sábado, junho 14, 2008

Coca-Cola, em seu início no Brasil


1943: o Brasil tinha pouco mais de 40 milhões de habitantes e Porto Alegre somava apenas 300 mil. O presidente do Brasil era Getúlio Vargas, a Segunda Guerra Mundial estava no seu auge - e, pela primeira vez, os Aliados impunham sérias derrotas às forças do Eixo.
O Jardim Botânico, coitadinho, ainda era chamado de Vila Russa, em razão das famílias de imigrantes eslavos que se estabeleceram aqui - e tinha muitas casas de madeira, muitas chácaras de agrião e de flores e ruas de terra batida que inundavam nos períodos de chuva.
Apenas um ano antes a Coca-Cola chegara com força ao Brasil, passando a anunciar pesadamente na mídia (não se empregava tal termo então), em especial na revista Seleções de Readers Digest, aquela de propaganda norte-americana, anti-comunista e que, hoje, está longe de ser o que foi nos anos cinquenta, sessenta e setenta, época em que chegava aos mais distantes rincões do País.

A Coca-Cola, até pouco tempo, era a marca mais valiosa do planeta. Hoje está em quarto lugar - o primeiríssimo é do Google, o que mostra uma radical mudança dos tempos.

Na reprodução acima, um anúncio da Coca publicado em uma das revistas Seleções do ano de 1943.
Clique na imagem para vê-la melhor, ampliada.

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