sábado, abril 26, 2008

A podridão das águas

Se há um bairro que torce por uma boa chuvarada, este é o Jardim Botânico. Como nos últimos anos, que foram secos, a nossa água do DMAE simplesmente está intragável, tão fedorenta, tão pestilenta, que até para escovar os dentes já fica ruim. Beber, então, chega a causar repugnância. O gosto é de pó de gafanhoto e nem fervendo melhora. Em toda Porto Alegre, não há nada semelhante.
Dizem os técnicos que o problema são as algas que se acumulam no Guaíba, por força da baixa do nível das águas. Considerando que a nossa captação (altura do bairro Navegantes) é feita nesse imensa cloaca que é o hoje "lago" (frescura, pois para mim continua a ser um rio), até que não é de estranhar. O que eu acho estranho, isso sim, é que, passados vários anos, não tenham desenvolvido uma tecnologia para dar fim ao problema. Chega a ser suspeito. Até parece que querem que a gente beba H2O da pior qualidade.
Felizes estão os comerciantes que vendem água mineral. Estão faturando alto, entregando a domicílio os recipientes de 20 litros. Vamos ver se a coisa melhora com alguns dias de chuva, embora se anuncie que este outono vai ser ainda mais seco do que os anteriores. Haja estômago.(ConselheiroX)

Nesta visão, a Ipiranga, quase na esquina com a Barão do Amazonas. Todo o bairro sofre com o gosto e o cheiro de uma água que deixa muito a desejar.

Nenhum comentário: