sábado, junho 01, 2019

Um edifício de classe média, sem lixeiras?

Um sobrinho meu, que recentemente seguiu para o Nordeste, onde realiza um trabalho religioso e assistencial, contraiu dengue - ele e a esposa. Estavam em um bom apartamento, em uma cidade na Grande Recife, quando foram infectados, e eu - como ex-dengoso - bem sei o que é isso. Peguei dengue em Vitória, em meados dos anos noventa, um pouco antes de vir para Porto Alegre, onde o mal se manifestou em sua forma total: senti dores por todo o corpo, principalmente nos ossos e nas juntas e até na cavidade ocular, além de muita sede e sono, e assim fiquei por mais de um mês, tempo excessivamente longo na cronologia da doença. Na época, em todo o Rio Grande do Sul, havia cerca de uma dúzia de casos de dengue registrados, todos provindos de fora - ou seja, não autóctones, não contraídos aqui. Hoje a situação mudou, houve centenas, milhares de casos nos últimos dez anos, quase todos, se sabe, culpa do "mosquito local".
A dengue que peguei deve-se ao meu vizinho, um engenheiro de estradas que morava no apartamento acima, uma cobertura, onde mantinha uma espécie de floresta de plantas, que irrigava a todo momento, deixando água estagnada de sobra - o paraíso para os mosquitos.
No caso do meu sobrinho e da sua mulher o que me chamou a atenção é que, segundo ele contou, também surpresa para mim, em seu edifício - de classe média - não há coleta de lixo regular e sequer uma lixeira central. As pessoas pegam suas sacolas de detritos e as levam a uma calçada próxima, onde são dispostas no meio-fio, até que sejam recolhidas pelo caminhão de lixo - que, aliás, não passa todo dia. Não estou falando mal do Nordeste, longe disso, até porque conheço a realidade das vilas de Porto Alegre, onde acontece até coisa pior, com a ressalva que são vilas populares e pobres e não um condomínio confortável e bem estruturado. Realmente, é até chocante saber que existem coisas assim - edifícios que não têm lixeira e é preciso levar os rejeitos e deixá-los na rua. Dada a situação, ser picado pelo mosquito da dengue é mais do que natural - é previsível e inevitável. Bem Brasil. (Vitor Minas)

Aniversariantes do dia 1 de Junho

Marilyn Monroe (Fal. 1962) faria hoje 93 anos.

Morgan Freeman faz 82.

Alanis Morissette faz 45.

Isabela Fiorentino faz 42.

Tainá Muller faz 37.

Roseana Sarney faz 66.
Celso Portiolli faz 52.

Zuenir Ventura faz 88.

quarta-feira, maio 29, 2019

Campanha do Agasalho no Jardim Botânico neste domingo

A comunidade judaica de Porto Alegre promove neste domingo, 2 de junho, a oitava edição do Dia da Solidariedade (Iom Mitzvá). Na ocasião, serão recolhidas doações para a Campanha do Agasalho, com o auxílio de aproximadamente 300 voluntários da comunidade judaica. A iniciativa tem o apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.
A concentração terá início às 9h no Colégio Israelita, na avenida Protásio Alves, 943. Das 10h às 14h, caminhões percorrerão oito bairros da cidade para que moradores façam as doações: Auxiliadora/Mon’t Serrat, Bom Fim, Jardim Botânico, Santana, Rio Branco/St. Cecilia, Floresta, Petrópolis e Moinhos de Vento.
Haverá também, durante o dia, um ponto de arrecadação no Colégio Israelita. A entrega oficial das doações para a prefeitura será as 15h. O Iom Mitzvah surgiu em 2012 em Porto Alegre e já arrecadou 190 mil peças de roupas. (Fonte: Blog do jornalista Felipe Vieira)