segunda-feira, agosto 06, 2018


O primeiro jogo de futebol na neve no Brasil foi em Caxias do Sul



Jogar futebol em um campo coberto por neve parece ser coisa do Leste europeu e não de um país tropical – ou subtropical, no caso do Rio Grande do Sul – como o Brasil. Mas aconteceu, e foi na serra gaúcha, mais precisamente em Caxias do Sul, no dia 17 de julho de 1975, uma quinta-feira. O local do jogo – um casual amistoso entre o Juventude e o Internacional de Santa Maria – foi o estádio Alfredo Jaconi, a casa do esmeraldino caxiense, com um público tão diminuto que dava para contar nos dedos, apesar de ninguém pagar pelo ingresso. Diminuto e corajoso para enfrentar a temperatura de dois graus negativos que fazia naquela noite na antiga Pérola das Colônias.
A partida, por si só insignificante, já que os dois times não participavam do Gauchão daquele ano, acabou se tornando notícia no Brasil inteiro, com fotos estampadas em muitos jornais. O Juventude venceu a partida mas a sensação foi mesmo o espetáculo dos 22 jogadores e do juiz patinando em uma camada de cinco centímetros de neve, tão bonita e inédita que alguns torcedores chegavam a dizer, ao ver o bailado dos atletas, “que pena, vão estragar tudo!”.
O Correio do Povo do dia seguinte comentou “o inédito futebol na neve”: “No início da partida os jogadores chutavam a bola e a neve também, e o tapete começou a receber manchas verdes, mas estas não persistiam muito porque a neve continuava a cair, persistindo durante todo o jogo. A temperatura estava a dois graus abaixo de zero. Nas arquibancadas do estádio Alfredo Jaconi, nenhum torcedor; nas sociais, alguns poucos. Muitos foram embora no final do primeiro tempo: estava muito frio e já tinham visto a primeira partida de futebol na neve do Brasil. O Juventude venceu o amistoso por 2 a 0, gols de Assis e de Silva. O espetáculo, como futebol, não agradou. Os jogadores escorregavam e patinavam muito. Afinal, nenhum tinha experiência em campo de neve.”


Nenhum comentário: