terça-feira, março 31, 2009

Hoje Richard Chamberlain completa 75 anos, Christopher Walken 66 e Paula Lavigne 40.











Paraguaias Peladas

*Ernani Ssó (Coletiva.Net)

Vi umas paraguaias peladas, num protesto contra armas nucleares chamado “Peitos e bundas pela paz”. Foi divertido. Devem protestar mais. Mas não dá para acreditar que haverá paz por mais bonitas que sejam as paraguaias. Só haverá paz quando a paz for lucrativa.
O poder da fé
Vários estudos provaram que as pessoas que acreditam em Deus se preocupam menos, levam mais livre os próprios erros e resistem melhor às doenças. Palmas pra elas. Mas é bom lembrar que a avestruz, enquanto está com a cabeça enterrada na areia, também fica na boa, achando que o traseiro virado pra cima está à mercê apenas da brisa gentil da primavera.
O céu é o limite
Tem um banco aí garantindo que dinheiro cai do céu. É verdade. Se chamarmos os cofres públicos de céu, o tempo é chuvoso para muita gente.
Estilo coloquial
Escrevo mais ou menos como falo. Digo mais ou menos, porque, ao escrever, finjo que falo, e isso faz uma tremenda diferença. Agora, o nível de besteiras é um pouco maior quando falo, porque não passo as conversas a limpo.
Livros psicografados
Vocês já notaram o estilo dos livros psicografados? Não interessa se o sujeito foi em vida um grande escritor, quando dita, depois de morto, não tem graça nenhuma, sutileza nenhuma — é sempre a mesma papa de papagaio, sem gosto, sem forma e sem cor. Acho isso apavorante. Ou a morte tritura o talento literário ou um texto, ao passar do outro mundo para este, perde a qualidade, como certas transmissões com estática. Ou será que o vivo que traduz a fala do morto escangalha o texto, como a maioria dos tradutores?
Eu, como o Mario Quintana, estou fora. Mal assumo a autoria do que escrevo agora, vivinho da silva. Com a morte pretendo tirar definitivamente meu cavalo da chuva. Ou meu teclado, sei lá.
O que há depois da morte?
Como diria Marge Simpson, está aí um desses mistérios que é melhor não investigar, como a composição da salsicha.
Camisinha em santo do(de) pau oco
oOo Papa prega abstinência no combate à Aids. Por que não no combate a estupradores e padres pedófilos? oOo Camisinha não é solução para a África, diz papa. Camisinha na língua do papa não é solução para opiniões infectas. oOo Segundo o papa, é necessário um “despertar espiritual e humano” para combater a Aids. Acho que é necessário um despertar espiritual e humano para tirar a Igreja da Idade Média. oOo
Sharon Stone, escritora
Ela escreveu um livro de contos de mistério. Imagino que logo será traduzido para uma dezena de línguas e, se bobear, algum dos contos vira um desses filmes com orçamento acima de cem milhões de dólares. Agora, se eu der uma boa cruzada de perna pego, no máximo, uma cana por atentado ao pudor. É a livre concorrência, o mercado livre, entende?
Companhias
Platero e yo? Não, muito menos Marley e eu. Como o Fraga, prefiro William Wilson e eu, quer dizer, o Fraga prefere William Wilson e ele. Puxa, acordei culto pra chuchu hoje!
Deu no jornal
Apagões em Uganda “provocam aumento da natalidade”. Está provado que sexo na tevê não sai da tevê.
Deu na Coletiva.net
André Arnt: “Para sanar as cíclicas crises do capitalismo, só há uma receita, mais capitalismo”.
O capitalismo, em teoria, funciona que é uma beleza, exatamente como o comunismo também funciona em teoria. Acho que o problema do capitalismo são os capitalistas e o problema do comunismo são os comunistas. Mas me deem um desconto. Sou um homem sem fé. Mesmo a descrença olho com desconfiança.
Beleza
Como o relativismo e o multiculturalismo estão na moda, imagine uma mulher politicamente correta, em matéria de beleza, quer dizer, com todos os atributos considerados belos em várias culturas: pés atrofiados das chinesas, seios de bola de basquete das americanas, bunda de saúva das brasileiras, pescoço de dois palmos de comprimento de certa tribo africana, gordura de esquimó e… Ei, volte aqui!
Conto erótico
E aí começou a sessão de sexo oral com o botocudo…
Estádio Olímpico, do Grêmio.
*Na semana em que Porto Alegre atrai as atenções do futebol mundial e se prepara para receber as seleções do Brasil e do Peru no jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, as direções do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional se aliam à Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) para promover os estádios Olímpico e Beira-Rio como atrativos turísticos da cidade.
O resultado desta parceria é o Futebol Tur, que será lançado hoje, 31, às 15h, em evento no Pool Bar do Sheraton Porto Alegre Hotel, com a presença do prefeito José Fogaça, do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e dos presidentes do Grêmio, Duda Kroeff, e do Internacional, Vitório Piffero.
O Futebol Tur introduz um padrão de atendimento padronizado e diferenciado aos turistas que queiram fazer visitas guiadas no Olímpico e no Beira-Rio. O turista poderá programar as visitas na recepção do hotel em que está hospedado, onde irá adquirir o passaporte de acesso ao estádio, que terá um monitor à disposição para acompanhá-lo no roteiro guiado. Além disso, o visitante terá a facilidade e o conforto de poder adquirir na própria recepção do hotel os ingressos para jogos nos dois estádios. O passaporte e os ingressos serão comercializados também em agências de viagem credenciadas.
O objetivo da iniciativa é incentivar quem visita Porto Alegre a conhecer a estrutura e a história dos dois times campeões mundiais, que vivem uma das rivalidades mais clássicas e marcantes do futebol brasileiro. No evento de lançamento, serão apresentados as peças gráficas promocionais do programa, que a partir de hoje, 30, estarão nos hotéis e agências de viagem. O folder institucional do Futebol Tur tem a participação do jornalista Ruy Carlos Ostemann, que apresenta os times e as torcidas do Gre-Nal no texto “Rivalidade e Grandeza”.
O Futebol Tur tem o apoio da Federação Gaúcha de Futebol, Associação Brasileira das Agências de Viagens, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) abriu inscrições para 200 vagas do programa Social Esporte Clube. A iniciativa é uma parceria da SME com clubes sociais e esportivos da cidade, permitindo que crianças carentes, com renda familiar de até três salários mínimos, pratiquem esportes em várias modalidades: atletismo, basquete, caratê, capoeira, natação, futsal, ginástica olímpica, hipismo, judô, patinação e vôlei.
Diversas entidades sociais e esportivas da Capital estão conveniadas ao programa: ACM, AABB, Grêmio Náutico Gaúcho, Sociedade Gondoleiros, Teresópolis Tênis Clube, Grêmio Geraldo Santana, Grêmio Náutico União, Camisa 10, Lindóia Tênis Clube, Planet Ball Farrapos, Sogipa, Esporte Clube São José, Escolinha de Futebol da Duda e Sesc/RS.
As vagas são distribuídas de acordo com a opção dos inscritos e a oferta dos clubes. Dentre as vagas, 56 são para atletismo, futebol e vôlei no Sesc/RS. Estarão disponíveis quatro categorias: pré-mirim (9 e 10 anos), mirim (11 e 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e infanto-juvenil (15 e 16 anos). Essa parceria com a SME faz parte do Centro Sesc de formação olímpica.
Os interessados devem comparecer na sede da SME, localizada no Parque Marinha do Brasil (Borges de Medeiros, 2713), em frente ao Shopping Praia de Belas, de segundas a sextas, somente à tarde. Deverão realizar o cadastramento e apresentar comprovante de renda ou atestado de pobreza e de residência. Informações pelo fone 3289-4863 (das 14h30 às 17h30).
*A entrega do Prêmio Açorianos de Teatro e Dança e Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil será quinta-feira, 2, às 20h30, no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307). A cerimônia terá transmissão ao vivo pela TVCOM e direção de Dilmar Messias. Os jurados do Prêmio Açorianos de Teatro são Breno Ketzer Saul, Celina Alcântara, Giselle Cecchini e Laura Medina. No Prêmio Açorianos de Dança os jurados são Débora Leal, Neca Machado, Roger Lerina, Susana França e Tatiana Mielczarski e no Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil: Eliza Pierim, Fábio Prikladnicki, Newton Silva e Sandra Loureiro.
Indicados ao Prêmio Açorianos de Teatro:
Melhor EspetáculoA comédia dos errosA megera domadaBabel GenetÉdipoO médico à força
Melhor DireçãoAdriane Mottola, por A comédia dos errosFelipe Vieira de Galisteo, por A vida sexual dos macacosJessé Oliveira, por Antígona BRLiane Venturella e Nelson Diniz, por O gordo e o magro vão para o céuLuciano Alabarse, por ÉdipoPatrícia Fagundes, por A megera domada
Melhor AtorCarlos Alexandre, por A comédia dos errosDaniel Colin, por A vida sexual dos macacosFernando Kike Barbosa, por A comédia dos errosHeinz Limaverde, por A megera domadaHeinz Limaverde, por O gordo e o magro vão para o céuMarcelo Adams, por ÉdipoMarcelo Adams, por O médico à forçaMiguel Ramos, por O conselheiroRenato Campão, por Apareceu a Margarida
Melhor AtrizAline Marques, por As bufaMirna Spritzer, por Babel GenetSandra Possani, por A megera domadaSimone de Dordi, por As bufa
Melhor Ator CoadjuvanteAdelino Costa, por A comédia dos errosAdriano Basegio, por Sonho de uma noite de verãoCarlos Cunha, por ÉdipoCarlos Mödinger, por A megera domadaGustavo Curti, por A comédia dos errosLauro Ramalho, por A comédia dos errosLutti Pereira, por ÉdipoRodrigo Mello, por A comédia dos erros
Melhor Atriz CoadjuvanteAnita Coronel, por A comédia dos errosAnna Fuão, por O médico à forçaCláudia Meneghetti, por Dez (quase) amoresCláudia Meneghetti, por HomensGabriela Greco, por Babel GenetJanaína Pelizzon, por A comédia dos errosSofia Salvatori, por A comédia dos erros
Melhor FigurinoCoca Serpa, por A comédia dos errosRaquel Cappelletto, por Antígona BRRô Cortinhas, por ÉdipoRô Cortinhas, por O médico à força
Melhor CenografiaElcio Rossini, por A comédia dos errosLuís Marasca, por Uno no duoZoé Degani, por Babel Genet
Melhor IluminaçãoCláudia de Bem, por ÉdipoFernando Ochôa, por A comédia dos errosMiguel Tamarajó e Jessé Oliveira, por Antígona BRMirco Zanini e Luís Romero Vargas, por Penélope BloomNara Maia, por O gordo e o magro vão para o céu
Melhor TrilhaÁlvaro RosaCosta, por O gordo e o magro vão para o céuArthur de Faria, por Uma simples aparênciaBruno Suman, por Dez (quase) amoresBruno Suman, por HomensLuiz André da Silva, por Antígona BRMônica Tomasi, por A comédia dos errosMônica Tomasi, por A megera domada
Melhor DramaturgiaAline Marques, Simone de Dordi e Tatiana Cardoso, por As bufaÁurea Baptista e Lívia Dávalos, por Uma simples aparênciaFelipe Vieira de Galisteo e Daniel Colin, por A vida sexual dos macacos
Melhor ProduçãoAdriane Mottola, Adelino Costa, Gustavo Curti e Sofia Salvatori, por A comédia dos errosLuciano Alabarse, por ÉdipoPatrícia Fagundes, por A megera domadaSandra Narciso, por Babel Genet
Indicados ao Prêmio Açorianos de Dança
Melhor EspetáculoTablaoRe-SintosPessoasMelhor CoreografiaCarol Laner, Juliana Vicari e Thaís Alves por A3Ivan Motta, por PessoasJussara Miranda por Re-Sintos
Melhor BailarinoMariano Neto, por Mulheres falam sobre homens que dançamRoberto Volkmann, por Mulheres falam sobre homens que dançamMichel Silveira, por Batida de Rua 10 anosPaulo Pinheiro, por La magia del tangoGiuli Lacorte, por Mulheres falam sobre homens que dançam.
Melhor BailarinaJoana Amaral, por Re-SintosJuliana Vicari, por A3Roberta Savian, por Mulheres fortes em corpos frágeisJuliana Prestes, por Tablao
Melhor CenografiaJuliano Rossi e Rudinei Morales, por Re-SintosRudinei Morales, por TerezinhasElcio Rossini, por Mulheres fortes em corpos frágeis
Melhor FigurinoMilena Vasconcellos e Amanda Pinheiro, por La magia del tangoAntônio Rabadan, por Re-SintosLourdes Dall’Onder, por Mulheres fortes em corpos frágeis(Lado B)
Melhor IluminaçãoFabrício Simões, por TablaoNara Maia, por Re-SintosLiliane Vieira, por Mulheres fortes em corpos frágeis
Melhor Trilha SonoraCia de Flamenco Andréa del Puerto, por TablaoPaulo Pinheiro e Doly Costa, por La magia del tangoGuenther Andréas, por Beatriz, a beleza e a tristezaNicola Spolidoro e Rodrigo Panassolo, por Dos pés a cabeça
Melhor ProduçãoPaulo Pinheiro, por La magia del tangoAlessandra Chemello, por Mulheres fortes em corpos frágeisRegina Tanski, por Re-Sintos
Indicados ao Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil
Melhor EspetáculoDogs – A CachorradaDois IdiotasEncantadores de HistóriasJogo da Memória
Melhor DireçãoDaniel Colin – Jogo da MemóriaPaulo Balardim – Encantadores de HistóriaRonald Radde – Os Saltimbancos
Melhor AtorRossendo Rodrigues – Jogo da MemóriaPaulo Balardim – Encantadores de HistóriaVinícius Meneguzzi – Dois Idiotas
Melhor AtrizAline Jones – Histórias da Bruxa BoaCarolina Garcia – Encantadores de HistóriaDanielle Fogliato – Dogs – A CachorradaKaren Radde – Os Saltimbancos
Melhor Ator CoadjuvanteÁlvaro RosaCosta – Histórias da Bruxa BoaDaniel Colin – Jogo da MemóriaRafael Régoli – Dogs – A CachorradaYheuriet Kalil – Dogs – A Cachorrada
Melhor Atriz CoadjuvanteCrissiani Sgarbi – Dogs – A CachorradaKaren Radde – Histórias da Bruxa BoaNina Eick – Eu Chovo, Tu Choves, Ele ChoveVera Mesquita – Dogs – A Cachorrada
Melhor FigurinoKethyene Sperhack – Dois IdiotasMaíra Coelho – Encantadores de HistóriaTiti Lopes – Os Saltimbancos
Melhor CenografiaGrupo Teatro Sarcáustico – Jogo da MemóriaJeffie Lopes – Dois IdiotasPaulo Balardim – Encantadores de História
Melhor IluminaçãoBathista Freire e Rafael Rossa – Encantadores de HistóriaEduardo Kraemer – Dois IdiotasFelipe Vieira de Galisteo – Jogo da Memória
Melhor TrilhaGuilherme Michaelsen – Dois IdiotasGustavo Finkler – Ouvindo CoisasPaulo Balardim e Carolina Garcia – Encantadores de HistóriaSimone Rasslan, Álvaro RosaCosta e Ronald Radde – Histórias da Bruxa Boa
Melhor DramaturgiaDaniel Colin – Jogo da MemóriaGiovana de Figueiredo – Dogs - A Cachorrada
Melhor ProduçãoCarolina Garcia – Encantadores de HistóriaEllen DÁvila – Histórias da Bruxa Boa e Os SaltimbancosRaquel Grabauska – Ouvindo CoisasRodrigo Marquez – Jogo da Memória
*Estão abertas as inscrições para o curso de arbitragem, que será realizado em abril, maio e junho. O objetivo é instrumentalizar adeptos do futebol a trabalhar com arbitragem de forma educativa e, dessa forma, arbitrarem os campeonatos municipais das categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). Os interessados devem se inscrever pessoalmente na Gerência de Futebol da SME, na avenida Erico Verissimo, 843, Bairro Menino Deus, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
As vagas são limitadas a 70 pessoas maiores de 18 anos. É necessária a apresentação de documento de identidade no momento da inscrição. O curso terá aulas teóricas (primeira parte) e práticas (segunda etapa) e será ministrado por árbitros filiados ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (Safergs) e professores de Educação Física da SME. Os alunos que tiverem 70% de freqüência na parte teórica e na prática de arbitragem receberão certificados.
Mais informações pelo e-mail futebol@sme.prefpoa.com.br e no fone 3232-4234, das 9h às 12h e das 14 às 18h.
*Estão abertas as inscrições para as diversas atividades da Unidade Recreativa Parque Alim Pedro da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), que oferece gratuitamente à comunidade do Bairro Iapi atividades de ginástica, terceira idade, orientação para caminhadas, recreação, dança e escolinhas esportivas de futebol, vôlei e basquete. As inscrições são no local (Avenida dos Industriários, sem número) ou pelo telefone 3362-5923.
*A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) mantém abertas as pré-inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano. O cadastramento dos interessados será feito até a abertura oficial do período de matrículas, previsto para maio. O ProJovem Urbano é destinado a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, mas saibam ler e escrever.
Gerenciado na Capital pela SMJ, o programa é mantido com verbas federais e tem como objetivo principal reintegrar ao sistema de educação formal jovens que abandonaram os estudos antes de concluir a 8ª série. Os alunos também recebem formação profissional, iniciação à informática e bolsa-auxílio de R$ 100. O ProJovem Urbano é uma das ações do programa Gurizada Cidadã.
As pré-inscrições do ProJovem Urbano podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-1724 ou 3289-1728. Dúvidas são esclarecidas pelos fones (51) 3289-1787 e 0800-722-7777. O horário de atendimento é das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Na SMJ (rua dos Andradas, 680), o atendimento é feito de terça a sexta-feira, no mesmo horário.
*O Atelier Livre está abrindo editais para artistas que queiram ministrar cursos e ou participar do Festival de Arte Cidade de Porto Alegre 2009. As inscrições para o festival vão até 3 de abril.
*O Telecentro de Formação de Monitores abriu inscrições para o curso Informática Básica e Inclusão Digital. Serão cinco turmas, nos turnos da manhã e tarde, incluindo horário especial para idosos. A iniciativa é do programa Telecentros, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), em parceria com a Fundação Pensamento Digital. Inscrições devem ser realizadas das 8h30 às 18h, no telecentro de Formação (rua João Alfredo, 607, bairro Cidade Baixa).
A média mensal de alunos formados no telecentro de Formação é de 41 pessoas. As aulas serão de segunda a quinta-feira. São duas turmas de manhã e três à tarde. Segundo a coordenação do programa, a média de acesso à Internet, em horários livres, é de 376 usuários por mês. Aos estagiários das unidades também é exigido o curso de formação em informática. O objetivo é capacitá-los a ensinar noções básicas de informática aos usuários das unidades.
Atualmente há 36 telecentros em funcionamento na Capital, reunindo ao todo cerca de 400 computadores. A manutenção dos equipamentos e a conexão com a rede de fibra óptica são responsabilidade da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa). O calendário dos cursos gratuitos de informática nos outros telecentros está sendo definido conforme a necessidade de cada região.
Programa Telecentros - O objetivo é promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias da informação. Os telecentros funcionam em parceria com a comunidade e apoio de empresas privadas. O Plano de Inclusão Digital, com telecentros em diferentes pontos da cidade, promove iniciação à informática e oferce noções de cidadania, além de orientações sobre o bom uso de ferramentas como a Internet.
Os telecentros estão incluídos no Programa Segurança Cidadã, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). O objetivo é retirar os jovens das ruas e combater a violência e a criminalidade por meio da inclusão digital.
Cursos de Informática Básica/Inclusão Digital
Manhã Terceira idade: 9h as 10h30, segunda e quarta-feira,Básico (todas idades): 10h as 11h30, terça e quinta-feira.
TardeTerceira idade: 16h as 17h30, segunda e quarta-feira,Básico 1 (todas as idades): 13h30 as 15h, terça e quinta-feira,Básico 2 (todas as idades): 16h as 17h30, terça e quinta-feira.
*Lançada durante a Semana de Porto Alegre, no Paço Municipal, a exposição virtual “Centro Histórico: Um bairro, muitos olhares” pode ser acessada pelo site do Viva o Centro. Organizada pela prefeitura, através da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e Coordenação de Comunicação Social (CCS), a mostra apresenta os locais do centro mais lembrados pelo público.
A idéia surgiu na Feira do Livro do ano passado, quando o estande da prefeitura teve como tema o programa Viva o Centro, gerenciado pela Secretaria do Planejamento. Os visitantes deixaram centenas de sugestões sobre locais, passeios e programações relativas ao Centro.
A CCS selecionou os locais mais lembrados pelo público e os fotógrafos do setor fizeram as 21 fotos da exposição. Cada foto é acompanhada por uma mensagem deixada no mural do estande.
A Pé - No sábado, 28, a prefeitura iniciou a programação 2009 do roteiro Viva o Centro a Pé, caminhada orientada por pontos históricos e tradicionais. Devido à grande procura, a caminhada teve que ser dividida dividida em dois grupos de 150 pessoas cada um. O grupo orientado pelo arquiteto Luiz Merino subiu o Viaduto Otávio Rocha e o grupo do professor Cláudio Calovi seguiu pela Borges por baixo do Viaduto Otávio Rocha. Ambos finalizaram com um visita interna no Paço Municipal, com a presença do vice-prefeito, José Fortunati e do secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely, onde foi apresentada a exposição virtual sobre o centro histórico.
*Nos próximos dias 1°, 2 e 3 de abril será realizada uma "peneira", seleção para a formação do time de futebol de campo da Redenção, a ser composto apenas por nascidos em 1994, 1995 e 1996. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão portar documentação e material esportivo básico para futebol: chuteiras ou tênis, meiões e calção.
A seleção começará às 14h, no campo do estádio Ramiro Souto, localizado dentro do Parque Farroupilha. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3114-4877, com o professor Jaime, ou na secretaria do Parque, somente das 9h30 às 12h e das 13h30 as 18h.
*A Feira de Economia Solidária Porto Alegre será realizada atpe sábado, 4, no 4º quadrante do Mercado Público Central, com organização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). A feira funcionará das 9h às 19h e terá participação das regiões com apoio dos Núcleos Gestores de Governança das Regiões da Capital.
Em 2008, a feira passou de duas para seis edições. Os artesãos têm investido em matéria-prima de melhor qualidade, agregando valor aos produtos comercializados, conquistando mais clientes e aumentando os lucros. Os programas Porto da Inclusão, Porto Alegre da Mulher, Entrada da Cidade e Cresce Porto Alegre têm várias ações, como fomento ao artesanato e à qualificação profissional.
Os grupos que quiserem participar das Feiras de Economia Solidária Porto Alegre poderão entrar em contato pelo fone 3289-4712 ou na Supervisão de Economia Solidária da Smic, na Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim.
*As inscrições para o Curso Básico de Primeiros Socorros do Hospital de Pronto Socorro (HPS) estão abertas para a comunidade em geral. A ideia do treinamento é capacitar o maior número de pessoas com o objetivo de um atendimento básico adequado a vítimas de trauma e outras situações de urgência. Serão abordados temas como avaliação e manejo da vítima de trauma, choque elétrico/queimaduras, ferimentos, intoxicações, além de mordidas e picadas com animais. Estão na pauta também desmaios/convulsões, acidente vascular celebral e parada cardiorrespiratória.
O curso será no sábado, 4, no auditório do hospital, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30, com a coordenação das enfermeiras Andréia Pereira e Maria Augusta Soares e o médico João Carlos Guaragna.
Os interessados devem procurar as 50 vagas oferecidas na Direção Científica do HPS, 6º andar, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. O custo é de R$ 45,00.

segunda-feira, março 30, 2009

*O Grupo Bandeirante de Comunicação no Rio Grande do Sul contratou o jornalista Sérgio Stock (ex-Record e RBS) para comandar o novo telejornal da emissora. O ‘RS Acontece’, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 8h10, tem estreia programada para o dia 6 de abril. Conforme antecipado por Coletiva.net, a atração trará as principais notícias do dia, informações sobre tempo, trânsito, prestação de serviço, esporte, economia, direitos do consumidor, comportamento, entre outros assuntos.
Sérgio já atuou em rádios no interior e, hoje, mantém sua própria empresa de comunicação, a Sérgio Stock – Expressão Verbal. No ano passado, o jornalista esteve à frente do programa ‘Rio Grande no Ar’, da TV Record (que passou a ser comandado por Farid Germano Filho), e depois assumiu a apresentação do ‘Rio Grande S.A’. “Escolhemos o Sérgio pela sua vasta experiência em apresentação de TV e, em especial, em jornais matinais”, diz o diretor de jornalismo da Band, Renato Martins, que garante que, futuramente, Sérgio apresentará outros programas e colaborará em outros produtos da emissora, inclusive no radiojornalismo.
O jornalista se disse lisonjeado pelo convite, principalmente por se tratar de um novo projeto. “A emissora demonstra que confia no meu trabalho. O desafio é grande e espero não decepcionar. O objetivo será o de levar ao telespectador a melhor informação", completa o jornalista que começa o trabalho na casa nova já nesta sexta-feira, dia 27.
Sérgio dividirá a bancada com a também jornalista Fernanda Farias, que completa cinco anos na Band, como repórter, apresentadora e editora. Para o novo jornal, mais de 15 profissionais estão sendo contratados, entre redação e técnica. “É uma resposta que a Band quer dar no meio dessa crise, vencendo os aspectos psicológicos do mercado que anda tão recessivo”, afirma o diretor-geral do Grupo no Estado, Leonardo Meneghetti. Para ele, “investir quando os outros recuam é um ato de coragem, mas também de muito planejamento e confiança na força do nosso jornalismo, que abre este novo espaço local na grade da televisão”.
Também vão participar do novo programa, em quadros especiais, os jornalistas Oziris Marins, Affonso Ritter, João Garcia, Carolina Aguaidas, Leonardo Lara e Gustavo Berton. A produção prevê dentro deste novo programa quadros de consultoria com temas específicos, com os especialistas Fernanda Guimarães, Daisson Portanova, Everton Lopes e Ana Cássia Hennrich. Para o novo telejornal, a Band prepara um moderno cenário, que está sendo produzido pela cenografia da Band, em São Paulo, dentro do padrão nacional de toda a rede. (Coletiva.Net)

Nesta terça-feira inicia a votação do melhor petisco
de Porto Alegre é o Boteco Bohemia 2009!
Venha nos visitar e prove nosso petisco
MISERICÓRDIA!!!

Toda quarta-feira no Café Santo de Casa
promoção HORA EXTRA.
Você bebe 3 chopes e o 4º é por nossa conta.

Sábado dia 4 de abril
FESTA HOUSE FRIENDS
Confira!-- Café Santo de CasaCasa de Cultura Mario QuintanaAndradas 736 • 7º andar(51) 3226.0789 • 3228.8194http://cafesantodecasa.blogspot.com/



*Dando continuidade ao Projeto A Hora do Bicho, no mês de abril a vez é do tucanuçu, espécie de tucano ameaçada de extinção, na categoria vulnerável. A destruição das florestas e à caça para confecção de troféus e amuletos têm sido os maiores vilões no processo de extinção dessa espécie.
Este Projeto, promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, visa divulgar espécies que fazem parte do acervo do Parque Zoológico, buscando a conscientização da sociedade, sobre a importância da preservação e conservação da fauna, tanto nativa como exótica.
O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 apoiando a coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico, tendo divulgado em suas edições anteriores espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).


Tucanuçu
Esta é a maior espécie de tucano. O bico é a sua principal característica, útil para apanhar e descascar frutos e para intimidar outros animais. Os tucanos vivem em bandos, porém separam-se aos pares na época da reprodução. Fazem seu ninho em ocos de árvores ou em galerias de barrancos. Quando alimentam-se de frutos , os tucanos regurgitam a semente e, com isso, ajudam no plantio de árvores de mata nativa.
Sua reprodução ocorre no final da primavera. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos e o casal se reveza no choco. Os filhotes, quando nascem, têm um bico imenso e um corpo pequeno e só abrem os olhos após 3 semanas. Saem do ninho com aproximadamente seis semanas.
O Zoológico gaúcho mantém um casal e três filhotes num recinto amplo.

Espécie: Ramphastos toco
Família: Ramphastidae
Ordem: Piciformes
Incubação: 17 dias
Alimentação: Frutos, insetos e pequenos vertebrados
Habitat: Florestas, campos e cerrados.
Distribuição: América do Sul
Charges de Benett (Diário do ABC), Bennet (Gazeta do Povo, PR), Pelicano (Bom Dia, SP) e Bessinha e Gersus, em A Charge Online.














*Inicia em abril a 6ª edição do "Microsoft Students to Business (S2B)", programa gratuito de capacitação de estudantes na plataforma .NET. O programa é organizado pelo Centro de Inovação Microsoft-PUCRS e formará profissionais nas trilhas de Desenvolvimento de sistemas, Infraestrutura de redes
e Banco de dados. Podem participar todos os universitários e estudantes de ensino médio. O S2B conta com três etapas de capacitação e provas classificatórias e eliminatórias.
Informações adicionais e inscrições, até 2 de abril, pelo site http://www.programas2b.com.br/.
*AFaculdade de Farmácia da PUCRS recebe, até 10 de abril, inscrições para o curso de especialização em Farmacotécnica Homeopática. Destinado a farmacêuticos e farmacêuticos industriais, tem como objetivo capacitar tecnicamente esses profissionais para atuarem com excelência junto às farmácias de manipulação homeopáticas e indústrias farmacêuticas homeopáticas, por meio do desenvolvimento, aprofundamento e atualização de seus conhecimentos, capacitando a integração de equipes multidisciplinares. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde, com início em 29 de maio.
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3933, pelo site www.pucrs.br/farmacia ou diretamente na secretaria da Faculdade, no 2º andar do prédio 12A, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
*Adultos que tenham interesse em realizar alguns dos sacramentos da iniciação cristã como o batismo, crisma ou eucaristia, têm até o dia 8 de abril para se inscrever no projeto "Creio em Ti - Iniciação para os Sacramentos". O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS realiza encontros semanais de preparação, às segundas-feiras, das 12h às 13h, às terças-feiras, das 18h às 19h e quintas-feiras, das 18h20min às 19h20min. Podem participar alunos, professores, técnico-administrativos e diplomados pela Universidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página www.pucrs.br/pastoral/inscr-creio-ti.php. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4027, ou no endereço citado.
*"Mudanças na Lei das Sociedades por Ações" será o primeiro tema do "Seminário de Contabilidade", promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face). A atividade será realizada no dia 4 de abril, sábado, das 9h às 12h, no auditório do 9º andar do prédio 50 (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). O ministrante será um auditor-sênior da Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes.
A atividade é aberta à comunidade acadêmica e externa, sem inscrições prévias. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3547.
*As atividades do projeto Sobremesa Musical serão retomadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de abril. Na ocasião, a Orquestra Filarmônica da PUCRS, regida pelo maestro Frederico Gerling Jr., executará obras como a abertura da ópera "As alegres viúvas de Windsor", de Carl Otto Nicolai e "Ballet da Ópera Fausto", de G. Gounod, entre outras. A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical.
Outras informações e sugestões para as próximas apresentações podem ser enviadas pelo
site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
*A Faculdade de Biociências da PUCRS promove o curso "Natureza em Foco", que propõe ensinamentos da técnica básica de fotografia. A atividade será realizada de 31 de março a 23 de abril, nas terças, quartas e quintas-feiras. Também estão programadas duas saídas de campo nos dias 4 e 18 de abril.
O evento é destinado aos alunos de graduação em Ciências Biológicas e áreas afins. Informações complementares e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre), pelo site http://http;/www.pucrs.br/cursoseeventos e no e-mail proex@pucrs.br.
*A Faculdade de Direito tem inscrições abertas para a 3ª edição do Grupo de Estudos de Direito, Economia e Mercado. O objetivo é conhecer e aprofundar as relações entre direito, economia e mercado, com ênfase nos instrumentos contratuais, no mercado financeiro e de capitais.
A atividade será realizada de 8 de abril até 24 de junho, nas quartas-feiras, das 18h30min às 19h30min. Informações complementares e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre), pelo
site http://http;/www.pucrs.br/cursoseeventos e no e-mail proex@pucrs.br.

Aniversariantes do dia 30 de Março

Hoje Eric Clapton faz 64 anos, Vera Zimmerman 45, Celine Dion 41 e Mary Terezinha 61.