Translate

sexta-feira, julho 31, 2009

*A Hora do Bicho, projeto promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, divulga a Lhama como o bicho do mês de agosto, uma das espécies do acervo do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul.
A lhama e um mamífero ruminante da América do Sul. É um animal geralmente dócil e obediente, com pelagem longa e lanosa, o que lhe protege do frio. A sua presença sempre foi fundamental para a vida do homem andino, como meio de transporte de carga, produção de lã, carne e couro. Formam grandes rebanhos, sendo um macho dominante e um grupo de fêmeas e crias. O resto dos machos se conserva num rebanho à parte.
O seu habitat é a Cordilheira dos Andes.
É uma espécie que se reproduz com facilidade e após 11 a 12 meses de gestação, nasce uma cria com os olhos bem abertos e coberta de pelos, que é desmamada entre 6 a 12 semanas.
Embora o homem se sirva destes animais, não é necessário mantê-los nem dar-lhes abrigos. Entretanto, esta espécie não pode ser explorada em demasia, sob risco de ser dizimada.

O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 apoiando à coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
O Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).

Saiba mais:
Espécie: Lama glama
Família: Camelidae
Ordem: Artiodactyla
Gestação: 348 a 368 dias
Alimentação: Herbívora
Habitat: Montanhas
Distribuição: Peru, Bolívia, Chile e Argentina

Nenhum comentário: