quarta-feira, julho 02, 2008

A moderna igreja de São Luís

Padre Paulo, oficiando a missa, em um dia de comunhão (clique em cima da foto p/ ampliá-la)



Uma bela igreja (foto), com 540 metros quadrados, deverá surgir até o final do ano no Botânico, mais especialmente na rua Guilherme Alves, 574, ao lado da que hoje existe. Trata-se da nova igreja de São Luis Gonzaga, dirigida pelo padre Paulo Aloisio Unrath.

Os recursos para a construção são da prória paróquia e os demais provindos de doações e eventos promocionais realizados na comunidade. O projeto é dos arquitetos Maria Inês Bolson Lunardini e Ari de Oliveira e tem o mérito de ser o trabalho de conclusão do curso de Arte Sacra da Arquidiocese de São Paulo, onde recebeu um prêmio.
A paróquia São Luis (Tel.: 3336.1065) foi fundada em 15 de agosto de 1968 e sua construção também deveu-se, em grande parte, à colaboração da comunidade. Antes dela, os fiéis católicos do bairro costumavam frequentar a igreja de São Sebastião, na avenida Protásio Alves, ou então a de São Jorge, no Partenon.
Patrono da Juventude, italiano de nascimento, São Luis Gonzaga morreu aos 23 anos, no dia 21 (quando comemora-se o seu dia) de junho de 1591, como noviço da Companhia de Jesus (jesuítas). Isso aconteceu durante uma grande peste que assolou a cidade de Roma. Luís havia sonhado com a sua morte, e resolveu então ir à Cidade Eterna, dar asssistência às vítimas do contágio. De família nobre, costumava visitar doentes e encarcerados, tendo feito voto de castidade aos nove anos.

Nenhum comentário: