quarta-feira, agosto 13, 2008


* O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 13 de agosto, terá a participação da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Na programação desta semana serão executadas obras como a abertura da ópera "Orfeu no Inferno", de Jacques Offenbach, o largo da ópera "Xerxes", de G.F. Hëndel, "Num Mercado Persa", de Albert Ketelby, e "Pompa e Circustância - Nº1", de E.Elgar. O evento conta com a participação dos solistas Eliseu Rodrigues, no clarinete, Rodrigo Alquati, no violoncelo, Silvane Guerra, no violino, e Viktoria Tatour, no oboe. A regência será do maestro Frederico Gerling Júnior. A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical da Instituição. Sugestões de músicas para o repertório das próximas apresentações podem ser enviadas pelo site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a PUCRS realiza a palestra "O debate sobre as células-tronco embrionárias na Alemanha: aspectos éticos, a questão legal e perspectivas". A atividade será ministrada pela professora Regine Kollek, que integra o Comitê de Bioética da Unesco e do Comitê Nacional da Alemanha e é professora titular de Análise dos Efeitos da Biotecnologia Médica Moderna da Universidade de Hamburgo. Entre as principais investigações da palestrante estão estudos de análise e avaliação nos domínios do diagnóstico genético, da neurobiologia, da medicina reprodutiva e técnicas de substituição de células e tecidos. A iniciativa é do Escritório de Ética em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Instituto de Bioética e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH), em parceria com o Instituto Goethe de Porto Alegre. A palestra será proferida em inglês e acontece às 14h no auditório da FFCH, prédio 5, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3555. A entrada é franca.
* Nesta terça-feira, dia 12 de agosto, foi realizada a posse do novo diretor da Faculdade de Direito (Fadir), professor Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon, e dos novos vice-diretores, professores Carlos Alberto Molinaro e Ricardo Lupion Garcia. Compuseram a mesa de honra da cerimônia Joaquim Clotet, Reitor da Universidade, Solange Medina Ketzer, Pró-Reitora de Graduação, Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto Girardello Franco, Pró-Reitor de Administração e Finanças, e João Dorneles, Pró-Reitor de Extensão. Também estiveram presentes diretores de unidades e de institutos, além de professores e funcionários da Faculdade de Direito. O novo diretor lembrou a importância da expressão "unidade" para referir-se à Fadir, uma vez que uma faculdade com cerca de 6000 alunos, cerca de 200 professores e quase 40 funcionários exige uma equipe trabalhando com um objetivo em comum. "Cada um dos profissionais que faz parte dessa equipe tem especial importância naquilo que faz e é da individualidade do trabalho que o todo apresenta resultados favoráveis. Vejo a unidade como a espinha dorsal da Faculdade".
O Reitor Joaquim Clotet expressou a importância do serviço que a Faculdade de Direito presta a sociedade. Usando as palavras do filósofo romano Marco Túlio Cícero, afirmou que as leis foram estabelecidas para a segurança dos cidadãos, para preservar o Estado, para a tranqüilidade e felicidade da família. Pozzebon é doutor em Direito, mestre em Ciências Criminais e especialista em Direito Penal pela Universidade. Atualmente é professor titular, vinculado ao programa de mestrado e doutorado da Fadir. Foi coordenador do departamento de Direito Criminal entre 2000 e 2004 e vice-diretor da Faculdade de 2004 a 2007. É advogado com larga experiência na área de Direito Penal e Processual Penal.
Molinaro é doutor em direito pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha), mestre em Direito e especialista em Direito pela Faculdade de Direito da PUCRS. É docente no mestrado e doutorado, na área de Direito Constitucional. Garcia é doutorando em Direito, mestre e professor da Fadir desde 1996. Colaborou para a formação do Núcleo de Pesquisas de Graduação. É coordenador adjunto do Pós-Graduação Latu-Sensu em Direito Empresarial, com ênfase na advocacia empresarial. Durante 25 anos atuou na área jurídica das empresas de petróleo Ipiranga e atualmente coordena a unidade jurídica da Braskem, em Porto Alegre
* A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS está com inscrições abertas, até 15 de agosto, para o curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Esporte. A atividade é voltada a profissionais com graduação em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem ou pessoas com comprovada experiência na área. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h30min às 13h30min, e têm como objetivo proporcionar aos profissionais da saúde a atuação na docência e pesquisa na área, bem como viabilizar sua atuação na Saúde Pública, utilizando o exercício físico como instrumento de prevenção, auxiliando no tratamento e reabilitação de patologias cardiovasculares, endócrinas, respiratórias e ortopédicas. Informações complementares e inscrições no site www.pucrs.br/fefid/pos.
* O Instituto de Cultura de Hispânica da PUCRS, com apoio da Faculdade de Letras da Universidade, realiza o curso de extensão "Literatura de Língua Espanhola: Escritoras". As aulas serão ministradas em português e espanhol e a programação conta com diversos palestrantes, que abordarão autoras como Carmen Laforet, Isabel Allende, Laura Esquivel, Rosalia de Castro, entre outras. As atividades serão realizadas nas segundas-feiras, entre 18 de agosto e 17 de novembro, às 17h30min, na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.pucrs.br/ich.
* O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) promove nesta quinta-feira, 14 de agosto, mais um encontro do projeto "Palestras do IGG para a Comunidade". Na ocasião, a enfermeira Camila Remor, a fisioterapeuta Cristina Gaviolli e a psicóloga Letícia Moreira falarão sobre o tema Autonomia e Independência ao longo do tempo. O evento tem entrada franca e ocorre às 11h no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
* Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS está fechada por tempo indeterminado. Com 11 leitos, o serviço estava atendendo a 29 pacientes esta manhã. A direção solicita que a população procure outras instituições de saúde.

Nenhum comentário: