sábado, março 21, 2009

Foto de Henri Cartier-Bresson.
Fernanda Young

*Um dos maiores eventos da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) para comemorar os 237 anos da Cidade é a 6ª corrida de Porto Alegre, uma competição que já está ficando tradicional entre os corredores da Região Metropolitana. Paralelamente, acontecerá a Rústica Infantil.As inscrições estão limitadas a mil atletas na categoria adulto e 300 na infantil e podem ser realizadas até este sábado, 21, nas lojas Paquetá Esportes dos shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul e do Centro e no Clube dos Corredores de Porto Alegre, Rua Gonçalves Dias 628, sala 2, site www.corpa.esp.br ou www.ativo.com.Neste ano, acontece graças a uma parceria da SME e o Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), com patrocínio da Unimed. A largada será no dia 29, às 9h30min, junto à Usina do Gasômetro, com um percurso de 10 km para as categorias adultos e revezamento de duplas e 3 km para a infantil.Na categoria adultos há duas categorias especiais: a de servidor público municipal, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, e a servidor do TRF4, em comemoração aos 20 anos da instalação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A apuração dos resultados será por chip eletrônico.Está prevista a premiação com troféus do primeiro ao quinto colocado em todas as categorias e um troféu especial para a maior equipe participante do revezamento. Todos os atletas que completarem a prova no tempo oficial de 1 hora e 30 minutos receberão medalha de participação e uma camiseta alusiva à corrida (inclusive no revezamento). A retirada dos kits e da numeração dos participantes será no dia 29 de março, das 7h30 às 8h30, impreterivelmente, no local da largada da prova, junto à Usina do Gasômetro. Será obrigatória a apresentação original do comprovante de depósito bancário para a retirada do kit (não vale recibo do caixa eletrônico).
Confira toda a
programação da 50ª Semana de Porto Alegre
*Dentro das comemorações da 50ª Semana de Porto Alegre, a agência Farol de Itapuã Turismo promoverá passeios ecológicos no próximo final de semana, 21 e 22, e nos dias 26 e 29 de março. No roteiro, está incluído passeio de barco pelas águas do Lago Guaíba e Laguna dos Patos, com vista para o Parque Estadual de Itapuã e com parada para um mergulho na Laguna dos Patos.
O passeio também inclui visita ao Farol construído em 1860 e trilha no Rincão das Pombas, que revela as características do ecossistema da região. No dia 26, o passeio será realizado, exclusivamente, para os idosos, com custo de R$65,00. Nos demais dias, os ingressos custam R$80,00, para no mínimo 20 pagantes. No pacote, está incluído traslado até a Vila de Itapuã, ingresso para o passeio de barco, entrada para o parque Rincão das Pombas, além de água mineral na entrada da trilha, almoço caseiro e acompanhamento de guia de turismo e condutores de ecoturismo. Crianças com até seis anos não pagam e as com até 12 anos recebem 30% de desconto. Idosos têm 10% de desconto.A concentração dos participantes acontecerá às 8h30 em frente à sede da SMTUR (Travessa do Carmo, nº 84, bairro Cidade Baixa). A saída do ônibus que levará até a Vila de Itapuã ocorrerá às 8h45.Em caso de chuva ou em caso de pouca segurança para a navegação, o passageiro poderá optar por transferir o passeio ou ser reembolsado. Reservas e mais informações com a Farol de Itapuã Turismo no telefone (51) 3494-1111 ou 9997-5030 ou ainda pelo e-mail faroldeitapua@faroldeitapua.com.br.
Confira a programação da 50ª Semana de Porto Alegre e acesse o site do evento.

Jobs, SUS e Comunicação

Maristela Bairros

Este cursor piscando pra mim faz mais de duas horas, está me tonteando.
Já saí e entrei aqui, neste arquivo branco de word, dezenas de vezes, intercalando cada saída e entrada com o mesmo roteiro em blogs e sites do mundo inteiro, além, é claro, de espiar sem parar a minha caixa de correio eletrônico em que, às vezes, pintam assuntos interessantes para tornar públicos. Como sempre, fui ao site do
Francis Pisani, minha referência eterna em notícias da web e li seus comentários sobre o lançamento do iPhone 3.0.
Lembrei, de imediato, que conversei com Pisani, por mail, logo que Steve Jobs abriu o jogo sobre o câncer que o tirou da linha de frente da Apple.
Diante de meus questionamentos sobre o que representaria para Jobs esta dramática saída de cena, o jornalista do Transnets me respondeu: “Acho que a situação é duplamente insustentável para ele. Por um lado, sua vida está em perigo e não é fácil para ninguém enfrentar isso. Por outro, ele é tão importante para sua empresa (mais que os chefes em geral) que seu afastamento coloca até sua criação em perigo. Sua obra e também as pessoas que nela trabalham os usuários que adotaram a Apple”.
Pisani tem razão. Mesmo que Jobs tenha criado uma equipe azeitada, que funcione praticamente com a sua cabeça e seu método, a saída do líder sempre abala toda a estrutura circundante, em especial se este líder é genial. Claro que ninguém é eterno: chega um dia em que todo chefe, patrão, dono, criador de uma marca, de uma empresa, se aposenta e morre. Porém o baque vem. E fico eu aqui pensando que gente assim, com liderança, inteligência acima da média para criar coisas novas e boas, não deveria jamais adoecer e deveria ter uma vida mais longa e produtiva que a maioria.
Imagino este cara de temperamento anunciadamente insuportável no convívio diário tendo de liberar a outros o anúncio do iPhone 3.0, sem sua presença física. Fico imaginando Jobs em casa, ou num hospital: rico, cercado do que há de melhor em atendimento médico, sem ter de penar em filas de SUS e em hospitais que nem mesmo um cartaz exibem com o endereço da Ouvidoria para que os pacientes possam reclamar das coisas mal-feitas.
Vejo Jobs juntando forças para se manter plugado no império que criou e me dá uma tristeza! A mesma tristeza que me bate quando, carregando meu pai doente, fico em meio a tantas pessoas abatidas, cansadas por longas esperas e viagens, sem iniciativa até para protestar por serem tratadas pior do que gado,
mesmo que as explicações oficiais digam que são tratados com cortesia e que não há reclamações.
Alguém pode dizer: dinheiro e poder não bastam para trazer a cura, olhe só o próprio Jobs! De fato. Mas carinho, atenção, respeito, independem de dinheiro.
Na quarta-feira desta semana, levei meu pai para fazer a injeção que a cada três meses ele recebe no Hospital Santa Rita do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. Enquanto esperava que disponibilizassem as fichas amarelas para marcar a reconsulta para daqui a 90 dias, conversei com uma senhora de seus 40 anos, acompanhada de um menino que parecia ter 10 anos. Ele dizia estar com fome e ela lhe disse que ele teria que esperar que a Liga abrisse, às 14h. A Liga a que ela se referia é a Liga Feminina de Combate ao Câncer, braço da criação nacional
de dona Carmen Prudente, faz décadas e que, aqui em Porto Alegre, tem uma sala no Santa Rita. Pois é na Liga que esta senhora e seu filho conseguem dinheiro para a passagem e para ela comprar alimentação e suplemento alimentar que possibilite ao filho ganhar peso e se fortalecer. Sim: não era ela a doente que esperava para marcar nova consulta. É o filho.
O garoto tinha 13 anos quando descobriram que o tombo que levara não gerara clavícula fraturada: era um câncer ósseo. Vencida a ameaça de amputação do braço, sobreveio o enxerto de osso retirado da perna, depois as sessões de quimio e radioterapia. “Ele estava com 35 quilos, agora já está com 40”, comemorava a mãe, acrescentando: “no colégio, ele só perdeu um ano, e é exemplo pros colegas, porque gosta de estudar e tira boas notas”.
São estas notícias que fazem a gente menos triste. Assim como a atenção de colegas que trabalham na Comunicação Social e instituições de saúde, como Paulo Burd, que encaminhou ao secretário da Saúde Osmar Terra o mail que lhe enviei com os links do
que escrevi aqui, semana passada, e também os complementos relatados em meu blog Clínica da Palavra. Atitudes como esta dão esperança pra gente prosseguir bronqueando pelos próximos e, por tabela, por aqueles que não sabem sequer a quem reclamar.
A propósito: a Comunicação do Ministério da Saúde é um blefe. Todas as mensagens que mandei, tanto para a Ouvidoria como para o Contato do Fale Conosco, voltaram por não encontrar destinatário. Que vergonha! (Coletiva.Net)
*A TV Unisinos está com inscrições abertas para seleção de novos estagiários. São três vagas para estudantes do curso de Jornalismo, para início imediato. A primeira etapa do concurso é uma prova composta por questões de conhecimentos gerais e específicos. Os classificados passam ainda por uma dinâmica de grupo e por uma entrevista individual.
O prazo para inscrição vai até 3 de abril e, como pré-requisito, os candidatos devem estar matriculados no curso de Jornalismo da Unisinos e ter cursado ou estar cursando a disciplina de Telejornalismo I. A carga horária é de 30 horas semanais, e a remuneração, de 1,5 créditos mensais creditados na conta universitária dos alunos. As fichas de inscrição podem ser obtidas no site www.portal3.com.br e, depois, entregues na secretaria da TV Unisinos em horário comercial. (Coletiva)
*A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) integrará as comemorações da 50ª Semana de Porto Alegre, que terá atividades de hoje, 21, ao dia 29, com uma programação especial. Para homenagear os 237 anos da cidade, o city tour Linha Turismo realizará passeios noturnos temáticos para porto-alegrenses e turistas apreciarem a Capital de um maneira diferente. O roteiro especial será realizado do dia 24 ao dia 29, com saídas às 19h do terminal de embarque (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa) (Veja Vídeo).
O roteiro será o tradicional, que contempla atrativos do Centro Histórico e bairros próximos. Um ingrediente novo será a abordagem que os guias de turismo farão durante os passeios sobre personalidades que fizeram história em Porto Alegre e que têm seus nomes vinculados a muitos dos locais por onde o ônibus turístico passa. É o caso de Mário Quintana, Anita Garibaldi, Elis Regina, Erico Verissimo, entre outros.
Segundo a guia de turismo Cristiana Frantz Gauer, será um passeio diferente, com informações mais amplas do que as repassadas nos demais roteiros. "Daremos mais ênfase aos personagens, que de alguma maneira, se destacaram e contribuíram para a história e a cultura da cidade", explica. O roteiro terá duração de uma hora e meia. O valor das passagens é R$ 8, no primeiro piso, e R$ 10, no andar panorâmico.
Semana da Leitura - Integrando as comemorações de aniversário da cidade, a 4ª Semana da Leitura sobre Porto Alegre, que acontece de 19 a 28, terá o apoio da SMTUR que no dia de abertura levará a Boneca Anita - Tchê Mirim à escola estadual Dolores Alcaraz para contar histórias para crianças até a 4ª série. O mesmo acontecerá nos dias 24 e 25 nas escolas municipais Aurélio Reis e João Batista de Lacerda, respectivamente. Ainda no dia 19, às 13h30, as crianças da escola estadual Marechal Mallet farão um passeio no Linha Turismo, no roteiro pela zona Sul.
Nos dias 26 e 27 de março, uma equipe do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) fará uma apresentação dos principais pontos turísticos da capital nas escolas estaduais Jardim Lindóia e Oswaldo Aranha para crianças de 2ª a 4ª séries. A Semana da Leitura é um projeto comunitário, de iniciativa da Associação de Moradores do Jardim Ipiranga.
Dia Mundial da Água - No domingo, 22, a SMTUR também apoiará as atividades organizadas pelo Dmae comemorativas ao Dia Mundial da Água. O tema será incluído em todos os passeios regulares do ônibus Linha Turismo, quando os guias do city tour explicarão as obras realizadas no setor e sua importância para a cidade. Os passageiros receberão ainda material informativo e copos de água disponibilizados pelo Dmae.
Confira a programação da 50ª Semana de Porto Alegre e acesse o site do evento
*Foram definidos os premiados do XVII Salão Internacional de Desenho para Imprensa nas cinco categorias. Eles realizarão exposição no saguão do Centro Municipal de Cultura e receberão prêmio de R$ 1 mil em dinheiro. As obras podem ser conferidas até 26 abril na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro. O evento estimula e divulga a expressão gráfica aplicada além de atribuir premiações às categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial em jornal, revista, livro, capa de disco e cartaz.
O júri, formado por Renato Garcia Santos (instrutor do Atelier Livre e coordenador do curso de Artes da Ulbra), João Francisco Alves (instrutor do Atelier Livre), Cylene Oliveira Dallegrave (artista plástica), José Guaraci Fraga (artista gráfico), Leandro Bierhals Bezerra (artista gráfico), selecionou 70 trabalhos entre 158 inscritos. Veja abaixo os nomes escolhidos:
Ilustração Editorial Premiado: Camilo Riani - Caricalendário, Menção Honrosa para Elenio Pico - Plumas Pelos e EscamasMenção Honrosa também para Marcin Bondarowicz - Dietetic Food. História em QuadrinhosPremiado: Jarbas Domingos de Oliveira Junior - Mundo Cão. ChargePremiado: Renato Machado Gonçalves - Reforma OrtográficaMenção Honrosa: Luiz Carlos Fernandes - O abacaxi de Obama Menção Honrosa também para Bruno Cezar Galvão - Desemprego. Cartum Premiado: Rafa Camargo - Nature Song Menção honrosa para Jarbas Domingos de Oliveira - Carro Menção Honrosa também para Rafael Bittencourt Corrêa - Expulso. Caricatura Premiado: Zhu Zizun - The Big Three Menção Honrosa para Diogo D"auriol Almeida - Alfred Hitchcock Menção Honrosa também para Ray Costa - Jô Soares.
*O seminário "O Estado da Crítica" discute o jornalismo cultural na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. Os debates serão na próxima semana, entre os dias 24 e 28, e o ciclo de filmes se estende até 5 de abril. O evento faz parte da 50ª Semana de Porto Alegre.
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, promovem o seminário, que discutirá a relação de quem cria e quem critica nas cinco grandes áreas da cultura e das artes: cinema, literatura, artes plásticas, artes cênicas e música.
Na noite de abertura, dedicada ao cinema, será apresentado às 19h o documentário "Crítico", de Kleber Mendonça Filho. Exibido no ano passado no Festival de Gramado, o filme reúne entrevistas com cineastas e críticos de cinema de várias nacionalidades, colhidas ao longo de um década pelo diretor, que é crítico de cinema do Jornal do Comércio de Recife, além de cineasta premiado internacionalmente por curtas como Vinil Verde e Eletrodoméstica.
Após a sessão, acontece o debate, com a participação de Beto Souza, Milton do Prado, Daniel Feix e Ivonete Pinto (a mediação será de Marcus Mello). A programação tem seguimento com os debates dedicados às áreas da literatura (quarta-feira, dia 25, às 19 horas), artes plásticas (quinta-feira, dia 26, às 19 horas), artes cênicas (sexta-feira, dia 27, às 19 horas) e música (sábado, dia 28, às 17 horas). Internet - O seminário buscará ir além da mera constatação da falta de espaço na imprensa, propondo questões como: O artista/realizador/escritor é receptivo à crítica negativa e positiva? O crítico consegue ser imparcial mesmo quando o criticado mora na mesma cidade, e eventualmente é seu amigo? A crítica exercida na Internet tem mais ou menos poder de fogo que a do jornal? O crescimento do número de espaços de crítica na Internet impacta o mercado das artes e da cultura? Somos um Estado provinciano quanto à crítica? Como a crítica recebe críticas?Além dos debates, o evento "O Estado da Crítica" inclui uma mostra de filmes dirigidos por críticos ou ex-críticos de cinema, que se estende até o dia 5 de abril, também na Sala P. F. Gastal.
Confira a programação.
Hoje Ayrton Senna estaria fazendo 49 anos. E hoje Ronaldinho Gaúcho completa 29.


sexta-feira, março 20, 2009











*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) e o Centro de Microgravidade/Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting promovem o curso de especialização em Fatores Humanos na Aviação. A atividade é voltada a profissionais que pretendem desenvolver competências nas áreas de saúde aeroespacial e fatores humanos na aviação, especialmente pilotos de aeronaves, comissários, profissionais de segurança de voo, engenheiros, gestores de empresas aéreas, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e pedagogos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, podendo ocorrer atividades em outros dias. As inscrições estão abertas até 27 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320- 3542, no site www.pucrs.br/faca/especializacao ou e-mail ciencias-aeronauticas@pucrs.br.
A relação completa de especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Temas jurídicos que geram polêmica serão abordados na 15ª edição da Semana Acadêmica Maurício Cardoso, organizada pelo Centro Acadêmico Maurício Cardoso (Camc) da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Serão debatidos temas que envolvem Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, Civil e Processual Civil, do Consumidor, Tributário, Trabalhista e Empresarial. Haverá, também, painel sobre "Movimentos Sociais e o Estado".
"A crise mundial e o Estado Democrático de Direito"; "A CLT e o Direito do empregado"; "Guarda compartilhada"; e "Crimes de lavagem de capitais e evasão de divisas", serão alguns dos assuntos tratados. Entre os ministrantes estão a coordenadora executiva do Programa de Defesa do Consumidor (Procon-RS), Adriana Burger, políticos, advogados e professores da Fadir. As palestras serão realizadas entre os dias 24 e 26 de março, nos turnos da manhã, tarde e noite, com exibição de filmes sobre os debates à tarde. A solenidade de abertura contará com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/RS), Cláudio Lamachia, do prefeito da Capital, José Fogaça, entre outros convidados. Além de propiciar debates e reflexões, a Semana Acadêmica busca arrecadar alimentos não-perecíveis para serem doados para o Instituto do Câncer Infantil. As inscrições, com desconto para alunos da Universidade, variam entre 20 e 25 reais e podem ser feitas diretamente no Camc, térreo do prédio 11 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre), até 24 de março, às 18h.
Outras informações com Rafael Alvim pelo telefone (51) 9340-1225 e pelo e-mail camc.presidente@gmail.com.
*Na próxima segunda-feira, 23 de março, o "Seminário Economia às 5 e ½", retoma as atividades com a palestra "Explicações alternativas sobre o aumento da demanda por trabalho qualificado na indústria no Brasil, 1997-2003". A atividade será ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Economia PUCRS Paulo Jacinto.
O seminário é promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizado às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
*O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será tema de debate na próxima quinta-feira, 26 de março, em encontro realizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). Participam os professores da Universidade Juremir Machado da Silva (Faculdade de Comunicação Social da PUCRS - Famecos), Luiz Antonio de Assis Brasil e Marisa Smith (Letras) e o professor de Letras da Ufrgs Valdir Flores, que estarão a disposição do público para esclarecimentos, perguntas, dúvidas. Na mesma data será lançada a obra "Acordo Ortográfico: questões para além da escrita", publicação da Editora Universitária (Edipucrs) com artigos e dicas sobre o Acordo. O livro dispõe de inúmeros ensaios de professores da Universidade e de outras instituições, com destaque para o texto do professor Carlos Reis, da Universidade Aberta de Lisboa. A organização é da diretora da Fale, Maria Eunice Moreira, que apresentará a obra ao público no dia da palestra, e das professores Marisa Smith e Jocelyne Bocchese. O encontro será às 19h30min, no auditório do prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e as inscrições serão feitas no local. Informações pelo telefone (51) 3320-3528.
Hoje Sting faz 50 anos, Holly Hunter 51, Paulo José 72 e Edson Celulari 51.









Bastardos inglórios

Ernani Ssó

É assim que vão chamar o filme do Tarantino por aqui? Foi o que li na UOL. Existe a língua que a gente fala e que é o ponto de partida de uns poucos que escrevem. E existe uma língua que só se ouve em tradução. Exemplos: colina em vez de morro, bosque em vez de mato, relva em vez de grama, eu creio em vez de eu acho. São coisas bobas, sei, mas ao se acumularem vão anulando o cheiro e o sabor de um texto. Pior: vão contaminando as entrelinhas com um tempero artificial como de massa instantânea.
Mas como dizer Bastardos inglórios num português razoável? Filhos da puta sem glória é forçado e muito longo. O mais perto que cheguei foi Pobres filhos da puta. Como palavrão raramente entra em título, Pobres filhos da mãe.
Outros bastardos
Esses dias topei com um terreno “desrelvado” num romance muito do ruinzinho da Patricia Highsmith. Não há dúvida, os tradutores sim são os verdadeiros bastardos inglórios. Os tradutores, os revisores, os editores, os jornalistas e a maioria dos escritores — são todos uma cambada de bastardos inglórios. A língua devia ter áreas de preservação permanente, fiscalizadas por policiais armados com ordem de mandar bala em qualquer um em atitude suspeita.
Heresias
O papa Bento 16 está numa sinuca de bico, freudiana ainda por cima: Madonna anda dando pra Jesus. Vale excomunhão? De qualquer forma, essa história não acaba bem: aos 33 anos, o rapaz vai ter problemas sérios com a lei. Anotem.
Quem quer ser milionário?
Todo mundo viu, Charles Dickens baixou no terreiro de Bollywood. Mas acho que temos de bater na tecla óbvia: quase dois séculos depois, as crianças continuam na mesma miséria. Eu tinha ouvido algo sobre outro mundo ser possível, você não? Eu sou meio surdo. Vai ver, era “o outro mundo deve ser possível”.
Deu no jornal
oOo Primeiro a Mônica beijou o Cebolinha. Agora Batwoman saiu do armário. O que virá a seguir, santo Deus? Não vão me dizer que o Zorro tinha alguma coisa com o Silver além da equitação. Por favor. oOo Barbie faz 50 anos. Preparado lançamento de Barbie com reposição hormonal. oOo Banco do Brasil teve mais de 74% de lucro. Está no ponto pra ser privatizado. oOo Adriana Lima e Gisele Büdchen se casam secretamente. Não uma com a outra, bem entendido, mas com seus respectivos jogadores. Os ilhéus de Caras fingem que os convites se extraviaram. oOo Em fevereiro, aniversário das mortes de Paulo Francis e Julio Cortázar. O barulho por Francis foi maior. Bem feito. Quem manda a gente ser besta. oOo CIA destrói 92 vídeos de tortura. É essa parte da democracia que os americanos mais gostam de exportar. oOo José Sarney manda e desmanda. Xuxa entrega os pontos, mas Hebe Camargo continua lampeira. Madonna, segundo tablóide inglês, mesmo “em idade avançada” pega gatinhos. Mas, peraí: o mundo não é dos jovens? oOo Segundo a UNESCO, há 190 línguas ameaçadas de extinção no Brasil. O português, sob o fogo cruzado dos acadêmicos, dos burocratas e dos analfas da internet, não consta da lista. oOo
Mulheres hortifrutigranjeiras
Mulher Samambaia, Mulher Melancia, Mulher Melão, Mulher Cereja. Toda semana aparece mais uma. E a Yeda, hein? Mulher Abacaxi ou Mulher Pepino?
Ofensas pessoais
Só agora li o romance do Scott Turow. Exemplar. Adoro ver um escritor de gênero dando uma surra em muito neguinho metido a elite literária.
Falando em elite
No Livro do riso e do esquecimento, do Milan Kundera, no segundo parágrafo, há uma descrição: nevava, fazia frio. Segundo o Al Gore, deveria ser o contrário: fazia um calor de rachar, nevava.
Preto no branco
Em literatura, não interessam os gêneros ou as intenções ou pretensões dos autores. Só interessam os resultados. Isso no mundo real, que tem pouco a ver com a fantasia onde vivem os resenhistas e os acadêmicos.
Férias
As férias me fizeram um mal danado. Redescobri como é bom não fazer nada. (Coletiva.Net)
*O jornalista Fabiano Baldasso deixou a Rádio Gaúcha nesta quarta-feira, 18. A notícia surpreendeu ouvintes e colegas de trabalho, pois ele era um dos repórteres esportivos mais destacados da emissora, onde trabalhava havia 13 anos. Baldasso anunciou aos colegas que vai se afastar do meio por um tempo e que pretende se dedicar a outra área, mas não detalhou quais seriam as atividades.
Formado pela Unisinos, Baldasso era repórter nas jornadas esportivas e apresentador do programa Pré- Jornada. Ele era o terceiro repórter na ordem de escala para coberturas, tendo, inclusive, acompanhado a final da Copa do Mundo de 2006, entre Itália e França. (Coletiva)
*Estudantes com boas ideias, projetos inovadores ou donos de alguma pequena empresa de software podem receber apoio da Microsoft para crescer, por meio do programa Microsoft® SOL. O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS e a Incubadora Raiar da Universidade são Network Partners, e estão aptos a efetuar o cadastro no Programa, que selecionará 320 empresas para receber treinamento exclusivo (de negócios e técnico), ganhar software, capacitação, suporte e visibilidade no mercado.
A Microsoft escolherá as três start-ups (pequenas empresas) mais promissoras do Brasil, que viajarão para apresentar seus projetos aos executivos e investidores internacionais em Redmond, nos Estados Unidos, cidade que abriga a sede da empresa.
As inscrições para participar da seleção podem ser feitas até esta sexta-feira, 20 de março. Entre os pré-requisitos estão a atuação no desenvolvimento de produtos e serviços baseados em
softwares, presença no mercado há menos de três anos, receita inferior a R$1.200.000,00 ao ano e sociedade privada na empresa. Informações adicionais no site www.microsoftsol.com.br. Contatos com o Centro de Inovação da PUCRS pelo telefone (51) 3320-3672.
*O Centro Municipal de Dança abriu, até o dia 23, inscrições para as turmas deste ano. Os selecionados farão parte de um programa gratuito de formação continuada em dança. Cada aluno deve cumprir uma carga horária mínima de 15 horas por semana. Serão ministradas aulas de balé, dança contemporânea, jazz, sapateado e atelier coreográfico, além de palestras, debates e sessões de vídeo. Ao longo do ano, estão previstas mais de 400 horas de atividades.
O projeto teve início em 2007 e mais de setenta alunos já passaram pelo programa. No primeiro ano, os alunos criaram o exitoso espetáculo Follias Fellinianas. Em 2008, duas novas produções estiveram nos palcos: Eu me faço simples por você e Ou algo assim que me intrigue.
“O projeto vem atingindo seus objetivos e fomentando a prática diária em dança, uma formação integrada e a vivência no palco como intérpretes”, destaca o diretor do Centro de Dança e idealizador do projeto, Airton Tomazzoni. Segundo ele, muitos alunos oriundos do projeto têm integrado o elenco de outras companhias da cidade, criado seus próprios trabalhos coreográficos e até intercâmbio com escolas de dança na Áustria e Alemanha.
Entre os professores que integraram o projeto o projeto contou com nomes de importantes profissionais, como Eva Schul, Alexandre Rittman, Tatiana da Rosa, Daggi Dornelles, Luciana Paludo, Liane Venturela, Cibele Sastre, Silvia Canarim e Carlos Nunes.
Interessados devem enviar carta de intenção, dados pessoais e breve currículo para o e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br, ou remetar as informações para a Avenida Erico Veríssimo, 307. Os pré-selecionados devem participar de aula aberta dia 25 de março, no período da tarde.
*Dentro das comemorações da 50ª Semana de Porto Alegre, a agência Farol de Itapuã Turismo promoverá passeios ecológicos no próximo final de semana, 21 e 22, e nos dias 26 e 29 de março. No roteiro, está incluído passeio de barco pelas águas do Lago Guaíba e Laguna dos Patos, com vista para o Parque Estadual de Itapuã e com parada para um mergulho na Laguna dos Patos.
O passeio também inclui visita ao Farol construído em 1860 e trilha no Rincão das Pombas, que revela as características do ecossistema da região. No dia 26, o passeio será realizado, exclusivamente, para os idosos, com custo de R$65,00. Nos demais dias, os ingressos custam R$80,00, para no mínimo 20 pagantes. No pacote, está incluído traslado até a Vila de Itapuã, ingresso para o passeio de barco, entrada para o parque Rincão das Pombas, além de água mineral na entrada da trilha, almoço caseiro e acompanhamento de guia de turismo e condutores de ecoturismo. Crianças com até seis anos não pagam e as com até 12 anos recebem 30% de desconto. Idosos têm 10% de desconto.A concentração dos participantes acontecerá às 8h30 em frente à sede da SMTUR (Travessa do Carmo, nº 84, bairro Cidade Baixa). A saída do ônibus que levará até a Vila de Itapuã ocorrerá às 8h45.Em caso de chuva ou em caso de pouca segurança para a navegação, o passageiro poderá optar por transferir o passeio ou ser reembolsado. Reservas e mais informações com a Farol de Itapuã Turismo no telefone (51) 3494-1111 ou 9997-5030 ou ainda pelo e-mail faroldeitapua@faroldeitapua.com.br.
Confira a programação da 50ª Semana de Porto Alegre e acesse o site do evento.
*A contratação emergencial de professores para a rede municipal de ensino (RME) estará finalizada até amanhã. Serão chamados 159 profissionais, que garantirão o ensino enquanto os concursados não podem ser efetivados (acesse a convocação para admissão - Anexo V do Edital nº 50 na edição eletrônica do Diário Oficial de Porto Alegre de hoje). O chamamento foi iniciado a partir da constatação da carência de educadores em sala de aula. Foi realizado concurso em janeiro deste ano, mas a efetivação dos aprovados só poderá ocorrer em meados de 2009.
"Não podemos deixar nossos alunos sem aula por meio ano, por isso estamos agindo de maneira emergencial", esclarece a secretária de Educação, Cleci Jurach. As contratações podem se estender em até 120 dias. Após esse período, serão encerradas automaticamente. O prazo é suficiente para a finalização do processo de homologação dos nomes aprovados no concurso. Os contratos temporários serão encerrados a medida em que os concursados forem efetivados.
Uma solicitação de proibição da contratação foi solicitada ao Ministério Público, que não aceitou o pedido. O tema foi debatido em reunião no gabinete da Smed no início de março, com a Associação de Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), que trouxe sua preocupação com os contratos temporários e teve suas dúvidas esclarecidas pela secretária.
*O Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic), está selecionando candidatos interessados em ocupar uma das 500 vagas no serviço de call center. A seleção acontece na Avenida Osvaldo Aranha, 308. O processo terá continuidade ao longo do ano. Desde novembro do ano passado, foram contratador 1,5 mil trabalhadores para essa função.
O Sine oferece vagas no mercado de trabalho em diversas áreas. Os interessados podem procurar o posto municipalizado do Sine (Avenida Mauá, 1013), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar Carteira de Trabalho, número do PIS e Carteira de Identidade. Empresas interessadas no aproveitamento de mão-de-obra podem solicitar a visita dos captadores de vaga pelo telefone 3289-4796, ou por e-mail sine@smic.prefpoa.com.br.
*O XVII Salão Internacional de Desenho para Imprensa será aberto na quinta-feira, 19, e se estende até 26 abril, na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro. O evento estimula e divulga a expressão gráfica aplicada, além de atribuir premiações às categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial em jornal, revista, livro, capa de disco e cartaz. A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 21h.
Um dos principais objetivos do Salão é a profissionalização dos alunos do Atelier Livre para o mercado e sistema das artes. Isso envolve etapas como preparação de portfólio, fotografia dos trabalhos, apresentação da obra e adequação da proposta para o espaço expositivo. Os artistas plásticos Denise Haesberst, Meris Slomp, Rogério Livi, Paulo Heidrich e Grupo Porto Sete, entre outros, já participaram e foram premiados no Salão.
O júri, formado por Renato Garcia Santos (instrutor do Atelier Livre e coordenador do curso de Artes da Ulbra), João Francisco Alves (instrutor do Atelier Livre), Cylene Oliveira Dallegrave (artista plástica), José Guaraci Fraga (artista gráfico) e Leandro Bierhals Bezerra (artista gráfico), selecionou 70 trabalhos entre 158 inscritos (leia no box abaixo a lista dos selecionados).
Histórico - O Salão de Arte do Atelier teve início nos anos 1994 e 1995 com a finalidade de mostrar os trabalhos e pesquisas desenvolvidas no Atelier Livre (AL) da prefeitura. Sua origem está nas exposições de final de ano, que aconteciam nas salas de aula e no saguão do Centro Municipal de Cultura, desde 1989. Nas primeiras edições, o Salão era exclusivo para alunos do Atelier, e o aluno premiado recebia isenção da matrícula para o próximo semestre e uma exposição no Espaço Alternativo do AL.
Em 1997, com o falecimento da gravadora e professora Maria Conceição Menegassi, o prêmio passou a ostentar seu nome. Desde 2005, o aluno premiado realiza a exposição no saguão do Centro Municipal de Cultura e a partir de 2007 o artista premiado recebe também prêmio no valor de R$ 1.000 em dinheiro, o que acontece até hoje.
Artistas (e trabalhos) selecionados, por categoria:ILUSTRAÇÃO EDITORIALAlessandro de Castro Alvim (Alvim) - O BemCamilo Riani - Machado de Assis/VEJACamilo Riani - Caricalendário Elenio Pico - Plumas, Pelos e EscamasElias de Carvalho Silveira - Capa Mad dezembro/2008Jorge Guilherme Nacue Moojen - SofazãoJosé Aguiar - CárcereLuiz Carlos Fernandes - Polícia Civil X MilitarMarcin Bondarowicz - Dietetic FoodMarcin Bondarowicz - Genetic FearMarcin Bondarowicz - Visionary ArtMário Vitor Gouveia Cau - Mister MSérgio Ribeiro Lemos - Água em MarteSérgio Ribeiro Lemos - Carmem MirandaTúlio Carapiá - Apocalipse HISTÓRIA EM QUADRINHOSEduardo Dupon Medeiros - O Astronauta Jarbas Domingos de Oliveira Junior - Mundo CãoLaw Tissot - Industrial RevolutionLuciano Kayser Vargas - Tia PanchitaSérgio Ribeiro Lemos - GaribaldaTúlio Carapiá - Abaixo a BastilhaVinicius José Shindo Mitchell - Um Presidente na Crista da Onda CHARGEAntonio Amancio de Oliveira Filho - O GritoArtur Eduardo Sanfelice Nunes - E agora, Mr. Obama?Bruno César Galvão - Crise AmericanaBruno César Galvão - DesempregoJoão Bosco de Azevedo - Castelo João Bosco de Azevedo - QuaresmaJota A - CriseLuiz Carlos Fernandes - O Abacaxi de ObamaMarlon Amorin Tenório - Reforma OrtográficaRaimundo Waldez da C. Duarte - MicrosoftRenato Machado - Vista GrossaRenato Machado Gonçalves - Reforma OrtográficaRice Araújo - Galeria dos PresidentesRonaldo Cunha Dias - Sem Título 2Samuel Rubens de Andrade (Samuca) - Reforma CARTUMBruno Francisco da Silva - Pão e circoGheorghe Matei - PianistaJarbas Domingos de Oliveira - CarroJoão Bosco Jacó de Azevedo - CameloMarcelo Rampazzo - UploadingJoão Carlos Mattias do Nascimento - Ponto de vistaSilvano Gonçalves de Mello (Mello) - A Melhor Amiga do HomemSilvano Gonçalves de Mello (Mello) - Saúde Financeira Moslem Naeimi - PeaceRafa Camargo - Nature SongRafael Bittencourt Corrêa - ExpulsoRice Araújo Cê tá aqui ó! Ronaldo Cunha Dias - Sem TítuloTawan Chuntraskawvong - Global warming 2Wang Rui Sheng - The outcome has been scheduled for...Zhu Cheng - sem título 2 CARICATURAAlan Souto Maior - CartolaCamilo Riani - Rei PeléDaniel Mendes - Reflexão - A roda - Henry FordDiego Puglisi - Lee Van CleefDiogo D"auriol Almeida - Alfred HitchcockFábio Abreu - Fidel castro Fábio Abreu - O Reencontro Fabrício R. Garcia (Manohead) - Menina de OuroGonza Rodriguez - CastroIsaias Klein - Rita LeeJoaquim Rodrigues dos Santos (Kim) - Gilberto GilJoaquim Rodrigues dos Santos (Kim) - Gilberto GilJosé Raimundo Costa do Nascimento (Ray Costa) - Amy WinehouseJosé Raimundo Costa do Nascimento (Ray Costa) - Jô SoaresJosé Raimundo Costa do Nascimento (Ray Costa) - Naomi CampbellNatal Anacleto Chicca Júnior - Amy WinehouseRafael Anderson - Amy WinehouseRafael Duque Espíndola - Fernando PessoaSérgio Gonçalves Brito - Fernanda MontenegroZhu Zizun - Mike TysonZhu Zizun - The Big Three
*O seminário O Estado da Crítica discute o jornalismo cultural com debates de 24 a 28 de março e ciclo de filmes (até 5 de abril) na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro. O evento faz parte da Semana de Porto Alegre.
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promovem o seminário que discutirá a relação de quem cria e é criticado nas cinco grandes áreas da cultura e das artes: cinema, literatura, artes plásticas, artes cênicas e música.
O seminário buscará ir além da mera constatação da falta de espaço na imprensa, propondo questões como receptividade à crítica, imparcialidade, o poder de fogo da internet e sua comparação com os jornais, os espaços de crítica na internet, o mercado das artes e da cultura, o provincianismo e como a crítica recebe críticas. Veja a programação.
*Um dos maiores eventos da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) para comemorar os 237 anos da Cidade é a 6ª corrida de Porto Alegre, uma competição que já está ficando tradicional entre os corredores da Região Metropolitana. Paralelamente, acontecerá a Rústica Infantil.Neste ano, acontece graças a uma parceria da SME e o Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), com patrocínio da Unimed. A largada será no dia 29, às 9h30min, junto à Usina do Gasômetro, com um percurso de 10 km para as categorias adultos e revezamento de duplas e 3 km para a infantil.Na categoria adultos há duas categorias especiais: a de servidor público municipal, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, e a servidor do TRF4, em comemoração aos 20 anos da instalação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A apuração dos resultados será por chip eletrônico.Inscrições e prêmios - As inscrições estão limitadas a mil atletas na categoria adulto e 300 na infantil e podem ser realizadas até este sábado, 21, nas lojas Paquetá Esportes dos shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul e do Centro e no Clube dos Corredores de Porto Alegre, Rua Gonçalves Dias 628, sala 2, site www.corpa.esp.br ou www.ativo.com.
Está prevista a premiação com troféus do primeiro ao quinto colocado em todas as categorias e um troféu especial para a maior equipe participante do revezamento. Todos os atletas que completarem a prova no tempo oficial de 1 hora e 30 minutos receberão medalha de participação e uma camiseta alusiva à corrida (inclusive no revezamento). A retirada dos kits e da numeração dos participantes será no dia 29 de março, das 7h30 às 8h30, impreterivelmente, no local da largada da prova, junto à Usina do Gasômetro. Será obrigatória a apresentação original do comprovante de depósito bancário para a retirada do kit (não vale recibo do caixa eletrônico).
Confira toda a
programação da 50ª Semana de Porto Alegre

quinta-feira, março 19, 2009

*A Cooperativa Santa Clara recebe nesta sexta-feira, 20, a visita da Radiotelevisiona (RAI), maior emissora de televisão da nação europeia. A equipe fará uma reportagem especial sobre as origens da empresa, que foi fundada por um grupo de 17 pequenos produtores de descendência italiana na segunda década do século XX.
A história da Santa Clara teve início em 15 de maio de 1911, quando os agricultores da região de Santa Clara decidiram instalar uma microempresa para fabricar e vender queijo e manteiga, com o nome de ‘Latteria Santa Chiara’. O número inicial de 17 membros multiplicou-se nestes 97 anos de história. Hoje, a Santa Clara reúne 4.014 associados.
*A Rádio Guaíba promove, a partir do próximo dia 26, oficina de fonoaudiologia destinada a locutores, apresentadores e repórteres. O objetivo da ação é valorizar a ferramenta de trabalho mais importante dos profissionais de rádio: a voz. Durante quatro meses, eles participarão de 10 encontros com a fonoaudióloga Rosane Pimentel e os alunos do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista, do IPA.
“Nosso objetivo é aprimorar a voz dos profissionais de microfone através de atividades teórico-práticas e de treinamento com simulação em estúdio”, explica Rosane. As aulas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 7h45 às 8h45. Durante a realização da oficina transcorrerá o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril. A data será celebrada com atividade especial a ser definida pelos participantes no primeiro encontro do curso.
*Nos próximos dias, o Grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio Grande do Sul deverá iniciar a estratégia de divulgação de um novo telejornal: o ‘RS Acontece’, que irá ao ar entre as 7h40 e 8h10. O novo programa acompanha as reformulações da grade de programação nacional e tem como objetivo alavancar a audiência matinal. Contatada por Coletiva.Net, a Band não quis, neste momento, dar detalhes sobre a atração, mas confirmou que estará anunciando o novo programa local em breve.
Em São Paulo, o programa ‘São Paulo Acontece‘ será comandado por José Luiz Datena. A estreia estava marcada para esta segunda-feira, 16, mas foi adiada para o próximo dia 23. Em rede nacional, a partir da próxima segunda, a cobertura jornalística começará às 7h com o ‘Band no Ar’, um programa focado na prestação de serviço. Serão 10 minutos de informações concentradas nas condições do trânsito, estradas, tempo e aeroportos. Às 7h10 irá ao ar o noticiário nacional ‘Primeiro Jornal’, que chega ao quarto ano de existência. Segundo o site da Band, em sua nova fase, o jornalista Fernando Vieira de Mello, âncora do noticiário, diz que o jornal ganha novo cenário e ampliará a participação ao vivo dos repórteres nas principais capitais.
No Rio Grande do Sul, a atração será a primeira local na grade de programação matinal da emissora. O telejornal será, também, o sexto programa produzido pelos gaúchos, que já respondem por Band Cidade, Cidadão Legal, Lado a Lado, Rio Grande que dá Certo e Toque de Bola. (Coletiva)
*Duas atividades serão realizadas na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) na próxima terça-feira, 24 de março. Às 9h, o comandante Paulo Villas Bôas ministra a palestra "Voando no Reino da Abissínia - A Colocação do Piloto no Mercado Externo". Villas Bôas foi comandante da Varig por muitos anos, voou na Etiópia e retornou ao mercado brasileiro. Hoje atua na Gol Linhas Aéreas. Às 20h, o sócio-fundador da empresa Azul Linhas Aéreas David Neeleman, fala sobre o tema "Azul - Nasce uma Nova Empresa Aérea Brasileira". Ambas ocorrerão no auditório da Faculdade de Arquitetura, no prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
*Diplomados na Faculdade de Farmácia da PUCRS vão esclarecer dúvidas sobre a inserção do profissional no mercado de trabalho nos encontros "Conversando com Diplomados". A primeira palestra será nesta quinta-feira, 19 de março, às 19h30min, com a farmacêutica Paula Engroff, que atua no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade (IGG). A atividade terá como tema "O Papel do Farmacêutico em Laboratório de Pesquisa com Idosos" e será realizada na sala 406 do prédio 12, bloco A, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
*Adultos que tenham interesse em realizar alguns dos sacramentos da iniciação cristã como o batismo, crisma ou eucaristia, têm até o dia 8 de abril para se inscrever no projeto "Creio em Ti - Iniciação para os Sacramentos". O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS realiza encontros semanais de preparação, às segundas-feiras, das 12h às 13h, às terças-feiras, das 18h às 19h e quintas-feiras, das 18h20min às 19h20min. Podem participar alunos, professores, técnico-administrativos e diplomados pela Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página
www.pucrs.br/pastoral/inscr-creio-ti.php
. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4027, ou no endereço citado.
*Problemas como a poluição atmosférica, resultado da emissão de gases poluentes no ar e que causam doenças respiratórias e o efeito estufa são temas de debates frequentes. Já os impactos da poluição luminosa não são tão falados, mas o Laboratório de Astronomia da PUCRS realizará, até 27 de março, palestras teóricas e observações práticas do fenômeno. A atividade é gratuita e ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, no Laboratório de Astronomia, 6º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A iniciativa é resultado da filiação com o programa Globe at Night, que incentiva a observação nesta data em 110 países. Informações adicionais no site www.globe.gov/globeatnight e no www.pucrs.br/fisica/astronomia. Caso haja chuva ou tempo nublado, apenas a explanação teórica será realizada. Inscrições no site citado, através do link "Agenda Eletrônica".
*A Fundação Irmão José Otão (Fijo) oferece duas especializações voltadas para o desenvolvimento social e a sustentabilidade: "Curso de Especialização em Gestão da Responsabilidade Social" e "Curso de Especialização em Gestão do Terceiro Setor". A especialização em "Gestão da Responsabilidade Social" busca qualificar profissionais para atuação em organizações de primeiro, segundo e terceiro setores. Entre os tópicos abordadas estão a conjuntura sócio-econômica e a realidade social, elaboração de projetos sociais, fundamentos da gestão da responsabilidade social, gestão de pessoas e gestão sustentável. As aulas começam em abril, com encontros quinzenais, nas quintas e sextas-feiras à noite e no sábado pela manhã.
O curso de especialização em "Gestão no Terceiro Setor" pretende capacitar profissionais para a gestão de organizações do Terceiro Setor com ética e espírito crítico e reflexivo. "Comunicação e marketing social", "Empreendedorismo e Inovação Social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Esfera Pública e Sociedade Civil" e "Gestão no Terceiro Setor", serão algumas das disciplinas estudadas. O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas terças, quartas e quintas-feiras à noite.
Ambos os cursos recebem inscrições até o dia 27 de março, na sede da Fijo, prédio 2 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também pelos telefones (51) 3205-3107 ou (51) 3205-3100 e no site www.fijo.org.br.
*Atividades para adaptação ao meio aquático e desenvolvimento motor são estimulados no curso "Nadar brincando", promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid). São oferecidas opções variadas e adaptadas para crianças entre seis meses até dez anos, nas modalidades "Baby" e "Kids", utilizando as piscinas terapêutica, de aprendizagem e olímpica. Para crianças com até três anos, é necessário o acompanhamento dos pais nas piscinas. As aulas serão sempre aos sábados pela manhã, com início no dia 21 de março. As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), de segunda à sexta-feira, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), ou aos sábados, diretamente na Fefid, no prédio 80 (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*Pressupostos da responsabilidade civil, ação ou omissão, danos patrimoniais e imateriais, ação de reparação por danos, responsabilidade por ato ou fato de terceiro e responsabilidades contratuais de médicos, dentistas e advogados serão alguns dos temas tratados no curso "Responsabilidade Civil Aplicada". A atividade é promovida pela Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) e será realizada a partir de 25 de março, com aulas às quartas-feiras à noite.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* Pelo menos 600 expectadores assistiram, na noite desta quarta-feira, à palestra da bióloga alemã Christiane Nüsslein-Volhard, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, em 1995, e pesquisadora da Universidade de Tübingen. Sua apresentação intitulada "Sobre moscas e peixes: o surgimento dos vertebrados" lotou o teatro do prédio 40 e mais dois auditórios na abertura oficial do Ano Darwin na PUCRS.
Eram 18h15min quando se esgotaram os mais de 350 lugares do teatro, enquanto centenas de estudantes, professores, profissionais da área científica e público interessado formavam uma grande fila para entrar. Para acomodar a todos, foram abertos mais dois auditórios no Campus Central, com transmissão simultânea do evento, que também pôde ser acompanhado ao vivo pelo site do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT).
O Reitor Joaquim Clotet deu as boas-vindas aos participantes da estreia do Ciclo de Palestras Evolução: Transversalidades saudando a todos com a expressão "Glória nas alturas", numa referência às palavras escritas por Charles Darwin na abertura da carta dirigida a um de seus mestres, em 5 de setembro de 1831, logo após confirmar sua participação na tripulação do barco HMS Beagle, na condição de naturalista.

Abrindo sua fala, a professora Christiane citou personalidades científicas precursoras de estudos sobre evolucionismo. Um dos mencionados foi do seu conterrâneo Johann Wolfgang von Goethe que, além do histórico talento literário, pesquisava e desenhava diferentes formatos de crânios buscando respostas e traçando comparações, com as quais desejava sustentar a tese da proveniência dos homens a partir dos animais. Ele afirmava que todos os humanos eram formados a partir de um arquétipo, um tipo primitivo, mas não soube definir um ancestral comum. Seu esforço acabou por não receber o crédito necessário de seus contemporâneos, no final do século 18.
"Somente Darwin disse que havia ancestrais comuns aos animais, que evoluíram ao longo dos anos, mostrando que as espécies não eram fruto de uma criação espontânea", disse a pesquisadora. Complementou dizendo que muitos pensaram, mas não falaram ou escreveram a respeito.
No tema específico da investigação distinguida com o Prêmio Nobel, ela usou de recursos gráficos e animações para explicar peculiaridades do zebrafish (peixe de nome científico Danio rerio). Detalhou seu sistema embrionário e as etapas de desenvolvimento. Christiane explicou a formação das células responsáveis pelos pequenos pelos ao longo do corpo do animal, capazes de lhe dar o senso de direção. A espécie é considerada "um vertebrado modelar", por apresentar sistema nervoso central muito similar ao humano.
Detentora, entre outros reconhecimentos, dos títulos de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Harvard (EUA), Yale (EUA) e Oxford (Inglaterra), Christiane deixou ótima impressão junto ao público, agradando de aspirantes a doutores.
A estudante do sexto semestre de Biologia pela PUCRS, Bibiana Gatto, avaliou o tema da apresentação como "muito interessante, por tratar de biologia do desenvolvimento e mostrar toda a dedicação de uma pessoa ao mundo acadêmico". Sua amiga Ninive Acosta, graduanda do mesmo curso, porém pela Ulbra, diz adorar anatomia comparada e biologia do desenvolvimento, e que Christiane foi ótima nessa abordagem.

A médica Rosângela Mello, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, foi à palestra pelo grande interesse pessoal no tema da Evolução. "Foi excepcional a oportunidade de ver e ouvir uma pessoa com esse elevado nível de pesquisa", afirmou. Para o professor Jorge Luz, da Faculdade de Medicina da PUCRS, "é uma honra termos uma Prêmio Nobel visitando a Universidade. A qualidade da palestra foi um presente aos corpos docente e discente".
O coordenador do Ciclo de Palestras Evolução: Transversalidades, professor Draiton Gonzaga, fez um balanço desse primeiro evento dizendo que "o sucesso de público mostrou o grande interesse da comunidade acadêmica pela obra de Darwin".
*Conceitos de fotografia, como sua história, tipos de câmeras (captação analógica/digital), tipos de filmes e formatos digitais, macrofotografia, uso do tripé e fotografia em microscópio serão abordados no curso "Natureza em Foco - Curso Básico de Fotografia". As aulas têm início no dia 31 de março e acontecem das 19h às 21h30min nas terças, quartas e quintas-feiras, com saídas de campo em dois sábados, 4 e 18 de abril. A promoção é da Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio). A atividade é direcionada para estudantes dos cursos de ciências biológicas e áreas afins. Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica analógica ou digital.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
*Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Mudanças Climáticas e Sequestro de CO2, promovido pela Faculdade de Química da PUCRS. As aulas buscam preparar profissionais para atuar na área, proporcionando sólida e aprofundada formação a respeito das causas e consequências das alterações do clima.
A atividade é voltada para gestores de empresas, pesquisadores, profissionais liberais e de órgãos públicos, com graduação completa. Criado em parceria entre a Universidade e as entidades da sociedade civil Ecoclima e Ecoar, a especialização terá as aulas presenciais realizadas nas sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min, em módulos quinzenais.
Informações complementares e inscrições no site www.pucrs.br/quimica/especializacao/mudancasclimaticas, pelo telefone (51) 3320-3569 e e-mail quimica@pucrs.br.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove o curso de "Formação de Gestores em Negócios de Beleza". A atividade, direcionada a empresários ou profissionais interessados na evolução empreendedora de negócios na área de beleza, abordará temas como "Gestão Financeira", "Gestão de Pessoas", "Gestão de Custos e Preço De Venda", "Gestão Ambiental" e "Responsabilidade Empresarial". As aulas têm início em 27 de abril e irão até 10 de agosto.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*A partir do dia 24 de março quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle - em que Charles Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes. A exposição (R)Evolução de Darwin terá três andares, e será dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". O público verá também a réplica do Beagle, na proporção de 1:4, com 9 metros de comprimento e 12 metros de altura (com as velas). A mostra e seus desdobramentos ocuparão praticamente 30% da área de visitação do MCT.
Logo que o passeio começar, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos - reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT está reconstruindo também uma réplica do escritório de Darwin, originalmente situado nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.
A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Darwin à imagem e semelhança
A exposição (R)Evolução de Darwin terá detalhes que prometem impressionar os visitantes. A dedicação ao acabamento em cada item levou a equipe do MCT a encomendar ao Dorfman Museum Figures, em Baltimore, Estado de Maryland, nos EUA, a réplica em silicone da cabeça e das mãos de Charles Darwin quando idoso. O estúdio norte-americano é referência internacional nesse trabalho, tendo confeccionado mais de 800 cabeças de personalidades. A amostra mais nova desta semelhança com a realidade poderá ser vista e fotografada no escritório montado para representar a Down House, residência e ambiente de trabalho do naturalista inglês nascido há 200 anos. Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Profa. Dra. Ana Carolina Regner (Unisinos) - "A origem das espécies" - 28 de abril - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) - "A evolução da mão" - 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) - "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" - 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro
*Dois dos quadrigêmeos que nasceram no Hospital São Lucas da PUCRS no mês de janeiro têm alta programada para esta sexta-feira (20). Os outros dois bebês deverão deixar o hospital na próxima semana. O parto dos quatro meninos aconteceu em 12 de janeiro. Desde então, eles permanecem na UTI Neonatal, onde recebem a assistência necessária em função da prematuridade e para ganhar peso.

OBS: Ainda não há um horário estabelecido para as crianças deixarem a instituição. Isso dependerá da chegada dos pais.

Contato do pai (Alexandro): 9839-6673
*Estudantes, professores e pesquisadores dos estudos freireanos terão a oportunidade de participar do "Pré-Fórum dos Estudos e Leituras de Paulo Freire", que ocorre na Universidade até esta sexta-feira, 20 de março. A atividade, organizada pela Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), por meio do Grupo de Estudos Roda de Leituras de Paulo Freire e pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente.
Ainda nesta quinta-feira, às 19h45min, o painel de abertura avaliará o tema "O Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire: memórias e desafios atuais", com os professores Ana Lúcia Souza de Freitas, da Faced, Danilo Streck, da Unisinos, e Jaime José Zitkoski, da Ufrgs.
Já nesta sexta-feira, "Reflexões temáticas: desafios e proposições para a participação do 11º Fórum", será trabalhado pelas professoras Ana Lucia Souza de Freitas e Jussara Loch, às 20h.
Os encontros são gratuitos, buscam reunir grupos temáticos e ampliar a participação de docentes e acadêmicos no "11º Fórum de Leituras Paulo Freire", que ocorrerá em maio. As inscrições podem ser realizadas a partir das 19h, no dia de cada evento, na sala 240 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramais 3527 ou 4768.
*Os bugios também são vítimas da febre amarela. Com este tema central, o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS estará no Parque Farroupilha, no próximo dia 22 – domingo, levando mais uma edição do Projeto Ciência na Praça.
O Projeto também estará divulgando o Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, e um kit paleontológico, material didático que está sendo disponibilizado, sob forma de empréstimo, para as escolas trabalharem com a fauna fóssil do Estado.
O Dia Mundial da Água, comemorado nesta mesma data, será lembrado através de uma representação da quantidade de água no planeta, e com as cianobactérias, responsável pela floração das águas, fenômeno muito freqüente no verão no Lago Guaíba.
As mudanças climáticas, causas e conseqüências, complementam a mostra.
O Projeto Ciência na Praça tem por objetivo a democratização e popularização do conhecimento científico, divulgando à sociedade as pesquisas realizadas no Museu de Ciências Naturais/FZB-RS.


______________________________
O que: Ciência na Praça
Quando: 22 de março, domingo próximo, das 10h às 16h
Onde: Parque Farroupilha, Bric da Redenção, ao lado do Monumento ao Expedicionário.
Informações: 51.33202032


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS
Fone: 3336.3281
Gersus, em A Charge Online.
Tiago Recchia, na Gazeta do Povo, de Curitiba.

Aniversariantes do dia 19 de Março

Hoje Bruce Willis faz 54 anos, Mari Alexandre 35 e Ursuna Andress 73.





*Dentro da programação do aniversário da cidade, o Café do Porto (rua Padre Chagas, 293 - Moinhos de Vento) apresenta a exposição “Porto Alegre City”, com fotografias de Nádia Raupp Meucci. O prefeito José Fogaça e a primeira-dama Isabela prestigiaram a abertura do evento, que tem curadoria do artista plástico Vitório Gheno, ontem, 17.
Até o dia 30 de março, estarão expostas mais de 100 fotos mostrando detalhes da arquitetura antiga e cenas cotidianas que remetem à Capital do passado. A mostra é uma coletânea do trabalho registrado em 17 anos pela fotógrafa, editora e documentalista, retratando fragmentos da arquitetura dos séculos 19 e 20 remanescentes no Centro e em bairros de Porto Alegre. Até o final do ano, a exposição será transformada em livro.
*O Telecentro de Formação de Monitores abriu inscrições para o curso Informática Básica e Inclusão Digital. Serão cinco turmas, nos turnos da manhã e tarde, incluindo horário especial para idosos. A iniciativa é do programa Telecentros, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), em parceria com a Fundação Pensamento Digital. Inscrições devem ser realizadas das 8h30 às 18h, no telecentro de Formação (rua João Alfredo, 607, bairro Cidade Baixa).
A média mensal de alunos formados no telecentro de Formação é de 41 pessoas. As aulas começam dia 20, de segunda a quinta-feira. São duas turmas de manhã e três à tarde. Segundo a coordenação do programa, a média de acesso à Internet, em horários livres, é de 376 usuários por mês. Aos estagiários das unidades também é exigido o curso de formação em informática. O objetivo é capacitá-los a ensinar noções básicas de informática aos usuários das unidades.
Atualmente há 36 telecentros em funcionamento na Capital, reunindo ao todo cerca de 400 computadores. A manutenção dos equipamentos e a conexão com a rede de fibra óptica são responsabilidade da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa). O calendário dos cursos gratuitos de informática nos outros telecentros está sendo definido conforme a necessidade de cada região.
Programa Telecentros - O objetivo é promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias da informação. Os telecentros funcionam em parceria com a comunidade e apoio de empresas privadas. O Plano de Inclusão Digital, com telecentros em diferentes pontos da cidade, promove iniciação à informática e oferce noções de cidadania, além de orientações sobre o bom uso de ferramentas como a Internet.
Os telecentros estão incluídos no Programa Segurança Cidadã, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). O objetivo é retirar os jovens das ruas e combater a violência e a criminalidade por meio da inclusão digital.
Cursos de Informática Básica/Inclusão Digital
Manhã Terceira idade: 9h as 10h30, segunda e quarta-feira,Básico (todas idades): 10h as 11h30, terça e quinta-feira.
TardeTerceira idade: 16h as 17h30, segunda e quarta-feira,Básico 1 (todas as idades): 13h30 as 15h, terça e quinta-feira,Básico 2 (todas as idades): 16h as 17h30, terça e quinta-feira.
*No dia 26, quinta-feira, aniversário da cidade, acontecerá uma caminhada com o tema "Lendas de Porto Alegre". Organizada pela Bonete Tur Viagem e Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), a programação faz parte da 50ª Semana de Porto Alegre.A caminhada passará por ruas e locais associados a lendas urbanas de Porto Alegre como a do Açougueiro (na rua Fernando Machado) e do Castelinho do Alto da Bronze (na rua Vasco Alves), a das Torres, na Igreja das Dores, e a do Bará, no Mercado Público. Todo o trajeto terá duração aproximada de duas horas e meia e será orientado por um guia de turismo da agência que repassará aos participantes detalhes das histórias que fazem parte da tradição e do imaginário popular.A concentração está marcada para as 10h na sede da SMTUR (Travessa do Carmo, nº 84, bairro Cidade Baixa). Interessados em participar do passeio devem fazer sua inscrição mediante a doação de uma caixa de bombom que será destinada para a campanha Páscoa Alegre Linha Turismo, realizada pela SMTUR.
Inscrições e informações na Bonete Tur Viagem e Turismo (Av. Borges de Medeiros, nº 915, sala 502, centro) ou pelo telefone 3019.0689 ou 8454.5321.
AS HISTÓRIAS
As torres da igreja – A Igreja de Nossa Senhora das Dores começou a ser construída em 1833 e levou 97 anos para ser concluída. De acordo com a lenda, o grande atraso deve-se a uma maldição lançada por um escravo. Injustamente acusado de roubar o colar de brilhantes que adornava a imagem de Nossa Senhora das Dores, teria dito antes de ser enforcado: “Vou morrer porque sou escravo, mas sou inocente e a prova disso é que as torres da igreja hão de cair três vezes e nunca ficarão completamente prontas”.
Castelo do Alto da Bronze – Construído em estilo medieval na década de 1940, no Centro da cidade, especialmente para abrigar uma jovem e seu companheiro, um rico médico e político, 22 anos mais velho. Segundo a versão da personagem, por ciúmes ele não a deixava sair. Prisioneira durante quatro anos, ela teria fugido depois de ser ameaçada de morte.
Bará do Mercado Público - Joaquim Custódio de Almeida, de nome original Osuanlele Okizi Erupê, seria um príncipe negro nascido em reino Daomé (atual Benin). Exilado, veio ao Brasil, primeiro a Salvador, depois Rio de Janeiro e, finalmente, chegou ao Rio Grande do Sul. Famoso por suas curas através de ervas medicinais e rituais africanos, teria tratado o governador Julio de Castilhos de um câncer na garganta. O príncipe Custódio morreu em 26 de maio de 1936, aos 104 anos. Referência para as religiões umbandistas, teria sido enterrado no meio do Mercado Público como Bará, o Orixá mais humano de todos os deuses africanos.
O crime da rua Arvoredo – Açougueiro e sua mulher atraíam para a casa deles, na rua do Arvoredo (atual Fernando Machado), as vítimas que eram assassinadas e, segundo a lenda, transformadas em saborosas linguiças. As linguiças de carne humana teriam feito muito sucesso entre a população, que formava filas no açougue para comprá-las.
*O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está com vagas abertas para estagiários dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica e Comunicação Social (Publicidade e Relações Públicas). Os candidatos de Engenharia devem ter conhecimentos de AutoCad e Topografia. Os de Comunicação Social (Publicidade) devem saber usar o programa Corel e ter noções de Photoshop.
Para participar do processo seletivo os candidatos devem estar cursando, pelo menos o quarto semestre; ter vínculo escolar ou acadêmico para cumprir estágio de seis horas diárias, durante no mínimo um ano, a partir da data da contratação; idade mínima de 16 anos completos; e estudar em instituição de ensino conveniada com o Dmae. O departamentoo oferece bolsa-auxílio, vale-transporte, seguro de acidentes pessoais, recesso remunerado e certificado ao final do estágio. O cadastro é permanente e pode ser feito na Rua 24 de Outubro, 200, sala 204, Moinhos de Vento, Seção de Seleção. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h 30 às 17h.
*No sábado, 28, dentro da Semana de Porto Alegre, a prefeitura dá início à programação 2009 do roteiro Viva o Centro a Pé, série de caminhadas orientadas por pontos históricos e tradicionais da região central da cidade. O roteiro, que ficou em recesso de dezembro a março, inicia no Caminho dos Antiquários, passando pela Rua Marechal Floriano, a Avenida Borges de Mederios, o Largo Glenio Peres, encerrando com visitação interna ao prédio do Paço Municipal. A caminhada terá início às 10h, com concentração na Praça Daltro Filho, no totem do Caminho dos Antiquários. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte. Durante cerca de duas horas, os participantes receberão orientações do arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Ephac) e mestre em Planejamento Urbano Regional, Luiz Merino de F. Xavier. Realizado dois sábados por mês, o programa conta com a colaboração de professores especialistas em história ou arquitetura. Devido ao feriado de Páscoa, não haverá caminhada no dia 11 de abril. A exemplo do Caminho dos Antiquários, feira de antiguidades entre as ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, o roteiro integra o programa Viva o Centro, para a recuperação da área central da cidade. O projeto é realizado pelas secretarias municipais do Planejamento (SPM) e da Cultura (SMC), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama.Como participar - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Quem quiser pode contribuir doando alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Mais informações pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
O que: Caminhada Orientada pelo Centro Histórico de Porto AlegreQuando: sábado, 28/03 Onde: Saída no totem do Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho em frente a Demétrio Ribeiro, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal FlorianoHorário: 10hRoteiro: Caminho dos Antiquários, rua Marechal Floriano, Borges de Medeiros, Largo Glenio Peres, Paço Municipal (visitação interna) e Praça da Alfândega e entornoDuração: Cerca de 2 horasQuem orienta: Arquiteto Luiz Merino de F. Xavier

quarta-feira, março 18, 2009

Alice Braga
*O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul informou, com pesar, o falecimento de seu diretor Domingos Roque de Oliveira, ocorrido nesta segunda-feira, 16, por volta das 18h, em Cachoeira do Sul. Aos 49 anos, o radialista estava internado havia uma semana no Hospital de Caridade da cidade. Segundo o sindicato, havia dois anos o profissional lutava contra uma enfermidade, cujo quadro se tornou irreversível nos últimos tempos. O sepultamento ocorreu nesta terça-feira, 17, no Cemitério Municipal de Cachoeira do Sul.
“Nos solidarizamos com familiares e amigos desse grande companheiro de lutas, que, no exercício de suas funções, sempre se dedicou à prática da democracia e, em especial, em defesa dos trabalhadores. Dominguinhos, como era conhecido, participou de diversas direções de nossa entidade, com destacada atuação nos debates e reivindicações da categoria, tendo desempenhado papel de fundamental importância nas lutas dos radialistas”, diz o texto da newsletter do sindicato.
Na atual direção, Dominguinhos atuava como representante junto à Federação. Desde 1983, trabalhava na Rádio Fandango, de Cachoeira do Sul, e atualmente apresentava o programa Show de Bola.
*Inicia nesta terça-feira (17), a nova edição do “Curso sobre Crimes Praticados na Internet”, realizado pela Academia de Polícia Civil, em parceria com o Ministério da Justiça, através da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). A edição de 2009 vai ocorrer na cidade de Passo Fundo sob a coordenação do delegado Emerson Wendt, também titular do Serviço de Interceptação de Sinais da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além de Wendt, também serão instrutores, nesta edição, o agente da Polícia Federal Rogério Nogueira Meirelles, atual Adido-Adjunto na Interpol, em Roma; e o Inspetor de Polícia Civil Luis Fernando da Silva Bittencourt. Até 19 de março, 38 alunos freqüentarão aulas teóricas e práticas realizadas no Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), em laboratório localizado no Prédio B5 – Iceg 2. O curso objetiva capacitar os agentes no combate ao crime cibernético. Nas aulas, são oportunizadas ferramentas e técnicas de preparo, instalação de redes de segurança e investigação, formatação e perícia em computadores com monitoramento de aplicativos e softwares. Ainda para 2009 estão previstas mais 12 edições do curso em todo o Estado. Ao longo deste ano, com aulas até novembro, serão capacitados policiais civis de diferentes cidades, como São Jerônimo, Camaquã, Erechim, Lagoa Vermelha, Santana do Livramento, Bagé, São Luiz Gonzaga, Montenegro, Santo Ângelo, Três Passos, Vacaria, Gramado, Osório, Lajeado, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Soledade, além de alunos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Fonte: Ascom PC
Hoje Giovana Antonelli faz 33 anos, Marta Suplicy emplaca 64, Fernandão faz 31 e Julio Lemmertz faz 43.










*Estudantes, professores e pesquisadores dos estudos freireanos e das áreas da pesquisa social e popular terão a oportunidade de participar do "Fórum dos Estudos e Leituras de Paulo Freire", que será realizado pela Universidade entre os dias 19 e 20 de março. A atividade, organizada pela Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS), é gratuita e pretende reunir grupos temáticos para a preparação do Fórum Estadual, previsto para maio.
Os participantes poderão apresentar trabalhos e pesquisas em desenvolvimento em diferentes linhas de estudos. As inscrições serão realizadas uma hora antes do encontro, que será das 19h às 22h30min, na sala 240 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*A partir das 19h30min desta terça-feira, 17 de março, os calouros do curso de Serviço Social estão convidados a reunir o maior número possível de notas fiscais, material escolar e até mesmo roupas para serem doadas à entidade social a ser escolhida pelos estudantes. Interessados podem deixar suas doações na sala 323 do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A atividade vai até o dia 30 de março. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3546, ramal 7675.
*No próximo sábado, dia 21, o centro de Porto Alegre fica um pouquinho mais agitado. É a festa TeaShake que volta como opção muito legal para quem quer reunir os amigos no final de tarde e dar uma leve sacudida no corpinho ao som de muita música boa.O lugar não poderia ser melhor: o Café Santo de Casa, na Cúpula da Casa de Cultura Mario Quintana 7ºandar, no coração do Centro e com uma vista incrível da cidade. Perfeito para aproveitar os drinks, espumantes e delícias da Chefe Claudia Wagner e curtir a discotecagem de Guilherme Rex , os nomes por trás dessa idéia superbacana. Coleção Outono/Inverno Argentum by Régis DuarteFotos Tiago Coelho Discotecagem: Guilherme Rex e Luciano BenitesCouvert: 6 Reais Sábado, 21 de março 2009!Iniciando as comemorações da Semana de Aniversário de Porto Alegre, o programa Super Sábado da Rádio Gaúcha, apresentado pelos jornalistas Wianey Carlet e Gabrieli Chana,será transmitido, direto do Café Santo de Casa.8h30min às 11 horas. Confira! QUARTA SANTA PAGA 3 CHOPES GANHA 1Todas as quartas-feirasdas 18 horas às 23h30minvocê paga 3 chopes e ganha 1.
-- Café Santo de CasaCasa de Cultura Mario QuintanaAndradas 736 • 7º andar(51) 3226.0789 • 3228.8194http://cafesantodecasa.blogspot.com