quinta-feira, maio 08, 2008

Hoje, a rendição nazista

Hoje, dia 8 de maio, para quem se liga em História, é a data da rendição oficial da Alemanha nazista para as forças aliadas - 8 de maio de 1945. A guerra ainda prosseguiria, entre Estados Unidos e Japão, que só se rendeu em agosto, depois da explosão daquelas duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e a outra, três dias depois, sobre Nagasaki.
A Alemanha se reergueu e hoje é uma das grandes potências mundiais. Em dez anos já estava em melhor situação econômica do que a Inglaterra, uma das potências vencedoras. É por isso que a gente tem que respeitar a alemoada e sua imensa capacidade de trabalho. O que seria, por exemplo, do Rio Grande do Sul sem os imigrantes que para cá vieram?
A propósito: o Jardim Botânico, especialmente em sua parte alta, já se chamou Vila Russa. Dizem que havia uma colônia de russos instalada aqui. Mas há poucos dados a respeito e até o historiador que faz o "Almanaque Gaúcho", da Zero Hora, diz quase nada saber a respeito. Porém esses russos do JB (então a "Várzea de Petrópolis") vieram bem antes da Segunda Guerra. Onde estão seus descendentes?

Nenhum comentário: