sábado, julho 11, 2009

Hoje Yul Brynner estaria aniversariando (1915-85)

Fatos historicos do dia 11 de Julho

Em 11 de julho de 1967, sai do Rio de Janeiro o primeiro grupo do Projeto Rondon. Inspirado na trajetória desbravadora de Cândido Mariano Rondon, o projeto mobilizou, entre 1967 e 1989, quase 400 mil professores e universitários. Os grupos percorreram diversas regiões do Brasil, tentando auxiliar pessoas carentes.
1536 - Morre Erasmo de Rotterdam, humanista holandês.
1573 - Nasce Ben Johnson, escritor inglês.
1857 - Nasce o psicólogo francês Alfred Binet, considerado um dos expoentes da psicologia experimental.
1893 - José Santos Celaya comanda a revolução que derrota as tropas do governo conservador na Nicarágua.
1916 - Nasce Yul Brynner, ator norte-americano.
1917 - Guilherme II implanta na Prússia o sistema eleitoral direto e secreto.
1919 - A jornada de trabalho de oito horas é estabelecida na Holanda.
1920 - Morre Eugenia de Montijo, imperatriz francesa.
1921 - Peru e Equador rompem suas relações diplomáticas.
1924 - O governo norueguês decide trocar o nome da capital do país, Cristiania, por Oslo, resolução que entrou em vigor em primeiro de janeiro de 1925.
1934 - Nasce Giorgio Armani, estilista italiano.
1935 - A Assembléia Constituinte da Guatemala prolonga o mandato do presidente Jorge Ubico até 15 de março de 1943.
1936 - Áustria e Alemanha assinam o Pacto de Paz, pelo qual o Reich reconhece a completa independência dos austríacos.
1937 - Morre George Gershwin, compositor norte-americano.
1940 - O presidente do Paraguai, José Felix Estigarribia, sanciona uma nova Constituição que reforça o poder presidencial.
1940 - O marechal Pétain, dotado de plenos poderes pela Assembléia Nacional, é nomeado chRedação Terra de Estado francês.
1950 - A Câmara de Representantes norte-americana aprova a ajuda de US$ 1,2 bilhões para a Coréia do Sul.
1952 - Novecentos aviões norte-americanos bombardeiam ferrovias e fábricas da Coréia do Norte.
1954 - O general Alfredo Stroessner é eleito presidente do Paraguai, após seu golpe militar em maio desse ano.
1962 - Acontece a primeira transmissão de televisão via satélite, possibilitada pelo lançamento do Telstar 1, o primeiro satélite internacional de comunicações.
1967 - O primeiro grupo de participantes do Projeto Rondon, com 27 universitários, parte da cidade Rio de Janeiro com destino a Rondônia.
1973 - Aterrissagem forçada de um avião Boeing 707, perto de Paris, deixando 124 mortos.
1974 - Morre Par Lagerkvist, escritor sueco, Prêmio Nobel de 1951.
1975 - A greve geral convocada pela Central dos Trabalhadores provoca a queda do governo argentino. Isabel Perón aceita as reivindicações salariais dos trabalhadores. López Rega abandona o país.
1983 - Explode no ar um avião equatoriano com 119 pessoas a bordo.
1989 - Morre Laurence Olivier, ator britânico.
1990 - Alberto Fujimori é proclamado oficialmente presidente do Peru.
1991 - Um eclipse total do Sol, o quarto e último do século, deixa às escuras uma parte do continente americano.
1992 - A Igreja da Inglaterra aprova por maioria simples o exercício do sacerdócio para as mulheres.
1994 - Os Estados Unidos restabelecem relações diplomáticas com o Vietnã.
1995 - Guerra da Bósnia: o território muçulmano de Srebrenica cai em poder dos sérvios e 20.000 pessoas fogem da cidade.
1996 - O Tribunal Internacional para a Antiga Iugoslávia emite uma ordem de busca e captura contra o líder político sérvio Radovan Karadzic e seu chefe militar, o general Ratko Mladic.
2000 - A Justiça militar peruana condena à prisão perpétua Ernestina Hinostroza, "camarada Marcia", comandante política do Sendero Luminoso.
2001 - A situação volta à normalidade em Kingston (Jamaica) devido à presença do exército, depois de três dias de violência entre polícia e opositores do governo, que deixaram 27 mortos.
Redação Terra

sexta-feira, julho 10, 2009

*O 4º Festival de Inverno acontece de 26 de julho e 3 de agosto e apresentará 18 shows com bandas e solistas, nove cursos de alto nível com especialistas de grandes universidades e um ciclo de cinema. A programação do 4º Festival de Inverno foi apresentada hoje, 2, à imprensa e inclui entre suas atrações platinas, característica do evento, Esteban Morgado Cuarteto, com o show Sur: Piazolla e Outros Tangos, o pop do No Te Va Gustar, e completando a ala internacional os franceses do Psykick Lyrikah. Entre os nacionais, destaque para Jair Rodrigues, Francis Hime, Boca Livre, Nenhum de Nós e Nei Lisboa, entre outros. As palestras contam com estrelas argentinas como Juan José Sebreli, Martin Kohan e Ariel Schettini.
A lista completa de atrações está à disposição no site do Festival de Inverno, com informações sobre as músicas de cada espetáculo (algumas podem ser escutadas em mp3), perfil dos artistas, palestrantes, conteúdos dos cursos e até referências bibliográficas.
Os ingressos para os shows do 4º Festival de Inverno serão vendidos de 21 a 24 de julho na Usina do Gasômetro (av. Pres. João Goulart, 551), de 10h a 20h, em oito guichês informatizados. No dia 25, a venda será transferida para o Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307) das 13h às 18h. Depois disso, direto nas bilheterias dos locais de shows. As inscrições para os cursos começam amanhã, 3, na Livraria Ilhota do CMC, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Devido à combinação de preços acessíveis com espetáculos bastante concorridos, a Secretaria Municipal da Cultura sugere a compra de ingressos com antecedência. Não há possibilidade de reservas, nem garantia de ingresso. A fim de evitar a ação de cambistas, as vendas (apenas em dinheiro) estão limitadas a quatro tickets por pessoa para cada show.
*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o Edital 116, que trata da convocação de diversos servidores das áreas da saúde e administrativa. Serão chamados 29 Técnicos em Enfermagem, sendo três beneficiados pela reserva de vagas para afro-brasileiros (Concurso Público nº 445); 22 Enfermeiros, sendo três afro-brasileiros e dois beneficiados pela reserva de vagas para pessoas com deficiência (Concurso Público nº 457) e um Médico (Concurso Público nº 439) para a área de Medicina Geral Comunitária. Também estão sendo convocados três Assistentes Administrativos (Concurso Público nº 431), sendo um afro-brasileiro.
Os candidatos citados no edital têm prazo de cinco dias úteis, a contar da data de entrega da correspondência, para comparecer junto à Coordenação de Seleção e Ingresso (rua Siqueira Campos, 1300, 9º andar, sala 900), a fim de tratar de suas nomeações e encaminhar os exames complementares de ingresso. O não-comparecimento no prazo determinado será entendido como desistência do candidato à nomeação no referido cargo.
A íntegra do edital e os anexos poderão ser conferidos na edição digital do Dopa (www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa), no site da Conesul (www.conesul.org.br) e na sede da Fundação Conesul de Desenvolvimento (avenida Cel. Aparício Borges, 2664 - bairro Glória).
*As inscrições para entidades que queiram participar do Acampamento Farroupilha devem ser realizadas de 14 a 24 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Galpão da Guarda do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Neste ano, só serão aceitas inscrições de entidades que vêm acampando regularmente nos últimos anos.
A documentação necessária é a seguinte: projeto cultural (impresso e em CD), cópia da ata de fundação da entidade interessada e da ata da última eleição da entidade, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável. A montagem dos galpões no parque será de 22 de agosto a 4 de setembro, e a abertura oficial no dia 7 de setembro, às 18h.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8129.
Cronograma do Acampamento Farroupilha 2009
Inscrições: de 14 a 24 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Galpão da Guarda do Parque da Harmonia
Montagem: de 22 de agosto até 4 de setembro
Abertura oficial: 7 de setembro, às 18h
Neste final de semana, sábado, 11 e domingo, 12, a modalidade futsal agitará com 30 jogos, a rodada dos Jogos Abertos de Porto Alegre. Em partidas válidas pela segunda fase, quatro categorias entram em disputa: pré-mirim masculina, mirim feminina, infantil feminina e masculina.
Confira locais, datas e horários:
Local: ASTTI (Beco Souza Costa n° 750 - Jardim Ypu) sábado, a partir das 9hChave A Categoria: Mirim feminino
ASTTI X Craque 10Farroupilha X AtletaASTTI X AtletaFarroupilha X Craque 10ASTTI X FarroupilhaAtleta X Craque 10 Local: AMVEP (av. 21 de Abril – bairro Sarandi) - sábado, a partir das 9hChave E Pré-mirim masculinoAMVEP x ONG EsmeraldaRodchies x Esporte TotalAMVEP x Esporte TotalRodchies x ONG EsmeraldaAMVEP x RodchiesEsporte Total x ONG Esmeralda Local: Petrópole T. C. (rua Faria Santos n° 451) - sábado, a partir das 14hChave FPré-mirim masculinoPetrópole X AnchietaMarechal Mesquita X Craque de GarraPetrópole X Craque de GarraMarechal Mesquita X AnchietaPetrópole X Marechal MesquitaAnchieta X Craque de Garra Local: ASTTI (Beco Souza Costa n° 750 - Jardim Ypu) - domingo, a partir das 9hChave A Infantil femininoASTTI X Col. MilitarArena X Show de bolaASTTI X Show de BolaArena X Col.MilitarASTTI X ArenaShow de Bola X Col.Militar Local: Mãe Admirável (praça Cônego Marcelino n° 107) - domingo, a partir das 9h Chave D Infantil masculinoCraque de garra X Sonho de criançaEscola Judith X SaseCraque de garra X SaseEscola Judith X Sonho de criançaCraque de garra X Escola JudithSase X Sonho de criança

A 18ª edição da Cavalgada da Lua Cheia, hoje, 10, na Zona Sul da Capital, contará com uma festa organizada pela Cabanha La Paloma. Quentão, pipoca, pinhão e fogueira serão as atrações de festa que começa às 19h30. Não será cobrado ingresso. Os gastos com a consumação ficarão por conta de cada participante.
O programa, organizado pela Cabanha La Paloma, integra as atrações da rota Caminhos Rurais de Porto Alegre e acontece uma vez por mês, sempre na sexta-feira mais próxima da lua cheia. A concentração dos participantes e a preparação dos cavalos está marcada para 19h30 na Praça Belém Novo, localizada na Rua Heitor Vieira (bairro Belém Novo). A saída da cavalgada é às 20h. O percurso tem 10km, com duração aproximada de duas horas até chegar na sede da Cabanha La Paloma, na avenida Edgar Pires de Castro, 9089 (bairro Lageado).
Ritmo de passo - Para participar da cavalgada não é necessário ter cavalo próprio, pois a La Paloma disponibiliza cavalos crioulos para aluguel ao custo de R$ 60,00. Para quem alugar um cavalo, haverá transporte disponível que levará até o local de saída da cavalgada. Reservas e aluguel de cavalos devem ser feitas pelo telefone 3266-1618.
Realizado desde 2008, o passeio noturno reúne cavaleiros e simpatizantes das lidas campeiras, percorrendo avenidas e estradas em "ritmo de passo", o que permite a participação de pessoas sem experiência e preparo físico. Em caso de chuva a programação não é cancelada.




*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publica na edição de amanhã, 10, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o Edital 124/2009 de homologação final — conforme a lista geral e as listas de pessoas com deficiência e afrobrasileiros classificados — do Concurso Público para o cargo de Professor. O edital também traz a resposta aos recursos apresentados pelos candidatos, referente à prova de títulos.
A íntegra do Edital e os anexos, poderão ser conferidos na edição digital do Dopa ( http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa ), no site da Conesul (http://conesulweb.dns2.com.br/doc_concursos/portoalegre1592008/index.php) e na sede da Fundação Conesul de Desenvolvimento (Aparício Borges, 2.664 - Bairro Glória).
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realiza domingo, 12, a partir das 14h, o 8° Encontro de Ginástica Artística, no Ginásio Municipal Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, sem número - Cidade Baixa). O evento faz parte do Projeto de Ginástica Artística da SME e integra as crianças participantes do projeto nas unidades da secretaria. A programação tem a presença do Projeto Graxaim, da SME.
No encontro, serão apresentados aos pais exercícios de solo e salto, escolhidos pelos ginastas. A expectativa é de que o encontro reúna cerca de 400 pessoas, entre ginastas, professores e familiares.
Locais e endereços das aulas de Ginástica Artística:
Parque Ararigbóia,Rua Saicã, 06Bairro Jardim BotânicoFone: 3338-3304
Parque Ramiro Souto (na Redenção), Av. Osvaldo Aranha, 969.Bairro Bom FimFone: 3311-4877
Centro de Comunidade Parque MadePinho - CECOPAMRua Arroio Grande, 50Bairro CavalhadaFone: 3241-0666
Centro de Comunidade da Restinga - CECORESRua Econ. Nilo Wülff, s/nBairro Restinga NovaFone: 3250-1534
Centro de Comunidade Primeiro de Maio - CEPRIMARua São Nicolau, s/n Esquina CamoatiBairro Santa Maria GorettiFone: 3362-6148
Centro de Comunidade da Vila Floresta - CECOFLORRua Irene Capponi Santiago, 290Bairro FlorestaFone: 3341-4607E-mail: gymcecoflor@yahoo.com.br