sábado, maio 10, 2014

Caso Carlinhos e as semelhanças com o caso Bernardo: em 1973 o desaparecimento de um menino galvanizou as atenções do País


Ainda mais rumoroso que o caso do Menino Bernardo foi o chamado "caso Carlinhos", o desaparecimento e possível morte de um menino carioca de 12 anos e que rendeu - durante muito tempo - centenas de matérias na imprensa, naquele distante anos de 1973 - portanto, há 40 anos. Em uma época em que os meios de comunicação sofriam com a forte mordaça da censura do governo ditatorial (governo Médici), o sumiço e os desdobramentos do episódio galvanizaram a atenção do Brasil, até porque a vítima, assim como Bernardo, era um garoto bonito e de classe média, além de loiro e sorridente. Mas, ao contrário do que está acontecendo em Três Passos, a polícia nunca encontrou os culpados ou sequer o corpo do menino. O próprio pai foi acusado, negando a autoria, é claro. Inúmeras pessoas, na tentativa de aparecer, alguns com problemas mentais, tentaram até mesmo assumir a culpa, criando versões fantasiosas que alimentavam fartamente as páginas dos jornais - como se vê nesta reprodução de uma matéria do Correio do Povo, de Porto Alegre. Há quem pense que o Carlinhos não morreu e que está vivo em algum lugar do Brasil. Se isso se fato ocorrer, terá agora mais de 50 anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A pergunta que me faço... por que ninguém foi mais a fundo para tentar resolver o caso uma vez que todos ainda estão vivos? E também sobre a arcada dentária se Laudelino corresponde a ela, hoje em dia os testes de DNA são imensamente mais eficazes para saber se realmente não é ele o menino sequestrado.