domingo, julho 06, 2008

Um novo banco para o Jardim Botânico?

Banco: será aqui?

*Finalmente, depois de dias nublados, cinzentos e úmidos, o sol apareceu, mudando o ânimo das pessoas. Coincide com o início do mês, o que sempre significa pagamento de salários e dinheiro no bolso.

* Vocês repararam o crescente número de empreendimentos que estão surgindo no Botânico? Na Barão dos Amazonas isso é ainda mais visível. A maioria são micro ou pequenas empresas, geralmente na área de prestação de serviços.

* Na Guilherme Alves, quase esquina com a Felizardo, abrirá, nesta segunda-feira, um restaurante, estilo familiar. Está localizado em uma casa, que foi toda reformada, e promete ser um ponto movimentado não só durante o dia como à noite. Atravessando a rua temos o Arado, o pub, que abre diariamente e já conquistou a sua clientela.

* Infelizmente, fechou aquela lan-house da rua Valparaíso, esquina com a Barão. O local era bem frequentado, mas talvez - uma opinião - o aluguel tenha comprometido o empreendimento.

* O Centro Comercial da Felizardo, defronte ao Condomínio, definitivamente já provou ser um bom ponto. Todas as lojas que se estabeleceram ali estão indo bem: a casa de carnes, a lan-house (que tem, entre outras coisas, um xerox de primeira qualidade), os salões de beleza.

* Esse Centro, para quem não se lembra, demorou a ser inaugurado. Mas, quando inaugurou, veio com tudo.

* A clínica de gerontologia, na Guilherme Alves, também parece estar indo bem. Discreta, sólida, bem localizada, recebe pessoas de outros bairros.

* O proprietário - ou talvez um deles - era um emérito médico da PUC, estudioso da velhice, e que faleceu naquele terrível desastre do avião da Gol, em São Paulo.

* Como nem tudo são flores, cresce a mendicância no bairro. Mas é assim em toda a parte.

* Quem investe em divulgação - e colhe os louros disso - é a professora Lalla Ghull, na rua Barão do Amazonas, 792, bem no coração do bairro. Ela agora está com aulas de Dança do Ventre - aulas particulares, e também avulsas. Também confecciona roupas sob medida. O telefone dela é 8424.2122 e 8428.4684.

* Não podemos esquecer do Stúdio Dança de Paulo Pinheiro, também na Barão. É um dos melhores e e mais conhecidos de Porto Alegre e já foi tema de uma extensa reportagem da TVE.

* Direção do Condomínio Felizardo Furtado, com seus 944 apartamentos, está alertando sobre os famosos telefonemas dos bandidos que dizem ter um filho ou parente nosso em seu poder, e exigem resgate. Geralmente os autores são presidiários e é tudo cascata - mas que amedronta, amedronta. O melhor é desligar de cara.

* Vocês já repararam que o Botânico está se transformando em um bairro canino? É tal a quantidade e diversidade de cães - de todas as raças, cores e tamanhos - que temos praticamente um mostruário do que existe de raças pelo mundo.

* O JB tem duas agências bancárias - a da Caixa Federal, no Bourbon Shopping, e o Itaú, na Barão. Mas há rumores, bem consistentes, de que um outro banco vai se instalar no bairro. O local seria aquele terreno na Barão, ao lado do Cavanhas, e bem pertinho do Itaú. Banco é assim: um gosta de ficar ao lado do outro. Bom.

* Bar do Paulão, que foi vendido para Elton, do Bora-Bora, continua com sua tradicional clientela. Muito antigo no bairro, o bar e armazém, na Valparaíso com a Terceira Perimetral, está localizado em uma zona de grande valorização.

* Aliás, o que se comenta é que os corretores imobiliários andam a mil pelo Botânico, fazendo propostas de compra a muita gente. Querem terrenos em que possa construir edifícios. Muita gente está vendendo, enquanto outros resistem, esperando uma valorização ainda maior.

* Pena que o HomeStore da Colombo, na Ipiranga, tenha saído do bairro. O que será que vem em seu lugar?
* Quem quiser iniciar a semana lendo um bom livro pode passar no Muitas Ondas, a locadora de livros e jogos da Felizardo, 351, onde também há café, petiscos e crepes.
* Turma de trilheiros e jipeiros continua se reunindo no Tia Zefa, outro ponto tradicional.

Nenhum comentário: