quinta-feira, agosto 14, 2008



* A 17ª edição do projeto Poemas no Ônibus e no Trem aceitará inscrições de 12 de junho a 18 de agosto de 2008, inclusive pela internet. Além utilizar os meios de inscrição tradicionais, diretamente no Centro Municipal de Cultura (av. Erico Veríssimo, 307) ou pelo correio, o público poderá acessar a página Secretaria Municipal da Cultura e ali encontrará as instruções necessárias.Informações pelo telefone (051) 3289-8074 e ainda pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.brDesde 1992, o projeto deixou os subterrâneos dos metrôs londrinos, onde nasceu, para a paisagem urbana porto-alegrense. O percurso completa exatos 16 anos, mais de 30 mil poemas participantes, 15 coletâneas e vários poetas revelados. O objetivo foi cumprido, a poesia está integrada ao cotidiano dos usuários do transporte coletivo, mas o concurso não parou no tempo. E as novidades surgem com a mesma intensidade com que as metáforas vão preenchendo o imaginário de quem lê as matrizes nos ônibus de Porto Alegre e nos trens da região Metropolitana.Clique aqui para ver o regulamento
* O projeto Histórias de Trabalho, da Prefeitura de Porto Alegre, chega a sua 15ª edição com a finalidade de recuperar uma parte da memória e do imaginário acerca do universo do trabalho através de textos e imagens produzidos pelos próprios trabalhadores.
As inscrições para o próximo Histórias de Trabalho acontecem entre 12 de junho e 29 de agosto de 2008. O concurso abrange seis categorias: 1) Histórias Verdadeiras;2) Histórias Inventadas; 3) Poesia; 4) Fotografia; 5) Ensaio Acadêmico; 6) Histórias em Quadrinhos e cartum.
Leia o regulamento atentamente antes de fazer a inscrição. A organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o regulamento e venham a ser anuladas.
Clique aqui para fazer a inscrição via internet.
Os trabalhos serão selecionados por uma comissão julgadora composta por 24 especialistas - três em cada categoria - e farão parte do livro Histórias de Trabalho 2008. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou pelo site da PMPA. Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita por três jurados, que escolhem por consenso ou por maioria de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Esses trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Para informações foi criado o endereço historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br. A Coordenação do Livro e Literatura do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3289.8072 ou 3289.8073.
* Em razão da grande procura, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre inscrições para a segunda turma da oficina de Poesia e Performance, com a escritora Telma Scherer. São dez encontros que ocorrem de 27 de agosto a 26 de setembro, quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, na sala 400 da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551).
A oficina tem por objetivo a produção textual do gênero poesia e a criação de performance para os textos produzidos, tendo como foco a produção poética para ser recitada. A atividade culmina com uma performance coletiva dos participantes, com apresentação aberta ao público. Inscrições e outras informações podem ser obtidas na Coordenação do Livro e Literatura, pelo telefone 3289-8072. A oficina é aberta ao público interessado, com idade mínima de 16 anos.
* Estão abertas as inscrições para o terceiro módulo do Curso de História do Cinema, direcionado aos professores do município e demais interessados. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Santander Cultural. O curso acontece neste domingo, 17, das 11h às 15h, na sala multimeios do Santander Cultural (Rua 7 de setembro, 1028). As inscrições para as 90 vagas disponíveis podem ser feitas por e-mail mailto:biblioteca@smed.prefpoa.com.br), ou telefone (3289-1853). Mesmo quem não participou dos módulos anteriores pode se inscrever. No âmbito da Smed, o curso está sendo promovido por meio da Biblioteca. Segundo o coordenador do setor, Fernando Telles de Paula, a formação tem como proposta a divulgação da cultura cinematográfica através de uma ação educativa. Metade das vagas é destinada aos professores, e o restante ao público em geral.
Ainda estão previstos mais dois módulos, com encontros mensais até outubro. A iniciativa é parte da ação Conversações Pedagógicas, que integra o "Lugar de Criança é na Família e na escola", um dos 21 programas estratégico do modelo de gestão da prefeitura.
* O espaço cultural do Hospital São Lucas da PUCRS recebe, de 15 a 28 de agosto, a exposição do artista Leonardo Posenato. A visitação pode ser feita das 7h às 22h, diariamente, de forma gratuita.
Posenato é formado pela Escola de Mosaico da Itália, instituição com mais de 80 anos de tradição no ensino desta arte. Foi criada em 1922, com o intuito de levar o conhecimento para os pontos mais remotos do país e, ao mesmo tempo, preservar e catalogar as técnicas mais ancestrais do povo itálico. Os mosaicos de Posenato seguem a técnica milenar da arte. Os desenhos são minuciosamente elaborados, com uma criação inovadora e resultados inéditos. A execução é feita totalmente a mão, utilizando a “martelina”, instrumento que se mantém idêntico há séculos para fazer a quebra das pedras. Os acabamentos são únicos e exclusivos em todo o Brasil, contando com a técnica do “tottalmente polito” (peças inteiras com polimento) e do “rustico grezzo” (com a quebra feita com a martelina). Resultado de anos de estudo e atuação na área, a arte de Posenato busca suas inspirações na natureza e cria quadros de uma força expressiva singular. A exposição pretende mostrar um pouco desta técnica tão ancestral e misteriosa que compõe templos grandiosos em todo o mundo.
O espaço cultural do São Lucas fica no segundo pavimento do Hospital, próximo ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Mais informações no site http://www.mosaico.arq.br/ ou pelo telefone (51) 3249.3128.

Nenhum comentário: