sábado, abril 12, 2014

Teixeirinha e Mary Terezinha sofrem grave acidente

Eles já foram o símbolo do Rio Grande - e estavam longe de ser "cult", como hoje. Eram simplesmente bregas, ou cafonas. Teixeirinha e Mary Terezinha formaram uma dupla que se incorporou à história do rádio gaúcho, sobretudo por seu programa Teixeirinha Amanhece Cantando, na rádio Farroupilha, que fez história. Teixeirinha, o Rei do Disco, ficou milionário, falou muita besteira, (e pagou por isso) mas divulgou o Rio Grande como poucos o fizeram (foi hostilizado pelo movimento tradicionalista). Morreu em dezembro de 1985, de ataque cardíaco, amargurado, aos 59 anos de idade, em Porto Alegre, onde morava. Mary Teresinha é hoje uma mulher evangélica, que não gosta muito de falar do seu passado. Em 1972, no entanto, eles estavam no auge, percorrendo o Estado e muitos outros rincões do Brasil e sofrendo também acidentes no percurso, como noticia o Correio do Povo nesta edição do mês de março, parte pertencente ao Arquivo Histórico de Porto Alegre. O Rei do Disco acabava de lançar o filme Ela Tornou-se Freira e voltava de Passo Fundo, quando aconteceu o incidente com o automóvel Opala.
Casso, em O Diário do Pará. A Charge Online.
Hoje Camila Morgado faz 39 anos.

sexta-feira, abril 11, 2014



Hoje Alessandra Ambrosio faz 33 anos, Zeca Baleiro 48 e Tcheco 38.
Aroeira, em A Charge Online

Estado de Sítio, finalmente o filme é liderado pela censura do governo federal

Em novembro de 1979 os filmes Z e Estado de Sítio, do diretor Costa Gravas, finalmente eram liberados para exibição no Brasil, onde estiveram proibidos pelo governo da ditadura durante muitos anos. 1979 foi o ano do fim do ato institucional número 5, das greves em todo o Brasil e da volta dos exilados políticos, reativando a vida política e cultural da nação. O presidente que assumiu naquele ano, o general João Batista Figueiredo, jurou fazer do Brasil um democracia, caso contrário "eu prendo e arrebento", como ele próprio disse. Justiça seja feita à memória do homem que dizia preferir o cheiro de cavalo ao cheiro do povo: ele cumpriu a promessa, mesmo de forma indireta. A reprodução acima é do Correio do Povo, coleção do Arquivo Histórico de Porto Alegre.

quarta-feira, abril 09, 2014

Tarso Fernando Genro: advogado, crítico e poeta...

Advogado, crítico e poeta (!...). Era assim que o Correio do Povo, em sua página cultural, chamava o hoje governador gaúcho Tarso Fernando Genro, que, aos 32 anos, estava lançando um novo livro e preparando mais um outro. Foi em novembro de 1979, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, e Tarso certamente não imaginava que, anos depois, se tornaria governador do Rio Grande do Sul - isso depois de ser prefeito da Capital e várias vezes Ministro, em Brasília. Com barba e bem mais cabelos, um certo ar desleixado de intelectual, ele logo passaria a integrar o nascente Partido dos Trabalhadores que surgia em São Paulo. Velhos tempos do "advogado dos trabalhadores". 

Hoje Dennis Quaid e Joyce Pascowitch completam 60 anos.
Amaril, A Gazeta, de Vitória. A Charge Online.

O Último Tango em Paris enfim é liberado "sem cortes" pela censura federal

Continuando no agitado e inesquecível ano de 79: depois de sete anos do seu lançamento, em 1972, o filme O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, com Marlon Brando e Maria Schneider e a clássica cena da manteiga, era enfim liberado "sem cortes" para a exibição nas telas brasileiras. Vivia-se um momento fascinante da história brasileira: a volta dos exilados, a tênue redemocratização, o pipocar das greves e a volta de Brizola. Assisti a O Último Tango com alguns companheiros da Casa de Estudante JUC-7, que ficava em um velho casarão, depois demolido, na Rua da República - uma tranquila via da Cidade Baixa, muito diferente da agitação noturna dos dias de hoje. Tínhamos quase todos menos de 20 anos, e o mundo era bem diferente - tão diferente que a nossa Casa não admitia mulheres como moradoras... Mesmo sem dinheiro, procurávamos assistir aos filmes que, aos poucos, estavam sendo liberados. Na época, o Último Tango não me emocionou - e nem poderia, pois contava a história de um homem de 50 anos. Mal sabia eu que um dia também teria esta idade. O filme, justiça se faça, não havia sido proibido somente no Brasil e sim em muitos outros países ditos civilizados - na Itália os atores, inclusive o diretor, tinham sido processados e condenados à prisão - que obviamente não cumpriram.  (V.M.)

segunda-feira, abril 07, 2014

Glauber Rocha e a confusão no balcão da Transbrasil

Glauber Rocha, o cineasta e intelectual que alguns diziam ser genial, outros nem tanto assim, causou o maior sururu no final de setembro de 1979, no aeroporto de Brasília, ao ter um cheque recusado por uma funcionária da empresa Transbrasil, de transporte aéreo (e que também não mais existe). No final tudo foi resolvido e o genioso diretor de Terra em Transe e Deus e o Diabo na Terra do Sol não precisou "chamar Delfim Neto ou o Hélio Beltrão", como consta nesta notícia do Correio do Povo, de Porto Alegre. O diretor baiano tinha então 40 anos e morreria dois anos depois, em Lisboa, vítima de uma misteriosa infecção.
Hoje Renata Ceribelli faz 49 anos.
Nani, em A Charge Online

Olívio Dutra é preso e depois vai comemorar a liberdade no restaurante Dona Maria

Em setembro de 1979 (ano do final do AI-5 e da volta dos exilados) Olívio Dutra era presidente do Sindicato dos Bancários e havia sido um dos organizadores da greve geral da categoria no Estado, paralisando as agências por duas semanas. O regime militar agonizava, mas não tanto, e a repressão à greve incluiu muitas prisões, inclusive a de Olívio, que ficou em uma cela da Polícia Federal, onde, segundo disse, foi bem tratado. Note-se que o Partido dos Trabalhadores estava sendo organizado a partir de São Paulo, e que Olívio - já então uma das mais respeitadas lideranças de esquerda no Rio Grande do Sul - seria um dos seus filiados de primeira ordem. Depois de solto, ele e seus companheiros foram ao tradicional restaurante Dona Maria, no centro, festejar - por assim dizer - a liberdade reconquistada. Naquele momento o líder bancário, funcionário da agência Banrisul na avenida Assis Brasil, onde também morava, certamente estava longe de imaginar a sua trajetória política de grande sucesso e que inclui as funções de prefeito de Porto Alegre e, mais tarde, governador do Estado. A reprodução é do Correio do Povo, coleção do Arquivo Histórico de Porto Alegre, na avenida Bento Gonçalves.