sábado, novembro 15, 2008

Polícia tem curso sobre crimes na Internet


A Polícia Civil, por meio Academia de Polícia (Acadepol), promove a partir desta segunda-feira (17/11) nova edição do "Curso Sobre Crimes Praticados na Internet". Sob a coordenação do delegado Emerson Wendt, o evento é destinado exclusivamente para a formação da atual turma de alunos-delegados e realizado em parceria com a Polícia Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso acontecerá no Laboratório de Informática da Acadepol, tendo como foco principal o combate ao crime cibernético, oportunizando o preparo e a instalação de redes de segurança e investigação, formatação e perícia em computadores e meios eletrônicos. Os instrutores, além do coordenador, serão o agente da Polícia Federal Rogério Nogueira Meirelles e o agente da Polícia Civil Luís Fernando da Silva Bittencourt. Os alunos farão estudos sobre tipologias de crimes cibernéticos e empreenderão exercícios de análise de sistemas e aplicativos eletrônicos, disponibilizados em redes locais e internacionais, estabelecendo os procedimentos corretos de investigação dos crimes praticados em meio eletrônico. Desde a primeira edição do curso, em Julho deste ano, já foram formados cerca de 160 agentes e delegados. Para 2009 as demais 13 edições do curso serão realizadas a partir de março e deverão ser concluídas em dezembro do mesmo ano. A expectativa é de formação, até o final das edições do curso, de 500 agentes e delegados.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Faye Dunaway

Municipal de varzeano em sua reta final, amanhã

O Campeonato Municipal de Futebol Amador tem a sua rodada semifinal marcada para este fim de semana, dias 15 e 16, nas categorias livre e veteranos. Depois de passar pela fase classificatória, que corresponde aos campeonatos eliminatórios realizados pelas Ligas, agora o Municipal, no qual competem os times classificados nas Ligas, está chegando à sua fase final e decisiva.
Pela categoria veterano, os confrontos ocorrem no sábado, 15, no campo do Parque Ararigbóia (Rua Saicã n° 6) – Bairro Jardim Botânico, a partir das 14h30. No domingo, 16, será a vez das semifinais da categoria livre. Às 16h, no estádio Estrelão, do Esporte Clube Cruzeiro (Avenida Protásio Alves n° 8301), Academia do Morro e 12 Horas/Paineira brigarão por uma vaga na decisão. Na outra partida, no campo do Ararigbóia, às 16h30, Treze e Vila Real disputarão a outra vaga à final.
Jogos
Sábado - 15, Campo do Parque Ararigbóia - 14h30 - Roma x Comerciário, 16h30 - Portuguesa x Canarinho
Domingo - 1616h00 - no estádio Estrelão, do Esporte Clube Cruzeiro: Academia do Morro x 12 Horas/Paineira16h30 - no campo do Parque Ararigbóia: Treze x Vila Real

* O Festival Alim Pandorga será realizado amanhã, 15, a partir das 15h, no Parque Alim Pedro (Avenida dos Industriários, esquina Rua Arroio do Meio, Bairro IAPI), com várias atividades esportivas e recreativas para a comunidade. No encontro, as pessoas vão confeccionar e brincar com as pandorgas, sendo escolhida a mais bonita e a que voa mais alto. Paralelamente, ocorrem jogos de futebol, vôlei e brincadeiras com cama-elástica e piscina-de-bolinhas. Também na parte da tarde, será realizado um encontro de vôlei e partidas de futebol mirim pela Copa Noroeste.

Feira do Livro Infantil acontece no São Lucas

No espírito da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro a 5ª Feira do Livro Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS. Em comum, os eventos terão o patrono Charles Kiefer, escritor e professor da Faculdade de Letras da PUCRS. A abertura do evento será feita pelo patrono e contará com a presença de autoridades e personalidades. Para o segundo dia está programada a participação dos escritores Celso Sisto e Carlos Urbim, com sessão de autógrafos para as crianças.
Três tendas serão montadas no saguão do 5º andar do hospital em um cenário que reproduzirá a Praça da Alfândega. As crianças atendidas no Serviço de Pediatria receberão dinheiro de brinquedo para “comprar” os livros. A idéia central é possibilitar aos pequenos a oportunidade de entrar em contato com a literatura, mesmo privados da possibilidade de visitar a Feira do Livro de Porto Alegre.
Os interessados em doar livros (novos ou em bom estado de conservação) podem entrar em contato com Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin) da Faculdade de Letras da PUCRS, pelo telefone 3320-3500 – ramal 4615; ou com a Gerência de Relacionamento do Hospital São Lucas, através do 3320-3000 – ramal 2276.

Aniversariantes do dia 14 de novembro

Hoje a modelo russa Olga Kurylenko faz 29 anos, enquanto Condoleezza Rice faz 54 e o músico Almir Sater faz 52.





quinta-feira, novembro 13, 2008

Preso pichador que agia na Bento Gonçalves

Local onde ele foi detido.
Durante uma patrulha feita na madrugada de hoje, 13, os guardas municipais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) detiveram em flagrante um adolescente de 17 anos que estava pichando a fachada de um prédio na Avenida Bento Gonçalves, no número 2.144, no Bairro Partenon.
Segundo relato dos agentes da GM, Gilberto e Paulo, o adolescente foi visto quando descia de uma marquise, após ter pichado o segundo andar do prédio, por volta das 4h40. O jovem disse aos agentes que o ato de vandalismo era uma condição para ele ser aceito em uma gangue de pichadores. As mesmas inscrições pichadas pelo adolescente estão espalhadas pelas zonas Leste e Sul da cidade.
De janeiro até agora, a Guarda Municipal realizou 69 detenções, sendo 53 (77%) de adolescentes e 16 (23%) adultos. Um dado que chama a atenção da SMDHSU é a predominância de adolescentes nesse tipo de ocorrência, a partir de 2008. Em 2007, por exemplo, o percentual de adultos detidos foi de 37%, de um total de 90 detenções. Ainda assim, nesses dois anos e meio de funcionamento, os adultos respondem por 35% dos flagrantes.
Penalidade - O secretário municipal de Direitos Humanos, Marco Antônio Seadi, reitera a importância para que a comunidade seja parceira da Guarda Municipal no combate a esse tipo de vandalismo e que acione o telefone 153 do Disque-Pichação. “As pessoas precisam saber que temos uma pronta resposta para esses casos, e que há sim conseqüências legais para os envolvidos. Os jovens flagrados são apresentados à Justiça e, lá, terão de responder à sociedade por seus atos”, reitera Seadi.
Encaminhado ao Departamento Estadual para a Criança e Adolescente (Deca), na manhã de hoje, o rapaz ainda aguardava a chegada de um familiar para se apresentar à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Nessa audiência, em geral, ocorre a aplicação de pena alternativa, como prestação de serviços à comunidade. O tempo máximo é de 24 semanas, sendo quatro horas de serviço por semana. Com essa medida, o processo fica em suspenso, mas pode ser reaberto em caso de descumprimento. Após essa audiência extrajudicial no Ministério Público, a pena é então homologada por um juiz. Em caso de reincidência, o adolescente poderá ser recolhido a um abrigo para cumprimento de pena mais severa.

Cemitérios no roteiro do Viva o Centro a Pé


As inscrições para o próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, no dia 29, estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504 ou pelos e-mails vivaocentro@yahoo.com.br e vivaocentroape@gmail.com. Por cerca de duas horas, os participantes vão percorrer o Cemitério da Santa Casa e o Cemitério Evangélico, quando serão abordados aspectos históricos e devocionais das obras de arte que compõem o acervo.
A saída será às 10h, no totem do Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho, em frente à Demétrio Ribeiro, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. O percurso até os cemitérios será realizado em ônibus da Carris. Em caso de chuva, o passeio será transferido para o sábado seguinte. Quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município.
Quem orienta - O roteiro será orientado pela pesquisadora de Arte Funerária e professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, mestranda em Artes Visuais no IA/Ufrgs e especialista em Patrimônio Cultural pelo IAD/UFPel. Participa da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e integra a Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).
Antiquários - O Caminho dos Antiquários integra o Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A Rua Marechal Floriano é fechada entre Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é das secretarias do Planejamento Municipal e da Cultura, do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama. Mais informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro


Mostra de 80 grandes filmes no Gasômetro


Para comemorar os 80 anos da Usina do Gasômetro, a Sala P. F. Gastal concebeu uma mostra reunindo 80 filmes, cada um deles correspondendo a um dos anos de existência do prédio. A mostra tem início no sábado, 15, dia do aniversário da Usina, com um filme produzido em 1928, o clássico francês A Paixão de Joana D´Arc, de Carl T. Dreyer, e irá abarcar os últimos 80 anos da história do cinema.
Dividida em dez módulos, a mostra Usina 80 Anos 80 Filmes irá se estender até fevereiro de 2009. Todas as sessões têm entrada franca e são acompanhadas por cine-jornais produzidos pela Leopoldis-Som.Neste primeiro final de semana, o público poderá conferir uma série de títulos que têm em comum o fato de trazerem atuações marcantes, a começar pela célebre Joana D´Arc de Renée Falconetti (para muitos críticos, a maior interpretação feminina da história do cinema), em filme que ainda conta com a presença de Antonin Artaud em seu elenco–, a dançarina Lola Lola de Marlene Dietrich em O Anjo Azul, o antológico monstro de Boris Karloff em Frankenstein, e o alucinado gângster de Paul Muni em Scarface, a Vergonha de uma Nação. Além disso, serão exibidos o célebre O Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, obra referencial da escola soviética de montagem, e o clássico do cinema fantástico King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoesdack.A partir da próxima terça-feira, 18, a programação tem continuidade, com mais seis filmes, O Atalante (de Jean Vigo), O Picolino (de Mark Sandrich, com a dupla Fred Astaire e Ginger Rogers), A Dama das Camélias (de George Cukor, com Greta Garbo), Vive-se uma Só Vez (de Fritz Lang), Alexander Nevsky (de Sergei Eisenstein) e No Tempo das Diligências (de John Ford).
Programação

Primeiro Módulo (1928 a 1933) - 15/11 (sábado)15h – A Paixão Segundo Joana D´Arc, de Carl T. Dreyer (1928, 82 minutos)17h – O Homem com a Câmera, de Dziga Vertov (1929, 68 minutos)19h – O Anjo Azul, de Joseph Von Sternberg (1930, 94 minutos)16/11 (domingo)15h – Frankenstein, de James Whale (1931, 70 minutos)17h – Scarface, a Vergonha de uma Nação, de Howard Hawks (1932, 93 minutos)19h – King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack (1933, 104 minutos)Segundo Módulo (1934 a 1939) - 18 a 23 de novembro18/11 (terça-feira) - 17h – O Atalante, de Jean Vigo (1934, 85 minutos)19/11 (quarta-feira) - 17h – O Picolino, de Mark Sandrich (1935, 100 minutos)20/11 (quinta-feira) - 17h – A Dama das Camélias, de George Cukor (1936, 109 minutos)21/11 (sexta-feira) - 17h – Vive-se uma Só Vez, de Fritz Lang (1937, 86 minutos)22/11 (sábado) - 17h – Alexander Nevsky, de Sergei Eisenstein (1938, 108 minutos)23/11 (domingo) - 17h – No Tempo das Diligências, de John Ford (1939, 97 minutos).
* Interessados em conhecer as atividades o projeto de cooperação acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS e da Universidade de Kassel (Alemanha), poderão apreciar seus trabalhos nos dias 14 e 24 de novembro no prédio 15 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Eles integram a "2ª Missão Probral-Brasil", que ocorre até o dia 26 de novembro, e abordam as repercussões das transformações societárias na formação e no exercício profissional dos assistentes sociais no Brasil e na Alemanha. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3539, com Jaqueline.
* O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Química Industrial seleciona bolsistas para trabalhar no projeto a partir de janeiro. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro, na secretaria da Faculdade de Química, no prédio 12, e no PET Química, sala 221.20, também no prédio 12. Podem participar estudantes de Química Industrial cursando do 2º ao 6º semestre, sem vínculo empregatício ou bolsa de outro programa, entre outros requisitos. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8347.
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) realiza na próxima quinta-feira, 20 de novembro, encontro para prestar orientações aos alunos do Ensino Médio sobre Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Inglesa e Língua Espanhola para as provas do Vestibular da PUCRS. A atividade acontece das 14h às 18h no Auditório Irmão Elvo Clemente, sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre).
As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail letras@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3528.
* A jornalista Eliane Brum, repórter especial da Revista Época, trata do seu novo livro, "Olho da Rua", na próxima sexta-feira, 14 de novembro. O encontro será realizado às 9h no auditório do prédio 7, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e integra as atividades do + SET, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade (Famecos). A palestra tem entrada franca. Outras informações pelo site www.pucrs.br/famecos/set.
* Um artigo do aluno de graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio) Luís Fernando Saraiva Timmers foi selecionado para a capa da revista científica norte-americana "Archives of Biochemistry and Biophysics", onde ele consta como primeiro autor. O trabalho "Structural studies of human purine nucleoside phosphorylase: Towards a new specific empirical scoring function" foi totalmente desenvolvido na PUCRS.
O fato é raro, mesmo em instituições norte-americanas e européias, principalmente por ser uma pesquisa de graduação escolhida entre milhares de outras.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais, com área de concentração em Sistema Penal e Violência. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 21 de novembro. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.

Workshop sobre esponjas marinhas no dia 20

Para tratar os avanços da ciência no uso das esponjas marinhas como novas perspectivas para a saúde, será realizado, no próximo dia 20, um workshop, contando com a participação de importantes pesquisadores que atuam nestas áreas. O evento visa apresentar o histórico da pesquisa aplicada com esponjas marinhas da costa sul-brasileira, realizada em parceria entre o Museu de Ciências Naturais/FZB-RS, a Faculdade de Farmácia da UFRGS e o Helmholtz Centre for Infection Research Chemical Microbiology Group, Alemanha. Os temas englobam as fonte de novos fármacos contra o câncer, atividades biológicas em extratos de esponjas marinhas e bioatividade dos microorganismos isolados das esponjas.

O que: Workshop: Esponjas marinhas: novas perspectivas para a saúde
Quando: 20 de novembro das 13h30min às 17h30min
Onde:
Auditório do Jardim Botânico de Porto Alegre. – Rua Dr. Salvador França, 1427.
Participantes:
Dr. Alexandre José Macedo, Professor do Departamento de Produção de Matéria Prima da Faculdade de Farmácia/UFRGS; Dra. Miriam Anders Apel, Professora do Curso de Farmácia/UFRGS; Dr. Wolf-Rainer Abraham, Pesquisador do GBF National Research Center for Biotechnology, Braunschweig, Germany; Dr. Mário Luiz Conte da Frota Junior, cursando Pós Doc no Departamento de Bioquímica/UFRGS; Dr. Roger Remy Dresch, cursando Pos- Doc na Faculdade de Farmácia/UFRGS, Dra. Cléa Beatriz Lerner e Dra. Beatriz Mothes, pesquisadoras do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Realização:
Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
Informações: 3320.2040.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Juliette Binoche

Até amanhã vagas para feiras de artesanato

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), recebe inscrições até amanhã, 13, para vagas de ponto de venda em diversas feiras licenciadas pelo município. Elas devem ser feitas na Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade e CPF (originais e cópia); original e cópia da carteira de Artesão FGTAS (atualizada); original e cópia de comprovante de residência em Porto Alegre em seu nome ou cônjuge. A triagem dos inscritos, com validade de 90 dias após sua divulgação, ocorre no dia 17, às 14h, na sede do Senat, na Avenida José Aloísio Filho 695, Bairro Humaitá.
Grupos - As vagas são para os seguintes grupos de feiras: Feira de Artesanato do Brique de Sábado, da Avenida José Bonifácio (2 vagas), que é realizada aos sábados, das 14h às 18h; Feira de Artesanato do Mercado Bom Fim (4 vagas), realizada aos sábados, das 9h às 18h; no Brique de Sábado da Avenida José Bonifácio (6 vagas), realizado aos sábados, das 9h às 17h; Brique de Domingo da Usina do Gasômetro (4 vagas), que é realizada aos domingos, no estacionamento ao lado da Usina, das 9h às 18h.
No ato da inscrição, deverá ser entregue um quilo de alimento não-perecível (arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo, massas, leite em pó), que será doado a entidades assistenciais. As demais informações e condições necessárias para inscrição estarão à disposição na Supervisão de Economia Solidária, na Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim. Mais informações pelos fones 3289-4713 e 3289-4712.

* Estão abertas, até 28 de novembro, as inscrições para pedidos de reingresso à Universidade. Alunos que desejam retomar seus estudos devem encaminhar o requerimento na Coordenadoria de Registro Acadêmico, que agora atende na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3573 ou cra.ns@pucrs.br.
* Estão abertos os nove editais BPA/2009 - Programa de Bolsas de Pesquisa para alunos da graduação, com a previsão de concessão de 230 bolsas para estudantes da graduação, sendo 210 para o Campus Central e 20 para o Campus Uruguaiana. Neste ano, a novidade é o lançamento do Edital no 13/2009, Programa de Bolsas direcionadas a Recém-Doutores - PROB-RD. O objetivo é estimular a produção científica dos docentes titulados a partir de janeiro de 2006, desenvolvendo a capacidade de orientação e inserção de estudantes de graduação na pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro no site www.pucrs.br/prppg, no link Pesquisa, opção Editais, onde também estão disponíveis informações sobre condições e requisitos para submissão de projetos.
* O próximo encontro de Física Experimental para Vestibulandos, programado para esta sexta-feira, 14 de novembro, abordará o tema "Termologia e Ondas". O palestrante, Délcio Basso, apresentará conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares. Também serão resolvidas questões sobre a disciplina. A atividade, promovida pela Faculdade de Física da PUCRS, ocorre a partir das 14h no auditório do prédio 10, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica ou telefone (51) 3320-3535.
* Na próxima quinta-feira, 13 de novembro, alunos do curso de Especialização em Consultoria
e Assessoria Lingüística da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) realizarão o Painel de Apresentação do curso. A atividade tem como objetivo destacar o amplo potencial aplicativo da especialização, associado à importância do trabalho de consultores e assessores lingüísticos com relação aos problemas da comunicação em empresas com os diferentes públicos, além da apresentação de soluções inovadoras. O encontro terá início às 18h30min no auditório Irmão Elvo Clemente, sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre), com entrada franca. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676.
* O Fórum Sul Brasileiro de Filosofia, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH), realizam a primeira edição da "Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul". Cerca de 150 professores e estudantes de escolas de ensino fundamental e médio do Estado discutirão o tema "É possível uma sociedade justa?". O encontro propõe a realização de atividades didáticas de Filosofia e ocorrerá no dia 22 de novembro, às 8h30min, no prédio 5 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições estão encerradas. Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.olimpiadadefilosofia.org/.
* Alunos do 8º semestre do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) apresentarão 40 projetos nesta quinta-feira, 13 de novembro, na 31ª Mostra de Talentos em Relações Públicas. Eles integram as categorias de Pesquisa, Empresarial, Comunitário e Livre. Entre os clientes estão empresas como La Pizza Mia, Marketing 360, TBCS Investimentos, Rádio Caiçara AM, Fundação Pão dos Pobres, Clube dos Jangadeiros, Capacità Eventos, Versatille, entre outras. A Mostra pode ser visitada das 9h às 12h e das 18h30min às 21h30min no saguão do prédio 7, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. A organização é dos alunos do 5º semestre da disciplina de Estágio Interno em RRPP e estagiários do Laboratório de Relações Públicas.

O assassinato de Sharon Tate: crime chocante

Sharon Tate, um dos mais belos rostos do cinema, assassinada pelo grupo de Charles Manson, que hoje completa 74 anos e cumpre prisão perpétua nos EUA.
Foi pior e muito, muito mais assustador do que as principais cenas de "O Bebê de Rosemary", filme de Roman Polanski que fez (e faz) um tremendo sucesso no final dos anos sessenta. Assassinada a facadas, pendurada no teto, a atriz e mulher do diretor Polanski foi uma das cinco vítimas de um psicopata chamado Charles Manson (foto) e de sua "família" - na realidade uma seita satânica formada por jovens desajustados, "hippies" do mal, todos na faixa dos vinte e poucos anos, e que viam em Manson o seu profeta e guru, obedecendo-o cegamente. Na noite de 8 para 9 de agosto de 1969, na cidade de Los Angeles, Califórnia, um grupo de cinco discípulos de CM penetrou na mansão de Polanski (que estava viajando) e Tate, no elegante bairro de Bel Air, e consumou um dos mais chocantes e rumorosos crimes dos anos sessenta. Vestidos com roupas pretas e capuzes, os assassinos (dois rapazes e três moças) cortaram os fios de eletricidade e do telefone e deram início à matança. À exceção de um, que estava armado com um revólver calibre .22, os demais portavam facas. Sharon, 26 anos, teria implorado pela vida de seu filho, pois estava nos dias finais da gravidez de um bebê que se chamaria Paul. Suas súplicas, no entanto, foram inúteis. Os assassinos penduram o corpo da atriz em uma viga no teto, ao lado do de um outro amigo seu, e depois escreveram à sangue, na porta da casa, a palavra "pigs" (porcos).
O crime - chocante, por si mesmo - atraiu a atenção da imprensa internacional por envolver uma jovem, bela e promissora atriz e seu marido, Polanski, que recentemente havia lançado o estrondoso sucesso "O Bebê de Rosemary", com Mia Farrow - a história de uma seita satânica que se apossa de um bebê, considerado o filho do Diabo. Ouvido por uma emissora de TV, o escritor Truman Capote - também recente sucesso com o seu romance de não-ficção "A Sangue Frio" - era da opinião de que havia um só assassino, provavelmente um maníaco sexual. Na verdade, errou feio, embora a polícia, nos primeiros meses, também não conseguisse chegar a resultados palpáveis. Nesse meio tempo, o pai de Sharon visitava acampamentos hippies, fingindo-se de um deles. Nesse mundo à parte, corria à boca pequena a história do crime: todos sabiam que aquilo fora praticado pela seita de Manson, que vivia em um rancho localizado em um vale próximo a Goler Canyon, arredores de Los Angeles. Foi dessa comunidade satânica de mais de 20 pessoas - a "família" - que saíram os assassinos aquela noite. Manson, nascido em 12 de novembro de 1934, o líder da seita, tinha uma biografia apropriada para um psicopata: sua mãe foi abandonada pelo pai aos 16 anos de idade, quando estava grávida. Criado por uma avó materna, a princípio, depois por um casal de tios que não o suportava, acabou em reformatórios do Governo. Místico, racista (queria provocar uma guerra entre brancos e negros), tinha poder absoluto sobre a seita. Condenado à morte, um ano depois, teve sua pena permutada para prisão perpétua, que hoje cumpre. (Texto e pesquisa: Conselheiro X.)

Os aniversariantes do dia 12 de Novembro

Hoje Grace Kelly estaria fazendo 79 anos. E hoje aniversariam Paulinho da Viola (66 anos), Reinaldo Gianecchini (36), a cantora Sula Miranda (45), o assassino Charles Manson (74) e Neil Young (63).
















Em 12 de novembro de 1748 nascia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o mártir da Independência do Brasil. Ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça foi erguida em um poste na cidade de Vila Rica, interior de Minas Gerais.
1748 - Nasce Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos responsáveis pela independência do Brasil.
1803 - Proclamada a independência do Haiti.
1815 - Nasce Elizabeth Stanton, líder em movimentos pelos direitos da mulher.
1823 - D. Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte e manda prender José Bonifácio.
1840 - Nasce Auguste Rodin, escultor francês.
1864 - Inicia a guerra da Tríplice Aliança, que une Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
1889 - Nasce William Roy DeWitt Wallace, um dos criadores das publicações Reader´s Digest, uma das coleções mais lidas em todo o mundo.
1906 - O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro vôo público em aeroplano e supera o recorde mundial de vôo.
1915 - Theodore W. Richards, da Universidade de Harvard, é o primeiro norte-americano a receber o Prêmio Nobel de Química.
1918 - No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república.
1923 - Adolf Hitler é preso por causa do chamado Golpe de Munique. Ele tentou dar um golpe de Estado na Alemanha.
1925 - É proclamado em Pequim, capital da China, estado de sítio. O presidente Tuan Chi-Jun renuncia.
1927 - Joseph Stalin se torna líder da União Soviética.
1929 - Nasce Grace Patricia Kelly, atriz norte-americana.
1930 - As assembléias estaduais e as câmaras municipais do Brasil são dissolvidas. O Governo Provisório é instituído com a promulgação de decretos.
1930 - João Alberto e Miguel Costa fundam, no Rio de Janeiro, a Legião Revolucionária.
1933 - É divulgada a primeira foto do suposto monstro do Lago Ness.
1933 - Os nazistas recebem 92% dos votos nas eleições alemãs.
1945 - Nasce Neil Young, músico canadense.
1948 - Em Tóquio, o ex-primeiro-ministro Hideki Tojo é condenado à morte por crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
1954 - Morre Luís Agote, médico que descobriu o método que evita a coagulação do sangue nas transfusões.
1961 - Nasce Enzo Francescoli, jogador de futebol uruguaio.
1961 - Nasce Nadia Comaneci, considerada a maior ginasta de todos os tempos.
1965 - A União Soviética lança ao espaço a nave Venera 2.
1968 - A Assembléia Geral das Nações Unidas votam contra a admissão da China comunista.
1971 - Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Ruy Guerra entre outros são enquadrados na Lei de Segurança Nacional, por terem tirado suas músicas do Festival Internacional da Canção em protesto contra a censura.
1974 - A África do Sul é suspensa da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas por praticar a política de segregação racial.
1979 - O presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, suspende a importação de petróleo do Irã depois que estudantes islâmicos invadem a embaixada americana no país.
1981 - A espaçonave Columbia é lançada pela segunda vez ao espaço.
1982 - Depois de passar 11 meses preso, o líder sindicalista polonês Lech Walesa foi libertado.
1983 - A música All Night Long (All Night) de Lionel Richie chega ao topo das paradas norte-americanas.
1984 - Júlio Maria Sanguinetti é eleito presidente do uruguai, após 12 anos de ditadura militar.
1986 - O Brasil recebe refugiados políticos do Chile.
1990 - O imperador Akihito é coroado oficialmente, apesar de já estar no trono do Japão desde janeiro de 1989.
1997 - Começa o julgamento de Theodore John Kaczynski, o Unabomber. Desde 1978, ele realizou diversos atentados com cartas-bomba nos Estados Unidos, para protestar contra a sociedade tecnológica e industrial.
2001 - Um airbus A-300 da American Airlines cai no bairro do Queens, em Nova York, pouco depois de decolar do aeroporto John F. Kennedy com 246 passageiros e nove tripulantes a bordo.




terça-feira, novembro 11, 2008

Geraldine Chaplin.

* Nesta quarta-feira, 12 de novembro, as eleições nos Estados Unidos e a cobertura jornalística do processo eleitoral em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre serão debatidas e avaliadas na PUCRS. A programação integra o 3º Seminário Internacional Organizações e Sociedade: inovações e transformações contemporâneas, que ocorre na Universidade até sexta-feira, 14 de novembro. O coordenador do Doxa - Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Rio de Janeiro, Marcus Faria Figueiredo, é especialista em comportamento eleitoral e acompanhou as últimas semanas de eleições nos EUA. Ele contará a sua experiência no país. A palestra começa às 16h, no 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681). As cientistas políticas Marcia Dias, professora da PUCRS, Alessandra Aldé, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Vera Chaia, da PUC-SP, analisarão a cobertura jornalística das eleições em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O seminário, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, reúne pesquisadores e professores de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras. Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/sios ou pelo telefone (51) 3320-3680.

* Na noite de 10 de novembro (segunda-feira), em São Paulo, a PUCRS conquistou três prêmios na edição 2008 do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real. Na categoria Melhores por Área de Conhecimento, venceu em Ciências da Saúde (Ciências Biomédicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia), Serviços (Ciências Aeronáuticas, Gastronomia, Hotelaria, Secretariado Executivo e Turismo) e Arquitetura e Construção (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil). O Reitor Joaquim Clotet recebeu os troféus representando a Instituição. A PUCRS ainda foi finalista na categoria Universidades Privadas - Capital, vencida pela PUC-Rio, e nas áreas de Ciências do Bem-Estar, Matemática e Informática, Ciências da Sociedade, Ciências dos Materiais e Elétrica e Mecânica.
* O Mestrado em Economia do Desenvolvimento, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), recebe inscrições até 29 de novembro. O curso busca formar profissionais habilitados a planejar e tomar decisões com amplo conhecimento do cenário regional, nacional e internacional. É direcionado aos graduados em economia e áreas afins, que buscam formação sólida voltada para o mercado de trabalho e pesquisa científica qualificada. A seleção dos candidatos é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/economia. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* A Universidade está com inscrições abertas para seu Vestibular de Verão 2009 até 29 de novembro. As provas do concurso serão integradas, isto é, ocorrerão nos Campi Central, Uruguaiana e Viamão na mesma data, 6 e 7 de dezembro, das 16h às 20h. Dessa forma, o vestibulando que se candidatar a uma vaga em um curso de graduação oferecido em Uruguaiana, por exemplo, poderá realizar a prova no Campus em Porto Alegre e vice-versa. Os três Campi oferecem no total 57 opções de cursos distribuídos em 3.948 vagas. Além da redação, os candidatos deverão responder dez questões objetivas de cada disciplina. As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:
Via Internet (www.pucrs.br/vestibular), 24h por dia;
No saguão do prédio 11, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 21h;
No Campus Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão), das 8h às 21h;
No Campus Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana), das 8h às 11h30min e das 14h às 21h45min.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, deverá ser paga até às 16h do dia 27 de novembro, independentemente da data em que foram efetuados o preenchimento e o envio de dados (on-line). O Manual do Candidato está disponível para download na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou pode ser adquirido por R$ 5,00 nos locais de inscrições. Os interessados em testar seus conhecimentos podem realizar as Provas Interativas, com questões comentadas de vestibulares anteriores da Universidade. Elas estão disponíveis no site www.pucrs.br/provas. Informações adicionais no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.Bolsa Mérito
O primeiro colocado de cada curso de graduação oferecido pela PUCRS no próximo Concurso Vestibular, que ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, terá direito à bolsa integral de estudos. O benefício concedido pela Universidade é válido para todo o período de duração da graduação. O aluno precisa realizar a matrícula em todas as disciplinas do primeiro nível, ser aprovado em 75% das matérias durante o período, manter a opção original e concluir o curso no prazo previsto, podendo exceder em até quatro semestres.
* "Bicho de Sete Cabeças", dirigido por Laís Bodansky, será a próxima atração do "Filmes em Debate edição 2008/2 - O Cinema Brasileiro em Foco". A exibição do longa-metragem será no dia 17 de novembro, às 19h30min com entrada franca. O filme é uma adaptação do livro Canto dos Malditos, de A. Carrano Bueno, e tornou-se um dos filmes mais premiados e aclamados do cinema nacional - tido como um dos melhores dos últimos tempos - ao levar para as telas sua história verídica dentro de um manicômio. O professor Hermílio Santos abordará os temas manicômio, saúde mental, exclusão, questão sócio-cultural da loucura após a exibição. A atividade será no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiganga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3555.
* O Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Faculdade de Biociências da PUCRS fará a entrega do "Prêmio Professor Garcia do Prado de Anatomia Humana" no dia 21 de novembro. A distinção é conferida ao melhor trabalho de pesquisa em Anatomia Humana inscrito por professores e alunos da área das Ciências Morfológicas de todas as Universidades do Brasil e Mercosul e tem como objetivo estimular a pesquisa na área de Anatomia Humana nas Universidades brasileiras. O evento é bianual e foi criado por iniciativa professor Luiz Alberto Garcia do Prado, já falecido, quando Titular da Disciplina de Anatomia Humana e Coordenador do Departamento de Ciências Morfológicas. A cerimônia será às 17h30min na sala 142 do prédio 12, Bloco "C", do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3545.

Vagas para salva-vidas civis temporários na BM


10/11/2008 19:41
A Brigada Militar recebe até dia 16 deste mês as inscrições para o processo seletivo de contratação do Programa de Salva-Vidas Civis Temporários. Aberto no último dia 20 de Outubro, o processo tem por finalidade contratar 600 Salva-Vidas Civis Temporários, sob o regime jurídico estatutário, submetidos ao Regime Geral da Previdência Social, para os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. As 600 vagas serão distribuídas por todo o Rio Grande do Sul da seguinte forma:
- 420 no Litoral Norte;
- 90 no Litoral Sul;
- 13 nas águas internas da região Metropolitana;
- 22 nas águas internas da Capital;
- 11 nas águas internas da região Sul;
- 11 nas águas internas da região Central;
- 11 nas águas internas do Vale do Rio Pardo;
- 11 no Vale do Rio dos Sinos;
- 11 nas águas internas da Fronteira-Oeste. Os requisitos da seleção são: ser brasileiro; ter no mínimo 18 e no máximo 35 anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. Demais requisitos podem ser conferidos por meio de publicação de Editais ou Avisos no Diário Oficial do Estado (DOE).
As informações estão à disposição nos seguintes no site da Brigada Militar ( http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/ ); no Departamento Administrativo da BM - Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento (Dresa), na Rua dos Andradas, 498, Porto Alegre; e nos Comandos Regionais de Policiamento e de Bombeiros, conforme anexo C do Edital Nº 2/SVCT/2008 publicado no Diário Oficial do Estado em 20 de outubro, e que se encontra em anexo.

Fatos e aniversariantes do dia 11 de Novembro

Hoje a atriz Demi Moore completa 46 anos e Leonardo DiCaprio faz 34. Alexandre Garcia faz 67. E hoje nasceram também o mafioso Lucky Luciano e o escritor Dostoievski. E hoje o pugilista Evander Holyfield conquistava o seu terceiro título mundial na categoria dos peso-pesados.

















Fatos históricos do dia 11 de novembro
Base importante dos EUAEm 11 de novembro de 1909 os Estados Unidos instalam no Havaí a base naval de Pearl Harbor, que é bombardeada pelos japoneses em 1941. Os pilotos nipônicos afundaram 19 navios e 188 aeronaves foram destruídas. Um encouraçado afundou com 1.177 tripulantes americanos.
1729 - Nasce Louis Antoine de Bougainville, navegador francês.
1811 - Cartagena é proclamada independente da Colômbia.
1823 - Dom Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte.
1836 - Chile declara guerra a Confederação formada por Peru e Bolívia.
1838 - Começa no Uruguai a ditadura imposta pelo governo de José Fructuoso Rivera.
1859 - É firmado o pacto de San José de Flores, em que Buenos Aires é incorporada ao resto das províncias argentinas.
1862 - Estréia em San Petersburgo a ópera A Força do destino de Verdi.
1864 - Invasão do Mato Grosso pelos paraguaios que arrasam a guarnição brasileira de Dourados.
1869 - Nasce Víctor Emmanuel III, rei da Itália.
1887 - É cantado pela primeira vez o hino nacional colombiano.
1896 - Nasce Charles Lucky Luciano, chefe do crime organizado nos Estaods Unidos.
1904 - A população do Rio de Janeiro se mobiliza em protesto à vacinação obrigatória contra varíola imposta por Oswaldo Cruz.
1909 - Os Estados Unidos instalam no Havaí a base militar de Pearl Harbor.
1916 - O governo norte-americano anuncia que quatro milhões de mulheres vão votar nas eleições para presidente dos Estados Unidos.
1918 - Alemanha e Aliados assinam o Armistício de Compiegne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.
1930 - A Constituição de 1891 é substituída pela Lei de Organização do Governo Provisório. Todos os governadores, exceto o de Minas Gerais, foram destituídos e criaram o interventor federal dos estados.
1931 - O químico norte-americano Frederick Allison anuncia que descobriu o halogênio, 38º elemento da Tabela Periódica.
1951 - Juan Domingo Perón é reeleito presidente da Argentina.
1954 - Nasce Claudio Marangoni, jogador de futebol argentino.
1955 - Dia em que o presidente Carlos Coimbra Luz é destituído e o senador catarinense Nereu Ramos assume a presidência da república.
1971 - O Senado norte-americano ratifica um tratado no qual concorda em devolver a ilha de Okinawa ao Japão.
1973 - Egito e Israel assinam acordo de cessar-fogo e iniciam as discussões para a prática do pacto.
1975 - Angola torna-se independente de Portugal.
1989 - Rebeldes de El Salvador iniciam uma ofensiva contra a ala direitista do governo. Cerca de 400 pessoas morrem em conflitos.
1992 - A igreja anglicana da Inglaterra aprova a ordenação sacerdotal das mulheres.
1994 - Um integrante suicida da Jihad Islâmica mata três soldados israelenses na Faixa de Gaza.
1995 - Bill Gates, o milionário dono da Microsoft, compra por US$ 30 mi o manuscrito Natureza: peso e movimento das águas, de autoria de Leonardo Da Vinci.
1996 - O pugilista Evander Holyfield torna-se campeão mundial na categoria peso pesado pela terceira vez.



segunda-feira, novembro 10, 2008

Carla Bruni, primeira-dama da França.
Hilary Swank, 34 anos

Inscrições para vagas de artesãos até quinta

O processo inicia hoje.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), recebe inscrições entre hoje, 10 e quinta-feira, 13, para vagas de ponto de venda em diversas feiras licenciadas pelo município. Elas devem ser feitas na Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade e CPF (originais e cópia); original e cópia da carteira de Artesão FGTAS (atualizada); original e cópia de comprovante de residência em Porto Alegre em seu nome ou cônjuge. A triagem dos inscritos, com validade de 90 dias após sua divulgação, ocorre no dia 17, às 14h, na sede do Senat, na Avenida José Aloísio Filho 695, Bairro Humaitá.
Grupos - As vagas são para os seguinte grupos de feiras: Feira de Artesanato do Brique de Sábado, da Avenida José Bonifácio (2 vagas), que é realizada aos sábados, das 14h às 18h; Feira de Artesanato do Mercado Bom Fim (4 vagas), realizada aos sábados, das 9h às 18h; no Brique de Sábado da Avenida José Bonifácio (6 vagas), realizado aos sábados, das 9h às 17h; Brique de Domingo da Usina do Gasômetro (4 vagas), que é realizada aos domingos, no estacionamento ao lado da Usina, das 9h às 18h.
No ato da inscrição, deverá ser entregue um quilo de alimento não-perecível (arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo, massas, leite em pó), que será doado a entidades assistenciais. As demais informações e condições necessárias para inscrição estarão à disposição na Supervisão de Economia Solidária, na Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim. Mais informações pelos fones 3289-4713 e 3289-4712.


Ararigbóia: jogos decisivos no final de semana

Foram definidos nesse final de semana os semifinalistas do campeonato municipal de futebol amador edição 2008. No sábado, 8, foi disputada a terceira e última rodada das quartas-de-final da categoria veterano. As equipes foram divididas em duas chaves e as duas melhores de cada uma classificaram-se para as semifinais, que acontecerão neste sábado, 15, no campo do Parque Ararigbóia, Bairro Jardim Botânico. Confira os dois confrontos: A.S. Roma x Comerciário (às 14h30) e Portuguesa x Canarinho (16h30).
Pela categoria livre, aconteceram as quartas-de-final no sistema mata-mata, em jogo único no domingo, 9. Em apenas um confronto houve necessidade de decisão por tiros livres da marca do pênalti (confira no quadro abaixo). Os dois jogos das semifinais acontecem neste domingo, 16, também no campo do Parque Araribóia, e são os seguintes: 12 Horas/Paineira x Academia do Morro (às 14h30) e Treze x Vila Real (às 16h30).
Resultados desse fim de semana:
Categoria Veterano - sábado, Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico: Canarinho* 1 x 1 Lomba do Sabão, Associação 0 x 3 Portuguesa* Campo do Parcão - Avenida Goethe - Bairro Moinhos de Vento, Palmeiras 1 x 6 A.S. Roma*Comerciário* 15 x 0 Gaúcha(*) classificados para as semifinais
Categoria Livre - domingo: Campo do Ararigbóia - Rua Saicã, 6 - Jardim Botânico, 12 Horas/Paineira* 0 x 0 Barão de Bagé (4 a 3 nos pênaltis) Planeta Mundial 1 x 2 Treze* Campo do Parcão - Av. Goethe - Moinhos de Vento: Vila Real* 5 x 3 América, Academia do Morro* 3 x 1 Agrosantos
(*) classificados para as semifinais
* "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, é o próximo livro em debate no projeto "Relendo a Literatura". O encontro acontece no dia 12 de novembro, das 17h30min às 19h, e será ministrado pela professora Sissa Jacoby, da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade é promovida pelo Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin) da Fale e busca avaliar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. Será realizada no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
* Até esta sexta-feira, 14 de novembro, segue no Campus Uruguaiana da PUCRS a Semana da Educação Física 2008. Voltado para estudantes e profissionais da Educação Física, Pedagogia e de áreas ligadas à saúde, contará com oficinas, debates e palestras abordando temas como "Farmacologia na Educação Física: benefícios e malefícios"; "Lesões esportivas: principais cuidados e tratamento" e "Nutrição e qualidade de vida". O evento ocorre no Salão de Atos do Campus, que fica na BR 472 Km 7. Informações pelo site www.pucrs.campus2.br/eventos/edfisica2008. Na quinta e sexta-feira, 13 e 14 de novembro, será a vez do 14º Seminário Pedagógico - Discutindo a Educação. Na ocasião, o professor Valther Maestro, da USP, fará uma palestra motivacional, e o professor Valter Giovedi, da PUC-SP falará sobre "Como lidar com a indisciplina no contexto educacional contemporâneo". Também haverá oficinas e minicursos. Informações pelo telefone (55) 413-6464 ou e-mail fafiur.cpugn@pucrs.br.
* O Projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 12 de novembro, terá a apresentação especial da Camerata Instrumental da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Na ocasião, ocorrerá o lançamento da "Campanha Natal Solidário da PUCRS - Projeto João de Barro". A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* A jornalista Eliane Brum, repórter especial da Revista Época, trata do seu novo livro, "Olho da Rua", na próxima sexta-feira, 14 de novembro. O encontro será realizado às 9h no auditório do prédio 7, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e integra as atividades do + SET, promovido pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade (Famecos).

Aniversariantes do dia 10 de Novembro

Hoje Marcelo Tas completa 49 anos, e Richard Burton estaria fazendo 83. E hoje morreu o ator Jack Palance, em 2006.





domingo, novembro 09, 2008

Felipão, zagueiro bruto que conquistou o mundo

Scolari: decidido e devoto, ele se considera protegido por Nossa Senhora do Caravaggio, cujo santuário é em Farroupilha, RS (foto menor).


Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão, ou internacionalmente como Big Phil, (Passo Fundo, 9 de novembro de 1948) é um ex-zagueiro brasileiro e é atualmente treinador de futebol. Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na Copa do Mundo do Japão e Coréia do Sul.
Scolari é descendente de italianos (seus avós eram imigrantes da região do Vêneto). Portanto, além da nacionalidade brasileira, também possui passaporte italiano.

O jogador
O zagueiro Scolari começou sua carreira futebolística aos dezessete anos, jogando nos juvenis do Aimoré, de São Leopoldo (RS). O seu interesse pelo futebol ocorreu por influência de seu pai, Benjamim Scolari, que na sua época também havia atuado como zagueiro no sul do Brasil. Apesar de não ser reconhecido como um jogador habilidoso, destacou-se pelo seu estilo aguerrido e de liderança, muitas vezes sendo capitão nas equipes por onde passou. Depois do Aimoré, transferiu-se para o Caxias, uma equipe de maior prestígio dentro do cenário gaúcho, onde jogou por sete anos. Depois disso, jogou ainda no Juventude, Novo Hamburgo e no CSA, de Alagoas, clube no qual conquistou seu único título como jogador (Campeão Alagoano), em 1980, e onde abandonou a carreira em 1982.

O treinador
Mostrando o mesmo estilo que o definiu como jogador, Scolari começou como técnico no próprio CSA, passando pelo Brasil de Pelotas, e o Al Shabbab, da Arábia Saudita. Começou a ser reconhecido em 1987, quando levou o Grêmio ao tricampeonato gaúcho. Seu primeiro título nacional veio em 1991 com a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma. Depois de passagens pelo Oriente Médio, retornou ao Grêmio, onde conquistou vários títulos, entre eles a Copa do Brasil 1994 e a Copa Libertadores da América de 1995. Durante este período, Felipão recebeu duras críticas por ser considerado um técnico "retranqueiro", de "jogo feio" e que "mandava bater nos adversários". Mesmo assim, conquistou ainda o Campeonato Brasileiro de 1996 pelo clube gaúcho. Após dirigir o Júbilo Iwata do Japão, transferiu-se para o Palmeiras, consagrando-se campeão da Copa do Brasil de 1998 e da Copa Libertadores da América de 1999. Treinou o Cruzeiro antes de passar a dirigir a Seleção Brasileira, em 2001. No ano seguinte, conquistou o maior título da sua carreira: Copa do Mundo. Realizando uma campanha perfeita com 7 vitórias, venceu a Alemanha na decisão em Yokohama.
Após a conquista, Felipão manifestou seu desejo de dirigir uma equipe européia, o que veio a ocorrer em 2003 após convite da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir a Seleção local. Desde então, levou a equipe à final da Eurocopa de 2004, sendo derrotada pela Grécia em pleno Estádio da Luz, Lisboa. Dois anos mais tarde, atingiu as semifinais da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Após eliminar a Holanda e a Inglaterra nas oitavas e quartas-de-finais, respectivamente, caiu diante da França. Na decisão do terceiro lugar, foi derrotado pela Alemanha. Apesar da quarta colocação, o resultado foi muito festejado pois a Seleção Portuguesa não chegava até as semifinais de uma Copa do Mundo desde o Mundial de 1966.
Em partidas amistosas, Felipão dirigiu a Seleção Portuguesa contra o Brasil em duas oportunidades. Na primeira, em 2003, Portugal venceu por 2 a 1 na cidade do Porto. Em 2007, nova vitória portuguesa, desta vez por 2 a 0 em jogo disputado em Londres.
Scolari conquistou credibilidade em quase todas as equipes que dirigiu. Para tanto, conduz seus elencos com "mão de ferro", não se importando em sacar as tidas estrelas de suas equipes. Usa deste expediente para garantir a união e, conseqüentemente, obter sucesso nas equipes que dirige.
Quando assumiu o Brasil não hesitou em sacar do grupo um jogador que era reconhecidamente um craque e uma unanimidade nacional: o atacante Romário. Felipão não gostava da postura do craque fora de campo. Foi pressionado, antes do Mundial de 2002 a levar o atacante, então no Fluminense, mas não fez. Com isso fechou seu grupo no intuito de vencer a Copa. Conseguiu o título e finalmente recebeu o reconhecimento merecido.
Usou da mesma fórmula na Seleção Portuguesa. Excluiu nomes como o goleiro (guarda-redes) Vítor Baía e afastou definitivamente jogadores da seleção anterior. Foi muito criticado pela imprensa local. Mas não obteve o mesmo sucesso que no Brasil. Afinal, Felipão não conquistou nenhum título no país europeu.
Após a eliminição para a Alemanha na Eurocopa 2008, nas quartas de final, o Big Phill deixou a Seleção Portuguesa para assumir o comando do Chelsea, seu primeiro clube de ponta no futebol europeu.

Chelsea
Felipão foi apresentado à imprensa londrina no dia 1 de julho de 2008 e fez sua estréia oficial pelos blues, no dia 17 de agosto de 2008, pelo Campeonato Inglês, contra o Portsmouth, vencendo o jogo por 4 a 0.

Recorde de vitórias seguidas em mundiais
Na Copa do Mundo de 2006, por Portugal, Felipão tornou-se o primeiro treinador da história dos mundiais a obter 11 vitórias consecutivas: sete pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2002 (quando conquistou o Penta para a seleção canarinho) e quatro pela Selecção Portuguesa de Futebol na Copa do Mundo de 2006, encerrando essa série de vitórias consecutivas nas quartas-de-final, no empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação com a Inglaterra. Nesta partida, obteve a classificação nos pênaltis após o goleiro Ricardo, que estava substituindo o ídolo português Vítor Baía, conseguir a inédita marca de defender três cobranças em uma mesma partida de Copa do Mundo, superando nove outros goleiros que já haviam defendido duas cobranças, como o brasileiro Taffarel e o argentino Goycoechea.
Na Copa do Mundo de 2002, Felipão levou a Seleção Brasileira, a vitórias contra as seleções da Turquia, China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia novamente e, na grande final, a não menos poderosa Alemanha.
Em 2006, na Alemanha, Felipão levou a "Seleção das Quinas", como é conhecida a Seleção Portuguesa, a vitórias contra a Angola, Irã, México e Holanda.


O atual Santuário de Caravaggio em Farroupilha (Rio Grande do Sul) foi construído na década de 1960.
Felipão sempre foi marcado por sua fé católica. Na conquista do pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira, levou consigo e com seus jogadores uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, santa de adoração entre os descendentes de italianos do Sul do Brasil.
Nossa Senhora acompanhou a Seleção Brasileira de futebol durante a campanha em que conquistou pela quinta vez o campeonato mundial. Felipão, em agradecimento, pagou uma promessa, indo de Caxias do Sul a Farroupilha, a pé, andando uma distância de aproximadamente 20km. Ao deixar a seleção, a santa permaneceu no Brasil, até que tempos depois, para impulsionar a participação de Portugal na Eurocopa, Felipão mandou-a buscar na Granja Comary.
Scolari passou a maior parte de sua carreira em Caxias do Sul (Brasil), e deste fato surgiu sua devoção a Nossa Senhora do Caravaggio. A famosa imagem que o acompanha foi um presente ganho, em 2001, no quadro "amigo oculto" promovido todo final de ano pelo Fantástico, dado a ele pela atriz Fernanda Montenegro.
Em Portugal juntou à imagem da santa "brasileira" a imagem da Nossa Senhora de Fátima.
Luiz Felipe Scolari utiliza a sua fé para motivar e aproximar os seus jogadores. Luís Figo, jogador português, ao ser substituido durante as quartas de finais da Eurocopa de 2004 contra a Inglaterra, pode ser um exemplo de como a fé de Felipão contagia a equipe portuguesa. Durante a disputa de pênaltis, o atacante rezava em frente às imagens das duas aparições da mãe de Jesus, até que o meia David Beckham errou sua cobrança ao sofrer um providencial escorregão.

Títulos pessoais
Melhor treinador da América do Sul: 1999 e 2002
Melhor treinador do mundo: 2002
(Fonte: Wikipedia)

Há exatos 19 anos caía o Muro da Vergonha

O Muro foi derrubado por uma multidão de jovens eufóricos: caía o símbolo da divisão entre dois mundos.
Ele foi o símbolo da divisão do mundo - o mundo capitalista e o mundo socialista, ou comunista. Construído em 1961, o Muro de Berlim foi, durante décadas, um marco da opressão, dividindo a hoje unificada Alemanha em duas, a Ocidental, capitalista, e a Oriental, ou "República Democrática da Alemanha", que de democrática não tinha nada.

O ano era 1989, o mês era novembro. Em uma noite de quinta (dia 8) para sexta-feira, 9, todos os meios de comunicação passaram a transmitir, via satélite, ao vivo, as imagens de jovens munidos de martelos, picaretas, porretes, qualquer coisa - jovens, em sua grande maioria, que botaram abaixo uma grossa e extensa murada de concreto que impedia os habitantes da parte oriental da Alemanha de passarem para o outro lado.

Prisioneiros em seu próprio país - na verdade um satélite soviético - eles cantaram, beberam, se abraçaram e festejaram a derrrubada de um símbolo da tirania. Na noite de 12 para 13 de agosto de 1961, uma serpente de cimento e arame farpado de três metros de altura foi erguida às pressas pelo regime comunista para evitar a fuga de seus cidadãos. Ao longo de 28 anos, 191 pessoas morreram tentando a arriscada travessia. Mesmo assim, 5 mil berlinenses conseguiram fugir para a liberdade. A fortaleza (66 km de extensão) era ponteada por torres de onde guardas armados com fuzis, metralhadoras, cães amestrados e potentes holofotes fuzilavam quem tentasse escolher a metade ocidental e capitalista da cidade dividida.No Brasil vivia-se a primeira eleição direta para Presidente da República (Collor seria eleito), depois de quase três décadas sem eleições. Gorbachev era o presidente soviético (a República soviética se desintegraria nos anos seguintes) - o pai da "Glasnost" (degelo" e da "perestroika" (reestruturação econômica) da então "superpotência". A queda do Muro não foi algo aleatório: no dia 4, um sábado, o regime comunista alemão liberou a passagem dos seus cidadãos através da Checolosváquia, transformada em longínqua escala da "fuga para a liberdade". Em seis dias, mais de 50 mil pessoas seguiram essa rota. O regime vivia uma crise política, com a demissão coletiva do Politburgo. Em pouco tempo a brecha se transformou num rombo monumental, ampliando-se para a Checoslováquia e até a Polônia, por onde escaparam dezenas de milhares de pessoas. Em pouco tempo, a piada de sentido universal - "O último que sair apague a luz do aeroporto" - começou a ficar perigosamente próxima da realidade. O êxodo em massa provocou uma dolorosa hemorragia social na Alemanha comunista. Os emigrantes eram, em sua maioria, trabalhadores qualificados, jovens no auge de sua capacidade produtiva. Tantos motoristas de caminhões saíram do país que, em muitas cidades, o abastecimento ficou prejudicado. Trinta por cento dos maquinistas de trem e quase 50% dos motoristas de ônibus largaram seus empregos. Soldados do exército foram colocados a dirigir ônibus.

LOUCURA COLETIVA - Em sua edição de 15 de novembro de 1989, a revista Veja escreveu, sob o título "Já Raiou a Liberdade": "Do lado oriental, a loucura é completa", informou Jeans Richter, cidadão de Berlim Oriental, exultando, depois de cruzar o Checkpoint Charlie, o mais conhecido posto de ligação entre os dois lados de Berlim. Loucura - mas loucura de alegria - provavelmente foi a palavra mais adequada para descrever as cenas que se seguiram. Primeiro em pequenos grupos, como se para testar se o anúncio feito pouco depois das 19 horas (o governo anunciava o direito de ir e vir dos cidadãos, além da liberdade de imprensa) era mesmo para valer, depois às centenas, em seguida aos milhares, os berlinenses foram chegando. Por volta da meia noite, já eram uma multidão enorme, incontrolável. Do lado ocidental, outra massa humana os aguardava. Ao se encontrarem, explodiam em gritos e abraços, como se comemorassem o fim de uma dura e longa guerra - uma guerra iniciada há 28 anos e três meses, quando o monstrengo de concreto foi erguido da noite para o dia. "Acabou, acabou, acabou. Eu não consigo acreditar", dizia um berlinense depois de se arrastar sob as barreiras brancas e vermelhas da travessia da Rua Bornholmer - um ato que, até o começo do ano, lhe custaria a vida". (...) "Não há duvida de que a História está sendo escrita agora. Nós, alemães, devemos enfrentar o desafio", declarava, quase à mesma hora, o chefe do governo da Alemanha Ocidental, Hermuth Kohl. Surpreendido, como o resto do mundo, pela abertura do mundo e de todas as fronteiras entre as duas Alemanhas, no início de uma visita à Polônia, Kohl exibiu perplexidade diante da velocidade vertiginosa dos acontecimentos. "Os desdobramentos disso ainda são imprevisíveis", admitiu com franqueza antes de voltar às pressas para o seu país. Kohl não estava sozinho em seu espanto. Desde que o furacão da abertura tomou de assalto a União Soviética de Mikhail Gorbachev e começou a soprar por toda a Europa Oriental, nunca se viu um processo tão acelerado de desagregação de um regime comunista como na Alemanha do Leste. "Considerado como o mais ortodoxo, o mais dura, o mais inflexível membro da combalida família comunista na Europa, o regime alemão liderava a resistência às reformas. (...) "O Muro vai durar um século", costumava dizer o homem que o ergueu e depois assumiu o comando máximo do regime, Erich Honecker." Somente no primeiro dia após a derrubada, 60 mil pessoas cruzaram a fronteira. "Para mim, ir a Berlim Ocidental foi como fazer uma viagem á Austrália", comparou um alemão que, indo na direção contrária à da grande multidão, já tratava de voltar para casa, na madrugada de quinta para sexta-feira. "Ainda não consigo acreditar".

Escreveu VEJA: "As idas e vindas continuaram madrugada adentro e prosseguiram durante toda a sexta-feira. Do outro lado do Muro, os berlinenses orientais eram recebidos com palmas, garrafas de champanhe e 100 marcos alemães - equivalente a 54 dólares - a título de "dinheiro de boas vindas", pois a moeda da Alemanha comunista não é conversível. Um mundo novo aguardava os visitantes, principalmente os que nunca tinham encontrado um jeito de convencer as autoridades de seu país a deixá-los cruzar o muro. "É coisa demais para a primeira vez. Não consegui escolher nada", disse Uwe Michalski, que, com olhos espantados e o "dinheiro de boas-vindas", firmemente seguro na mão, parecia um tanto perdido num dos maiores paraísos de consumo do mundo. "Para mim, é como se estivesse em outro planeta", comparou uma adolescente que namorava a seção de equipamentos de som numa grande loja de departamentos."Em um mês, esses alemães - crianças, puks, donas de casa, estudantes, trabalhadores - realizaram o impossível, o inimaginável, o assombroso", escreveu VEJA. " (Texto e pesquisa: Conselheiro X.)