quarta-feira, julho 09, 2008

Otávio de Souza tem curso de informática gratuito aberto a qualquer interessado


Zilah: "Estamos oferecendo uma alternativa profissional".

Há questão de dois anos, quando ganhou dez computadores do Banrisul, a Escola Estadual Otávio de Souza (rua Afonso Rodrigues), no Jardim Botânico, pode deslanchar dois projetos que, na realidade, já estavam em curso desde 2004: o Projeto Informática Educativa e o Laboratório de Informática.
Embora pouco conhecidas do grande público, tais iniciativas contam com cerca de 20 alunos, a maioria moradores do próprio bairro. Devidamente orientados por professores especializados, eles estão aprendendo os princípios da computação e da Internet. Ou seja: se antes eram "analfabetos digitais", agora passam a ser incluídos no crescente contingente de pessoas que dominam uma ferramenta que está se tornando básica em todos os cantos do mundo. No Brasil, a venda de microcomputadores explodiu nos últimos anos, o mesmo acontecendo com o acesso à Internet, a rede mundial de computadores que iniciou no Brasil, de forma tímida, em 1995.
"A iniciativa foi nossa, e partiu do CPM, Clube de Pais e Mestres", informa a professora Zilah Carvalho, assistente financeira do colégio e ex-supervisora da Informática. "E estamos satisfeitos, temos muitas pessoas da Terceira Idade, tanto homens como mulheres, incluindo até motoristas de táxi. Na realidade, estamos oferecendo uma alternativa de formação profissional".
CARÊNCIAS - São duas modalidades de cursos, sendo que um deles é voltado exclusivamente aos alunos e professores da escola. O primeiro - aberto ao público - é o Curso Básico de Informática, dividido em dois módulos. O primeiro é constituído de introdução ao processamento, windons, world e internet. Já o módulo dois é calcado nas planilhas de cálculos, excel e power point (trabalho com sláides).
As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora e 40 minutos, e são, praticamente, gratuitas. "Pedimos apenas uma colaboração, já que temos poucos recursos", explica a professora Zilah.
Embora não sejam de última geração, os computadores do Otávio de Souza são modernos e, o melhor, estão todos conectados à Internet, em banda larga. Ou seja, não dependem de discagem telefônica e são de rápida navegação.
Os interessados - e ainda há vagas, nos três turnos - devem ir ao colégio nas quartas-feiras, em qualquer horário, conversar com a professora Isabel. "Se a pessoa não puder vir na quarta, pode vir outro dia e deixar suas informações e disponibilidades de horário", solicita Zilah.
Dirigido há seis anos pela professora Liramar Cortizo Garcia, o Otávio de Souza está desenvolvendo uma série de ações em diferentes áreas e driblando com criatividade a falta de recursos do ensino público. Recentemente, em abril, foi criado o blog do colégio - www.otaviodesouza.zip.net. Muito bem feito, com fartura de fotos, ele traz todas as informações necessárias aos pais e aos alunos - calendário escolar, cronogramas, histórico da escola, formas de avaliação etc. "Já tivemos mais de dois mil acessos desde a criação", garante a professora.
Quem fez o design do blog foi uma filha da professora Zilah, que é profissional nessa área e já organizou os blogs de personalidades globais, incluindo os "BBB" Alemão, Iris e Natália, entre outros. "Como a gente não tem recursos, apelamos para colaboradores e vamos superando as dificuldades", diz a professora Zilah.
FESTA JUNINA - Neste sábado, a partir das 13h30min, o Otávio de Souza realiza a sua festa junina - na realidade, julhina. Toda a comunidade está convidada.

SERVIÇO
Escola Estadual Professor Otávio de Souza - rua Afonso Rodrigues, 100 (transversal com a Guilherme Alves)
Tel.: (51) 3336-0769 - blog: www.otaviodesouza.zip.net

Nenhum comentário: