Translate

sexta-feira, agosto 22, 2014

George Grace em Porto Alegre, em janeiro de 1942: para entrar na História do Jiu-Jitsu



Em janeiro de 1942 Porto Alegre tinha cerca de 300 mil habitantes, e já era a terceira mais importante capital brasileira. Um grande número de atividades esportivas eram praticados na cidade, especialmente no Estádio América, situado na avenida Borges de Medeiros e palco de variados gêneros de lutas marciais - judô, karatê, boxe, luta-livre e jiu-jitsu, especialmente. Lutadores argentinos, uruguaios e paraguaios vinham especialmente para se apresentar aqui, aplaudidos por um grande e apaixonado público.
No final de 1941 e início de 1942, época da Segunda Guerra Mundial, um dos integrantes da família Grace veio a Porto Alegre para se apresentar no América, em uma série de lutas: era George Grace, que desafiou e enfrentou outros expoentes do jiu-jitsu local. George era campeão brasileiro e a família Grace - os pais do jiu-jitsu brasileiro - já eram uma lenda dos esportes marciais, lenda que só fez crescer até hoje. De origem escocesa, originários de Belém do Pará, os Grace radicaram-se no Rio de Janeiro e formaram gerações de lutadores. Hoje são legendas internacionais e treinam atores de Hollywood que protagonizam filmes de ação.
Nesta reprodução do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, edições de janeiro de 1942, noticia-se a presença de George Grace e o privilégio de se assistir "um dos maiores espetáculos do gênero até agora realizados nesta capital."

Nenhum comentário: