Translate

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Terminalidade da vida, cuidados paliativos e ortotanásia; direito dos pacientes, vulnerabilidade e dignidade humana; pesquisas com células-troncos, seres humanos e animais; responsabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações. Essas serão algumas das discussões propostas pelo novo curso de especialização em Bioética, que está com inscrições abertas. A atividade, interdisciplinar, é promovida pelo Instituto de Bioética da PUCRS e é inédita na modalidade de especialização no Estado.
Serão apresentas diferentes visões sobre o tema, como aspectos antropológicos, filosóficos, jurídicos, médicos, biológicos, teológicos e espirituais. "Debates como a ortotanásia ou o uso de animais em pesquisas necessitam discussões além da área da Medicina porque envolvem uma decisão social e moral, pertinente a todo cidadão responsável. As aulas são destinadas a profissionais de todas as áreas", explica a diretora do Instituto, Jussara de Azambuja Loch. A intenção, segundo Jussara, é instigar os alunos a formar e fundamentar opiniões sobre a Bioética e incentivar a argumentação e o raciocínio crítico. "Discutiremos todas as formas de vida ¿ ambiente e animais", complementa.
Para a coordenadora, Lívia Pithan, o curso consolida uma produção acadêmica sobre Bioética existente na Universidade há muitos anos, mesmo antes da criação do Instituto, que existe há três. "São conflitos que atingem toda humanidade, e por isso não podem ser tratados apenas por uma perspectiva disciplinar. Haverá troca de conhecimento entre docentes de diferentes áreas, não apenas entre aluno e professor. Esta especialização promove o encontro de várias disciplinas", explica.
A duração do curso é de um ano. Os encontros têm início em 15 de abril e ocorrerão às sextas-feiras a noite e aos sábados pela manhã e tarde, com uma semana livre ao mês. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/ib, no link "Especialização em Bioética". Informações complementares pelos telefones (51) 3320-3679 ou (51) 3320-3727.

Nenhum comentário: