sábado, julho 26, 2014

Thiago Recchia, Gazeta do Povo, PR. A Charge Online.




Hoje Sandra Bullock faz 50 anos, Mick Jagger completa 71, Kevin Spacey faz 55, Stanley Kubrick completaria 86 e Tele Santana faria 83.

sexta-feira, julho 25, 2014




Hoje Leonardo faz 51 anos, Ney Latorraca completa 72, Marcos Hummel faz 67 e Beatriz Segall faz 88.

quinta-feira, julho 24, 2014

Dum, em A Charge Online.





Hoje Jennifer Lopes faz 45 anos, Lynda Carter completa 63, Antonio Cândido faz 96 e Jece Valadão faria 85. E no dia de hoje faleceram Rogério Cardoso (2003) e Peter Sellers.

quarta-feira, julho 23, 2014

A impressionante implosão das Lojas Renner, em Porto Alegre: maio de 1976


Os Almôndegas, em 1976: o Rio Grande já tem música urbana descolada

Em meados da década de 70 surgiu em Porto Alegre - e em algumas outras importantes cidades do Estado - um movimento musical que ficaria conhecido pela sigla MPG - Música Popular Gaúcha. Misturando ritmos e a temática urbana com algo rural, o MPG revelou nomes que estão aí, no mercado fonográfico brasileiro, como os irmãos Kleiton e Kledir Ramil, e, mais tarde, Vitor Ramil, entre tantos outros (Nei Lisboa, por exemplo). Um dos grupos mais importantes da época foi o Almôndegas, que tinha os Ramil na sua formação e que teve uma de suas músicas incluídas na trilha sonora da novela Saramandaia (a original), da Globo, que estreou em 1976 no horário das 22 horas. 
A nova música urbana gaúcha, mais descolada e descompromissada, revelou-se sobretudo no MusiPuc, um festival que acontecia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sem qualquer auxílio oficial. A rádio da época - a Continental FM - deu grande força ao movimento, incluindo o radialista e promotor cultural Julio Furst e o seu Vivendo a Vida de Lee. 
Nesta reprodução do Correio do Povo (Arquivo Histórico de Porto Alegre) os Almôndegas eram mais uma vez notícia.
Thiago Recchia, Gazeta do Povo, PR. A Charge Online.








Hoje o escritor Raymond Chandler nasceu, em 1888. E hoje Flávio Venturini faz 65 anos, Renato Borghetti 51, Mônica Lewinsky completa 41, Sheila Mello faz 36, Iris Stefanelli faz 35 e Felipe Dylon faz 27.
E no dia de hoje faleceram Amy Winehouse, em 2011, e Dominguinhos, em 2013. 

terça-feira, julho 22, 2014

Telê Santana chegou e é o novo técnico do Grêmio

O Brasil já teve grandes técnicos - técnicos de verdade, não improvisados. Um dos que mais se destacaram foi o mineiro Telê Santana, responsável por tirar o tricolor gaúcho de uma fila de oito anos como vice-campeão estadual, o octa colorado, sempre perdendo para o Internacional no último jogo.
Dispensado eplo Botafogo, três meses antes, em setembro de 1976 Telê foi anunciado como o novo treinador gremista, substituindo o interino Paulo Lumumba. Ele implantou uma nova filosofia de trabalho e deu o título de 1977 para o time da Azenha e do Olímpico, restabelecendo o equilíbrio no futebol gaúcho. Em 1982 Santana foi o técnico da seleção brasileira na Espanha - exibindo um futebol alegre e eficiente que teve o azar fatal de perder para a Itália, com os três fatídicos gols de Paolo Rossi. Reprodução do Correio do Povo, Arquivo Histórico de Porto Alegre.

Regime militar manda suspender a circulação de O Pasquim: 1970.

O Pasquim marcou época, por seu vanguardismo, humor e ousadia. Mas o início do semanário, fundado em 1969, não foi nada fácil - o Brasil vivia uma franca ditadura militar após a decretação do AI-5, e o pessoal do Pasquim - que havia publicado uma charge considerada desrespeitosa às autoridades, além da polêmica entrevista com Leila Diniz - logo acabou em cana. Em dezembro de 1970 o regime dos generais tentou asfixiar a publicação, determinando a sua suspensão e prendendo quase toda a equipe - eles passaram as festas de final de ano encarcerados, no Rio. Os talentosos jornalistas e humoristas, porém, tinham muitos amigos - todos igualmente talentosos, que se encarregaram de tocar o barco e não deixar o jornal morrer. Nesta reprodução de uma matéria do Correio do Povo, de Porto Alegre, noticiou-se a "suspensão" da circulação do tablóide,  algo que afinal acabou não acontecendo, embora a censura prévia continuasse feroz.

Jarbas, Diário de Pernambuco. A Charge Online.




Hoje Fernando Morais e Mirelle Mathieu fazem 68 anos, Willen Defoe faz 59, Daniela Albuquerque faz 32 e Selena Gomez 22. 

segunda-feira, julho 21, 2014

Tony Tornado e a BR-3 em Porto Alegre


Final de 1970. Tempos complicados e sombrios. Milagre econômico. Brasil tricampeão mundial de futebol no México. Médici presidente e general. Tony Tornado era o maior sucesso com sua música BR-3. A gente corre e a gente morre na BR-3... Os negros lutavam pelos seus direitos nos Estados Unidos, e no Brasil a moda era o cabelo black-power. Tornado e o Trio Ternura - também formado por negros - chegavam a Porto Alegre, cidade de menos de 1 milhão de habitantes, para shows no Teatro Leopoldina.
Embora vigoroso e não aparentando a idade que tem, hoje Tony Tornado é um homem de mais de 80 anos, que continua fazendo suas participações na televisão, como ator, não mais apresentando shows musicais. Reprodução da coleção do Arquivo Histórico de Porto Alegre. Correio do Povo.
Aroeira, A Charge Online.






No dia de hoje nascem Ernest Hemingway (1899-61) e Carlos Reverbel (1912-97). E no dia de hoje Cat Stevens está fazendo 66 anos, Galvão Bueno 64, Robin Willins 63, Marcelo Bielsa 59 e Emanuelle Araújo 38.

domingo, julho 20, 2014

Emerson Fittipaldi vence corrida em Tarumã: janeiro de 1971.



Um dos mais importantes circuitos de corridas de veículos automotores do Brasil, o autódromo internacional de Tarumã, no município de Viamão, na Grande Porto Alegre, foi inaugurado em 8 de novembro de 1970. Admininistrado pelo Automóvel Clube Rio Grande do Sul, destacando-se pela característica da alta velocidade nos seus 3 quilômetros de pista, nele correram grandes nomes do automobilismo brasileiro, incluindo - em janeiro de 1971 - o futuro bicampeão mundial de Fórmula 1, o paulista Emerson Fittipaldi, que também seria campeão na Fórmula Indi norte-americana. Emerson veio, viu e venceu - e até com grande facilidade, como noticiou o Correio do Povo (reprodução). No ano seguinte, 1972, o precursor e desbravador do grande sucesso mundial dos nossos pillotos (ao lado de Chico Landi) seria campeão mundial de Fórmula 1. Emerson e sua família, diga-se, sempre tiveram uma grande ligação com o Rio Grande do Sul, onde participaram de diversas disputas nos anos 60, quando o automobilismo gaúcho vivia bons momentos, dando seguimento a um histórico de décadas de vanguardismo no setor de corridas.
Note-se que, na reprodução do anúncio da transmissão da Rádio Guaíba, o locutor anunciado é Pedro Carneiro Pereira, também corredor e que, três anos depois, no dia 21 de outubro de 1973, morreria em um trágico acidente no mesmo circuito de Tarumã.
Nani, em A Charge Online.



Hoje a modelo Gisele Bündchen completa 34 anos, Susana Werner faz 37 e Carlos Santana completa 67. E E no dia de hoje faleceu o ator Lauro Corona (ver matéria à direita), em 1984.