terça-feira, fevereiro 22, 2011

*O prefeito José Fortunati aceitou o convite do presidente da Rede Metrópolis e da Região de Ille de France, Jean-Paul Huchon, para Porto Alegre sediar o 10º Congresso Mundial da Rede Metrópolis, evento internacional marcado para o período de 23 a 26 de novembro. Originalmente, o evento seria realizado na Cidade do Cairo, mas, tendo em vista os últimos acontecimentos no Egito, o congresso foi cancelado.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17, em Barcelona, quando Huchon revelou que o convite encaminhado à Prefeitura de Porto Alegre se justifica “pelo constante envolvimento em políticas públicas inovadoras” da capital gaúcha. O congresso terá como tema principal ‘Cidades em Transição’ e trará a reflexão sobre os eixos temáticos de Crescimento Urbano e Planejamento, Governança e Qualidade de Vida, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade e Inovação e Mobilidade.
Segundo os organizadores do congresso, o atual contexto em constante evolução traz a necessidade de se revisar as políticas urbanas empreendidas até o momento e de aplicar soluções criativas e sustentáveis sob um novo paradigma que melhore a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Com a participação de mais de 100 cidades-membros de todo o mundo, a Rede Metrópolis funciona como um fórum internacional que discute questões comuns de grandes cidades e regiões metropolitanas. A rede tem como alguns de seus objetivos promover a troca de informações, fomentar a inovação para resolver problemas dos aglomerados urbanos e contribuir para a governança metropolitana.
Sediada em Barcelona, a Rede Metrópolis foi fundada no ano de 1985. Além da cidade de Porto Alegre, que faz parte da rede desde 2005, participam representantes de mais de 100 grandes cidades de todos os continentes, com mais de um milhão de habitantes, como Barcelona, Sydney, Moscou, Dubai e Bogotá. As principais atividades da organização são: congressos, comissões, assistência técnica, treinamento e publicações. COLETIVA

Nenhum comentário: