluções criativas e sustentáveis sob um novo paradigma que melhore a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Com a participação de mais de 100 cidades-membros de todo o mundo, a Rede Metrópolis funciona como um fórum internacional que discute questões comuns de grandes cidades e regiões metropolitanas. A rede tem como alguns de seus objetivos promover a troca de informações, fomentar a inovação para resolver problemas dos aglomerados urbanos e contribuir para a governança metropolitana.
Sediada em Barcelona, a Rede Metrópolis foi fundada no ano de 1985. Além da cidade de Porto Alegre, que faz parte da rede desde 2005, participam representantes de mais de 100 grandes cidades de todos os continentes, com mais de um milhão de habitantes, como Barcelona, Sydney, Moscou, Dubai e Bogotá. As principais atividades da organização são: congressos, comissões, assistência técnica, treinamento e publicações. COLETIVA
*O Flip Video Singapore é a novidade de ferramentas para o Facebook. O aplicativo permite que o usuário troque a imagem estática que carrega no perfil por um vídeo sonorizado. Para aderir à ferramenta, o internauta deve acessar a fan page da Flip Singapore, selecionar o navegador que utiliza e fazer upload do vídeo que deseja ver no perfil.
Há também a possibilidade de gravar na hora com a câmera do computador. Neste caso, o vídeo deve ter, no máximo, 10mb e ser enviado por e-mail para a empresa, que o posta para o usuário. Em versão beta, o Flip Video está disponível para usuários e proprietários de fan pages, mas estes precisam enviar um e-mail para que o recurso seja habilitado. COLETIVA
*A Faculdade de Psicologia da PUCRS (Fapsi) oferece o curso de especialização em "Psicoterapia Cognitivo-comportamental". A atividade irá integrar o conhecimento de ciência aplicada à psicoterapia e dar base para o tratamento combinado, focando nos principais modelos terapêuticos que integram as terapias cognitivas utilizadas atualmente.
Entre os temas estão as psicopatologias da infância, adolescência e da vida adulta e as técnicas de tratamento utilizadas, por meio de disciplinas como História e Perspectivas da Psicoterapia Cognitiva e Processos Psicológicos Básicos, entre outras.
Inscrições no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/educacaocontinuada, pelo telefone (51) 3320-3727 ou na Fapsi, no (51) 3320-3550.
*Estão abertas as inscrições para o curso de especialização "Informática na Educação", promovida pelas Faculdades de Informática e Educação da PUCRS. O curso, na modalidade à distância, busca formar recursos humanos para planejamento, implantação e utilização crítica, criativa e construtiva do uso pedagógico da informática na escola.
Inscrições no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Outras informações no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou pelo telefone (51) 3320-3727.
*A Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) recebe inscrições para o curso de especialização em "Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica". A atividade busca a formação de especialistas na área, o aperfeiçoamento e a atualização profissional, além de proporcionar espaços de reflexão e qualificação da prática docente.
Nas aulas, serão abordas disciplinas como fundamentos sócio-filosóficos e perspectivas legais na EJA, alfabetização e letramento como exercício da cidadania e inclusão de jovens e adultos com deficiência, entre outras.
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou pelo telefone (51) 3320-3727 ou na Faced, no (51) 3320-3527.
*Os órgãos de Turismo, empresas e entidades do trade de Porto Alegre e de cidades da Serra gaúcha começam a preparar o terreno para que a ligação direta entre Lisboa e a Capital, que a empresa aérea TAP começará a operar em 12 de junho, se reflita rapidamente no maior fluxo de turistas europeus no Rio Grande do Sul em viagens de negócios, eventos e lazer. No início da semana, segue para a capital portuguesa uma comitiva institucional e empresarial para divulgar e promover Porto Alegre e a Serra gaúchas como destino-âncora do turismo do Estado na BTL 2011, maior feira de turismo de Portugal, que acontece este mês, em Lisboa, entre os dias 23 e 27. Porto Alegre e Serra serão destacados pela Embratur no estande brasileiro e em eventos especiais.A missão é integrada pelos secretários municipais de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o diretor geral da Secretaria Estadual de Turismo, Marcio Cabral, dirigentes do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), agentes de viagem e operadores que participarão de rodadas de negócios. Integram o grupo ainda o prefeito de Cerro Largo, Adair Trotto, que é também o presidente da Fundação Missões, órgão de promoção da região turística gaúcha, e a empresa Marta Rossi e Sílvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, de Gramado. Programação - Em Portugal, a agenda da comitiva começará antes da feira internacional de turismo. Na segunda e terça-feiras, 21 e 22, Porto Alegre terá uma janela especial de divulgação nos dois roadshows que a Embratur vai realizar para agentes de viagem europeus na cidade do Porto e em Lisboa, respectivamente. Os dois eventos terão a presença do presidente da Embratur, Mário Moysés, e irão focalizar os 65 destinos indutores do turismo brasileiro, entre os quais estão a capital gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves.
*Para comemorar a passagem dos seus 90 anos, comemorados nesta segunda-feira, 21, o jornal Folha de S. Paulo lançou no sábado, 19, um site com seu acervo digital. Com a iniciativa, é possível visualizar todas as edições desde 1921. São cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da ‘Folha da Noite’ e da ‘Folha da Manhã’. Também está previsto digitalizar a ‘Folha da Tarde’ e o ‘Notícias Populares’. Já no sábado, a página registrou picos de 10 mil requisições ao servidor por segundo e uma média de 25 mil usuários por hora.
"O acervo atende, ao mesmo tempo, ao leitor comum, que quer resgatar páginas do jornal do dia em que nasceu, de uma data importante ou de uma ocasião em que ele próprio tenha sido citado, e ao interesse histórico do pesquisador ou do estudante", afirma Ana Busch, diretora-executiva da Folha.com, responsável pelo desenvolvimento de novas mídias.
Nesta fase inicial, o acesso é gratuito e o leitor deve preencher um cadastro. Qualquer erro na navegação, o jornal solicita que seja informado, para que possam otimizar o site. COLETIVA.NET