sexta-feira, dezembro 11, 2009

CULTURA
Prêmio Açorianos de Literatura será entregue segunda-feira

O Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, ao longo dos seus 15 anos vem premiando escritores, editoras, programas e projetos ligados à área literária da cidade de Porto Alegre. Neste ano, a premiação será segunda-feira, 14, às 20h, no Teatro Renascença e no saguão do Centro Municipal de Cultura. A Noite do Livro vai homenagear os finalistas e os leitores comuns das Maratonas Literárias.
Serão anunciadas as melhores obras nas dez categorias do concurso: conto, crônica, ensaio de literatura e humanidades, especial, infantil, infanto-juvenil, narrativa longa, poesia, capa e projeto gráfico e os seis destaques: editora e/ou livraria; projeto de incentivo, promoção e divulgação da literatura; mídia digital; mídia impressa; rádio e TV. Além disso, será revelado o Livro do Ano, que receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil.
Jurados - O Prêmio Açorianos de Literatura 2009 tem os seguintes jurados: Ana Claudia Gruszynski, Ana Maria Lisboa de Mello, Antônio Marcos Sanseverino, Carlos Alberto Gianotti, Carlos André Moreira, Carlos Urbim, Charles Monteiro, Cláudia Laitano, Eduardo Veras, Jane Tutikian, Flávio Ilha, José Guimarães Castello Branco, José Hilderbrando Dacanal, Kátia Suman, Laís Lisboa Chaffe, Luiz Oswaldo Leite, Marcello Alves de Campos, Claudia Tajes, Maria do Carmo Alves de Campos, Marô Barbieri, Maria Eunice Moreira, Paulo César Ribeiro Gomes, Paulo Visentini, Paulo Seben, Regina Zilberman, Ricardo Barbarena e Sônia Maria Zanchetta.
Capa - O Muro, de Christina Dias, Capa de Elma, Editora Meia Lua. / Raiva nos Raios de Sol, de Fernando Mantelli, Capa de Samir Machado de Machado, Não Editora. / Theatro São Pedro – 150 Anos, de Gunter Axt (organizador), Capa de Flávio Wild, Editora Nova Prova.
Projeto Gráfico - As Guerras dos Gaúchos – História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, de Gunter Axt (coordenador), Projeto Gráfico de Marília Ryff-Moreira Vianna, Editora Nova Prova. /De Carona, Com Nitro, de Luis Dill, Projeto Gráfico de Joãocaré e Juliana Dischke, Artes e Ofícios Editora Ltda. /Ficção de Polpa Vol. 3, de Samir Machado de Machado, Projeto Gráfico de Samir Machado de Machado, Não Editora.
Conto - A Frase do Doutor Raimundo, de Antônio C. de A. Ribeiro/Orlando Fonseca/Tânia Lopes/ Athos M. Cunha (organizador), Editora Movimento. /Grades do Céu, de Susana Vernieri, Editora Libretos. /Trocando em Miúdos, de Luiz Paulo Faccioli, Editora Record.
Crônicas - 100 Lições para Viver Melhor, de Cláudio Moreno, L&PM Editores. /234 Posições Pós-Modernas, de Ildo Carbonera, EST Edições. /Doidas & Santas, de Martha Medeiros, L&PM Editores.
Ensaios - Fronteiras e Confrontos, de Donaldo Schüler, Editora Movimento. /Moinhos de Vento – Histórias de um Bairro de Porto Alegre, de Carlos Augusto Bissón, Editora da Cidade. /Por Que Ler Dante, de Eduardo Sterzi, Editora Globo.
Especial - As Guerras dos Gaúchos – História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, de Gunter Axt (coordenador), Editora Nova Prova. /Manual de Anti-Ajuda, de Dois Santos dos Santos, Editora Nova Roma. /Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios, de Luiz Cláudio Cunha, L&PM Editores.
Infantil - Doido para Voar, de Hermes Bernardi Jr., Artes e Ofícios Editora Ltda. /Histórias Bem…(Coleção), de Caio Riter e Márcia Leite, Editora Escala Educacional. /Transpoemas, de Ricardo Silvestrin, Editora Cosac Naify.
Infanto-juvenil - De Carona, Com Nitro, de Luis Dill, Artes e Ofícios Editora Ltda. /Meu Pai Não Mora Mais Aqui, de Caio Riter, Editora Biruta. / Todos Contra Dante, de Luis Dill, Editora Companhia das Letras.
Narrativa Longa - A Parede no Escuro, de Altair Martins, Editora Record. /O Professor de Botânica, de Samir Machado de Machado, Não Editora. / Uma Leve Simetria, de Rafael Bán Jacobsen, Não Editora.
Poesia - In Verso, de Tania Alegria, RIE – Redactors i Editors. /Monolítico (Memória Que Não Morre), de Luiz de Miranda, Design Editora. /Prosa do Mar, de Marlon de Almeida, Editora 7 Letras.
Neste sábado, 12, às 15h, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove mais uma edição do "Brincando e Jogando no Parque". O evento acontece no Parque Alim Pedro (avenida dos Industriários, s/n°, bairro IAPI).
A atividade é aberta às famílias da comunidade. À tarde, serão realizadas brincadeiras e jogos para crinaças. Haverá cama elástica, casinha, piscina de bolinhas, boca do palhaço, rugby, mostra de artes plásticas, jogos de salão, brinquedos infláveis, jogos de futebol e vôlei e apresentação de dança.

Temporada das piscinas públicas abre terça-feira
A abertura das piscinas públicas nos sete centros de comunidade de Porto Alegre começa terça-feira, 15. Mantidas pela prefeitura, elas se localizam nos bairros Restinga, Cavalhada, Sarandi, Medianeira e nas vilas Santa Maria Goretti, Floresta e Ingá e ficarão abertas até 28 de fevereiro. São oferecidas aulas de natação, hidroginástica e outras atividades lúdicas e de lazer. As piscinas recebem benfeitorias e manutenção, como revisão e conserto de motores e bombas e pinturas dos tanques.
No verão passado, as piscinas atenderam mais de 100 mil pessoas. Para esta temporada, a expectativa é de que mais de 120 mil pessoas possam usufruir desse benefício gratuito oferecido pela prefeitura.
A administração das piscinas é da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), em parceria com três departamentos: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz a limpeza e conservação, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) é responsável pela recuperação e manutenção e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) cuida da colocação da água e da aplicação de cloro. Para participar e usufruir das piscinas comunitárias da cidade, são necessários alguns pré-requisitos. Confira no quadro a seguir.
Pré-requisitos exigidos:1- É preciso fazer uma carteirinha. O usuário deve levar ao centro comunitário uma foto 3x4, identidade e comprovante de residência. Os menores de 15 anos têm de estar acompanhados dos pais ou um responsável. 2- Antes de freqüentar a piscina, é preciso passar por uma oficina de saúde, espécie de palestra que dura em torno de 20 minutos, em que são oferecidas instruções sobre comportamento e saúde.3- Todos os Centros possuem vestiários com chuveiros e rouparia.4- À beira da piscina ficam professores de Educação Física e estagiários da SME5- Não é permitido o uso de calção ou maiô branco, bronzeador, piercings, brincos e correntes. Também não é permitido lanchar à beira da piscina.6- As piscinas ficam abertas de terças a sextas-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. Aos sábados e domingos, o horário é das 13h30 às 18h30.7- As piscinas estarão fechadas nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro, nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro de 2010, no dia 2 de fevereiro e no Carnaval, nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de fevereiro de 2010.
Locais:CEVI - Centro de Comunidade Vila Ingá - rua Desidério Severino, 227, Vila Ingá - Fone: 3348-2079 CEGEB - Centro de Comunidade George Black - rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira - Fone: 3219-9836 CECOFLOR - Centro de Comunidade da Vila Floresta - rua Irene Cappone Santiago, 290, bairro Jardim FlorestaCEPRIMA - Centro da Comunidade Primeiro de Maio - rua São Nicolau, esquina com rua Camoati, s/nº, Santa Maria Goretti - Fone: 3362-6148CECOVE - Centro de Comunidade Vila Elizabeth - rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi - Fone: 3364-2113 CECORES - Centro de Comunidade da Vila Restinga - rua Economista Nilo Wülf s/nº, Restinga Nova - Fone: 3250-3468 CECOPAM - Centro de Comunidade Parque Madepinho - rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada - Fone: 3241-0666
Coral e Orquestra Filarmônica realizam Concerto de Natal no Parcão
Neste domingo, 13 de dezembro, o Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS realizam o tradicional Concerto de Natal, integrando os Concertos Comunitários Zaffari. A atividade ocorre a partir das 20h no Parque Moinhos de Vento (Parcão), junto às quadras esportivas. Sob a regência do maestro Frederico Gerling Junior, serão executadas obras de Verdi, Rossini, Ariel Ramirez, Luiz Coronel, Pablo Luna, Andrew Lloyd Webber e Músicas de Natal. Haverá, ainda, apresentação especial do cantor João Bosco e do Ballet Concerto. A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3582.
...
Palestras no pós em Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza, no dia 14 de dezembro, as palestras "Kitsch as Radical Evil: On Kundera and Broch" e "The Evolutionary Task of the Poet". Os encontros serão ministradas em inglês, sem tradução, pelos professores da Seattle University (EUA) Jason Wirth e Elizabeth Sikes, respectivamente, e tem entrada franca. Na ocasião, serão recebidas doações espontâneas de brinquedos para as crianças amparadas pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade.
A atividade ocorre a partir das 14h no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições pelo site www.pucrs.br/pgfilosofia. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3554.