sábado, junho 07, 2008

Ruas Roque Gonzalez e Afonso Rodrigues: a homenagem aos primeiros mártires do RGS










Veja aqui o porquê da sua rua se chamar assim (continuação):

RUA 8 DE JULHO - (a rua do fim da linha da lotação Santana e que segue do Shopping Bourbon até a Salvador França).
Não se sabe exatamente o porquê de tal nome (nem mesmo a Câmara Municipal consegue informar). De qualquer modo, o dia 8 de julho é o dia do padeiro, o dia de São Nunca (quando podem acontecer coisas impossíveis) e também o Dia da Ciência.
A data marca o nascimento da atriz Angélica Houston (foto ao alto), em 1951, e do ator Procópio Ferreira, em 1898.

RUA ROQUE GONZALEZ ( a do colégio Otávio de Souza) - Gonzalez foi declarado santo pelo Papa João Paulo II, em 1988, durante sua visita ao Paraguai. Roque, e seu companheiro Afonso Rodrigues e João de Castilhos. também declarados santos, (gravura) foram mortos pelos índios guaranis em 15 de novembro de 1628. Roque tinha então 52 anos. Jesuítas, os três catequisaram os índios e fundaram várias reduções no Paraguai, Argentina e Brasil, mas acabaram atraindo a ira dos nativos.
Segundo se sabe, Roque era filho de uma família importante de Assunção, e seus companheiros Afonso Rodrigues (outro nome de rua do Jardim Botânico) e João de Castilho vieram da Espanha. Roque, conta-se, morreu com uma pancada de machado de pedra na cabeça. Os corpos dele e de Afonso foram queimados pelos índios. Até hoje são considerados os primeiros evangelizadores do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: