quarta-feira, novembro 19, 2008

Exposição marca os 80 anos do Gasômetro

Gasômetro: um dos cartões postais de Porto Alegre.
A exposição Usina do Gasômetro 80 Anos marca oito décadas de existência de um dos prédios mais emblemáticos da cidade. Na mostra, em cartaz de 27 de novembro a 26 de março, no térreo e no mezanino (Av. Presidente João Goulart, 551), o visitante conhecerá em detalhes a história da construção, que nasceu como termelétrica e atualmente é um espaço de arte. A abertura será às 17h de quinta-feira, 27.
A proposta é contar essa trajetória de duas formas: um olhar direto no percurso do prédio da Usina do Gasômetro desde sua função como termelétrica até a transformação em centro cultural, denominado A História na Usina; e um olhar sobre os fatos marcantes na cidade e no país ao longo desses 80 anos, amarrados pelo contexto da Usina, denominado A Usina na História.
Pesquisa - A mostra demandou uma minuciosa pesquisa histórica, que revelou, inclusive, a data correta do início do funcionamento. Ao examinar o arquivo do jornal Correio do Povo, o historiador William Keffer, responsável pela pesquisa e consultoria histórica da exposição, descobriu que a Usina começou a operar em 15 de novembro de 1928, e não em 11 de novembro, como se pensava. O prédio tem 11.300 metros quadrados e recebe milhares de visitantes a cada ano, estando entre os maiores pólos culturais de Porto Alegre.
Programação
16h45: Roda de capoeira com Centro Cultural Capoarte - mestre Gororoba, 17h: Acendimento simbólico da chaminé de 101 metros da Usina do Gasômetro 17h01: Banda Itinerante17h15: Abertura oficial da exposição Usina do Gasômetro 80 Anos17h30: Usina das Artes Polifônica -Projeto Tradisons, Teatro Ofídico, Depósito de Teatro, Grupo Tato, Eduardo Severino Companhia de Dança, Santa Estação, Neelic, Bacantes, Seele Tanz, Cia. A Hora do Anjo, Padmasri (dança indiana), Teatro Sarcáustico, Canja com Diabo a 4 18h: Rasta Blues18h15: Severo em Marcha18h30: Os Replicantes19h: Encerramento

Nenhum comentário: