quinta-feira, junho 06, 2013

A maior construção da avenidA

O Hospital Psiquiátrico São Pedro foi o primeiro hospital psiquiátrico de Porto Alegre. A construção do prédio foi iniciada no ano de 1879, tendo a primeira parte sido finalizada em 1884; o último pavilhão foi inaugurado apenas em 1903. A inauguração do hospital ocorreu em 29 de junho de 1884, no Dia de São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, e recebeu visitas ilustres, como a da Princesa Isabel.
Foi considerado um grande avanço para a época, visto que pessoas com problemas psíquicos eram então encarceradas em presídios. Chegou a ter cinco mil internos, mas está em estado de abandono e vem sendo desativado por motivo da atual preferência por estabelecimentos menores para este fim.
Em julho de 2007, cogitou-se utilizar os antigos casarões do hospital para abrigar um centro tecnológico. Representantes da empresa Dell Computers chegaram a visitar o local. A proposta não foi levada adiante pelo governo do Estado pela repercussão negativa da iniciativa. Entidades ligadas à área da saúde defendem que a área seja mantida como polo de saúde mental.
Em 29 de junho de 2009, no aniversário de 125 anos do hospital, a então governadora Yeda Crusius recriou uma força-tarefa para analisar formas de recuperar o prédio histórico de 12 mil metros quadrados. Em 2007, a estimativa era de que seriam necessários R$ 30 milhões para a reforma.



Nenhum comentário: