quarta-feira, junho 19, 2013

Rita Lee presa por porte de LSD

Gilberto Gil e o baterista dos Novos Baianos foram presos por porte de maconha em julho de 76, em Floripa, resultando no maior bafafá e num teatro tremendo, digno daqueles tempos de ditadura. Um mês depois foi a vez de Rita Lee, em São Paulo, ser presa também - e condenada. Achei esta notícia no Correio do Povo, de Porto Alegre, no Arquivo Histórico de POA (Vitor)

terça-feira, junho 18, 2013

Assim era a Argentina em 1976, logo depois do golpe


Vacaria teve a primeira rodoviária do Brasil

Essa eu não sabia - só fiquei sabendo lendo esta notícia do Correio do Povo de 1976, que encontrei no Arquivo Histórico de Porto Alegre: a primeira estação rodoviária do País surgiu em  Vacaria, cidade estratégicamente situada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na década de trinta. Até então os passageiros eram pegos em esquinas, na frente das casas e em hotéis. Fica o registro, que acredito ser verdadeiro.(Vitor)

segunda-feira, junho 17, 2013

Inter conquista o octacampeonato estadual em 76, com Figueroa, Falcão e companhia

Para um gremista, não é agradável recordar aqueles tempos. O fato é que o Inter tinha realmente um timão e fazia por merecer. Em 1976 chegou ao octacampeonato gaúcho (oito longos anos), com um 2 a 0 sobre o Grêmio, treinado por Paulo Lumumba e que, semanas depois, traria Telê Santana como técnico e seria, finalmente, campeão de 77. Mas o que deu, em agosto de 76, foi o time de Rubens Minelli, que também conquistaria naquele ano o seu segundo título nacional. (Vitor)
Coleção do Correio do Povo - Arquivo Histórico de Porto Alegre


Rita Lee vai presa por porte de drogas

Rita Lee, que hoje é uma senhora e tanto, também passou seus maus (?) momentos em 76, quando foi presa por porte de drogas. Ela chegou a ser condenada e a ter que cumprir pena, bem ao estilo daqueles anos repressivos. Antes, em julho, Gilberto Gil, intetrante dos Novos Baianos, havia sido preso em Floripa, pelo mesmo motivo, também redundando no mesmo esquema circence e midiático. Achei esta notícia da Rita Lee (que, não para menos, detesta policia) no arquivo de jornais do Correio do Povo, no Arquivo Histórico de Porto Alegre. (Vitor)