sábado, agosto 04, 2018


A primeira partida de futebol a cores da tevê brasileira: Caxias e Grêmio


A tarde do dia 20 de fevereiro de 1972, um domingo, marca a primeira transmissão televisiva pública e regular de um jogo de futebol a cores no Brasil. E mais uma vez a primazia coube ao Rio Grande do Sul, em um amistoso entre os times da Associação Caxias de Futebol, o Caxias, e o Grêmio Futebol Portoalegrense. O local era a chamada Baixada Rubra e o público, em grande parte formado por turistas que visitavam a décima segunda Festa da Uva, iniciada no sábado, foi considerado excelente. A partida, porém, não foi lá essas coisas, com o Caxias mostrando até uma certa superioridade sobre o tricolor e tendo mais chances reais de abrir o placar. Associação Caxias que era o resultado da recente fusão do Juventude com o Flamengo local, desfeita três anos depois.
O Grêmio – que havia três anos não ganhava o campeonato gaúcho – teve então a sua bela camisa vista pela primeira vez a cores nas telinhas e nas telonas dos pesados televisores a válvulas da época. E não só no Rio Grande do Sul como em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, locais em que o jogo foi retransmitido pelas TVs Rio de Record – afinal, era um momento de modernidade para as telecomunicações tupiniquins e uma conquista do chamado Milagre Brasileiro.
A transmissão pioneira foi da Tevê Difusora, canal 10, hoje Bandeirantes de Porto Alegre, sendo acompanhada pelos poucos privilegiados que haviam comprado os então caríssimos aparelhos a cores. Transmissão pública colorida em caráter nacional que, aliás, iniciou lá mesmo em Caxias do Sul, pela mesma Difusora, no dia anterior, na abertura da décima segunda Festa da Uva, embora ela tenha existido, de forma experimental, no início dos anos sessenta e durante a Copa do Mundo no México. A propósito, Médici era gaúcho e gremista e seu ministro das Comunicações, Higyno Corsetti, era, além de gaúcho, caxiense de nascimento.
O histórico mas pouco emocionante embate sem gols entre o clube da capital e o do interior talvez tenha passado despercebido pelos seus protagonistas e remanescentes, os gremistas treinados pelo velho Oto Glória: Deca, Espinosa, Ancheta, Beto, Everaldo, Jadir, Dacunto, Torino, Flecha, o argentino Oberti, Caio, Mazinho e Loivo. Os caxienses Nadir, Luis Alberto, Roberto, Antonio Carlos, Paulinho, Zangão, Ênio Chaves, Sidnei, Osvaldo, Fernando e Técchio, todos comandados pelo técnico Pedro Figueiró. A arbitragem daquele 20 de fevereiro de 1972 foi de Agomar Martins, auxiliado por Zeno Barbosa e Airton Bernardoni.

Nenhum comentário: